Вы находитесь на странице: 1из 13

Maro/2013

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico-Administrativa
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova P16, Tipo 003

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. - contm a proposta e o espao para rascunho da Redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Objetiva Redao

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova de Redao ser corrigido. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, fazer a Prova de Redao e transcrever na Folha de Respostas correspondente. - Ao terminar a prova, entregue ao fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova P16, Tipo 003


2. PROVA OBJETIVA Lngua Portuguesa O advrbio grifado na frase acima tem o sentido de: Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo. (A) (B) (C) (D) (E) 3. na atualidade. revelia. de sbito. de imediato. dia a dia. rico Verssimo nasceu no Rio Grande do Sul (Cruz Alta) em 1905, de famlia de tradio e fortuna que repentinamente perdeu o poderio econmico.

rico Verssimo nasceu no Rio Grande do Sul (Cruz Alta) em 1905, de famlia de tradio e fortuna que repentinamente perdeu o poderio econmico. Malogrado, assim, um plano de estudar na Universidade de Edimburgo, viu-se na contingncia de ocupar empregos medocres, at que se fez secretrio da Revista do Globo, em Porto Alegre, para onde se transferiu definitivamente. Seus primeiros trabalhos apareceram em livro, em 1932, sendo do ano seguinte o romance de estreia, Clarissa, que marca muito bem o incio da sua popularidade. Desde ento passou a exercer uma intensa atividade literria, tendo estado mais de uma vez em misso cultural nos Estados Unidos. Faleceu em Porto Alegre em 1975. A obra do ficcionista, j perfeitamente definida, abrange duas etapas: uma que se estende de Clarissa a O resto silncio; outra que compreende o romance cclico O tempo e o vento. No primeiro caso, podemos falar tambm numa realizao seriada, unificando determinados romances que, no obstante, podem ser tomados isoladamente. Seu trao de unio determinado pela presena contnua e entrelaada de certos personagens, destacadamente os pares Vasco-Clarissa e NoelFernanda, que se completam entre si e demonstram a soluo ideal que o romancista pretende encontrar para as crises morais e espirituais do homem no mundo atual. Na segunda fase, o romancista preocupa-se com a investigao das origens e formao do seu Estado natal. Realiza ento a obra cclica que recebeu a denominao geral de O tempo e o vento, de propores verdadeiramente picas. Retoma a experincia tcnica e expressiva da primeira fase, em que foi fecunda a influncia de romancistas norte-americanos e ingleses.
(Adaptado de Antonio Candido e Jos Aderaldo Castello. Presena da Literatura Brasileira. II. Modernismo. 10.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 366-7)

_________________________________________________________

O texto estabelece relao de causa e consequncia entre estes dois segmentos: (A) viu-se na contingncia de ocupar empregos medocres e se fez secretrio da Revista do Globo, em Porto Alegre. famlia [...] que repentinamente perdeu o poderio econmico e viu-se na contingncia de ocupar empregos medocres. presena contnua e entrelaada de certos personagens e crises morais e espirituais do homem no mundo atual. nasceu no Rio Grande do Sul e Malogrado [...] um plano de estudar na Universidade de Edimburgo. famlia [...] que repentinamente perdeu o poderio econmico e crises morais e espirituais do homem no mundo atual.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

4.

... o romance de estreia, Clarissa, que marca muito bem o incio da sua popularidade. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) (B) (C) (D) (E) A obra do ficcionista [...] abrange duas etapas ... Seu trao de unio determinado pela presena contnua e entrelaada de certos personagens ... Seus primeiros trabalhos apareceram em livro, em 1932 ... ... o romancista preocupa-se com a investigao das origens e formao do seu Estado natal. rico Verssimo nasceu no Rio Grande do Sul (Cruz Alta) em 1905 ...

1.

Os autores afirmam que a obra de rico Verssimo apresenta duas fases que (A) podem ser vistas como uma s, na medida em que as histrias narradas nos romances da primeira etapa tm continuao naqueles da segunda. so inteiramente distintas, tanto no que se refere aos personagens e ambientao, como aos procedimentos formais na composio dos romances. tm em comum a continuidade entre os romances que as compem, sendo tal caracterstica mais especfica da segunda do que da primeira fase. compartilham os mesmos personagens, ainda que apaream na primeira fase num contexto universal e, na segunda, num ambiente mais propriamente regional. diferenciam-se pela influncia exercida pelo romance norte-americano e ingls, marcante na segunda etapa e ausente da primeira.

_________________________________________________________

5.

(B)

A substituio do segmento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi realizada corretamente em: (A) (B) (C) (D) (E) outra que compreende o romance cclico O tempo e o vento = outra que lhe compreende contingncia de ocupar empregos medocres = contingncia de lhes ocupar que recebeu a denominao geral de O tempo e o vento = que recebeu-na passou a exercer uma intensa atividade literria = passou a exerc-la demonstram a soluo ideal = demonstram-la
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional3

