Вы находитесь на странице: 1из 82

Terminologia de Hardware e Software

Hardware Ferramentas de Instalao Defeitos em componentes Perifricos Conceitos de Software Etc...


Por: Henrique Quirino Silva

O Computador
Durante toda sua histria, desde os primrdios, o ser humano procurou dominar o meio ambiente e manipul-lo de modo a criar melhores condies de sobrevivncia. E para isso no usou a fora, mas seu poder intelectual, at porque nunca foi fisicamente to forte quanto grande parte dos animais. O ser humano sempre concebeu mentalmente as estratgias para alcanar seus objetivos. Quando precisou produzir mais quantidade de alimentos, recorreu aos animais, domesticando-os. Quando estes j no davam conta das demandas, cada vez maiores, comeou a construir mquinas, que ao longo dos sculos foram se sofisticando para atender suas necessidades nos campos mais variados. Ou seja, ao longo de sua histria, o ser humano foi construindo meios de ultrapassar os limites de seu corpo.

O Computador

Com o pensamento aconteceu exatamente o mesmo: expandimos nossa capacidade de raciocnio por meio de uma mquina, o computador. Durante nossa jornada, desenvolvemos a capacidade de fazer clculos, analisar, compreender e explorar a natureza, por meio da observao e da inteligncia. Porm, nossa capacidade se tornou insuficiente medida que nosso modo de vida foi ficando mais complexo. Por exemplo, conseguimos calcular o saldo de nossa conta corrente, mas se precisssemos saber o saldo da conta corrente de todos os clientes de uma nica agncia bancria, ficaramos um dia inteiro fazendo clculos e no conseguiramos concluir o trabalho.

O Computador
O computador veio para acelerar o processamento das informaes, fazer clculos, analisar sequncias e manipular dados em velocidades muito alm da capacidade do ser humano. Mas essas mquinas no tm o poder de criar, pois at agora no nos foi possvel desenvolver sistemas que faam as mquinas pensar e criar por si prprias ainda bem, no? Portanto, ningum precisa se preocupar com a possibilidade de as mquinas virem a dominar o homem. Por enquanto, isso apenas tema de filmes de fico cientfica.

Hardware e Software
Para um computador funcionar, necessrio haver hardware e software. O hardware a parte fsica do computador, seus circuitos eletrnicos, cabos, placas, dispositivos perifricos conectados etc. O software a parte no fsica: programas, instrues e procedimentos escritos por programadores para controlar o hardware de modo que este possa executar as tarefas de que precisamos. Uma parte no funciona sem a outra. Se ligarmos um computador sem nenhum software gerenciador instalado, seus leds se acendero, mas no poderemos us-lo para absolutamente nada..

Partes de um computador
O PC (computador pessoal), tambm conhecido como desktop, a forma mais conhecida de computador, embora muitos outros formatos estejam presentes em nosso cotidiano, como notebooks, caixaseletrnicos, telefones celulares, cmeras digitais, palmtops e robs. Vamos trabalhar com o desktop.

Componentes do computador pessoal (desktop):


1. 2. Monitor: Exibe visualmente as informaes ao usurio.. Modem: Conecta o computador a internet.

3.

Unidade do Sistema: o crebro do computador. Abriga a placame, que interliga todos os componentes; o processador, que executa as informaes e os comandos dos programas; as memrias, que armazenam os programas executados enquanto o equipamento estiver ligado; a unidade de disco rgido (HD ou hard disk); o drive de CD/DVD; o drive de disquete e a fonte de alimentao. Na unidade do sistema tambm so conectados outros dispositivos por meio de cabos que se pode ligar s portas encontradas na frente, atrs e, eventualmente, em alguma das laterais do gabinete.

