Вы находитесь на странице: 1из 22

COLETNEA DE INFORMAES TCNICAS AO INOXIDVEL

AOS INOXIDVEIS Noes bsicas

1.1 INTRODUO
O perfil do parque manufatureiro de inox, mesmo nos centros mais adiantados do pas como o de So Paulo, mostra uma grande concentrao de pequenas indstrias resultado do desmembramento de pequenos fabricantes de pias e cubas. Nelas, o servio basicamente artesanal executado em equipamentos obsoletos com resultados desastrosos no que tange qualidade. Experincias de revestimento de fachadas de esquadrias, escadas e revestimentos internos executados em Belo Horizonte e em So Paulo evidenciaram a necessidade premente de habilitao de mo de obra especializada. O nvel de tecnologia utilizado pelas empresas transformadoras do ao inox no Brasil ainda muito baixo. As dificuldades de mo de obra e o desconhecimento do correto manuseio tm onerado desnecessariamente os custos de fabricao e comprometido a qualidade final do produto. As informaes contidas neste manual so bsicas para o desenvolvimento da mo de obra e devem ser consideradas como uma primeira abordagem dos parmetros que devem ser levados em considerao para a correta especificao, manuseio e conformao dos aos inoxidveis laminados a frio.

1.2 BREVE HISTRICO DO DESENVOLVIMENTO DOS AOS INOXIDVEIS


O desenvolvimento dos aos inoxidveis atribudo ao ingls Harry Brearly, em 1912. Ao experimentar um liga ferro-cromo com aproximadamente 13% de cromo, fez algumas observaes metalogrficas e constatou que a liga fabricada resistia maior parte dos reagentes freqentemente usados em metalografia; a essa liga ele denominou Stainless Steel, ou seja, ao sem manchas. Brealy, na verdade quis dizer que esse ao no era atacado ou manchado quando submetido aos ataques metalogrficos da poca. No mesmo ano, na Alemanha, Eduard Maurer afirmava que uma liga ferro-cromo elaborada por Brenno Straus resistiu por vrios meses aos vapores agressivos do laboratrio em que trabalhava.

Os aos inoxidveis descobertos por Brealy e Strauss so, basicamente, os tipos conhecidos hoje como ABNT 420 e ABNT 302. Na mesma poca, foram feitos tratamentos trmicos a altas temperaturas para conseguir boa dutilidade (No tipo ABNT 302) e alta dureza (no tipo ABNT 420), no primeiro caso o tratamento foi dado por Maurer. Na Alemanha, j em 1914, uma liga base de ferro e contendo 20% de cromo, 7% de nquel e 0,25% de carbono foi utilizada numa fbrica de anilina e soda; imediatamente os aos inoxidveis foram adotados nas fbricas de amnia sinttica do pas. As ligas ferro-cromo (17% cromo) e ferro-cromo-nquel (18% cromo e 8% nquel) foram amplamente usadas nos anos de 1920/1930 nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, em fbricas de amnia e cido ntrico.

1.3 DEFINIO - O PAPEL DO CROMO E A PASSIVIDADE


Os aos inoxidveis so, basicamente, ligas de ferro-cromo. Outros metais atuam como elementos de liga, mas o cromo mais importante e sua presena indispensvel para se conferir a resistncia corroso desejada.
35
CORROSO
Mm / ano 10 3

30 25 20 15 10 5 0 2 4 6 8 10 12 14 16
% Cr

Figura 1 - Efeito do teor crescente de Cr na resistncia corroso atmosfrica de ligas F-cr.

Quando comparamos os aos inoxidveis com alguns metais ou ligas, observamos diferenas importantes. O comportamento tpico de um metal em presena de um determinado meio agressivo mostrado na figura 2. Imaginemos um metal qualquer imerso numa soluo cida que tenha um certo poder oxidante, indicado pelo ponto A na figura. medida que o poder oxidante da soluo aumenta, aumenta o ataque ao metal, medido pela intensidade da corrente que passa pelo material.

Figura 2 - Comportamento ativo de um metal em solues cidas oxidantes.

As figuras 2 e 3 mostram claramente as diferenas existentes, em termos de resistncia a corroso entre os aos inoxidveis e alguns outros metais e ligas. O fenmeno da passividade conferido aos aos inoxidveis pelo cromo e por isso que apresentam excelente comportamento em muitos meios agressivos.

