Вы находитесь на странице: 1из 6

Paul Ekman considerado o maior especialista mundial na anlise das emoes humanas e expresso das mesmas, principalmente a nvel

l facial. O seu trabalho tem vindo a ser referido em vrios stios, como no livro Blink do Malcolm Gladwell, e devido ao seu sistema de codificao facial (FACS) que hoje possvel ver animaes da Pixar no cinema com bonecos to reais no que concerne expresso de emoes. Nos ltimos tempos comeou uma srie americana inspirada na sua personagem, chamada Lie to Me onde o Paul Ekman representado pelo caricato Dr. Cal Lightman. Mas vamos s notas sobre o livro, que o que nos traz aqui hoje. Sero notas soltas pelo que nem sempre as transies de temas faro sentido (para isso ter mesmo que ler o livro). __ Segundo Ekman existem pelo menos 4 competncias que podem ser melhoradas com a compreenso das emoes: tornar-se mais consciente de quando se est a tornar emocional, mesmo antes de agir ou falar; escolher como se comportar quando est a ficar emocional de forma a se conseguir atingir os objectivos sem magoar outras pessoas; tornar-se mais sensvel s emoes dos outros usar de forma cuidadosa as informaes sobre como os outros se sentem.

Expresses faciais e emoes: Todos ns quando experienciamos uma emoo traduzimos a mesma atravs de uma expresso facial, nem que seja o nvel micro (principalmente quando mentimos), onde as mesmas duram menos de 1/5 de segundo.

Auto-avaliadores: O nosso crebro tem auto-avaliadores que perante as situaes disparam emoes: com anos de meditao, por exemplo, possvel ter a capacidade de resposta entre o estmulo e emoo.

Sorriso verdadeiro e impacto no crebro: Segundo um estudo conduzido por Richard Davidson e Paul Ekman, forar um sorriso verdadeira, ou seja, activando os mesmos msculos faciais, provoca no crebro a mesma reaco do que um espontneo.

Isto verdade no apenas para a emoo alegria mas tambm para todas as outras. Talvez por isso esta frase de Edgar Allan Poe seja to verdadeira: quando quero descobrir o quo esperta ou estpida, ou quais os seus pensamento no momento, espelho na minha cara, o melhor que consigo, a expresso da pessoa, e depois espero para ver que emoes e pensamentos afloram. Exerccio interessante, que desde j lano o desafio!

Perodo refractrio o perodo imediatamente a seguir ao exprimir de uma emoo (ex. raiva). No adianta chamar uma pessoa ateno/razo neste perodo. Ela no se apercebe sequer que est num perodo refractrio. S depois, sobre reflexo, que se apercebe que reagiu de forma inapropriada e se arrepende do seu comportamento.

Gatilhos emocionais Todos os condutores j experienciaram carregar no pedal imaginrio quando vo sentados no lugar ao lado. uma reaco automtica. At um instrutor de conduo tem este gatilho emocional, mas mais enfraquecido que numa pessoa normal. Todos ns temos gatilhos que nos fazem disparar algumas emoes e que fomos e vamos coleccionando ao longo da vida.

Como podemos enfraquecer um gatilho (ex. sentir raiva de uma pessoa em especfico): 1 identificar o que est a causar a emoo e como isso se manifesta (ex. pensamentos, reaces corporais, etc.) 2 criar um registo de episdios (ex. num dirio) 3 aprendendo o que provoca e como costuma reagir, comea-se a ter maior conscincia e a poder dar novas respostas.

NOTA IMPORTANTE: Todos ns sentimos emoes e as expressamos a vrios nveis, principalmente em termos faciais. Isto permite-nos perceber, por exemplo, o que os outros esto a sentir. No nos permite, no entanto saber o que esto a PENSAR! Por exemplo, o medo de uma pessoa culpada prestes a ser apanhada muito semelhante ao medo de uma pessoa inocente prestes a ser desacreditada! Por isso aquela histria dos Psiclogos saberem o que as pessoas esto a pensar ser um apenas grande mito que pertence ao imaginrio colectivo.