Partes de um computador
4. Mouse: O usurio do desktop pode indicar ao computador com qual elemento da tela pretende interagir. O mouse usado para controlar o cursor na tela, selecionar opes em menus e acionar outros dispositivos exibidos Alto Falante: Caixa de som, com amplificador, que possibilita ao usurio ouvir os sons, como msicas, udio de filmes e de avisos enviados pelos programas. Impressora: Usada para imprimir documentos, fotos, trabalhos, relatrios, planilhas, grficos. Teclado: Dispositivo no qual digitamos textos, confirmamos comandos, passamos as informaes solicitadas pelos programas, entre outras aes.

5.

6. 7.

Partes de um computador

O conjunto dos dispositivos conectados para constituir um computador depende do uso que se far do equipamento. Para uso pessoal, comercial ou em consultrios, por exemplo, a configurao a da figura acima.

Componentes externos da unidade de sistema


A unidade de sistema o centro do computador. Constitui-se de componentes e conectores de dispositivos que se conectam por cabos e que ficam vista, e de componentes internos, no acessveis. Estudaremos estes ltimos (placa-me, fonte de alimentao, sistema de ventilao, discos rgidos e drives de CD/DVD e disquete) em detalhes mais adiante. Antes, identificaremos as peas visveis da unidade de sistema. Painel Frontal Na parte frontal de uma unidade de sistema (o gabinete), h sempre dois botes, alguns leds (diodo emissor de luz), entradas USB para conexo de pen-drive, cabo de cmera, celular e/ou outros dispositivos. H ainda drive para inserir disco flexvel (disquete), CDROM e/ou DVD e leitoras de cartes Flash.

Componentes externos da unidade de sistema


Boto interruptor Liga/Desliga ou Power Nos computadores nos quais se instalou o sistema operacional Windows ou Linux, esse boto controlado pelo prprio sistema e pode ter mais algumas funcionalidades. Nesses casos, desligar o equipamento por meio do boto, sem que o sistema tenha solicitado a finalizao do processo, prejudicial a sua vida til. O desligamento brusco pode danificar arquivos ou at mesmo o prprio disco rgido, onde so armazenados os arquivos, comprometendo o funcionamento posterior da mquina. Se o computador estiver desligado, um toque rpido no boto o aciona novamente. Se estiver ligado, um toque rpido pede ao sistema operacional para iniciar o processo de desligar. E, caso o computador pare repentinamente de responder e for preciso deslig-lo de modo forado, deve-se apertar o boto e mant-lo pressionado por 5 segundos.

Componentes externos da unidade de sistema


A opo que inicia o desligamento por parte do sistema operacional precisa estar configurada no Windows. A figura abaixo mostra como se faz essa configurao no Windows XP.

Componentes externos da unidade de sistema

Componentes externos da unidade de sistema


Boto de Reset Reinicia o computador, como se desligasse e ligasse o micro novamente. Recorremos ao reset quando o computador trava. Cada dispositivo possui um nmero de IRQ. Quanto menor for o nmero, maior ser sua importncia. Assim, caso duas interrupes ocorram ao mesmo tempo, o processador priorizar a de nmero de IRQ com menor valor. Se estiver processando uma interrupo e for novamente interrompido por um IRQ de mais prioridade, suspender o processamento da interrupo em andamento para tratar da nova, voltando em seguida a processar a interrupo anterior. como um funcionrio que recebe uma ordem do gerente e comea a cumpri-la, mas chega o dono da empresa e lhe pede para fazer alguma outra coisa. O funcionrio resolver antes o problema do patro, deixando a tarefa do gerente de lado, mas voltar a esse trabalho assim que tiver terminado a tarefa prioritria.

Componentes externos da unidade de sistema


LED de alimentao
Indica se o computador est ligado.

LED de atividade do HD
Aponta se algum programa est lendo ou escrevendo no disco rgido.

Leitora de cartes
Muito comum em micros novos, no lugar do compartimento do antigo disquete.

Entradas USB
Para conexo de dispositivos como webcam, cmeras fotogrficas e celulares.

Entrada e sada de udio


Para conectar fone de ouvido, caixas de som e microfone.

