Вы находитесь на странице: 1из 9

DESAFIOS A CONSERVAO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL

Lillian Torga Lorena Araujo Raphael Moreira.

RESUMO O Brasil um pas megabiodiverso. Possui maior extenso soberana da Amaznia e o mais rico sistema de bacias hidrogrficas do planeta. um pas imensamente irresponsvel na gesto da sua riqueza natural. A conservao da natureza engloba toda ao humana que tenha por fim manter os ecossistemas em seu estado natural, desde sua preservao at a recuperao de reas degradadas, incluindo-se o uso sustentvel e o manejo. Obviamente, no constituem aes de conservao aquelas que implicam o corte raso da vegetao e a converso de reas com ecossistemas nativos para atividades agrcolas e industriais. Palavras- chave: Conservao, Biodiversidade, espcies, preservao .

1- INTRODUO 1.1O QUE A BIODIVERSIDADE?

Em primeiro lugar, preciso entender o que biodiversidade. O termo tem uma origem bem recente. Foi cunhado por Walter G. Rosen, da Comisso do Conselho Nacional de Pesquisa sobre Cincias da Vida (EUA), em 1986 (WILSON, 1994). A biodiversidade ou diversidade biolgica comumente entendida como a riqueza de espcies existentes em uma dada regio. Wilson (1994) destaca os dois sistemas por meio dos quais se pode estudar a diversidade biolgica: o sistema taxonmico e o sistema por organizao biolgica. A compreenso dos dois auxilia o entendimento do conceito de biodiversidade expresso na Conveno sobre Diversidade Biolgica (de 1992) e na Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, conhecida como Lei do Snuc. O sistema taxonmico foi criado no sculo XVIII por Carlos Lineu (1707-

1778). Ele abrange uma escala de grupos de seres vivos com caractersticas comuns, hierarquizada conforme graus de semelhana entre si. A unidade mnima do sistema a espcie, seguida de unidades cada vez mais abrangentes, como gnero, famlia, ordem, classe, filo e reino. Uma espcie uma classe de objetos que compartilha caractersticas definidoras, que as distinguem dos demais. Existem dois conceitos de espcie: o fenotpico1 e o biolgico. O primeiro fundamenta os inventrios biolgicos e constitui um conjunto de instrues humanas, baseadas nas diferenas morfolgicas entre as populaes (MAYR, 2005). Nos ltimos anos, o mapeamento das sequncias de DNA tem ajudado a classificar parte seres distintos que antes eram identificados como iguais, sobretudo aqueles muito semelhantes entre si (PRIMACK; RODRIGUES, 2001). Esse mapeamento tem tido ainda o efeito de mudar as classificaes originais de muitos seres e grupos de seres dentro das categorias mais abrangentes do sistema taxonmico, pois ele aponta semelhanas e distines de base gentica pouco visvel na observao de aspectos anatmicos, morfolgicos e fisiolgicos (TUDGE, 2005).Uma dada espcie pode ser constituda de uma ou mais populaes. O segundo conceito de espcie o biolgico tem como critrio o isolamento reprodutivo de populaes. Uma espcie biolgica composta por grupos de populaes naturais capazes de endocruzamento, reprodutivamente isoladas de outros grupos (MAYR, 2005)2. A Conservao da biodiversidade significa proteger a multiplicidade de formas de vida que se manifestam entre a crosta terrestre e a fina camada de gases que a reveste, chamada biosfera (WILSON, 1997). O planeta vive uma crise da Biodiversidade, caracterizada pela perda acelerada de espcies e de ecossistemas inteiros. Essa crise agrava-se com a intensidade do desmatamento nos ecossistemas tropicais, onde se encontra a maior parte da biodiversidade. Ela representa um dos maiores desafios deste final de sculos, em funo do elevado nvel de perturbaes antrpicas dos ecossistemas naturais. Uma das principais conseqncias dessas perturbaes a fragmentao de ecossistemas naturais. Na Mata Atlntica, por exemplo, a maior parte dos remanescentes florestais, especialmente em paisagens intensamente cultivadas, encontra-se na forma de pequenos fragmentos, altamente perturbados, isolados, pouco conhecidos e pouco protegidos (Viana, 1995). A maior parte dos remanescentes florestais se encontra na forma de fragmentos florestais.

