Вы находитесь на странице: 1из 25

As mudanas de marcha devem ser feitas com rapidez e preciso, para evitar perda da inrcia, o que significa desperdcio

de energia. Pule marchas sempre que possvel. Selecione a marcha mais alta possvel, levando em conta as circunstncias da operao e a rotao do motor. Engrenar a marcha--r somente com o motor em marcha-lenta e o veculo totalmente parado. Os veculos extra-pesados so equipados com caixas de mudana de 16 marchas G 210/ 211/ 240

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

50

GLOBAL TRAINING

Caixa de mudana de 9 marchas G 221

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

51

GLOBAL TRAINING

Caixa de mudana de 6 marchas G 60 / 85

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

52

GLOBAL TRAINING

Operao de caixas intermedirias e de transferncia. As Caixas Intermedirias e as Caixas de Transferncia so aplicadas em veculos com as seguintes caractersticas: Veculos com reduzida Veculos com trao dianteira Veculos com reduzida e trao dianteira

O acionamento da Caixa Intermediria ou de reduo feito atravs de um interruptor localizado no painel de instrumentos. A Reduzida deve ser utilizada em condies de operao que exijam mais fora de trao, como por exemplo em subidas ngremes com o veculo carregado. A Trao Total indicada para operaes fora de estrada, onde h necessidade de mais rodas tracionando.

ATENO! A aplicao ou desaplicao dever ser efetuada somente com o veculo parado. No aconselhvel mudar a marcha da Caixa de Reduo devido alteraes passageiras das condies operacionais.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

53

GLOBAL TRAINING

Operao do eixo traseiro

O eixo traseiro tem a funo de suportar o peso do veculo onde h um mecanismo chamado diferencial. O diferencial faz com que as rodas de um mesmo eixo possam ter rotaes diferentes sem prejuzo da distribuio do torque. Isto se d nos trajetos em curva ou com irregularidades no terreno.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

54

GLOBAL TRAINING

Para que o diferencial funcione com eficincia e durabilidade, o Motorista deve tomar os seguintes cuidados: Na operao em terrenos escorregadios, o Motorista deve evitar que as rodas patinem. Nunca levante as rodas traseiras, fazendo-as girar atravs do motor para identificar rudos, "assentar" as lonas, etc. Os pneus montados nas rodas de trao, devem ser da mesma marca e modelo, alm de estarem no mesmo nvel de desgaste e presso de inflao.

Estes cuidados visam evitar que o diferencial seja submetido a um regime de compensao acima de sua capacidade, o que danifica os componentes da caixa de satlites. Bloqueio dos diferenciais

LUVA DE ENGATE

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

55

GLOBAL TRAINING

Veculos que normalmente operam em terrenos escorregadios, devem ser equipados com um dispositivo chamado Bloqueio do Diferencial. O bloqueio pode ser Transversal ou Longitudinal e acionado pelo Motorista quando for necessrio. O bloqueio transversal imobiliza o diferencial entre as rodas de um mesmo eixo, fazendo com que as tenham a mesma rotao. O bloqueio longitudinal s empregado em veculos 6x4 ou 6x6 e, quando acionado, bloqueia o compensador entre os eixos de trao.

BLOQUEADO NORMAL

Sua aplicao recomendada quando o veculo for trafegar sobre pisos escorregadios como lama e palhada e, nesta situao, poder fazer curvas normalmente. CUIDADO! No trafegar em estradas pavimentadas ou em terra firme com o bloqueio transversal ou longitudinal acionado. Nessas condies, alm de desnecessrio, o bloqueio causa srios danos aos componentes do eixo traseiro.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

56

GLOBAL TRAINING

Para desaplicar o bloqueio no necessrio parar ou diminuir a velocidade do veculo. Se ao desaplicar o bloqueio, a lmpada-piloto permanecer acesa, efetuar pequenos desvios na trajetria do veculo para aliviar tenses e permitir o desacoplamento.

