Вы находитесь на странице: 1из 11

1

31.08.2009

DIREITO INTERNACIONAL

3 AULA (PROF. VALRIO MAZZUOLI)

DIREITO DOS TRATADOS (CONT.):

Hierarquia dos tratados internacionais no Brasil: A hierarquia dos tratados pode ser: 1. constitucional/de EC: a do art. 5, 3, CF. 25.08.2009 promulgao da Conveno sobre Direitos das Pessoas com Deficincia Decreto 6949/2009 trata-se de tratado de direitos humanos. Foi o 1 tratado aprovado no CN com o qurum do art. 5, 3, CF ( 3 Os tratados e convenes internacionais sobre
direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais

o decreto legislativo a CF no fala que o tratado uma emenda, mas que equivale a emenda). Nesse caso, o tratado equivale a emenda. Lembrar que a autorizao do CN via referendo no coloca o tratado em vigor. No Brasil, tratado entra em vigor, inclusive como EC (se foi ratificado com esse qurum), quando de sua promulgao.
OBS:

crtica a doutrina de Andr Ramos Tavares: entende que o tratado referendado com

qurum de EC no precisaria ser ratificado pelo Presidente, justamente porque a EC no necessita de promulgao. Isso equivocado e absurdo, pois ele no EC (apenas equivale a tal) e necessita ser ratificado pelo Presidente. O CN edita Decreto Legislativo, independentemente de o qurum de referendo do tratado ser ou no de EC. 2. de lei ordinria/sistema paritrio ou da paridade: a do art. 5, 3, CF. Segundo o STF, tratados que guardam relao paritria com as leis ordinrias so os chamados comuns (comerciais, financeiros, de cooperao, etc.). Para o STF, tratados internacionais comuns so todos aqueles que no so de direitos humanos. Logo, a especialidade no est no sujeito, mas sim no objeto/matria. 3. de norma supra legal: acima da LO e abaixo da CF. Classificao proveniente do RE 466343. Para o STF (especialmente para o Min. Gilmar Mendes), tal classificao compreende todos os tratados de direitos humanos, que no forem aprovados pela sistemtica do art. 5, 3,

2
CF. Essa tese no acolhida por Valrio Mazzuoli, LFG, Min. Celso de Mello, dentre outros, que entendem que todos os tratados de DH equivalem EC, tendo status constitucional.
OBS:

a priso do depositrio infiel no prevalece, mesmo estando na CF, pois o PSJCR, no

obstante ostente o status de norma supra-legal, revoga a lei ordinria que operacionaliza essa priso. Lembrar que, mesmo constando da CF, a priso somente poder ser efetivada por lei. Para o STF (entendimento atualmente seguido) todos os tratados de SH tem status supra legal e os demais tratados status de LO, exceto os tratados em matria tributria, previstos no art. 98, CF.
OBS:

todo tratado em matria penal de DHs, tendo status, no mnimo, supra-legal segundo o

STF. Ex: tratado sobre priso. Controle difuso dos tratados/de convencionalidade : realizado pelo juiz federal quando do julgamento de um caso concreto. Trata-se da compatibilizao de uma determinada lei com um tratado de direitos humanos no caso concreto. Controle concentrado dos tratados/de convencionalidade: tudo o que equivalente a uma emenda, tem o arsenal de defesa prprio da EC em seu favor. Logo, caber uma ADI para invalidar norma que contrarie tratado de DH equivalente EC (aprovado pela sistemtica do art. 5, 3).
OBS:

essa tripla classificao pode mudar, pois o entendimento dividindo os tratados de DH

com status constitucional e supra-legal foi aprovado por apertada maioria (5x4). Lembrar que na doutrina de Direito Internacional, todo tratado possui, no mnimo nvel supra-legal, segundo o art. 27 da Conveno de Viena.
OBS:

mais uma prova da incongruncia do entendimento do STF o art. 98, CTN, que

norma supra-legal, no obstante no verse sobre tratados de direitos humanos ( Os tratados e


as convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha ).

