Вы находитесь на странице: 1из 13

1

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pr-reitoria de Ensino Tcnico

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica Campus Paracambi Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura I EMENTA:
Lngua: conceitos bsicos, O Portugus do Brasil: unidade e diversidade lingstica, O Portugus do Brasil como lngua transplantada: noes histricas, O processo de construo do texto, O texto e suas modalidades discursivas, Gneros literrios, Primrdios da literatura em Portugal:Trovadorismo, Humanismo- Teatro de Gil Vicente, Renascimento-Lrica e pica camoniana.

Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura II EMENTA:


Constituio do lxico portugus, Estrutura dos textos verbais, Processo descritivo: Descrio objetiva e descrio subjetiva, Processo narrativo: Foco narrativo, Tipos de discurso, Personagens, Espao, Tempo. Gnero textual narrativo: crnica. O texto acadmico: Resumo, Resenha, Relatrio. A literatura no Brasil colonial: Quinhentismo, Barroco, Arcadismo.

Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura III EMENTA:


MORFOSSINTAXE: O nome e seus determinantes, Flexo nominal. A semntica dos tempos verbais. GRAMTICA INSTRUMENTAL: Sintaxe de colocao e concordncia, Anlise de algumas caractersticas sintticas do portugus brasileiro no nvel oracional (oral e escrito), Mudanas no quadro pronominal, O desaparecimento e o uso inadequado (segundo o padro prescrito pelas gramticas) de alguns pronomes. Mudanas na ordem dos constituintes da orao: a questo da colocao dos pronomes clticos. PRODUO TEXTUAL: Outras narrativas: a notcia e o conto, A exposio: definio, enumerao, comparao e contraste, Gneros textuais expositivos: verbete, texto instrucional, artigo informativo Romantismo, A poesia, O romance, O teatro de Martins Pena e outras manifestaes artsticas.

Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura IV EMENTA:


Estruturao do perodo simples: Frase, orao e perodo.Funo sinttica. Produo textual, Nveis de leitura de um texto,Textos temticos e figurativos, Vozes do texto, Implcitos e pressupostos texto, Argumentao e persuaso. Gneros textuais argumentativo: o editorial. Escolhas lexicais como forma de argumentao, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura V EMENTA:


Estruturao do perodo composto: Frase, orao e perodo, Funo sinttica, PRODUO TEXTUAL: Conectores/operadores argumentativos. LITERATURA: Pr-modernismo, 1a fase modernista, Influncia das vanguardas europias, Semana de Arte Moderna, Poesia e prosa modernistas, 2a fase modernista: Poesia, Prosa.

Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura VI EMENTA:


Reviso lingustica em funo do estudo literrio, PRODUO TEXTUAL: Reviso da estrutura e das estratgias argumentativas. LITERATURA: 3a fase modernista: Poesia, Prosa, Literatura africana contempornea, Contextualizao das obras literrias africanas em lngua portuguesa, Prosa e poesia angolanas:Pepetela; Jos Eduardo Agualusa, Boaventura Cardoso, Joo Melo, Ondjaki, Ruy Duarte de Carvalho, Unhaenga Xitu, Luandino Vieira/Ana Paula Tavares, Viriato da Cruz, Joo Maimona, Agostinho Neto, Arnaldo Santos, Manuel Rui.

Disciplina: Lngua Portuguesa e Literatura VII EMENTA:


Reviso lingustica em funo do estudo literrio.LITERATURA: Literatura africana contempornea, Prosa e poesia caboverdianas: Germano Almeida, Manuel Ferreira/ Jorge Barbosa, Pedro Cardoso, Amlcar Cabral, Vera Duarte.Prosa e poesia moambicanas: Mia Couto, Nelson Sate/Eduardo Mondlane, Jos Craveirinha.

Disciplina: Educao Fsica I EMENTA:


Prticas Corporais e sade (conceitos introdutrios): Educao Fsica x atividade fsica; atividade fsica e aptido fsica; exerccio fsico e efeitos no organismo;flexibilidade;- coordenao motora;freqncia cardaca; exerccio aerbico e resistncia; exerccio anaerbico, fora e potncia.

