Вы находитесь на странице: 1из 3

1 TRABALHO EM REDE, UMA NOVA FORMA DE GESTO NA REA SOCIAL

Com base nas informaes fornecidas pela Secretaria da Justia e do Desenvolvimento Social (www.stcas.rs.gov.br), aborda-se, nesta seo, a Rede Parceria Social, ora implementada no Rio Grande do Sul, em funo de seus conceitos e objetivos, de sua forma de execuo e do perfil dos projetos nela envolvidos. A Rede Parceria Social est sob a coordenao da Secretaria da Justia e do Desenvolvimento Social, com o apoio do Conselho Estadual de Assistncia Social (CEAS). Est sendo apresentada como um novo conceito de poltica social, um modelo pioneiro de gesto da rea social no Rio Grande do Sul. Trata-se de um trabalho articulado entre o Estado, a iniciativa privada e as organizaes do terceiro setor, tendo como principais objetivos: otimizar os recursos destinados pelas empresas privadas ao social; potencializar a atuao das entidades sem fins lucrativos; melhorar a atuao tradicional do Estado na rea, otimizando resultados e solues; e criar condies para incrementar a sustentabilidade do terceiro setor. A Rede formada pela Carteira de Projetos Sociais, regulada pelo Governo Estadual; pela Fundao Geraes, administradora do Fundo Geraes, composto por doaes financeiras espontneas que empresas e organizaes destinam a projetos sociais; e pelo Observatrio do Terceiro Setor e do Desenvolvimento Social, que o centro produtor e criador de conhecimento e de qualificao de prestadores de servios no terceiro setor e que oferece cursos e estudos sobre a rea, alm de prospectar recursos no Brasil e no exterior. O sistema de funcionamento da Rede demonstrado esquematicamente na Figura 1, onde a entidade-ncora a instituio social que prope o projeto e o desenvolve com o auxlio das entidades parceiras selecionadas em todo o Estado atravs de chamada pblica. O projeto social o projeto propriamente dito, com objetivos e metas definidos pela entidade-ncora e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistncia Social. E a empresa ou organizao financiadora aquela interessada em contribuir com recursos financeiros para a rea social. Quando um projeto da Carteira de Projetos Sociais j obteve recursos financeiros, ocorre a chamada pblica, oferecendo oportunidades iguais para as entidades parceiras desenvolverem projetos comunitrios. Desse modo, so selecionadas as organizaes que iro desenvolver os projetos propostos pela entidade-ncora e receber capacitao gerencial. O Observatrio do Terceiro Setor e do Desenvolvimento Social distribui conhecimento e qualificao entre as instituies do terceiro setor.

16
Figura 1 Esboo do funcionamento da Rede Parceria Social no Rio Grande do Sul

Entidade-ncora

Projeto social

Empresa financiadora

Chamada pblica

Seleo

Entidades parceiras selecionadas

Observatrio

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Justia e do Desenvolvimento Social. Porto Alegre: SJDS, 2008.

1.1 Tipos de projetos selecionados


A primeira edio1 da Rede Parceria Social, anunciada em novembro de 2007, compe-se de 197 projetos distribudos no Estado, com 163 entidades participantes, abrangendo diversas reas de assistncia social, tais como: infncia e adolescncia, cultura, preservao ambiental, incluso de jovens no mercado de trabalho, aes voltadas populao de rua adulta e galpes de reciclagem de materiais, beneficiando pessoas de diferentes faixas etrias em todas as classes de menores condies socioeconmicas. A fim de facilitar a compreenso da dinmica de execuo dessas iniciativas, destacam-se, a seguir, alguns desses projetos.2

Com a participao das empresas Azalia, Banrisul, Braskem, Caixa RS, CEEE, Copesul, Corsan, Gerdau, RGE, Sulgs e Vonpar. 2 A lista dos 197 projetos selecionados e em execuo encontra-se disponvel no site da SJDS, no endereo eletrnico <http://www.sjds.rs.gov.br/arquivos/RedeParceriaSocial.xls>.

17 Na Carteira de Projetos Sociais, a temtica da preservao ambiental contemplada, como no caso do Projeto de Meio Ambiente e Gerao de Renda (Primar), com vistas, tambm, s aes para gerao de trabalho e renda nas comunidades atendidas. Citam-se outros projetos nessa linha: Juventude Semeando Cidadania e Construindo Sustentabilidades; Comunidade Produtiva: Reciclando e Ensinando; Arte Reciclvel Trabalhando a Reciclagem Atravs da Arte; Reciclar, Criar e Transformar; dentre outros. H os que focam especificamente as crianas e os adolescentes, mencionando-se: Manuteno e Qualificao do Atendimento s Crianas; Laos de Amor; Novas Solues Para o Acolhimento de Crianas e Adolescentes; Proteo da Infncia Qualificando a Educao Infantil no Campo da Tuca; Adoo Afetiva: Uma Alternativa de Acolhimento. Outros buscam a incluso de jovens em situao de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, tais como: Projeto Incluindo Cidados; Estudando Para Construir um Futuro Melhor; Acolhendo e Qualificando; Iniciao Profissional em Agente Comunitrio; Qualificao Profissional Para Adolescentes e Jovens em Situao de Vulnerabilidade Social; etc. Ademais, salientam-se projetos de combate s drogas e ao alcoolismo, de incluso digital atravs da construo de laboratrios de informtica, de cultura para o exerccio da cidadania, de recursos e de difuso de informaes para a sade, dentre outros.

Вам также может понравиться