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova P16, Tipo 003


6. No primeiro caso, podemos falar tambm numa realizao seriada, unificando determinados romances que, no obstante, podem ser tomados isoladamente. Respeitando-se a correo, a clareza e, em linhas gerais, o sentido original, a frase acima pode ser reescrita do seguinte modo: (A) No primeiro caso, de cujos determinados romances podem ser tomados de modo isolado, podemos falar igualmente numa realizao em srie, unificando-os. No primeiro caso, ainda que possam ser tomados de maneira isolada, determinados romances podem ser unificados, falando-se tambm numa realizao em srie. Em que pese, no primeiro caso, podemos falar de determinados romances que possvel serem tomados de maneira isolada, igualmente o sendo numa realizao seriada. No primeiro caso, podendo serem tomados de maneira isolada, sendo possvel falar tambm numa realizao seriada, mesmo que no se unifique determinados romances. No obstante ser possvel falar numa realizao em srie, no primeiro caso, unificando determinados romances, que tambm se toma de modo isolado. O calendrio originrio do incio do sculo 16, tendo sido produzido pouco antes da conquista espanhola, embora os pesquisadores no tenham uma datao mais precisa e no saibam a forma como o documento chegou da Amrica Latina para a Europa. Relatos do conta de que o bibliotecrio e capelo da corte Christian Gtze o descobriu em 1739, durante uma viagem de compras a Viena, de onde o levou para a Biblioteca Real, em Dresden. Somente cem anos depois, descobriu-se que o documento um manuscrito maia. O ento diretor da biblioteca, Ernst Wilhelm Frstemann, conseguiu decifrar grande parte da escrita histrica, marcando o dia 21 de dezembro de 2012 como uma data importante. Nesse dia, comea um novo ciclo de 400 anos, o 14o baktun. O to falado apocalipse , portanto, apenas uma das possveis interpretaes dessa data.
(Adaptado de Claudia Euen. CartaCapital, 20 de dezembro de 2012, http://www.cartacapital.com.br/sociedade/calendariomaia-que-inspirou-crenca-no-fim-do-mundo-esta-em-dresden/)

(B)

(C)

(D)

8.

Atente para as frases transcritas abaixo.

(E)

I. Nesse dia, comea um novo ciclo de 400 anos ...


(os 400 anos de um novo ciclo)

_________________________________________________________

II. ... que haja um calendrio como o da biblioteca de


Dresden ... (calendrios como o da biblioteca de Dresden)

7.

O dia comeava a clarear quando terminei de transportar para a pauta o primeiro movimento duma sonata. Atirei-me na cama to extenuado, que ...... imediatamente. Quando despertei, o sol ...... j no znite. ...... mente os acontecimentos do dia anterior e eu disse para mim mesmo: Foi tudo um sonho. Mas no! Encontrei sobre o peito papel pautado com o primeiro movimento da sonata.
(Erico Verissimo. Sonata. Contos. 10.ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987. p.74)

III. Somente cem anos depois, descobriu-se que o


documento ... (as 39 folhas do documento)

IV. No meio do recinto, repousa o maior tesouro ... (as


39 folhas do calendrio maia) Considerada a substituio dos segmentos grifados pelos que esto entre parnteses ao final de cada uma das transcries, somente devero manter-se no singular os verbos das frases (A) (B) (C) (D) (E)

Preenchem corretamente as lacunas do trecho acima transcrito, na ordem dada, (A) (B) (C) (D) (E) dormi dormia dormiria dormia dormi estava esteve estivera estivera estivesse Vieram-me Viram-me Viera-me Viram-me Viriam-me

__________________________________________________________________________________________________________________

II e IV. I, II e III. I, III e IV. I e IV. II e III.

Ateno:

As questes de nmeros 8 a 15 referem-se ao texto abaixo.

9.

O texto permite concluir que (A) o manuscrito ainda tratado como um documento sagrado e apto a revelar o futuro, o que pode ser demonstrado pelo modo com que guardado. a descoberta de que se tratava de um documento maia teria sido fundamental para que a biblioteca de Dresden adquirisse o famoso calendrio. o comeo de um novo ciclo de 400 anos, que se daria em 21 de dezembro de 2012, foi interpretado como o dia em que o mundo iria acabar. a data de 1739 em que o calendrio teria sido descoberto em Viena apenas hipottica, pois no se sabe exatamente quando e como ele teria chegado Europa. o famoso calendrio apenas teria sido salvo da destruio porque os espanhis no sabiam que se tratava de um manuscrito maia.

Calendrio maia que inspirou crena no fim do mundo est em Dresden A prova de que o mundo no vai acabar fica bem atrs de uma pesada porta de metal dourada, pintada com hierglifos. A porta leva do Museu do Livro diretamente sala do tesouro da Biblioteca Estatal e Universitria de Dresden. As paredes so pintadas de preto, uma luz plida dificulta a viso e um mistrio parece pairar no ar. A sala guarda escritos seculares como, por exemplo, um cone de argila da Sumria de quase 4 mil anos, um livro de oraes hebraico e uma Missa em si menor, de Johann Sebastian Bach. No meio do recinto, repousa o maior tesouro, dentro de uma caixa de vidro: o mundialmente famoso calendrio maia, composto de uma tira de papel amate de 3,5 metros, dobrada em 39 folhas. uma boa notcia que haja um calendrio como o da biblioteca de Dresden, porque a maioria dos documentos da cultura maia foi destruda. Quando os europeus conquistaram o Mxico, os deuses maias eram to estranhos para eles que o bispo Diego de Landa ordenou que todos os 5 mil livros maias fossem queimados, conta Thomas Brger, diretor da biblioteca.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional3

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

10.

O segmento cujo sentido est adequadamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) capelo da corte = militar do reino pintada com hierglifos = recoberta com cifres escritos seculares = caracteres mundanos conseguiu decifrar = logrou decodificar parece pairar no ar = semelha ofuscar 3

Caderno de Prova P16, Tipo 003


11. uma boa notcia que haja um calendrio como o da biblioteca de Dresden ... O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) 12. Nesse dia, comea um novo ciclo de 400 anos ... ... os pesquisadores no tenham uma datao mais precisa ... Relatos do conta de que o bibliotecrio e capelo da corte ... ... de onde o levou para a Biblioteca Real, em Dresden. ... os deuses maias eram to estranhos para eles que o bispo ... 16. Raciocnio Lgico-Matemtico Considere um quadriculado 6 6.

