Вы находитесь на странице: 1из 13

EDUCAO AMBIENTAL

O papel do educador como agente transformador para uma sociedade socioambientalmente responsvel. Ana Maria Borges Richter Prof. Orientador Hemerson Mafra Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Licenciatura em Cincias Biolgicas (BID 0100) Trabalho de Graduao 25/02/12 RESUMO O resumo s pode ser elaborado depois de concludo o trabalho e constitui-se de uma breve explanao de todo o trabalho. Normalmente, o resumo no excede 900 caracteres (15 linhas ou 150 palavras). O resumo deve ser uma apresentao concisa dos pontos relevantes do texto. Palavras-chave: Educao Ambiental; .........................; .............................. 1 INTRODUO A Educao Ambiental enquanto prtica politico-pedaggica tem como objetivo aes estratgicas que contribuam para a construo do processo de cidadania e para a melhoria de qualidade de vida da humanidade. Segundo a Primeira Conferncia Intergovernamental sobre Educao Ambiental, realizada em Tbilisi, Georgia, antiga URSS, em 1977, foi definida como uma dimenso dada ao contedo e prtica da educao, orientada para a resoluo dos problemas concretos do meio ambiente atravs de enfoques interdisciplinares e de uma participao ativa e responsvel de cada indivduo e da coletividade. Este novo enfoque na prtica poltico-pedaggica da EA torna-se um desafio para os educadores modernos que precisam assumir uma postura crtica em seu fazer pedaggico atravs de prticas diferenciadas, questionadoras e problematizadoras, buscando a contextualizao do que se ensina. Equipando e formando indivduos atuantes no processo de transformao da realidade, objetivando a construo de uma sociedade socioambientalmente sustentvel (GUIMARAES,V.29,N.77,2009). O Art. 10 da Poltica Nacional de Educao Ambiental descreve a Educao Ambiental como uma prtica educativa que deve ser desenvolvida de forma integrada,

contnua e permanente em todos os nveis e em todas as modalidades do ensino formal. A poca atual nos exige repensar o real significado de uma prtica docente efetiva no cotidiano escolar (LUDKE,2001:07). Reconhecer a importncia que a Educao Ambiental tem na formao de indivduos conscientes e atuantes, e do importante papel desempenhado por eles no processo de alfabetizao ecolgica. Visto que, [...]os problemas ambientais tem natureza histrica. Em consequncia no podem ser resolvidos sem a transformao das atuais relaes da sociedade com a natureza. (SCARLATO,1992,p.5), qual a postura do educador frente s mudanas que se fazem necessrias na prtica da Educao Ambiental, na participao da escola na construo de um novo modelo de educao e nos resultados obtidos? Como tornar atrativo e transformador o conhecimento construdo pelo educando atravs da prtica da Educao Ambiental? O presente trabalho procurar analisar as questes acima dentro do contexto de Estgio I, II e III realizado na EEB Eng. lvaro Cato. Analise ser feita com base na prtica pedaggica dos professores que trabalham com o ensino fundamental e mdio, atravs do Estagio I; da prtica pedaggica da professora de Cincias da turma de 6.Srie do Ensino Fundamental, bem como a anlise da minha interveno durante o Estgio II; da prtica pedaggica da professora de Biologia da turma do 1. Ano do Ensino Mdio, bem como a anlise da minha prtica pedaggica durante o estgio III. 2 DO CONCEITO DE NATUREZA AO CONCEITO DE EA O artigo A Educao Ambiental em sala de aula, (Equipe Brasil Escola), ao definir Educao Ambiental diz:
A Educao Ambiental um processo que objetiva a formao de populao mundialmente preocupada e consciente com o ambiente em que vivem e com os problemas que dizem respeito a este ambiente, e seja provida de conhecimentos e competncias para lidar com os problemas j existentes e impedir que estes voltem a ocorrer. Desenvolver um esprito de solidariedade na busca de solues. (FRANCSCO, 2011).

