Вы находитесь на странице: 1из 17

UNIVERSIDADE COMUNITRIA DA REGIO DE CHAPEC UNOCHAPEC

EXPERINCIA 03 SOLUBILIDADE

Chapec SC, Junho. 2012.

Universidade Comunitria Regional de Chapec rea de Cincias e da Sade Curso: Farmcia primeiro perodo Disciplina: Qumica Orgnica I Professora: Tania Cunha

EXPERINCIA 03 SOLUBILIDADE

Chapec, 12 de junho de 2012

1. Mapa Conceitual
SOLUBILIDADE

BEQUERS S

3 ML DE GUA

1 ML DE ETANOL TUBO DE ENSAIO COM ROLHA

3 ML DE ETANOL

1 ML DE 1-BUTANOL AGITAO PARA OMOGENIZAR AS SOLUES

RESCEPIENTE FECHADO

1 ML DE QUEROSENE

3 ML DE 1-BUTANOL

ETANOL ACETANILIDA GUA DESTILADA

BANHO DE GELO

FENMENO DE CRISTALIZAO

PESADO NA BALANA ANALITICA

PAPEL FILTRO

FUNIL

PAPEL FILTRO COM ACETANILIDA

BEQUER COM RESIDUOS

DESCARTE SECAGEM POR ALGUNS DIAS

2. Texto Explicativo Este trabalho relata os testes de solubilidade de algumas substncias, e tem como objetivo classific-los de acordo com sua interao e solvente, os quais sero identificados na prtica laboratorial e, portanto descrevidos. O conceito de solubilidade a capacidade de uma substncia de se dissolver em outra, e soluo uma mistura de soluto mais solvente, em uma nica fase podendo assim ser classificada como homognea. Considerando essa classificao, temos as ramificaes, onde s solues sero classificadas em: saturadas, insaturadas e supersaturadas. Realizamos est prtica com o intuito de identificar algumas variveis que interferem na solubilidade utilizando tcnicas simples de extrao, recristalizao e filtrao. Na experincia realizada, dissolvemos 0,5 g de acetanilida em 4 ml de etanol e posteriormente acrescentamos 20 ml de gua destilada, submetendo a mesma soluo a baixa temperatura. Podemos verificar o fenmeno de cristalizao na soluo que por meio disso realizou a separao da acetanilida por meio de filtrao simples. Foi possvel perceber que o iodo em soluo aquosa, ao entrar em contato com querosene separa-se da gua em que estava parcialmente dissolvido e une-se com o querosene, o que comprova suas iguais polaridades. Isso quer dizer que, os fatores que influenciam na solubilidade, so basicamente, polaridade e temperatura. A solubilidade a propriedade que uma substncia tem de se dissolver em outra substncia. A quantidade de uma substncia que se dissolve em outra depende de suas condies externas (presso e temperatura), mas pode depender tambm de propriedades em comum entre as substncias, como por exemplo, a polaridade. Existe uma regra bsica e simplria que diz: semelhante dissolve semelhante", isso quer dizer, que em outras palavras, compostos apolares dissolvem compostos apolares e no dissolvem os polares, e vice versa. Ao trmino, obtivemos solues miscveis e imiscveis, em diferentes fatores, que se compreende ento que cada composto possui sua prpria solubilidade, com

seus fatores imediatos e em diferentes solues, podendo ser reversvel se sua temperatura aumentar ou no.

3. Procedimento:

Aps a leitura sobre solubilidade foram realizados experimentos para verificao de solubilidade das diversas substncias. A atividade tratava da realizao de testes de solubilidade, e se referia as seguintes misturas realizadas e cada qual em seu devido tubo de ensaio demarcado: 1. 3 ml de H2O + 1 ml de etanol; 2. 3 ml de H2O + 1 ml de n-butanol; 3. 3 ml de H2O + 1 ml de querosene; 4. 3 ml etanol + 1 ml de n-butanol; 5. 3 ml etanol + 1 ml de querosene; 6. 3 ml n-butanol + 1 ml de querosene. Aps isto, a atividade realizou-se na adio de 1 ml de querosene em 3 ml de soluo aquosa saturada de Iodo ( aproximadamente 0,03% m/v) e a verificao da solubilizao de acordo com a polaridade de determinada substncia. O seguinte experimento consistia na dissoluo de 0,5 g de acetanilida em 4 ml de lcool, adicionando, em segundo momento 20 ml de gua destilada soluo e levando a um recipiente com gelo a mistura. Pesamos 0,5 g de acetanilida, em um bquer de 50 ml, adicionando 4 ml de etanol assim agitando at sua dissoluo, aps isto acrescentamos 20 ml de gua destilada agitando e deixando cristalizar em banho de gelo .Com os resultados obtidos, realizou-se o processo de filtrao, no qual foi colocado um bquer embaixo do funil, de modo que a ponta tocasse a parede interna do bquer. Foi transportado para o filtro o contedo do bquer que continha a acetanilida cristalizada, etanol e a

gua. Terminada a filtrao foi retirada a acetanilida no papel filtro e guardada em um local seco para espera da pesagem.

