Вы находитесь на странице: 1из 2

FACULDADE KYRIOS CURSO DE VALIDAO EM TEOLOGIA DISCIPLINA: FILOSOFIA DA RELIGIO PROFESSOR: HENRIQUE ALUNO: SILAS WALDEMIR SOUZA CHAVES

TAREFA DE FILOSOFIA DA RELIGIO A RELIGIO COMO OBJETO DA FILOSOFIA Nada h que no possa ser alvo da inquirio da filosofia. Como disse Mondin1, os filsofos estudaram todas as coisas. Devemos, pois, concluir que a filosofia estuda tudo? Sem dvida. Portanto, h uma filosofia da religio. Justificar-se-ia uma filosofia da religio? Sim, pelos motivos a seguir: RELIGIO E ESSNCIA DO HOMEM - Fenmeno estritamente humano2, a religio freqenta a essencialidade do homem como bem o reconhece Feuerbach3 na sua declarao de que a religio assenta na diferena essencial que existe entre o homem e o animal, pois os animais no tm nenhuma religio. RELIGIO E EXISTNCIA DO HOMEM - A religio faz-se presente na caminhada histrica do homem ao longo de todos os tempos. A sua importncia na e para a existncia do homem pode ser vista no que escreveu Rocha4: Essa presena [a da religio], longe de ser secundria, estruturou ainda estrutura culturas, sendo-lhes geradora de sentido e plausibilidade.. Inquirir a religio , pois, inquirir, o prprio homem em sua essncia e existncia, ou seja, em sua totalidade.

MONDIN, BATTISTA. Introduo filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. 13 ed., So Paulo : Paulus, 2002, p.5. 2 Nas palavras de Mondin (op. cit., p. 79), manifestao tipicamente humana (destaque meu). 3 FEUERBACH, Ludwig. A essncia do cristianismo. Campinas : Papirus, 1998, apud Zilles, Urbano. Filosofia da religio. So Paulo : Paulus, 1991, p. 9. 4 ROCHA, Alessandro. Uma introduo filosofia da religio : um olhar da f crist sobre a relao entre a filosofia e a religio na histria do pensamento ocidental. So Paulo : Vida, 2010, p. 15. (Acrscimo dos colchetes meus.)

A FILOSOFIA DA RELIGIO COMO INSTRUMENTO DIRIMENTE DO CONFLITO NATURALISMO/ORTODOXIAS RELIGIOSAS Habermas5 declara que h duas tendncias que mutuamente se opem caracterizando a situao cultural da poca atual a proliferao das imagens naturalistas e a influncia poltica crescente das ortodoxias religiosas.. Entre essas ltimas, a posio crist. Pondo as coisas desse modo, naturalismo versus realismo cristo, entendo que a filosofia da religio d suporte a esse ltimo, sendo um golpe no naturalismo, dirimindo a contrariedade levantada, com acerto, por Habermas. O naturalismo, como se sabe, contende por uma compreenso reducionista da realidade; esta seria fechada, impenetrvel por algo de fora, porque no existe nada l fora. Estabelece-se, a partir dessa viso, uma insolvel problema: valor versus desvalor em nosso mundo com consequencias que solapam a vida em sociedade. A filosofia e a filosofia da religio, com sua inquirio no se detm, como se sabe no que se v; vai buscar suas causas primeiras e finalidades ltimas (coisas absolutamente impossveis ao naturalismo); transcendendo, assim, ao naturalismo.

HABERMAS, Jrgen. Entre naturalismo e religio: estudos filosficos. Rio de Janeiro : Templo Brasileiro, 2007, p. 7.

Вам также может понравиться