Вы находитесь на странице: 1из 6

SEDUC-RS 2013 ANOS INICIAIS 5.1 e outras Conhecimentos Pedaggicos | Anlise das Questes | Prof.

Omar Martins
11. Perrenoud (2000) considera como competncias para ensinar todas as apresentadas nas alternativas abaixo, EXCETO (A) organizar e dirigir situaes de aprendizagem. (B) trabalhar em equipe. (C) conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao. (D) administrar a progresso do ensino. (E) utilizar novas tecnologias.
Comentrio: A questo 11 aborda a temtica das competncias, presente no livro do pensador suo Philippe PERRENOUD, no livro Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. O autor elencada as 10 novas competncias para ensinar, j na introduo do seu livro (p. 12-13): 1. Organizar e dirigir situaes de aprendizagem; 2. Administrar a progresso das aprendizagens; 3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciao; 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 5. Trabalhar em equipe; 6. Participar da administrao escolar; 7. Informar e envolver os pais; 8. Utilizar novas tecnologias; 9. Enfrentar os deveres e os dilemas ticos da profisso; 10. Administrar a prpria formao. As assertivas (A), (B), (C) e (E) mencionam ipsis litteris as competncias mencionadas em 1, 5, 3 e 8. O item (D) troca a expresso das aprendizagens utilizada pelo autor por do ensino, tornando a assertiva incorreta.

12. Para _______________, a escrita possui duas funes: mnemnica e comunicativa. O nome do autor que completa corretamente a lacuna da frase acima (A) Vygostsky (B) Piaget (C) Luria (D) Wallon (E) Ferreiro
Comentrio: Chegamos questo mais polmica da prova. Sem adentrar na crtica de total falta de criatividade do organizador de propor uma questo simplria de preenchimento de lacunas, nos deparamos com a aplicao, dentre tanto outros autores importantes para a educao, de uma caracterstica conceitual de um autor que, no Brasil, s lembrado quando citado juntamente com seu colega VYGOTSKY ou ainda na recepo do trabalho da professora Emilia FERREIRO. A prova que a banca poderia ter indicado para leitura os seus livros (traduzidos para o portugus), A Construo da mente (1992) ou Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (1998) escrito juntamente com os seus camaradas VYGOTSKY e LEONTIEV. No, o organizador preferiu colher na p. 153 do livro indicado na bibliografia oficial organizado por CASTORINA, J.A. et alii. Piaget e Vigostsky: novas contribuies para o debate. So Paulo: tica, 2001, dois conceitos complexos aplicados pelo autor sovitico e que so mencionados muito rapidamente no texto. Segundo CASTORINA (p. 153): (...) no enfoque de Luria, a escrita possui duas funes: mnemnica e comunicativa. Assim, a questo apesar de errtica e sorteada est presente na bibliografia oficial do concurso.

http://profomar.wordpress.com

13. Considerando os estudos de Vygotsky, correto afirmar que (A) a aprendizagem est relacionada ao desenvolvimento desde o incio da vida humana. (B) o percurso de desenvolvimento do ser humano definido pelo processo de maturao do organismo individual. (C) a ao motora que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento. (D) as funes psicolgicas dependem de processos de conscincia e de interao. (E) o desenvolvimento um processo espontneo de maturao, e a aprendizagem acontece na interao entre o individuo e o meio.
Comentrio: Outra questo copiada e colada do livro organizado por CASTORINA (2001). Desta feita, o item (A) descreve com exatido a citao da coatora do livro, a professora Maria Kohl de OLIVEIRA que sentencia que (...) Em se tratando de Vygotsky aprendizagem est relacionada ao desenvolvimento desde incio da vida humana, sendo um aspecto necessrio e universal do processo de desenvolvimento das funes psicolgicas culturalmente organizadas e especificamente humanas (Vygotsky, 1984, p. 101) (p. 55, grifo meu). Est assim correto o que est afirmado na assertiva (A). A autora continua a citao, na mesma pgina, dizendo que O percurso de desenvolvimento do ser humano , em parte, definido pelos processos de maturao do organismo individual, pertencendo espcie humana, mas a aprendizagem que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, se no fosse o contato do indivduo com um determinado ambiente cultural, no ocorreriam (p. 55-56, grifos meus) A questo (B) foi colocada para confundir quem pudesse conseguir identificar os termos utilizados constantemente nas obras de Vygotsky. As assertivas (C), (D) e (E) dizem respeito ao trabalho de outros autores, em especial, Jean PIAGET. No vislumbro possibilidade de recurso apesar da confuso da questo.