_________________________________________________________

A sala guarda escritos seculares como, por exemplo, um cone de argila da Sumria de quase 4 mil anos, um livro de oraes hebraico e uma Missa em si menor, de Johann Sebastian Bach. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) foram guardados. foi guardada. so guardados. tem guardado. guardada. Na figura, foi destacado um quadrado cujos lados tm a seguinte caracterstica: esto totalmente contidos em linhas que formam o quadriculado. O nmero total de quadrados cujos lados possuem essa mesma caracterstica igual a (A) 91.

_________________________________________________________

13.

A porta leva do Museu do Livro diretamente sala do tesouro da Biblioteca Estatal e Universitria de Dresden. O sinal indicativo de crase pode ser corretamente mantido, caso o segmento grifado na frase acima seja substitudo por: Os especialistas em cultura maia sempre (A) (B) (C) (D) (E) aludem ... encarecem ... mencionam ... enaltecem ... citam ...

(B)

77.

(C)

62.

_________________________________________________________

14.

Sem prejuzo para o sentido e a correo, uma vrgula poderia ser colocada imediatamente depois de (A) ordenou, na frase os deuses maias eram to estranhos para eles que o bispo Diego de Landa ordenou que todos os 5 mil livros maias fossem queimados ... (3o pargrafo). notcia, na frase uma boa notcia que haja um calendrio como o da biblioteca de Dresden... (3o pargrafo). conta, na frase Relatos do conta de que o bibliotecrio e capelo da corte Christian Gtze o descobriu em 1739 ... (4o pargrafo). viso, na frase As paredes so pintadas de preto, uma luz plida dificulta a viso e um mistrio parece pairar no ar (1o pargrafo). saibam, na frase e no saibam a forma como o documento chegou da Amrica Latina para a Europa ... (4o pargrafo).

(D)

41.

(E) 17.

36.

_________________________________________________________

(B)

(C)

(D)

Em uma montadora, so pintados, a partir do incio de um turno de produo, 68 carros a cada hora, de acordo com a seguinte sequncia de cores: os 33 primeiros so pintados de prata, os 20 seguintes de preto, os prximos 8 de branco, os 5 seguintes de azul e os 2 ltimos de vermelho. A cada hora de funcionamento, essa sequncia se repete. Dessa forma, o 530o carro pintado em um turno de produo ter a cor (A) vermelha.

(E)

_________________________________________________________

15.

O calendrio originrio do incio do sculo 16, tendo sido produzido pouco antes da conquista espanhola, embora os pesquisadores no tenham uma datao mais precisa e no saibam a forma como o documento chegou da Amrica Latina para a Europa. O elemento sublinhado na frase acima pode ser corretamente substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) caso. conforme. quando. porquanto. conquanto.

(B)

prata.

(C)

preta.

(D)

branca.

(E)

azul.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional3

Caderno de Prova P16, Tipo 003


18. Na fase de um campeonato, o percentual mdio de acerto de um jogador de basquete nos lances livres foi de 80%. At o final do terceiro quarto da primeira partida da 2a fase, esse jogador acertou 10 dos 14 lances livres que executou, resultando em aproximadamente 71% de acerto. No ltimo quarto, porm, o jogador se recuperou de modo que, ao final da partida, seu percentual de acerto de lances livres foi igual ao da 1a fase. Sabendo que ele no errou lances livres no ltimo quarto, pode-se concluir que, nesse perodo do jogo, ele executou e acertou exatamente (A) (B) (C) (D) (E) 19. 8 lances livres. 6 lances livres. (C) 7 lances livres. (D) 5 lances livres. 9 lances livres. (E) no pode ser integrante de carreira jurdica de Estado e de Governo e nomeado pelo Governador do Estado para mandato de dois anos, vedada a reconduo. 1a Legislao Institucional 21. O Ouvidor-Geral da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul (A) integra, como membro nato, o Conselho Superior da Defensoria Pblica, com direito a voz e a voto. escolhido pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica dentre Defensores Pblicos de classe especial da carreira, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. exerce cargo em regime de dedicao parcial e mediante mandato de dois anos, vedada a reconduo. possui entre suas atribuies a propositura aos rgos de administrao superior da Defensoria Pblica de medidas para o aperfeioamento dos servios prestados.

(B)

_________________________________________________________

Ao ser questionado por seus alunos sobre a justia da avaliao final de seu curso, um professor fez a seguinte afirmao: No verdade que todos os alunos que estudaram foram reprovados. Considerando verdadeira a afirmao do professor, pode-se concluir que, necessariamente, (A) somente alunos que no estudaram foram reprovados. pelo menos um aluno que estudou no foi reprovado. todos os alunos que estudaram no foram reprovados. pelo menos um aluno que no estudou foi reprovado. todos os alunos que no estudaram foram reprovados.

_________________________________________________________

22.

A funo estabelecida constitucionalmente Defensoria Pblica consiste em (A) elaborar projetos de lei voltados melhoria das condies de vida da populao carente e erradicao da pobreza. defender a ordem jurdica, o regime democrtico e os interesses sociais e individuais indisponveis. desempenhar as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. promover a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados. fiscalizar as atividades desempenhadas pelo Poder Executivo e a implantao de polticas pblicas essenciais.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

20.

Para produzir 60% de uma encomenda, os oito funcionrios de uma empresa gastaram um total de 63 horas. Como dois ficaram doentes, os outros seis funcionrios tero de produzir sozinhos os 40% restantes da encomenda. Considerando que todos eles trabalham no mesmo ritmo e executam as mesmas tarefas, pode-se estimar que o restante da encomenda ser produzido em (A) (B) (C) (D) (E) 84 horas. 70 horas. 60 horas. 56 horas. 42 horas.

23.

