Вы находитесь на странице: 1из 6

CORREO ATIVA DE FATOR DE POTNCIA TRIFSICO USANDO MICROCONTROLADOR

Valdir Noll 1Carlos Fassheber Jr. - Nelso Gauze Bonacorso Ingo Schmidt - Alberto Assink de souza
Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina CEFET/SC Av. Mauro Ramos, 950 - Centro Fone: ( 048 ) 221-0600 - Fax: ( 048 ) 224 - 0727 CEP 88020-310 - Florianpolis - SC - Brasil vnoll@cefetsc.edu.br

Resumo - Este trabalho descreve um sistema de controle microprocessado que mede o ngulo de defasagem entre a tenso e a corrente da rede eltrica trifsica, mostra em display o fator de potncia e aciona bancos de capacitores com o objetivo de corrigir automaticamente o fator de potncia. Conforme a demanda em tempo real, ele mantm o fator de potncia dentro dos limites estabelecidos pela concessionria de energia eltrica ou pelo usurio. Este sistema apresenta um equipamento didtico com comunicao de dados via porta serial e um programa didtico for Windows. Abstract - This work describes the Microprocessor Control System which measures the displacement angle between voltage and current across the tree phase line, show in display the Power Factor, and fires capacitors banks with the objective of automatic correction. According to demand in real time, it maintains the Power Factor within the limits established by Electric Energy Concessionary or by the user. This system is composed of didactic equipment with serial communication and one programm for Windows. I. INTRODUO De acordo com a portaria 1.569 de 23/12/93 do DNAEE, o fator de potncia mnimo exigido de 0,92 (a partir de maro/96), medidos de acordo com a mdia horria, impondo multas para os usurios que no estiverem de acordo com esta portaria. Portanto, torna-se necessrio um sistema que realize a correo do fator de potncia em tempo real, de acordo com o consumo de energia eltrica. Para isso foi desenvolvido um sistema de controle microcontrolado de fator de potncia que resolvesse este problema. Este sistema realiza a medida em tempo real do fator de potncia da rede trifsica, exibe este valor em display, a cada ciclo, e controla o acionamento de bancos de capacitores, de tal forma, que mantenha o fator de potncia entre um valor indutivo e um valor capacitivo definido pelo usurio (que pode variar desde 0 at 1) e executa um algoritmo de acionamento tal que mantenha o
1

fator de potncia dentro desses limites e ainda proporcione um aumento da vida til dos bancos de capacitores. Optou-se por usar a designao de fator de potncia, porque se considera que as cargas so lineares. Caso isso no seja verdadeiro, o que ser medidos e controlado o fator de deslocamento. II . DESCRIO DO SISTEMA O projeto consiste de um sistema de controle microprocessado, sensores de corrente e tenso, display, circuitos de disparo e circuito de potncia. Os sensores enviam sinais para um circuito que contm 3 contadores de 9 bits, disparados pela subida da tenso, na passagem por zero, e os contadores param de contar quando a corrente passa por zero na transio de subida. Esse circuito externo ao microcontrolador tem ainda a funo de determinar se o fator de potncia capacitivo ou indutivo, determinar a ausncia de tenso e ausncia de corrente (sem carga). Esse circuito complexo foi implementado usando um PLD da Altera. O microcontrolador (c 8031, da Intel) interrompido para ler os valores dos contadores e calcular o co-seno determinando o fator de potncia, mostrando este valor em um display. Com o valor calculado, o microcontrolador decide se conecta ou desconecta o prximo banco capacitivo na rede trifsica. O sistema permanece monitorando o fator de potncia a cada passagem por zero da tenso da rede, e corrigindo-o cada vez que for necessrio. Admite, porm, um tempo de estabilizao em ciclos da rede, evitando a entrada ou a sada de bancos capacitivos em transitrios da carga (valor esse configurvel pelo usurio). Alm disso, o sistema tem comunicao serial de dados, armazenamento de dados em memria no-voltil e um relgio de tempo real, com bateria prpria, para armazenar as datas e horrio em que ocorreram eventos principais, com o objetivo de realizar uma monitorao posterior de todo o comportamento do sistema. Na figura 1, vemos o diagrama de blocos do sistema completo.

Engenheiro Eletricista pertencente CELESC/SC

seno do tempo, a fim de determinar o fator de potncia. As formas de onda principais deste sistema so mostradas na figura 4, destacando-se que o sinais Vr e Ir que atuam na borda de subida a cada vez que ocorre um zero de tenso ou corrente (inclinao positiva).

