Вы находитесь на странице: 1из 18

Contedo

1. Estruturas Lgicas. ......................................................................................... 2 5. Matrizes e Determinantes............................................................................... 4 6. lgebra elementar. ....................................................................................... 11 7. Probabilidade ............................................................................................... 13 8. Estatstica Descritiva. ................................................................................... 16 10. Juros Simples e Compostos, Taxas de Juros e Desconto. ........................ 17 10. 1 - Juros Simples .................................................................................... 17 10.2 Juros Compostos ............................................................................... 17 17. Dicas .......................................................................................................... 18

1. Estruturas Lgicas.

Conectivo Lgico: Operao Negao Conjuno (e) Disjuno Inclusiva (ou) Disjuno Exclusiva (ou...ou) Condicional (se... ento) Conectivo Estrutura Lgica ^ v v No p Peq P ou q Ou p ou q Se p ento q P se e somente se q

Bicondicional (se... somente se)

N de linha da tabela 2n: onde N o numero de proposies. Lembrete: P (antecedente) (condio suficiente) q (consequente) (condio necessria) Proposio - Todo o conjunto de palavras ou smbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. No h proposies nas frases:

Interrogativas, exclamativas, imperativas, expresso algbrica (No se pode afirmar o que verdade) e sentena sem verbos. Exemplo: O Lula presidente do Brasil. Proposio Condicional - Se p ento q (p q). Exemplo: Se trabalho ento estudo.
p V V F F q V F V F pq V F V V

Contra-positiva - Chamamos de contra-positiva de (p q (Se p ento q)) a proposio (~q ~p).

~q ~p ~q ~p F V F V F F V V V F V V

Tautologia

So

proposies

compostas

sempre

verdadeiras,

independentemente dos valores lgicos das proposies simples que as

compem. Para verificar se uma proposio uma tautologia basta fazer a tabela verdade da proposio composta. Exemplo: A proposio "p v ~p" (p ou no p) uma tautologia, pois sempre verdadeira para qualquer valor lgico da proposio p. Pode-se perceber que a Tautologia o resultado dos valores sempre so verdadeiros.
p ~p p v ~p V V V F F V

Contradio: quando em uma tabela verdade no ocorre uma tautologia e nem uma contradio, diz-se que ocorrer ento uma contingencia. Equivalncia Lgica: Duas proposies so logicamente equivalente quando so compostas pelas mesmas proposies simples e o resultado de suas tabelas verdades so idnticos. P^Q=Q^P PvQ=QvP PQ=QP P Q = (P Q) ^ (Q P) P Q = ~P v Q PQ =~Q~P

Relao entre TODO, ALGUM e NENHUM

Mtodos utilizados para verificar a validade dos argumentos. 1. Mtodo dos diagramas lgicos. Usado sempre que nas premissas tiver uma conjuno ou uma preposio simples (como nesta questo). Consiste em, usando as operaes lgicas com os conectivos, considerar todas as premissas verdadeiras, assim, caso a concluso tambm seja verdadeira o argumento ser vlido, caso seja falsa o argumento ser invlido.

2.

Mtodo das premissas verdadeiras.

3. Mtodo da concluso falsa. Esse mtodo utilizado sempre que na concluso tive uma disjuno ou uma condicional ou uma preposio simples (como nesta questo). Assim, se considera a concluso falsa e supem as premissas verdadeiras, caso isso se confirme, o argumento ser invalido; porm, caso pelo menos uma das premissas seja falsa, ai o argumento vlido.

4.

Mtodo da tabela verdade

5. Matrizes e Determinantes

5.1 - Determinante de uma Matriz de Ordem 3 Regra de Sarrus: 1) Repetimos a 1 e a 2 colunas direita da matriz.

2) Multiplicando os termos entre si, seguindo os traos em diagonal e associando o sinal indicado dos produtos, temos:

A Regra de Sarrus tambm pode ser utilizada repetindo a 1 e 2 linhas, ao invs de repetirmos a 1 e 2 colunas.

5.2 - Propriedades 5.2.1 - Propriedade 01 O determinante de uma matriz A igual ao de sua transposta At. Exemplo:

5.2.2 - Propriedade 02 Se B a matriz que se obtm de uma matriz quadrada A, quando trocamos entre si a posio de duas filas paralelas, ento: Det B = -det A

Exemplo

B foi obtida trocando-se a 1 pela 2 linha de A. det A = ad bc det B = bc ad = (ad bc) = det A Assim, det B = det A

5.2.3 - Propriedade 03 Sendo B uma matriz que obtemos de uma matriz quadrada A, quando multiplicamos uma de suas filas (linha ou coluna) por uma constante K, ento det B = k * det A Exemplo:

Det(k* A) = k3*detA

5.2.4 - Propriedade 04

Se A, B e C so matrizes quadradas de mesma ordem, tais que os elementos correspondentes de A, B e C so iguais entre si, exceto os de uma fila, em que os elementos de C so iguais s somas dos seus elementos correspondentes de A e B, ento det C = det A + det B Exemplo:

5.3 - Determinante de uma Matriz de Ordem n (Teorema de Laplace) Seja A uma matriz quadrada de ordem n, n> 2, seu determinante a soma dos produtos dos elementos de uma fila (linha ou coluna) qualquer pelos respectivos co-fatores. Exemplos

Utilizando a 2a linha para a aplicao do teorema de Laplace, temos:

Notamos que a escolha feita leva-nos ao clculo de apenas 1 co-fator; se utilizssemos a 1a linha, deveramos calcular 4 co-fatores: Assim:

det A = 2 35 = 70

5.4 Matrizes Cofatoras e Matrizes Adjuntas

5.5 Determinante de Vandermonde

Observe: Verificamos tratar-se de um determinante de Vandermonde, logo os seus elementos caractersticos so 2, 3, 4 e 5. As diferenas possveis so: (3 2), (4 2), (4 3), (5 2), (5 3) e (5 4). Ento, podemos escrever: det V = (3 2)(4 2)(4 3)(5 2)(5 3)(5 4) det V = 1 2 1 3 2 1 det V = 12

5.6 Regra de Chi Calcule o determinante da matriz A.

Vamos aplicar a regra de Chi a partir do elemento a24 = 1.

A partir daqui teremos:

Ento:

Finalmente: det A = (1)2 + 4 * det B = 23 5.7 - Inverso de Matrizes Seja A uma matriz quadrada de ordem n. Uma matriz B chamada inversa de A se, e somente se, A*B = B*A=In em que: B a matriz inversa de A : B = A1 In a matriz identidade de ordem n

5.7.1 Propriedades

6. lgebra elementar.
lgebra elementar uma forma fundamental e relativamente bsica da lgebra, ensinada a quem presume-se ter pouco ou nenhum conhecimento formal de

matemtica alm da aritmtica. A maior diferena entre a lgebra e a aritmtica a incluso de variveis. Enquanto na aritmtica usa-se apenas os nmeros e suas operaes (como +, , , ), na lgebra tambm se usam variveis tais como x e y, ou a e b em vez de nmeros.

7. Probabilidade

Experimento aleatrio Espao amostral

Evento Evento um conjunto de resultados do experimento, em termos de conjuntos, um subconjunto de . Em particular, e (conjunto vazio) so eventos. dito o evento certo e o evento impossvel. Usando as operaes em conjunto, podemos formar novos eventos: A U B: o evento que ocorre se A ocorre ou B ocorre ou ambos ocorrem. A I B: o evento que ocorre se A e B ocorrem. : o evento que ocorre se A no ocorre.

p(E) = n(E) / n() Probabilidade = Nmero de casos favorveis / Nmero de casos possveis

Exemplo 01 Um dado lanado e observa-se o nmero da face voltada para cima. Qual a probabilidade desse nmero ser: a) menor que 3? b) Maior ou igual a 3?

Exemplo 02 Escolhe-se, ao acaso, um dos anagramas da palavra XADREZ. Qual a probabilidade da palavra escolhida comear por XA?

Note que p(E) + p(Ec) = 1

Da definio de probabilidade, segue: P(A U B) = p(A) + p(B) Nesse caso, A e B so chamados eventos mutuamente exclusivos.

De modo anlogo ao primeiro caso:

p(A U B) = p(A) + p(B) p(A B) O evento A B representa a ocorrncia simultnea dos eventos A e B. Exemplo A probabilidade de um guarda rodovirio aplicar quatro ou mais multas em um dia de 63%; a probabilidade de ele aplicar quatro ou menos multas em um dia de 56%. Qual a probabilidade de o guarda aplicar exatamente quatro multas?

8. Estatstica Descritiva.
aquela que se preocupa com a coleta, organizao, classificao, apresentao, interpretao e analise de dados referentes ao fenmeno atravs de grficos e tabelas alm de calcular medidas que permita descrever o fenmeno. Requisitos fundamentais em um grfico: Simplicidade: possibilitar a anlise rpida do fenmeno observado. Deve conter apenas o essencial. Clareza: possibilitar a leitura e interpretaes correta dos valores do fenmeno. Veracidade: deve expressar a verdade sobre o fenmeno observado.

Tipos de grficos quanto forma: Diagramas: grficos geomtricos dispostos em duas dimenses. So mais usados na representao de sries estatsticas. Cartogramas: a representao sobre uma carta geogrfica, sendo muito usado na Geografia, Histria e Demografia. Estereogramas: dimenses. Pictogramas: a representao grfica consta de figuras representativas do fenmeno. Desperta logo a ateno do pblico. representam volumes e so apresentados em trs

10. Juros Simples e Compostos, Taxas de Juros e Desconto.

10. 1 - Juros Simples

Capital = c Juros = j Tempo = t Taxa = i Estes problemas podem ser resolvidos por regra de trs compostas, mas para facilitar os clculos podemos usar uma frmula.

10.2 Juros Compostos Frmula para o clculo de Juros Compostos. M = C x (1 + i)t C = Capital inicial i = taxa % por perodo de tempo t = nmero de perodos de tempo M = montante final = (capital + juros)

17. Dicas

Negao dos sinais: > < > <

Вам также может понравиться