Вы находитесь на странице: 1из 12

ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITRIO JANE VANINI DE CCERES FACULDADE DE CINCIAS DA SADE

CURSO DE EDUCAO FSICA

DANA: SALSA

Cceres 2013/1

DAVID GLAUCIO DELUQUE MARLON HENRIQUE ASSIS DA SILVA NAYARA SERAGLIO GOMES SUSANNA AMORIM ESPINDOLA

DANA: SALSA

Trabalho apresentado a Disciplina de Dana I, do Curso de Licenciatura em Educao Fsica para o Tema Estilo de Dana Salsa. Docente: Kssia A. Filliagi Gregory

Cceres 2013/1

INTRODUO

No presente trabalho iremos conhecer sobre a dana da salsa, essa por sua vez ainda traz dvidas sobre seu surgimento, porm, fortes indcios sugerem Cuba como seu bero. A salsa traz consigo diferentes ritmos como todas as demais danas de salo, pois tambm acompanhou a evoluo do homem e suas culturas, sua origem tambm predominante da msica, o que explica esses ritmos, quanto aos passos tambm teve diferentes combinaes quanto a movimentos e condues.

REFERENCIAL TERICO A dana uma das manifestaes artsticas mais antigas da humanidade. Teve origem

nos gestos e movimentos naturais do corpo humano para expressar emoes e sentimentos, a partir da necessidade de comunicao entre os homens. Inicialmente, a dana integrava rituais dedicados aos deuses, objetivando pedir auxlio para a realizao de boas caadas e pescarias, para que as colheitas fossem abundantes, para que fizesse sol ou chovesse. A dana fazia parte, tambm, de manifestaes de jbilo e congraamento pela vitria sobre inimigos e por outros eventos felizes. Com o passar do tempo, cada povo desenvolveu suas prprias formas e estilos de danar, caracterizando suas diferentes culturas, da mesma forma que a msica, o vesturio, a alimentao, etc., marcam o jeito de ser prprio de cada sociedade. Dependendo de seus objetivos, surgiram diversos tipos de dana: a guerreira, a teatral, a ritual ou religiosa, a popular ou folclrica (geralmente danada em festas populares, em grupos e ao ar livre), o bal clssico e a dana moderna (artsticos e mais voltados para espetculos), a dana social ou de salo, a dana esportiva, o bal no gelo ou patinao artstica e outros tipos. A dana de salo praticada por casais, em reunies sociais e surgiu na Europa, na poca do Renascimento. Pelo menos desde os sculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos sales dos palcios da nobreza, como entre o povo em geral. A dana de salo chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses, ainda no sculo XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros pases da Europa que para o Brasil vieram. Num pas como o Brasil, com to fortes e diferentes influncias culturais, no demorou muito para mesclar contribuies dos povos indgenas e africanos, num processo de inovao e modificao de algumas das danas europias importadas, bem como de surgimento de novas danas. A Salsa uma palavra espanhola que significa literalmente tempero ou mistura, uma mistura de estilos, gneros e passos que fazem desta salsa uma verdadeira mistura e combinaes de estilos. Assim como a msica, a dana salsa tem fortes origens no som cubano. Dizem que se danava no final do sculo passado nos campos do oriente de Cuba, em pares soltos, com movimentos um tanto exagerados.