Parte de trs da unidade de sistema


Acompanhe na figura a seguir os componentes do lado posterior do gabinete. 1. 2. 3. 4. Fonte de alimentao onde se conecta o cabo de energia que alimenta o computador. Entradas de ar Para refrigerao interna. Painel traseiro Onde se agregam os conectores da placame. Baias de placas adicionais Onde ficam os conectores de dispositivos instalados em slots de expanso na placa-me.

Parte de trs da unidade de sistema

Vista da parte de trs de uma unidade de sistema.

Perifricos
So todos os dispositivos que se conectam unidade de sistema para obter respostas ou para passar informaes ao computador. Esses dispositivos so geralmente divididos em trs grupos: perifricos de entrada, de sada e mistos. Perifricos de entrada So aqueles que possibilitam ao usurio passar alguma informao para o computador. Por exemplo: teclado, mouse, microfone, webcam, joystick. Perifricos de sada Transmitem informao para o usurio. Por exemplo: monitor, alto-falantes, impressoras. Perifricos mistos Como voc j deve ter imaginado, so aqueles que permitem enviar e receber informaes. Exemplo: telas sensveis ao toque, CDs, DVDs, pen-drives, cartes de memria.

Gabinetes
Apesar de no ter uma funo fundamental para o computador, ou seja, sem ele o computador pode funcionar normalmente, o gabinete de grande importncia, pois organiza e fixa os seus vrios componentes, como HD, CD/DVD-ROM, placa-me, placas de expanso com conectores externos (USB, Serial, vdeo, som, etc.), sustenta a placa-me e protege as placas do contato direto com pessoas, umidade, energia esttica e poeira. Geralmente, o gabinete formado por um corpo metlico, pintado externamente com tinta eletrosttica e s vezes tambm internamente. Tem um painel frontal para embutir leitores de mdia (DVD, CD, Floppy, cartes, fita etc.) com espaos para instalar conectores diversos (udio, USB etc.) e entrada de ar. E um painel traseiro para placas de expanso, fonte alimentao e sada de ar.

Gabinetes

O gabinete possui duas tampas do lado esquerdo e do lado direito. A tampa do lado direito somente removida se for necessrio substituir a placa-me, pois d acesso chapa de suporte da placa-me, onde ficam os parafusos e fixadores plsticos. E, ainda no caso de ser preciso apertar ou remover os parafusos de fixao do HD ou dos leitores que ficam dos dois lados das baias. A tampa do lado esquerdo d acesso parte superior da placa-me, ao encaixe da fonte de alimentao, s baias de fixao do HD, aos drives de leitura e ventoinhas.

Padres
Existem vrios padres no mercado. Os mais conhecidos so o AT e o ATX (o primeiro j se tornou obsoleto). O AT (Advanced Tecnology) foi o padro de gabinete utilizado nos primeiros PCs da IBM, e que, por vrios problemas, foi sendo substitudo pelo ATX (Advanced Tecnology Extended, ou seja, Tecnologia Avanada Estendida). Esse padro, desenvolvido pela Intel em 1995, continuou sendo muito utilizado, apesar do lanamento, em 2003, pela Intel, do padro BTX (Balanced Tecnology Extended, Tecnologia Balanceada Estendida). As melhorias trazidas pelo BTX em relao ao ATX esto na tentativa de padronizar placas-me de menor tamanho e tambm aumentar a refrigerao, facilitando a passagem do ar. A tendncia que este formato substitua o ATX.

Formatos
Existem gabinetes em vrios formatos. So estes os mais comuns: Gabinetes horizontais So colocados sobre a mesa, com o monitor por cima. Menores que os verticais (torre), so indicados para quem tem pouco espao. Porm, por serem menores, trazem dificuldade para os tcnicos instalarem novas placas. Gabinetes verticais Mais conhecidos como torres, so encontrados em duas verses, diferenciadas pelo tamanho: torre e minitorre. Por serem pequenas, as minitorres tambm trazem problemas para expanso. Grandes montadoras como Dell, Positivo e IBM costumam empregar configuraes padronizadas e comumente utilizam gabinetes minitorre. J empresas que montam computadores customizados para cada cliente preferem os gabinetes maiores. Gabinetes SFF (Small Form Factory, ou Fabricado em Formato Pequeno) Modelo extremamente compacto, aceita somente componentes de notebook em seu interior e no permite expanso interna de placas, a no ser pelas portas de conexo externas, na maioria somente USB. Recomendado para quem no tem muito espao, mas prefere usar tela, teclado e mouse de desktop, em vez de ter um notebook.

