Вы находитесь на странице: 1из 17

Sr. Proprietrio Parabns!

Voc acaba de adquirir um equipamento de construo simples, projetado e fabricado com a mais avanada tecnologia, com excelente desempenho e que proporciona fcil manuteno. A finalidade deste Manual informar ao usurio, os detalhes do equipamento e as tcnicas corretas de Instalao, Operao e Manuteno. A IMBIL recomenda que o equipamento seja instalado e cuidado conforme recomenda a boa tcnica e de acordo com as instrues contidas neste Manual, e seja utilizado de acordo com as condies de servio para o qual foi selecionado (vazo, altura manomtrica total, velocidade, voltagem, frequncia e temperatura).

A IMBIL no se responsabiliza por defeitos decorrentes da inobservncia destas prescries de servio e recomenda que este Manual seja utilizado pelo pessoal responsvel pela instalao, operao e manuteno. No caso de consulta sobre o equipamento ou na encomenda de peas sobressalentes, indicar o cdigo da pea, modelo, linha da bomba e tambm o no de srie encontrado na plaqueta de identificao. NOTA A IMBIL pede ao cliente que, logo aps receber o TERMO DE GARANTIA do seu equipamento , preencha os dados e envie o canhoto IMBIL, facilitando a troca de informaes entre a IMBIL e o CLIENTE.

NDICE SEGURANA SEO 1 INSTALAO SEO 2 INSPEO PR-MONTAGEM POSICIONAMENTO DA BOMBA Montagem TUBULAO DE SUCO E DESCARGA Configurao de Linhas Conexo Bomba / Tubos LINHAS DE SUCO Conexes LINHAS DE DESCARGA Sifonamento Linhas de By-Pass ALINHAMENTO Acionamento por Acoplamento Acionamento por Correia OPERAO SEO 3 ESCORVA OPERAO Linhas com by-pass Linhas sem by-pass Temperatura do Lquido e Superaquecimento PARADA VERIFICAO DA TEMPERATURA DOS ROLAMENTOS PROBLEMAS E SOLUES SEO 4 LISTA DE PEAS DAS BOMBAS E / EP - SEO 5 MANUTENO E REPARO SEO 6 DESMONTAGEM DA BOMBA E DO SELO MECNICO Remoo da Tampa de Inspeo Frontal e Placa de Desgaste Remoo do Flap Remoo do Conjunto Rotativo Remoo do Rotor Remoo do Selo Mecnico Remoo e Desmontagem do Eixo e Rolamentos Montagem e Instalao do Eixo e Rolamentos Montagem do Selo Mecnico Instalao do Rotor Instalao do Conjunto Rotativo Montagem do Flap Instalao da Tampa de Inspeo Frontal MANUTENO DA VLVULA DE ALVIO DE PRESSO Montagem Final da Bomba LUBRIFICAO Conjunto do Selo Mecnico Rolamentos Pg.03 Pg.03 Pg.03 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.04 Pg.05 Pg.05 Pg.05 Pg.06 Pg.06 Pg.06 Pg.06 Pg.06 Pg.06 Pg.07 Pg.07 Pg.07 Pg.10 Pg.11 Pg.11 Pg.11 Pg.11 Pg.11 Pg.11 Pg.12 Pg.12 Pg.12 Pg.13 Pg.14 Pg.15 Pg.15 Pg.15 Pg.16 Pg.16 Pg.16 Pg.16 Pg.16

SEGURANA SEO 1 Consultar o manual de operao fornecido pelo fabricante da unidade motriz antes do incio de operao. Antes de tentar abrir ou manusear a bomba, necessrio: 1. Estar familiarizado com o contedo deste manual. 2. Desligar a fonte de alimentao de energia para garantir que a bomba permanea inoperante. 3. Permitir que a bomba esfrie, caso esteja superaquecida. 4. Verificar a temperatura antes de abrir qualquer tampa, placa ou conexo. 5. Fechar as vlvulas de suco e descarga. 6. Sangrar a bomba lenta e cuidadosamente. 7. Drenar a bomba. Esta bomba projetada para lidar com a maioria dos lquidos no volteis e no corrosivos contendo slidos especficos. No tentar o bombeamento de materiais volteis, corrosivos ou inflamveis, o que pode danificar a bomba e como resultado, colocar as pessoas em perigo. No remover placas, tampas, instrumentos de indicao, bujes ou conexes de uma bomba superaquecida. A presso do vapor no interior da bomba far com que as partes sejam ejetadas com grande fora durante a remoo. Permitir o resfriamento da bomba antes de manuse-la.