4. Resultados E Discusso Com o decorrer da prtica houve constatao da dissoluo do soluto de acordo com a polaridade do solvente, ou seja, uma substncia polar dissolve outra substncia polar, da mesma forma que uma substncia apolar dissolve outra substncia apolar.

Qtde mL

Substncia 1

Polaridade

Qtde Substncia mL 2

Polaridade Resultado

gua

Polar

+ 1

Etanol

Polar

= Miscveis

gua

Polar

+ 1

n-butanol

Polar

= Miscveis

gua

Polar

+ 1

Querosene Apolar

= Imiscveis

Etanol

Polar

+ 1

n-butanol

Apolar

= Imiscveis

Etanol

Polar

+ 1

Querosene Apolar

= Imiscveis

n-butanol

Apolar

+ 1

Querosene Apolar

= Miscveis

Iodo (soluo aquosa 0,03%)

Iodo separou-se da gua e Apolar + 1 Querosene Apolar = foi dissolvido pela querosene

Atravs da tabela possvel perceber que o iodo em soluo aquosa, ao entrar em contato com o querosene separa-se da gua, sendo que estava parcialmente dissolvido e une-se com o querosene, o que se pode comprovar que possuem a mesma polaridade. Ao dissolver 0,5 g de acetanilida em 4 ml de etanol e acrescentando-se 20 ml de gua destilada e submetendo a mesma soluo a baixa temperatura houve o

fenmeno de cristalizao na soluo. Com este fenmeno foi possvel realizar a separao da acetanilida da soluo por meio de filtrao. Finalizando a prtica foi efetuada pesagem na balana analtica de um papel filtro limpo que pesava 1 g e posteriormente o mesmo papel filtro com a acetanilida cristalizada, que pesava 0,30 g.

5. Concluso Com a realizao desta atividade prtica observou-se, que h diversos fatores que influenciam na solubilidade de um composto, principalmente a polaridade e a temperatura. A temperatura auxilia na reverso de imiscibilidade da substncia que muitas vezes no solvel a temperatura ambiente, porm com a elevao temperatura foi possvel ocorrer solubilizao. A substncia polar tende a se dissolver bem em outra substncia polar e a substncia apolar tende a se dissolver bem em outra apolar. A prtica obteve solues miscveis e imiscveis, por diferentes fatores o que se d a entender que cada composto possui sua nica solubilidade, com seus fatores imediatos e em diferentes solues, podendo ser reversvel com a elevao da temperatura ou no.

6. Questionrio

1. Por que existe uma grande diferena na solubilidade do NaCl e da acetanilida? R: No processo de solvatao aquosa, onde ocorre a disperso de um sal como o NaCl, tantos os ctions Na+, quanto os nions Cl- tornam-se hidratados com energia suficiente para vencer a energia da rede cristalina. Solutos com polaridades prximas polaridade do solvente dissolvem-se em maior quantidade do que aqueles com polaridades muito diferentes. Cloreto de sdio e gua so substncias muito polares, mas acetanilida bem pouco polar. Portanto, NaCl dissolve-se em gua, mas acetanilida tem uma solubilidade pequena em gua. Para que um slido se dissolva, as foras de atrao que mantm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interaes entre solvente e soluto. Resumindo, a regra : O semelhante dissolve semelhante.

2. Escreva as definies dos seguintes termos qumicos: R: a) miscvel: a propriedade de duas ou mais substncias lquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade.

b) imiscvel: no misturvel ou no miscvel, formando uma ou mais fases.

c) extrao: um mtodo para separar compostos baseado em suas diferentes solubilidades em dois lquidos diferentes imiscveis, normalmente gua e um solvente orgnico.

d) soluto: A partir do soluto, possvel saber qual o nvel de saturao da substncia (solvente). O soluto adicionado ao solvente torna-se uma soluo.

e) eletronegatividade: indicam a tendncia de um tomo, numa ligao qumica, em atrair eltrons compartilhados. Ou ainda, podem representar a fora com que o ncleo atrai a eletrosfera. f) molcula polar:A soma vetorial dos vetores polarizao associados a todas as ligaes covalentes polares na molcula diferente de zero.

g) molcula apolar: A soma vetorial dos vetores polarizao associados a todas as ligaes covalentes polares da molcula nula. h) ligao covalente polar: Os tomos ligados tm diferente eletronegatividade. A toda ligao covalente polar est associado um vetor polarizao, orientado da carga positiva para a negativa i) ligao covalente apolar: Os tomos ligados tm igual eletronegatividade.

