Вы находитесь на странице: 1из 3

Mdia x Collor

Este texto prope uma analise critica a cerca do papel exercido pelos veculos de comunicao, diante a construo da candidatura, at o Impeachment de Fernando Collor de Mello. Sendo que no final de 1989 o Brasil teve sua primeira eleio presidencial pelo voto direto em quase trs dcadas. J em 1992, o ento presidente foi afastado do seu cargo de maneira democrtica, esse acontecimento foi nico em todo historia do pas. Durante esse curto perodo, houve revoltas que levaram a muitas manifestaes populares, devido a apropriaes irregulares de contas correntes e da poupana. Foram nesses anos tambm que a imprensa teve uma grande participao na poltica, desde ao mandato. O que curioso e questionvel deste momento foi posio dos veculos de comunicao. Por que sua postura mudou num perodo de tempo to curto? Os mesmos meios e veculos de comunicao que criaram uma pessoa de perfil to qualitativo para a populao logo depois evidencia denncias. Logo vindo a unir o ento movimento popular mais conhecido: os Caras Pintadas, que encorajou o congresso cassao do mandato de Collor no final do ano de 1992. Em meados da dcada de 80 e inicio de 90, o Brasil e o mundo passa por muitas transformaes polticas e econmicas, a eleio de Fernando Collor significava barrar o crescimento da esquerda, eleger algum que defendia a Nova Ordem, ter um presidente sem vnculo com grandes corporaes e partidos polticos e o mais importante, uma imagem atraente para o mercado internacional. Um fato importante, at porque representou uma reviravolta nas pesquisas de opinio pblica, foi o debate ao vivo entre os candidatos ocorrido a trs dias das eleies em segundo turno, o outro candidato era o Lula, em 14 de Novembro de 1989. A emissora de televiso que promoveu o debate, a Rede Globo levou ao ar no dia seguinte uma edio de dez minutos do debate que claramente beneficiava o ento candidato Fernando Collor, e com os piores momentos de Luiz Incio Lula da Silva. A televiso neste momento estava presente na vida do brasileiro e grande parte da populao tomava conhecimento dos acontecimentos polticos atravs desta. Era a primeira vez que a maior parte da populao brasileira votaria diretamente para escolher seu presidente. Aps a eleio de Collor, a posio dos veculos de comunicao torna o fato curioso e surpreendente, passados dois anos de mandato, redes de Rdio, TVs e Jornais brasileiros, em especial, O Sistema Globo de Comunicaes, no s abandonam a defesa do novo governo, como passam a atac-lo sistematicamente com veiculao de vrias denncias de corrupo.

A inflao estava em alta, de maneira muito similar aos planos anteriores, e uma recesso j estava em curso, diferentemente dos planos anteriores. (BRESSER PEREIRA, 1988)

Com o agravamento das denncias, principalmente depois que estas foram confirmadas e aprofundadas pelo irmo, Pedro Collor, os grandes veculos nacionais adotaram posturas cada vez mais crticas. Aproveitando que estudantes do Rio de Janeiro foram para as ruas protestar pela meia-entrada e pela carteira de estudante, a emissora fez do protesto uma oportunidade de tirar Collor do poder, e assim divulgou o Fora Collor, O Globo selecionou a parte das denuncias e apresentou-as como o todo, fixou a cobertura das manifestaes nos estudantes e traou para eles um perfil bem mais inofensivo. Este ataque s acabou com a cassao, ou impeachment pelo congresso no dia 29 de setembro de 1992, atravs de voto aberto, aprovou por 441 votos favorveis e apenas 38 contrrios.

A edio do Jornal Nacional de 2/10/1992, dia do impeachment, foi o modelo acabado da informao espetacularizada. Mostrou multides concentradas em diversas capitais e terminou ao som deAlegria, Alegria, de Caetano Veloso.

Para os criadores da figura do ento presidente, diante de uma nova situao, de denncias corrupo feitas pelo seu irmo Pedro Collor, nada melhor para abaf-las, que adot-las e traz-las a pblico na sua maneira, e foi o que fez a grande imprensa, pois no era mais vivel apoiar o ento presidente. Esta forma ardilosa foi uma eficaz maneira de contornar toda situao de risco criada, e transformar este risco em uma substituio democrtica, atravs do congresso, e assim extrair quem j no mais interessava, por algum mais discreto, Itamar Franco. Ento, a capacidade desse veiculo de comunicao de construir e destruir qualquer liderana impressionante. O certo que a opinio pblica est nas mos da imprensa. A questo da participao dos veculos de comunicao em tudo e seu poder de persuaso e formao de opinio to grande que os governos eleitos tornam-se refns da imprensa. O importante jornalista e escritor brasileiro Nlson Rodrigues disse: Se as verses contrariam os fatos, pior para os fatos. A mdia precisava de um personagem que trouxesse um novo folego e propostas para o povo, e tambm precisava se manter com seus apoiadores, Collor ameaou quebrar a globo, retirando as verbas governamentais, e o pas

tinha acabado de sair de uma ditadura militar, e a com isso alguns veculos de comunicao de declinaram para o lado mais forte da corda, ou seja, apoiando o que os maiores decidiam. Mas depois a Globo conseguiu com a manipulao clara do Fora Collor criar uma reviravolta, para acabar com uma ameaa que estava prejudicando os interesses da emissora.

GARCIA, Luiz. O Globo - Manual de Redao e Estilo. 25 ed. rev. ampl. So Paulo: Editora Globo, 1998. 246 p. 1:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_globo_e_as_meias_ verdades acessado em Abril de 2013. http://www.fazendomedia.com/globo40/romero18.htm acessado em Abril de 2013.

Вам также может понравиться