INSTALAO SEO 2 Esta seo oferece recomendaes e procedimentos genricos, necessrios para inspeo, posicionamento e arranjo da bomba e da tubulao. A maior parte da informao diz respeito s instalaes com elevao esttica, onde a bomba posicionada acima do nvel do lquido a ser bombeado. Nos casos de instalaes com suco afogada, onde o lquido alimenta a bomba sob presso, certas caractersticas, tais como montagem, configurao da tubulao e escorva, devem ser projetadas especificamente para cada situao. Sendo crtica a presso fornecida bomba no que se refere performance e segurana, certificar-se de que a presso de entrada seja limitada a 50% da presso de operao mxima permitida, como indicado na curva de eficincia da bomba. INSPEO PR-MONTAGEM Antes da instalao, verificar se houve algum dano ocorrido durante o transporte. Proceder da seguinte forma: Verificar se h trincas, amassados, roscas danificadas ou outros danos visveis. Verificar se h partes soltas e apert-las. Observar o sentido da rotao marcado na bomba. Verificar se o eixo gira no sentido anti-horrio, visto do lado do rotor. Verificar os nveis e lubrificar se necessrio. Caso a bomba ou a unidade motriz estiver estocada por mais de 12 meses, alguns dos componentes ou lubrificantes podem ter excedido os prazos mximos de estocagem e necessitam ser inspecionados ou substitudos para garantir a mxima eficincia da bomba.

POSICIONAMENTO DA BOMBA Montagem O nivelamento da unidade essencial para um funcionamento adequado. O conjunto rotativo completo pode ser removido pela abertura da tampa de inspeo frontal ou pelo lado oposto depois de separar a unidade motriz afim de prover espao necessrio para remoo. TUBULAO DE SUCO E DESCARGA Configurao de Linhas Manter as linhas de suco e descarga o mais retas possvel para minimizar perdas de carga por atrito. Usar o menor nmero de cotovelos e junes e, se forem necessrias, usar as do tipo de raio longo para minimizar perdas de carga. Conexes Bomba / Tubos Antes de apertar um flange de conexo, proporcionar uma alinhamento perfeito entre o flange e a tomada da bomba. Nunca puxar um tubo para o lugar apertando os parafusos do flange e/ou acoplamentos. Os tubos prximos bomba devem ter apoios independentes afim de evitar tenso sobre a bomba. Se mangueiras forem usadas, estas devem ser apoiadas adequadamente quando cheias de lquido e sob presso. LINHAS DE SUCO Para evitar bolsas de ar, que podem afetar o processo de escorva, a linha de suco deve ser a mais curta e reta possvel. Quando a operao envolver elevao do lquido na suco, a linha deve ter sempre uma inclinao ascendente em direo tomada da bomba. Se, em qualquer ponto da linha, houver inclinao descendente, haver formao de bolsas de ar. Conexes As linhas de suco devem ser da mesma bitola da tomada da bomba. Se redues forem usadas, devem ser do tipo excntrico, instaladas com a parte plana para cima, afim de evitar a formao de bolsas de ar. Normalmente, vlvulas no so usadas na linha de suco. Caso uma seja instalada, a mesma dever ter a haste na posio horizontal para evitar a formao de bolsas de ar. LINHAS DE DESCARGA Sifonamento No terminar a linha de descarga em um nvel inferior quele do lquido sendo bombeado, a no ser que uma vlvula de quebra de sifo seja instalada na linha. Caso contrrio, poder ocorrer uma ao de sifo causando dano na bomba. Linhas de By-pass Durante o ciclo de escorva, o ar da linha de suco deve ser liberado para a atmosfera atravs de uma linha by-pass instalada entre o lado de descarga da bomba e o flap.

Uma bomba auto-escorvante no escorvar se existir uma coluna de gua esttica suficiente para manter a flap na descarga fechada. NOTA A linha de by-pass deve ser dimensionada de modo que no afete a capacidade de descarga da bomba. O dimetro da linha de by-pass deve ser no mnimo 25 mm (1 polegada) para evitar entupimento. ALINHAMENTO Num conjunto acionado atravs de acoplamento elstico ou por correia tipo V, a montagem deve ser feita de forma que os eixos fiquem alinhados e paralelos entre si. muito importante que o alinhamento seja verificado aps a montagem da bomba e da tubulao, antes da partida. O alinhamento do conjunto deve ser verificado antes da partida. Antes de iniciar a verificao, certificar-se de que os parafusos de ancoragem esto apertados. Os parafusos da base da bomba e da unidade motriz tambm devem ser apertados firmemente. O alinhamento em uma direo pode alterar o alinhamento da outra. Verificar cada procedimento aps a alterao de alinhamento. Acionamento por Acoplamento Ao usar acoplamentos, os eixos devem estar alinhados nos planos horizontal e vertical. A maioria dos acoplamentos requer uma folga especfica entre o eixo de trao e o eixo tracionado. Consultar a literatura de manuteno do fabricante do acoplamento.

