Вы находитесь на странице: 1из 7

1.

SEQUESTRO.

(Introduo) O sequestro uma medida cautelar que assegura futura execuo para entrega de coisa certa, objeto do litgio que corre o risco de perecer ou de danificar-se, em bom estado, ao que vencer a causa.

Difere do arresto, porque este vinculado a uma execuo por quantia certa, no qual o interesse do credor no est voltado para um bem determinado, mas para qualquer bem do patrimnio devedor suficiente para a garantia da dvida. J o sequestro tipicamente uma garantia de uma execuo para entrega de coisa certa, ou seja, um bem determinado, isto , exatamente aquele disputado pelas partes, aquele que se apresenta como objeto da demanda. Por isso, s o arresto, no momento oportuno converter-se- em penhora, fase do procedimento das execues da quantia; o sequestro NO, j que a penhora no faz parte do procedimento das execues para entrega de coisas.

No entanto, tanto no arresto como no sequestro h uma constrio de bens. Ambos so cautelares, condicionados demonstrao do fumus boni juris e do periculum in mora. No sequestro, o fumus decorrer da existncia de indcios de que o autor tenha direito a um bem determinado, seja por ser seu proprietrio, seja por ter direito a posse; e o periculum, da existncia de risco integridade do bem.

(Requisitos) As hipteses do sequestro esto previstas no art. 822 do CPC: O juiz, a requerimento da parte, pode decretar o sequestro: I- De bens mveis, semoventes ou imveis, quando lhes for disputada a propriedade ou posse, havendo fundado receio de rixas ou danificaes;

O rol no pode ser considerado taxativo, porque possvel imaginar outras situaes em que um bem determinado corre risco de perecimento. A hiptese mais comum a do inciso I, quando duas ou mais pessoas disputam a propriedade ou posse de um bem, havendo temor de que possa desaparecer ou ser danificado. A redao desse inciso poderia levar concluso de que o sequestro s pode ser preparatrio ou incidental a uma ao real imobiliria, ou a uma ao possessria, j que alude disputa de posse ou propriedade.

Mas no assim: h aes pessoais reipersecutrias, cujo resultado repercute sobre determinado bem. Imagina-se, por exemplo, uma ao de anulao de escritura pblica de venda de imvel. A ao pessoal, porque o seu objetivo o desfazimento da compra e venda do bem. Mas o resultado repercutira sobre a sua titularidade, uma vez que, anulada a escritura, ele tornara ao domnio do vendedor. Se este constatar que h um risco de dano ou perecimento do bem, poder valer-se do sequestro. Esse dispositivo merece crticas, pro vrias razes: a primeira que nem s bens imveis, mas tambm mveis podem produzir frutos e rendimento, que merecem proteo; a segunda que desde a citao, e no somente aps a sentena, o ru ser considerado possuidor de m-f, no podendo ficar com os frutos que a coisa produzir. Mesmo que no haja sentena condenatria, mas apenas a citao do ru, o autor poder requerer o sequestro de frutos e rendimento.

II- Dos frutos e rendimentos do imvel reivindicado, se o ru, depois de condenado por sentena ainda sujeita a recurso, os dissipar;

O fato de o inciso II ser especfico no impede que o juiz conceda o sequestro nas hipteses acima mencionadas, j que o rol legal, como visto, no taxativo mas meramente exemplificativo.

III- dos bens do casal, nas aes de disquete e de anulao do casamento, se o cnjuge os estiver dilapidando;

A terceira hiptese versa sobre o sequestro de bens de casal, nas aes que visem pr fim sociedade conjugal. O objeto do sequestro pode ser tanto bens comuns, como particulares de um dos cnjuges, que estejam na posse do outro.

IV- nos demais casos expressos em lei.

Por fim, o sequestro pode ser concedido em outras hipteses previstas em lei, como a dos arts. 919, 1 e 1.218, VII (c/c art.659 do CPC de 1939), todos do CPC.

(Do Procedimento) O art. 823 do CPC estabelece que, ao sequestro, aplica-se no que couber, o procedimento que lei estatui para o arresto: a) Dever ser por Petio escrita atendendo os requisitos dos artigos 801 e art. 282 ambos do CPC;

b) Exige prova documental ou justificao prvia, com possibilidade de substituio dessa prova preliminar por cauo (contracautela). c) Tal como o arresto, o sequestro pode ser ajuizado como ao cautelar preliminar ou incidental a processo de conhecimento ou de execuo em que se litigue sobre determinado bem, seus frutos ou rendimentos. d) O juiz poder deferir liminar, de plano ou aps audincia de justificao. e) A liminar ser deferida inaudita altera pars, se houver muita urgncia, ou se a cientificao do ru puder colocar em risco a eficcia da medida. f) Nos arts. 823 e 824 que trata da nomeao do depositrio, como regra, pelo juiz, mas que autoriza ser escolhido de comum acordo, pelas partes. E ainda pode ser outorgado qualquer das partes, desde que oferea maiores garantias e preste cauo idnea que pode ser real ou fidejussria (art. 826).

