Вы находитесь на странице: 1из 9

Procedimentos tcnicos para Colheita de

APRESENTAO DE PALESTRA PARA O XVII CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALSTICA LONDRINA PR 2.003

TEMA:

COLHEITA DE PADRES GRFICOS

PALESTRANTES:

- DRA. MRCIA REGINA ROCHA

- DRA. ROSNGELA DE LISEAUX TRAVASSOS COUTINHO

DISPOSIES GERAIS

Considerando que a Cincia Documentoscpica eminentemente comparativa, torna-se imprescindvel, ao expert a disponibilidade de material apropriado a esta anlise confrontual.

Em vo se tornaria, discorrer profundamente sobre a gama de elementos de estudo, relacionados a gnese, cintica e recursos tecnolgicos de avanada gerao, se faltar a condio elementar, propcia ao desenvolvimento do exame a pea-padro.

Ultimamente, grande o nmero de solicitao de exames periciais, com apresentao de material grfico, colhido em outros estados, devido a elevada demanda de atendimentos, aliado falta de material humano, inviabilizando assim, descolamentos em diligncias, tornando-se frequente o envio por precatrias.

Portanto, crescente se faz a necessidade de se estabelecer uma metodologia uniforme, de procedimentos coesos, com a realidade pericial, da colheita de padres grficos, a serem utilizados para o cotejo, atendendo aos princpios e requisitos cientficos, visando assim, propiciar a qualquer quem seja, Perito Grafotcnico, condies essenciais a um parecer tcnico conclusivo.

Nossa pretenso, no ensinar, mas sobretudo, despertar nos profissionais da rea, a conscincia da importncia de se oferecer ao processo, um bom recurso, indispensvel ao exerccio pericial.

Assim, vale repassar , alguns dos pontos primordiais, bem como os requisitos inerentes e fundamentais, a uma satisfatria colheita de padres grficos.

DOS REQUISITOS

AUTENTICIDADE

Traduzido como sendo do legtimo titular, modelo grfico, sobre o qual no paire nenhuma contestao.

Atribuindo ao Perito, ou responsvel pela referida colheita, a devida identificao do fornecedor, realizada atravs de cuidadosa conferncia da documentao, obrigatria, apresentada pelo portador.

Importante se torna, quando do incio da formatao da pea, na qualificao do fornecedor, os dados relativos a discriminao, nmero, data de expedio e rgo emitente, do alusivo a este documento.

Exemplo:

Material grfico padro, colhido na Seo Tcnica de Documentoscopia IC XX, em (data), fornecido por ........................., porta dor da (especificao do documento), n ........, emitida em ............., pelo (especifi car rgo emitente), especialmente para servir de confronto, em anlises periciais................. .

II

ADEQUABILIDADE

Dentro dos limites do bom senso, interpreta-se pela adequao , criar no ato da colheita, condies similares, ocorrncia da peamotivo. Devemos em ora, estabelecer limitao de campo grfico, aproximar-se, dentro do possvel, a utilizao de instrumento escritor similar, suporte e posio do escritor, condizentes com a pea questionada.

Exemplo:

Em alguns casos mais complexos, j foi necessrio e executado, a colheita de material grfico padro (em carter complementar), de casos de pichao , em papel Kraft, afixado em parede externa do Instituto de Criminalstica, com uso de tinta em spray, comumente utilizada nas aes de vandalismo.

III

CONTEMPORANEIDADE

Conhecidos os aspectos aceitveis de variaes do grafismos, aqui ressaltados as evolues e involues naturais (fase primria, maturidade e velhice), alm das possveis mutaes de origem patolgicas, acidentais e at mesolgicas, importante, que se estabelea um perodo de proximidade, entre o lanamento impugnado e o padro de confronto.

Assim, amplamente recepcionado pelos tratadistas e pesquisadores, fica compreendido, sem radicalismo, um espao de tempo de dois anos anterior, e dois anos posterior, ao registro da pea motivo.

Salienta-se, que em algumas patologias, estas variaes podem se manifestar de maneira mais contundente, sendo aconselhvel, a utilizao de material grfico, por vezes, inferior a este perodo de tempo preestabelecido, ou ao contrrio, na impossibilidade de material dentro deste limite, torna-se indispensvel uma anlise, em exceo (devidamente desagravada), das condies apresentadas.

1V

QUANTIDADE

Determinar de forma taxativa, a extenso do material grfico padro a ser apresentado, seria comprometedor, em face da desconsiderao das condies de trabalho, ou ao bom senso e praticidade norteadores da relaes humanas.

Mas certo, normatizar algumas das condies fundamentais, em razo de ser produzido, farto material de exame, ofertando ao pesquisador, condies de avaliar a habilidade grfica do punho escrevente, a existncia de polimorfismos, ou mesmo, detectar indcios de dissimulao grfica.