Eixos traseiros com duas velocidades A opo de uma segunda reduo no eixo traseiro em combinao com as marchas da caixa de mudanas, proporciona velocidades intermedirias que permitem melhor aproveitamento da rotao/torque do motor e, conseqentemente, uma conduo mais econmica. Considerando os conceitos de conduo econmica, no existe um padro definitivo estabelecido para a combinao das redues do eixo traseiro com as marchas da caixa de mudanas. As combinaes so definidas pelo Motorista, em funo das condies de operao. Sua aplicao recomendada quando o veculo for trafegar em subidas descidas e tambm com sobrecargas. Combinao das redues do eixo traseiro com as marchas da caixa de mudanas (exemplos) N - normal R - reduzida

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

57

GLOBAL TRAINING

Interruptor de comando da mudana de reduo do eixo traseiro N Marcha normal R Marcha reduzida

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

58

GLOBAL TRAINING

Mudanas de reduo A mudana de reduo do eixo traseiro comandada por um interruptor montado na alavanca da caixa de mudanas e poder ser efetuada em qualquer velocidade, desde que a rotao do motor seja compatvel com a velocidade do veculo. ATENO! Em declives acentuados, selecionar a marcha normal ou reduzida do eixo traseiro antes de iniciar a descida. No estacionar o veculo com a marcha reduzida do eixo traseiro engatada. Com o veculo ainda em movimento, acionar o interruptor (marcha normal) e pisar no pedal da embreagem. Mudanas de marchas na ordem crescente. A) Somente eixo traseiro Acionar o boto para cima (N). Simultaneamente, soltar o pedal do acelerador. Aps uma pausa para completar a mudana, voltar a pisar no pedal do acelerador. B) Caixa de mudanas e eixo traseiro Acionar o pedal de embreagem soltando o acelerador; empurrar a alavanca de cmbio para ponto morto, empurrar o boto para baixo (R) e efetuar normalmente a mudana para a marcha superior da caixa de mudanas; em seguida, soltar o pedal de embreagem e voltar a acelerar. Mudanas de marchas, na ordem decrescente A) Somente eixo traseiro Empurrar o boto para baixo (R). Simultaneamente, pisar e soltar rapidamente o pedal da embreagem, soltando moderadamente o p do acelerador, voltando a acelerar aps o engate. B) Caixa de mudanas e eixo traseiro Acionar o pedal de embreagem soltando o acelerador, empurrar a alavanca de cambio para ponto morto, empurrar o boto para baixo (N) e efetuar normalmente a mudana para a marcha superior da caixa de mudanas; em seguida, soltar o pedal de embreagem e voltar a acelerar.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

59

GLOBAL TRAINING

Freios
Freio de servio Denomina-se Freio de Servio o sistema de freio acionado pelo pedal localizado ao lado do acelerador. O acionamento pode ser hidro-pneumtico ou pneumtico, porm sempre dividido em dois circuitos independentes, sendo um para o eixo dianteiro e outro para o(s) eixo(s) traseiro(s).

