Вы находитесь на странице: 1из 2

Fundamentar Contestao

Fatos

Ao de Investigao de Paternidade promovida pela menor Maria Antnia Siqueira e distribuda junto a 5 vara de famlia de Cuiab, em face de Antnio de Carvalho. A fim de excluir qualquer dvida em relao a paternidade, o juiz determinou que fosse realizado o exame de DNA. Contudo, o requerido recusou-se a atender a solicitao, como pretexto arguiu o direito de no produzir provas contra si mesmo. Visto que no existe obrigatoriedade na realizao do exame de DNA, com base na presuno de paternidade decorrente da negativa do ru, o juiz sustentou-se nas provas existentes no processo e julgou procedente a ao, transitada em julgado em 26 de abril de 2010. No ano de 2012, em virtude de problemas de sade, Antnio de Carvalho foi submetido a vrios exames. Aproveitando-se das circunstncias, requereu oexame de DNA, no qual foi constatado que no era pai de Maria Antnia. No dia 25 de agosto de 2012, Antnio de Carvalho resolveu reabrir o caso e procurou um advogado para desconstituir o feito anterior. Em janeiro a ao foi iniciada, tambm protocolada na 5 vara de Famlia de Cuiab.

Opinio:

O juiz deve INDEFERIR liminarmente a ao.

Fundamentao:

Com fulcro no artigo 468 do Cdigo Processual Civil, a coisa julgada insuscetvel de modificao, salvo nos casos que excetua. Entre eles, est a ao rescisria, possvel desde que dentro do prazo estipulado no dispositivo legal, at dois anos do trnsito em julgado da sentena. No caso em tela, o prazo foi excedido. Nesse sentido, no cabvel. Quando o litigante busca o judicirio, tem-se em mente a soluo dos conflitos, colocando o Estado-Juiz como provedor de segurana, estabilidade, um meio de alcanar a justia e a certeza quanto ao findo do litgio, que na maioria das vezes perdura-se por um longo tempo. A coisa julgada uma garantia para que as discusses no se perpetuem, trata-se, portando, de um provimento jurisdicional indiscutvel e imutvel, levando-se em conta a prpria natureza da jurisdio e o princpio da segurana jurdica, fundamento do Estado Democrtico de Direito. Reforando a relevncia da coisa julgada, segue o posicionamento de Luiz Guilherme Marinoni (2008, p. 68):

A coisa julgada, portanto, serve realizao do princpio da segurana jurdica, tutelando a ordem jurdica estatal e, ao mesmo tempo, a confiana dos cidados nas decises judiciais. Sem coisa julgada material no h ordem jurdica e possibilidade de o cidado confiar nas decises do Judicirio. No h, em outras palavras, Estado de Direito. Nesse sentido, incompatvel com o nosso sistema constitucional qualquer ato que contrarie a as garantias de segurana nas relaes sociais providas pelo direito e que firam a coisa julgada. Quanto a ao rescisria, de antemo, pode-se desconsiderar a sua propositura no caso em tela em virtude do prazo decadencial ter sido excedido, visto que de dois anos. Porm, dando continuidade na fundamentao dos demais aspectos da ao, no entendimento de Pontes de Miranda, ao rescisria a desconstituio de uma sentena j transitada em julgado, mas cujo mrito est provavelmente, impregnado de vcios e, por isso mesmo trata-se de ao e no de recurso. A ao rescisria tem sua incidncia inspirada luz das hipteses taxativamente expostas nos incisos do artigo 485 do Cdigo de Processo Civil, e que se referem a quatro pontuaes: relativa ao juiz, s partes, sentena e atinente s provas. Considerando as hipteses elencadas no dispositivo em relao ao caso em concreto, no possvel o uso do exame de DNA realizado facultativamente e em data posterior ao trnsito em julgado da sentena da ao de investigao de paternidade. Salientando,a negativa de atender a solicitao do juiz de realizar o teste de DNA, na poca do trmite da ao. Diante do fato, Lei n 12.004/2009, que erigiu em preceito legal o entendimento da Smula 301 do STJ,no artigo 2 - A, pargrafo nico. A recusa do ru em se submeter ao exame de cdigo gentico DNA gerar a presuno da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatrio no mesmo sentido, no artigo 232 da a Lei n. 10.406/02 A recusa percia mdica ordenada pelo juiz poder suprir a prova que se pretendia obter com o exame. Dessa forma, o autor estava ciente da possibilidade de realizao do exame de DNA como tambm se negou a faz-lo quando requerido pelo juiz, o que desqualifica qualquer possvel vcio e direito de se valer de nova ao para discutir a deciso que o declarou pai.

Вам также может понравиться