You are on page 1of 5

Cludio L. Jacintho da Silva. Aluno do LAMAV-CCT-UENF Ronaldo Paranhos, PhD. Professor do LAMAV-CCT-UENF.

Fissurao a Quente (Trincas a Quente)


Cludio L. Jacintho da Silva Prof. Ronaldo Paranhos

As trincas a quente podem ser de escala microscpica, e no so detectadas pelas tcnicas convencionais de inspeo, ou na maioria dos casos, em escala macroscpica, que apesar de desenvolver o mesmo mecanismo da fissurao microscpica, atingem dimenses muito maiores, constituindo-se em defeitos de solda pois comprometem sua qualidade. Nos dois casos, este tipo de trinca apresenta as seguintes caractersticas: Ocorrem e se originam, invariavelmente nos contornos de gro, espao interdendrtico ou intergranular durante a solidificao do metal de solda. Esto sempre associadas concentrao de impurezas nestas regies (segregao) durante a solidificao. Formam-se em temperaturas prximas da temperatura final de solidificao So provocadas pelas tenses geradas pela contrao da solda. Podem-se localizar no metal da solda (ZF), na zona termicamente afetada (ZTA) do metal base ou dos passes precedentes do metal de solda.

Terminologia
(c) (e) (f) (a) (b)

(d)

a) Trinca longitudinal do metal base


b) Trinca na raiz da solda c) Trinca na margem do cordo de solda na ZTA d) Trinca longitudinal na ZF e) Trinca de cratera f) Trinca Intergranular

g) Trinca Intergranular na ZTA dos passes precedentes

http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol04.pdf

2003 www.infosolda.com.br

Cludio L. Jacintho da Silva. Aluno do LAMAV-CCT-UENF Ronaldo Paranhos, PhD. Professor do LAMAV-CCT-UENF.

Mecanismos
A soldagem por fuso envolve grandes gradientes trmicos (102 a 103 C/mm) em pequenas regies, com variaes bruscas de temperatura (de at 103 C/s), o que provoca extensas variaes de microestrutura e propriedades, em um pequeno volume de material. Este aquecimento localizado em determinadas regies, tende a dilatar mais intensamente estas regies do que as adjacentes, submetidas a temperaturas menores. As deformaes elsticas e plsticas do material aquecido, ao final do processo de soldagem, criam tenses internas, tambm chamadas de tenses residuais. Trs teorias tm sido formuladas para explicar o fenmeno da fissurao a quente. Uma delas se refere a fuso da regio segregada do metal da solda, onde no final da solidificao da solda, um filme lquido de baixo ponto de fuso ocupa os contornos de gro, espao interdendrtico ou intercelular. Desta forma, o metal fica incapaz de suportar os esforos mecnicos de contrao da solda. Uma segunda teoria, retrata a fuso da regio segregada da ZTA. Durante a soldagem a ZTA fica submetida a temperaturas desde o ponto de fuso da liga at a temperatura, de pr-aquecimento, formando um gradiente trmico contnuo a partir da interface. Nestas condies, favorvel a ocorrncia de filmes lquidos nos contornos simultaneamente com tenses de contrao de solda. A terceira teoria, baseada na queda de dutilidade, que ocorre numa faixa de temperatura pouco inferior s temperaturas finais de solidificao. Nestas condies, o metal no teria tenacidade suficiente para suportar as tenses geradas pela soldagem.

rezas introduzidas por deficincias de limpeza durante a soldagem. Tudo isso conduz a um grande aumento da concentrao das impurezas nas ltimas partes solidificadas, que podem ocupar posies desfavorveis na ZF em relao s tenses de contrao da solda, mantendo um filme lquido na ZF, devido ao seu baixo ponto de fuso, que no confere resistncia mecnica suficiente para suportar as tenses de contrao na solda, formando as trincas a quente. Eventualmente poder haver tambm a formao de compostos ou a presena de impurezas que se mantm slidas e que se concentraro na ltima parcela do lquido a se solidificar. Este tipo de heterogeneidade, chamada de segregao, pode se manifestar de forma macroscpica, microscpica (no interior dos gros, nos espaos interdendrticos, nos contornos de gro) e de forma intragranular.