Fentipo: Caractersticas externas do individuo ditadas pelo seu gentipo e pelas condies ambientais. Gentipo o conjunto de genes do indivduo. 2 O conceito de espcie biolgica no se aplica a organismos assexuados ou parte no gentico, isto , que produzem suas crias por ovos no fertilizados. Apesar dessa limitao, o conceito funciona suficientemente bem para um nmero muito grande de tipos de organismos, e, por isso, permanece em uso pleno pelos bilogos (WILSON, 1994).

2- DESENVOLVIMENTO 2.1- CONSERVAO NO BRASIL O QU, ONDE E COMO. Essa estrutura organizacional demonstra nossa viso de que o qu e onde so os componentes da conservao que mais claramente situam-se no mbito das cincias biolgicas e ecolgicas, enquanto que o como norteado em grande parte pelas dimenses humanas e pelas cincias sociais. O Brasil tem cinco biomas principais, (alm das reas marinhas e costeiras. Mas o pas mais conhecido internacionalmente pelas questes da Amaznia, discutidas nos artigos que tratam da biogeografia e dos modelos de endemismo amaznico (Silva e outros autores), da dinmica do desmatamento na Amaznia (Fearnside) e da necessidade de ampliar a escala dos esforos de conservao e aumentar o nmero de parques e reservas no bioma (Peres).Os artigos subseqentes enfocam os biomas onde os impactos humanos tm sido maiores. A Mata Atlntica, apontada por Tabarelli e colaboradores, um hotspot de floresta tropical com alto nvel de endemismo, e muito fragmentada pela agricultura e pela presena de centros urbanos, como o Rio de Janeiro e So Paulo. A Caatinga um mosaico de arbustos espinhosos e florestas secas sazonais (Leal e colaboradores) tem relativamente, poucos endemismos, e ainda no atingiu altos nveis de degradao como do Cerrado e da Mata Atlntica.O Cerrado, o outro hotspot brasileiro, a savana mais rica em diversidade botnica do mundo e abriga muitas espcies de plantas, aves, peixes, rpteis, anfbios e insetos endmicos (Klink & Machado). A plancie do Pantanal contm a mais rica ave-fauna das reas midas do mundo (Harris e colaboradores).O Brasil tem 7.637km de litoral, que abrigam uma enorme flora e fauna litornea. Com extensos esturios, lagoas costeiras, e mangues, mais de 3.000km de recifes de coral e habitats bentnicos que atravessam ambientes tropicais, subtropicais e temperados, o Brasil tem enfrentado desafios na conservao marinha que esto se tornando significativos (Amaral & Jablonski).

2.2 - AMEAAS A BIODIVERSIDADE A poluio, a introduo de espcies exticas, as alteraes climticas e a perda e fragmentao de habitats so as principais ameaas atuais biodiversidade. A poluio provocada pelas atividades industriais, agrcolas e urbanas afeta especialmente os ambientes de gua doce e marinhos. A descarga de esgotos domsticos e industriais, o carregamento de sedimentos e a disseminao de pesticidas podem ter efeitos letais. Perdas de espcies e alterao na estrutura das comunidades aquticas podem ser associadas eutrofizao, fenmeno provocado pelo enriquecimento do meio com fsforo e nitrognio e o consequente crescimento excessivo de algas, que, ao se decomporem, reduzem de forma acentuada a disponibilidade de oxignio dissolvido. Desde 1960 aumentam os registros de zonas mortas em guas

