Вы находитесь на странице: 1из 9

Externato Delfim Ferreira

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Brbara Ribeiro n 6 Eduardo Rodrigues n 8 Frederico Ferreira n 11 Jos Alberto n 16 Nuno Costa n 19

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Resume
In this report we will express what we found out about cortisone. In fact, we will explain how and in which cases that substance should be used and its different side effects, as from the lack of concentration in the blood stream as from the consequences if you found yourself with heavy concentration of it. Cortisone is synthesized from an hormone called cortisol. Its a powerful antiinflammatory, whose use has been feared due to its an wanted side effects. However, if administrated in correct timing and dose, it can help to balance the body. Moreover, the way cortisone acts can be divided in two ways: attacking the inflammation process or act in the defense cells. Some of the main side effects are diabetes or high blood pressure.

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Introduo
Praticamente todos os medicamentos possuem algum risco de provocar reaes adversas e desta forma, com o presente artigo, busca-se confrontar a percepo deste anti-inflamatrio (cortisona) para um melhor entendimento dos efeitos que causam as reaes alrgicas caso no haja uma devida toma, visto que, hoje em dia, a populao abusa no uso deste e de muitos outros componentes.

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Cortisona num organismo normal


Como j foi referido, a cortisona sintetizada a partir de uma hormona, designada por cortisol, onde produzida por uma glndula chamada suprarrenal. Consequentemente, o cortisol atua como um anti-inflamatrio natural e, do mesmo modo, atua em diversas funes do organismo como no metabolismo de acares, sais minerais, gorduras, protenas, exercendo, tambm, uma ao estimuladora sobre o crebro. Estes processos so muito importantes para gerar energia necessria promovendo, assim, uma boa manuteno das actividades dirias, bem como, em situaes de stress ou de risco para o nosso organismo (por exemplo, no momento de uma infeco o organismo precisa de reservas de energia para se defender dos agentes patognicos e, efetivamente, o cortisol atua promovendo condies para uma boa recuperao). Por outro lado, o corpo humano tem componentes lgicas no seu sistema endcrino, ou seja, para ocorrer uma produo de cortisol, necessrio que o complexo hipotlamo-hipfise seja estimulado consoante as necessidades hormonais. Desta forma, a regulao do cortisol est pendente do complexo hipotlamo-hipfise para estimular as quantidades hormonais necessrias para o bom funcionamento do organismo.

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Cortisona num organismo medicado


Quando um ser humano est sob efeito de medicamentos que contm cortisona, poder ocorrer uma interferncia no complexo regulador/produtor da hormona cortisol e, portanto, resultar numa alterao de produo desta hormona no organismo. No entanto, o uso deste tipo de medicao por um breve perodo de tempo, pode no promover qualquer tipo de problemas para o organismo, porm, se o tratamento for prolongado, a retoma da actividade normal da glndula responsvel pela produo do cortisol pode vir a ser lenta ou at nunca vir a acontecer, provocando graves problemas de sade a nvel hormonal.

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Medicamentos base de cortisona


A cortisona utilizada, essencialmente, em medicamentos contra o combate de muitas doenas ou alergias, devido sua forte ao anti-inflamatria. Geralmente, o uso deste tipo de medicao conduz a uma melhoria quase imediata face a crises agudas de asma, eczemas e entre outros. No entanto, conhecendo as vrias formas de ingesto deste componente a nvel de medicao, torna-se mais fcil compreender os seus efeitos, em especial, quando so ingeridos por via oral (comprimidos e xarope), injectveis ou inalados.

Cortisona por via oral

Frequentemente usada sob forma de comprimidos ou xaropes, este tipo de medicao indicada nas crises asmticas e em alergias, tais como urticria. Como j foi referido anteriormente, o uso ideal de um breve perodo de tempo, a fim de corrigir o problema sem que haja interferncia na produo de cortisol no organismo. Os efeitos provocados pelo uso desta medicao so variveis de pessoa para pessoa, dependendo da dose e do tempo de uso. No entanto, os mais comuns so o aumento do apetite e alteraes do sistema nervoso, visto que algumas pessoas se sentem com mais energia e outras se queixam de irritabilidade e at mesmo insnias. Por outro lado, frisa-se que este tipo de tratamento s deve ser feito sob a orientao de um mdico e no por conselhos de amigos ou farmacuticos, visto que o uso abusivo da cortisona pode provocar danos, muitas vezes, irremediveis na sade de um ser humano.

Cortisona injetvel

Face a este tipo de tratamento, a cortisona atua promovendo a diminuio do processo inflamatrio e do edema, reduzindo a chegada de clulas e de constituintes designados por mediadores da inflamao. evidente que este anti-inflamatrio pode ser injetado por via sangunea ou intramuscular sendo que, no uso intramuscular, o processo lento e tende a provocar efeitos mais graves a nvel do organismo e, por isso, no so recomendadas no processo de tratamento de reaces alrgicas.

Cortisona inalado

Este tratamento por via nasal considerado o ideal para controlar as situaes crticas de ataques de asma e da rinite alrgica, atuando no processo inflamatrio das vias respiratrias e resultando no controlo do problema de forma contnua e por um longo perodo de tempo. Por outro lado, importante compreendermos que a cortisona inalada no indicada para o uso frequente no combate s crises inflamatrias, mas sim na preveno e no controlo das mesmas. Apesar de seguro, este tratamento tambm pode provocar alguns problemas no organismo, como a rouquido, apesar destes efeitos serem raros e de pequena intensidade. Este procedimento pode ser usado sob a forma de sprays, aerossis (tambm conhecidos como bombas de asma) ou ainda em forma de inaladores de p. As vantagens deste tratamento resumem-se numa atuao rpida, com doses mais pequenas, podendo-se utilizar por um maior perodo de tempo sem alterar o bemestar.

Cortisona sob a forma de cremes e pomadas

Quanto a este tipo de procedimento, a cortisona usada no tratamento de doenas alrgicas de pele, resultando num processo simples e fcil, mas que requer o uso de doses mais elevadas e no tem uma atuao rpida.

Cortisona no combate s reaes alrgicas

Concluso
Este artigo permitiu-nos ter uma noo das diversas formas em que podemos consumir este anti-inflamatrio e os vrios riscos que corremos caso no seja efectuada uma devida medicao deste componente. Desta forma, quando somos diagnosticados sob a ao deste mesmo produto, necessrio que seja feito sob orientaes e supervises de um mdico, visto que a cortisona um bom meio de combate s alergias quando consumida em doses certas e por perodos de tempo recomendados.

Вам также может понравиться