Figura 3 - Comportamento passivo de um metal em solues cidas oxidantes.

Na figura 3, do ponto 1 at o ponto 2, o ao inox inicia o processo de oxidao; entre os pontos 2 e 3 temos a etapa de passivao, conseqncia da formao do filme de xido de cromo, extraordinariamente fina, (30 a 50 A) e extremamente resistente; entre os pontos 3 e 4 o material j formou a Camada Passiva e imune ao meio, no sendo mais atacado; entre os pontos 4 e 5, o meio j to agressivo que a Camada Passiva no protege mais o material, iniciando-se novamente processos de oxidao.

1.4 CLASSIFICAO E CARACTERSTICAS


.AOS AUSTENTICOS - Aos Tpicos ABNT 304 e 316 So ligas no-magnticas de ferro-cromo-nquel contendo tipicamente 8% de nquel, com baixo teor de carbono. Apresentam boas propriedades mecnicas, boa soldabilidade, trabalhabilidade a frio e resistncia corroso. Podem ser endurecidos por deformao e, neste estado, so ligeiramente magnticos. A adio de elementos de liga como o molibdnio e a reduo do teor de carbono melhoram sua resistncia corroso.

AOS FERRTICOS - Aos Tpicos ABNT 409 e 430

So ligas ferro-cromo contendo de 12 a 17% de cromo com baixo teor de carbono. No so endurecveis por tratamento trmico. So magnticos e apresentam boa resistncia corroso em meios menos agressivos, boa dutilidade, razovel soldabilidade. O trabalho a frio os endurece moderamente.

AOS MARTENSTICOS - Ao Tpico ABNT 420 So ligas de ferro-cromo contendo de 12 a 14% de cromo e com alto teor de carbono. So endurecveis por tratamento trmico e magnticos. Quando temperados so muito duros e pouco dteis, e nesta condio que so resistentes corroso. Quando recozidos no apresentam bom comportamento frente corroso atmosfrica.

1.5

TIPOS DE PROPRIEDADES

1.6 FENMENOS DE CORROSO


A seleo de um material com resistncia corroso inadequada a uma aplicao especfica, pode ser um erro de alto custo. Os prejuzos direitos e indiretos que podem advir do processo corrosivo esto relacionados ao superdimensionamento para suportar a corroso, substituio do equipamento corrodo, perda do produto devido a vazamentos, contaminao de produtos e/ou ambientes, etc. A corroso pode se manifestar de duas formas principais: Corroso geral que ocorre em toda a superfcie do metal velocidade uniforme; Corroso localizada, que ocorre somente em uma rea restrita.

Todos os metais e ligas esto sujeitos a manifestar qualquer destas formas de corroso. Os problemas de corroso em aos inoxidveis em aplicaes arquitetnicas so praticamente inexistentes, pela sua reconhecida capacidade de resistir ao ataque dos agentes poluidores existentes nos grandes centros urbanos, nas indstrias e nas proximidades da orla marinha. Caso sejam especificados corretamente para cada ambiente, no devero apresentar problemas srios de corroso. Contudo, problemas de corroso podero acontecer, mesmo nos aos inoxidveis, provenientes de projetos mal concebidos. So os casos das corroses por frestas e por efeito de par galvnico.

1.6.1 A Sensitizao e a Corroso Intergranular


Alguns aos inoxidveis austenticos, quando aquecidos na faixa de temperatura compreendida entre 420 e 870C, ento sujeitos ao fenmeno conhecido como sensitizao. Nessa temperatura, o cromo e o carbono se combinam para formar carboneto de cromo (Cr23 C6), que se precipita preferencialmente nos contornos de gro, figura 4. Dessa forma, uma grande quantidade de cromo removida de uma faixa relativamente estreita e a consequncia uma fragilizao desta regio que pode ficar com at 2% de cromo ou menos.

Essas regies descromizadas, desde que tenham menos de 11% de cromo, no so mais inoxidveis e deixam de resistir ao ataque de determinados meios agressivos. Como conseqncia, tem-se um ataque localizado nos contornos de gros, razo pela qual a corroso assim promovida conhecida como corroso intergranular.