costeiras devido a esse processo de enriquecimento nutricional. Essas reas situam-se principalmente nas proximidades de esturios de grandes rios, que carreiam sedimentos, fertilizantes e praguicidas dos continentes (CONVENO..., 2010).Os poluentes podem causar perda da biodiversidade tambm em ambientes terrestres. Um exemplo bem documentado foi a degradao da Mata Atlntica devido s chuvas cidas no municpio de Cubato (SP), onde existe um grande plo de indstrias petroqumicas, de fertilizantes, cimento e outras. O desmatamento e a fragmentao de habitats so as maiores ameaas biodiversidade, mas importante considerar os efeitos sinrgicos de outros fatores. Populaes muito reduzidas pela perda de habitats e confinadas em pequenas manchas podem ter menor capacidade de adaptao s mudanas ambientais decorrentes da poluio e das alteraes climticas. A ao conjunta desses fatores pode levar homogeneizao bitica, devido constituio de paisagens dominadas por espcies com maior capacidade de adaptao aos impactos decorrentes das alteraes humanas.

2.3 - PROGRAMAS PARA ESPECIES AMEAADAS: SUCESSO DAS PARCERIAS GOVERNO-SOCIEDADE. O quadro da conservao da biodiversidade marinha no Brasil , evidentemente, sombrio. Entretanto, algumas luzes se lanam por entre as frestas da burocracia imobilista, novamente em funo da atuao de alguns indivduos dedicados e da sociedade civil organizada. assim que projetos especficos de conservao da fauna marinha vm contribuindo de forma crescente para que haja esperana conservao da diversidade biolgica brasileira. Por justia, diga-se que a gnese dessas parcerias deu-se no interior da burocracia estatal de meio ambiente, com a criao do Projeto TAMAR em 1980, a partir claro de esforos de indivduos compromissados com a conservao marinha. Depois dele, projetos tendo por foco de trabalho outras espcies ameaadas, como a baleia jubarte e o peixe-boi marinho. Todos esses projetos ganhariam um salto de qualidade, entretanto, com a criao de organizaes no-governamentais que passaram a apoi-los ou, em casos como o Instituto Baleia Jubarte, assumir integralmente a gesto dos programas de conservao. Essas parcerias incorporaram outras espcies-bandeira ao longo do tempo e medida que a estatal brasileira de petrleo, Petrobras, firmou como a principal apoiadora financeira desses projetos. Mais espcies (baleia franca, mero) ou grupos inteiros de fauna marinha relevante (albatrozes e petris) passaram a ter programas nacionais efetivos de conservao. Em paralelo ao aporte material da Petrobras, criaram-se parcerias de trabalho entre esses programas da sociedade civil e setores mais esclarecidos da burocracia governamental, dando origem adoo de polticas pblicas eficazes para assegurar a conservao dessas espcies ameaadas e seus ambientes-chave. De novas reas protegidas atuao efetiva em tratados internacionais, os projetos brasileiros de conservao da fauna marinha e suas parcerias de trabalho com as autoridades federais de fauna tm se destacado como nota positiva.