14. Segundo Hoffmann (2005), a avaliao uma ao ampla que abrange o cotidiano do fazer pedaggico. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a assertivas acima. ( ) A observao, a reflexo e ao ocorrem em tempo lineares. ( ) A avaliao um processo mediador que se constri na prtica. ( ) A admirao, a reflexo e reconstruo das praticas avaliativas so tempos necessrios em uma avaliao mediadora. A sequencia correta de preenchimento dos parnteses, de acima para baixo (A) V V V (B) V V F (C) V F V (D) F V V (E) F F F
Comentrio: A questo cita os principais fundamentos da obra da professora Jussara HOFFMANN, O jogo do contrrio em avaliao (2005). Ao pensar no significado de uma avaliao mediadora no podemos imaginar que seus elementos constitutivos (observao, reflexo e ao) possam ocorrer em tempo lineares. A assertiva (D) inquestionvel.

http://profomar.wordpress.com

15. Considerando o planejamento escolar, assinale a alternativa que apresenta os requisitos destacados por Macedo (2005) (A) Observao e avaliao. (B) Observao e antecipao. (C) Regulao e antecipao. (D) Regulao, observao e avaliao. (E) Antecipao, regulao e observao.
Comentrio: Segundo Lino de MACEDO (Ensaios Pedaggicos: como construir uma escola para todos. Artmed: Porto Alegre, 2005, p. 87-90): (...) Antecipao Observao Regulao. (...) Por que planejar? para poder, no cotidiano da sala de aula, observar, regular e antecipar aquilo que queremos que os nossos alunos se tornem, aquilo que queremos que eles aprendam. Quando planejar? Antes, depois e durante nossas intervenes pedaggicas. Est correta a assertiva (E).

16. So exigncias de ensinar, destacadas por Freire (2000), todas as contidas nas alternativas abaixo, EXCETO (A) a pesquisa (B) a criticidade (C) o bom senso (D) a curiosidade (E) a disponibilidade
Comentrio: Questo mal elaborada e que merece recurso, devendo ser anulada, com atribuio da pontuao para todos os candidatos. Como bem sabemos, Paulo FREIRE na sua eterna obra Pedagogia da Autonomia (1996) elenca uma srie de imperativos a partir da questo da formao docente ao lado da reflexo sobre a prtica educativoprogressiva em favor da autonomia do ser dos educandos. Todas esto descritas, de maneira simplificada nas assertivas (A), (B), (C), (D) e (E). No item (E), indicado pelo gabarito preliminar com a que deveria ser assinalada por ser uma exceo a obra do pensador, faz parte de um dos mais importantes requisitos mencionados por FREIRE, a disponibilidade () para o dilogo, presente na p. 132. Alm disso, o educador cita a expresso inmeras a disponibilidade como elemento central na prtica educativa, estando presente inmeras vezes ao longo da sua obra: (...) Educar substantivamente formar. (...) Pensar certo, pelo contrario, demanda profundidade e no superficialidade na compreenso e na interpretao dos fatos. Supe a disponibilidade reviso dos achados, reconhece no apenas a possibilidade de mudar de opo, de apreciao, mas o direito de fazlo (p. 34 Ensinar exige esttica e tica.) (...) prprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitao do novo que no pode ser negado ou acolhido s porque novo, assim como o critrio de recusa ao velho no apenas o cronolgico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradio ou marca uma presena no tempo continua novo (p. 36 Ensinar exige risco, aceitao do novo e rejeio a qualquer forma de discriminao.) (...) No possvel a assuno que o sujeito faz de si numa certa forma de estar sendo sem a disponibilidade para mudar. (p. 39 Ensinar exige reflexo crtica sobre a prtica.) (...) Escutar obviamente algo que vai mais alm da possibilidade auditiva de cada um. Escutar, no sentido aqui discutido, significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura fala do outro, ao gesto do outro, s diferenas do outro. (p. 110 Ensinar exige saber escutar.) (...) No fundo, a atitude correta de quem no se sente dono da verdade nem tampouco objeto acomodado do discurso alheio que lhe autoritariamente feito. Atitude correta de quem se encontra em permanente disponibilidade a tocar e a ser tocado, a perguntar e a responder, a concordar e a discordar. Disponibilidade vida e a seus contratempos. Estar disponvel estar sensvel aos chamamentos que nos chegam, aos sinais mais diversos que nos apelam, ao canto do pssaro, chuva que cai ou que se anuncia na nuvem escura, ao risco manso da inocncia, cara carrancuda da desaprovao, aos braos que se abrem