Figura 1 - Diagrama de blocos do Sistema de Correo de Fator de Potncia Trifsico

O circuito de acionamento dos bancos capacitivos feito por meio de rels de estado slido (SCRs), garantindo a entrada dos bancos em zero de rede . Aumenta-se com isso a vida til dos SCR's e tambm dos capacitores, evitando uma corrente elevada no acionamento. O desligamento dos bancos feito em zero de corrente, pois o SCR desliga naturalmente em zero de corrente. Com isso a comutao nos SCR's ZVS na partida e ZCS no bloqueio. O circuito detector de zero de tenso e zero de corrente mostrado na figura 2a e 2b.

Figura 4 - Formas de onda do circuito detector de Cos

O circuito microprocessado o principal componente do sistema, sendo o responsvel pelo clculo do fator de potncia, pelo envio do resultado ao display, pela comunicao serial, pelo controle e pelo disparo dos SCRs por zero de tenso. Alm disso ele o responsvel pela lgica de disparo, pela verificao da estabilizao do sinal e pela monitorao dos bancos capacitivos e SCRs, podendo detectar qual banco ou SCR est com defeito. Mostra-se na figura 5 o diagrama esquemtico do sistema microcontrolado.

a) Detector de zero de corrente

Figura 5 - Diagrama esquemtico do sistema de controle

b) Detector de zero de tenso.


Figura 2 Circuito detector de zero de tenso e de corrente.

A cada trmino de contagem (por fase) o PLD gera um sinal de interrupo ao microcontrolador, avisando-o de que est pronto mais uma aquisio. O Microcontrolador l a sada do contador e calcula o co-

A rotina de controle simples. No inicio recomendado ao usurio inicializar a rotina de check-up dos bancos capacitivos para ver se todos os bancos esto funcionando adequadamente. Caso algum banco no funcione, ser marcado como banco em falha. O usurio determina os limites de controle do fator de potncia e se quer que o sistema funcione no modo de controle automtico ou no modo de controle manual. Ento o

sistema de controle se preocupa em corrigir o fator de potncia nas trs fases em tempo real, de acordo com a necessidade. Alm de corrigir o fator de potncia, o sistema de controle se preocupa com a taxa de utilizao de cada banco capacitivo. Para isso, utiliza a lgica de controle conhecida como FIFO - First In First Out - fazendo com que o primeiro banco a entrar em ao seja tambm o primeiro banco a ser desligado. Este sistema possibilita a rotao do banco capacitivo, distribuindo a taxa de utilizao entre todos os bancos, aumentando desta forma a vida til e evitando o uso excessivo dos primeiros bancos do sistema. A rotina de estabilizao do sinal s comanda a entrada de um banco se e somente se o valor da medio estabilizou-se por um certo tempo, estabelecido em ciclos de rede pelo usurio, evitando a entrada do banco capacitivo quando houver transitrios na rede. O diagrama de blocos bsico do software mostrado na figura 6.
INICIO

ESTABELECE COMUNICAO SERIAL ATUALIZAR DADOS

MEDE A DEFASAGEM NAS 3 FASES ATUALIZA DADOS SERIAL/DISPLAY

Figura 7 Equipamento desenvolvido como Corretor Automtico de fator de Potncia.

FILTRO DIGITAL A 1Hz

ATUALIZA DADOS SERIAL/DISPLAY

FP DENTRO DOS LIMITES

COMUTA BANCO

Figura 6 - Diagrama de Blocos do Controle

III. RESULTADOS EXPERIMENTAIS Foi montado um prottipo trifsico, com 8 bancos capacitivos, sendo 6 em Delta e 2 em Y, com 3 motores monofsicos de 1/3 CV, 3 motores trifsicos de 1 CV e 3 cargas resistivas de 600W. Neste prottipo podemos variar a fase em que a carga ser colocada. para verificar os resultados experimentais. Procurou-se desenvolver um prottipo que mostrasse que, medida que a carga fosse ligada por meio de chaves, os bancos capacitivos fossem sendo acionados, mantendo o Fator de Potncia dentro dos limites impostos pelo usurio Apresentamos a foto da montagem prtica experimental na figuras 7 e 8, onde vemos as cargas, os bancos de capacitores e os rels de estado slido.

Figura 8 - Foto interna do equipamento.

Correo do fator de potncia sem que ocorram picos de corrente na entrada dos bancos capacitivos, conhecido como entrada em ZVS, pois o chaveamento do banco se d no exato momento em que a rede eltrica passa por zero de tenso, mesmo em sistemas trifsicos (tem que se detectar a diferena de potencial entre duas fases). A figura 9 mostra a tenso e a corrente num dos ramos de um banco capacitivo conectado em Y entrando em zero de tenso e na figura 10 mostra a sada em zero de corrente.

Figura 9 - Tenso de fase (Ch 1:75V/Div) e corrente de carga no capacitor( Ch2: 1A/Div)

Figura 12- Correo com a colocao automtica dos bancos capacitivos. O Cos 0,96 capacitivo. (CH1 :75V/div ; CH2: 5A/div).

