Вы находитесь на странице: 1из 20

FACULDADE ESTCIO DE S DE GOIAS FESGO.

MBA INTELIGENCIA COMPETITIVA

ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAO DO CURSO DE MEDICINA NA FESGO.

GOINIA FEVEREIRO, 2013

Atores:
Andria Feliciano Fernandes Carolina Nunes de Souza Cleriston de Mendona Borges Danielle Guimares Danielle Nogueira Devani Barbosa dos Santos Dieine luiza do S. Cascalho Janicy Cristina G Barbosa Keilla Alves Kesler Fabrcio e Farias Marcilene Gonalves dos Santos Maria Cleonice dos S. Brando Nilton Caixeta Junior Nucia Katrina Rosiclia Boaventura de souza Sheila Gonaves Lopes Vernica Pacheco M. Santos

ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAO DO CURSO DE MEDICINA NA FESGO.

Apresentao de Proposta de Trabalho submetido como requisito parcial para obteno de avaliao e fechamento de mdulo. Orientador: Prof. Mestre: Pedro Srgio Gomes Quinder

GOINIA FEVEREIRO, 2013

Resumo

Este projeto apresenta o resultado do levantamento de informaes coletadas na mdia sobre o curso de medicina em Goinia onde oferece dados para diagnosticar a viabilidade da implantao do mesmo na instituio Faculdade Estcio de S - FESGO. Com a viso consolidada das informaes coletadas, alm de uma anlise desses aspectos, foi constatado que h uma alta demanda na procura do curso na capital e estendendo para o interior, assim sendo embasado nas informaes h grandes lacunas para serem preenchidas no escopo deste projeto.

Sumrio
INTRODUO..............................................................................................................6 1.TEMA..........................................................................................................................8 1.1. Analise SWOT....................................................................................................8 1.2. Ambiente Interno................................................................................................8 1.3 Ambiente Externo................................................................................................9 2. PROBLEMA............................................................................................................10 2.1. Pergunta Problema...........................................................................................11 2.2. Hipteses..........................................................................................................11 3.JUSTIFICATIVA ......................................................................................................11 4 ANLISE TERICA................................................................................................12 4.1. Organizao.....................................................................................................12 4.2. Tipos de Laboratrios:......................................................................................12 4.3. utilizado para:................................................................................................12 4.4.1. Peas Anatmicas:........................................................................................13 4.4.2. Outros Laboratrios:......................................................................................15 4.4.3. Valor das Mensalidades:...............................................................................15 5. ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE UNIEVANGLICA..........................................17 5.1. Laboratrios:.....................................................................................................17 5.2. Valor da mensalidade:......................................................................................17 6 OBJETIVO GERAL...................................................................................................18 6.1. Objetivos Especficos.......................................................................................18 7 METODOLOGIA.......................................................................................................19 7.1. Metodologia utilizada........................................................................................19 8 CONCLUSO E CONSIDERAES FINAIS..........................................................20 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................................21

INTRODUO

No final de agosto de 2012, a aprovao de uma lei polmica alterou a forma de ingresso nos cursos superiores das instituies de ensino federais. A chamada Lei das Cotas (Lei n 12.711, de 29 de agosto de 2012) obriga as universidades, institutos e centros federais a reservarem para candidatos cotistas metade das vagas oferecidas anualmente em seus processos seletivos. Essa determinao deve ser cumprida at 30 de agosto de 2016, mas j em 2013, as instituies tm que separar 25% da reserva prevista, ou 12,5% do total de vagas para esses candidatos. O Brasil necessita de maior nmero de mdicos com perfil generalista. H muitas oportunidades de trabalho, principalmente no setor pblico, para a Medicina de Famlia e Comunidade, especialidade mdica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. O setor privado comea da mesma forma, a se interessar por esse mdico com formao e especializao mais generalista. O objetivo primrio desta proposta o de estabelecer conhecimento e aes para a tomada de deciso na proposta do curso de Medina, a divulgao e acompanhamento das mudanas de transio do cenrio atual para um novo cenrio induzindo pelo Direcionamento Estratgico da viabilidade de o curso de medicina na Estcio de S, e ainda, estabelecer as diretrizes para se manter o alinhamento com as informaes coletadas no mercado. Este trabalho, conforme escopo previsto nas matrias publicadas toma por base as vrias reportagens levantadas no estudo para a tomada de deciso com foco no negcio, pois esta representatividade da situao atual da grande procura na capital pelo curso de medicina, as anlises de lacunas documentadas na reportagem, e a viso do verdadeiro cenrio que expressa os objetivos de cada individuo ao procura a graduao de medicina.