Na regio termicamente afetada pelo cordo de solda, existem faixas submetidas s temperaturas crticas que levam ocorrncia de corroso intergranular em determinados meios, em duas faixas paralelas e prximas ao cordo de solda. Quanto maior o teor de carbono do material, maior tambm o teor de cromo removido da soluo slida e, conseqentemente, maior ser a susceptibilidade do material a se corroer intergranularmente em certos meios. importante observar que nem todos os meios so capazes de provocar corroso intergranular. Nos meios sulfricos, ntricos, fluordricos e at em alguns molhos comestveis, existir tendncia a essa forma de corroso em materiais sensitizados. Nas juntas soldadas (Figura 5) h sempre uma regio da ZAC que est sujeita faixa de sensitizao e, dependendo da velocidade de resfriamento, o tempo de permanncia pode ser suficiente para provocar a precipitao de carbonetos de cromo.
Zona de fuso Zona afetada de calor

Metal base ZF ZAC MB

Figura 5 Figura esquemtica de uma junta soldada. Quando ocorre, a corroso intergranular se d como uma faixa paralela e prxima, mas no adjacente ao cordo de solda. a regio que ficou aquecida por mais tempo na faixa crtica.

1.6.2 A Soluo do Problema da Sensitizao


A austenitizao temperatura de aproximadamente 1100C, seguida de resfriamento rpido, uma tcnica utilizada para recuperar um ao inox austentico sensitizado. Em temperaturas superiores a 1050C, os carbonetos de cromo formados, por exemplo, durante uma operao de soldagem so rapidamente dissolvidos, o carbono e o cromo ficam novamente em soluo slida. Se o tratamento a altas temperaturas seguido de um rpido resfriamento, a precipitao de carbonetos no acontece porque o cromo e o carbono no dispem de tempo suficiente para se combinarem novamente. A tcnica de se tratar termicamente um material para eliminar a sensitizao, nem sempre possvel, devido ao tamanho e forma de certas peas e equipamentos. Nos anos 30, outra soluo foi encontrada para se evitar o problema de sensitizao, ou seja, a utilizao de estabilizadores. O titnio, adicionado como elemento de liga, inibe a formao de carbonetos de cromo devido ao fato de ter uma afinidade maior pelo carbono que aquela que tem o cromo. Assim precipita-se o carboneto de titnio e o cromo permanece em soluo slida. Com a mesma finalidade pode ser utilizado o nibio. Tanto o titnio quanto o nibio so estabilizadores do carbono e os aos inoxidveis assim obtidos (por exemplo, tipo ABNT 321 e ABNT 347) so conhecidos como aos inoxidveis estabilizados. Uma terceira alternativa, introduzida em 1947, atualmente mais utilizada, a reduo do teor de carbono nas ligas austenticas. O limite de solubilidade do carbono na austenita de 0,02%. Logo, mantendo-se o carbono abaixo desse teor, a formao de carboneto de cromo no ser possvel. Assim, surgiu o ao inoxidvel ABNT 304L, com o teor mximo de carbono de 0,030%. O excedente de 0,01% de carbono que, eventualmente poder precipitar, no suficiente para remover grandes quantidades de cromo da soluo slida. Hoje, os aos inoxidveis austenticos extra baixo carbono tm substitudo os aos estabilizados em muitas aplicaes, com grandes vantagens em muitos casos.

1.6.3 Corroso Sob Tenso


Este tipo de corroso afeta os aos inoxidveis austensticos submetidos tenses e presena de certos elementos corrosivos, como cloretos e sais de metais halgenos (cloro, flor e bromo) tais como cloreto de ltio, fluoreto de ltio, cloreto de sdio, cloreto de potssio e cloreto de csio entre outros, em soluo aquosa ou mesmo em vapor. Esse tipo de corroso no especfico das juntas soldadas, mas a soldagem pode contribuir indiretamente, pelas tenses residuais de trao, resultante dos diferentes ciclos trmicos dos diferentes pontos de uma junta soldada. Estas tenses so, por si s, suficientes para provocar o fenmeno, uma vez que so da ordem do limite de escoamento do material. As principais caractersticas da corroso sob tenso so:

1 - As trincas podem ser intergranulares ou transgranulares dependendo do tipo de material. Podem ainda ser ramificadas ou no. 2 - H um tempo de incubao, em que a trinca se forma, mas no aparece. A seguir progride rapidamente. 3 - O oxignio acelera a corroso sob tenso. 4 - A velocidade de corroso muito lenta quando o teor de nquel vai a mais de 40% ou desce a menos de 5%. 5 - Uma grande pureza de metal um elemento favorvel resistncia corroso sob tenso. 6 - A estrutura tambm contribui. Os aos austeno-ferrticos resistem melhor que os austenticos. 7 - Em caso de dvidas, sempre aconselhvel testar espcimes contendo soldas, nos meios onde o material vai trabalhar, sujeitos s tenses de trabalho. A fissurao por corroso sob tenso pode ser reduzida ou prevenida por medidas como: - diminuio do nvel de tenses, por exemplo atravs de um tratamento trmico de alivio de tenses. Em aos austenticos, este tratamento normalmente feito entre 900 e 1000C. - eliminao do componente ambiental crtico. - substituindo a liga, se no for possvel atuar no ambiente nem reduzir o nvel de tenses. Os aos inoxidveis podem ser substitudos por ligas mais ricas em nquel ou por aos inoxidveis que no contenham ou que contenham menor quantidade de nquel. - aplicando proteo catdica.

1.6.4 Corroso por Pites


Em determinados meios, notadamente aqueles que contm cloretos, os aos inoxidveis austenticos, ferrticos e martensticos mostram propenso a uma outra forma de corroso, chamada corroso por pites. um tipo de corroso extraordinariamente localizada, na qual, em pontos discretos da superfcie dos materiais, o meio agressivo consegue quebrar o filme passivo protetor para depois progredir em profundidade e em volume. Ocorrendo em dois estgios, iniciao e crescimento, o ltimo um processo autosustentvel, isto , cresce continuamente independente da necessidade de novos ataques

agressivos. Embora a perda de massa possa ser insignificante em um processo de corroso por pites, uma forma de corroso muito grave j que muitas vezes um pite suficiente para paralisar um equipamento. Para diminuir a susceptibilidade a estas formas de corroso, introduzido o molibdnio como elemento de liga nos aos inoxidveis. O ao ABNT 316 uma variao do ao 304, contendo um mnimo de 2% de molibdnio, cuja presena permite a formao de uma camada passiva mais resistente a essas formas localizadas de corroso. A verso extra baixo carbono do tipo ABNT 316 ao inox ABNT 316L, para aqueles casos em que seja importante evitar a sensitizao. Os aos ABNT 316 e ABNT 316L ligados ao molibdnio tm ampla utilizao na indstria qumica, do lcool, petroqumica aeronutica e naval.

1.6.5 Corroso Localizada em Frestas


A corroso por frestas pode ser considerada como uma corroso superficial por pites. O aspecto da corroso por frestas freqentemente semelhante ao da corroso por pites e seu crescimento verifica-se tambm por um processo auto-sustentvel. No entanto, a existncia de uma fresta necessria para a ocorrncia do fenmeno, no havendo a mesma necessidade na corroso por pites. Os mesmos meios agressivos capazes de provocar a corroso por pites, promovem a corroso por frestas nos aos inoxidveis. Este tipo de corroso est associado a pequenos volumes de solues agressivas (por exemplo, cloretos na orla marinha) estagnados em poros, superfcies de vedao, juntas superpostas, frestas associadas a parafusos e a cabea de rebites. A falta de oxignio e a acumulao de agentes agressores so as causas fundamentais deste tipo de corroso. Para evitar este tipo de corroso, o arquiteto/engenheiro dever projetar. Juntas soldadas de topo em vez de rebites; Fechar as frestas existentes nas junes com soldas contnuas; Evitar os ngulos vivos e reas possveis de estagnao; Usar material de vedao no absorvente.

1.6.6 Corroso Galvnica


O ao inox como elemento arquitetnico pode ser combinado com vrios outros materiais metlicos e no metlicos, seja como revestimento de fachadas, esquadrias para janelas, ou mesmo esculturas. So possveis as composies com vidros, mrmores e granitos, materiais cermicos, concreto, etc. As solues arquitetnicas envolvendo ao inox e outros metais so possveis mas requerem cuidados especiais para se evitar a formao de par galvnico. O par galvnico ocorre quando dois metais dessemelhantes esto em contato em presena de um eletrlito. A diferencia de potencial entre ambos, em funo de um meio corrosivo ou de uma soluo condutora, produzir um fluxo de eltrons entre eles. O material menos resistente corroer com maior intensidade, tornando-se andico . A fora impulsora para a circulao da corrente e, conseqentemente da corroso, a diferena de potencial entre os dois metais.

