Вы находитесь на странице: 1из 7

http://www.jamaisdesista.com.

br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

PREGAO NA ASSEMBLA DE DEUS MINISTRIO SCATOS 26.05.2013. IGREJA ASSEMBLEA DE DEUS SCATOS Pastor: Pr. Almeron e Pr. Ismael Endereo: CSF 4, Lote 1, Tag. Sul TEMA: Senhor, aumenta-nos a f! RESUMO DO SERMO Texto ICT (*) Lucas 17:1-10 Jesus est falando e ministrando aos seus discpulos sobre os escndalos que devem vir e sobre a necessidade do perdo quando eles lhe pedem para aumentar a sua f. 1. Todos os que j estamos com Cristo Jesus - temos f. Tese 2. A f que todos temos do tamanho certo para realizar o propsito que Deus quer usar por nosso intermdio. 3. Somos ns que escolhemos a quem daremos crdito ou no. Ttulo Eu tenho f! As divises: Divises 1. 2. 3. 4. Eu tenho f! A f que eu tenho do tamanho que Deus quer Eu devo cuidar da minha f As escolhas da minha f 3 4 5 5

Obs.

Na resposta de Jesus aos discpulos no h regras e dicas de como aumentar a f, pois parte o Senhor do pressuposto de que eles j tm f e que esta do tamanho que Deus precisa e quer para realizar a obra que precisa fazer por intermdio deles. Ao final, o apelo dever levar o ouvinte a desejar dar mais crditos a Deus e menos ao diabo para assim a sua f tornar-se mais avivada a fim de que ela produza frutos e bons testemunhos ao Senhor. ( ) Evangelstico: assumir o compromisso de entregar a vida a Jesus. (x) Devocional: vivenciar maior aproximao com o Senhor. ( ) Missionrio: consagrar-se cada vez mais ao Senhor e sua causa. ( ) tico: relacionar-se com o prximo, movido pelo amor. (x) Pastoral: confiar no conforto que s em Jesus encontrado. (x ) Doutrinrio: conhecer e viver as doutrinas da Palavra de Deus

PB (*)

(*) ICT = Ideia Central do Texto e PB = Propsito Bsico (Jilton Moraes Homiltica Do Plpito ao Ouvinte. Ed. Vida).

Leitura Bblica (Texto bblico segmentado, para melhorar nossa compreenso do texto): Lc 17:1 Disse Jesus a seus discpulos: inevitvel que venham escndalos, mas ai do homem pelo qual eles vm! Lc 17:2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoo
Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

1/7

http://www.jamaisdesista.com.br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropear a um destes pequeninos. Lc 17:3 Acautelai-vos. Se teu irmo pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Lc 17:4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Lc 17:5 Ento, disseram os apstolos ao Senhor: Aumenta-nos a f. Lc 17:6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes f como um gro de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecer. Lc 17:7 Qual de vs, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dir quando ele voltar do campo: Vem j e pe-te mesa? Lc 17:8 E que, antes, no lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comers tu e bebers? Lc 17:9 Porventura, ter de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Lc 17:10 Assim tambm vs, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inteis, porque fizemos apenas o que devamos fazer. I. Introduo. Foi no momento em que Jesus falava aos discpulos sobre o dever de perdoar sempre o nosso irmo que arrependido vier nos pedir perdo 7 vezes ao dia que os discpulos lhe pediram para que ele, Jesus, aumentasse a f deles. No foi por que queriam realizar grandes obras, nem grandes feitos, nem grandes conquistas, mas no momento em que se sentiram incapazes de perdoar. A resposta de Jesus ao pedido deles fala de grande poder e de um grande feito.

Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

2/7

http://www.jamaisdesista.com.br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

Primeiro, se tiverdes f, mas no precisa ser aquela f que parece que a gente faz fora, no! a f simples, por isso foi comparada a um gro de mostarda. Para mim, eu creio que o Senhor estava dizendo que j temos esta f, por isso que no era especial, nem gigante ou excepcional. Segundo, necessrio agir, verbalizar, falar, colocar a f em ao. No caso, foi dizendo amoreira para ela se arrancar dali e ir transplantar-se no meio do mar. Transportar uma amoreira dessa maneira era um evento impossvel, assim como poderia ser impossvel conseguir perdoar algum, mas, pela f, necessrio agir, verbalizar, falar, colocar a f em ao. Terceiro, ela nos obedecer. a certeza de que se far aquilo que declaramos. O resultado esperado certo e no duvidoso. A amoreira ir se erguer e se transplantar no mar. O perdo ir ocorrer e tudo ser lanado no mar do esquecimento, para sempre. Havia dificuldade ali em se ter uma mente predisposta ao perdo. Ns mesmos temos esta dificuldade em perdoar. A concluso que ainda que parea impossvel perdoar e, melhor ainda, perdoar sempre, transportar a amoreira pela f tambm impossvel, mas devemos ter f no importa o tamanho dela declarar o perdo e crer que perdoamos e fomos perdoados. Logo em seguida, fala do servo que aps fazer o que tinha de fazer, reconhece que servo intil e que nada fez se no obedecer. No basta perdoar porque temos a obrigao moral de perdoar, mas o amor deve nos motivar ao perdo. Porque iria eu perdoar? Em primeiro lugar, porque somente serei perdoado se eu perdoar; segundo, o Esprito Santo est em ns nos capacitando ao perdo.

1. Eu tenho f!
Como iremos aumentar algo que no temos ou que no possuamos? Se eu estou pedindo ao Senhor que ele aumenta a minha f, bvio que eu j tenho f! Eu, simplesmente, no posso aumentar aquilo que no possuo ou no tenho. Se fosse assim, a pergunta deles ou pedido seria: Senhor, concede-nos a f! Mas no foi, justamente porque j tinham a f que Deus nos deu. A f dom de Deus! confira:

Efsios 2:8 Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus; Romanos 10:17 E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo.
Mas o que a f que eu j tenho?

Hebreus 11:1 Ora, a f a certeza de coisas que se esperam, a convico de fatos que se no vem.
Foi pela f! Diz o escritor de Hebreus no captulo da f, o capitulo 11. Continua, amados, a ser pela f! Sabe o que pela f? andar em um mar de dvidas porque se no, no seria f, mas certeza. O caminho da f sobre o mar das dvidas. A f exige a presena da dvida. No existe f sem dvidas, por isso que f. por isso que ela a certeza, mas no a certeza das coisas em si, mas das coisas que se esperam. por isso que ela a convico, mas no a convico dos fatos que se vem, mas dos que se no vem. pela f que entendemos que o universo foi formado e sustentado por Deus e foi pela f que os antigos obtiveram bom testemunho. Os que andaram pela f e de f em f obtiveram bom testemunho que nos servem de exemplo hoje, contudo, apesar da f deles, no obtiveram a concretizao da promessa.
Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

3/7

http://www.jamaisdesista.com.br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

E como que devemos andar nessa nossa jornada rumo nossa ptria celestial?

II Corntios 5:7 visto que andamos por f e no pelo que vemos.

2. A f que eu tenho do tamanho que Deus quer


Ento acabamos de demonstrar que temos f em Deus, que temos f! E, agora, qual o tamanho da f que temos? A minha gigante, e a sua? A minha minscula, e a sua? A minha invisvel, e a sua? Qual o tamanho da f que temos e porque os apstolos pediram para o Senhor aumentar-lhes a f? A f que temos, queridos, do tamanho que Deus nos deu! Sim, foi ele quem nos deu a f! Ela veio dele, dom dele e serve para realizarmos as obras dele, preparadas por ele. Vejamos Lucas 17:6. Se tivermos f como um gro de mostarda... reparem que Jesus no disse caroo de abacate, nem do tamanho de uma jaca, mas de um gro de mostarda... sabem o que isso?