2.4 - O QUE O BRASIL EST FAZENDO PARA CONSERVAR A BIODIVERSIDADE? O Brasil est empenhado na conservao da sua biodiversidade. Governo e sociedade se articulam para enfrentarem juntos um dos maiores desafios da humanidade neste sculo: garantir o meio ambiente saudvel para as futuras geraes dentro de uma lgica de desenvolvimento sustentvel. A Organizao das Naes Unidas (ONU) reconhece o papel do Brasil como lder mundial na criao de reas protegidas. Dos 700 mil km de reas destinadas conservao e uso sustentvel da biodiversidade criadas em todo o mundo desde 2003, o Brasil participa com cerca de 75% desse total. A criao de reas protegidas considerada pela ONU como uma das principais ferramentas de conservao da biodiversidade do planeta. No combate ao desmatamento, o Brasil est superando suas metas. Em 2009, o desmate na regio amaznica apresentou uma queda de 42% em relao ao perodo anterior, atingindo os nveis mais baixos das duas ltimas dcadas. Para 2010, a expectativa que esse ndice seja ainda menor. As recentes quedas no desmatamento da Amaznia so resultado de uma srie de polticas governamentais para proteger a floresta e oferecer alternativas sustentveis s 25 milhes de pessoas que vivem na regio. A estratgia baseada em aes rgidas de fiscalizao aliadas a um dos sistemas mais eficientes do planeta para o monitoramento por satlite de florestas tropicais, que permite a deteco do desmatamento em quase tempo real. O sistema, que j se tornou referncia internacional, agora ser ampliado para outros biomas. A regulamentao brasileira de acesso e repartio dos benefcios do uso dos recursos genticos aliada a incentivos para o uso sustentvel da biodiversidade tambm so aes estratgicas do Pas para a conservao de seu patrimnio natural. A formulao da Poltica Nacional da Biodiversidade contou com a anuncia de organizaes no governamentais (ONGs), universidades, comunidades, povos tradicionais e empresrios. Uma legislao ambiental avanada complementa o arcabouo que o Brasil criou para proteger o meio ambiente. 2.5 - ORIGEM E PRINCIPAIS ELEMENTOS DA LEGISLAO DE PROTEO BIODIVERSIDADE NO BRASIL: As primeiras normas legais de proteo fauna e fora no Brasil so bastante antigas, tendo sido editadas muito antes de se firmarem os discursos associados ao moderno ambientalismo e ao paradigma do desenvolvimento sustentvel.Essa legislao, contudo, sempre enfrentou srios problemas em sua aplicao. Os nmeros sobre o desflorestamento constituem uma espcie de smbolo nesse sentido. Mesmo com regras consideradas rigorosas direcionadas a proteger os recursos florestais, a execuo de programas de controle por diferentes estruturas governamentais e o crescimento da influncia do movimento ambientalista, o desmatamento continuou a apresentar taxas elevadas. No ano de 2004, que apresentou o segundo maior ndice desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) comeou a trabalhar com essa medio, o total desmatado na Amaznia Legal foi equivalente, em rea,

a 18% do Estado do Acre.O relatrio da Comisso Parlamentar de Inqurito destinada a investigar o trfico ilegal de animais e plantas silvestres da fauna e da flora brasileiras (CPI-TRAFI) afirma que, de uma produo anual de madeira em tora na Amaznia de cerca de trinta milhes de metros cbicos, somente 10% proviria de planos de manejo florestal. Somente metade desse percentual seria referente a planos efetivamente regulares do ponto de vista das exigncias legais (BRASIL..., 2003). A atividade de explorao madeireira no Brasil sempre foi e continua a ser marcada pela ilegalidade e por padres insustentveis do ponto de vista ambiental. Apenas muito recentemente tem-se conseguido reduo nas taxas de desflorestamento no pas.As dificuldades enfrentadas pelos rgos ambientais para o controle do desmatamento e, de forma geral, para cumprir o conjunto de tarefas que lhes so apresentadas, esto sem dvida associadas a um quadro de carncias generalizadas em termos de recursos humanos e materiais. Entende-se, contudo, que as explicaes para os problemas que marcam a poltica nacional do meio ambiente no se limitam a esse tipo de deficincia. H centralizao demasiada de atribuies operacionais na esfera federal de governo em determinados temas e subvalorizao dos chamados instrumentos econmicos de poltica ambiental, entre outros aspectos que so comentados em outras partes deste livro, sem falar no descaso puro e simples com leis, que no pode ser ignorado em ponderao nessa linha. 2.6 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL NO RIO+20: 2.6.1- O que a Rio +20? Rio+20, como conhecido a Conferncia das Naes Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentvel, aconteceu no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 vinte anos aps o marco que representou a Cpula da Terra (Rio 92). A Rio+20 representou tambm uma oportunidade de olharmos para o futuro, para o mundo que queremos ter daqui a 20 anos. Na Conferncia Rio+20 lderes mundiais, juntamente com milhares de participantes do setor privado, ONGs e outras organizaes, trabalharam em conjunto para formular solues que poderiam ajudar a reduzir a pobreza, promover maior igualdade social e assegurar a segurana ambiental para um planeta que experimenta um tremendo crescimento populacional.