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

60

GLOBAL TRAINING

Circuito bsico de um veculo de 2 eixos

Circuito bsico de um veculo cavalo-mecnico

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

61

GLOBAL TRAINING

Circuito bsico de um veculo com 3 eixos

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

62

GLOBAL TRAINING

A utilizao correta do Freio de Servio um fator importante para a Conduo Econmica; porm, ainda mais importante para a segurana. O freio de Servio deve ser empregado o mnimo possvel, como em parada total do veculo, correes de velocidade em declives acentuados ou em situaes de emergncia. Outras maneiras de frear o veculo devem ser exploradas ao mximo pelo Motorista, tais como redues de marcha, freio motor, Top Brake e retardador, sempre que disponvel. A durao da aplicao de Freio de Servio deve ser a mnima possvel. ATENO! A aplicao prolongada do Freio de Servio provoca o superaquecimento das lonas e pastilhas de freio. Uma vez superaquecido, o Freio de Servio perde a eficincia, e o veculo pode ficar totalmente sem freios. O superaquecimento altera e danifica as lonas, pastilhas, discos e tambores de freio. CUIDADO! Em descidas longas, como em serras por exemplo, no acione continuamente o Freio de servio, controlando a velocidade atravs de dosagem de aplicao (casquinha). Fique atento s situaes do trnsito e s condies de via para que no seja necessrio o emprego exclusivo do Freio de Servio na desacelerao do veculo. Cabe ao Motorista a responsabilidade pela observao do desempenho dos freios. Sua ateno tem de ser redobrada ao dirigir nas seguintes situaes: Aps a troca de lonas ou reparos no sistema de freios. Durante o perodo de assentamento entre as lonas e o tambor ou pastilhas e disco, a eficincia dos freios fica reduzida. Aps a troca de veculo. Cada veculo tem um comportamento caracterstico, ao qual o Motorista tem que se adaptar. Aps a lavagem do veculo ou ao trafegar em pistas molhadas. A frenagem feita com as lonas ou pastilhas molhadas deficiente e s vezes desequilibrada (puxa para um lado).

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

63

GLOBAL TRAINING

Freio motor / Top Brake Os melhoramentos introduzidos nos motores resultam apenas em um ligeiro aumento da potncia de frenagem. O sistema de freio motor do tipo borboleta de presso dinmica, montado no sistema de escapamento. Quando a borboleta do freio motor se fecha, gera uma contrapresso no sistema de escapamento contra a qual os mbolos tm que efetuar o trabalho de exausto no 4o. tempo do motor (escapamento), resultando na frenagem do motor.

O Freio Motor um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas em longos declives, como para desaceleraes em trfego normal. Quanto mais reduzida for a marcha engrenada na caixa de mudanas, maior ser a eficincia do Freio Motor. A correta utilizao do Freio Motor no causa danos ao motor e permite prolongar a vida til das guarnies e tambores de freio. Em longos declives, a utilizao do Freio Motor poupa o freio de servio, assegurando sua total eficincia em caso de eventuais emergncias. Quando aplicado o Freio Motor, o motor poder at atingir a rotao mxima permitida sem que isto implique em algum dano. ATENO! No acione o Freio Motor em pistas escorregadias, pois pode ocorrer travamento das rodas de trao do veculo. A eficincia do Freio Motor sensivelmente aumentada e os benefcios decorrentes de um sistema auxiliar de freios mais eficiente tambm, atravs do exclusivo sistema Top Brake Mercedes-Benz.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

64

GLOBAL TRAINING

Frenagem do motor durante o 2 tempo (compresso)

Frenagem do motor durante o 4 tempo (escapamento)

Com o freio motor aplicado, os estranguladores constantes no cabeote esto abertos e a borboleta no sistema de escapamento fechada. No 2 tempo do motor (compresso), durante o rpido movimento ascendente dos mbolos, a quantidade de ar expelida atravs dos estranguladores existentes no coletor de escapamento pequena, de forma que a compresso desejada no comprometida significativamente. A frao de ar comprimido expelida atravs dos estranguladores constantes no inicio do 3 tempo (expanso) , contudo, responsvel pela considervel reduo na presso atuante sobre os mbolo, com conseqente reduo de trabalho de expanso. Nos motores com freio motor convencional (sem Top Brake), o aproveitamento da potncia de frenagem obtida no tempo de compresso desprezvel porque a fora de expanso do ar atuando sobre os mbolos no 3 tempo do motor, recupera praticamente todo o trabalho de compresso do tempo anterior. Em contrapartida, nos motores equipados com freio motor e Top Brake, com a expanso do ar consideravelmente reduzida, a diferena entre os trabalhos de compresso e de expanso muito maior, resultando em um ganho significativo de potncia de frenagem do motor. Assim, a elevada potncia de frenagem do freio motor com Top Brake conseqncia da resistncia pneumtica encontrada pelos mbolos durante os tempos de compresso e escapamento do motor.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

