Вы находитесь на странице: 1из 7

Carta Aberta ao Governo de Portugal

EM DEFESA DO CRESCIMENTO ECONMICO E DO RESPEITO PELO PORTO

A situao em que Portugal se encontra impe, entre outras exigncias, experincia


poltica, conhecimento da realidade, capacidade de deciso e viso estratgica. O relanamento da atividade econmica hoje um imperativo nacional, sob pena de o Pas prosseguir numa trajetria de bloqueio e de asfixia generalizada. Um dos setores de elevado potencial para ajudar a inverter as tendncias recessivas , reconhecidamente, entre vrios outros, a reabilitao urbana. sabido que nos grandes centros urbanos, e particularmente em Lisboa e Porto, a reabilitao do edificado, pblico e privado, constitui uma alavanca de mltiplo potencial: regenerao das cidades, requalificao da construo civil, atratividade turstica, animao do comrcio, vigor da restaurao e hotelaria, repovoamento dos centros urbanos e defesa do nosso patrimnio histrico edificado. Em nome destes imperativos foi criada, no final de 2004, na presena do Senhor Presidente da Repblica Jorge Sampaio, a Porto Vivo, SRU Sociedade de Reabilitao Urbana, SA, cujo capital social subscrito em 40% pelo Municpio do Porto e 60% pelo IHRU Instituto de Habitao e Reabilitao Urbana, em representao do Estado, diga-se Governo. Nos termos dos seus estatutos, a Porto Vivo, SRU tem como misso conduzir o processo de reabilitao urbana da Baixa Portuense, nomeadamente promover a reconverso do patrimnio degradado da rea Crtica de Recuperao e Reconverso Urbanstica da Cidade do Porto. Entre 2005 e 2013, o investimento privado em reabilitao urbana concretizado na zona de interveno da Porto Vivo, SRU ultrapassou largamente os 500 milhes de

euros, apesar da grave recesso econmica que afeta o Pas e, em especial, o setor imobilirio. At data, por cada euro de investimento pblico executado neste projeto, os privados investiram, em reabilitao urbana, uma mdia de dez euros. Mas casos h, como no Quarteiro das Cardosas, onde este exerccio ainda bem mais expressivo. Neste caso, no fim de 2012, o investimento privado atingia j cerca de 90 milhes de euros, sendo o investimento pblico lquido inferior a 6 milhes de euros. Em concluso, no Quarteiro das Cardosas, por cada euro de investimento da Porto Vivo, SRU os privados investiram, at ao momento, cerca de 15 euros. Por ser um quarteiro-ncora no mbito de todo o projeto, o seu forte efeito indireto ditou, por exemplo, que, num raio de 300 metros, abrissem ou que estejam quase a abrir 18 novas unidades hoteleiras; o que revela bem a importncia decisiva que a reabilitao urbana est a ter na enorme e saudvel expanso do Porto enquanto destino turstico. Mas este efeito multiplicador da despesa pblica pode ser interrompido e invertido se o investimento pblico se retrair e, pior, trair expectativas. Em face do cenrio aqui descrito tornou-se racionalmente inexplicvel e emocionalmente insuportvel, luz dos mais elementares princpios do bom senso e dos fundamentais princpios da eficincia e da equidade na utilizao das finanas pblicas, a atuao que o Governo atravs do IHRU tem tido em relao Porto Vivo, SRU. A saber: a) Desde 2009 que o Estado, diga-se o Governo, no paga a sua quota-parte na reposio dos denominados prejuzos contabilsticos da empresa, correspondentes aos dois exerccios de 2010 e 2011, no montante de cerca de 2,4 milhes de euros. b) Desde h mais de um ano que o Estado, diga-se o Governo, arrasta a recomposio do Conselho de Administrao da empresa e paralisa as aconselhveis alteraes estatutrias que ele prprio tinha proposto. c) Na Assembleia Geral anual do corrente ano, depois de primeiro a ter adiado para o dia 18 de abril, o representante do Estado, diga-se do Governo, resolveu votar contra todos os pontos da ordem de trabalhos, incluindo as contas do exerccio de 2012.

Com estas atitudes de to fraco sentido da responsabilidade, o Governo diz ostensivamente aos portugueses em geral, e aos portuenses em especial, que, no Porto, a reabilitao urbana no faz parte do seu programa de ao, por muito que, no discurso poltico, reafirme exausto o seu empenho nesta causa. H nesta atuao, para alm de uma incompreensvel agresso economia local e nacional, uma notria falta de respeito pelo Porto, cuja razo de ser escapa a qualquer lgica de racionalidade e razoabilidade. No se pode aceitar o argumento do Governo de que dar uma contida dotao de 1 milho de euros por ano para a reabilitao da Baixa da segunda cidade do Pas e do seu Centro Histrico, classificado como Patrimnio da Humanidade pela UNESCO, um prejuzo puro e simples; pode ser uma despesa pblica, pode ser um subsdio explorao, pode ser um investimento intangvel, mas no uma perda, no um prejuzo, no um desperdcio, no uma delapidao, no uma m afetao de recursos pblicos, muito pelo contrrio. Menos se pode aceitar a ilao contabilstica, jurdica ou burocrtica - alis de uma rara pobreza intelectual e conceptual - assente em premissas absolutamente errneas, de deixar falir a Porto Vivo e, assim, boicotar a reabilitao urbana da Baixa portuense. Alm do mais, a reabilitao urbana, face ao ponto a que a degradao chegou, configura uma situao de falha de mercado que cabe ao Estado ajudar a colmatar com pequenas e modelares intervenes e firmes e claros enquadramentos; assim , e assim deve ser em qualquer parte do mundo desenvolvido, como a melhor teoria econmica h muito concluiu. No quadro de persistente depresso econmica, elevadssima taxa de desemprego e manifesta incapacidade para fazer crescer a economia e lutar contra a profunda crise social que Portugal atravessa, s uma estranha obsesso, conjugada com um notrio desconhecimento da realidade e uma escassa viso poltica, podem justificar o desnorte de quem, por um s momento, possa pensar que o melhor caminho asfixiar esta empresa, e reduzir a cinzas a confiana dos agentes econmicos e, por consequncia, os projetos de reabilitao programados.