2.6.2- BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUATENTVEL NA RIO+20: O tema diversidade biolgica passou a ser um assunto recorrente nas agendas internacionais a partir de novembro de 1988, quando o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Unep, da sigla em ingls United Nations Environment Programme), preocupado com a qualidade da vida na Terra, estabeleceu um comit ad hoc de especialistas para estudar e propor normas explorao humana sobre a diversidade biolgica. O intenso trabalho do Comit Intergovernamental de Negociao resultou num primeiro texto oficial, com suporte jurdico internacional, a respeito da

conservao e do uso sustentvel da biodiversidade, a Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB). O documento, apresentado na Conferncia de Nairbi, em 22 de Maio de 1992, ressaltava a necessidade de repartio dos benefcios oriundos dos servios e dos produtos naturais. O pacto ajustado teve como objetivo preservar a diversidade biolgica dos riscos potenciais oriundos dos avanos biotecnolgicos, como por exemplo dos organismos geneticamente modificados (OGM), os quais ainda demandam estudos cientficos adicionais quanto segurana dos que consomem e dos ambientes onde so gerados. Ficaram evidentes os esforos das partes por uma melhor qualidade de vida na Terra. Precedendo a grande Conveno deste ano, a Rio+20, podemos considerar o Protocolo de Nagoya como uma das reunies da Conveno sobre Diversidade Biolgica que mais logrou sucesso at hoje, na discusso sobre a diviso e a repartio de benefcios, tema ainda complexo e polmico no que se refere explorao da biodiversidade, sendo, por isso, importante destacar neste texto. Nessa reunio, foi discutido com relativo sucesso o acesso aos recursos genticos e a repartio justa e equitativa dos benefcios decorrentes da utilizao da biodiversidade, um dos temas mais complicados da Conveno, desde a Rio-92.

2.6.3 - PLANO ESTRATGICO PARA A BIODIVERSIDADE 2011-2020 LANADO NA RIO+20:

O Secretariado da Conveno sobre Diversidade Biolgica lanou o Plano Estratgico para a Biodiversidade 2011-2020. O Painel das Naes Unidas com o lema Viver em Harmonia com a Natureza busca estabelecer aes concretas para deter a perda da biodiversidade planetria. O documento destaca que o principal objetivo tomar medidas eficazes e urgentes para travar a perda da biodiversidade, a fim de garantir que, at 2020, os ecossistemas continuem resistentes, fornecendo os servios essenciais, garantindo assim a variedade do planeta e contribuindo para o bem-estar humano e a erradicao da pobreza. Os princpios do Plano Estratgico so as Metas de Aichi, desenvolvidas pela CBD no ano passado em Nagoya, no Japo. Segundo o Secretrio Executivo do CBD, Braulio Ferreira de Souza Dias, as Metas de Aichi so extremamente importantes para reduzir os danos e a perda da biodiversidade e devem ser a base para que o desenvolvimento se adapte s necessidades do meio ambiente. Elas enfatizam questes de sade, segurana alimentar e conservao das guas. As Naes Unidas estabeleceram 2011-2020 como a Dcada da Biodiversidade.