Formatos

Gabinetes horizontal, vertical e formato pequeno.

Abertura do Gabinete
Antes de comearmos o processo de abertura do gabinete, bom lembrar que os equipamentos possuem garantia. Assim, caso voc no seja autorizado pelo fabricante ou revendedor a abrir o gabinete, o que implica em romper seu lacre, seu cliente pode perder o direito a reposio de peas por defeito de fabricao. Lembre tambm que as chapas do gabinete so bem finas e tenha cuidado para no se machucar ao manipul-las.

Abertura do Gabinete
Para abrir o gabinete, primeiramente localize, na parte traseira, os parafusos que prendem a tampa. Geralmente so dois ou trs. Remova-os com uma chave Philips. Procure por algum boto ou chave para desprender a tampa (no so comuns mas existem). Em seguida, force a tampa fazendo-a deslizar para trs, de modo que os encaixes se desprendam do gabinete.

Agora voc j tem acesso placa-me e a todos os outros componentes internos. No processo contrrio, de fechar a tampa, primeiro posicione-a de forma que os encaixes fiquem dentro de seus respectivos sulcos. Quando a tampa estiver encaixada, force-a para frente, fechando o gabinete por completo. Os parafusos serviro apenas para garantir que a tampa no se soltar posteriormente

Abertura do Gabinete

Parafusos que acompanham gabinete ou placa-me.

Abertura do Gabinete

Exemplo de placa de fixao de placa-me.

Abertura do Gabinete
No caso de instalao ou remoo de uma placa-me, saiba que este componente fixado em uma chapa que se solta totalmente do gabinete. Para retir-la, force-a de maneira que deslize em seu suporte. Pode ser que haja tambm algum parafuso prendendo-a neste caso, remova-o. Coloque a placa-me sobre a chapa de fixao, localize seus furos que coincidem com a chapa e parafuse, usando chave de fenda Philips os parafusos, sextavados, macho e fmea, so fornecidos com os dispositivos. Utilizam-se arruelas para ajudar na fixao e tambm para evitar o contato dos parafusos com trilhas de circuito impressas na superfcie da placa, bem como danos a essa superfcie pelo atrito com o parafuso ao ser girado.

Abertura do Gabinete
Os espaadores so mais comuns em placas mais novas. A fixao deles deve ser primeiro nos furos coincidentes da chapa de suporte da placa-me, e por fim a placa-me pode ser fixada na extremidade desses espaadores que ficaro aparentes na superfcie da chapa de fixao. Para identificar se uma chapa necessita de espaador ou parafusos, verificamos se a chapa lisa, sem regies abauladas (estufadas). Quando a placa lisa no lugar dos encaixes, utilizamos espaadores plsticos e do contrrio sero parafusos sextavados, parafusos de fixao, porcas e arruelas Sobraro vrios furos da chapa sem correspondncia na placa-me: no tem problema, servem para compatibilizar o gabinete com outros tipos de placa-me.

Fontes de Alimentao
A funo da fonte de alimentao transformar a energia eltrica que vem da rede atravs do cabo de fora, preparando-a para que chegue aos componentes do computador de forma adequada. A fonte de alimentao converte a energia eltrica de Corrente Alternada (CA) para Corrente Contnua (CC) e transforma a tenso de 110 a 240v para 12v, 3,3v, 4,5v e 5v. Antes de ligar uma fonte na tomada devemos verificar o seletor de voltagem, que se encontra prximo ao conector do cabo de fora. Algumas fontes no tm chave seletora de voltagem. Isso pode indicar que so automticas, bivolt ou autorange e se adequaro sozinhas voltagem conectada. Porm, nem sempre uma fonte sem chave seletora de tenso automtica. Pode ser que trabalhe somente em uma tenso. Para ter certeza, verifique a etiqueta do dispositivo, como a da figura 19.