Disciplina: Educao Fsica II EMENTA:


Relao Educao Fsica e sade;estilo de vida ativo e qualidade de vida: meio ambiente e possibilidades para a Educao Fsica: corpo esttica e relaes com a sociedade; obesidade, consumo e doping; prticas corporais e qualidade de vida; ampliao das possibilidades de prticas corporais para a melhoria da qualidade de vida.

Disciplina: Educao Fsica III

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

EMENTA:
Introduo ao conceito de cultura corporal; mdia, educao fsica e educao; esporte e valores; futebol e a sociedade brasileira;futebol linguagem e identidade; futebol, racismo e discriminao;prtica esportiva.

Disciplina: Educao Fsica IV EMENTA:


Esporte como cultura corporal; jogos competitivos e jogos cooperativos; vlei, handebol e basquete; prtica esportiva

Disciplina: Educao Fsica V EMENTA:


Educao para o lazer e pelo lazer; Educao Fsica e cultura;esporte como cultura corporal; ampliao do conhecimento sobre os esportes; relao esporte e arte.

Disciplina: Educao Fsica VI EMENTA:


Dana, expresso corporal e folclore. histria e importncia da dana; coreografias; danas folclricas; Jogos e brincadeiras populares; ginstica geral; relao esporte e arte.

Disciplina: Artes visuais I EMENTA:


Conceituao da Arte: Os mltiplos sentidos da arte,O papel da Arte e do artista na histria, A leitura e a interpretao da Arte. Histria da Arte: A Arte na Idade Mdia, Arte indgena, Arte Africana, Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Sculo XIX. Fundamentos e processos de criao em Artes Visuais: Desenho Geomtrico Bsico, Composio, Anatomia humana,Teoria da Cor, Pintura I, Perspectiva I.

Disciplina: Artes visuais II EMENTA:


Histria da Arte: Barroco no Brasil, Neoclassicismo no Brasil, Misso Artstica Francesa, Semana de 22, Arte Moderna e movimentos de Vanguarda, Histria da Arquitetura. Fundamentos e processos de criao em Artes Visuais:Design e publicidade, Pinhole e fotografia, Tcnicas de gravura, Escultura e modelagem, Criao de produto , Maquete Predial, Perspectiva II.

Disciplina: Informtica I

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

EMENTA:
Unidade I Noes de informtica, Unidade II Sistema Operacional, Unidade III Internet, Unidade IV Editor de Texto, planilha e apresentaes.

Disciplina: Informtica II EMENTA:


Comandos

Disciplina: Histria I EMENTA:


Admirvel mundo novo: a modernidade e a construo do saber histrico, Naes e Nacionalismos, Internacionalismos, Guerras e Revolues.

Disciplina: Histria II EMENTA:


Socialismo e capitalismo: o mundo no ps-guerra, As distopias e os rumos da globalizao.

Disciplina: Geografia I EMENTA:


Geografia e as mltiplas relaes Sociedade -Tecnologia - Natureza; Produo e valores do Espao. Conceitos cientficos fundamentais na Geografia e anlise do espao geogrfico, Representao Cartogrfica: o jogo das escalas, tipos de mapas e projees cartogrficas. A Evoluo do Capitalismo no Mundo e a acumulao desigual e combinada ; A Diviso Territorial do Trabalho. O circuito das trocas desiguais entre os pases centrais e perifricos A Evoluo do Capitalismo no Mundo e a acumulao desigual e combinada ;A Diviso Territorial do Trabalho. O circuito das trocas desiguais entre os pases centrais e perifricos.

Disciplina: Geografia II EMENTA:


A dinmica litosfrica, estrutura geolgica e a formao do relevo no Mundo; Estrutura geolgica, formao e caractersticas do relevo brasileiro; Recursos minerais e seu aproveitamento no Brasil e no mundo.A dinmica atmosfrica; Conceituao de tempo e clima; Elementos e fatores climticos; Classificao e aspectos marcantes climticos no Brasil e no Mundo. As paisagens vegetais no Brasil e do mundo; Impactos ambientais que os biomas sofrem em decorrncia dos agentes econmicos e sociais; A emergncia das questes ambientais no Brasil e no Mundo, a crtica ao desenvolvimento predatrio a qualquer custo e a alternativa do desenvolvimento sustentvel.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Disciplina: Geografia III EMENTA:


Os primrdios da industrializao. As Revolues Industriais. A atual Revoluo IndustrialTecno-Cientfica; Modelos de industrializao e tipos de indstrias; A s caractersticas da industrializao brasileira; As matrizes energticas, consumo e disputas no Brasil e no Mundo; O Brasil e o comrcio internacional; Os sistemas dos transportes no Brasil. Conceitos gerais da Geografia Urbana. Formao e importncia das metrpoles , as redes e as hierarquias urbanas; As caractersticas da urbanizao brasileira. Riqueza, diversidade e desigualdades nas cidades brasileiras. Espao rural: entre o tradicional e o moderno. Os tipos de sistemas agrcolas mundiais; O campo brasileiro: finalidade, produo, estrutura fundiria e relaes de trabalho.

Disciplina: Geografia IV EMENTA:


Populao: definies, conceitos, diversidades na organizao scio-espacial; Os ritmos diferenciados do crescimento populacional no Mundo; As teorias demogrficas e as estruturas populacionais; A formao do povo brasileiro: matrizes tnicas, construo e diversidade de identidades, As lgicas, conflitos e importncia dos fluxos migratrios no Brasil e no Mundo; A questo do (des)emprego, as novas tecnologias e as relaes de trabalho. A geografia do estado fluminense: panorama geral e diviso regional; Formao histrica scio-espacial do Rio de Janeiro; A Regio Metropolitana, as regies do interior e suas respectivas caractersticas econmicas, polticas e sociais.

Disciplina: Filosofia I EMENTA:


Filosofia: o que e para que serve?A Mitologia seus deuses e heris.Condies histricas para o surgimento da filosofia na Grcia. Diferenas entre mito e filosofia. Os primeiros filsofos. Conhecimento e verdade. Sujeito e objeto do conhecimento. Para que conhecer? As vrias maneiras de conhecer. Algumas teorias do conhecimento na histria da filosofia. Conhecimento e verdade: problematizaes filosficas. Sofisma, mdia e verdade: a inveno dos fatos.

Disciplina: Filosofia II EMENTA:


O mundo do trabalho:Trabalho e realizao, As diferentes formas de se conceber o trabalho e o cio durante a histria, A tica capitalista do trabalho, Taylorismo, fordismo e toyotismo, O neoliberalismo e a nova ordem mundial, O trabalho na contemporaneidade, A tica no trabalho na sociedade de consumo.

Disciplina: Sociologia EMENTA:


A Sociologia no campo das Cincias Humanas, Os desafios da tica no mundo contemporneo , Alguns desafios da vida em sociedade.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Disciplina: Matemtica I EMENTA:


Funes: Noo de funo, determinao do domnio, construo e anlise de grficos. Funo do 1 Grau: Conceito geral, construo e anlise de grficos, resoluo de problemas envolvendo o conceito de funo e inequao do 1 grau. Funo do 2 Grau: Conceito geral, construo e anlise de grficos, problemas envolvendo mximo e mnimo e inequao do 2 grau.

Disciplina: Matemtica II EMENTA:


Funo Exponencial: Conceito Geral, equaes exponenciais e inequaes exponenciais. Logaritmos: Definio, sistemas de logaritmos, propriedades, equaes logartmicas, mudana de base e funo logartmica. Progresses : Progresso aritmtica e progresso geomtrica.

Disciplina: Matemtica III EMENTA:


Matrizes, determinantes e sistemas lineares, Trigonometria na circunferncia, Geometria Espacial: Prismas e pirmides.

Disciplina: Matemtica IV EMENTA:


Nmeros Complexos, Anlise Combinatria, Binmio de Newton, Probabilidade.

Disciplina: Matemtica V EMENTA:


Geometria Analtica I: Pontos e retas, Geometria Analtica II: Circunferncias, Equaes Polinomiais.

Disciplina: Fsica I EMENTA:


Unidade I Introduo Fsica: O que a Fsica, Cinemtica. Cinemtica Circular.Unidade II: Dinmica: Vetores, Foras, Movimento: elementos bsicos, As Leis de Newton, Algumas aplicaes das Leis de Newton, Foras de atrito, Dinmica dos movimentos curvos, Trabalho, energia e potncia, Princpios da conservao, energia mecnica e quantidade de movimento.