O Defensor Pblico-Geral do Estado exerce a chefia institucional e (A) profere decises nas sindicncias e processos administrativos disciplinares promovidos pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pblica. nomeado pelo Governador do Estado dentre os cinco Defensores Pblicos mais votados em eleio realizada atravs do voto secreto, plurinominal e facultativo dos membros da instituio. deve integrar a classe especial da carreira de Defensor Pblico e ter mais de 35 anos de idade. exerce, isoladamente, o poder normativo no mbito da Defensoria Pblica do Estado. preside o Conselho Superior, sem direito a voto. 5

(B)

(C)

(D)

(E)

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional3

Caderno de Prova P16, Tipo 003


Ateno: 24. As questes de nmeros 24 a 28 referem-se Lei o Complementar Federal n 80/94. 28. A atuao da Defensoria Pblica do Estado, por seus Ncleos ou Ncleos Especializados, deve dar prioridade (A) (B) s cidades com maior nmero de habitantes. s regies com maiores ndices de excluso social e adensamento populacional. s cidades mais distantes da Capital e que no sejam sede de comarca do Poder Judicirio. atuao em demandas coletivas. atuao na esfera administrativa.

Em relao Corregedoria-Geral da Defensoria Pblica do Estado, correto afirmar que (A) deve encaminhar, Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica, cpia das representaes recebidas contra membros e servidores da instituio. o Corregedor-Geral nomeado pelo Governador do Estado, em razo da independncia necessria para desempenhar suas funes de fiscalizao e orientao. possui competncia para decidir acerca da exonerao de membro ou servidor da Defensoria Pblica do Estado. tem a atribuio de rever as decises dos Defensores Pblicos em caso de recusa de atuao, podendo designar outro Defensor para prosseguir no atendimento do assistido. possui a atribuio de baixar normas visando regularidade e ao aperfeioamento das atividades da Defensoria Pblica, resguardada a independncia funcional de seus membros.

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

29.

(E)

De acordo com a Lei Complementar Estadual n 13.484/10, que regulamenta a composio do Conselho Superior da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul, sua formao contempla (A) seis membros natos, entre os quais o Defensor Pblico-Geral e o Corregedor-Geral. quatro membros natos, entre os quais o Defensor Pblico-Geral e o Corregedor-Geral. como membros eleitos, o Corregedor-Geral e o Ouvidor-Geral. a igualdade entre o nmero de membros natos e eleitos. quatro membros eleitos e cinco membros natos.

_________________________________________________________

25.

A Defensoria Pblica do Estado, ao abrir concurso pblico e prover os cargos de suas carreiras e dos servios auxiliares, est agindo em observncia (A) (B) (C) (D) (E) ao princpio da mxima efetividade dos direitos fundamentais. aos princpios institucionais da unidade e indivisibilidade. sua autonomia funcional e administrativa. sua competncia legislativa. aos princpios institucionais da unidade e inamovibilidade.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

26.

A assistncia jurdica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pblica do Estado NO abrange (A) (B) (C) (D) (E) o atendimento interdisciplinar. a atuao na esfera administrativa do Estado, em defesa dos interesses do assistido. a atuao, como regra, em matrias de competncia da Justia Federal. a tutela de interesses difusos e coletivos. a utilizao de mecanismos alternativos de soluo de conflitos, como a conciliao e a mediao. 30.

_________________________________________________________

(E)

O estgio probatrio do servidor da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul, nos termos da Lei Compleo mentar Estadual n 13.821/11, tem como caracterstica (A) a sua previso tanto para os cargos de provimento efetivo, quanto para os cargos comissionados. a durao pelo perodo de dois anos, durante o qual o servidor ser submetido avaliao psicolgica e psiquitrica. a no suspenso da contagem do perodo de estgio durante as licenas e afastamentos no previstos constitucionalmente. a submisso do servidor avaliao especial de desempenho, como condio obrigatria para aquisio da estabilidade. a durao pelo perodo de trs anos e a exigncia, como condio para aquisio da estabilidade, apenas do no cometimento de falta funcional grave.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional3

_________________________________________________________

(B)

27.

Em relao aos rgos que integram a Defensoria Pblica do Estado, correto afirmar que (A) (B) (C) a Subdefensoria Pblica-Geral e a Corregedoria-Geral so rgos de administrao superior. a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria-Geral so rgos auxiliares da Defensoria Pblica do Estado. o Conselho Superior e os Ncleos Especializados da Defensoria Pblica so rgos de administrao superior. o Corregedor-Geral, enquanto rgo da administrao superior, substitui o Defensor Pblico-Geral nas suas frias, ausncias e impedimentos. a Defensoria Pblica-Geral e a Ouvidoria-Geral so rgos de administrao superior. (D) (C)

(D)

(E)

(E) 6

Caderno de Prova P16, Tipo 003


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Administrativo 31. O Secretrio de Estado da Justia editou decreto para regulamentar o horrio de atendimento dos fruns estaduais, estabelecendo, diversamente do previsto na legislao estadual, que o atendimento aos advogados seria feito no perodo da tarde. A medida (A) inconstitucional quanto forma, pois a competncia para edio de decretos privativa do Chefe do Executivo, mas legal quanto ao contedo, tendo em vista que a medida se encaixa na competncia para edio de decretos autnomos, uma vez que trata da organizao da administrao. legal quanto competncia e ilegal quanto ao objeto, na medida em que no poderia ter contrariado a legislao estadual, devendo o decreto apenas explicitar os termos da lei. legal, desde que o decreto no tenha restringido o nmero de horas de atendimento franqueadas aos advogados, apenas concentrado a disponibilidade delas no perodo da tarde. inconstitucional, na medida em que a competncia para editar decretos privativa do Chefe do Executivo, no podendo o Secretrio de Estado faz-lo. constitucional quanto forma, pois a competncia para edio de decretos passvel de delegao, mas ilegal quanto ao contedo, pois contrariou a legislao vigente. 34. Quando o poder pblico pretende que determinado servio pblico seja prestado de forma descentralizada, por um ente que tenha sido criado por lei, tenha capacidade de autoadministrao, sujeito ao poder de tutela da administrao pblica, est-se diante de (A) (B) (C) concessionria de servio pblico. autarquia. permissionria ou concessionria de servio pblico. sociedade de economia mista prestadora de servio pblico. empresa pblica ou sociedade de economia mista prestadoras de servio pblico.