65

GLOBAL TRAINING

Turbo-Brake O Turbo-Brake consiste em um eficiente equipamento de freio adicional que, em conjunto com o consagrado sistema Top-Brake, proporciona uma elevada potncia de frenagem auxiliar, que pode chegar a mais de 300 Kw a 2200 rpm . O principio de funcionamento baseia-se em aumentar a velocidade da turbina quando o sistema acionado. Assim, o rotor compressor ir introduzir mais ar no interior dos cilindros e conseqentemente, haver maior resistncia ao deslocamento dos mbolos nas fases de compresso e escapamento, aumentando a capacidade de frenagem. Quando o sistema no est acionado, a luva (1) encontra-se em repouso , figura A. Com o acionamento do Turbo-Brake a luva (1) se desloca na direo da turbina, figura B . Com isso h uma acelerao da turbina.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

66

GLOBAL TRAINING

Retarder Voith
O Retarder um sistema auxiliar de freio que pode ser montado opcionalmente nos veculos. A utilizao correta do retarder poupa o freio de servio, diminuindo consideravelmente o desgaste das guarnies e tambores de freio, bem como permite um aumento da velocidade mdia em declives, com mais segurana. O retarder deve ser utilizado como freio adicional sempre que se desejar desacelerar o veculo, principalmente em longos declives. A aplicao proporciona uma frenagem suave ao veculo, sem desaceleraes bruscas.

Membrana de separao Neste sistema, ao acionar o freio retarder, o ar enviado para pressurizar o leo entre o rotor e o estator, atua em uma membrana que por sua vez comprime o leo. Rotor deslizante Quando o equipamento no est operando, uma mola helicoidal mantm o rotor afastado do estator e a resistncia ao deslocamento da rvore de transmisso praticamente nulo. Ao ser acionado, o rotor se desloca em direo ao estator mantendo uma folga mnima em relao ao mesmo e garantindo o efeito de frenagem.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

67

GLOBAL TRAINING

Acionamento do Freio Motor e Top-Brake dos veculos AXOR


0 Freio motor e Top Brake desativado 1 - Freio motor e Top Brake conjugado 2 - Freio motor e Top Brake direto

Acionamento do Top-Brake e Turbo - Brake dos veculos AXOR


0 Top-Brake e turbo-Brake desativado 1 Top-Brake e turbo-Brake conjugado 50% 2 Top-Brake e turbo-Brake direto 50% 3 Top-Brake e turbo-Brake direto 100

Acionamento do Freio Motor e Top-Brake com retarder dos veculos AXOR


0 Freio motor e Top-Brake desativado 1 Freio motor e Top-Brake conjugado 2 Freio motor e Top-Brake direto 3 5 Freio motor, Top-Brake e retarder