Fonte de Alimentao

Fonte de alimentao: antes de ligar a mquina, verifique a voltagem

Fonte de Alimentao
Veja, na tabela a seguir, em que dispositivos se ligam os cabos da fonte.

Fonte de Alimentao

Instalao
Caso tenha de substituir uma fonte de alimentao eltrica antiga, primeiro remova-a seguindo os passos da figura a seguir.

Instalao
Removendo a fonte antiga: A. Desligue o cabo de energia. B. C. Remova a tampa que d acesso ao interior do micro. Desconecte todos os conectores fixados na placa-me, no HD, nos drives, na placa de vdeo etc.

D. Posicione o micro com a parte de trs voltada para voc e retire os 6 parafusos de fixao da fonte com uma chave Philips. E. F. Empurre a fonte para a frente, soltando-a dos encaixes de presso. Retire a fonte de dentro do gabinete.

Instalao
Instalando a nova fonte: Siga os passos da figura abaixo.

Instalao
Instalando a nova fonte: A. Introduza a nova fonte no gabinete procurando pelos lugares dos encaixes. Verifique se esto todos bem encaixados. B. C. Fixe os 4 parafusos da fonte atrs do gabinete. Observe que eles no fixam as tampas laterais. Encaixe os conectores de alimentao nos devidos dispositivos e na placa-me (procure deixar os cabos o menos esticados possvel, e sem contato com nenhuma ventoinha). Se for o caso, utilize fita adesiva para juntar os cabos.

D. Procure juntar os cabos que sobrarem por meio de fita adesiva, lacres, fios encapados, de preferncia fixadores, que podem vir com a fonte. Voc pode enfi-los em alguma baia que tenha sobrado no gabinete. O importante deixar o interior do gabinete o mais arejado possvel.

Instalao

Dica Importante:

Na hora da compra de um computador novo, muito importante calcular a potncia de que precisaremos. Um computador com alimentao insuficiente pode travar, reiniciar subitamente, causar badblocks em discos rgidos, ou nem mesmo ligar. J uma fonte com potncia muito acima do necessrio ir consumir mais energia. Existem fontes de potncias variadas, de 350w a 1200 watts, programas que medem o uso de energia pelo computador e outros que ajudam a dimensionar a fonte necessria. O site http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp fornece uma calculadora de suprimento de energia. Outra opo pesquisar em sites de busca o termo Power Supply Calculator.

Placa Me
Todos os componentes do computador so ligados ou integrados a uma placa de circuito impresso, que pode ser encontrada ainda em outros tipos de sistemas eletrnicos complexos. Essa denominada placa-me, conhecida tambm como motherboard, mainboard ou, nos computadores da Apple, como logic board (placa lgica). Em sites e fruns da internet, voc pode encontrar ainda a abreviao mobo para design-las. Os grandes computadores de antigamente utilizavam fios para conectar as placas umas s outras. Com o passar do tempo os fios e pinos foram substitudos por placas de circuito impresso. Durante as dcadas de 1980 e 1990, para baratear o preo do computador, incluiu-se dentro do circuito das placas-me o suporte para dispositivos de baixa velocidade, como teclado, mouse, drive de disquete, portas seriais e paralelas. E no final dos anos 1990 j estavam agregadas funcionalidades como udio, vdeo, armazenamento e rede, sem necessidade de placas de expanso. Ainda se utilizam placas adicionais ligadas placa-me, apenas quando h necessidade de aumentar o desempenho. Exemplos so as placas de vdeo para estao de jogos ou funcionalidades especficas, como udio profissional, recepo de TV, PABX entre vrias outras possibilidades..

Placa Me

Placa-me MSI-P55 GD65 para os processadores Intel Lynnfield.