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D) (E)

35.

Pelo atributo da autoexecutoriedade, a administrao pblica, no regular exerccio de seu poder de polcia, (A) pode executar, por seus prprios meios, suas decises, prescindindo de autorizao judicial. edita atos normativos de limitaes genricas aos direitos individuais dos administrados, indistintamente. edita atos normativos estabelecendo atos materiais concretos passveis de serem aplicados preventiva e repressivamente. impe limitaes ao exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico, podendo se expressar por meio de medidas gerais ou especficas. exerce margem de apreciao quanto a determinados elementos do ato, tornando discricionria a atuao de polcia em alguns casos.

_________________________________________________________

(B)

32.

Dentre as caractersticas passveis de serem atribudas aos contratos de concesso de servio pblico regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que h (A) delegao da execuo do servio pblico e faculdade de resciso unilateral do contrato pelo concessionrio na hiptese de inadimplemento pelo poder pblico. remunerao integralmente pela tarifa, vedada qualquer outra forma de receita adicional ou acessria, pena de descaracterizao do instituto. delegao da titularidade do servio pblico e remunerao pela tarifa, somada a remunerao peridica paga pelo Poder Pblico. delegao da execuo do servio pblico e remunerao principal paga pela tarifa, admitindo-se o estabelecimento de receitas acessrias em favor do concessionrio. remunerao pela tarifa, sem prejuzo de outras receitas livremente estipuladas pelo edital de licitao, e faculdade do concessionrio de resciso unilateral do contrato na hiptese de inadimplemento do poder pblico.

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

36.

Pretendendo um administrador pblico rever determinado ato administrativo, um aspecto que pode configurar impedimento conduta : (A) Caso se esteja diante de vcio referente a forma ou a competncia, que no podem ser sanados ou convalidados. Caso o ato seja discricionrio, tendo em vista que o poder da administrao pblica de rever os prprios atos est restrito a vcios de ilegalidade. Caso o ato seja vinculado, tendo em vista que reviso por vcio de ilegalidade deve ser feita judicialmente. Caso se esteja diante de ato consumado, qual seja, aquele que j exauriu seus efeitos, cuja reviso depende de provocao judicial para seu desfazimento. Caso se esteja diante de ato consumado, pois j tendo exaurido seus efeitos, tornou-se definitivo, no podendo ser desfeito, cabendo, se for o caso, responsabilizao dos envolvidos. 7

_________________________________________________________

33.

O poder disciplinar (A) se traduz, dentre outras situaes, pelo poder de auto-organizao, por meio da edio de decreto autnomo, para estabelecimento de condutas e penalidades pelo respectivo descumprimento. sujeita todos os administrados, em especial aqueles detentores de especial vnculo com a administrao pblica. se destina exclusivamente apurao de infrao e imposio de sanes aos servidores pblicos ocupantes de cargo pblico, no abrangendo outros vnculos com a administrao. se aplica s pessoas sujeitas disciplina interna da administrao pblica, tais como servidores pblicos integrantes da administrao direta, indireta, membros do ministrio pblico e da defensoria pblica. se expressa para aplicao de penalidades s pessoas sujeitas disciplina interna da administrao pblica, sendo, no caso de servidores pblicos, decorrente da hierarquia. (B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

Caderno de Prova P16, Tipo 003


37. Diante de nulidade identificada em processo administrativo, o posicionamento da autoridade dever ser, considerando a Lei Complementar no 10.098/94, (A) pela possibilidade de reincio do processo, independentemente de consulta ou participao dos envolvidos, em razo do princpio da oficialidade. pelo aproveitamento dos atos processuais quando possvel o saneamento do processo, ou seja, diante de nulidade sanvel, como expresso do princpio da economia processual. pela nulidade do processo, ainda que no haja infludo na apurao da verdade substancial, como expresso do princpio da obedincia s formas. pela repetio de todos os atos, ainda que no haja infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso do processo, a fim de garantir a observncia do princpio do contraditrio e da ampla defesa. pela possibilidade de aproveitamento dos atos, diante de nulidade sanvel, se concordes os envolvidos, como expresso do princpio da atipicidade. 40. A administrao pblica pretende locar um imvel para instalar uma unidade regional, onde ser feito atendimento populao, inclusive para fins de cadastro em programas habitacionais. De acordo com as especificaes tcnicas e posturas legais para atendimento ao pblico, o imvel precisa ser amplo, com capacidade para circulao de grande nmero de pessoas, acessibilidade, rotas de fuga em caso de incndio, alm de outros itens de segurana etc. A orientao jurdica para essa contratao pode ser pela (A) dispensa ou inexigibilidade de licitao, a critrio do administrador, uma vez que, no caso concreto, a deciso insere-se em juzo discricionrio do mesmo. dispensa de licitao, observando-se a compatibilidade do preo da locao com o valor de mercado. inexigibilidade de licitao, observando-se a compatibilidade do preo da locao com o valor da avaliao realizada pela prpria administrao. necessidade de procedimento simplificado de licitao, a fim de restar certificada a inexistncia de imveis similares com oferta de locao por preo inferior. contratao direta, prescindindo de procedimento de dispensa ou inexigibilidade de licitao, por fora de autorizao legal expressa.

(B)

(C)

(B) (C)

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

38.

