Вы находитесь на странице: 1из 4

Ficha de trabalho 3

Unidade 3

L o texto com muita ateno.

Chamo-me Vasco da Gama. Sines, vila do Alentejo, me viu nascer no ano de 1468. Fui o filho terceiro de Estvo da Gama e de Isabel de Sodr, que outros filhos tiveram. Meu pai, fidalgo da casa del-rei, era o alcaide [governador] de Sines e era ali tambm o alcaide do mar familiares me foram, desde menino, a msica e a 5 dana das ondas. Trs vezes naveguei de Lisboa ndia. Fui, na primeira viagem, descobridor de um caminho martimo eu e meus companheiros de navegao ao Mundo revelmos que Europa, frica e sia, parte grande da Terra, unidas esto por estrada martima. 10 Fui, na segunda viagem, almirante dos mares da ndia, l voltando com forte armada, a criar as bases do nosso estar. Fui, na terceira e ltima, almirante, conde e vice-rei do Imprio Portugus do Oriente, levantado ali, depois que, por mar, a rota para a ndia abri. Ao tempo deste meu ltimo navegar, era Goa a capital desse nosso Imprio, cidade j a sonhar ser a 15 Lisboa oriental. Trs vezes naveguei de Lisboa ndia. Porm, foi a viagem primeira aquela que me deu fama e renome. Dessa primeira falarei, dessa que me deu as alturas de heri o pedestal em que as pessoas de Portugal me puseram, por verem que fiz eu o que elas tambm queriam fazer, mas no puderam. () 20 Eu, narrador do j acontecido, mais um pouco posso avanar: por mares e ventos e perigos mais de dois anos andmos os que, da morte escapados, aqui voltmos!
Zacarias NASCIMENTO, 2008. Chamo-me Vasco da Gama. Lisboa: Didtica (texto com supresses)

PARA COMPREENDER

1. Indica:
a. a obra de que foi retirado este texto. b. o autor dessa obra.

2. Classifica o narrador do texto, justificando a tua resposta. 3. A partir das informaes fornecidas pelo texto, caracteriza psicologicamente Vasco da Gama.
27

Fichas de trabalho

4. Completa o quadro com os dados relativos ao narrador fornecidos pelo texto.


Nome Ano de nascimento (por extenso) Local de origem Filiao Ocupao


Isabel de Sodr

Trs cargos desempenhados

5. Numera as afirmaes seguintes, de acordo com a ordem dos acontecimentos narrados, fazendo corresponder o nmero 1 ao primeiro acontecimento.
a. O pai do narrador era fidalgo da casa del-rei. b. Na segunda viagem, Gama regressou ndia. c. O protagonista e os seus companheiros provaram que a Europa, a frica e a sia esto unidas por mar. d. O narrador foi conde e vice-rei do Imprio Portugus no Oriente.

6. Assinala como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes que se seguem, de acordo com o texto.
Afirmaes V F

a. Vasco da Gama nasceu em Sines e era o filho mais velho de trs irmos. b. O pai de Vasco da Gama tinha uma profisso ligada ao mar. c. Das trs viagens que fez, a primeira foi a que mais o notabilizou. d. O valor de Vasco da Gama s foi reconhecido na ndia. e. Todos os marinheiros escaparam morte. 6.1. Corrige as afirmaes falsas.

7. Explica, por palavras tuas, as seguintes expresses.


a. () familiares me foram, desde menino, a msica e a dana das ondas. (ll. 4-5); b. () o pedestal em que as pessoas de Portugal me puseram () (l. 18).

28

Ficha de trabalho 3 Unidade 3 PARA CONHECER A LNGUA

1. Identifica o grupo em que todas as palavras so da famlia de mar.


marinheiro marujo marido marisco
A

mar marina marinho martim o

maremoto marinha marear margem

2. Identifica a classe a que pertencem as seguintes palavras.


a. armada; b. navegar; c. viajar; d. martimo; e. eu; f. mar.

3. Assinala no quadro com S as frases simples e com C as frases complexas.


a. O povo reconheceu a aventura martima de Vasco da Gama. b. Correram grandes perigos, porque navegavam no desconhecido. c. Vasco da Gama navegou trs vezes de Lisboa ndia. d. Quando o navegador fez a primeira viagem, ganhou fama e renome. e. Passaram por muitos perigos, mas alguns escaparam morte.

4. L as frases seguintes:
A. A famlia do marinheiro vivia no Alentejo. B. O navegador descobriu o caminho martimo para a ndia. C. Vasco da Gama e os marinheiros passaram por muitos perigos. 4.1. Escolhe as palavras ou expresses que, nas frases A, B e C, correspondem s funes

sintticas indicadas no quadro. Transcreve-as para o respetivo lugar do quadro, seguindo o exemplo.
Sujeito Predicado

Exemplo Frase A Frase B Frase C

Vasco da Gama

nasceu em Sines.

29

Fichas de trabalho

4.2. Sublinha a afirmao correta. a. Nas frases A e B existe um sujeito simples. b. Nas frases A e B existe um sujeito composto. c. Nas frases A e C existe um sujeito simples.

5. Indica a resposta correta.


5.1. Na expresso Vasco da Gama gloriosssimo, o adjetivo encontra-se no grau a. b. c.

superlativo relativo de superioridade. comparativo de superioridade. superlativo absoluto sinttico.

5.2. Na frase Vasco da Gama trouxera fama a Portugal, o verbo encontra-se a. b. c.

no pretrito perfeito do indicativo. no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. no pretrito imperfeito do indicativo.

5.3. A frase Vasco da Gama correu perigos, mas ultrapassou-os a. b. c.

uma frase simples. uma frase complexa constituda por duas oraes. uma frase complexa constituda por trs oraes.

5.4. A palavra corajosamente tem como origem o processo de a. b. c.

derivao (afixao) por prefixao e sufixao. derivao (afixao) por prefixao. derivao (afixao) por sufixao.

PARA ESCREVER

1. Os marinheiros passavam muito tempo longe de casa. Imagina que s um deles e que te lembras sempre dos aniversrios da tua mulher e dos teus filhos durante as tuas viagens, dedicando-lhes, nesses dias, uma pgina do teu dirio. Redige uma dessas pginas, onde contes as tuas aventuras e expresses os teus sentimentos e emoes bem como o teu desejo de regressar a casa so e salvo.
Para construres o teu texto, segue os seguintes passos: elabora um plano em que registes os aspetos principais; redige o texto com, pelo menos, um pargrafo para a introduo e outro para a concluso; o desenvolvimento pode ser mais extenso; rev atentamente o texto, efetuando as alteraes necessrias.
30

Вам также может понравиться