Вы находитесь на странице: 1из 2

Seminrio de geografia

Grupo: Adnis Ferreira, Christian Lenk, Conrado Campo Dallorto,Pablo Simes ,Wellington Carlos. Turma M01

Conflitos pela gua na Europa e sia Conflitos pelo rio tigre-eufrates:


Os conflitos pelos rios tigre-eufrates ocorrem entre trs pases, Turquia, sria e Iraque. A Turquia como montante impe sua soberania sobre os demais reduzindo o fluxo de guas que chega at os pases da jusante atravs do projeto grande Plano para a Anatlia do Sudeste (GAP)

Conflitos pelo vale do rio Jordo:


O rio Jordo, que a fronteira natural entre Israel e Jordnia, alvo de disputas Pelo controle de suas guas. Israel consegue o controle das guas do rio Jordo aps a guerra do seis dias com o controle das guas do rio Jordo Israel consome 5 vezes mais gua que seu vizinhos palestinos e atravs de Mekorot (agncia nacional de gua).

Conflitos pelo rio Reno:


A bacia do rio Reno abrange grande parte da Europa passando pelos seguintes pases Sua, ustria, Alemanha, Frana e os Pases Baixos. O rio Reno atingiu um nvel de poluio em que no auge da poluio era impossvel a existncia de vida em suas guas. Com a formao da Comisso Internacional de Proteo do Reno (IKRS) Com a assinatura de diversos acordos para a purificao do rio Reno atualmente ele apresenta avanos quanto a diminuio dos resduos qumicos e cloretos, o aparecimento de espcies a naturais do Reno como o salmo e um indicativo dos avanos feitos no Reno.

Conflitos pelo rio Salween:


O maio agravante dos conflitos pelo Salween e a total de inexistncia de qualquer tipo de acordo entre os pases ribeirinhos o que torna a utilizao do mesmo livre, outro agravante para este conflito e que a china possui maior poder militar e poltico que os outros dois pases (Mianmar, Tailndia)Juntos, com isso a china anunciou a construo de 13 hidreltricas sem nenhuma consulta aos outros pases

Bacia do Kuras-araks:
Enquanto a bacia do Kuras-araks: era dividida apenas pela URSS e pela Turquia havia um acordo que estabelecia a diviso das guas da bacia, com a queda da URSS no foi feito nenhum novo acordo o que deixa a Turquia na posio de montante soberana quanto as questes referentes a bacia do Kuras-araks. A bacia do Kuras-araks: tambm enfrenta problemas de poluio

uma vez que os pases que se originaram da URSS no tinha infra-estrutura para uma utilizao sustentvel da bacia do Kuras-araks: Conflitos no rio Ganges Os conflitos pelo rio Ganges vem desde a poca em que o conflito era entre ndia e Paquisto ocidental, que viria em 26 de maro de 1972 a se tornar Bangladesh, neste conflito a Turquia como montante tendo o melhor aproveitamento das guas do rio Ganges tenta evitar acordos para diviso das guas. Com a construo da barragem de Farakka esta se tornou alvo de crtica de Bangladesh, pois esta reduziria consideravelmente o fluxo de guas que chega a Bangladesh. Bangladesh prope a diviso das guas do Ganges e a criao de reservatrios de gua para ser armazenada nos messes de cheia e utilizada no perodo da seca visto que os dois pases chegaram concluso de o fluxo do Ganges no conseguir suprir o fluxo de gua reivindicado por ambos. A ndia alega que seria necessria a coleta de dados para a diviso correta de guas e que de deve ligar os rios do norte aos rios do sul e leste. Em 1977 estes firmam um acordo em que a gua do Ganges ser divida e ser buscado o aumento do fluxo do Ganges para suprir as necessidades de todos os dois pases. Em 2002 a ndia anuncia ligao entre os rios do norte aos rios do sul e leste.

Conflitos pelo rio Danbio


Historicamente o rio Danbio apresenta vrios acordos entre os pases ribeirinhos para utilizao de suas guas para o transporte visto que estes pases foram aliados polticos Durante dcadas. Com fragmentao da (URSS) os pases que se formara ao redor do rio Danbio no tinham condies de conseguir um desenvolvimento sustentvel causando uma grande poluio no rio Danbio, esta situao agravada pelo fato do Danbio passar por grandes cidades inclusive quatro capitais nacionais (Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado). Com o aumento da poluio forem feitos vrios tratados eu estabeleciam que a bacia devesse ser tradada como um todo e fossem realizadas aes efetivas em curto prazo.

Conflitos pelo Mar de Aral


O Mar de Aral sofre com o problema do desvio de suas guas para o cultivo de algodo, cultura que utiliza grande quantidade de gua, Alm da grande diminuio do seu fluxo o Mar de Aral sofre com o despejo de resduos de industrias, pesticidas que resultam numa grande poluio. No mar de aral no obtiveram sucesso acordos entre os pases ribeiros o que torno o seu caso mais alarmante.

Вам также может понравиться