Mais um reforo a tese dos internacionalistas, segundo

a qual todo e qualquer tratado tem nvel supra-legal.

3
Meios de extino/terminao dos tratados internacionais regulados pela Conveno de Viena de 1969: 1. Abrogao: espcie do gnero revogao, que possui duas espcies abrogao e derrogao. Abrogao , portanto, a revogao total. Ocorre em 2 hipteses, presentes no art. 57, da Conveno de Viena:
Artigo 57 Suspenso da Execuo de um Tratado em Virtude de suas Disposies ou pelo Consentimento das Partes A execuo de um tratado em relao a todas as partes ou a uma parte determinada pode ser suspensa: a) de conformidade com as disposies do tratado; ou b) a qualquer momento, pelo consentimento de todas as partes, aps consulta com os outros Estados contratantes

a) Quando o tratado disponha sobre a abrogao, conferindo um mecanismo para a sua ocorrncia (alnea a). b) quando todas as partes acordarem pela abrogao (alnea b). Ateno: no haver tratado posterior.
OBS:

se o Estado no mais existe, exclui-se simplesmente o Estado do Tratado. Ex:

Iugoslvia. 2. Expirao do termo pactuado: lembrar caso Hong Kong. 3. Execuo integral do objeto do tratado: o objeto se executa totalmente quando o tratado vence as etapas e cumpre os propsitos para os quais foi celebrado. Ex: tratado entre A e B para a realizao de uma ponte uma vez elaborada, o objeto ser integralmente executado. E se a ponte cai por culpa do Estado A? A alega que o tratado se circunscreveu pura e simplesmente a elaborao da ponte. Logo, o caso se resolve por outros mecanismos, como o costume. Rezek: antes de 1945 o Brasil tomava emprstimos da Frana (pois aps passa a tomar do FMI). A Frana, receosa de um calote, decidiu concluir um tratado estabelecendo que, se o

4
Brasil no pagar, poder ser processado perante a Corte Internacional de Justia. O Brasil ratificou esse tratado e ficou inadimplente com a Frana, que ingressou na Corte, compelindo o Brasil a pagar. J em um 2 emprstimo, o Brasil novamente ficou inadimplente, a Frana novamente acionou o Brasil. Mas, nesse caso a Corte Internacional de Justia deu ganho de causa ao Brasil, entendendo que aquele tratado firmado com a Frana foi exaurido. 4. Tratado posterior revoga tratado anterior : nesse caso, no pode haver oposio de partes mnimas (lembrar que Estado extinto no conta). Caso uma parte resista a revogao, o tratado permanece. Ex1: Tratados 1, firmado em 1950, entre A, B, C e D, que versa sobre assunto x. Tratado 2, celebrado em 2002 entre A, B, C, D, E, F e G, que versa sobre assunto x. Este tratado revoga o anterior (n 1), no importando que o n de partes tenha aumentado. Logo: coincidncia das partes originrias e ampliao com novas partes: tratado anterior revogado. Ex2: E se B no aparece no novo tratado 2? O Tratado 1 permanece. Ex3: e se B no aparece, por no existir mais? O Tratado 1 revogado. 5. Condio resolutiva: o tratado se extingue quando implementada condio que o resolve. Essa condio deve vir expressa. Ex: diminuio do qurum dos Estados partes aps denncias sucessivas, ficando ele inferior ao mnimo permitido no tratado. 6. Rompimento das relaes diplomticas e consulares: nem sempre o rompimento extingue o tratado como um todo, pois ele pode ser multilateral (ou coletivo, segundo Rezek). Diferenciar: Tratado bilateral: extingue o tratado. Tratado multilateral: tratado permanece, ficando suspenso at o retorno da relao de normalidade. Um Estado sozinho no tem o condo de extinguir um tratado.