http://profomar.wordpress.com

para acolher ou ao corpo que se fecha na recusa. na minha disponibilidade permanente vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crtico, emoo, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relao com o contrrio de mim. E quanto mais me dou experincia de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenas, tanto melhor me conheo e construo meu perfil. (p. 131 - "Ensinar exige reconhecer que a educao ideolgica. Grifos em negrito meus; em itlico do autor) E, finalmente, para no restar nenhuma dvida: (...) Ensinar exige disponibilidade para o dilogo. Nas minhas relaes com os outros, que no fizeram necessariamente as mesmas opes que fiz, no nvel da poltica, da tica, da esttica, da pedagogia, nem posso partir de que vejo "conquist-los", no importa a que custo, nem tampouco temo que pretendam "conquistar-me". no respeito s diferenas entre mim e eles ou elas, na coerncia entre o que fao e o que digo, que me encontro com eles ou com elas. na minha disponibilidade realidade que construo a minha segurana, indispensvel prpria disponibilidade realidade sem segurana mas impossvel tambm criar a segurana fora do risco da disponibilidade. (...) (p. 132 - Grifos do autor) (...) Me sinto seguro porque no h razo para me envergonhar por desconhecer algo. Testemunhar a abertura aos outros, a disponibilidade curiosa vida, a seus desafios, so saberes necessrios prtica educativa. (p. 132-133) (...) A minha abertura ao querer bem significa a minha disponibilidade alegria de viver. Justa alegria de viver, que, assumida plenamente, no permite que me transforme num ser adocicado nem tampouco num ser arestoso e amargo (p. 138 Ensina exige querer bem aos educandos). Assim, a ANULAO da questo, com atribuio a todos os candidatos torna-se imperativa para a lisura e correo da prova aplicada ao certame.

17. Por trs de qualquer proposta metodolgica, se esconde uma concepo do valor que se atribui_______________________________. A alternativa cuja palavra completa corretamente a lacuna da frase acima (A) aprendizagem (B) didtica (C) ao ensino (D) ao contedo (E) s tarefas
Comentrio: A questo, apesar de no citar um dos grandes pensadores contemporneos da educao, professor catalo Antoni ZABALA, cita frase que pode ser localizada na p. 27 do livro indicado na bibliografia oficial; (...) Por trs de qualquer proposta metodolgica se esconde uma concepo do valor que se atribui ao ensino, assim como certas ideias mais ou menos formalizada ou explcitas em relao ao processo de ensinar e aprender. (ZABALA, Antoni. A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 27). A assertiva (C) est correta.

