Вы находитесь на странице: 1из 3

Problemas Respiratrios - Acupuntura como alternativa de tratamento

Mudam-se as estaes, muda o clima e o surgimento de problemas respiratrios aparece com grande incidncia, acometendo adultos e crianas com a mesma intensidade. Geralmente estes problemas levam as pessoas a procurarem os pronto-atendimentos ou os mdicos especializados para seus tratamentos. Dependendo do caso podemos ter sintomas de uma simples gripe como tambm de doenas crnicas que, muitas vezes, impedem que seu portador tenha uma vida normal.

Mediante este quadro, atualmente existe um grande nmero de pessoas que recorrem aos tratamentos alternativos para preveno, controle e tratamento destas doenas. A acupuntura aparece neste contexto como um eficiente tratamento para afeces que comprometem as vias respiratrias.

Cada vez mais indicada como tcnica teraputica, a acupuntura vem ganhando espao na Medicina Ocidental frente constatao real de sua eficcia. Partindo do conceito de que a sade depende da harmonia entre o perfeito estado fsico e emocional, a acupuntura atravs de suas tcnicas tem como objetivo o reequilbrio energtico do paciente, utilizando pontos especficos do corpo situados em canais chamados de meridianos. Atua de forma eficaz tanto nos transtornos de origem psquica como tambm nos problemas fsico-funcionais. Sendo assim podemos citar: ansiedade, depresso, stress, enxaquecas, problemas de coluna, dores musculares, problemas articulares, tendinites, problemas intestinais, atrites, hipertenso arterial, fibromialgia, gastrite, entre outros. Embora muitas pessoas ainda associem a acupuntura como tratamento para controle de dor, e ela realmente muito eficiente nestes casos, existem muitos outros problemas em que ela pode agir como os citados acima e os em questo como os problemas do sistema respiratrio do tipo: sinusite, asma, rinite alrgica, bronquite, gripe, etc. Nestes casos ela pode ter como efeito a reduo de secrees, diminuio de irritao nasal, desobstruo das vias areas, diminuio da falta de ar e melhora do sistema imunolgico minimizando reaes alrgicas, agindo tanto nas fases agudas como no controle dos problemas crnicos. Hoje, um nmero cada vez maior de pessoas recorre acupuntura como alternativa de tratamento. Sabese que muitos dos problemas respiratrios podem estar relacionados parte emocional e a tambm que a acupuntura um diferencial nestes tratamentos, agindo positivamente nas doenas que apresentam estas caractersticas. O reequilbrio energtico conseguido pela insero das agulhas vai atuar diretamente no sistema nervoso, desencadeando a liberao de substncias qumicas que tem efeitos analgsicos, anti-inflamatrios e de imunizao. J est comprovado que esses transmissores qumicos conseguem influenciar o modo como o organismo se reequilibra, levando-o a normalidade de seu funcionamento. No h idade mnima para a aplicao da acupuntura. O seu tratamento depende de uma avaliao e a sua freqncia vai depender de cada caso, podendo ser associada ao tratamento mdico potencializando assim os seus efeitos. O resultado final que a acupuntura estimula a cura natural do organismo, promovendo o bem estar fsico e emocional, fazendo com que o corpo funcione melhor e de forma mais saudvel.

Plantas
Agrio (Masturtium offifcinale) Da famlia das Crucferas, esta planta rica em iodo, ferro fofato e leos essenciais. Possui ao descongestionante, bquica (para tratar tosse), digestiva, diurtica e depurativa, podendo ser utilizada contra malefcios do fumo e do cido rico. Alecrim (Rosmarinus officinales) Esta planta, da famlia das Labiadas, utilizada para aumentar o apetite, bem como tem ao contra sarna e coceiras quando mistura ao leo de camomila. Tambm aconselhvel para casos de cansao no peito, tosses e catarro, aliviando dores do perodo menstrual. Anis estrelado (Ilicium verum)

De origem chinesa esta planta da familia das Magnoliceas, rica em leos aromticos e propriedades curativas usadas no preparo de medicamentos e doces. Sendo muito utilizado para amenizar problemas respiratrios e sintomas da gripe.

leo essencial de eucalipto


O inverno est a! tempo de chocolate quente, chs quentinhos, sopinhas, assistir filmes embaixo das cobertas e mais um monte de delcias mas nessa poca do ano tambm h um aumento de casos de problemas respiratrios, como gripes, resfriados, sinusites diante desses problemas, vale a pena conhecer o poderoso leo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus). Facilmente reconhecido pelo seu aroma, que lembra a cnfora, o eucalipto um remdio clssico para os problemas respiratrios e integra muitos produtos comerciais para resfriados e congestes nasais. Tambm usado para mal-estares peitorais, problemas musculares e para purificar o ar. Original da Austrlia, a rvore foi introduzida na Europa no final do sculo XVIII e destilada comercialmente nos anos 1850. Propriedades teraputicas: tradicionalmente, os aborgenes australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura. Pesquisas recentes confirmam que o leo tem propriedades antiinflamatrias e alvio de dores, e pode reduzir inchaos e acelerar a cura. Dores e indisposies: o leo de eucalipto parece esfriar a pele, mas aquece os msculos; para dor nas costas (rigidez e dores na regio lombar, ombros e pescoo) uma massagem com leo essencial de eucalipto pode trazer muitos benefcios e bem-estar. Problemas respiratrios: o principal constituinte do leo essencial de eucalipto, o cineol, responsvel por seus poderosos efeitos anti-sptico, antivirtico e expectorante. Use-o diludo em gua nos difusores aromticos, assim o aroma do eucalipto espalha-se no ambiente, e penetra no organismo por via area; ou em massagens, como citado acima, principalmente na regio das costas e peitoral o aroma forte relaxa o peito e pode aliviar a congesto. Alergias e infeces: o eucalipto possui propriedades antibacterianas, um bom agente antivirtico e estimula o sistema imunolgico. Quando usado em difusores aromticos, ou vaporizadores, o olo essencial reduz micrbios no ar. Contra-indicaes: no indicado o uso de eucalipto por pessoas asmticas e por pessoas que fazem qualquer tratamento com homeopatia. Fonte: MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia & Massagem. So Paulo: Vitria Rgia, 2000

Вам также может понравиться