Figura 1 A Acoplamento Flexvel

Figura 1 B Acoplamento Rgido

Os acoplamentos flexveis devem ser alinhados, isso pode ser feito com o uso de um clibre (Ver Figura 1 A). Os acoplamentos rgidos devem ser alinhados com o uso de clibre de lmina para medir a distncia entre as duas metades da pea. (Ver Figura 1 B). Verificar o ajuste paralelo, encostando uma rgua sobre ambas as metades do acoplamento, nas partes superior, inferior e lateral. Acionamento por correia Quando o acionamento for feito por correia, os eixos da bomba e do acionador devero estar paralelos, as polias alinhadas entre si, e as correias corretamente esticadas. Nunca dar partida sem que as protees estejam colocadas sobre as partes rotativas. Partes rotativas expostas podem entrar em contato com a roupa, dedos ou ferramentas, e causar graves leses pessoais.

OPERAO SEO 3 A rotao da bomba e as condies de funcionamento devem estar dentro da faixa de eficincia. ESCORVA Instalar a bomba e a tubulao como descrito em INSTALAO Seo 2. Certificarse de que a tubulao est seguramente montada. Verificar se a bomba est devidamente lubrificada. Esta bomba auto-escorvante mas no deve nunca ser posta em funcionamento a no ser que haja lquido em seu interior. Adicionar lquido no interior da bomba quando: 1. A bomba est sendo posta em funcionamento pela primeira vez. 2. A bomba no usada por um perodo de tempo consideravelmente longo. 3. O lquido no interior da bomba evaporou. Uma vez que a bomba tenha sido cheia, ela escorvar quantas vezes for necessrio. Aps a bomba estar cheia, repor e apertar bem a tampa de enchimento. No dar partida a no ser que toda a tubulao esteja firmemente montada. Caso contrrio, o lquido forado sob presso pode causar leses pessoais. Para encher a bomba, remover a tampa de enchimento, no topo do corpo da bomba, e adicionar lquido limpo at o total enchimento. Repor a tampa ou o bujo. NOTA A passagem roscada na parede interior da carcaa em frente ao flap, bloqueada por um bujo e deve permanecer fechada para que seja mantida a escorva. OPERAO Linhas com By-pass Se a linha de by-pass estiver aberta, o ar da linha de suco ser descarregado no reservatrio durante o ciclo de escorva. O lquido, ento, continuar a circular pela linha de by-pass enquanto a bomba estiver em funcionamento. Linhas sem By-pass Abrir todas as vlvulas da linha de descarga e dar partida. A escorva indicada pela leitura positiva no manmetro da linha de descarga ou pelo funcionamento mais silencioso. A bomba pode no escorvar imediatamente porque a linha deve antes encher. Se a bomba no completar a escorva em 5 (cinco) minutos, parar a operao e verificar se h entrada de ar na linha de suco. Temperatura do Lquido e Superaquecimento A temperatura mxima do lquido para esta bomba 71C. No operar com temperaturas superiores este valor. Superaquecimento pode ocorrer se as vlvulas da linha de suco ou descarga estiverem fechadas. O funcionamento da bomba com as vlvulas fechadas pode levar o lquido ebulio, elevar a presso interna da bomba e causar ruptura ou at