2.6.4 - OBJETIVOS ESTRATGICOS E METAS PARA 2020: TOMANDO AO PARA A BIODIVERSIDADE

O mundo agora est em um caminho para a construo de um futuro de vida em harmonia com a natureza. Em outubro de 2010, no Japo, os governos concordaram com o Plano Estratgico para a Biodiversidade 2011-2020 e as Metas de Aichi como base para travar e, eventualmente, reverter a perda de biodiversidade do planeta. Para construir o apoio e impulso para essa tarefa urgente, a Assembleia Geral das Naes Unidas em sua 65 sesso declarou o perodo 2011-2020 como "Dcada das Naes Unidas sobre Biodiversidade, com o objectivo de contribuir para a implementao do Plano Estratgico para a Biodiversidade para o perodo de 2011-2020 "(Resoluo 65/161). A Dcada das Naes Unidas sobre Biodiversidade servir para apoiar a implementao do Plano Estratgico para a Biodiversidade e promover a sua viso geral de viver em harmonia com a natureza. Seu objetivo integrar a biodiversidade em diferentes nveis. Ao longo da Dcada das Naes Unidas sobre Biodiversidade, os governos so incentivados a desenvolver, implementar e comunicar os resultados das estratgias nacionais para a implementao do Plano Estratgico para a Biodiversidade. Cada dia conta. As aes realizadas por indivduos, as partes interessadas e os governos so passos importantes, uma construo do outro, no sentido de proteger os sistemas de suporte de vida, que no s garantem o bem-estar humano, mas apoiar a rica variedade de vida no planeta. H cinco objetivos estratgicos e 20 objectivos ambiciosos, mas realizveis. Coletivamente conhecidos como as Metas de Aichi, fazem parte do Plano Estratgico para a Biodiversidade. Seu objetivo inspirar a ao de base ampla de apoio da biodiversidade ao longo desta dcada (20112020) por todos os pases e partes interessadas que promovam a aplicao coerente e eficaz dos trs objetivos da Conveno sobre Diversidade Biolgica: conservao da biodiversidade, o uso sustentvel dos biodiversidade; partilha justa e equitativa dos benefcios resultantes da utilizao dos recursos genticos.

3- CONCLUSO: As maiores causas da perda da biodiversidade so: Perda e fragmentao dos habitats; Introduo de espcies e doenas exticas; Explorao excessiva de espcies de plantas e animais; Uso de hbridos e monoculturas na agroindstria e nos programas de reflorestamento; Contaminao do solo, gua, e atmosfera por poluentes; e Mudanas Climticas. Com isso a preocupao com a preservao da biodiversidade aumenta ainda mais, pois a biologia da conservao baseia-se na idia fundamental e simples de que conservar a biodiversidade bom para a humanidade, tendo em vista que a natureza fonte de recursos materiais ( vegetais, minerais, animais). Para que esses recursos materiais no acabem, fundamental que o pas intensifique a implementao de programas de pesquisa na busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira e continue a ter acesso aos recursos genticos exticos, tambm essenciais para o melhoramento da agricultura, pecuria, silvicultura e piscicultura nacionais.

4- REFERNCIAS:

Nema Brasil. Estratgias de Conservao da Biodiversidade no Brasil. Livro Disponvel em <http://www.cesnors.ufsm.br/professores/rafaelo/manejodeareassilvestres/LIVRO_Estrategias%20de%20Conservacao%20da%20Biodi versidade.pdf/view>, acesso em 17 de maro.

Biblioteca Digital da Cmara dos Deputados. Conservao Biodiversidade: Legislao e Polticas pblicas. Disponvel <http://bd.camara.gov.br/bd/>, acesso em 16 de maro.

da em

AGUIAR, Luiza Saito Junqueira; SANTOS, Roney Perez dos; MODESTO, Rosngela Pacini. Carta da cobertura vegetal as escarpas da Serra do Mar atingidas por poluentes atmosfricos na regio de Cubato-SP. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE SENSO-RIAMENTO REMOTO, 7, 1993, Curitiba-PR. Anais. So Jos dos Campos-SP: MCT/ Inpe, 1993. AMANCIO, Carlos Eduardo. Precipitao de CaCO3 em algas marinhas calcrias e balano de CO2 atmosfrico: os depsitos calcrios marinhos podem atuar como reservas planetrias de carbono? Dissertao (Mestrado) Instituto de Biocincias da USP, So Paulo, 2007. MEGADIVERSIDADE | Volume 1 | N 1 | Julho 2005 Biodiversidade, texto de Nurit Bensusan do livro: Meio ambiente Brasil. Avanos e obstculos ps-Rio-92. A. Camargo, J.P.R. Capobianco e J.A.P. Oliveira (orgs). 2002. Ministrio do Meio Ambiente. Portal Brasileiro sobre Biodiversidade PortalBio/MMA: <www.mma.gov.br/portalbio>, acesso em 08 de maio. <http://www.onu.org.br/rio20/plano-estrategico-para-a-biodiversidade-20112020-e-lancado-na-rio20/>, acesso em 08 de maio.

Вам также может понравиться