Alta Velocidade de Soldagem


Acentua tanto a micro como a macro-segregao favorecendo muito a fissurao no centro do cordo. O centro do cordo de solda forma uma granulao grosseira e uma severa segregao intragranular bem como a formao de um plano de contornos de gro no centro da solda e, portanto condies extremamente favorveis fissurao

Fatores que Influenciam as Trincas a Quente


Segregao
A segregao de fases, de ponto de fuso mais baixo que a solda, geralmente, a causa mais comum da fissurao a quente. Normalmente as impurezas e os elementos de liga contidos nos materiais usados industrialmente so mais solveis na fase lquida. O mesmo ocorre com as impuhttp://www.infosolda.com.br/artigos/metsol04.pdf

Tenses de Soldagem
As soldas sujeitas as tenses mais elevadas so suscetveis fissurao. Assim sendo, aquelas executadas com elevado grau de restrio, devem mere2003 www.infosolda.com.br

Cludio L. Jacintho da Silva. Aluno do LAMAV-CCT-UENF Ronaldo Paranhos, PhD. Professor do LAMAV-CCT-UENF.

Metal Base com UCS > 30


(a)

(b)

O ndice de susceptibilidade a trincas (UCS) serve para avaliar a tendncia do metal base a fissurao a quente. Este ndice est relacionado concentrao de alguns componentes qumicos e pode ser matematicamente calculado como UCS=230C + 190S + 75P + 45Nb -12,3Si - 5,4Mn -1. Quando um metal base possui UCS>30 indica que o mesmo possui baixa resistncia a trincas.

Diluio no Passe da Raiz


(Va > Vb) A elevada diluio no passe da raiz tambm favorece a fissurao a quente, portanto, minimizar a diluio no passe da raiz fundamental para evitar trincas. A reduo da diluio junto com a aplicao de pequenos cordes evitam trincas. (quanto maior a diluio no passe da raiz, pior).

(a)Forma de Lgrima: propensa a trincas (b)Elptica: pouco propensa a trincas

Slido

Lquido

Slido

Lquido

Slido

Lquido

(a)
Solidificao dendrtica

(b)
Dendrtica - Celular Celular

(c)

Elevada Diluio passe raiz: Sensvel a trincas.

cer ateno especial. aconselhvel tambm, do ponto de vista das tenses, a soldagem com baixa energia, pois dificulta a solidificao dendrtica, reduz as tenses geradas pela soldagem.

Espessura da Chapa
As morfologias das chapas tambm exercem papel importante na determinao do grau de susceptibilidade a trincas, enquanto as chapas grossas so mais propensas a trincas a quente, por outro lado, as chapas finas deformam-se mais facilmente durante a soldagem, causando uma maior distoro, que por sua vez, tornam mais susceptveis a trincas a quente. Ainda em funo da espessura da chapa, a extrao de calor bidimensional, comum em chapas finas, so mais sensveis a trincas do que as chapas grossas, que normalmente possuem a extrao de calor tridimensional. As chapas grossas mais propensas a trinca.

Juntas Caracterizadas por Alto Grau de Restrio


As juntas que possuem um alto grau de restrio so mais suscetveis formao de trincas a quente, pois devido a pouca liberdade de se moverem para aliviar o nvel de tenses, so mais sensveis. Como exemplo podemos citar as soldas em filetes, que conferem elevada restrio.

http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol04.pdf

2003 www.infosolda.com.br

Cludio L. Jacintho da Silva. Aluno do LAMAV-CCT-UENF Ronaldo Paranhos, PhD. Professor do LAMAV-CCT-UENF.

