Вы находитесь на странице: 1из 10

Esttica modulo II

Cncer de pele
A pele, o maior rgo do corpo humano, composta por duas camadas: a epiderme, na parte externa, e a derme, na parte interna. Alm de regular a temperatura do corpo, ela serve de proteo contra agentes externos, como luz do sol e calor, contra agentes infecciosos e agentes qumicos (ingesto de arsnico, exposio a raios-X e rdio). Os cnceres de pele so muito comuns no Brasil (25% dos tumores malignos diagnosticados), e a maioria ocorre por causa do excesso de exposio aos raios ultravioleta do sol. Eles podem ser de vrios tipos. Os mais comuns so os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidncia mais alta, porm menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos freqentes, so mais graves por causa do risco de metstases aumentado. Pessoas com histria familiar da doena, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expem ao sol e a agentes qumicos excessivamente e tm muitas pintas constituem a populao de maior risco para desenvolver a doena.

Sintomas
A leso maligna de pele geralmente rsea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Tambm pode ter o aspecto de ferida que no cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coam, sangram ou apresentam alteraes de cor, consistncia e tamanho (geralmente maior que 6 mm). Outras caractersticas importantes dessas leses so a assimetria e as bordas irregulares. Como os cnceres de pele podem apresentar caractersticas diversas, a pessoa deve procurar um mdico sempre que notar uma leso nova ou quando uma leso antiga sofrer algum tipo de modificao.

Yara Doria

cncer de pele

Esttica modulo II

Diagnstico
O diagnstico leva em conta o aspecto clnico da leso, sua colorao e forma e o resultado da bipsia dos tecidos da prpria leso e dos que esto ao seu redor.O diagnstico precoce muito importante, j que a maioria dos casos detectados no incio apresenta bons ndices de cura.

Tratamento
O tratamento inicial consiste na retirada cirrgica da leso e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia so recursos teraputicos utilizados nos casos mais graves. O tipo de tumor menos importante do que seu tamanho no momento do diagnstico para determinar o tratamento e o prognstico.

Recomendaes
Faa um autoexame de pele regularmente e observe se h alguma mancha, leso, ferida, sinal ou pinta nova ou que apresente alguma modificao. No se esquea de examinar tambm a palma das mos, os vos entre os dedos, a sola dos ps e o couro cabeludo; * Evite a exposio excessiva ao sol, principalmente entre 10 e 15 horas. Use filtro solar com proteo adequada ao seu tipo de pele, alm de chapu e roupas para se proteger; * Evite as queimaduras de sol, principalmente durante a infncia e a adolescncia, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol; * No exagere na exposio dentro das cmaras de bronzeamento artificial, porque tambm elas emitem raio ultravioleta,* Procure um mdico dermatologista com regularidade, se voc tem pele muito clara, que fica vermelha facilmente quando exposta ao sol, e/ou histrico de cncer de pele na famlia.
Yara Doria cncer de pele

Esttica modulo II

O que cncer de pele? Cncer da pele o crescimento anormal e descontrolado das clulas da pele. Qualquer clula que compe a pele pode originar um cncer, logo existem diversos tipos de cncer de pele. O cncer de pele o cncer mais comum do ser humano, responsvel por 1/3 de todos os casos de cncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidncia, observamos elevados ndices de cura, principalmente devido ao diagnstico precoce. Quais os tipos de cncer de pele? Didaticamente possvel dividir o cncer de pele em 2 grupos: melanoma e cncer de pele no melanoma (CPNM). Cncer de pele no melanomas:
O CPNM engloba diversos tipos de cncer, os dois mais comuns so o carcinoma

basocelular

(CBC) e

carcinoma espinocelular (CEC). O ltimo originrio dos queratincitos da pele, principal clula da epiderme (poro superficial da pele), Na epiderme existe camadas diferentes, sendo que o carcinoma espinocelular originrio da camada espinhosa (por isso espinocelular). J o carcinoma basocelular tem este nome porque acreditava-se que seria originrio dos queratincitos da camada basal da epiderme. Contudo, sabe-se hoje que o carcinoma basocelular originrio das clulas do folculo piloso. Portanto, reas do corpo com grande quantidade de folculos pilosos como o nariz, tem maior incidncia de CBC.

Yara Doria

cncer de pele

Esttica modulo II

Desenho esquemtico da arquitetura da pele. A pele divide-se em epiderme (poro mais superficial) e derme (poro mais profunda). Na epiderme esto as clulas que originam os cnceres de pele mais comuns, o melancito da origem ao melanoma e o queratincito da origem ao carcinoma basocelular e espinocelular.

O carcinoma basocelular um tumor maligno de excelente prognstico que raramente espalha pelo corpo (metastiza). J o carcinoma espinocelular pode metastizar, merecendo uma ateno maior. O cncer de pele no melanoma mais comum em homens, e sua incidncia aumenta com a idade. O diagnstico precoce e o tratamento adequado em geral levam a cura do tumor.
Yara Doria cncer de pele

Esttica modulo II

O melanoma um cncer originrio dos melancitos, clulas responsveis pela produo de melanina. Os melancitos ficam na parte superficial da pele, a epiderme, situados entre os

queratincitos da camada basal. A melanina que eles produzem serve de proteo contra a radiao ultravioleta. A melanina a substncia que da cor a pele, portanto, melanomas tendem a ser escuros. Melanomas so tumores agressivos que se no forem diagnosticados precocemente costumam metastizar e podem inclusive levar a bito. O melhor tratamento para o melanoma o diagnstico precoce seguido de cirurgia. Existem outros cnceres de pele que so mais raros, como o dermatofibrosarcoma, tumores de anexo e o carcinoma de Merkel.