Disciplina: Fsica II EMENTA:


Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Unidade III Termologia: Termometria. Dilatao trmica. Unidade IV Termodinmica: Gases perfeitos, Transmisso do calor, Mudanas de estado, As leis da termodinmica. Unidade V Fluidos: Presso massa especfica, Presso em fluidos, Escoamento de fluidos.

Disciplina: Fsica III EMENTA:


Unidade VI Eletrosttica: A carga eltrica, O campo eltrico, O potencial eltrico. Unidade VII Eletrodinmica: A corrente eltrica, Elementos de um circuito eltrico, Circuitos eltricos especiais. Unidade VIII Eletromagnetismo: O campo magntico. A fora magntica, Fontes de campo magntico, Lei da Induo.

Disciplina: Fsica IV EMENTA:


Unidade IX Ondulatria: Conceitos gerais. Ondas peridicas. Fenmenos ondulatrios. Efeito Doppler, Ondas Eletromagnticas. Unidade X ptica geomtrica: A luz, Reflexo da luz. Espelhos esfricos. Refrao da luz, Lentes esfricas, ptica da viso. Unidade XI - ptica fsica: A natureza da luz. Propriedades corpusculares das ondas, Difrao e Interferncia.

Disciplina: Biologia I EMENTA:


Citologia, Constituio Qumica dos Organismos, Organizao Bsica das Clulas, Membrana Plasmtica, Citoplasma, Metabolismo Energtico Celular, Ncleo Celular, A Clula e o Metabolismo de Controle, Diviso Celular.

Disciplina: Biologia II EMENTA:


Introduo ao Estudo dos Organismos, Sistemtica e Taxonomia, Reino Vegetal, Reino Animal, Sistemas Digestrios, Sistemas Respiratrios, Sistema Circulatrio, Sistema Excretor, Ecologia.

Disciplina: Qumica Geral I EMENTA:


Teoria atmico-molecular, Estrutura atmica, Classificao peridica, Ligao Qumica, Procedimentos prticos.

Disciplina: Qumica Geral II EMENTA:


Funes Qumicas, Reaes Qumicas, Relaes Fundamentais, Estequiometria, Procedimentos prticos.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Disciplina: Qumica Orgnica EMENTA:


Estrutura Orgnica, Isomeria, Reaes Orgnicas.

Disciplina: Fsico-qumica EMENTA:


Solues, Sistemas Coloidais, Propriedades Coligativas, Termoqumica, Cintica Qumica, Equilbrio Qumico, Equilbrio Qumico Inico, Eletroqumica, Radioatividade.

Disciplina: Tecnologia de Materiais EMENTA:


Propriedades dos materiais, Classificao dos materiais, Estrutura dos Materiais, Metais ferrosos, Aos inoxidveis, Metais no-ferrosos e suas ligas, Materiais cermicos, Materiais polimricos, Materiais compsitos.

Disciplina: Metrologia EMENTA:


A Teoria da Metrologia, Instrumentos para Controle Dimensional, Sistemas de tolerncia e ajuste de superfcies, Tolerncias geomtricas de forma e posio, desvios, aplicaes, Anlise de dimenses: princpios, desvios, distribuio, montagem, aplicaes, Resoluo.

Disciplina: Tratamento Trmico e Metalografia EMENTA:


Conhecer estruturas dos materiais, Conhecer os tipos de solues slidas, Conhecer diagramas de equilbrio Fe + Fe3C (Aos), Conhecer os tratamentos trmicos, isotrmicos e termoqumicos.

Disciplina: Resistncia dos Materiais EMENTA:


Tenso de ruptura, escoamento e admissvel de materiais, Tenso e deformao na trao e compresso, Tenso devido ao cisalhamento simples e duplo, Tenses admissveis no cisalhamento, Diagrama de momento fletor e esforo cortante, Tenso devido flexo, Momento toror, Tenso devido toro,Frmula da flambagem de Euler. Coeficientes de segurana na flambagem.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Disciplina: Instrumentao e Controle EMENTA:


Conceitos bsicos de instrumentao para controle de processo, Varivel de Processo Presso, Varivel de Processo Vazo, Varivel de Processo Nvel, Varivel de Processo Temperatura, Analisadores.