7 Todos estes dados deram origem a recomendaes e dedicao de uma boa avaliao no Projeto, que o composto de vrias demandas oriundas dos documentos referenciados. Esse projeto e alinhado em Planos de Ao fornecido nos dados da pesquisa realizada em sites.

1.TEMA

Este trabalho tem objetivo de propor a abertura de um curso de medicina de acordo com a emergente necessidade e aumento da demanda pelos cursos tantos federais e particulares.

1.1. Analise SWOT

A anlise SWOT uma ferramenta utilizada para avaliao do ambiente interno e externo e, para realiz-la, necessrio observar os principais concorrentes e definir critrios de avaliao comum para todos, pois a anlise do cenrio envolve o mercado goiano.

1.2. Ambiente Interno

Pontos Fortes:

Aumento da procura por cursos de medicina, devido o agravamento das enfermidades e doenas cotidianas e a grande falta de profissionais gabaritados e preparados para o mercado de trabalho. Pontos Fracos: Os graduandos esto a procura de qualidade de vida associada a profisso, com isso deixando areas carentes por falta de mo obra especializadas. Como por exemplo:

9 clinica e cirugia geral, obstretria, pediatra e ginecologia.

1.3 Ambiente Externo


Oportunidades: Crescimento das Universidades Federais e Faculdades Particulares e aumento da classe econmica. Criao de cotas subsidiadas pelo governo. As oportunidades que se apresentam no cenrio para as empresas so o crescimento do pas de forma geral em especfico o PIB (Produto Interno Bruto) total, impulsionado pela forte demanda interna das famlias; aumento do PIB percapita, que depende do crescimento populacional e do PIB e vem apresentando um aumento em funo do crescimento do PIB e das mudanas demogrficas que ocorreram nos ltimos cinqenta anos. Dentre estes o mais importante a queda da taxa de fecundidade, que tem impacto direto na desacelerao do crescimento da populao e na sua estrutura etria, tornando-a mais envelhecida e reduzindo o tamanho das famlias; o aumento de gastos com sade e medicamentos preventivo, tanto do governo quanto das pessoas, que contribui para o aumento da longevidade da populao; e o aumento do IDH (ndice de Desenvolvimento Humano), que resume as conquistas de cada pas nas reas de sade, conhecimento e padro de vida, uma vez que quanto maior o grau de desenvolvimento, mais pessoas procuraro tratamentos preventivos. Ao realizar a anlise do cenrio e dos principais concorrentes.

Ameaas: Cursos bastante onerados. As ameaas esto no ambiente competitivo e se resumem em variveis

10 governamentais analisadas no cenrio macroeconmico e microeconmico que incluem: maior rigor e controle na fiscalizao; Competio acirrada de preos anoitece com um valor amanhece com outro, causando aumento na concorrncia a poltica de investimentos em sade e o cenrio em geral que apresenta alta de inflao em funo de escassez de alimentos, reduo de exportaes e ameaa de crise, uma vez que nenhum pas to forte, que no fique imune a crises e preocupaes gerais do mundo atual, como por exemplo, o meio ambiente, o desenvolvimento de grandes parcerias governamentais entre pases e em um cenrio mais prximo se encontra a mudana de foco de algum concorrente ou conveniado, e pode afetar a empresa e a mesma deve se preparar.

2. Problema

Pela falta de estrutura e mestres para dar continuidade no projeto e um plano de estratgico para efetivar e normalizar de acordo as normas que regem o mercado.

11

2.1. Pergunta Problema


Consequentemente levanta-se a seguinte questo a estrutura: o principal fator prejudical relizao do projeto?

2.2. Hipteses
H1 No existe uma poltica estratgica para da continuidade no projeto, com isso faltam critrios no processo pesquisa. H2 A instituio desconhece ou no h projeto.