Sociedade de economia mista prestadora de servio pblico precisa contratar 100 (cem) servidores para reforar equipe de fiscalizao de campo, a fim de se desincumbir de obrigaes contratuais assumidas regularmente. Para tanto, (A) poder firmar contrato direto de prestao de servio de autnomos com os novos empregados, evitando a realizao de concurso pblico e a formao de vnculo empregatcio. poder promover a contratao direta de servidores pblicos, desde que sob regime celetista, para ocuparem emprego pblico. dever submeter-se a obrigatoriedade do concurso pblico para a contratao de seus empregados. poder promover a contratao para provimento de cargos em comisso, tendo em vista que no se submete a regime jurdico de direito pblico, prescindindo da realizao de concurso pblico. dever realizar concurso pblico para a contratao de seus servidores, que se submetem a regime estatutrio, embora o ente possua natureza jurdica de direito privado.

_________________________________________________________

41.

O princpio da adjudicao compulsria que instrui o procedimento de licitao, expressa-se como (A) a proibio administrao de adjudicar o objeto da licitao a outrem que no o vencedor do certame, inexistindo para esse, no entanto, direito subjetivo a celebrao do contrato. a proibio administrao de revogar o certame por razes de convenincia e oportunidade, sendolhe possvel, apenas, a anulao do procedimento por vcio de ilegalidade. o direito do vencedor homologao do certame e adjudicao do objeto em seu favor, sob pena de responsabilizao da administrao. a proibio da administrao de cancelar o certame e o direito subjetivo do vencedor celebrao do contrato. o direito subjetivo do vencedor do certame adjudicao do objeto em seu favor e lavratura do contrato no prazo mximo de 90 dias.

(B)

(B)

(C) (D)

(C)

(D)

(E)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

39.

administrao pblica incumbe o exerccio da funo administrativa do Estado. Essa funo exercida por meio da administrao direta (A) por meio de seus rgos, com auxlio da administrao indireta, por meio do que se denomina desconcentrao, instituto que autoriza a transferncia de competncias quando o ente que as recebe tenha natureza jurdica de direito pblico. composta por rgos, autarquias, empresas estatais e fundaes. por meio de seus rgos, e da administrao indireta, que abrange autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes. e da administrao indireta, composta por rgos de execuo, tais como ministrios e secretarias de estado, bem como por pessoas jurdicas de direito pblico com finalidades atribudas por lei. e da administrao indireta, que abrange empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundaes, entes dotados de natureza jurdica de direito privado.

42.

A administrao pblica celebrou contrato para a execuo de um determinado servio de sade populao por o um particular, nos termos da Lei n 8.666/93. Diante de execuo insatisfatria da prestao de servio, que no vem atendendo o nmero de pessoas conforme contratado, pode a administrao pblica (A) promover contratao emergencial para substituio compulsria do contratado, sub-rogando-se o novo contratado nos direitos do contrato vigente. proceder a assuno de seu objeto, por meio de suspenso temporria do contrato, rescindindo-o na reincidncia. proceder a retomada de seu objeto, inclusive com ocupao e utilizao das instalaes e equipamentos do particular, para garantir a continuidade da prestao do servio contratado. ajuizar medida judicial, necessria para garantir a prestao direta do servio imediatamente, sem prejuzo da resciso unilateral do contrato. executar as garantias contratuais e multar o contratado, somente podendo rescindir o contrato unilateralmente na hiptese da conduta no ser corrigida.
DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

(B) (C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova P16, Tipo 003


43. A responsabilidade civil do Estado, quando na modalidade objetiva, dispensa a comprovao de um elemento formador do liame de responsabilidade e exige a presena de outro, quais sejam: (A) (B) (C) (D) (E) 44. dano e culpa. nexo de causalidade e fora maior. culpa e nexo de causalidade. culpa e fora maior. (C) nexo de causalidade e dano.
o

Noes de Direito Constitucional 46. Ao disciplinar o direito propriedade, a Constituio Federal brasileira determina que (A) aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, no podendo ser transmitido aos herdeiros. apenas a propriedade rural, e no a urbana, atender a sua funo social nos termos da lei. vedada a desapropriao por interesse social, permitida apenas a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica. no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. a propriedade rural, independentemente de sua extenso territorial, mas desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva.
o

(B)

_________________________________________________________

De acordo com a Lei Complementar n 10.098/94, a extino do cargo pblico acarreta a (A) reconduo do servidor, desde que estvel, ao cargo imediatamente superior.

(D)

(E) (B) disponibilidade do servidor pblico estvel at seu aproveitamento em outro cargo. exonerao do servidor pblico estvel, diante da extino do vnculo estatutrio. readaptao do servidor pblico em cargo da mesma estrutura da administrao pblica. reverso do servidor pblico ao cargo que ocupava anteriormente, caso j integrasse a administrao pblica.

(C)

_________________________________________________________

47. (D)

O caput do artigo 1 da Constituio Federal prescreve que A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:... Dentre as possveis concluses que se podem extrair do o caput do artigo 1 da Constituio Federal, est aquela segundo a qual (A) a Administrao Pblica, direta e indireta, deve pautar-se pelo princpio da impessoalidade. os Estados, Municpios e Distrito Federal so Estados Nacionais soberanos e regem-se pelo princpio democrtico. os Estados, Municpios e Distrito Federal podem desmembrar-se desde que para constiturem um novo Estado nacional regido pelo princpio democrtico. o Brasil um Estado Federal, do qual so membros os Estados, Municpios e o Distrito Federal. so Poderes independentes e harmnicos entre si o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

(E)

_________________________________________________________

45.