5
7. Denncia: nico meio unilateral de terminao de um tratado. Denncia o meio prprio que possuem os Estados de deixar de ser parte em determinado tratado internacional. A denncia corresponderia ao distrato. Ver art. 56 da Conveno de Viena (lembrar que ela est aguardando ratificao presidencial):
Artigo 56 Denncia, ou Retirada, de um Tratado que no Contm Disposies sobre Extino, Denncia ou Retirada 1. Um tratado que no contm disposio relativa sua extino, e que no prev denncia ou retirada, no suscetvel de denncia ou retirada, a no ser que: a) se estabelea terem as partes tencionado admitir a possibilidade da denncia ou retirada (isso segundo Rezek difcil); ou b) um direito de denncia ou retirada possa ser deduzido da natureza do tratado. (dificilmente um tratado, pela sua natureza, impedir a denncia, vinculando eternamente a parte) 2. Uma parte dever notificar, com pelo menos doze meses de antecedncia, a sua inteno de denunciar ou de se retirar de um tratado, nos termos do pargrafo 1.

possvel tratado conter disposio segundo a qual ser insuscetvel de denncia? Em tese sim, mas na prtica pouco frequente. A impossibilidade de denncia, quando existe, normalmente se circunscreve a um prazo determinado (ex: esse tratado no poder ser denunciado em x anos). A redao do dispositivo supra amplssima, e a Corte Internacional de Justia tem entendido que, se o tratado silencia a respeito, ele permitir a denncia. Logo, apesar de sua redao dbia, esse dispositivo vem sendo interpretado na CIJ como veiculando a possibilidade de, no silncio, o tratado ser denunciado.
OBS:

art. 25, Conveno de Viena: aqui quem cala no consente! Ver na Conveno os

efeitos do silncio das partes em cada dispositivo. Esses efeitos variam bastante.

6
Denncia no plano do Direito brasileiro: Em 1997 FHC denuncia a Conveno 158, OIT: a CF diz que cabe ao CN decidir sobre tratados. Se para ratificar o Presidente necessita do referendo do CN, por qual razo na denncia o CN no participou? Clvis Bevilaqua: equipara tratado a casamento. Para casar, h necessidade de 2 vontades. Mas para separar, basta a vontade de uma. Essa denncia gerou um imbrglio, pois a Conveno 158, que veda a despedida arbitrria e sem justa causa, versa sobre direitos humanos. ADI 1625: o STF, salvo o voto do Min. Jobim, vem se orientando pela inconstitucionalidade da denncia sem o aceite prvio do CN. O processo est suspenso, com vista a Min. Ellen Gracie. Mas, se o STF julga procedente a ADI 1625, isso gerar indenizaes milionrias (caso no seja adotada a modulao dos efeitos). Lula: tentou re-ratificar a Conveno 158. O CN negou (encenao jurdica apenas para fins polticos o Lula poderia ratificar diretamente na OIT).
DAS IMUNIDADES JURISDIO E EXECUO ESTATAL:

Da jurisdio do Estado: princpio corrente no Direito Internacional, que o Estado exerce sobre o seu territrio jurisdio. Estado dita o direito, que ser dirigido a todas as pessoas em seu territrio. O Estado no exerce jurisdio somente sobre o povo, que conceito que engloba apenas nacionais. Ele exerce sobre todos aqueles que passam, ainda que de forma fugaz, no territrio. Mas h pessoas que, pela autoridade e funo que exercem, no podem se submeter regra da jurisdio supra, princpio universal, que comporta excees. Logo, decidiu-se estabelecer imunidades por conta da funo pblica exercida pelo cnsul ou pelo diplomata. Fazer com que essas pessoas se submetam a jurisdio de outro Estado implica em limitar o exerccio pleno de suas funes. Ex: diplomata em pas islmico imune, ou seja, no cometer crime se usar saia. Diplomacia e servio consular: A diferena tcnica foi estabelecida por 2 tratados internacionais do incio da Dcada de 1960:

7
1. Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas de 1961: trata da carreira diplomtica, que composta por funcionrios de carreira do Estado designados diplomatas. A misso diplomtica tem sede na embaixada, sendo o seu gestor o embaixador. As embaixadas se localizam nas capitais. A misso diplomtica visa manter relao de direito pblico externo entre o Estado acreditante e o Estado acreditado. Embaixada trata de questo Estado-Estado. 2. Conveno de Viena sobre Relaes Consulares de 1963: a misso consular tem sede no consulado, sendo seu gestor o cnsul. Presentes nos locais de maior demanda de determinado tipo de nacional. Ex: onde possui mais italianos, monta-se um consulado. Consulado trata de questo Estado-particular. Questes mais privadas, em que o Estado protege o seu nacional.
OBS:

o Brasil um dos nicos pases em que o concurso para diplomata e cnsul nico. A

pessoa somente saber se est amparada pela Conveno de 1961 e pela 1963 no caso concreto (dependendo da funo que assumir). Logo, um jovem diplomata enviado para a embaixada do Congo tem todas as imunidades. J o cnsul nos EUA, que j passou por todas as embaixadas, tem imunidade restrita!
OBS:

ministro das Relaes Exteriores, Embaixadores e Consultores Jurdicos do Itamaraty:

no necessitam ser diplomatas de carreira.


OBS:

um pas no rompe relaes diplomticas com outro pro conta de um homicdio.

Lembrar caso Jean Charles. Privilgios: Conveno de 1961: privilgios amplssimos. Imunidade penal absoluta. Diplomata ser demandado apenas no pas de origem, se a conduta praticada por crime nesse pas. Conveno de 1963: imunidades restritas, vinculadas ao exerccio da atividade profissional.

8
Prerrogativas e imunidades diplomticas:

IMUNIDADES DIPLOMTICAS DA MISSO

IMUNIDADES DIPLOMTICAS DO PESSOAL DA MISSO

- os locais da misso so inviolveis, no podendo os agentes do Estado acreditado neles penetrar sem o consentimento do chefe da misso diplomtica, que normalmente o embaixador.
OBS:

- pessoal da misso fisicamente inviolvel, no podendo ser coagido para ser testemunha, por ex. Tem inviolabilidade pessoal domiciliar. PF no pode apreender computador na casa de pessoal da misso. Ex: festa na embaixada da Holanda com maconha. A polcia brasileira nada poder fazer.

Estado acreditante quem manda a misso diplomtica. - a imunidade do diplomata abrange o agente diplomtico e a sua famlia acreditada no pas. O diplomata elabora sua lista diplomtica. Esta lista poder ser analisada discricionariamente pelas autoridades do pas acreditado, podendo elas aceitar

Estado acreditado: Estado que recebe a misso.

Ex: embaixada da Itlia em Braslia Itlia acreditante, Brasil acreditado. No pode o Estado acreditado violar a embaixada da Itlia (no obstante no seja ela territrio estrangeiro. Isso significa que, caso seja achado petrleo embaixo da embaixada da Itlia, esse petrleo brasileiro. Logo, a embaixada inviolvel apenas por princpios de cortesia internacional). - mobilirio da misso, veculos e demais bens a ele pertencentes no podem ser objeto e busca, apreenso e medidas de execuo (embargo, requisio, etc.). - Misso no paga IPTU sobre imvel que utiliza. privilgio da misso e no do diplomata. Correspondncia da misso, arquivos e