g) O depositrio dever prestar compromisso e, em seguida, tomar posse dos bens (art. 824). Se no lhe forem entregues, o depositrio solicitar ao juiz a requisio de fora policial (art.824 do CPC) Obs1. O sequestro poder ser evitado se o ru prestar cauo idnea (art. 805). Obs2. O sequestro revogvel e modificvel, como o arresto.

2.

BUSCA E APREENSO

(Introduo) medida cautelar que no se confunde nem com o arresto nem com o sequestro porque no visa garantir o patrimnio do devedor para a uma futura execuo por quantia, nem salvaguarda um bem litigioso, para futura execuo para entrega de coisa.

Alm disso, tais medidas s podem ter objeto bens, ao passo que a busca e apreenso pode ser de pessoas ou coisas, como menciona o art. 839 do CPC. No entanto, a busca e apreenso de bens guarda semelhana com o arresto e o sequestro, porque haver a contrio, e o bem ficar preservado em mos de um depositrio, at que sobrevenha a deciso final. O que permite distingui-la das cautelares anteriores que o seu principal aspecto recai sobre a busca, o que pressupe, um bem ou pessoa cujo paradeiro no seja previamente conhecido, sendo necessrias diligncias para a sua localizao. diferente do arresto ou sequestro, em que no h uma busca, mas to somente a constrio, j que o paradeiro do bem h de ser indicado pelo autor.

A busca e apreenso de coisa tem carter subsidirio em relao ao arresto e sequestro, na qual ser deferido, desde que no estejam preenchidos os requisitos, para a concesso do arresto e do sequestro, caso em que o interessado dever valer-se dessas medidas.

S a busca e apreenso podem ter por objeto tambm pessoas, e no apenas coisas. Mas s haver ao cautelar de busca e apreenso, quando tais providncias forem postulas como assecuratrias e protetivas para proteger outro provimento, no processo principal. Com muitssima frequncia, tem sido ajuizadas aes de busca e apreenso em que tais providncias so satisfativas, constituindo a nica pretenso do autor. Se, assim, no podem ter natureza cautelar, mas definitiva, devendo ser formuladas em processos de conhecimento. No h cautelares satisfativas. O que se admitia eram processos de conhecimento, disfarados em cautelares, para a concesso de liminares, num tempo em que inexistia a possibilidade generalizada de antecipao de tutela. Imagine-se, por exemplo, que um pai descobre que o filho que vive com a me, que lhe detm guarda, vem sendo maltratado. Ele pretende, ento, ajuizar ao de modificao de guarda. Teme, no entanto, que ate o julgamento o filho possa sofrer graves provaes. Ajuza a busca e apreenso como medida cautelar, para afastar um risco, sem que a medida tenha cunho satisfatrio, j que a pretenso final a guarda da criana. H leis especiais, que preveem hipteses de busca e apreenso de coisa, em decorrncia de determinadas situaes especficas. o que ocorre na alienao fiduciria em garantia, quando o devedor transfere a propriedade resolvel de bem ao credor, como garantia de pagamento, e no paga as prestaes, apesar de constitudo em mora. O credor, que tem a propriedade, mas no a posse direta do bem, pode ajuizar ao de busca e apreenso, para que a garantia lhe seja entregue, e ele possa vend-la, para o pagamento da dvida (art. 3, do Decreto-Lei n. 911/69). A ao nada tem de cautelar, sendo processo de conhecimento de procedimento especial. A busca e apreenso, alm de poder ter natureza cautelar ou de conhecimento, pode constituir apenas um incidente previsto por lei, no bojo de processos de conhecimento ou de execuo. Por exemplo, nas execues para entrega de coisa mvel, se o devedor no a entrega ou no a depositar em juzo, no prazo de dez dias, o juiz determinar a expedio de mandado de busca e apreenso. A medida no tem natureza cautelar, mas executiva, sendo concedida dentro da execuo. (Do Procedimento)

O procedimento que ser tratado nesse item o de ao cautelar de busca e apreenso , e no o da busca e apreenso como processo de conhecimento, seja de rito comum, seja de rito especial, nos casos de alienao fiduciria em garantia (Decreto-Lei n. 911/69).