Para que se possa entender o presente com objetivo de mudar o futuro, de suma importncia compreender o passado, isto , como o conceito de natureza foi entendido por povos e culturas diferentes ao longo do tempo. Por exemplo, um ianommi no aculturado e um europeu postados diante de uma rvore tero dela vises

diferentes e atribuiro a ela significados diversos.(LOREIRO, LAYRARGUES, CASTRO, 2005, p.26). Desta forma, os artificialistas concluem que a natureza no existe de forma objetiva, que seria somente imagens construdas, representaes culturais. Os naturalistas clssicos sustentavam a existncia objetiva da natureza e a possibilidade de conhec-la em sua totalidade, diferentemente dos naturalistas contemporneos que negam esta possibilidade. De Marx at Engls, questiona-se a existncia da natureza virgem. Para as antropossociedades arcaicas, os fsicos gregos e o taosmo, tudo natureza. Soffiati cita em seu texto Fundamentos Filosficos e Histricos para o Exerccio da Ecocidadania e da Ecoeducao as palavras de Petrarca(1304-1374) em seu ensaio De as propre ignorance et de celle de beaucoup dautres:
Para que serve pergunto eu a mim mesmo conhecer a natureza dos animais selvagens, das aves, dos peixes, das serpentes, e ignorar ou negligenciar a natureza do homem, a razo pela qual nascemos donde viemos e para onde vamos? (Vdrine, 1974:23). A filosofia cartesiana criou um dualismo entre corpo e esprito, entre res extensa, pertencente a esfera do fsico, e res cogitans, pertencente a esfera do metafsico. Ambos se ligavam, no corpo humano, pelo tnue fio da glndula pineal, como se o esprito parasitasse o corpo para manifestar-se por meio das cordas vocais, que articulam palavras, e da mo que escreve. Essa concepo obteve um sucesso to grande numa economia racionalista de mercado que acabou por impregnar completamente a sociedade europeia, alm de ter sido imposta a todas as sociedades do mundo. Cristianismo, humanismo e mecanicismo foram as primeiras ideologias de um mundo ocidentalizado, que culminou, at agora, no que chamamos de globalizao. O mecanicismo, com seu antropocentrismo, culturalismo e utilitarismo exacerbados, tornou-se um paradigma ecologicamente insustentvel. (SOFFIATI, 2005, p.31)

Segundo Soffiati (2005), na tradio judaico-crist que encontraremos a base para o predomnio do pensamento da sociedade atual, do conhecimento do domnio humano sobre a natureza no humana. Para ele parece no haver dvidas de que o judasmo consolida uma viso linear de histria em meio s vises cclicas das demais culturas da Antiguidade. (SOFFIATI,2005, p.38). Soffiati(2005) cita Eliade (s/d.: 122) que comenta:
Para o judasmo o Tempo tem comeo e ter um fim. A idia de tempo cclico ultrapassada. Jeov no se manifesta j no Tempo csmico (como os Deuses de outras religies), mas num tempo histrico, que irreversvel. Cada nova manifestao de Jeov na histria j no redutvel a uma

manifestao anterior. A queda de Jerusalm exprime a clera de Jeov contra seu povo , mas j no a mesma que Jeov exprimiria pela queda de Samaria. Os seus gestos so intervenes pessoais na histria e revelam o seu sentido profundo somente para o seu povo, o povo que Jeov escolher. Eliade (s/d.: 122)

Esta concepo judaica seria aprofundada no cristianismo, e influenciaria os sistemas de pensamento ocidental subsequentes, como o liberalismo, marxismo e anarquismo, at mesmo no darwinismo. Gradativamente,:
...a sacralidade difusa no cosmos concentra-se numa entidade pessoal, que os judastas chamam de Iaveh, e num processo denominado histria Se no de todo, pelo menos em parte o mundo perde seu carter sacral. o que Papaioannou (1983) chama de consagrao da histria . A histria do povo hebreujudeu e, posteriormente, a da humanidade crist divorciaram-se da histria do cosmos. Em seguida, a histria humana torna-se uma entidade com vida prpria num universo progressivamente reificado. (SOFFIATI, 2005, p.38,39)

A concepo mecanicista da natureza nasce no seio da cristandade. Iniciando com Galileu Galilei, passando por Francis Bacon, chegamos a Isaac Newton, que define o Universo como um grande mecanismo de relojoaria, funcionando com preciso absoluta. (SOFFIATI, 2005, p.39). Esta ideia se estende at a primeira metade do sculo XIX, quando a termodinmica, o evolucionismo de Darwin, a teoria da relatividade de Einstein, a fsica quntica coloca em xeque a preciso de Newton. A biologia molecular da dcada de 50, a paleontologia e a etologia, a teoria do caos determinstico, a decifrao do genoma, passam a desenhar uma nova imagem de natureza. Uma natureza complexa, que requer cuidados para a manuteno de seu equilbrio. Uma natureza de ecossistemas interligados e interdependentes.