Cordes ligeiramente convexos e com 1< PL< 2 menos sensveis a trincas.

Extrao calor bidimensional: Sensvel a trincas. Cordes muito cncavos sujeitos a trincas.

Extrao calor tridimensional: Sensvel a trincas.

Cordes ligeiramente convexos e com 1< P/L< 2 menos sensveis a trincas.

Resistncia Mecnica do Metal Base


O risco a trincas aumenta com o aumento da resistncia do metal base, pois o metal perde a capacidade de escoar com o aumento da resistncia, tornando mais difcil acomodar as deformaes plsticas.

Coeficiente de Dilatao Linear


A diferena de coeficiente de dilatao linear marcante para a soldagem de materiais dissimilares ou com metal de adio dissimilar, por causar diferentes graus de dilatao e contrao no metal durante a soldagem, aumentando as tenses residuais e conseqentemente a suscetibilidade a trinca.

Relao Profundidade/Largura do Cordo de Solda


Os cordes de solda tambm podem influenciar na formao de trincas. Os cordes largos e pouco profundos, em forma de chapu ou profundos e estreitos, so mais susceptveis a trinca do que os cordes ligeiramente convexos e com razo profundidade / largura, entre um e dois.

Composio Qumica
Nos aos ao carbono e de baixa liga, impurezas como enxofre e fsforo so particularmente prejudiciais, pois formam com o ferro e outros metais, compostos de ponto de fuso bem inferiores ao restante do material, diminuindo a resistncia fissurao. Ambos formam eutticos (FeS e Fe3P). O enxofre possui menor solubilidade na austenita, portanto, uma liga que se solidifique completamente nesta forma altamente sensvel a este tipo de fissurao. O efeito do fsforo semelhante e cumulativo com o do enxofre. No entanto, apesar de tambm formar euttico de baixo ponto de fuso, o fsforo praticamente no produz fissurao em ferro puro. Aparentemente s produz segregao, quando combinado com outros elementos tais como o cromo, nquel e molibdnio.

Cordes largos e pouco profundos em forma de chapu sujeitos a trincas.

Cordes Profundos e Estreitos (PL > 3) sujeitos a trincas.

http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol04.pdf

2003 www.infosolda.com.br

"

Cludio L. Jacintho da Silva. Aluno do LAMAV-CCT-UENF Ronaldo Paranhos, PhD. Professor do LAMAV-CCT-UENF.

A adio de mangans aos aos consumveis de solda contribui para evitar a fissurao, pois o Mn possui maior afinidade com o enxofre em relao ao ferro, formando MnS, cuja temperatura de fuso superior ao do FeS, e se precipita no interior da matriz ferrtica sob forma de glbulos polidricos, no provocando portanto fissurao. J o fsforo, no pode ser neutralizado pela adio do mangans. O nico recurso limitar o seu teor, evitando revestimentos orgnicos, revestimentos eltricos, graxas e leos. O Silcio, que normalmente adicionado maioria dos aos ao carbono e de baixa liga, para atuar como desoxidante e para aumentar a fluidez do metal fundido, pode produzir a fissurao a quente, caso esteja presente em teores superiores a 1,0%.

O nquel e o alumnio afetam a composio e a distribuio dos compostos de enxofre, nos aos ferrticos, aumentando a suscetibilidade a fissurao a quente. O carbono normalmente produz segregao de baixo ponto de fuso e acentua a segregao de sulfetos, alm dos efeitos prejudiciais sobre a tenacidade e a temperatura de transio, favorecendo a fissurao a quente. Soldagem sobre chanfros sujos com hidrocarbonetos (leos e graxas), aumentam muito o teor de carbono na ZF, o que certamente acarretar em trincas a quente. O Zinco quando presente no metal depositado, pode produzir fissurao devido a sua elevada volatilidade, tornando difcil a sua dissoluo no metal de solda, enquanto este se encontrar no estado lquido.

http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol04.pdf

2003 www.infosolda.com.br