3.Justificativa
A importncia desta proposta se baseia no crescimento emergente da demanda pelo curso de medicina e falta de instituies tanto federais como particulares. Com o intuito de melhorar e aumentar a competitividade das instituies particulares para no ficar s no cotidiano e aumentar o currculum de forma expressiva, ser apresentada a proposta para melhoria e enriquecimentos dos cursos oferecidos para seus colaboradores na instituio. A viabilidade do projeto est voltada na abertura de barreiras e quebras de paradigmas.

12

4 ANLISE TERICA

4.1. Organizao

Estrutura necessria para ter o curso de medicina em uma universidade, seguindo o exemplo da PUC de Gois.

4.2. Tipos de Laboratrios:

Laboratrio Morfofuncional: espao de auto-aprendizagem no qual o enfoque principal a integrao e articulao dos aspectos morfolgicos e funcionais (fisiolgicos e fisiopatolgicos) do corpo humano. um local que contm vastos recursos de aprendizagem, onde possvel sedimentar e atualizar o conhecimento adquirido.

4.3. utilizado para:

Estudo individual; Estudo em equipe; Encontros tericos de vrios eixos temticos entre docentes e Realizao de discusses prticas; Realizao de pesquisas pela internet; Digitao de tarefas e trabalhos diversos;

discentes;

13 Cenrio para algumas atividades de habilidades profissionais; Estudo em modelos anatmicos; Encontros de imaginologia.

4.4. dos laboratrios:

4.4.1. Peas Anatmicas:

01 Brao com Musculatura 02 Crebro Deluxe com 8 partes 01 Crebro Neuroantmico 01 Coluna de Luxo Flexvel 04 Corao com timo Desmontvel 3 partes 06 Crnio Clssico numerado 01 Esqueleto Completo Desarticulado 01 Esqueleto Padro com Base Mvel 1,70 m 02 Esqueleto Plvico com rgo Genital Feminino 01 Junta Funcional do Cotovelo 01 Junta Funcional do Joelho 01 Junta Funcional do Ombro 01 Junta Funcional do Quadril 02 Laringe Deluxe 2x o Tamanho Natural 02 Metade da Cabea com Musculatura 02 Modelo de Estrutura de Mo 3 partes 02 Modelo de Lngua com 4 partes 01 Musculatura Pescoo e Cabea 5 partes 01 Ouvido Gigante 3x o Tamanho Natural

14 02 Plvis Feminina 2 partes 02 Plvis Masculina 2 partes 01 Pulmo Deluxe Tamanho Natural 7 partes 02 Sistema Digestivo de 3 partes 02 Sistema Urinrio do Sexo Masculino e Feminino 01 Torso de Luxo Bissexual 20 partes.

Laboratrio de Habilidades: No LH da PUC Gois, h um treinamento das tcnicas do exame clnico antes do contato do aluno com o paciente. Inicialmente, a anamnese ensinada e treinada utilizando-se de pacientes-atores que encenam toda uma histria clnica fictcia. J o exame fsico ensinado e treinado utilizando-se de modelos e manequins que simulam reaes humanas em diversas situaes clnicas ou tambm pacientes-atores em algumas situaes em que no seja possvel a realizao do exame no manequim. Vale destacar que os manequins e os atores profissionais no substituem os pacientes, mas apenas antecedem o contato com eles, que neste caso, ser realizado dentro dos diversos cenrios de prtica. O LH da PUC-Gois composto por 10 salas climatizadas que possibilita treinamentos com no mximo 15 estudantes, que simulam cenrios de enfermaria clnica, enfermaria cirrgica, enfermaria materno-infantil, unidade de terapia intensiva,2 consultrios mdicos (salas-espelho), posto de enfermagem, 2 salas de treinamento semiolgico, 1 sala de aula e uma recepo com 50 escaninhos individuais. Laboratrio de Tcnica Cirrgica: Os procedimentos cirrgicos bsicos so imprescindveis para o trabalho do mdico generalista. Vrias situaes de emergncia podem ser resolvidas por meio atravs de intervenes cirrgicas pequenas e mdias, cujo domnio tcnico deve ser obrigatrio para todos os mdicos, para que o paciente no seja exposto a riscos indesejveis. A Unidade de tcnicas cirrgicas inicia este processo de aprendizagem cirrgica no curso de Medicina.O laboratrio, dividido em cinco ambientes, simula um centro cirrgico semelhantes aos encontrados em hospitais, tanto em relao parte fsica (vestirio, sala de escovao, sala cirrgica com 3 mesas, sala

15 de pr-anestsico dos animais, central de esterilizao, alojamento, guarda de materiais e administrao), quanto em relao aos equipamentos (autoclave, mesas cirrgicas, instrumentais, focos de teto, aparelhos de anestesia, eletro cautrios, fios cirrgicos, instrumental necessrio para a realizao de cirurgias gerais de pequeno e mdio porte, anestsicos, sondas, outros medicamentos).