A srie galvnica apresentada abaixo, orienta a especificao do ao inox com outros materiais.

(+ catdicos)

(+ andicos)
A relao entre as reas catdicas e andicas de um par galvnico outro efeito a ser considerado. Uma relao de rea desfavorvel consiste em um grande catodo e um pequeno anodo. A maior densidade de corrente na rea andica gera uma maior taxa de corroso no anodo, para manter o equilbrio eltrico entre as reaes catdica (de proteo) e andica (de corroso). Portanto, quando for necessrio o contato de dois metais dessemelhantes, deve-se prever um isolamento entre ambos (revestir ou pintar com primer de epxi o material mais nobre).

Mtodos para a preveno e combate corroso galvnica:

Selecionar os materiais metlicos de modo que estejam mais prximos na srie galvnica; Evitar o efeito de rea desfavorvel, evitando pequeno anodo e grande catodo; Isolar materiais metlicos dessemelhantes onde for possvel, aplicando, por exemplo, revestimento base de epxi;

Nas juntas soldadas, o cordo deve ter composio qumica similar ao metal base. No caso de aos inoxidveis, os metais de adio de alto teor de cromo e nquel so necessrios para compensar as perdas por oxidao preferencial; Projetar partes andicas facilmente substituveis ou faze-las mais espessas para se ter uma vida til maior; Aplicar um terceiro metal que seja andico a ambos os metais em contato.

1.7 MEIOS AGRESSIVOS


No mbito dos aos inoxidveis utilizados na serralheria para a construo civil, a experincia vem demonstrando que existem diversos graus de solicitaes dos ambientes com relao resistncia corroso generalizada ou localizada. Especifica-se de acordo com os vrios ambientes.

O ao ABNT 304 para uso arquitetnico em zonas urbanas e suburbanas das cidades. Este ao, garante tima resistncia corroso atmosfrica nestas regies e deve ser especificado onde exista a exigncia de aspecto esttico invarivel ao longo do tempo. O ao ABNT 316 em situaes ambientais muito agressivas, como em regies vizinhas a industrias e laboratrios qumicos, em regies de grande concentrao industrial, na orla martima e mesmo em regies urbanas de alto ndice de poluio atmosfrica. O ao ABNT 430 em ambientes rurais e suburbanos com baixa poluio atmosfrica.

No quadro abaixo, os dados experimentais de perda de peso por corroso generalizada em amostras expostas em Milo (zona urbano-industrial), Savona (zona litornea) e Castel Romano (zona rural), em trs anos de exposio.

Atmosfera Materiais
ABNT 304l ABNT 316l ABNT 430l COBRE ASTM152l

Perda de peso (mg/dm /ano) Urbano Marinha Rural industrial


5,4 1,2 6,4 92,0 14,7 13,5 13,5 229,0 0,9 0,7 1,3 ND

O poder corrosivo dos meios ambientes sobre as superfcies metlicas varia de um lugar para outro. A qualidade da superfcie metlica fator importante na anlise de sua resistncia corroso. Superfcies polidas, apresentam melhor resistncia corroso pelo seu baixo ndice de rugosidade. medida que a rugosidade superficial aumenta, maior ser a facilidade de reteno de impurezas e, conseqentemente, maior sua suscetibilidade de corroer-se. A tabela a seguir especifica os tipos de aos em funo dos ambientes.

Nvel de Poluio Ambiente Tipos 316 304 430 Rural / Suburbano Baixa Tpica Alta 3 3 3 3 3 2 2 2 (2) Baixa 3 2 1 Urbano Tpica 3 2 1 Alta 2 (2) 1 Baixa 2 (2) 1 Industrial Tpica Alta 2 (2) 1 1 1 1 Baixa 2 (2) 1 Marinho Tpica Alta 2 (2) 1 1 1 1