Conectores

Nas placas-me dos computadores h conectores para encaixe dos dispositivos, cabos e placas que iro constituir a mquina como um todo. Esses conectores seguem padres, de modo que os fornecedores de dispositivos e de placas-me podem fabricar produtos compatveis, permitindo, assim, que se montem mquinas nas mais variadas configuraes. Veremos a seguir uma anlise do funcionamento das tecnologias desses conectores e aprenderemos a fazer o encaixe correto de cada um dos diversos tipos.

Conectores

Conectores
A. PCI-Bus: slot de expanso B. Conectores para ligar o udio frontal do gabinete C. Conectores do painel traseiro D. Conector de energia do processador (12v) I. Conector de energia principal J. Conector de disco rgido IDE K. Conector de disco rgido serial ATA L. Conector do painel frontal M. Bateria

E. Conector da ventoinha traseira N. Jumper de configurao da BIOS F. Processador O. Conector de interfaces USB G. Conector das memrias P. Conector S/PDIF As placas atuais trazem os controladores de vrios dispositivos, como teclado, mouse, portas de comunicao paralela e serial, vdeo e udio. Assim, no preciso adquirir placas adicionais para incluir essas funcionalidades. Os conectores desses dispositivos ficam aparentes no painel traseiro do gabinete.

Conector de udio
O udio utiliza conectores do tipo P2 Stereo. A sada de udio indicada na figura abaixo pela letra B, de cor verde, para fone de ouvido e no tem amplificao. Para ouvir o udio em alto-falantes, ser necessrio usar amplificadores, como caixas de som amplificadas, potncias ou aparelhos de som.

Conector de udio
O conector A na figura, de cor azul, para entrada de udio (Linein). Nessa entrada possvel ligar outros equipamentos sonoros, como telefones celulares, mp3, mp4, aparelhos de som convencionais etc.; e ouvir o som pelo computador.

O conector C, de cor rosa, a entrada para o microfone. Ao contrrio do conector de entrada de linha (Line-in Azul, letra A na figura anterior), este no suporta pr-amplificao e pode queimar se for conectado a um mp3, por exemplo, com volume mdio para alto. J se o microfone for ligado na entrada de linha, o mximo que pode acontecer o som ficar muito baixo.
Alguns gabinetes tm conectores de udio tambm no painel frontal. Nesse caso os conectores P2 j vm acoplados ao painel frontal do gabinete, e so ligados placa-me por um cabo com um conector.

Os conectores das placas-me mais novas utilizam o padro Intel HD udio e os das mais antigas, o udio Codec 97 (AC97). Se o padro do gabinete for diferente do padro da placa, possvel ligar cabos de udio frontais do tipo AC97 em placas compatveis com HD udio.

Conector do fax-modem on-board


As placas mais novas no vm com esse conector porque o uso de internet discada se tornou praticamente obsoleto. Nas placas mais antigas possvel encontrar esse conector prximo ao conector de rede. Caso seja preciso utilizar um modem discado, pode-se conectar uma placa especfica em um dos slots de expanso.

Conector de rede on-board


O conector de rede serve para conectar o cabo de rede, que geralmente se liga a uma rede pessoal ou corporativa, ou a um aparelho modem de banda-larga. O tipo o RJ45, muito parecido com o conector de tomadas telefnicas, porm, bem maior.

Conector de vdeo on-board


Esse conector serve para ligar o cabo de sinal de vdeo do monitor. O padro da maioria das placas o VGA (Video Graphic Array, ou Vdeo de Grficos Vetorizados), e os conectores so do tipo D-Sub, que composto por trs fileiras de pinos que perfazem o total de 15. Esses pinos enviam informaes sobre as cores vermelha, verde e azul e tambm sobre a posio vertical e horizontal do ponto na tela..

Conector do processador
Antes de montar um processador na placa-me importante verificar se os dois so compatveis. Existem vrios padres de conectores, como soquete 478, soquete T (LGA 775), soquete B (LGA 1366) para Intel 939, 462, 754, AM, AM2+, AM3 para AMD. Cada fabricante de processador escolhe o seu. O manual da placa-me informa quais processadores so compatveis.