3. MARCOS HISTRICOS MUNDIAIS DA EA 1869 1872 1947 1962 1965 1966 1968 1972 - Ernst Haeckel, prope o vocbulo ecologia para os estudos das relaes entre as espcies e seu ambiente. - Criao do primeiro parque nacional do mundo Yellowstone, USA. - Funda-se na Sua a UICN- Unio Internacional para a Conservao da Natureza. - Publicao da Primavera Silenciosa por Rachel Carlson. - utilizada a expresso Educao Ambiental (Enviromental Education) na Conferncia de Educao da Universidade de Keele, Gr-Bretanha. - Pacto Internacional sobre os Direitos Humanos - Assemblia Geral da ONU. - Fundao do Clube de Roma. - Manifestaes de Maio de 68 na Frana. - Publicao do Relatrio Os Limites do Crescimento - Clube de Roma.

1973 1974 1975 1976

1977 1979 1980

1987

1988 1989

1990

1991 1992

- Conferncia de Estocolmo - Discusso do Desenvolvimento e Ambiente, Conceito de Ecodesenvolvimento. Recomendao 96 Educao e Meio Ambiente - Registro Mundial de Programas em Educao Ambiental USA. - Seminrio de Educao Ambiental em Jammi, Finlndia - Reconhece a Educao Ambiental como educao integral e permanente. - Programa Internacional de Educao Ambiental PIEA. - Congresso de Belgrado - Carta de Belgrado estabelece as metas e princpios da Educao Ambiental. - Reunio Subregional de EA para o ensino Secundrio Chosica Peru. Questes ambientais na Amrica Latina esto ligadas s necessidades de sobrevivncia e aos direitos humanos. - Congresso de Educao Ambiental Brasarville, frica, reconhece que a pobreza o maior problema ambiental. - Conferncia de Tbilisi - Gergia, estabelece os princpios orientadores da EA e remarca seu carter interdisciplinar, critico, tico e transformador. - Encontro Regional de Educao Ambiental para Amrica Latina em San Jos, Costa Rica. - Seminrio Regional Europeu sobre EA, para Europa e Amrica do Norte. Assinala a importncia do intercmbio de informaes e experincias. - Seminrio Regional sobre EA nos Estados rabes, Manama, Bahrein. UNESCO - PNUMA. - Primeira Conferncia Asitica sobre EA Nova Delhi, ndia. - Divulgao do Relatrio da Comisso Brundtland, Nosso Futuro Comum. - Congresso Internacional da UNESCO - PNUMA sobre Educao e Formao Ambiental - Moscou. Realiza a avaliao dos avanos desde Tbilisi, reafirma os princpios de Educao Ambiental e assinala a importncia e necessidade da pesquisa, e da formao em Educao Ambiental. - Declarao de Caracas . ORPAL - PNUMA, Sobre Gesto Ambiental em Amrica Denuncia a necessidade de mudar o modelo de desenvolvimento. - Primeiro Seminrio sobre materiais para a Educao Ambiental. ORLEAC - UNESCO - PIEA. Santiago, Chile. - Declarao de HAIA, preparatrio da RIO 92, aponta a importncia da cooperao internacional nas questes ambientais. - Conferncia Mundial sobre Ensino para Todos, Satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem, Jomtien, Tailndia. Destaca o conceito de Analfabetismo Ambiental. - ONU Declara o ano 1990, como sendo o Ano Internacional do Meio Ambiente. - Reunies preparatrias da Rio 92. - Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 - Criao da Agenda 21, Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis, FORUN das ONGs - compromissos da sociedade civil com a Educao Ambiental e o Meio Ambiente, Carta Brasileira de Educao Ambiental. Aponta as necessidades de

