Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIVERSIDADE DE FRANCA CORREO DA AVALIAO BIMESTRAL DIREITO PENAL I 3 PERODO 1 BIMESTRE DIURNO Prof. Me.

e. Wendell Luis Rosa PROVA A RESPOSTAS:


1. O fato ocorreu no territrio italiano. A lei brasileira poder ser aplicada ao caso concreto, de acordo com o princpio da personalidade (ou da nacionalidade) ativa. Para que a lei brasileira seja aplicada ser necessrio o concurso das seguintes condies: que o agente entre no territrio nacional; que o fato tenha dupla tipicidade; que a lei brasileira admita extradio para esse tipo de crime; que o agente no tenha sido absolvido na Itlia ou no tenha cumprido integralmente a pena imposta pela justia italiana; que a punibilidade no esteja extinta de acordo com a lei mais favorvel ao agente. 2. Elementos normativos: sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Elementos subjetivos: o dolo de utilizar ou consentir, com a finalidade especial para o trfico ilcito de drogas. 3. Sim, a informao procede, tendo em vista que, de acordo com o artigo 8 d do CP, a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil, quando elas tiverem naturezas distintas (multa x pena privativa de liberdade). Art. 8 - A pena

cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas.
4. Alternativa e: III e V. 5. Alternativa a: 0. 6. Alternativa b: So corretas apenas as proposies III e IV.

7. Alternativa b: As fontes de cognio classificam-se em imediatas representadas pelas leis e mediatas representadas pelos costumes e princpios gerais do direito. 8. Alternativa c: somente III e IV so verdadeiras. 9. Alternativa d: interpretao analgica da norma. 10. Alternativa c: No dia 23 de abril de 2000. 11. Alternativa a: que, se o legislador deixar de observar o princpio da taxatividade, a lei penal ser considerada inconstitucional. 12. Alternativa d: o princpio da retroatividade benigna no se aplica s hipteses da lei excepcional ou temporria, nos termos do art. 3 do Cdigo Penal. 13. Alternativa a: o agente no ter o poder de agir. 14. Alternativa e: tipicidade conglobante. 15. Alternativa e: no ser extraditada, face ao no preenchimento do requisito da dupla tipicidade. 16. Alternativa d: o criminoso na realidade no viola a lei penal, e sim a proposio que lhe prescreve o modelo de sua conduta, que um preceito no escrito. 17. Alternativa d: No sistema penal brasileiro, adotada a teoria da equivalncia das condies, ou da conditio sine qua non, sendo considerada causa a condio sem a qual o resultado no teria ocorrido, o que limita a amplitude do conceito de causa com a supervenincia de causa independente. 18. Alternativa a: A pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo de infrao penal. 19. Alternativa e: todas as alternativas acima so hipteses de tipos anormais. 20. Alternativa b: Todos aqueles que praticaram o crime durante a vigncia da lei temporria podero ser processados, mesmo depois de expirado seu prazo de vigncia. 21. Alternativa d: O princpio da lesividade ou da ofensividade, entre outros aspectos, repele a punio do cidado cuja conduta sequer se inicia.

22. Alternativa e: I, II, III e IV. 23. Alternativa d: embriaguez completa, no proveniente de caso fortuito ou fora maior.

PROVA B RESPOSTAS:
1. O fato ocorreu no territrio italiano. A lei brasileira poder ser aplicada ao caso concreto, de acordo com o princpio da personalidade (ou da nacionalidade) ativa. Para que a lei brasileira seja aplicada ser necessrio o concurso das seguintes condies: que o agente entre no territrio nacional; que o fato tenha dupla tipicidade; que a lei brasileira admita extradio para esse tipo de crime; que o agente no tenha sido absolvido na Itlia ou no tenha cumprido integralmente a pena imposta pela justia italiana; que a punibilidade no esteja extinta de acordo com a lei mais favorvel ao agente. 2. Elementos normativos: por justa causa. Elementos subjetivos: o dolo de deixar, sem qualquer finalidade especial do agente. 3. Sim, a informao procede, tendo em vista que, de acordo com o artigo 8 d do CP, a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil, quando elas tiverem naturezas distintas (multa x pena privativa de liberdade). Art. 8 - A pena

cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas.
4. Alternativa e: tipicidade conglobante. 5. Alternativa e: no ser extraditada, face ao no preenchimento do requisito da dupla tipicidade. 6. Alternativa d: o criminoso na realidade no viola a lei penal, e sim a proposio que lhe prescreve o modelo de sua conduta, que um preceito no escrito.

7. Alternativa d: No sistema penal brasileiro, adotada a teoria da equivalncia das condies, ou da conditio sine qua non, sendo considerada causa a condio sem a qual o resultado no teria ocorrido, o que limita a amplitude do conceito de causa com a supervenincia de causa independente. 8. Alternativa a: A pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo de infrao penal. 9. Alternativa e: todas as alternativas acima so hipteses de tipos anormais. 10. Alternativa b: Todos aqueles que praticaram o crime durante a vigncia da lei temporria podero ser processados, mesmo depois de expirado seu prazo de vigncia. 11. Alternativa d: O princpio da lesividade ou da ofensividade, entre outros aspectos, repele a punio do cidado cuja conduta sequer se inicia. 12. Alternativa e: I, II, III e IV. 13. Alternativa d: embriaguez completa, no proveniente de caso fortuito ou fora maior. 14. Alternativa e: III e V. 15. Alternativa a: 0. 16. Alternativa b: So corretas apenas as proposies III e IV. 17. Alternativa b: As fontes de cognio classificam-se em imediatas representadas pelas leis e mediatas representadas pelos costumes e princpios gerais do direito. 18. Alternativa c: somente III e IV so verdadeiras. 19. Alternativa d: interpretao analgica da norma. 20. Alternativa c: No dia 23 de abril de 2000. 21. Alternativa a: que, se o legislador deixar de observar o princpio da taxatividade, a lei penal ser considerada inconstitucional. 22. Alternativa d: o princpio da retroatividade benigna no se aplica s hipteses da lei excepcional ou temporria, nos termos do art. 3 do Cdigo Penal. 23. Alternativa a: o agente no ter o poder de agir.

Вам также может понравиться