Вы находитесь на странице: 1из 3

Fisiologia a matria que estuda o funcionamento dos organismos humano e animal e se entender suas funes mecnicas, fsicas e bioqumicas.

. Esse bimestre,foram usados como objeto de estudo os sistemas: Cardiovascular,Respiratrio,Urinrio e Digestivo.

Sistema Cardiovascular:

o sistema que responsvel pela circulao de sangue no corpo,transportando nutrientes para as clulas do organismo (fortalecendo o sistema imunolgico),ou descartando para os rgos excretores. O principal rgo do sistema cardiovascular o corao,responsvel por bombear o sangue e gui-lo em seu caminho pelo corpo.Os vasos sanguneos que conectam o corao ao resto do sistema so as artrias (por onde o sangue bombeado sai),as veias (por onde o sangue a ser bombeado entra),e os capilares (que faz a troca de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno). O sistema cardiovascular tambm tem grande ligao com o sistema respiratrio atravs da circulao pulmonar.Ela comea no ventrculo direito,quando o corao bombeia sangue com pouco oxignio para as artrias pulmonares,onde o gs

carbnico do sangue ser eliminado,e vai enriquec-lo com oxignio.Nisso,o sangue volta ao corao pelo trio esquerdo para ser bombeado para o resto do corpo. Um dos problemas mais famosos que ocorrem no sistema cardiovascular o ataque cardaco.Ele mais sujeito em pessoas com maus hbitos alimentares (principalmente em pessoas obesas,por conta da quantidade de gordura nas artrias),e tambm pode acontecer em pessoas com tendncias depressivas.

Sistema Urinrio:

o sistema que filtra e descarta substancias desnecessrias,prejudiciais ou excessivas para o organismo,afim de manter o equilbrio e evitar doenas.Apesar da urina ser o exemplo mais comum,tambm a outras formas de se descartar tais substancias,como o suor (ex:no caso de gua excessiva na pele) ou expirar (ex:o gs carbnico,que no tem nenhuma serventia). Os rgos mais conhecidos deste sistema so os rins,responsveis por armazenar o sangue descartado pelo sistema circulatrio e tambm pela formao da urina.O

que liga os rins ao sistema circulatrio so as artrias renais.Um ser humano poder viver com apenas 1 rim,mas no caso da perda dos 2 preciso um transplante. Porm,nem todos os rins so compatveis,e muito difcil achar um em pessoas que no sejam da famlia (me,pai,irmos,filhos).O que pode causar falncia renal o consumo excessivo de lcool. Outro rgo famoso a bexiga:o rgo oco que armazena a urina descartada pelos rins.Ela possui msculo chamado esfncter interno,que se contrai involuntariamente para alertar o corpo que a bexiga esta cheia e precisa ser esvaziada.Segurar a urina pode causar problemas srios,pois acabasse armazenando substncias prejudiciais ao corpo.

Вам также может понравиться