Na petio inicial, o autor expor as razes da medida e fornecer as indicaes do que tiver a respeito do paradeiro do bem ou da pessoa (art. 840, do CPC). fundamental que descreva, com preciso, o bem ou a pessoa a serem apreendidos, ara que o oficial de justia possa executar a providncia a contento. O juiz pode deferir a medida de plano, se os requisitos j estiverem preenchidos, ou designar audincia de justificao prvia, que ser feita em segredo de justia se isso for indispensvel. Esse segredo, a que alude o art.841 diferente do segredo de justia comum, do art.155 do CPC, pois abrange o prprio ru. Geralmente dele que a audincia h de ser ocultada, para que no possa tomar providncias que tornem ineficaz a medida, como desaparecer com o bem ou com a pessoa procurada. 3. EXIBIO.

(Introduo) A exibio pode ser requerida como ao cautelar autnoma, ou como incidente no curso do processo de conhecimento. A primeira tratada nos 844 e 845, a segunda, nos arts. 355 e 363 do CPC. Somente a primeira implicar a formao de um novo processo, pois a segunda apenas um incidente. O que nos interessa nesse item (em especial) a ao autnoma de exibio , j que o incidente foi examinado nas aulas de processo de conhecimento. Contudo, revisaremos, em sala, a forma incidental. Entre as aes que tem por objetivo a exibio, possvel distinguir as cautelares, e as no cautelares. A exibio ter natureza cautelar, quando tiver por finalidade proteger, garantir ou assegurar um provimento jurisdicional, a ser objeto de processo principal. preciso que ela, por si s, no seja suficiente para satisfazer a pretenso do autor. Por exemplo: X ajuza o pedido de exibio como forma de preservar o documento ou seu contedo, que esto correndo risco de perecer, e serviro para instruir um processo principal. Mas pode acontecer que a nica pretenso seja a exibio de documento ou coisa, e que isso baste para satisfazer o autor. Se assim, for ao no ser cautelar, mas de conhecimento, de cunho definitivo, j que no ser acessrio de nenhum processo principal. A ao cautelar de exibio ser sempre preparatria do processo principal , como deixa claro o art. 844 do CPC, j que, se a necessidade de examinar o documento ou coisa aparecer no curso de processo j existente, o autor dever valer-se do incidente, e no da ao autnoma.

(Do Cabimento)

De acordo com o art.844, do CPC, Tem lugar, como procedimento preparatrio, a exibio judicial: I de coisa mvel em poder de outrem e que o requerente repute sua ou tenha interesse em conhecer; II de documento prprio ou comum em poder de cointeressado, scio, condmino, credor ou devedor; ou em poder de terceiro que o tenha em sua guarda como inventariante, testamenteiro, depositrio ou administrador de bens alheios; III da escriturao comercial por inteiro, balanos e documentos de arquivos, nos casos expressos em lei. Para que a ao seja cautelar, preciso que o autor postule a exibio desses documentos ou coisa, porque h um risco de que se percam, sendo necessrio para instruir o processo principal. A exibio s pode ter por objeto coisa mvel. Se o autor pretende ter acesso a bem imvel, deve postular uma vistoria que pode ser objeto de produo antecipada de provas. Ou ento, se no houver necessidade de que a coisa seja vistoriada por perito, basta que postule uma cautelar inominada, para que tenha acesso ao imvel, e possa verificar em que estado se encontra. (Do Procedimento)

A exibio, quando cautelar, previne a competncia para o aforamento da ao principal, que deve ocorrer no prazo de trinta dias a contar da efetivao da medida . Se satisfativa, no ser cautelar, nem haver ao principal. Mas pode ocorrer que, ao promover o exame da coisa ou do documento, o autor acabe ajuizando uma outra ao, que no guarde relao com a de exibio. Por exemplo: o autor prope ao de exibio de seus extratos bancrios, como medida satisfativa, porque quer examinar o que eles contm, e no porque queria preserva-los de um risco iminente. A cautelar ser satisfativa, e no exigir ao principal. Mas pode ocorrer que, ao fazer o exame, ele detecte promover ao de reparao de danos . Essa ao no estar ligada a anterior exibio, embora os documentos possam ser usados como prova. Por isso, no haver preveno do juzo. Nem necessidade de ajuizamento no prazo de trinta dias.

O procedimento da ao cautelar de exibio no que couber, o mesmo do incidente de exibio, prevista nos arts. 355 e 363, j examinados nas aulas de processo de conhecimento (e que revisaremos em sala, portanto, faam as anotaes devidas). A peculiaridade que, havendo processo autnomo, o ru precisar ser citado, e o julgamento ser feito por sentena, no por deciso interlocutria. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Produo antecipada de provas. Alimentos provisionais. Arrolamento de bens. Homologao de penhor legal. Da posse em nome do nascituro. Atentado.

Вам также может понравиться