Este estilo era denominado son Montuno, pois provinha dos campos. A chegada dos franceses ao oriente de Cuba, no final do sculo XVIII, significou um avano importante ao som: a dana com os pares entrelaados. Conforme foi chegando s cidades do oriente, a maneira de se danar o som foi mudando. Os movimentos se tornavam mais suaves e a postura menos rgida. Dessa forma o homem coloca a perna direita entre as da mulher, e o passo bsico consiste em avanar e retroceder. Existe uma caracterstica fundamental: o movimento da caixa torcica se inclinava para as laterais. No momento de pisar o p direito o trax se inclinava para a direita e ao pisar o esquerdo, se inclinava para a esquerda. Em Havana, o son (dana) comea a adquirir outras caractersticas e influncias e uma vez que a msica ganha complexidade, a dana tambm evolui paralelamente. Aparecem as primeiras figuras com giros. Estas eram simples como o "El Tornillo", em que o homem gira sobre seus ps guiado pela mulher. Nos anos 50 em Havana, nos grandes lugares de reunies sociais e festas, se danavam o son e outros ritmos cubanos. Mas tambm ritmos norte-americanos como o Foxtrot, o Rock and Roll, o Jazz, etc. A influncia que esses ritmos exerceram na forma de se danar o son trouxe como conseqncia um novo estilo de dana. Oficialmente apresentada em Nova Iorque na dcada de 70, a Salsa como conhecida hoje uma dana latino-americana nasceu pelas vozes e ps de um grupo de jovens msicos, os porto-riquenhos Irmos Lebron. A idia era criar uma verdadeira miscelnea de sons e ritmos variados, quentes e exticos para se criar ento esse tal tempero. Foi tambm nesta altura que essa dana foi batizada com o nome Salsa uma palavra escolhida precisamente para denominar todos os ritmos latinos e afro-caribenhos, porque eram tantos e pareciam pertencer todos ao mesmo grupo. Era tambm menos confuso para todos quem o dizia era a editora discogrfica Fania que ficou conhecida para a histria como a Motown Latina. Com a palavra salsa e todas as suas conotaes curiosas, tornou-se ainda mais fcil vender a idia desta msica com sabor. De Nova-York para o mundo foram apenas alguns passos e, sendo uma dana com muita liberdade de movimentos e algum improviso, levavam na bagagem cada vez mais influncias de outros pases e povos. Entre Cuba, Estados Unidos, Porto Rico, Venezuela, Colmbia, Repblica Dominicana, Mxico, Argentina, Brasil, Europa e at Japo, a Salsa acrescentou ao seu perfil de dana de rua machista e forte, uma vertente sensual e ertica que

completa a viso que temos desta dana atualmente: um smbolo de flexibilidade e evoluo em plena pista de dana. Na dcada de 1980 a salsa se espalhou pelo Mxico, Argentina, Europa e chegou ao Japo, onde surgiu a Orquestra de La Luz, banda onde todos os integrantes so japoneses. Enquanto isto, o ritmo do merengue se tornava mais e mais popular em pases como Porto Rico, e era o ritmo que embalava as discotecas de msica latina. Um pas no qual se produziu, nos ltimos anos, uma expanso da salsa com maior vigor a Colmbia, destacando-se Joe Arroyo, o grupo Niche e a orquesta Guayacn. Entre os hbridos mais recentes da salsa, destacam-se os chamados mereng-house, a salsa merengue e salsa gorda. No Brasil, a salsa foi difundida pelo bailarino Fernando Claumann. Em 2000, surge a primeira companhia especializada em salsa no Brasil, a Conexin Caribe Companhia de Danas, que em 2001 cria o Encontro Nacional de Salsa, evento anual que a partir de 2003 se transforma no Congresso Mundial de Salsa do Brasil, um dos maiores eventos do gnero, no mundo.

ESTILOS DE SALSA A Salsa uma dana sensual, quente, explosiva, romntica e principalmente muito