Obs:. 1. ao inadequado 2. ao mais adequado 3. ao superdimensionado (2). ao indicado com cuidados especiais com relao a qualidade da superfcie, possibilidade de lavagem frequente ou usado em ambientes internos. Se por um lado os fenmenos de corroso generalizada acima mensurados dependem unicamente da atmosfera do lugar, os fenmenos de corroso localizada dependem tanto da atmosfera quanto:

do transporte, carregamento e descarregamento das chapas de ao inox que devem ser executadas em caminhes e / ou vages ferrovirios em boas condies, limpos e devidamente protegidos por lonas: do projeto e montagem que devem evitar zonas de estagnao e de formao de sedimentos em presena de atmosfera fortemente agressiva; da estocagem, manuseio e fabricao que devem evitar a contaminao de inox por material ferroso (uso de parafusos, rebites e outros componentes de ferro e / ou de outros metais menos nobres como o alumnio); Desta forma, podemos afirmar com segurana que, o ao inox resistente corroso do meio ambiente quando: o ao for corretamente especificado para o ambiente; o projeto corretamente desenvolvido, evitando possibilidade de corroso em frestas, por par galvnico ou por qualquer outro motivo o manuseio do ao durante as operaes de transporte no propiciar a contaminao do ao inox.

1.8 ESPECIFICAO
ABNT 304 - Austentico

O material apresenta excelente resistncia corroso, conformabilidade e soldabilidade. Equipamentos para a indstria aeronutica, ferroviria, naval, petroqumica, de papel e celulose, txtil, frigorfica, hospitalar, odontolgica, cirrgica, alimentcia, laticnios, farmacutica, cosmtica, qumica, utenslios domsticos, instalaes criognicas, destilarias, eletrodomsticos, fotografia, tubos e tanques em geral, estampagem geral e profunda. ABNT 301 Austentico

Apresenta elevada resistncia mecnica obtida por conformao a frio. Utilizado para fins estruturais em equipamentos para indstria alimentcia, aeronutica, ferroviria, rodoviria, petrolfera, na confeco de facas e lminas, pias e cubas, frisos, caldeiraria, estampagem geral e profunda.

Apresenta resistncia corroso intergranular, tornando-se adequado para aplicaes que no permite tratamento trmico aps a soldagem.

ABNT 304L - Austentico

Equipamentos para a indstria aeronutica, ferroviria, naval, petroqumica, de papel e celulose, txtil, frigorfica, hospitalar, odontolgica, cirrgica, alimentcia, laticnios, farmacutica, cosmtica, qumica, utenslios domsticos, instalaes criognicas, destilarias, eletrodomsticos, fotografia, tubos e tanques em geral e profunda. ABNT 316 Austentico Oferece melhor resistncia corroso que o 304, em meios que contm cloretos. Construo civil e uso arquitetural, equipamentos para indstria aeronutica, ferroviria, naval, qumica e petroqumica, farmacutica, cosmtica, txtil, borracha, tintas, laticnios, hospitalar, odontolgica, cirrgica, de minerao, siderrgica, refrigerao, refinarias, na fabricao de tubos e vasos de presso, destilarias de lcool e caldeiraria.

ABNT 316L - Austentico

Apresenta resistncia corroso intergranular, sendo adequado para aplicaes que no permitem tratamento trmico aps a soldagem. Construo civil e uso arquitetural, equipamentos para indstria aeronutica, ferroviria, naval, qumica e petroqumica, farmacutica, cosmtica, txtil, borracha, tintas, laticnios, hospitalar, odontolgica, cirrgica, de minerao, siderrgica, refrigerao, refinarias, na fabricao de tubos e vasos de presso, destilarias de lcool e caldeiraria ABNT 430 - Ferrtico

Ao ferrtico ligado ao cromo. Equipamentos para a fabricao de cido ntrico, adornos de automveis, utenslios domsticos, baixelas, foges, geladeiras, pias e talheres, cunhagem de moedas e fichas telefnicas, revestimentos de elevadores e tubules frigorficos. Desenvolvido especificamente para a aplicao em sistemas de exausto automotivo.

ABNT 409 - Ferrtico

Sistemas de exausto de gases em motores de exploso e estampagem em geral, alm de caixas de capacitores.

ABNT 410 S - Ferrtico


Baixo teor de carbono para melhorar a resistncia corroso no estado recozido. Recheios de colunas de destilao, componentes para plataforma de petrleo.

ABNT 420 - Martenstico

Ao inoxidvel tempervel por tratamento trmico, para aplicaes onde exigida uma elevada dureza. Cutelaria, instrumentos de medida, hospitalares, odontolgicos e cirrgicos, reas de minerao, siderrgica, alm de lminas de corte e discos de freios, facas, lminas e correntes para mquinas de lavar garrafas.

Вам также может понравиться