7 emoes bsicas estudadas Paul Ekman dedicou-se ao estudo de 7 emoes bsicas que verificou serem inatas a todos os seres humanos e transversais a todas as culturas do mundo: tristeza raiva surpresa medo nojo desprezo alegria

Descobriu que cada emoo se expressa de forma diferente nas pessoas a vrios nveis. Por exemplo, cada uma tem diferentes expresses faciais associadas. Cada uma cria inclusivamente um impulso para a realizao de um som especfico! Para alem disso, cada uma provoca um impulso para a aco: Raiva: aproximao ao objecto Medo: parar para evitar ser detectado ou fuga Desprezo: olhar de cima para baixo para o objecto Surpresa: ateno fixa no objecto Nojo: o mesmo que o medo mas mais fraco Alegria: aproximao ao objecto

Reaco corporal a uma emoo Vrias coisas acontecem quando estamos no calor de uma emoo, e tudo em questes de segundos, sem a nossa escolha ou conscincia: sinais emocionais na voz sinais emocionais na face as aces presentes e aprendidas tornam-se presentes reaces automticas no corpo

recuperao de memorias e expectativas alterao da forma como interpretamos o que nos acontece e ao mundo que nos rodeia

Tudo isto involuntrio e apenas com treino a pessoa poder estar consciente delas. Assim, no somos capazes de interromper as nossas reaces mas somos capazes de as gerir, mesmo no tendo a opo de as parar imediatamente. Uma boa forma de o fazer atravs do treino da ateno, com prticas como o Mindfulness.

TRISTEZA e agonia A tristeza uma das emoes que mais dura. Depois de um perodo de agonia normal tambm existir um de tristeza resignada.

Existem vrios movimentos faciais associados tristeza (ex. olhos baixos, boca aberta, etc.) mas o principal a ferradura entre as sobrancelhas.

RAIVA Tem algumas caractersticas faciais, como as sobrancelhas baixas e juntas, os lbios ficarem mais finos e a margem vermelha dos lbios ficar mais castanha.

uma emoo explosiva e por vezes ponto de ruptura nas relaes entre casais. Numa discusso, por exemplo, normal os homens adoptarem uma postura muito prejudicial (ex. agir como um muro), saindo friamente da interaco, no respondendo s emoes da parceira. mais eficaz ouvir, reconhecer a raiva da parceira/colega e pedir-lhe para discutirem mais tarde quando ele se sentir mais preparado e controlado.

Uma coisa a ter em conta relativamente raiva quando nos sentimos irritados. Neste modo fcil zangarmo-nos. Alis, procuramos uma oportunidade para isso! Um conselho evitar pessoas quando nos sentimos irritados, caso consigamos reconhecer que estamos nesse estado.

Perante uma pessoa raivosa NUNCA DIZER: porque ests zangado comigo?.

Dizer a minha aco pode ter-te feito ficar zangado e peo desculpa por isso. H algo que possa fazer para ajudar?

SURPRESA E MEDO A surpresa a mais rpida emoo que existe. Quando a pessoa percebe o que se passa ela transforma-se em medo, alivio, nojo, etc., consoante a causa. A expresso do medo manifesta-se por um subir das plpebras superiores e tenso nas inferiores. Para alm disso as sobrancelhas sobem e juntam-se, o maxilar baixa e os lbios esticam-se verticalmente na direco das orelhas.

A surpresa tem como caractersticas principais o abrir dos olhos e da boca, assim como o subir das sobrancelhas.

NOJO E DESPREZO O que mais potencia a emoo de nojo so os produtos corporais (fezes, vmito, urina, muco, sangue, etc.). Provavelmente algumas destas palavras fizeram o seu nariz enrugar, caracterstica to prpria desta emoo.

Sabia que as expresses de nojo numa discusso de casal so um indicador do tempo que o mesmo passar junto nos prximos 4 anos?

A emoo de desprezo tem uma caracterstica facial muito tpica, o levantar de um dos lados da boca, como se fosse um meio sorriso feito na direco da orelha (isto s com palavras mais difcil de explicar). J

EMPATIA E COMPAIXO No so emoes. Existem vrios tipos de empatia: cognitiva: reconhecemos o que o outro est a sentir emocional: sentimos o que o outro sente de compaixo: queremos ajudar o outro a lidar com a situao e com as emoes

O autor depois fala-nos de outras emoes positivas como a diverso, a excitao, o alvio, etc, desordens emocionais associadas a cada emoo bsica e at como detectar uma mentira quando algum fabrica uma emoo. Por exemplo, um sorriso falso pode ser detectado pois falta-lhe o movimento involuntrio que ocorre na parte exterior dos olhos (o que provoca os chamados ps de galinha).

No entanto, isto tudo tem que ser analisado dentro do contexto e as mudanas so muito subtis. O prprio autor diz que se algum afirma que o outro fez um sinal inegvel de mentira ou est enganado ou um charlato, pois mesmo com treino h que analisar sempre estes pontos com muita precauo e inseridos com um conjunto de indicadores que no apenas uma expresso isolada.

Para quem estiver interessado no tema aconselho este livro, os programas de treino usados por agentes policiais e outros profissionais (em pouco tempo conseguir ler melhor as expresses do outro, lhe garanto) e, caso queira algo mais ligeiro e, ao mesmo tempo, com muita piada, a srie Lie to Me.

Vasco Gaspar

Вам также может понравиться