divertida. Pode ser danada individualmente, mas, geralmente danada a par. Aos passos bsicos so geralmente adicionadas voltas e quedas o que torna esta dana particularmente exuberante. Existem vrios estilos diferentes, o estilo Cubano, o estilo Porto-riquenho, o NovaIorquino e entre outros. Os ritmos de Salsa so: o cubano, que reala bastante a cintura e a improvisao; o colombiano, com uma forte marcao de passos; e o porto-riquenho, danado em linha, mais elegante e suave e entre outros ritmos. Verdadeiramente no existe nenhum ritmo que se defina como Salsa. A msica a que chamamos salsa uma mistura irresistvel de ritmos latino-americanos e africanos. A salsa , pois uma "misturada" com um ritmo quaternrio que tem como uma das suas bases o "son Cubano. Devido s diferenas culturais entre os principais lugares onde a salsa se desenvolveu, especialmente Cuba, Porto Rico e Estados Unidos, a dana adquiriu algumas caractersticas especiais que diferem de lugar para lugar. Podemos dizer que os principais estilos de se danar salsa so: o Estilo Cubano, Estilo Porto-riquenho, Estilo Nova Iorque e Colombiano. Apesar de, primeira vista, parecer uma dana nica, a salsa sofre variaes de estilo nos diferentes lugares do mundo onde se desenvolveu. Hoje em dia, podemos distinguir bem as variaes e as diferenas entre elas, classificando-as de acordo com as regies, culturas e influncias que determinaram as diferentes formas de interpretar, sentir e danar a mesma msica. Apesar do passo de Salsa ser mais compacto, extremamente relaxado, permitindo uma liberdade fluida e sensual. Os movimentos dos quadris, principalmente dos homens, so igualmente tranqilos, at sutis. Os movimentos dos braos conferem Salsa uma naturalidade e beleza nicas, desde que acompanhem de forma instintiva, o movimento do corpo. H quem diga que aprender Salsa no fcil e que preciso crescer no meio desta dana ou ento senti-la verdadeiramente, mas no h nada como experimentar, e a que est grande parte do divertimento.

2.1

ESTILO CUBANO Em Cuba, a salsa danada deforma mais descontrada, irreverente, com muitos giros,

tanto dos homens como das mulheres, e caracterizada pela sensualidade tipicamente cubana dos movimentos dos danarinos. Muitas vezes a msica determina o estilo da dana. Se h uma grande quantidade de percusso, as senhoras podem brilhar com os seus incrveis, bonitos e ritmados movimentos de corpo e no raras vezes, os homens tambm executam solos, misturando inclusive elementos de outras danas cubanas como o Sn e a Rumba. Os novos sons da msica cubana do nfase aos tempos "um" e "trs do ritmo, muito mais do que ao tempo "dois". Os ritmos so tambm muito mais rpidos.

2.2

ESTILO PORTO-RIQUENHO E NOVAIORQUINO O estilo porto-riquenho, por exemplo, pode ser danado no tempo "um ou "dois" da

msica, mas requer uma grande tcnica com os ps ("solo" se voc estiver em Los Angeles e "shines" em Nova Iorque). H uma maior nfase em relao tcnica com os ps do que no estilo nova-iorquino.

2.3

ESTILO COLOMBIANO A salsa danada de diversas maneiras por toda a Colmbia. Em Cali, mais

exibicionista e em outras partes mais campestres do pas. De certa forma danada de uma forma mais fechada, com as cabeas a tocarem-se em alguns casos. Entretanto, o fundamental que no h movimentos dos ps para frente e para trs. simplesmente o que se chama estilo Cumbia, que se dana com movimentos alternados dos ps para trs ou para o lado. No h muitos truques, giros ou rodopios no estilo colombiano, exceto no caso de um danarino profissional, que participa de bandas ou competies. Na dana social e casual, o estilo colombiano muito mais calmo e fechado onde os corpos dos danarinos se tocam quase por completo da cabea aos ps.

2.4

SHINES Shines so os passos que se fazem quando se dana salsa sozinho, ou quando um casal

se separa no meio da dana, no estilo em linha para danarem soltos. tambm um dos melhores treinos para quem quer aprender salsa, pois desenvolve tcnica corporal, ritmo, equilbrio, memria, coordenao e desenvoltura.