1993 1994 1995

1996 1997

1999 2002

2003

2004

2005

capacitao na rea. MEC. - Congresso Sul-americano continuidade Eco/92 - Argentina. - Conferncia dos Direitos Humanos. Viena. - Conferncia Mundial da Populao, Cairo. - I Congresso Ibero Americano de Educao Ambiental. Guadalajara, Mxico. - Conferncia para o Desenvolvimento Social. Copenhague. Criao de um ambiente econmico-poltico-social-cultural e jurdico que permita o desenvolvimento social. - Conferncia Mundial da Mulher / Pequim. - Conferncia Mundial do Clima. Berlim. - Conferncia Habitat II Istambul. - II Congresso Ibero-americano de EA. Junho Guadalajara, Mxico. - Conferncia sobre EA em Nova Delhi. - Conferncia Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educao e Conscientizao Pblica para a Sustentabilidade, Thessaloniki, Grcia. - lanada a revista Tpicos en Educacin Ambiental, uma publicao internacional editada no Mxico, que contm informaes sobre as variadas vertentes e reas da educao ambiental. - Em dezembro, a Assemblia Geral das Naes Unidas, durante sua 57 sesso, estabeleceu a resoluo n 254, declarando 2005 como o incio da Dcada da Educao para o Desenvolvimento Sustentvel, depositando na Unesco a responsabilidade pela implementao da iniciativa. - Durante a XIV Reunio do Foro de Ministros de Meio Ambiente da Amrica Latina e Caribe, em novembro no Panam, oficializado o PLACEA, o Programa Latino-americano e Caribenho de Educao Ambiental, que teve como principal protagonista a Venezuela, e como foro de discusses, a srie dos congressos ibero-americano de educao ambiental. - Em novembro realizada na Venezuela, a reunio de trabalho de especialistas em gesto pblica da educao ambiental na Amrica Latina e Caribe, que elaborou o plano de implementao do PLACEA, de modo articulado com a Iniciativa Latino-americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentvel. - Em janeiro criada em Portugal, durante as XII Jornadas Pedaggicas de Educao Ambiental da ASPEA, Associao Portuguesa de Educao Ambiental, a Rede Lusfona de Educao Ambiental, reunindo educadores ambientais brasileiros, portugueses e outras nacionalidades de lngua portuguesa.

3.1 MARCOS HISTRICOS BRASILEIROS DA EA

1808 1850 1876 1891 1896 1920 1932 1934 1937 1939 1961 1971 1972

1973 1976 1977

1978

1979 1981

- Criao do Jardim Botnico no Rio de Janeiro. - Lei 601 de Dom Pedro II proibindo a explorao florestal nas terras descobertas, a lei foi ignorada, continuando o desmatamento para implantao da monocultura de caf. - Andr Rebouas sugere a criao de parques nacionais na Ilha de Bananal e em Sete Quedas. - Decreto 8.843 cria reserva florestal em Acre, que no foi implantada ainda. - Foi criado o primeiro parque estadual em So Pablo. Parque da Cidade. - O pau-brasil considerado extinto. - Realiza-se no Museu Nacional a primeira Conferncia Brasileira de Proteo Natureza - Decreto 23793 transforma em Lei o Anteprojeto de Cdigo Florestal. - Cria-se o Parque Nacional de Itatiaia. - Cria-se o Parque Nacional do Iguau. - Jnio Quadros, declara o pau-brasil como rvore smbolo nacional, e o ip como a flor smbolo nacional. - Cria-se em Rio Grande do Sul a associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural . AGAPAN. - A Delegao Brasileira na Conferncia de Estocolmo declara que o pais est aberto a poluio, porque o que se precisa dlares, desenvolvimento e empregos . Apesar disto, contraditoriamente o Brasil lidera os pases do Terceiro Mundo para no aceitar a Teoria do Crescimento Zero proposta pelo Clube de Roma. - A Universidade Federal de Pernambuco inicia uma campanha de reintroduo do pau brasil considerado extinto em 1920. - Cria-se a Secretaria Especial do Meio Ambiente, SEMA, no mbito do Ministrio do Interior,que entre outras atividades, comea a fazer Educao Ambiental. - A SEMA e a Fundao Educacional do Distrito Federal e a Universidade de Braslia, realizam o primeiro curso de Extenso para professores do 1o Grau em Ecologia. - Implantao do Projeto de Educao Ambiental em Ceilndia. (1977 81). - SEMA constitui um grupo de trabalho para elaborao de um documento de Educao Ambiental para definir seu papel no contexto brasileiro. - Seminrios Encontros e debates preparatrios Conferncia de Tbilisi so realizados pela FEEMA-RJ. - A disciplina Cincias Ambientais passa a ser obrigatria nos cursos de Engenharia. - A Secretaria de Educao de Rio Grande do Sul desenvolve o Projeto Natureza (1978 - 85). - Criao de cursos voltados para as questes ambientais em varias universidades brasileiras. - Nos cursos de Engenharia Sanitria inserem-se as disciplinas de Saneamento Bsico e Saneamento Ambiental. - O MEC e a CETESB/ SP, publicam o documento Ecologia uma Proposta para o Ensino de 1o e 2o Graus. - Lei N 6938 de 31 de Agosto, dispe sobre a Poltica Nacional do Meio