18. Assinale a alternativa que identifica uma caracterstica da interdisciplinaridade: (A) Os contedos escolares so apresentados por matrias independentes umas das outras. (B) O conjunto de matrias ou disciplinas proposto simultaneamente, sem que apaream explicitamente as relaes que podem existir entre elas. (C) O grau mximo de relaes entre as disciplinas supe uma integrao global dentro de um sistema totalizador. (D) O favorecimento de uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma cincia que explique a realidade sem parcelamento. (E) A interao entre duas ou mais disciplinas desde a simples comunicao de ideias at a integrao recproca de conceitos.

http://profomar.wordpress.com

Comentrio: A banca utilizou os conceitos de organizao dos contedos a partir de Antoni ZABALA (A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 143-144). Na assertiva (A) foi descrita a caracterstica da multidisciplinaridade, onde (...) os contedos escolares so apresentados por matrias independentes umas das outras (p. 143) Outra caracterstica da multidisciplinaridade foi mencionada na assertiva (B), onde (...) o conjunto de matrias ou disciplinas proposto simultaneamente, sem que apaream explicitamente as relaes que podem existir entre elas. (p. 143) Na assertiva (C) foi descrita a transdisciplinaridade que (...) o grau mximo de relaes entre as disciplinas da que supe uma integrao global dentro de um sistema totalizador. (p. 144) Outra caracterstica da transdisciplinaridade descrita por ZABALA aparece na assertiva (D), (...) Esse sistema favorece uma unidade interpretativa, com o objetivo de constituir uma cincia que explique a realidade sem parcelamento. (p. 144) E, finalmente, a assertiva (E) que est correta ao descrever o conceito de interdisciplinaridade por ZABALA ao afirmar que (...) A interao entre duas ou mais disciplinas desde a simples comunicao de ideias at a integrao recproca de conceitos. (p. 143)

19. preciso construir um currculo que reflita o nvel de incerteza presente na vida, no qual impossvel obter sempre uma nica resposta vlida e verdadeira para os mltiplos problemas que surgem em uma realidade na qual se inter-relacionam mltiplas e diferentes variveis e dimenses. Essa afirmao se refere (A) diversidade dos alunos (B) ao ensino para a complexidade (C) formao docente. (D) aos temas geradores. (E) escolha metodolgica.
Comentrio: Tanto o enunciado da questo - incorretamente sem devida a citao do autor como a resposta esto presentes no livro de Antoni ZABALA (Enfoque globalizador e pensamento complexo: Uma proposta para o currculo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002). Segundo o autor catalo: Quando a ao educativa a do conhecimento para a ao crtica, o ensino deve orientar-se para propor um saber escolar complexo. preciso construir um currculo que reflita o nvel de incerteza presente na vida, no qual impossvel obter uma nica proposta vlida e verdadeira para os mltiplos problemas que surgem em uma realidade na qual se inter-relacionam mltiplas e diferentes variveis e dimenses. Ou seja, uma formao que facilite uma viso mais complexa e crtica do mundo, superadora das limitaes prprias de um conhecimento parcelado e fragmentado do ser humano. Um conhecimento que seja global, integrador, contextualizado, sistmico, capaz de enfrentar as questes e os problemas abertos e difusos que a realidade coloca. (ZABALA, 2002, p. 58) A assertiva (B) deve ser marcada como correta.

20. _________________________ o conjunto de ideias, representaes e informaes que servem de sustentao para uma nova aprendizagem, ainda que no tenha, necessariamente uma relao direta com o contedo que se quer ensinar. A alternativa cuja palavra completa corretamente a lacuna da frase acima (A) Conhecimento (B) Conhecimento prvio (C) Memria (D) Discurso (E) Representaes

http://profomar.wordpress.com

Comentrio: A frase foi extrada da obra da professora Telma WEISZ (O dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo, tica 2000, p. 93: (...) O conhecimento prvio o conjunto de ideias, representaes e informaes que servem de sustentao para essa nova aprendizagem, ainda que no tenham, necessariamente, uma relao direta com o contedo que se quer ensinar. Investigar e explorar essas ideias e representaes prvias importante porque permite saber de onde vai partir a aprendizagem que queremos que acontea. Conhecer essas ideias e representaes prvias ajuda muito na hora de construir uma situao na qual o aluno ter de usar o que j sabe para aprender o que ainda no sabe. (grifo meu) Apesar de novamente o organizador no citar a fonte, a assertiva (B) deve ser assinalada.

http://profomar.wordpress.com

Вам также может понравиться