Como reconhecer um cncer de pele?


Como reconhecer um melanoma:

O melanoma geralmente uma leso enegrecida, escura. Pode ser plana (somente mancha) ou formar ndulos ou feridas. Pode surgir de leses pr existentes (pintas ou sinais). Toda leso pr-existente que sofrer alguma alterao deve ser prontamente examinada por um mdico dermatologista. Existe uma regra mnemnica, a regra do ABCDE. Assimetria: Os melanomas tendem a exibir uma assimetria de cores e forma. Bordas: Os melanomas apresentam bordas irregulares, com final abrupto da pigmentao Cores: Nos melanomas, predomina as cores escuras e/ou a presena de vrias cores em uma mesma leso (preto marrom claro marrom escuro, cinza-azulado, vermelho e branco). Dimetro: O crescimento rpido uma das principais caractersticas do melanoma, o que leva a leses de dimetros maiores. Como regra dimetros maiores que 6 milmetros levam a uma suspeita maior de leso maligna.. Lembrando sempre que existem melanomas de dimetro menor e quanto mais precoce o diagnstico melhor. Evoluo: Toda pinta que mudar (mudana de cor, formato, relevo) em curto perodo de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista. Dicas de como reconhecer um carcinoma basocelular: O carcinoma basocelular geralmente uma leso avermelhada e brilhante, tendo um brilho perolado. Pode apresentar na sua superfcie pequenos vasos de sangue conhecidos como teleangiectasias. um tumor frivel, com freqncia se ulcera, causando uma ferida que no cicatriza. Pode haver formas pigmentadas, que so escuras. Existem diversos tipos de carcinoma basocelulares e cada um tem caractersticas prprias. O carcinoma basocelular esclerodermiforme pode se parecer com uma cicatriz. J o carcinoma basocelular superficial pode lembrar outras doenas de pele como alergias e at psorase.
Yara Doria cncer de pele

Esttica modulo II

Como reconhecer um carcinoma espinocelular:


O carcinoma espinocelular um tumor pouco caracterstico, seu diagnstico mais difcil se comparado ao carcinoma basocelular e ao melanoma. Pode acometer toda a pele e tambm as mucosas, sendo comum na boca. Em geral uma leso avermelhada, de crescimento rpido, associada a reas speras e queratsicas (cascas amarelado-esbranquiada dura e spera). Pode ser tambm uma ferida que no cicatriza.

Yara Doria

cncer de pele

Esttica modulo II

Quais os fatores de risco para cncer de pele? O principal fator de risco no desenvolvimento de cncer de pele a exposio radiao ultravioleta do sol. O risco de cncer de pele em indivduos brancos dobra a cada 8-10 de decrscimo de latitude, mostrando que quanto mais prximo do equador, maior a exposio solar, maior o risco de cncer de pele. A exposio solar crnica o fator mais importante na gnese de um cncer de pele. O risco de desenvolver um carcinoma basocelular 5 vezes maior aos 75 anos se comparado a um individuo de mesma cor de pele com 50 anos. Isto mostra a importncia do efeito cumulativo da exposio radiao solar. Contudo, a exposio aguda, as queimaduras solares que geram bolhas, tambm so fatores de risco no desenvolvimento de cncer de pele. Pessoas com histria de queimaduras solares na infncia tm um risco maior de desenvolver melanoma. O cncer de pele pode surgir em qualquer tipo de pele, porm, extremamente mais freqente nos indivduos de pele clara. Cncer de pele perigoso? Calcula-se que existam perto de trs milhes de novos casos de cncer de pele a cada ano. A organizao mundial de sade estima que mais de 65 mil pessoas morrem todo ano por cncer de pele, sendo o melanoma o principal causador de mortes. Cncer de pele tem cura? O cncer de pele o cncer mais comum do ser humano e felizmente curvel se diagnosticado em uma fase inicial. O tratamento do cncer de pele depende do tipo de cncer. Basicamente o tratamento cirrgico. Quando a cirurgia feita em casos iniciais o resultado excelente, alm de cura, as cicatrizes so pequenas em alguns casos at imperceptveis.
Yara Doria cncer de pele

Esttica modulo II

Preveno ao cncer de pele: O uso de protetores solares apropriados ao tipo de pele do individuo fundamental. O protetor solar deve ser usado em todas as partes do corpo expostas ao sol, sendo reaplicado a cada 3 horas. No confie apenas no protetor solar! A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteo sejam adotadas quando houver exposio ao sol: uso de chapus, camisetas e protetores solares. Tambm deve ser evitada a exposio solar entre 10 e 16h (horrio de vero). importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodo ou lona, que absorvem 50% da radiao ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confivel: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Nos indivduos muito claros ou com histria familiar de cncer de pele (principalmente melanoma), um exame de rotina por um mdico especialista recomendvel. Este check -up pode ser feito anualmente ou semestralmente de acordo com a necessidade

Yara Doria

cncer de pele

Esttica modulo II

BIOTEC 2012

TRABALHO DE BIOLOGIA

Yara Doria

cncer de pele

Esttica modulo II

Cncer de Pele

Yara Doria

cncer de pele

Вам также может понравиться