1984 1986

1987

1988

1989

Ambiente (Presidente Figueiredo). - Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), apresenta uma resoluo estabelecendo diretrizes para a Educao Ambiental, que no tratada. - A SEMA junto com a Universidade Nacional de Braslia, organiza o primeiro Curso de Especializao em Educao Ambiental. (1986 a 1988). - I Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente. - Seminrio Internacional de Desenvolvimento Sustentado e Conservao de Regies Estuarino - Lacunares (Manguezais) So Paulo. - O MEC aprova o Parecer 226/87 do conselheiro Arnaldo Niskier, em relao a necessidade de incluso da Educao Ambiental nos currculos escolares de 1o e 2o Graus. - Paulo Nogueira Neto representa ao Brasil na Comisso Brundtland. - II Seminrio Universidade e Meio Ambiente, Belm, Par. - A Constituio Brasileira, de 1988, em Art. 225, no Captulo VI - Do Meio Ambiente, Inciso VI, destaca a necessidade de promover a Educao Ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. Para cumprimento dos preceitos constitucionais, leis federais, decretos, constituies estaduais, e leis municipais determinam a obrigatoriedade da Educao Ambiental. - Fundao Getlio Vargas traduz e publica o Relatrio Brundtland, Nosso Futuro Comum. - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de SP e a CETESB, publicam a edio piloto do livro Educao Ambiental Guia para professores de 1o e 2o Graus. - Criao do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), pela fuso da SEMA, SUDEPE, SUDEHVEA e IBDF. Nele funciona a Diviso de Educao Ambiental. - Programa de Educao Ambiental em Universidade Aberta da Fundao Demcrito Rocha, por meio de encartes nos jornais de Recife e Fortaleza. - Primeiro Encontro Nacional sobre Educao Ambiental no Ensino Formal. IBAMA / UFRPE. Recife. - Cria-se o Fundo Nacional de Meio Ambiente FNMA no Ministrio do Meio Ambiente MMA. - III Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente. Cuiab. MT. - I Curso Latino-Americano de Especializao em Educao Ambiental. PNUMA / IBAMA / CNPq / CAPES / UFMT. CUIAB - MT (1990 a 1994). - IV Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente, Florianpolis, SC. - MEC resolve que todos os currculos nos diversos nveis de ensino devero contemplar contedos de Educao Ambiental (Portaria 678 (14/05/91). - Projeto de Informaes sobre Educao Ambiental, IBAMA/ MEC. - Grupo de Trabalho para Educao Ambiental coordenado pelo MEC, preparatrio para a Conferncia do Rio 92.