(agrment) ou negar a vinda de uma pessoa ( persona non grata). Aps essa peneira, a lista dever ser registrada no Brasil. Servial normalmente contratado no pas acreditado, exceto a embaixada dos EUA, que traz todo mundo. Ex: embaixador tem 5 filhos, sendo 2 acreditados (na lista diplomtica). O filho no acreditado responde por crime cometido no Brasil, pois no pertence ao corpo diplomtico permanente no Brasil. Ao contrrio, o filho acreditado imune, sendo a sua imunidade uma extenso daquela atribuda a seu pai Lembrar do caso do filho de um embaixador paraguaio que cometeu homicdio culposo no trnsito em Braslia: possvel interrogar o filho, colher provas, etc. Mas esse indivduo no sofrer nada no Brasil. Esse relatrio elaborado pela PF ser enviado ao Estado de origem). - a imunidade do diplomata (extensvel ao pessoal da misso e aos seus familiares acreditados) possui as seguintes conotaes, extensveis ao diplomata embaixador em servio e fora dele (no interessa se est praticando atos funcionais):

documentos: protegidos contra qualquer tipo de acesso do Estado acreditado. O juiz federal no tem competncia para requisitar arquivos de embaixadas. - Resoluo 286, (29.07.2008): veculos

CONTRAN

diplomticos e consulares tm prazo para se

1. civil: todos os agentes diplomticos possuem

9
cadastrarem no
RENAVAN.

Os carros diplomticos

imunidade civil no Brasil, no podendo aqui ser demandados na esfera cvel, sob pena de responsabilidade internacional do Estado brasileiro. A prova da qualidade oficial j bastante para fazer cessar o processo. Ainda no que tange imunidade a jurisdio civil, tem-se como certo que os agentes diplomticos no podem ser coagidos a depor como testemunhas ou recair sobre sua pessoa qualquer ordem ou medida de execuo. Pegadinha a imunidade civil tem 3 excees: a) no caso das aes sucessrias em que o agente diplomtico esteja envolvido a ttulo exclusivamente privado, como executor testamentrio, administrador, herdeiro ou legatrio. b) caso o diplomata exera alguma atividade liberal. c) nos processos cveis originados pelo diplomata, em que a outra parte apresenta uma reconveno. 2. fiscal: art. 34, Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas (o agente diplomtico gozar de iseno de
todos os impostos e taxas, pessoais ou reais, nacionais, regionais ou municipais, com as seguintes excees: a) os impostos indiretos que estejam normalmente includos nos preos das mercadorias ou servios; b) os impostos e taxas sobre bens imveis privados situados no territrio do Estado acreditado, a no ser que o Agente diplomtico os possua em nome do Estado acreditante e para fins da Misso; c) os direitos de sucesso previstos pelo Estado acreditado, salvo o disposto no 4 do art. ... ):

so imunes, inclusive ao IPVA. Agente de trnsito lavrava multa e o sistema dizia que a placa do embaixador no era registrada. Por isso, barbaridades no transito comearam a ocorrer em Braslia. Da a edio da Resoluo 286,
CONTRAN.

Ocorre que, como os diplomatas so

imunes segundo a Conveno de Viena de 1961, essa Resoluo possui apenas efeito moral. - os emolumentos que a misso eventualmente receba por servio prestado isento de tributao no Brasil.

veculos no recolhem

IPVA, imveis no recolhem IPTU, etc. Prestar ateno nas excees constantes do art. 34! 3. penal: absoluta, exceto com relao aos crimes de competncia do TPI (art. 25, Estatuto de Roma aqui no h imunidade ao genocida). O TPI tratado centrfugo, que foge do centro. Lembrar a diferena entre tratado centrfugo e tratado centrpeto. Ver art. 31, 1, Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas. Essa imunidade abrange o diplomata e os membros de

10
sua famlia acreditados, desde que no sejam nacionais do Estado acreditado (ex: filho de embaixador de me brasileira me e filho no so imunes). Filho de embaixador acreditado com dupla nacionalidade argentina e brasileira: ele responder por crime cometido no Brasil por ostentar tambm a nacionalidade brasileira. A imunidade penal no impede investigao, ouvida de testemunhas, coleta de provas. O embaixador pode ser conduzido a delegacia, mas no ser preso. A imunidade penal absoluta, mesmo que o embaixador atente contra a vida do Presidente da Repblica do Estado acreditado.

