Вы находитесь на странице: 1из 6

O ROSRIO E O TERO O Rosrio composto de 20 dezenas divididas em quatro partes distintas, cada qual contendo 5 dezenas.

. Em cada dezena, contempla-se um Mistrio, ou seja, um acontecimento da vida de Jesus. Enquanto se medita o Mistrio, reza-se uma dezena composta de 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glria-ao-Pai e a Jaculatria. Enquanto o Tero so as rosas que oferecemos Me de Deus, o Rosrio uma coroa de rosas. O Tero um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos. So cinqenta Ave-Marias rezadas em grupos de dez, que se chamam Mistrios. Aps cada Mistrio segue um Glria ao Pai e a Jaculatria. O Tero a tera parte do Rosrio. um conjunto de oraes, de atos de amor, que fazemos meditando nos principais mistrios de nossa f. So as rosas que, por amor, oferecemos Me de Deus.

Para Rezar o Tero Inicia-se com o "+Pelo sinal da Santa Cruz, +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, +dos nossos inimigos", ou somente faz-se o Sinal da Cruz (quando em grupo sempre bom usar cnticos: para iniciar, entre os Mistriose ao final do Tero ou Rosrio); segurando o tero, fazemos a Orao Inicial e o Oferecimento, a ps segurando a Cruz do Tero reza-se o Credo; reza-se um Pai-Nosso, aps trs Ave-Marias, um Glria-ao-Pai e a Jaculatria; Incio dos Mistrios: anncio do Mistrio, (a leitura bblica e uma pausa de silncio, para meditar se a pessoa assim o desejar); em cada Mistrio, rezam-se um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glria-ao-Pai e a Jaculatria; no Quinto e ltimo Mistrio aps a Jaculatria, fazemos o Agradecimento, aps reza-se uma Salve-Rainha; faa o Sinal da Cruz e o Tero est encerrado. Eclarecimentos: - O Tero tradicional possuia trs Mistrios (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos), porm em "16 de outubro de 2002, em sua Carta Apostlica "Rosarium Virginis Mariae", o Papa Joo Paulo II props novos Mistrios, que devero ser rezados s quintasfeiras. - Anunciando os novos Mistrios, o Papa ressaltou seu carter cristolgico: contempla os mistrios da vida pblica de Jesus do Batismo Paixo. - Com este novo modo de rezar, o Papa quiz enfatizar mais ainda a idia do "Rosrio" como um compndio do Evangelho. - Aps recordar a encarnao e a vida oculta de Cristo (Mistrios Gozosos), antes de considerar os sofrimentos da Paixo (Mistrios Dolorosos) e o triunfo da Ressurreio (Mistrios Gloriosos), centramos nossa meditao em alguns momentos significativos da vida pblica de Jesus (Mistrios Luminosos). * Retirado do encarte do livro "Rezemos o Tero" de Pe. Jos Geraldo Rodrigues.

Obs: Se tiver dificuldade, reze o tero simplificado, sem leitura bblica e cnticos, como na figura abaixo.

m
OS MISTRIOS MISTRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sbado) 1. 2. 3. 4. 5. Anunciao do Anjo Gabriel a Maria; Visita de Maria sua prima Isabel; Nascimento de Jesus em Belm; Apresentao de Jesus no Templo e Purificao de Maria; Encontro de Jesus no templo entre os doutores da Lei.

MISTRIOS LUMINOSOS (quinta-feira) 1. 2. 3. 4. 5. Batismo de Jesus no rio Jordo; Auto-revelao de Jesus nas Bodas de Can; Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite converso; Transfigurao de Jesus; Instituio da Eucaristia;

MISTRIOS DOLOROSOS (tera e sexta-feira) 1. 2. 3. 4. 5. Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; Flagelao de Jesus; Jesus coroado de espinhos; Jesus carregando a Cruz (Subida dolorosa ao Calvrio); A Crucificao de Jesus.

MISTRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo) 1. 2. 3. 4. 5. A Ressurreio de Jesus; Ascenso de Jesus nos Cus; A descida do Esprito Santo sobre os apstolos (Pentencostes); A Assuno de Maria aos Cus; Coroao de Maria, como Rainha dos Cus.

Oraes do Tero Sinal da Cruz: uma profisso de f no mistrio da Santssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm
Creio em Deus Pai (Credo): contm as principais verdades de nossa f. "Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso senhor; que foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu manso dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo-poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, na santa Igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm." Pai Nosso: a mais perfeita orao, a orao dos filhos de Deus, ensinada por Jesus. "Pai Nosso que estais no Cu, santificado seja o vosso nome; venha a ns o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Cu; o po nosso de cada dia dai-nos hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido; e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Amm." Ave-Maria: a mensagem de saudao do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel Virgem Maria. Contm tambm uma petio acrescentada pela Igreja. Ave Maria, cheia de graa, o Senhor convosco, bendita sois vs entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amm.

Glria ao Pai: um hino de louvor Santssima Trindade, com o qual normalmente encerramos nossas oraes. "Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre por todos os sculos dos sculos. Amm "

Jaculatria: "O meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o cu e socorrei principalmente aqueles que mais precisarem".