sabido que a atuao da administrao pblica est sujeita a controle, contando aquela, inclusive, com o poder de rever seus prprios atos. Os recursos administrativos so mecanismos que podem ser utilizados pelos administrados para provocar esse reexame. A propsito deles temo se que, nos termos da Lei Complementar n 10.098/94, (A) ao recorrente cabe optar por ingressar com recurso administrativo ou recurso de reconsiderao autoridade hierrquica superior, operando a deciso, caso seja de provimento, efeitos retroativos data da deciso reformada. o pedido de reconsiderao deve ser dirigido autoridade imediatamente superior que proferiu a deciso, devidamente instrudo com argumentos ou provas novas, passveis de fundamentar a reforma. o pedido de reconsiderao, caso indeferido pela autoridade que proferiu a deciso, pode ser apresentado autoridade imediatamente superior que proferiu a deciso, devidamente instrudo com argumentos ou provas novas, passveis de fundamentar a reforma. do indeferimento do pedido de reconsiderao caber recurso, que ser encaminhado pela autoridade diretamente superior ao recorrente, mas dirigido autoridade competente. o provimento a recurso ou pedido de reconsiderao no opera em carter retroativo, permanecendo vlidos os efeitos produzidos pela deciso reformada at ento.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

48.

(D)

Ao determinar que Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei, a Constituio Federal brasileira assegurou o (A) (B) (C) (D) (E) direito segurana. princpio da legalidade. princpio da impessoalidade. direito igualdade. direito propriedade. 9

(E)

DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

Caderno de Prova P16, Tipo 003


49. Suponha que um servidor pblico tenha sido condenado judicialmente, por sentena civil transitada em julgado, a reparar o dano que causou ao patrimnio pblico, em razo de prtica de atos ilegais. Considerando que o servidor pblico veio a falecer posteriormente ao trnsito em julgado da sentena condenatria, e tendo em vista as disposies da Constituio Federal brasileira, a obrigao de reparar o dano (A) no poder ser estendida aos sucessores do condenado e contra eles executada, uma vez que no se trata de obrigao decorrente de prtica de ilcito penal. poder ser, nos termos da lei, estendida aos sucessores do condenado e contra eles executada, at o limite do valor do patrimnio transferido. poder ser, nos termos da lei, integralmente estendida aos sucessores do condenado e contra eles executada, ainda que supere o valor do patrimnio transferido. poder ser estendida aos sucessores do condenado, mas no poder ser executada contra eles, uma vez que, segundo a Constituio Federal brasileira, nenhuma pena passar da pessoa do condenado. no poder ser estendida aos sucessores do condenado e contra eles executada, uma vez que, segundo a Constituio Federal brasileira, nenhuma pena passar da pessoa do condenado. (E) 51. compatvel com a Constituio Federal brasileira a colocao de placa de divulgao sobre uma obra pblica que esteja sendo realizada por um Municpio, (A) que indique nominalmente a Prefeitura do Municpio como responsvel pela obra. independentemente das informaes que contenha, em atendimento ao princpio da publicidade. que indique o nome do prefeito, a fim de que a populao possa julgar politicamente sua responsabilidade. que no indique o nome do Prefeito, nem a Prefeitura do Municpio, mas somente o smbolo adotado pelo Prefeito em sua campanha, para que a populao possa aferir o cumprimento de compromisso eleitoral. que no indique o nome do Prefeito, nem a Prefeitura do Municpio, mas somente uma fotografia do Prefeito como autoridade responsvel.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

52.

_________________________________________________________

50.

Um grupo de alunos de determinada universidade particular criou associao civil com o objetivo de zelar pelo direito educao dos alunos associados. Em razo de greve dos professores da universidade por longo perodo, no foi possvel cumprir naquele ano o contedo programtico das disciplinas dos cursos oferecidos, motivando a referida associao de alunos a organizar diversas manifestaes para exigir o abatimento do valor da mensalidade escolar durante a paralisao. A violncia empregada pelos alunos e pela Polcia Militar ensejou dezenas de pessoas feridas. O reitor da universidade pretende pleitear judicialmente a dissoluo da associao, sob o argumento de que a entidade seria organizao paramilitar. A associao, por sua vez, autorizada pelos seus filiados, intenta obter ordem judicial que reduza o valor da mensalidade escolar durante a paralizao dos professores e que determine a restituio dos valores pagos a maior em favor dos seus filiados. Diante desse quadro e considerando as normas da Constituio Federal brasileira aplicveis ao caso, a associao (A) poder exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que so titulares os seus associados e somente poder ser compulsoriamente dissolvida por deciso judicial, ainda que no transitada em julgado. no poder exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que so titulares os seus associados e no poder ser compulsoriamente dissolvida, sequer por deciso judicial. no poder exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que so titulares os seus associados e somente poder ser compulsoriamente dissolvida por deciso judicial, ainda que no transitada em julgado. poder exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que so titulares os seus associados e no poder ser compulsoriamente dissolvida, sequer por deciso judicial. poder exigir judicialmente o cumprimento de direitos de que so titulares os seus associados e somente poder ser compulsoriamente dissolvida por deciso judicial transitada em julgado.

Suponha que um Estado da federao pretenda instituir critrios para determinar o estabelecimento em que os condenados cumpriro pena. Para tanto, poder ordenar, conforme a Constituio Federal brasileira, que os condenados cumpram pena em estabelecimentos distintos de acordo com (A) a cor, raa e o sexo do apenado, independentemente de sua idade. a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. o sexo, a nacionalidade do apenado e a natureza do delito. a idade do apenado, independentemente de seu sexo e da natureza do delito. a idade, cor e raa do apenado, independentemente de seu sexo.

(B) (C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

53.