Alm disso, vemos na figura 13 os grficos gerados pelo programa for Windows desenvolvido para receber os dados vindos do microcontrolador, mostrando em tempo de atualizao de 1 segundo o comportamento do fator de potncia do sistema trifsico, de trs maneiras distintas.

Figura 10 Sada do banco em zero de corrente (CH1 :75V/div ; CH2: 1A/div )

A seguir, as figuras 11 e 12 mostram a ao do controle para as carga mxima colocada. Observe que o sistema de controle mantm o fator de potncia entre os limites estabelecidos pelo controle (neste caso 0,92 indutivo e 0,92 capacitivo)

Figura 13- Formas de visualizao do fator de potncia em tempo real.

Nas figuras 14 e 15 temos uma viso geral da interface entre o usurio e o equipamento, permitindo-o configurar,, armazenar e visualizar os principais dados do sistema de controle.

Figura 11 Comportamento com carga mxima no barramento. O Cos 0,0 indutivo. (CH1 :75V/div ; CH2: 5A/div ).

6 9

4
Figura 14 Tela Principal do Programa

3
Figura 16 Sistema de frenagem de motores com a numerao dos principais elementos

IV. CONCLUSO Este sistema permite a correo automtica do fator de potncia de uma instalao trifsica industrial, mantendo o fator de potncia dentro da faixa especificada pelo DNAEE, proporcionando tambm o aumento da vida til dos capacitores, pela melhor taxa da utilizao de cada banco e pelo acionamento em zero de tenso, o que lhe confere uma caracterstica de menor corrente de partida do que os sistemas convencionais (usando contactoras) O uso de microcontroladores para o controle torna o sistema flexvel, de baixo custo, configurvel por software, permitindo monitorar a falha de algum banco, sinalizando qual o banco que est com problemas. Alm disso, possvel conect-lo a um sistema de controle industrial que se comunique com o microcontrolador, informando a qualquer momento as condies do sistema de potncia. As vantagens inerentes de se ter um fator de potncia unitrio so incorporadas a este projeto e no so aqui salientadas. Maiores informaes podem ser obtidas por e-mail: vnoll@cefetsc.edu.br. V. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] - Barbi, I. Power Eletronics - UFSC, 1981. [2] - Lander, Cyril W. - Industrial Eletronics: Therys and Aplications - Mc. Graw Hill, 1988. [3] - MCS-51 Family of Single Chip Microcomputers Users Manual - Intel Corporation, 1981. [4] - Wood, P. Switching Power Converters - Van Nostrand, 1981. [5] - Reis, L.O.Matos. Switching Capacitor Banks without Inrush Current - COBEP95. [6] - Semikron Semiconductors - Users Guide. [7] - WEG- Catalog of the Automatic Bank for Corretion of Power Factor. Jaragu do Sul - Brasil. [8] - BELUK Gmbh - Catalog of the BLC-MC Regulation of Power Factor. Munich - Germany.

Figura 15 Menu de configuraes do equipamento

Na figura 16 vemos o sistema mecnico inovador de variao de carga mecnica nos motores de induo. O Sistema de Frenagem um conjunto para simulao de carga nos motores eltricos. Projetado exclusivamente para esta aplicao, tem como caractersticas a robustez e rigidez do conjunto devido simplicidade das peas, conferindo pouca vibrao, baixo rudo, vida longa dos componentes, baixa manuteno, ajuste manual de carga de forma gradativa, com preciso e pequeno esforo. Consta de um sistema operado manualmente, onde o usurio, por meio do giro do Manipulo (08) transmite a carga para a mola interna (10). Esta empurra o Eixo (09) e a Pastilha Mvel (04), pressionando o Disco (02) contra a Pastilha Fixa (03), presa ao corpo do Motor Eltrico (01). O conjunto Pastilha Mvel (04), Eixo (09) e Mola (10) esto apoiados na Bucha (06), e esta fixa ao corpo do Motor Eltrico (01) junto com o espaador (05).

[9] - Noll, V. Monitoring and Control System of the Battery Banks by Microcontroller. INEP-UFSC,Jun 1993. [10] - Bonacorso, N.G.; Microcontrolled Didactic Module of Power Electronics.- COBEP95. [11] Noll, v., Bonacorso n. g., Bosco, g. t., Scheunemann, l. jr., Silveira, e Santos, M. P. Corretor Instantneo de Fator de Potncia usando Microcontrolador . IV Congresso Brasileiro de Eletrnica de Potncia COBEP97, p.461-465, Belo Horizonte, Minas Gerais, Dezembro, 1997. [12] - MANUAL de Correo do Fator de Potncia. Empresa WEG. [13] - MANUAL de Rels de Estado Slido. JONFRA Automao Industrial. [14] - NORMA para Instalao de Capacitores. Centrais Eltricas de Santa Catarina CELESC. [15] - Protocolo MODBUS em http://ww.modbus.org.

Вам также может понравиться