1990

1991

1992

1993

1994

1995 1996

1997

1998 1999

- Encontro Nacional de Polticas e Metodologias para Educao Ambiental. MEC/ IBAMA/Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica/ UNESCO/ Embaixada do Canad. - Criao dos Ncleos Estaduais de Educao Ambiental do IBAMA, NEAs. - Participao das ONGs do Brasil no Frum de ONGs e na redao do Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis. Destaca-se o papel da Educao Ambiental na construo da Cidadania Ambiental. - O MEC promove no CIAC do Rio das Pedras em Jacarpagua Rio de Janeiro o Workshop sobre Educao Ambiental cujo resultado encontrase na Carta Brasileira de Educao Ambiental, destacando a necessidade de capacitao de recursos humanos para EA. - Uma Proposta Interdisciplinar de Educao Ambiental para Amaznia. IBAMA, Universidades e SEDUCs da regio, publicao de um Documento Metodolgico e um de carter temtico com 10 temas ambientais da regio. (1992 a 1994). - Criao dos Centros de Educao Ambiental do MEC, com a finalidade de criar e difundir metodologias em Educao Ambiental. - Aprovao do Programa Nacional de Educao Ambiental , PRONEA, com a participao do MMA / IBAMA / MEC / MCT / MINC. - Publicao da Agenda 21 feita por crianas e jovens em portugus. UNICEF. - 3 Frum de Educao Ambiental. - Todos os Projetos Ambientais e/ou de desenvolvimento sustentvel devem incluir como componente de atividades de Educao Ambiental. - Criao da Cmara Tcnica de Educao Ambiental do CONAMA. - Novos Parmetros Curriculares do MEC, nos quais incluem a Educao Ambiental como tema transversal do currculo. - Cursos de Capacitao em Educao Ambiental para os tcnicos das SEDUCs e DEMECs nos Estados, para orientar a implantao dos Parmetros Curriculares. Convnio UNESCO MEC. - Criao da Comisso Interministerial de EA. MMA. - Criao da Comisso de Educao Ambiental do MMA. - I Conferncia Nacional de Educao Ambiental. Braslia. ICNEA - Cursos de Educao Ambiental organizados pelo MEC Coordenao de Educao Ambiental, para as escolas Tcnicas e Segunda etapa de capacitao das SEDUCs e DEMECs. Convnio UNESCO - MEC. - IV Frum de Educao Ambiental e I Encontro da Rede de Educadores Ambientais. Vitria. - I Teleconferncia Nacional de Educao Ambiental. Braslia, MEC. - Publicao dos materiais surgidos da ICNEA. - Criao da Diretoria de Educao Ambiental do MMA Gabinete do Ministro. - Aprovada a Lei 9.597/99 que institui a Poltica Nacional de EA. - Programa Nacional de Educao Ambiental (PNEA). - Criao dos Movimento dos Protetores da Vida, Carta de Princpios Braslia - DF. - Aprovada a Lei 9.597/99 que institui a Poltica Nacional de EA. - A Coordenao de EA do MEC passa a formar parte da Secretria de

2000

2002

2004

Ensino Fundamental - COEA. - Seminrio de Educao Ambiental organizado pela COEA/ MEC Braslia DF. - Curso Bsico de Educao Ambiental a Distncia DEA/ MMA UFSC/ LED/ LEA. - Lanado o Sistema Brasileiro de Informao sobre Educao Ambiental e Prticas Sustentveis (SIBEA). - Decreto N 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei que institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. - Em setembro realizada a Consulta Pblica do ProNEA, o Programa Nacional de Educao Ambiental, que reuniu contribuies de mais de 800 educadores ambientais do pas. Em novembro foi realizado o V Frum Brasileiro de Educao Ambiental, aps sete anos de intervalo ocorrido entre o IV Frum, com o lanamento da Revista Brasileira de Educao Ambiental e com a criao da Rede Brasileira de Educomunicao Ambiental - REBECA. Ainda em novembro, aps dois anos de existncia enquanto Grupo de Estudos, oficializado o Grupo de Trabalho em Educao Ambiental da ANPEd, Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao. Em dezembro criado o Grupo de Trabalho de Educao Ambiental no FBOMS, o Frum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais.

4 A CRISE AMBIENTAL MUNDIAL E O PAPEL DA EA No prefcio de Pegada Ecolgica e Sustentabilidade Humana, Dias (2002, p.13), destaca os seguintes dados que nos leva a refletir:
O crescimento tem-se tornado o objetivo obsessivo da maioria das sociedades. A economia global est em choque com muitos limites naturais da terra. A populao humana cresce, aumenta o consumo, as florestas encolhem, as espcies desaparecem, o solo produtivo degradado, as reservas de gua decrescem, a pesca desaparece, os rios se estreitam, os gases-estufa aumentam, novas doenas surgem e a humanidade se estressa. At agora, a ordem mundial emergente uma que quase ningum deseja. Estamos destramando os fios de uma complexa rede de segurana ecolgica; a maior parte dos seres humanos ainda no reconhece o valor dessa rede. Quase todo o crescimento est ocorrendo em cidades. As cidades ocupam 2% da superfcie da Terra, mas consomem 75% dos seus recursos. O aumento da eficincia em uma parte relativamente pequena do mundo produziria grandes resultados. Precisamos ir alm da reciclagem para a simbiose industrial, na qual o resduo de uma empresa se torna o insumo de outro. Nosso conhecimento sobre o mundo natural mais extenso do que nossa sabedoria em us-lo; existe um quadro incompleto do que est em jogo. No existe uma sociedade humana sustentvel sem uma educao renovadora. A educao atual promove a desconexo, treina as pessoas para que ignorem as