3. A polaridade de uma molcula diatmica estimada pela diferena das eletronegatividades da ligao dos dois tomos. Quando a diferena das eletronegatividades for 0,4 a ligao considerada covalente no polar. Uma diferena de eletronegatividade entre 0,5 a 1,7 indica uma ligao covalente polar e quando a diferena for maior do que 1,7, a ligao chamada inica. Usando os valores de eletronegatividade classifique as ligaes nas molculas Seguintes como covalente apolar, covalente polar ou inica: R: CO: covalente polar N2: covalente no polar CaO: covalente polar Na2O: covalente polar I2:Inica LiH: covalente polar BeH2 : Inica PH3: Inica CaCl2: Inica

4. Para as molculas poliatmicas, a polaridade de uma molcula determinada no somente pela polaridade das ligaes, mas tambm pela geometria molecular. Embora CO2 possui ligaes covalentes polares, a molcula no polar devido ao fato de que o momento dipolar (ou o momento dipolo eltrico) resultante ser zero. Por outro lado, a molcula de gua polar, pois suas ligaes formam um ngulo menor que 180 oC, no sendo linear como a molcula o CO2. Assim a molcula da gua possui um momento dipolar diferente de zero. Baseando-se nestas informaes, verifique cada molcula abaixo se polar ou no polar:

R: Tetracloreto de Carbono: Apolar Clorofrmio: Apolar Dissulfeto de Carbono: Apolar Amnia: Polar Sulfeto de Hidrognio: Polar Metanol: Apolar Aldedo Frmico: Apolar Acetileno: Apolar

b) Sublinhe os compostos que voc acredita que sejam solveis na gua. Justifique sua resposta: R: NaCl , LiBr , Etanol , Metanol , Etano , Bromo.

Justificativa: NaCl solvel, pois um composto polar assim como a gua. LiBr: solvel, pois um sal polar. Etanol solvel, pois possuem uma pequena parte apolar e outra pequena parte polar, comportando-se como um composto polar, e portanto, dissolvendo-se na gua.

Metano: Insolvel, pois um composto apolar.

Etano: Insolvel, pois um composto apolar.

Br2: insolvel, porque um composto apolar.

5. Coloquem em ordem decrescente de polaridade os quatro lquidos utilizados nesta experincia comeando pela gua que o mais polar. R: H2O, Etanol, 1-butanol, Querosene.

6. 2 mL de gua so adicionados a 2mL de outro lquido formando um par imiscvel ( isto duas fases, gua e o outro lquido). O que voc pode fazer experimentalmente paradescobrir se a gua constitui a fase inferior ou a superior? R: Adicionaria os dois lquidos em um funil de separao, agitaria e colocaria em repouso para poder observar a imiscibilidade do lquidos divido a diferena de polaridade das substncias, sendo que a substncia mais densa ficar no fundo do funil de separao. E calcularia a densidade das substncias.

7. Qual a cor da soluo de iodo e gua e do iodo e querosene? R: Iodo + Querosene, colorao violeta. Iodo + gua, colorao castanha

8. O que voc observou depois de agitar a soluo de iodo e gua com querosene? R: Observou se que a querosene extrai o Iodo da soluo aquosa, e passa a formar uma soluo com o Iodo. Isso se da atravs polaridade semelhante dos lquidos.

9. O iodo mais solvel em querosene ou em gua? R: Em Querosene.

10. Que evidncia voc utilizou para a sua resposta da questo 5? R: A estrutura molecular dos compostos. A molcula de Iodo formada pro dois tomos iguais, sendo polar. J a querosene formada por uma mistura de hidrocarbonetos que so substncias apolares.

11. Explique sua resposta a questo 5 em termos das polaridades relativas do iodo, querosene e gua. R: Tanto o Iodo quanto a querosene possuem a mesma polaridade, sendo os 2 apolares. A gua um composto polar. Como substncias de mesma polaridade se dissolvem melhor em querosene do que em gua.

12) Sugira um mtodo de separao das misturas do item A (2 e 6) e do item B, para posterior utilizao. R:

13) Explique o que voc observou quando voc adicionou a soluo de acetanilida com etanol na gua. A acetanilida mais solvel em gua ou etanol? R: Houve a dissoluo da acetanilida ao acrescentar o etanol, a acetanilida altamente solvel em etanol mas pouco solvel em gua.

7. Memrias de clculos: R= Massa aps recristalizao x 100 Massa inicial

R= 1,26 x 100 1,5 R= 84 g

8. Referncias

http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/ SL_solubilidade.pdf Acesso em: 10/06/2012 s 17:30.

http://pessoal.utfpr.edu.br/poliveira/arquivos/aulapratica03solubilidadedecompost osorganicos.pdf Acesso em: 11/06/2012 s 14:00.

Вам также может понравиться