Disciplina: Termodinmica EMENTA:


Termodinmica, Propriedades volumtricas de fluidos puros, 2a Lei da Termodinmica.

Disciplina: Tubulaes, Bombas e Acessrios EMENTA:


Introduo a Tubulao Industrial, Meios de Ligao de tubos, Vlvulas, Conexes de Tubulaes, Juntas de expanso.

Disciplina: Elementos de Mquinas EMENTA:


Tipos de roscas, Parafusos, porcas e arruelas, Pinos e contra pinos, Rebites, Eixos e rvores, Anis elsticos, Chavetas, Buchas, Mancais, Rolamentos, Polias e correias, Engrenagens, Correntes, Molas, Cabos de ao, Came, Oring, Gaxetas, Retentores.

Disciplina: Processos de Fabricao EMENTA:


Conformao Mecnica, Fundio, Metalurgia do p, Introduo a Usinagem.

Disciplina: Controle e Automao do Processo EMENTA:


Introduo ao Controle de Processos, Sistemas Dinmicos de Ordem Superior,Componentes Bsicos de um Sistema de Controle, Projeto de Sistemas de Controle de nica Malha, Ajuste do Controlador, Mtodos Clssicos de Projeto de Controlador.

Disciplina: Transferncia de Calor EMENTA:


Transferncia de Calor, Conduo De Calor, Conveco, Radiao Trmica, Trocadores de Calor, Isolamento Trmico.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

10

Disciplina: Ensaios Destrutivos EMENTA:


Introduo aos Ensaios dos Materiais, Ensaio de Trao, Ensaio de Compresso, Ensaio de Dureza, Ensaio de Toro, Ensaio de Flexo; Ensaio de Fluncia.

Disciplina: Ensaios No Destrutivos EMENTA:


Ensaios No Destrutivos: Inspeo Visual, Especificaes Tcnicas, Emisso de Raios-X, Ultra-Som, Ensaios por Partculas Magnticas, Ensaios por Lquidos Penetrantes. Aplicaes para Mecnica Industrial.

Disciplina: Soldagem EMENTA:


Processo de Soldagem com Eletrodo Revestido, Processo de Soldagem Oxicombustvel, Processo de Corte de metais oxicombustvel, Processo de corte de metais com Plasma

Disciplina: Manuteno Industrial EMENTA:


Manuteno Industrial, Tipos de manuteno, Manuteno Preditiva, Manuteno Preventiva, Manuteno Produtiva Total, Terotecnologia.

Disciplina: Usinagem EMENTA:


Tcnicas de Traagem, Processo de Limagem, Processo de Furao e Roscamento, Processos de Serrar, Processo de Torneamento em superfcie cilndrica externa e interna, Tipos de Fixao e Centragem, Furao, Processo de Torneamento Cnico, Utilizao de Recartilha Paralela e Cruzada; Utilizao de Bedame (cortar e sangrar), Abertura de Rosca por Penetrao Perpendicular externa e interna, Processos de Fresagem em superfcie Plana, Processos de Fresagem de Rasgos e Ranhuras; Processo de Fresagem Circular (utilizando cabeote divisor), Processo de Fresagem de Dentes de Engrenagem.

Disciplina: CAM- Manufatura assistida EMENTA:


Introduo a Mquina CNC, Histrico, Tipos de mquinas, Graus de liberdade, Aplicaes, Vantagens e desvantagens, Tipos de comandos, Linguagens de programao, Programao Automtica APT , Programao Manual,Programao Automtica.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

11

Disciplina: Gesto Ambiental, Qualidade, Sade e Segurana EMENTA:


Conceitos de qualidade, Conceitos de meio ambiente - aspectos e impactos ambientais, Conceitos sobre segurana e sade ocupacionais, Legislao Ambiental, Legislao de Segurana e Sade Ocupacionais, Norma ISO 9001, Norma ISO 14001, Diretrizes OHSAS 18001, Conceitos de sistemas de gesto.