exploso da carcaa da bomba. Caso ocorra o superaquecimento, parar a bomba e deix-la esfriar antes de qualquer manuseio. Encher novamente a bomba com lquido frio. Para prevenir contra a ruptura ou exploso causada pelo superaquecimento, esta bomba equipada com uma vlvula de alvio que abrir se a presso interna atingir o ponto crtico. Caso a bomba superaquea, parar a operao imediatamente e permitir o resfriamento completo da unidade. Aproximar-se cuidadosamente de qualquer bomba superaquecida. aconselhvel a substituio da vlvula de alvio a cada reparo geral ou todas as vezes que ela for ativada por superaquecimento. Nunca substituir essa vlvula por uma que no seja a especificada. PARADA Nunca interromper a vazo do lquido repentinamente. Se o lquido bombeado parar de maneira brusca, golpes de ariete podem ser transmitidos para a bomba e tubulao, causando danos ao equipamento. Fechar sempre todas as vlvulas vagarosamente. No caso de bombas acionadas por motor de combusto interna, reduzir a rotao vagarosamente e permitir que o motor funcione em marcha lenta antes de parar. Se a aplicao exigir um recalque muito alto, fechar a vlvula gaveta gradualmente antes de parar a bomba. VERIFICAO DA TEMPERATURA DOS ROLAMENTOS Temperaturas de at 71C so consideradas normais para os rolamentos. Estes podem operar de maneira segura at 82C. A temperatura dos rolamentos podem ser medidas colocando-se um termmetro do tipo fita de contato. Um aumento sbito da temperatura de operao dos rolamentos indica que eles esto prximos ao ponto de quebra. Certificar-se de que o lubrificante dos rolamentos est de acordo com o recomendado. O superaquecimento dos rolamentos pode tambm ser causado pelo desalinhamento do eixo e vibrao excessiva. Rolamentos novos podem apresentar temperaturas acima do normal inicialmente. Entretanto, aps algum tempo de funcionamento contnuo a temperatura dever retornar ao nvel normal.

PROBLEMAS E SOLUES SEO 4 Antes de tentar abrir ou reparar a bomba: 1. Familiarizar-se com este Manual. 2. Desligar a unidade motriz para certificar-se de que a bomba permanecer inoperante. 3. Permitir que a bomba esfrie caso tenha superaquecido. 4. Verificar a temperatura antes de abrir placas, tampas ou bujes. 5. Fechar as vlvulas de suco e descarga. 6. Proporcionar o escape de gases da bomba. 7. Drenar a bomba.

CAUSA PROVVEL

SOLUO PROVVEL

Quantidade de lquido insuficiente na Adicionar lquido bomba. Ver bomba. ESCORVA. BOMBA NO ESCORVA Flap contaminado ou defeituoso. Entrada de ar na linha de suco. Colapso do revestimento interno da mangueira de suco. Selo mecnico ou junta da bomba gastos ou vazando. Elevao de suco ou altura de recalque excessiva. Entrada de ar na linha de suo. BOMBA PRA OU NO PRODUZ A VAZO OU A PRESSO ESPECIFICADAS Colapso do revestimento interno da mangueira de suco . Selo mecnico ou junta da bomba gastos ou vazando. Admisso da suco no imersa ao nvel apropriado ou reservatrio muito pequeno. Rotor ou outras peas de desgaste excessivamente gastos ou danificados. Rotor entupido. Rotao da bomba muito baixa. Limpar ou substituir o flap. Reparar o vazamento. Substituir a mangueira de suco. Verificar o vcuo da bomba. Substituir o selo ou a junta. Verificar a instalao da tubulao e instalar uma linha de by-pass. Ver INSTALAO. Reparar a entrada de ar. Substituir a mangueira de suco. Verificar o vcuo da bomba. Substituir o selo ou as juntas da bomba. Verificar a instalao e corrigir o nvel de submergncia at o necessrio. Substituir as peas com desgaste excessivo. Retirar as partculas do rotor. Verificar a sada do motor. Verificar se as correias e acoplamentos esto deslizando. Instalar linha de by-pass. Medir a elevao com auxlio de um vacumetro. Reduzir altura e/ou perdas por atrito na linha de suco.

Recalque muito elevado. Altura de suo muito elevada.

BOMBA REQUER POTNCIA EXCESSIVA

Rotao da bomba muito elevada.

Verificar a sada da unidade motriz. Verificar se as polias e os acoplamentos esto corretamente dimensionados. Ajustar a vlvula da descarga. Diluir se possvel. Desmontar a bomba e verificar os rolamentos. Abrir totalmente a vlvula de descarga para aumentar a vazo e aumentar a rotao controlada (motores exploso interna). Limpar o flap. Diluir se possvel. Reduzir a elevao de suco e/ou perdas por atrito na linha de suco. Anotar a leitura do vacumetro e consultar nossos representantes autorizados Localizar e eliminar fontes de entrada de ar no sistema. Apertar fixaes.

Recalque muito baixo. Soluo muito concentrada. Rolamento(s) engripado(s). Vazo de descarga muito baixa.

BOMBA ENTOPE COM FREQUNCIA RUDO EXCESSIVO ROLAMENTOS TRABALHAM MUITO QUENTES

Flap entupido ou emperrado. Soluo muito concentrada. Bomba cavita.

