Вы находитесь на странице: 1из 17

COMUNICAO

A importncia da boa comunicao em uma organizao.

Comunicao nas empresas


A COMUNICAO COMO PODER NAS ORGANIZAES
A Empresa como Sistema.
Uma organizao rene capital, trabalho, normas polticas, etc. Uma empresa no apenas objetiva gerar bens econmicos, para uma relao de troca entre produtor e consumidor. Procura tambm desempenhar papel significativo no tecido social. Quando se organiza uma empresa, na verdade, o que est organizando so circuitos internos e externos, ajudando-os e promovendo seu intercmbio com outros sistemas.

Comunicao nas empresas


A Comunicao como um Sistema
Como um Sistema, a Comunicao organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo. Uma empresa se organiza, se desenvolve, enfim, sobrevive, graas ao sistema de comunicao que ela cria e mantm. Esse sistema responsvel pelo envio e recebimento de trs grandes sistemas: o Scio- poltico, o Econmico Industrial e o Inerente ao micro clima interno das organizaes( normas e polticas necessrias s operaes empresariais).

Comunicao nas empresas


O Processo de Comunicao :
Primeiramente, precisamos estabelecer uma diferena entre comunicao e informao. O campo das comunicaes envolve um amplo intercmbio humano de fatos e opinies, e no as operaes telefnicas, radiofnicas e similares.

Comunicao nas empresas


No conceito empresarial, a informao empresarial constitui uma atividade reguladora, compreendendo tudo aquilo que a empresa recebe ou emite, com o objetivo de padronizar comportamentos, regulamentos, normas, portarias, avisos, etc. A Comunicao empresarial um processo mais amplo, que objetiva procurar atitudes voluntrias por parte dos pblicos para os quais a empresa se dirige e colaboradores. Engloba todos os tipos de informaes empresariais.

Comunicao nas empresas


A comunicao humana algo extraordinrio em qualquer lugar. Dentro da empresa no diferente. Instrues claras e objetivas, passadas de forma correta so capazes de evitar transtornos desnecessrios. Se o seu trabalho est intimamente ligado ao de outras pessoas fundamental que o canal de comunicao entre vocs seja o mais aberto possvel. Todos os interessados devem estar cientes do est acontecendo o tempo todo.

Comunicao nas empresas


As organizaes so constitudas das pessoas que nela se relacionam, quer de maneira formal ou informal.
A comunicao um fenmeno organizacional universal e se relaciona diretamente com os resultados do dia a dia, as tomadas de deciso, relacionamentos no trabalho, entrevistas, reunies etc. *Estes assuntos, dependendo das habilidades de comunicao, so responsveis pela boa ou m performance pessoal ou organizacional.

Comunicao nas empresas


Toda histria da humanidade demonstra um permanente esforo de comunicao. possvel avaliar o nvel de progresso das sociedades ou das organizaes, atravs da maior ou menor capacidade de comunicao de seus participantes. O mundo comunicao: cada atitude, cada comportamento, cada gesto, nossa personalidade, hbitos, nosso sucesso ou fracasso no trabalho, tudo comunicao ou esforo para consegui-la.

Comunicao nas empresas


Pesquisas tem mostrado que o sucesso pessoal ou organizacional est intimamente relacionado com a habilidade de comunicao. As pessoas passam vrios anos nas escolas exercitando, aprendendo e refinando suas habilidades profissionais mas investem muito pouco em suas habilidades de comunicao. Muitas empresas no se do conta do papel da comunicao nas organizaes. A comunicao intra e interpessoal constituem a base e permeiam todo o processo da comunicao organizacional e das relaes de trabalho.

Comunicao nas empresas


Coisas simples fazem a diferena:
Elaborar um e-mail educado para enviar. Atendimento de Telefone. Cumprimento: Bom Dia! Boa Tarde! Bom Final de Semana! Ol, Tudo Bem? Dizer Obrigada! Pedido Formal. Reunio esclarecedora. Feedback

Saber o que falar, o momento de falar e a quem falar.

Comunicao nas empresas


A comunicao correta e seus benefcios: Agilidade nos processos; Economia de tempo; Motivao para os funcionrios; Satisfao dos colaboradores em poder expressar suas opinies e idias; Melhor entrosamento da equipe;

Crescimento para organizao;

Comunicao nas empresas


Nesse sentido, o comprometimento o fator decisivo para o sucesso da Comunicao e assim, organizao. preciso inserir na nossa mente que todos somos responsveis pela Comunicao e, conseqentemente, pelos resultados organizacionais. Cada um deve desenvolver as suas falhas nesse processo de comunicao.

A comunicao correta importante para amadurecermos, no s como comunicadores, mas como seres humanos, aprendendo a lidar com opinies distintas e fortalecendo nosso relacionamento pessoal e tambm organizacional.

Comunicao nas empresas

E voc, o que voc tem feito pelo aperfeioamento de suas habilidades de comunicao?

Comunicao nas empresas


Vejam bem:
No basta receber o melhor treinamento em liderana se voc no tiver desenvoltura, foco e boa oratria para dirigir-se sua equipe. No basta ser uma sumidade em sua rea de conhecimento se ningum entende o que voc fala. De pouco lhe valer ter idias brilhantes se, na hora de apresent-las ao pblico, no souber orden-las e argumentar de modo convincente. Tampouco adianta seguir risca o figurino do marketing pessoal se suas mensagens escritas so confusas e repletas de erros gramaticais.

Comunicao nas empresas


Investir no aperfeioamento da nossa comunicao.

Ter conscincia:
-> Desempenho comunicativo; -> Encontro comunicativo.

Comunicao nas empresas

Vivemos no que os pensadores modernos chamam de "A Era da Informao", na qual o conhecimento evolui e novas idias surgem com rapidez jamais vista. O xito na profisso e o sucesso organizacional requer no apenas ter acesso a essa informao, mas tambm ser capaz de difundi-la com objetividade, eficincia e clareza.

Comunicao nas empresas


A comunicao interna deve contribuir para o exerccio
da cidadania e para a valorizao do homem Margarida Kunsch.

Fonte: http://www.aberje.com.br/novo/monografias/diogo_plano.pdf Editora UFLA FAEPE Comunicao Empresarial

Вам также может понравиться