Disciplina: Gesto Financeira e de Pessoas EMENTA:


Conceitos sobre liderana e tica na Empresa, Utilizao da ferramenta FEEDBACK nas relaes interpessoais, Aplicao do conceito da Empatia na busca de melhores resultados de Gesto, Descrio de Cargos/Competncias/ requisitos bsicos do cargo. Reteno de valores e carreira Y, Conceitos sobre postura e comportamento na Empresa, Efeitos da Globalizao no Mercado de Produtos e Servios, Conceitos sobre misso, viso e valores na Empresa bem como Objetivos, Gerenciamento de Projetos, Custos fixos e variveis, Conceitos sobre Budget, Forecast e Backlog, Planilhas de acompanhamento de Projetos (Foco em controle de custo), Conceitos de padronizao para reduo de custos.

Disciplina: Motores de Combusto Interna EMENTA:


Motor de Ignio por centelha, Motor de ignio por compresso, Sistema de ignio multicombustvel(etanol, gasolina e gs natural), Combustveis alternativos, Emisso de poluente veicular.

Disciplina: Turbinas e Compressores EMENTA:


Turbina a Vapor, Turbina Hidrulica, Compressor Centrfugo.

Disciplina: Hidrulica e Pneumtica EMENTA:


Fundamentos fsicos, Fluidos hidrulicos Estrutura tpica dos sistemas hidrulicos, Sistema de Potncia/Alimentao, Sistema Comando, Controle e Regulagem, Elementos de Trabalho/Atuadores, Montagens experimentais de circuitos hidrulicos, Recomendaes para a manuteno de sistemas hidrulicos, Pneumtica, Ar Comprimido, Elementos pneumticos, Simbologia normalizada, Elaborao e montagem de sistemas pneumticos.

Disciplina: Corroso EMENTA:


Corroso: aspectos cientficos e importncia social/econmica, Fundamentos bsicos de eletroqumica, Formas de corroso, Meios corrosivos, Mecanismos bsicos de corroso

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

12

(eletroqumico e qumico), Heterogeneidades responsveis por corroso eletroqumica, Biocorroso, Avaliao da corroso e mtodos de combate.

Disciplina: Eletrotcnica EMENTA:


Estrutura Atmica e Potencial Eltrico (Conceito Bsico), Grandezas Eltricas (conceitos),Lei e Ohm (1 e 2), Componentes Eltricos, Fundamentos de Circuito Corrente Contnua e Corrente Alternada, Instrumentos de Medio de Grandezas Eltricas (utilizao).

Disciplina: EMA Engenharia de Meio Ambiente EMENTA:


Meio ambiente, Aspectos e impactos ambientais, Resduos, Saneamento bsico e tratamento de efluentes, Coleta e disposio de resduos, Legislao ambiental.

Disciplina: SMS - Segurana, Meio Ambiente e Sade EMENTA:


SEGURANA DO TRABALHO: Higiene Ocupacional, Legislao sobre segurana de sade do trabalho, SESMT e CIPA, EPI - Equipamento de proteo individual e EPC - Equipamento de proteo coletivo, Insalubridade e Periculosidade, Sinalizao de segurana, Preveno e controle de incndios, NR 13 Caldeiras e vasos de presso. MEIO AMBIENTE: Aspectos e impactos ambientais, Plano de emergncia ambiental, Legislao ambiental, SADE DO TRABALHO: PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, Doenas relacionadas ao trabalho, Primeiros socorros.

Disciplina: Desenho Tcnico I EMENTA:


Introduo do desenho tcnico, Perspectivas, Projees ortogrficas, Cotagem, Cortes e sees, Representao de acabamento superficial, Tolerncias, Interpretao de desenhos de elementos de mquinas, Desenho de conjunto.

Disciplina: Desenho Tcnico II EMENTA:


Desenho de Arquitetura, Fluxograma de Processo, Desenho de Tubulao, Desenho de Juntas Soldadas.

Disciplina: Desenho Tcnico III EMENTA:


Janelas do AutoCAD, Barras de ferramenta, Sistemas de coordenadas, Manipulao de

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

13

arquivos, Comandos e ferramentas para desenho Line, Polyline, Circle, Spline, Hatch, Edio de desenho Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Criao de nveis de desenho, Controle de visualizao, Comandos de impresso.

Ementrio do Curso Tcnico em Mecnica

Вам также может понравиться