Bombeamento carregado com ar. Bomba ou unidade motriz no fixados apropriadamente. Rotor entupido ou danificado.

Limpar ou substituir o rotor ou peas danificadas. A temperatura de funcionamento Verificar a temperatura com do(s) rolamento(s) alta mas dentro frequncia para acompanhar qualquer dos limites. aumento repentino excessivo. Nvel de lubrificante baixo ou lubrificante incorreto. Linhas de suco e descarga no fixadas apropriadamente. Unidade motriz desalinhada. Verificar nvel e tipo do lubrificante. Verificar a fixao das linhas. Alinhar a unidade motriz.

LISTA DE PEAS DAS BOMBAS E / EP - SEO 5 Cdigo CA FP FS TE MN TM RE EX ROL ROL PF AR CS RO PD TI VA SF PS FL SM Quantidade 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 Descrio Carcaa Flange de presso Flange de suco Tampa de enchimento Mancal Tampa do mancal Retentor de leo Eixo Rolamento de esferas Rolamento de esferas Parafuso allen do rotor Arruela Carcaa do selo mecnico Rotor Placa de desgaste Tampa de inspeo Vlvula de alvio Suporte do flap Pino do suporte do flap Flap Selo mecnico

10

MANUTENO E REPARO SEO 6 DESMONTAGEM DA BOMBA E DO SELO MECNICO Muitas funes de manuteno podem ser executadas com a drenagem da bomba e a remoo do conjunto da tampa de inspeo frontal. Se for preciso um reparo maior, a tubulao e a unidade motriz devem ser desligadas da bomba. As informaes que seguem orientam a desmontagem completa. Antes de iniciar a manuteno da bomba, desligar a unidade motriz, para certificar-se de que a bomba permanea inoperante. Fechar todas as vlvula das linhas de suco e descarga. Para a desmontagem e reparo da unidade motriz consultar um representante. Antes de iniciar a desmontagem e a manuteno da bomba: 1. Familiarizar-se com este manual. 2. Desligar a unidade motriz para certificar-se que a bomba permanecer inoperante. 3. Permitir que a bomba esfrie caso esteja superaquecida. 4. Verificar a temperatura da bomba antes de abrir tampas, placas ou bujes. 5. Fechar as vlvulas de suco e descarga. 6. Aliviar a bomba lenta e cuidadosamente. 7. Drenar a bomba. Remoo da Tampa de Inspeo Frontal e Placa de Desgaste Remover o bujo da carcaa e drenar a bomba. Remover as porcas e puxar o conjunto da tampa de inspeo frontal e a placa de desgaste da carcaa. Inspecionar a placa de desgaste e substitu-la se necessrio. Inspecionar o anel O da tampa de inspeo frontal. Limpar e reinstalar o bujo. Remoo do Flap Remover o pino do Flap. Alcanar o Flap atravs da abertura da tampa de inspeo frontal e puxar o conjunto completo. Remoo do Conjunto Rotativo Remover a unidade motriz provendo espao para remoo do Conjunto Rotativo. Remover o bujo da carcaa do selo mecnico e drenar o lubrificante do selo. Travar o rotor e remover o parafuso de fixao e a arruela. Remover os parafusos e as arruelas de presso que prendem o conjunto rotativo carcaa da bomba e retirar o conjunto rotativo. Remover o anel O do conjunto. Remoo do Rotor Aps ter removido o conjunto rotativo da carcaa da bomba, soltar o rotor do eixo. Inspecionar o rotor e substituir se este estiver rachado ou gasto.

11

Remoo do Selo Mecnico Remover a luva e a parte rotativa do selo mecnico Colocar a placa do selo numa superfcie plana. Usar um pino de madeira e empurrar pela parte traseira at que a sede estacionria, os anis O e o elemento estacionrio possam ser removidos. Remover o anel O da luva. Remoo e Desmontagem do Eixo e Rolamentos NOTA Desmontar o eixo e os rolamentos somente quando houver a evidncia de desgaste ou avaria. A desmontagem do eixo e dos rolamentos no campo no recomendvel. Esses servios devem ser efetuados por pessoal qualificado numa oficina adequadamente aparelhada. Os rolamentos devem ser mantidos livres de qualquer sujeira ou materiais estranhos. No gire os rolamentos em secos. Isso pode causar falha prematura.