Acionamento do Freio Motor e Top-Brake dos veculos ATEGO

2 0 1

0 Freio motor e Top-Brake desativado 1 Freio motor e Top-Brake conjugado 2 Freio motor e Top-Brake direto

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

68

GLOBAL TRAINING

Operao do retarder A alavanca de comando do retarder deve ser acionada escalonadamente at a posio de frenagem desejada (o acionamento da alavanca de comando do retarder deve ir de uma s vez para a posio desejada, sem escalonamento. Isto s ser admissvel em situaes de emergncia). Aps efetuar uma frenagem com o retarder, retornar a alavanca de comando completamente posio 0. Operao normal em pistas secas A alavanca de comando do retarder pode ser acionada para qualquer posio de frenagem, porm, com o veculo em altas velocidades recomendamos o acionamento do retarder de forma escalonada. Operao em pistas escorregadias O retarder deve ser acionado somente de forma escalonada. Em condies extremamente adversas, o retarder no deve ser utilizado. Velocidade constante: Quando iniciar um declive, a funo de velocidade constante ser ativada ao soltar o pedal do acelerador. Neste momento, a velocidade do veculo memorizada e a atuao do retarder comandada para aumentar ou diminuir o momento de frenagem. Para manter essa velocidade constante, acionar a alavanca multifuncional para a posio 3 a 4 e dar um pequeno golpe para cima. A velocidade ser memorizada. Durante a atuao da funo de velocidade constante, se a capacidade de frenagem do retarder for insuficiente para manter a velocidade do veculo constante, o mdulo de controle do retarder emite um sinal para a vlvula do retarde enviando uma quantidade de leo para que tenha mais eficincia de frenagem.. Quando a velocidade do veculo atingir a velocidade constante memorizada, o modulo envia um sinal para a vlvula diminuindo a quantidade de leo. Isto ocorre quando o veculo ultrapassa a velocidade memorizada em cerca de 4km/h, e desliga quando a velocidade do veculo estiver cerca de 2km/h acima da velocidade memorizada.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

69

GLOBAL TRAINING

Para retomar velocidade normal de cruzeiro do veculo, retornar a alavanca de comando do retardador posio 0. A lmpada-piloto do retarder dever apagar. ATENO! Quando o retarder estiver aplicado principalmente em longos declives, cuide para que a rotao do motor no fique abaixo de 1500/min. Este procedimento assegura uma melhor capacidade de arrefecimento do sistema e melhora a eficincia de frenagem. O retarder no produz momento de frenagem quando o veculo esta parado, portanto no pode ser utilizado com freio de estacionamento. Observaes: Pode-se efetuar mudanas de marchas enquanto o retarder est aplicado. Quando houver interruptor geral no painel, deve-se acion-lo no incio da jornada de trabalho e desligar ao final.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

70

GLOBAL TRAINING

Piloto Automtico
Os veculos Axor esto equipados com alavanca multifuncional com piloto automtico, limitador de velocidade, acelerador manual e freio motor que permite a fixao da velocidade de cruzeiro, assim como a limitao da velocidade mxima, tornando ainda mais agradvel e segura a tarefa de conduzir o veculo. No piloto automtico, podemos memorizar (fixar) qualquer velocidade do veculo partir de 15 km/h. O veculo ser mantido, desde que as condies de topografia, na velocidade memorizada sejam favorveis. Utilize o piloto automtico somente quando a situao de trnsito permitir a conduo do veculo em velocidade constante. Quando o piloto estiver conectado, pode-se retirar o p do acelerador que a velocidade ser mantida. Piloto Automtico / Acelerador Manual

Acelerar o veculo at a velocidade desejada e pulse a alavanca na posio 1; em seguida solte a alavanca. A velocidade momentnea ser memorizada. No display do painel de instrumentos ser exibida a informao da velocidade programada.

Para aumentar a velocidade, basta pulsar a alavanca para a posio 1, a velocidade ser aumentada em incrementos de 0,5 km/h. No exceder a velocidade mxima para cada marcha e observar a rotao do motor em funo da velocidade. Se necessrio, aumente uma marcha.

A velocidade memorizada poder ser reduzida, pulsando a alavanca para a posio 2. A velocidade ser reduzida na proporo de 0,5 km/h. Ao soltar a alavanca, o veculo passa a operar na velocidade memorizada. Observar a rotao do motor em funo da velocidade e se for necessrio reduza uma marcha. O piloto automtico ser desconectado, pulsando a alavanca para a posio 3. Caso queira desconectar momentaneamente, basta acionar a posio 4 da alavanca que ser desconectada, e em seguida pode-se conectar novamente apertando o boto na posio 4, assumindo a memorizao anterior outra vez. O piloto automtico desconecta-se automaticamente nas seguintes condies:

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

71

GLOBAL TRAINING

Quando o freio-motor contnuo for acionado. A velocidade memorizada apagada. Quando a velocidade do veculo for inferior a 10 km/h. Quando o pedal da embreagem for acionado para efetuar uma troca de marcha, por exemplo, a velocidade memorizada mantida e o piloto automtico se torna efetivo aps o pedal da embreagem retornar sua posio original. Se o acelerador for acionado com o piloto automtico conectado, o veculo volta a operar na velocidade memorizada ao soltar o pedal do acelerador. Se o pedal da embreagem for mantido por mais de 5 segundos, a velocidade memorizada apaga automaticamente. Nos veculos sem ABS (ou no caso de falhas no ABS), o piloto automtico s pode memorizar velocidades superiores a 50 km/h e se desconfigurar automaticamente quando a velocidade for inferior a 45 km/h. Acelerador manual

Com o motor em marcha lenta, ao ser acionada a alavanca (posio 1), a rotao de marcha lenta sofrer acrscimos graduais de 20 rpm at 750 rpm.

Na posio 2, a rotao de marcha lenta sofrer decrscimos graduais de 20 rpm, sendo limitada mnima de 600 rpm.

Para desconect-lo, basta acionar a alavanca para a posio 3 volt-la posio original.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

72

GLOBAL TRAINING

Regulador de velocidade mxima

Atravs do regulador de velocidade mxima possvel limitar a velocidade de conduo a partir de 15 km/h. Para ativar a limitao de velocidade, acelerar o veculo at alcanar a velocidade desejada e pulsar o boto 4. A limitao ser informada no painel de instrumentos.

Para desativar a limitao de velocidade, basta acionar a alavanca para a posio 3. A velocidade memorizada ser apagada. Podemos desativa-lo acionando o boto na posio 4 e em seguida acionar novamente o boto que assumira a velocidade anteriormente programada. A velocidade mxima regulada apaga automaticamente se a chave de contato for desligada ou se o regulador for desconectado (alavanca acionada na posio 1 ou 2). Se for necessrio aumentar a velocidade acima do valor regulado, por exemplo em uma ultrapassagem, acionar o acelerador brevemente at o batente, alm da posio de dbito mximo. Aps cessar a necessidade de desenvolver uma velocidade mais elevada, soltar o pedal do acelerador e acelerar novamente. A limitao de velocidade regulada torna-se ativa novamente. Se desejar aumentar a velocidade mxima regulada, pressionar o boto 4, mant-lo pressionado e acelerar o veculo. Assim que alcanar a velocidade desejada, soltar o boto de acionamento do regulador de velocidade mxima. Se desejar reduzir a velocidade mxima regulada, soltar o pedal do acelerador e, se necessrio, desacelerar o veculo com auxlio do freio. Quando alcanar a velocidade desejada, pressionar o boto de acionamento do regulador de velocidade mxima.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

73

GLOBAL TRAINING

Interruptor combinado Funes 1 Alavanca 2 Luz indicadora de direo (direito) 3 Luz indicadora de direo (esquerdo) 4 Lampejador dos faris 5 Luz alta dos faris 6 Buzina 7 Limpador do pra-brisa 8 Lavador de pra-brisa

Varredura intermitente A regulagem bsica do intervalo de pausa do limpador de pra-brisa na funo temporizador de 5 segundos. A regulagem do intervalo de pausa livremente ajustvel de 2 a 20 segundos. Para mudar o intervalo de pausa do limpador de pra-brisa: Gire o interruptor para a posio INT (varredura intermitente) e espere pela primeira varredura. Gire o interruptor novamente para a posio 0 (desligado). Mantenha o interruptor nesta posio por um tempo igual ao intervalo de pausa desejado, entre 2 e 20 segundos. Gire novamente o interruptor para a posio INT (varredura intermitente). O intervalo de tempo transcorrido em que o interruptor foi mantido desligado armazenado como novo intervalo de pausa do temporizador.

FORMAO DE MONITORES DE OPERAO - CAMINHO

74

GLOBAL TRAINING

Вам также может понравиться