Um brasileiro nato, analfabeto e com 21 anos de idade pretende filiar-se a um partido poltico e concorrer ao cargo de Deputado Federal nas prximas eleies. Considerando as normas da Constituio Federal brasileira a respeito da matria, esse cidado (A) poder concorrer ao cargo de Deputado Federal, uma vez que preenche os requisitos legais para tanto. no poder concorrer ao cargo de Deputado Federal em razo de sua idade, mas poder concorrer ao cargo de Deputado Estadual. no poder concorrer a nenhum cargo eletivo, por ser analfabeto. no poder concorrer ao cargo de Deputado Federal por ser analfabeto, mas poder concorrer ao cargo de Vereador. no poder concorrer a nenhum cargo eletivo, embora seja obrigado ao alistamento eleitoral e ao voto.
DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

(B)

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

10

Caderno de Prova P16, Tipo 003


54. De acordo com a Constituio Federal brasileira, a regra segundo a qual sero fundamentadas as decises proferidas por rgos do Poder Judicirio (A) (B) (C) (D) (E) no se aplica s decises tomadas em processos disciplinares. no se aplica s decises administrativas proferidas pelos Tribunais. se aplica a todas as decises tomadas pelos rgos julgadores. no se aplica s decises tomadas no mbito dos Juizados Especiais. somente se aplica s decises que imponham condenao penal.

55.

Um edital de convocao de concurso pblico continha, dentre outras, as seguintes regras:

I. O presente concurso ser baseado exclusivamente no critrio de ttulos, dispensadas as provas. II. O prazo de validade do concurso ser de dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. III. Durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado no concurso ser convocado com
prioridade sobre novos concursados para assumir cargo na carreira. Considerando o disposto na Constituio Federal brasileira, INCONSTITUCIONAL o que est indicado APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

III. I e III. I e II. II. I.

56.

Nos termos da Constituio Federal brasileira, aceita a situao em que sejam acumulados, remuneradamente, havendo compatibilidade de horrios, um cargo pblico de (A) enfermeiro, em um hospital estadual, com outro tambm de enfermeiro, em outro hospital pertencente ao mesmo Estado. professor em escola municipal, com outros dois empregos celetistas de professor em escolas pblicas da rede estadual. professor da rede estadual, com outros dois cargos de professor, um em escola federal e outro em escola municipal. professor de universidade federal, com outro de pesquisador cientfico em instituto estadual e ainda um emprego celetista de professor de universidade estadual. pesquisador cientfico em autarquia estadual, com outros dois de professor, um em universidade pblica federal, outro em escola tcnica municipal.

(B)

(C) (D)

(E)

57.

A Constituio Federal brasileira dispe sobre a continuidade da atividade jurisdicional, determinando que (A) ser ininterrupta, sendo permitido frias coletivas apenas nos tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes de planto permanente. poder ser interrompida por frias coletivas apenas nos tribunais de segundo grau, que ficam dispensados do planto judicirio nos dias em que no houver expediente normal. poder ser interrompida por frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, que ficam dispensados do planto judicirio nos dias em que no houver expediente normal. ser ininterrupta, sendo permitido frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes de planto permanente. ser ininterrupta, sendo vedado frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes de planto permanente. 11

(B)

(C)

(D)

(E)

DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

Caderno de Prova P16, Tipo 003


58. A Constituio Federal brasileira assegura aos Defensores Pblicos (A) (B) (C) (D) (E) a inamovibilidade. o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais, nos termos da lei. o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais, nos termos da lei, e a inamovibilidade. o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais, nos termos da lei, e a autonomia funcional. o exerccio de dois cargos pblicos de Defensor Pblico.

59.

Ao dispor sobre o Poder Judicirio, a Constituio Federal brasileira prescreve que a Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro juizados especiais providos (A) por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, vedada a transao em matria penal e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. apenas por juzes togados, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, vedada a transao em matria penal e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. apenas por juzes togados, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. por juzes togados, ou togados e leigos, competentes apenas para a conciliao, mas no para o julgamento e a execuo, de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante procedimentos escritos, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau.

(B)

(C)

(D)

(E)

60.

Suponha que um promotor pblico estadual tenha aberto inqurito civil para apurar possvel violao a interesses difusos relacionados proteo do patrimnio pblico estadual e do meio ambiente. No curso do inqurito civil, o mesmo promotor expediu notificaes por meio das quais requisitou informaes e documentos relacionados ao objeto do procedimento. Ao final do inqurito civil, concluiu ter havido prtica de atos que causaram dano ao patrimnio pblico e ao meio ambiente, motivo pelo qual props ao civil pblica contra os responsveis. luz da disciplina da Constituio Federal brasileira a respeito das funes institucionais do Ministrio Pblico, o aludido promotor

I. no poderia ter instaurado inqurito civil para apurar a existncia de violao ao patrimnio pblico estadual, mas apenas
para apurar violao ao meio ambiente.

II. no poderia ter expedido quaisquer notificaes para requisitar informaes e documentos relacionados ao objeto do
inqurito civil, ainda que autorizado por lei complementar, uma vez que essa atribuio exclusiva do Poder Judicirio, nos termos da Constituio Federal brasileira.

III. exerceu uma de suas atribuies ao propor ao civil pblica contra os responsveis pelo dano ao patrimnio pblico e ao
meio ambiente. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 12

I, II e III. I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e III, apenas.


DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

Caderno de Prova P16, Tipo 003

PROVA DE REDAO

O conforto, a higiene, sim... No entanto, um ranchinho de barro e sap vai muito melhor com a paisagem. Um ranchinho de barro e sap parece brotado da terra, faz parte da natureza, no contradiz as rvores e o cu. E , tambm, to humano ...
(Mrio Quintana, Caderno H)

A modernidade trouxe maior qualidade de vida s pessoas, porm h consequncias negativas, decorrentes do crescimento desordenado das cidades. Considerando o que est escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Os contrastes da urbanizao

DPRSD-Tcnico Administrativa-P16

13

Вам также может понравиться