Remover o bujo de dreno das carcaas de rolamentos e drenar o lubrificante. Retirar a tampa do rolamento e o retentor. Remover a junta da carcaa de rolamentos e forar o retentor para fora da tampa. Colocar um bloco de madeira sobre a ponta do eixo, do lado do rotor, e bater com um martelo para retirar o conjunto do eixo e rolamentos da carcaa de rolamentos. Limpar e inspecionar os rolamentos, ainda montados. Limpar a carcaa de rolamentos, eixo e componentes (exceto os rolamentos) com pano macio ensopado com solvente de limpeza. Inspecionar as peas para detectar desgaste excessivo ou avarias e substituir se necessrio. Limpar inteiramente os rolamentos com um solvente de limpeza novo e sec-los com ar comprimido filtrado e cobrir com uma camada de leo fino. Gire os rolamentos com as mos para sentir se h solavancos ou se esto emperrados, e inspecione as esferas. Se for necessria a substituio dos rolamentos, remover o anel de encosto do rolamento e usar um extrator para remove-los do eixo. Empurrar o retentor de leo interno e solt-lo da carcaa.

Montagem e Instalao do Eixo e Rolamentos Limpar a carcaa de rolamentos, eixo e componentes (exceto os rolamentos) com pano macio ensopado com solvente de limpeza. Inspecionar as peas para detectar desgaste excessivo ou avarias e substituir se necessrio. Inspecionar o eixo para detectar distores, marcas ou arranhes na rosca do lado do rotor, dar acabamento s pequenas falhas com uma lima fina ou lixa dgua. Substituir o eixo se estiver defeituoso. Posicione o retentor do lado do rotor na cavidade da carcaa de rolamentos. Pressione o retentor para dentro da carcaa at que a face fique totalmente paralela.

12

NOTA Posicionar o rolamento do lado do rotor no eixo com o lado selado virado para o rotor. Posicione o rolamento externo no eixo com o anel de encosto no dimetro externo do rolamento para o lado do motor. Ao montar os rolamentos no eixo, nunca pressione ou bata na capa, nas esferas ou na gaiola do rolamento. Pressione somente o cubo. Os rolamentos podem ser aquecidos para facilitar a montagem, um aquecedor de induo, banho de leo quente ou forno eltrico podem ser usados para aquecer os rolamentos (estes nunca devem ser aquecidos com chama direta ou diretamente sobre uma chama quente). Aquecer os rolamentos em temperatura uniforme no superior 120 C. Montar os rolamentos deslizando-os no eixo, um de cada vez, at que estejam totalmente encostados (isso deve ser feito rapidamente, num movimento contnuo, para evitar que os rolamentos esfriem e colem no eixo). Aps instalados e frios, verificar se no houve movimento nos rolamentos durante o resfriamento, que os separasse do encosto. Caso isso tenha ocorrido, prense os rolamentos contra o encosto, usando uma luva de tamanho adequado. Se no for prtico o uso de aquecimento, use uma luva de tamanho adequado e uma prensa mecnica ou hidrulica para montar os rolamentos no eixo. Fixar o rolamento do lado de acionamento com o anel de reteno. Introduzir o eixo com os rolamentos montados na carcaa at que o anel de reteno do rolamento do lado de acionamento encoste na carcaa dos rolamentos. Pressionar o retentor de leo externo na tampa do rolamento. Montar a junta da tampa do rolamento e a tampa do rolamento. Lubrificar a carcaa dos rolamentos.

NOTA Um selo novo deve ser instalado todas as vezes que o selo removido da bomba. As marcas de desgaste das partes polidas no coincidem na segunda montagem. A reutilizao do selo pode causar defeitos prematuros. Limpar a cavidade do selo mecnico e o eixo com um pano macio ensopado com um solvente de limpeza novo. Inspecionar a cavidade do anel de encosto estacionrio, buscando sujeiras; a cavidade da sede estacionria deve estar completamente limpa antes da instalao do selo. Lubrificar o anel O da luva do eixo e o anel O da sede estacionria com uma pequena quantidade de leo fino. Se a carcaa do selo mecnico tenha sido removida, instalar a junta da carcaa. Fixar o eixo ao mancal, e com os parafusos de fixao, fixar a tampa do mancal. Para evitar danos ao anel O da luva na rosca do eixo, esticar o anel O em um pedao de tubo, instalar o tubo sobre a rosca do eixo e rolar o anel O sobre o tubo para o eixo. Remover o tubo e continuar rolando o anel O pelo eixo at encostar no ressalto do eixo.