4.4.2. Outros Laboratrios:

Laboratrio de Anatomia Laboratrio de Anatomia Patolgica Laboratrio de Bioqumica Laboratrio de Citologia e Gentica Laboratrio de Embriologia e Histologia Laboratrio de Fisiologia Laboratrio de Microbiologia Laboratrio de Parasitologia Laboratrio de Imunolgica.

4.4.3. Valor das Mensalidades:

I II III IV V VI

44 4.041,91 42 3.858,19 45 4.133,78 45 4.133,78 43 3.950,05 43 3.950,05

16 VII VIII IX X XI XII 43 3.950,05 41 3.766,33 49 4.501,22 49 4.501,22 51 4.684,95 50 4.593,08

17

5. Estrutura da universidade unievanglica.

5.1. Laboratrios:

Laboratrio de Bioqumica do complexo multidisciplinar de Qumica Laboratrio de microbiologia e imunologia Laboratrio Morfofuncional Centro de simulaes avanadas Laboratrio experimental de tcnicas cirrgicas

5.2. Valor da mensalidade:

1. Pagamento at o dia 8:R$ 3.810,08 2. Pagamento ate dia 20:R$3.935,68 3. Pagamento no vencimento:R$4.186,90

18

6 OBJETIVO GERAL

Indentificar atravez de estudo do cenario atual se h viabilidade de implantao do curso de medicina na instiutuo Faculdade Estacio de S. O objetivo identificar e apontar que o curso de medicina de grande importncia para a instituio que enriquecer e elevara o nome da instituio ainda mais para novos horizontes, tornando a instituio mais competitiva e com rentvel para o melhoramento de sua estrutura pois com o investimento tera recursos para aumento de sua estrutura tanto intelectual e tambm de recursos para o aumento de sua infraestrutura.

6.1. Objetivos Especficos

Realizar pesquisas no mercada goiano para identificar a real demanda do curso de medicina no cenrio atual;

Realizar diagnstico da pesquisa, dando feedback ao gestor para a tomada de deciso.

19

7 METODOLOGIA

7.1. Metodologia utilizada


O mtodo foi pesquisa na internet. 7.2.

20

8 Concluso e Consideraes Finais

Foram compiladas informaes sobre a real situao curso de medicina no Estado de Gois, abrangida por este projeto. Muitos problemas comuns detectados na rea de sade em vrios locais relacionados na pesquisa, problema este politico, estrutural e social ora identificados. Alm disso, tambm comum a falta de aes relacionadas incentivos para que profissionais se migrem para os interiores, bem como so vrias as oportunidades de melhoria evidenciadas pelas mudana no setor. O contexto no qual o escopo do projeto aqui se refere a pesquisa conduz a mostrar os dados da real procura pelo curso de medicina na capital, provando pelos dados mencionados acima no projeto, reconhecimento da viabilidade de implantao do curso de medicina na Faculdade Estcio de S, solues de problemas da sociedade a serem visualizadas atreladas a questes particulares, ao invs de serem voltadas ao todo, aos objetivos estratgicos e ao atendimento das necessidades do cliente final dos processos. Amparando o gestor na tomada de deciso o que deve resultar no final deste projeto. Assim sendo, ocorre ao acumulo das demandas no atendidas, quer devido ao fato de serem identificadas devido a falta de interesse dos profissionais da rea no estarem dispostos a se especializarem nas reas afins como por exemplo: clinica geral, pediatria, etc. quer pela falta de uma organizao geral uma arquitetura, onde sejam tratadas com a prioridade real as necessidades de adequao e reestruturao, para a garantia dos servios mdicos, desde o planejamento, passando pela liberao de solues, pela operao e monitorao, chegando at a satisfao do cliente final (a sociedade).

21

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.pucgoias.edu.br/ucg/prograd/graduacao/home/secao. http://www.unievangelica.edu.br/curso.medicina.

Вам также может понравиться