Orao Preparatria ou Inicial:


"Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Esprito e tudo ser criado. e renovareis a face da terra." Oremos "Deus, que instruistes os coraes dos vossos fiis com a luz do Esprito Santo, fazei que apreciemos retamento todas as coisas segundo o mesmo esprito e gozemos sempre da sua consolao. Por Cristo, Senhos nosso. Amm"

Oferecimento "Divino Jesus, eu vos ofereo este Tero que vou rezar contemplando os mistrios de nossa Redeno. Concedei-me, pela intercesso de Maria, Vossa Me Santssima, a quem me dirijo, as vritudes que me so necessrias para bem rez-lo e a graa de ganhar as indulgncias anexas a esta devoo. Ofereo-vos particularmente este Tero, pelo aumento e santificao das vocaes. Maria, Rainha do Clero, rogai por ns; obtendonos numerosos e santos sacerdotes."
Agradecimento: Infinitas graas Vos damos, soberana Rainha, pelos benefcios que recebemos todos os dias de vossas mos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar ( ou se desejar pode dizer: e para melhor expressarmos o nosso agradecimento), Vos saudamos com uma Salve, Rainha." Salve, Rainha: um hino de louvor Me de Deus e nossa. "Salve, Rainha, Me de misericrdia, vida, doura, esperana nossa, salve! A Vs bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria.

Rogai por ns, Santa Me de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm."
Credo Espiritualista: Para todos aqueles que tem dificuldades em aceitar o credo catlico. No deixemos de prestar a nossa homenagem Maria de Nazar. "Creio em Deus-Pai, Todo Poderoso, Onipresente, Criador de todas as coisas, visveis e invisveis. Creio em Jesus Cristo - Nosso Senhor, - Filho Primognito de Deus, Luz da Luz, Senhor Eleito do Senhor Supremo, e Verdadeiro Deus; gerado, mas no feito para o pecado ou fins ilcitos, agora em consubstancial perfeio espiritual no seio do Pai

e supremo criador de todas as coisas, o qual, por amor de ns e para nossa Salvao, desceu entre ns e encarnou-se por Decreto Divino, em Maria Santssima e tornou-se Homem! Foi, tambm, pelos homens, crucificado, sob o poder de Pncio Pilatos; padeceu injrias e foi sepultado; ressuscitou, no terceiro dia, segundo as antigas escrituras originais. Subiu ao Cu, est assentado Direita do Pai, de onde h de vir, um dia, julgar os vivos e os chamados "Mortos", e o seu reino no ter fim. Creio na Igreja Universal de Cristo, una, santa, cordial, evanglica, pura, humilde, apostlica e modelo de f, semeando Amor e Caridade com exemplos decididos de renncia, altrusmo e abnegao, acima de sectarismo belicoso e de todos os conflitos religiosos do mundo! Creio no Batismo Espiritual, como caminho que desperta o arrependimento e como a ajuda para a penitncia dos erros e culpas, para alcanar por fim, a remisso dos pecados do Esprito sobre o corpo. Espero a ressurreio espiritual dos chamados "Mortos" em outras vidas de aperfeioamento e a imortalidade da vida, atravs dos renascimentos sucessivos, nos sculos futuros. Amm." Pai Nosso Espiritualista "Pai Nosso, que estais no Infinito das alturas, dos mundos, dos sis e dos cus; Santificado seja vosso nome, aqui na Terra e em todo Universo; Venha a ns o vosso Reino de Amor e Sabedoria; Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Absoluto do Eterno e do Imutvel; O po nosso de cada dia, dai-nos hoje e sempre, tanto para o Esprito, como para o sustento do corpo; Perdoai as nossas culpas, paixes e maldades, assim como devemos perdoar e amar a todos os nossos devedores em ofensas e crimes, segundo vossas Leis de Amor Universal; E no nos deixeis cair em tentao do erro e do pecado - tanto da mente como do corpo; quer exterior quer interior; E, livrai-nos de todo mal, tanto tangvel como intangvel. Assim Seja! Livrai-nos Senhor, ns vo-lo pedimos na mais profunda e secreta splica, a ns, que somos vossos servos humildes, de todos os males e assaltos negativos, passados, presentes e futuros, tanto da alma como do corpo; Dai-nos pela vossa Suprema Bondade, a paz e a sade e sede-nos propcio, a fim de que possamos elevar-nos at a vossa presena, iluminados e redimidos, pelo

nosso passado e pelo nosso presente, pela intercesso da Bem Aventurada e piedosa Me Maria Santssima, do Precursor So Joo Batista, de Jesus Vosso Filho e nosso Senhor, e dos Apstolos So Pedro, So Thiago Maior, So Paulo, Santo Andr, So Thiago Menor, So Joo Evangelista e de todos os Santos, Discpulos, profetas e Mrtires, imolados em todos os tempos pela glria de vossa causa divina e eterna. Amm."

Вам также может понравиться