Montagem do Selo Mecnico

13

Quando instalar um conjunto de selo mecnico novo: Remover a pelcula de proteo entre as faces do selo. Lubrificar o anel O da sede estacionria com leo fino. Instalar o elemento estacionrio do selo na sede estacionria e pressionar o conjunto estacionrio na cavidade da carcaa do selo at que encoste completamente no fundo da cavidade (o uso de um tubo plstico poder ajudar nessa operao). Deslizar a parte rotativa do selo (que consiste da luva, do eixo, arruela centralizadora da mola, sanfona e retentor da mola, e o elemento rotativo) sobre o eixo at que as faces do selo se toquem. Prosseguir a montagem conforme descrito em Instalao do Rotor. Se, em caso de emergncia, houver a necessidade do uso do selo usado: Separar cuidadosamente as faces rotativas e estacionrias do retentor, da sanfona e do encosto estacionrio. Manusear as peas do selo com extremo cuidado para evitar danos. Tomar cuidado para no contaminar as faces polidas. Mesmo impresses digitais podem diminuir a vida do selo. Se necessrio, limpar as faces com um solvente no oleoso e um tecido limpo e sem fiapos. Esfregar levemente no sentido concntrico para evitar arranhar as faces. Lavar cuidadosamente as partes metlicas e deixar secar totalmente. Inspecionar os componentes do selo para ver se h desgaste, arranhes ou riscos profundos que podem causar vazamentos. Inspecionar as luvas para ver se h cavidades ou cortes em ambas as pontas. Se qualquer um dos componentes apresentar desgaste, ou se a luva estiver danificada, substituir o selo inteiro. Nunca misturar peas novas com peas usadas. Instalar o elemento estacionrio do selo na sede estacionria e pressionar o conjunto estacionrio na cavidade da carcaa do selo at que encoste completamente no fundo da cavidade (o uso de um tubo plstico poder ajudar nessa operao, o dimetro interno deve ser um pouco maior que o dimetro externo da luva). Deslizar a parte rotativa do selo (que consiste da luva, arruela centralizadora da mola, sanfona e retentor da mola, e o elemento rotativo) sobre o eixo at que as faces do selo se toquem. Prosseguir a montagem conforme descrito em Instalao do Rotor. Instalao do Rotor Inspecionar o rotor e substituir caso esteja rachado ou com desgaste excessivo. Observar se h sujeira ou danos nas roscas do rotor e do eixo, limpar e lubrificar se necessrio. NOTA As roscas do eixo e do rotor devem estar completamente limpas antes da instalao do rotor. Mesmo a menor sujeira nas roscas pode causar o engripamento do rotor no eixo, tornando uma futura desmontagem difcil ou at impossvel sem que se danifique o rotor ou o eixo. Aplicar um produto anti-engripante na rosca do rotor e rosquear o rotor no eixo at atingir o aperto final.

14

NOTA Prosseguir de acordo com Instalao do Conjunto Rotativo antes da montagem do parafuso de fixao e da arruela do rotor. O conjunto rotativo deve estar instalado na carcaa da bomba para dar aperto no parafuso de fixao. Depois do conjunto rotativo estar instalado na carcaa da bomba, lubrificar a rosca do parafuso de fixao com um leo penetrante e anti-engripante e instalar a arruela do rotor e apertar o parafuso de fixao.

Instalao do Conjunto Rotativo

NOTA No caso da bomba ter sido totalmente desmontada, recomendvel que a vlvula de reteno interna e a tampa de inspeo sejam montadas neste momento. A tampa de inspeo deve estar instalada para que sejam feito o ajuste da folga do rotor. Instalar o anel O da carcaa de rolamentos e lubrificar com graxa fina. Deixar o conjunto rotativo solto na carcaa da bomba tomando cuidado para no danificar o anel O. Fixar o conjunto rotativo na carcaa da bomba com os parafusos de fixao, no apertar totalmente os parafusos de fixao at que a tampa de inspeo frontal tenha sido montada e a folga da face do rotor tenha sido ajustada. Uma folga de 0,5 0,7 mm entre o rotor e a placa de desgaste recomendada para a mxima eficincia da bomba. Aps o rotor arrastar na placa de desgaste, regule o conjunto atravs dos parafusos de regulagem.