Eles estavam assustados com o fato de no poderem conseguir perdoar como Jesus estava lhes ensinando. Por isso que pediram para o Senhor lhes aumentar a f! Pelo que entendi do texto, Jesus no deu a resposta como receita ou como regras infalveis para aumento da f, antes props-lhes desafios impossveis como transportar a amoreira de lugar ou perdoar sempre nosso irmo. Ento agora eu entendi pela palavra de Deus pregada que tenho f e que ela do tamanho que Deus quer. Que bno! Vamos ento ao trabalho com nossa f que ela ir operar os milagres de Deus na vida daqueles que Deus colocar em nossos caminhos. Quero, no entanto, destacar alguns perigos relativos f, como por exemplo: ter f na f! Sim, tem gente que acha que a sua f que opera os milagres de Deus e assim, no confia em Deus, mas na sua f; outro exemplo, so aqueles que crem que no precisa a f ter objeto, antes pode ser direcionada para qualquer coisa que o poder de Deus ser liberado na f. Deus no nem nunca foi um amuleto ou uma lmpada mgica ou um poder nossa disposio para realizao de coisas impossveis e extraordinrias como fazem os mutantes do X MEN. Eu no irei sair por ai como o He-MAN dizendo: - eu tenho a f! Sabem porque no tinha importncia para o Senhor Jesus o tamanho da f? Mais importante do que a quantidade de f era, sim, o objeto dessa f: DEUS TODO-PODEROSO!

Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

4/7

http://www.jamaisdesista.com.br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

3. Eu devo cuidar da minha f


No cuidado com a minha f, um dos maiores e mais terrveis inimigos dela a dvida! Como a f um dom de Deus ento a dvida somente entra em meu corao com o meu pleno consentimento. Se eu duvidar de Deus, fao-o mentiroso e a verdade j no est em mim e ai sou vtima do diabo. Ele, o diabo, desde o incio Gn 3:1-6 -, vem fazendo seu papel contra primeiramente a semente da mulher. Como ele no logrou xito contra a semente da mulher ele foi fazer guerra contra os restantes da sua descendncia: ns, os crentes, que somos filhos de Deus por adoo por causa do sangue precioso de Jesus Cristo.

Apocalipse 12:17 Irou-se o drago contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendncia, os que guardam os mandamentos de Deus e tm o testemunho de Jesus; e se ps em p sobre a areia do mar.
A arma do diabo que ele usa eficazmente ainda hoje a dvida! Como ele trabalha bem com ela e como somos to tolos por cairmos no mesmo erro, como desde o princpio caram nossos pais. Faamos como Josu que disse:

Josu 24:15 Porm, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalm do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Faamos tambm como Elias que desafiando o povo disse:

I Reis 18:21 Ento, Elias se chegou a todo o povo e disse: At quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR Deus, segui-o; se Baal, segui-o. Porm o povo nada lhe respondeu.
Faa hoje a sua escolha: escolha a f e rejeite a dvida! D crditos a Deus e no ao diabo!

Hebreus 10:38 todavia, o meu justo viver pela f; e: Se retroceder, nele no se compraz a minha alma.

4. As escolhas da minha f
Eu quero neste momento lhes falar da vov Jil, de 98 anos que foi convidada pela Sade Pblica a ir morar em um asilo na sua cidade porque ela j no mais poderia morar sozinha. Enviaram uma Assistente Social at ela para convencerem-na a aceitar pacificamente o quartinho que estaria sendo destinado para ela. A assistente ento comeou a falar dos detalhes de seu quartinho e finalmente a convidou para primeiramente dar uma olhadinha. A vov Jil, muito pacificamente disse para ela: - no precisa minha jovem, eu amei esse quartinho, com todos os detalhes que voc me falou. A assistente social retrucou: - no se precipite, vamos primeiro dar uma olhadinha. Ela voltou a replicar: - filha, tenho 98 anos, e eu j tomei a deciso de que irei gostar desse quartinho, logo nem precisa perder seu tempo. Interessante, no a atitude mental dessa vovozinha? como dizem em um ditado e eu costumo us-la na assinatura de meus emails: - a fora de vontade sempre d um jeito, mas a falta de vontade, sempre d uma desculpa.

Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

5/7

http://www.jamaisdesista.com.br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

Devemos estar muito atentos com nossas decises e escolhas que fazemos por ai. Em relao ao exposto neste sermo, ento eu tambm resolvi escolher que a minha f ter 4 i: 1. Ela ser Indestrutvel = no pode ser destruda uma vez que tem por fundamento a Rocha, a Pedra de Esquina. Marcos 12:10 Ainda no lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; Marcos 12:11 isto procede do Senhor, e maravilhoso aos nossos olhos? 2. Ela ser Inabalvel = no pode ser abalada, pois est firme e alinhada resistindo a todos os ventos contrrios. Lucas 6:46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e no fazeis o que vos mando? Lucas 6:47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem semelhante. Lucas 6:48 semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lanou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e no a pde abalar, por ter sido bem construda. Lucas 6:49 Mas o que ouve e no pratica semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a runa daquela casa. Ainda temos Sl 21:7 e Hb 10:23. 3. Ela ser Imbatvel = no pode ser abatida, vencida, porque o Senhor dos Exrcitos quem peleja a nossa batalha e nos faz vencedores. I Samuel 17:47 Saber toda esta multido que o SENHOR salva, no com espada, nem com lana; porque do SENHOR a guerra, e ele vos entregar nas nossas mos. 4. Ela ser Invencvel = no pode ser vencida, pois o Leo de Jud j venceu, sendo que o ltimo inimigo vencido foi a morte. I Corntios 15:25 Porque convm que ele reine at que haja posto todos os inimigos debaixo dos ps. I Corntios 15:26 O ltimo inimigo a ser destrudo a morte. Tambm resolvo tomar outra deciso com relao a minha f: que eu j tenho essa f e que ela j tem o tamanho certo que eu preciso para realizar todas as obras que Deus est me confiando!

II. Aplicao O que voc ir fazer agora que tomou conhecimento da palavra do Senhor? E agora, o que voc far diante da dvida, diante da f e das situaes e circunstncias que rondam a sua vida? E quanto a ausncia de foras para lutar? Eu escolho dar crditos a Deus que j me disse: JAMAIS TE DEIXAREI, NUNCA JAMAIS TE ABANDONAREI... III. Apelo. Eu quero agora convidar aqueles que quiserem e dar-lhes oportunidades de receberem oraes por parte dos pastores que aqui esto que Deus levantou para justamente nessa hora intercederem pelo povo.

Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

6/7

http://www.jamaisdesista.com.br
...eis que estou convosco todos os dias... (Mt 28:20)

"... esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

Voc j recebeu a palavra de Deus pregada voc sabia que o mtodo de Deus de tratar com os homens usar os homens por meio da pregao para gerar neles a f que os levar prtica? e agora o momento de voc chegar a Deus e pedir a ele que o ajude a enfrentar as ameaas e os inimigos que vem para destrurem a sua famlia, voc e todos que o cercam. Voc que ainda no teve a oportunidade de entrar em aliana com este Deus que tudo faz por ns, chegou a sua hora! hoje! hoje o dia de sua salvao! Venha para o Senhor que ele vai estar contigo e te ajudar. Se voc est sentindo que a sua hora chegou, por favor, d um sinal para Deus levantando a sua mo em testemunho.. Hebreus 3:7 Assim, pois, como diz o Esprito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Hebreus 3:13 pelo contrrio, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vs seja endurecido pelo engano do pecado. Hebreus 3:15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, no endureais o vosso corao, como foi na provocao. Hebreus 4:7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, no endureais o vosso corao. A Deus toda a glria. Amm!. IV. Bibliografia.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

STOTT, John. O DISCPULO RADICAL. GRONINGEN, Gerard Van. REVELAO MESSINICA. GRONINGEN, Gerard Van. CRIAO E CONSUMAO. Bblia de Estudo de Genebra Bblia SHEDD Moraes, Jilton. Homiltica: do plpito ao ouvinte. Ed. Vida. http://www.jamaisdesista.com.br 8. http://www.scribd.com/crerparaver 9. http://www.espadadoespirito.com.br 10. http://www.portaldabiblia.com 11. http://pt.wikipedia.org 12. http://www.upadh.org.br/ 13. http://www.biblos.com/ 14. http://daniellimajunior.webnode.com.br/estudosbiblicos/apresenta%c3%a7%c3%b5es%20em%20powerpoint/o-discipulo-radical-capitulo-3-/

Autor: Crerparaver@gmail.com (no se esquea de citar as fontes) Visite: http://www.jamaisdesista.com.br (JAMAIS DESISTA!) http://www.scribd.com/crerparaver (SCRIBD)

7/7

Вам также может понравиться