consequncias ambientais de seus atos. A sustentabilidade humana se tornou cada vez mais uma corrida entre a educao e o sofrimento. O que temos um produto de escolha humanas; logo pode ser redirecionado. Desafios para a sustentabilidade da civilizao: estabilizar o clima, as populaes e o consumo. O maior desafio, entretanto, ser tico, em todas as decises. (DIAS, 2002, p.13,grifo

do autor, destaque nosso.) A Educao Ambiental renova, transforma o comportamento dos indivduos e da sociedade, lida com as realidades das comunidades, adota uma abordagem que leva em considerao os aspectos sociais, polticos, econmicos, culturais, ticos, ecolgicos, tecnolgicos e cientficos que compem a questo ambiental. Portanto,segundo Dias, a EA pode e deve ser o agente otimizador de novos processos educativos que conduzam as pessoas por caminhos onde se vislumbre a possibilidade de mudana e melhoria da sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem. (2002, p.221)

5 MATERIAL E MTODOS Neste espao, o acadmico deve descrever de que forma foram coletados os dados no decorrer do Trabalho de Graduao, quais os procedimentos adotados, bem como os dados que foram anotados em forma de tabelas, quadros ou a melhor forma de apresentao.

6 RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados obtidos a partir do aporte terico, das anlises realizadas e dos dados obtidos no Trabalho de Graduao devem ser discutidos neste espao, podendo tambm estar complementados com tabelas, quadros, grficos ou outras formas que o acadmico considerar conveniente. 7 CONCLUSO A concluso deve apresentar o posicionamento sintetizado da argumentao desenvolvida no corpo do trabalho. Apresenta-se uma anlise sobre o trabalho desenvolvido, informando resultados e reflexes sobre o Estgio, rea de concentrao. Tambm poder ser relatada uma opinio pessoal sobre a experincia que acaba de

realizar, apresentando recomendaes e sugestes referentes ao aperfeioamento de futuros trabalhos. REFERNCIAS BACCEGA, Maria Aparecida. Meio Ambiente. Coleo Temas Transversais. So Paulo: cone, 2000. BARCELOS, Valdo. Antropofagia Cultural e Educao Ambiental Contribuies Formao de Professores(as). Anais da 28. Reunio da ANPEd. Caxambu, MG: Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao ANPEd, 2005. BRASIL, MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, em nvel superior, curso de licenciatura, de graduao plena. Parecer CNE/CES 1.301/2001, Dirio Oficial da Unio de 7/12/2001, Seo 1, p. 25.http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf CURY, Augusto Jorge. O vendedor de sonhos. So Paulo: Academia da Inteligncia, 2008. CURY. Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. DALMORA, Eliane. Educao Ambiental. Caderno de Estudos. Indaial: Iniasselvi, 2011. DIAS, Genebaldo Freire. Pegada Ecolgica e Sustentabilidade Humana. So Paulo: Gaia, 2002. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. A Educao Ambiental na sala de aula . Estratgia de Ensino. Canal do Educador Equipe Brasil Escola. Disponvel em http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-educacao-ambiental-na-salaaula.htm. Acessado em 25 fev. 2012. FAVALLI, Leonel Delvai; PESSA, Karina Alessandra; ANGELO, Elisangela Andrade Projeto Radix: cincias, 7.Ano. Ed. Scipione, So Paulo 2009. HENTZ, Paulo. PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA. Eixos Norteadores. Portal da Educao, 21 Jun 2008. Disponvel em: < http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular?start=1> Acessado em: 18 Nov 2011. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Orgs.). Educao Ambiental: repassando o espao da cidadania. So Paulo:Cortez, 2005. ODUM, Eugene P. Ecologia. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

PELICIONI, Maria Ceclia Focesi. Educao ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saude soc., So Paulo, v. 7, n. 2, dez. 1998 . Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S010412901998000200003&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 04 abr. 2011. doi: 10.1590/S0104-12901998000200003. SCARLATO, Francisco Capuano; PONTIN, Joel Arnaldo. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade, educao. So Paulo: Atual, 1992. SEMA Secretaria Municipal de Meio Ambiente Prefeitura de Tatu. SP http://ambiente.tatui.sp.gov.br/Historia_EA.pdf acessado em 03/03/2012

Вам также может понравиться