2.5

A MSICA E OS INSTRUMENTOS impossvel desassociar uma dana da sua msica e, no caso da Salsa, os seus

acordes j se tocavam no sculo XVI sob o nome son cubano e ganharam grande popularidade a partir do sculo XIX. Em 1909 fez sua entrada em Havana, nas mos dos soldados do exrcito permanente do governo da poca. Mas no at 1920 que aparece o Sexteto Habanero, um grupo que marcou o estilo que se distingue do son cubano. Nesta dcada surgiram outros grupos musicais como o Septeto Nacional de Igncio Pieiro, criado em 1927, grupo que se mantm at os dias de hoje. Msicas como chale Salsita, El Guanajo Relleno e Suavecito, ainda so interpretadas e conhecidas internacionalmente. O formato que predominou nos grupos dessa poca era: Contrabaixo, Trs (guitarra que tem trs pares de cordas), Guitarra, Cravo, Maracas, Voz e um Trompete (opcional). Nos anos 40 aparece um senhor chamado Arsenio Rodrguez que modificou os formatos do septeto e inclui na sua orquestra (alm dos instrumentos j mencionados) o piano, a tumbadora e trs ou quatro trompetes, parecendo-se o formato do conjunto musical muito similar aos grupos atuais. Em 1950, Arsenio vai viver em Nova York e forma outro grupo, sendo um dos precursores do movimento salsa nos Estados Unidos.

SALSA: UM ESTILO MUSICAL Desde sua base, o son Cubano, at as contribuies de seu tempero: o Merengue

dominicano, a Cumbia colombiana, o Jazz norte-americano, o Samba brasileiro e outros ritmos musicais do Caribe. No podemos falar da salsa sem mencionar o gnero que constitui sua raiz: o son cubano. Este ritmo nasceu nos campos do oriente cubano na segunda metade do sculo XVIII, tendo como antecedentes a influncia hispnica, francesa e logicamente africana. Devido a essa unio perfeita, ao chegar s cidades no incio do sculo XIX se converteu rapidamente no favorito de todos. O son continuou seu auge e divulgao nas mos de muitos artistas, principalmente de Arsenio Rodrigues. O son passou a outros pases como Venezuela, Colmbia, Porto Rico, Repblica Dominicana, Mxico e Estados Unidos. Os anos 50 se destacam pela apario do mximo intrprete do gnero de todos os tempos: o grande Benny Mor com sua Banda Gigante. Benny continua sendo hoje uma referncia para todos os soneros (salseros).

3.1

CURIOSIDADES Considerado um dos maiores eventos de dana do pas o Congresso Mundial de Salsa

do Brasil reconhecido como um dos maiores eventos de salsa do mundo e o maior do gnero na Amrica do Sul desde o lanamento da primeira edio, em 2001.

CONSIDERAES FINAIS A salsa uma prova prtica da diversidade cultural, pois dependendo do estilo escolhido para se danar ela apresenta suas variaes derivada da influncia que sofreu, sendo ela cubana, nova iorquina e entre outras. A dana provida de sensualidade e alegria, danada geralmente aos pares, porm, tambm pode ser danada individualmente acompanhou a evoluo da cultura dos povos por onde executada, tambm fez histria e vislumbra a todos que presenciam essa dana.

REFERNCIAS DIAS, Luis. Danas latinas Salsa. 2009. 14 f. Disponvel em: < http://www.scribd.c om/doc/12590549/Dancas-Latinas-Salsa >. Acesso em: 25 Abr. 2013. PORTAL BRASILEIRO DE SALSA. Historia da Salsa. Disponvel em: < www.educ acaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=158 >. Acesso em: 25 Abr. 2013. PASSO BASE. Disponvel em: < www.passobase.com/artigos/salsa-danca-sensual >. Acesso em: 29 Abr. 2013. SALSA. Disponvel em: < www.infoescola.com/danca/salsa/ >. Acesso em: 29 Abr. 2013. SALSA BRASIL. Disponvel em: < www.salsabrasil.net/category/historia-da-salsa/ >. Acesso em: 29 Abr. 2013.

Вам также может понравиться