E, na presena deste dissimulao grfica o responsvel pela colheita, dever ordenar e direcionar os trabalhos, com mais critrio, aplicando sabiamente, estratgias tcnicas, abortando a fraude.

DIRETRIZES E ELEMENTOS INDISPENSVEIS

1 Inicialmente, h de ser observado, que a PEAMOTIVO, em hiptese alguma dever ser mostrada ao fornecedor de padres.

2 Uma vez, preparado um local adequado, deve ser confirmado o requisito AUTENTICIDADE, atravs da verificao, analisando o documento apresentado, de identificao fsica (com fotografia e espcime de assinatura), preferencialmente emitido por rgo Pblico.

3 Averiguar se o fornecedor faz uso de correo visual, e se positivo, utiliza-la, acomodando-o, em posio satisfatria.

4 Procurar esclarecer ao fornecedor sobre a formalidade da pea a ser produzida, estimulando a boa vontade, que corroborar para a melhor qualidade do trabalho.

5 Desenvolver um PREMBULO, ou seja, um cabealho relacionando tratar-se de material grfico padro, indicando o local,

qualificao do fornecedor, e data, de FORMA LEGVEL, (se necessrio pode ser digitalizado ou mecanografado, mas jamais descrito por punho escritor diverso ao do fornecedor).

6 Realizar a colheita dentro do requisito ADEQUABILIDADE, ofertando ao fornecedor, suporte e instrumento escritor, mais prximo possvel, semelhana da PEA-MOTIVO.

Atentar para reduo de campo grfico; Papel pautado ou no; Providenciar suportes similares, se for o caso, de cheques, notas promissrias, etc.;

7 Solicitar a produo de texto cpia ou ditado no s para favorecer maior condio de estudo do comportamento grfico, mas tambm, importante para liberar o punho escritor, e relatar a existncia ou no da dissimulao grfica.

Inicialmente, deixar o fornecedor produzir os manuscritos sem alert-lo para sua necessidade (se letra cursiva ou imitativo tipogrfico), deix-lo vontade, no decorrer do texto, se for o caso, redirecionar a produo;

8 No caso da PEA-MOTIVO, tratar-se de texto, ditlo (no mnimo trs vezes), e na seqncia formular frases ou palavras, com incidncia de formao grfica, comuns aos impugnados.

9 Se tratar-se de espcime de assinatura motivo, reproduzi-lo (no mnimo vinte vezes), ditando, tambm alguns antropnimos, evitando a dissimulao grfica.

Se o espcime motivo apresentar erros ortogrficos, polimorfismos, ou qualquer outro caractere individualizador, sugerir, a mesma ocorrncia, na produo grfica., solicitando do fornecedor o registro do termo sugerido.

10 Existindo algarismos relacionados aos lanamentos questionados, solicitar a produo de smbolos numricos, produzidos seqencialmente, de 1 a 50 ou a 100 (no mnimo trs vezes), com posterior reproduo da (s) srie (s) motivo.

11 Sendo evidenciado traos ou postura dissimuladora, solicitar produo com inverso do punho escrevente, mo direita mo esquerda (e vice-versa).

Novamente solicitar do fornecedor o registro do lanamento: sugerido.

12 Evitar a sobreposio de traos, que comprometem a legibilidade, delimitando espaamento suficiente, entre linhas (se pautado) .

13 Na ocorrncia de rubrica motivo, ainda que desprovida de smbolos grficos convencionais, sugerir do fornecedor traos ornamentais e cetras, induzindo-o com habilidade e criatividade.

INFORMAES IMPORTANTES

O Perito deve estar atento, e se for o caso, esclarecer a autoridade solicitante, que a Cincia Documentoscopica prioriza o exame de autenticidade grfica, em se tratando de espcimes de assinatura ou rubrica questionados, sendo portanto, necessrio a colheita de padres do titular, mesmo que VTIMA, para posterior efetivao da pesquisa de autoria material, concludo sobre a falsidade grfica.

Finalizando, todo o material produzido, deve ser rubricado ou assinado pelo fornecedor (todas as folhas), evitando uma troca de material, ou que, o mesmo, mais tarde, se dissocie da referida produo.

So estes os pontos fundamentais, que cuidadosamente conduzidos pelo Perito ou responsvel pela colheita de padres, propiciaro uma anlise mais segura, possibilitando um parecer tcnico conclusivo, por parte dos Peritos Signatrios.

Belo Horizonte/ Outubro/2.003

Dra. Mrcia Regina da Rocha

Dra. Rosngela de Liseaux Travassos Coutinho

Вам также может понравиться