Imunidades consulares: S existe nos casos em que o crime cometido no exerccio funcional. Ex1: se o cnsul da Itlia no Brasil vai ao supermercado e furta um DVD responder por furto. Ex2: se o cnsul da Itlia no Brasil emite passaporte falso para ajudar um italiano cnsul responder apenas na Itlia. Perguntas: 1. O Brasil pode denunciar um tratado inteiro, no podendo denunci-lo em parte (caberia apenas reservas). O PSJCR clusula ptrea, no podendo ser denunciado (Min. Celso de Mello). J a viso do Min. Gilmar Mendes permitiria em tese a denncia do PSJCR. 2. Como saber se um tratado ou no de direitos humanos? Estabelecido nas prprias Naes Unidas. Distino difcil, pois pode haver tratados comuns, que tenham normas de direitos humanos. Ex: tratados em matria tributria so comuns, mas ao tratarem dos direitos dos contribuintes tocam direitos humanos. 3. Teoria do dilogo das fontes: verificar tratado mais benfico. 4. Ver o seguinte trecho do artigo constante do link http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=1638:
Ambas as Convenes asseguram amplo rol de garantias aos agentes de misses diplomticas e reparties consulares. No mbito das misses, seus membros so fisicamente inviolveis e gozam de ampla imunidade de jurisdio penal, civil e tributria. Por muito tempo, acreditou-se que as regras estatudas pelas Convenes em apreo teriam o condo de conferir aos Estados

11
estrangeiros imunidade total em face da jurisdio do pas em que situam suas misses diplomticas. Sob essa tica e nas palavras de J. F. REZEK(2), ainda prevalecia a " noo da costumeira regra sintetizada no aforismo par in parem non habet judicium", ou seja, "nenhum Estado soberano pode ser submetido, contra sua vontade, condio de parte perante o foro domstico de outro Estado ." Todavia, a teoria clssica da imunidade absoluta do Estado estrangeiro j no mais se sustenta com o mesmo vigor do passado, tendo sofrido considerveis modificaes com o passar dos anos. De fato, a crescente globalizao e o avano das relaes e atividades comerciais entre os Estados determinaram uma atenuao figura da imunidade total da jurisdio estrangeira. Assim, na medida em que se tornou corriqueira a prtica de atos tipicamente particulares por parte dos Estados estrangeiros, passou-se a se atentar para a disparidade e injustia de tratamento para com os jurisdicionados nacionais, admitindo-se a submisso do Estado aos rgos judiciais locais, em casos excepcionais.

Adendo aula 2 de Consumidor do Intensivo III: A prof. Cludia Lima Marques foi a principal consumerista que estudou sobre o tema teoria do dilogo das fontes. Para ela, so 3 os tipos de dilogo possveis: 1. dilogo sistemtico de coerncia : aplicao simultnea de 2 leis, sendo que uma delas serve de base conceitual para a outra. O CC a base conceitual do CDC. O CDC no impede a aplicao do CC quando este trouxer regra mais favorvel ao consumidor. Ex: questo de prazos prescricionais. 2. dilogo sistemtico de complementariedade e de subsidiariedade : aplicao coordenada de 2 leis, uma complementando a aplicao da outra, ou sendo aplicada de forma subsidiria. Ex: temas que esto no CC e no esto no CDC e vice-versa. Necessidade de conformao dessas leis. 3. dilogo das influncias recprocas sistemticas: a influncia do sistema geral no sistema especial e vice-versa. O dilogo das fontes em DC somente envolve CC e CDC? No. possvel falar em CDC se relacionando lei de plano de sade, de mensalidades escolares, de incorporao imobiliria, etc. A jurisprudncia do STJ no vem admitindo a teoria do dilogo das fontes. O que vem prevalecendo a ciso entre CC e CDC, ou mesmo a aplicao da teoria do dilogo das fontes s avessas (aplicao de normas do CC para prejudicar a situao do consumidor e no para benefici-lo).

Вам также может понравиться