Вы находитесь на странице: 1из 2

ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA SADE

ANEXO IX ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPUTICO O Acompanhamento farmacoteraputico o cuidado farmacutico, em conjunto com outros profissionais de sade e o usurio, que visa garantir que o usurio obtenha os melhores resultados possveis do tratamento por meio de seus medicamentos e atinja os objetivos teraputicos desejados I Aps terapia medicamentosa instituda ao usurio de responsabilidade do profissional farmacutico o acompanhamento e monitoramento da efetividade, segurana e adeso a terapia. II - Durante o acompanhamento farmacoterapeutico o farmacutico deve avaliar todos os medicamentos em uso pelo usurio (medicamentos prescritos e aqueles utilizados por automedicao) verificando se os medicamentos so necessrios, os mais adequados para o usurio, os mais efetivos, e os mais seguros para a condio clinica do usurio, entre os disponveis no Padro de Integralidade de Medicamentos. III Aps determinada a adequao, efetividade e a segurana dos medicamentos para o paciente, o farmacutico deve trazer todos os recursos necessrios para garantir o acesso do usurio aos medicamentos e a utilizao dos mesmos conforme recomendado. IV Nos casos em que o farmacutico identifique algum problema relacionado ao uso de medicamentos, este profissional dever trabalhar com o usurio e com os outros membros da equipe de sade a fim de solucionar estes problemas. V- O farmacutico responsvel pela elaborao e implementao de um plano de cuidado para prevenir e solucionar os problemas relacionados ao uso de medicamentos identificados. VI- O farmacutico tem a responsabilidade de comunicar aos outros membros da equipe de sade os aspectos relacionados sua avaliao e recomendaes relacionadas farmacoterapia do usurio.

70

ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA SADE

VII - Todos os dados coletados pelo farmacutico durante o acompanhamento, os problemas identificados, o plano elaborado e implementado devem ser documentados em papel ou em forma eletrnica. VIII O acompanhamento farmacoteraputico dever ser realizado em ambiente privativo, como consultrios ambulatoriais, a fim de preservar a confidencialidade das informaes fornecidas pelo usurio. IX - As atividades de acompanhamento farmacoteraputico devem ser separadas e independentes das atividades de dispensao farmacutica. X O acompanhamento farmacoteraputico uma atividade contnua da clnica ampliada que visa integralidade da ateno ao usurio.

XI O Farmacutico deve atuar junto a equipe de sade buscando olhar o usurio de forma integral para otimizar os cuidados de sade .

71

Вам также может понравиться