Por tudo isto, os subscritores apelam ao Governo de Portugal que pondere toda a
atuao do Estado na Porto Vivo, SRU, que no provoque a falncia da empresa, que pague a sua dvida, que colabore ativamente no projeto de reabilitao da Baixa

portuense e de animao da atividade econmica e que no desconsidere o Porto a Cidade no tolera desconsideraes, como historicamente sempre aconteceu.

Porto, maio de 2013

Primeiros 50 signatrios
1) Alberto Amaral
(Reitor da UP entre 9/12/1985 e 17/09/1998)

2) Alberto de Castro
(Economista; Prof. Catedrtico da UP)

3) Alberto Martins
(Deputado; ex- Ministro do Governo de Portugal)

4) Amndio de Azevedo
(Advogado; Fundador do PPD; ex-Ministro do Governo de Portugal)

5) Amrico Amorim
(Empresrio Grupo Amorim)

6) Antnio Pires Veloso


(General)

7) Arlindo Cunha
(Economista; ex-Ministro do Governo de Portugal)

8) Arnaldo de Pinho
(Prof. Catedrtico; Cnego)

9) Artur Santos Silva


(Presidente do BPI e da Fundao Gulbenkian)

10) Augusto Lopes Cardoso


(ex-Bastonrio da Ordem dos Advogados)

11) Belmiro de Azevedo


(Empresrio - Sonae)

12) Cndido da Agra

(Diretor e Presidente do Conselho Cientfico da Faculdade de Direito da UP)

13) Carlos Moreira da Silva


(Presidente do Conselho de Administrao da BA Vidro; ex-Presidente da COTEC-Portugal)

14) Carlos Mota Cardoso


(Mdico; Professor da Universidade do Porto)

15) D. Manuel Clemente


(Bispo do Porto)

16) Daniel Bessa


(Economista; ex-Ministro do Governo de Portugal)

17) Emdio Gomes


(Prof. Catedrtico; Ex-Administrador Executivo da Junta Metropolitana do Porto)

18) Fernanda Meneses


(Gestora; ex-Presidente da STCP)

19) Fernando Guedes


(Empresrio; Sogrape)

20) Francisco Barata Fernandes


(Presidente do Conselho Cientfico e da Ass. Rep. da Faculdade de Arquitetura da UP)

21) Germano Silva


(Jornalista e Historiador)

22) Hlder Pacheco


(Professor e Historiador)

23) Hlio Loureiro


(Chef)

24) Joo Baptista Magalhes


(Professor)

25) Joo F. Proena


(Diretor e Presidente do Conselho Cientfico da Faculdade de Economia do Porto)

26) Joo Serrenho


(Empresrio CIN)

27) Joaquim Poas Martins

(Prof. Universitrio; Gestor)

28) Jos ngelo Novais Barbosa


(Reitor da UP entre 18/09/1998 e 03/07/2006)

29) Jos Eduardo Pinto da Costa


(Prof. Catedrtico; ex-Presidente do Instituto de Medicina Legal)

30) Jos Manuel Carvalho


(Gestor; ex-Presidente do Acadmico F.C.)

31) Jos Manuel Dias da Fonseca


(Economista; Presidente da Casa da Msica)

32) Jos Marques dos Santos


(Reitor da UP)

33) Jos Silva Peneda


(Presidente do CES; ex-Ministro do Governo de Portugal)

34) Jlio Lino Couto


(Escritor portuense)

35) Lus Braga da Cruz


(Presidente de Serralves; ex-Ministro do Governo de Portugal)

36) Lus Oliveira Ramos


(Reitor da UP entre 29/03/1982 e 08/12/1985)

37) Lus Portela


(Presidente de Bial)

38) Manuel Correia Fernandes


(Prof. Catedrtico da Faculdade de Arquitetura da UP; Vereador do PS na Cmara do Porto)

39) Manuel Ferreira de Oliveira


(Prof. Universitrio; Presidente da GALP)

40) Manuel Fontes de Carvalho


(Mdico; ex-Bastonrio da Ordem dos Mdicos Dentistas)

41) Manuel Oliveira Marques


(Prof. Universitrio; Gestor)

42) Manuel Sobrinho Simes

(Cientista; Diretor do IPATIMUP)

43) Miguel Cadilhe


(Economista; ex- Ministro do Governo de Portugal)

44) Miguel Veiga


(Advogado; Fundador do PPD)

45) Nuno Macedo Silva


(Empresrio - RAR)

46) Odete Patrcio


(Economista; Diretora de Serralves)

47) Paulo Azevedo Pereira da Silva


(Economista, Gestor de Empresas)

48) Ricardo Fonseca


(Gestor; ex- Presidente da APDL e da Metro do Porto)

49) Sebastio Feyo de Azevedo


(Diretor e Presidente do Conselho Cientfico da Faculdade de Engenharia da UP)

50) Valente de Oliveira


(Prof. Catedrtico; ex-Ministro do Governo de Portugal)

Вам также может понравиться