NOTA O Flap deve ser substitudo completamente. Peas desse conjunto no so vendidas separadamente. necessrio que a placa de desgaste no esteja montada para se conseguir fazer a montagem do Flap. Inspecionar o conjunto do flap e substituir se necessrio. Alcanar com a mo o local de montagem da vlvula de reteno interna atravs da abertura da tampa de inspeo e posicionar o adaptador da vlvula no rasgo de montagem no flange de suco. Alinhar o adaptador com a abertura do flange e fixar o conjunto com o pino da vlvula de reteno. No caso dos flanges de suco e descarga terem sido removidos, instalar as respectivas juntas, aplicar um veda-junta em ambas as superfcies coincidentes, e fix-las na carcaa da bomba com os parafusos. Instalao da Tampa de Inspeo Frontal No caso da placa de desgaste ter sido removida e substituda, centraliz-la cuidadosamente na tampa de inspeo e fix-la com o parafuso e arruela de presso (a placa de desgaste deve estar concntrica para evitar engripamento quando a tampa de inspeo frontal for montada). Substituir o anel O e lubrificar com uma quantidade generosa de graxa n 2.

Montagem do Flap

15

Remover escamas e partculas das superfcies que possam interferir ou evitar uma boa vedao no contato com a carcaa da bomba. Certificar-se de que a placa de desgaste no encoste no rotor. NOTA Para facilitar uma futura desmontagem, aplicar um filme de graxa ou de leo penetrante no ressalto da tampa de inspeo, ou em qualquer superfcie que entre em contato com a carcaa da bomba. Isso evitar a formao de ferrugem e escamas. Fixar o conjunto da tampa de inspeo frontal atravs do aperto uniforme das porcas, no dando aperto exagerado nas mesmas, apertando-as o suficiente para garantir uma boa vedao no ressalto da tampa traseira. Certificar-se de que a placa de desgaste no prenda na carcaa.

recomendvel que a vlvula de alvio de presso seja substituda a cada manuteno completa ou quando a bomba superaquecer e a vlvula seja acionada. Periodicamente, a vlvula deve ser removida para inspeo e limpeza. Na montagem da vlvula de alvio, aplicar um vedante na rosca da vlvula. Posicionar a vlvula de alvio com o lado de descarga direcionado para baixo. Montagem Final da Bomba Instalar a chaveta no eixo e conectar unidade motriz. Certificar-se de que as protees estejam instaladas sobre as partes rotativas. Instalar os tubos de suco e descarga e abrir todas as vlvulas. Certificar-se de que todas as conexes do tubo estejam apertadas adequadamente apoiadas e seguras. Certificar-se de que a bomba e a unidade motriz tenham sido lubrificadas de maneira adequada. Remover o conjunto da tampa de enchimento e encher a carcaa da bomba com lquido limpo. Reinstalar a tampa de enchimento e apert-las.

MANUTENO DA VLVULA DE ALVIO DE PRESSO

LUBRIFICAO
ATENO A BOMBA NO PODE OPERAR SEM LEO NO MANCAL Conjunto do Selo Mecnico Antes de dar partida na bomba, remover o bujo de respiro e encher a carcaa do selo mecnico com leo SAE 30 sem detergente,. Rolamentos Verificar o nvel de leo regularmente atravs do visor mantendo o nvel no meio do visor. Quando houver necessidade, adicionar leo SAE 30, sem detergente, pelo orifcio do respiro, no mantendo o nvel muito alto, pois isto poder resultar em superaquecimento dos rolamentos e falhas prematuras. Sob condies normais, drenar a carcaa de rolamentos uma vez por ano e encher com leo limpo. Trocar o leo com maior frequncia se a bomba funcionar

16

continuamente ou se estiver instalada num ambiente sujeito a mudanas rpidas de temperatura. NOTA Acompanhar regularmente a condio do lubrificante para observar a eventual presena de ferrugem ou condensao. Isto especialmente importante onde ocorrem grandes variaes de temperatura. Para condies de operao sob baixa temperatura, consultar o fornecedor do leo para obter o tipo de leo apropriado. Tabela de leos Recomendados Fabricante CASTROL ATLANTIC ESSO MOBIL OIL IPIRANGA PETROBRS SHELL TEXACO at 3000 rpm HYSPIN - 68 EUREKA - 68 LEO P/ TURBINA - 68 DTE - 26 IPTUR AW - 68 MARBRAX TR - 68 TELLUS -68 REGAL R & O - 68 acima de 3000 rpm HYSPIN - 46 EUREKA - 46 LEO P/ TURBINA - 46 DTE - 24 IPTURAW - 46 MARBRAX TR - 46 TELLUS - 46 REGAL R & O - 46

Na falta destes utilizar SAE 20 ou SAE 30 para automveis, no utilizar HD.

17

Вам также может понравиться