Soquete PPGA

Soquete ZIFF

Conector do processador
possvel encontrar dois tipos de encaixe para o processador: o soquete (srie PGA e ZIF) e o slot para SEPP, SECC e SECC2. Vamos ver agora como montar um processador de soquete. O primeiro passo liberar a trava, uma haste que fica ao lado do conector. Pressione-a com cuidado, de modo que no desa tanto a ponto de encostar nos circuitos da placa, mas sinta que a destravou. Levante a trava e a movimente at o fim, sem forar. Alguns modelos de placas, como os das figuras abaixo, tambm possuem tampa, mas o procedimento para iniciar a montagem o mesmo, ou seja, preciso apertar, destravar e movimentar a placa at o final.

Se houver ainda uma tampa PnP sobre o soquete, retire-a com cuidado, para no tocar na placa-me. Os pinos do processador tm lugar certo para serem conectados. preciso prestar ateno no processador e na placa para identificar o lado correto de encaixar o processador. Alguns processadores tm um dos lados marcados com uma seta ou uma ranhura de encaixe e/ou um lado com pinos a menos na extremidade.
Veja que no processador existe um lado marcado, que deve ser posicionado na hora de encaixar, devendo ficar na mesma posio da marca do soquete da placa .

Conector do processador

Modelo de Socket

Conector do processador

Modelo de Socket com seta para encaixe do processador

Conector do processador

Soquete com marcao de posicionamento para encaixe do processador.

Conector do processador

Processador com marcao de posicionamento para encaixe no soquete.

Conector do processador
Veja tambm que na outra parte de um processador existem vrios pinos dourados, que fazem a comunicao com a placa-me. preciso, portanto, ter o mximo cuidado com esses pinos: no devemos toc-los e precisamos de muita cautela ao conect-los para no corrermos o risco de entortar nenhum. Isso prejudicaria o encaixe, ou at poderia danificar o processador. Note que faltam alguns pinos no processador. Essa posio dever casar com a posio onde faltam os encaixes na placa-me. Posicione o processador com cuidado sobre o soquete e verifique se o encaixe est correto. Se estiver tudo certo, pressione o processador para baixo, forando o encaixe. Fique atento: caso o processador no desa para o encaixe sob uma leve presso, pode ser que ainda no esteja bem posicionado. No force. Retire, verifique a posio dos pinos e tente novamente. Com o processador totalmente encaixado, feche a tampa do soquete e pressione levemente para travar. Da mesma forma, volte a alavanca de trava para a posio original e pressione com cuidado para travar.

Conector do processador

O encaixe requer muito cuidado

Conector de memria
Esse conector ligado memria RAM, tema que abordaremos mais adiante. Seu formato de encaixe muda conforme a tecnologia com a qual a placa-me compatvel. Instalar uma placa de memria em um computador uma tarefa simples, pois praticamente impossvel conectar memrias incompatveis com a placa-me, j que cada tecnologia sugere um formato diferente de conectores. Elas podem diferir em tamanho, na quantidade de vias ou at mesmo em sutis deslocamentos na posio do entalhe que fica entre os contatos. Porm sempre requerem cuidados, como no colocar a mo nos conectores para evitar oxidao, o que resultaria em mau contato, e ter ateno para no forar mais do que o necessrio, evitando, assim, risco de danos ao conector e mesmo prpria placa-me.

Conector do processador

Slots de memrias de uma placa de servidor.

Conector do processador

Slots de memrias de uma placa-me de laptop.

Conector de memria
Para que a memria fique bem firme, esse conector dotado de travas que se prendem nas extremidades da placa de memria. Os passos para instalar ou desinstalar uma placa so os seguintes: 1. 2. Retire a placa de memria da embalagem, evitando tocar nos contatos ou em qualquer outra parte metlica. Com o computador totalmente desligado e o gabinete aberto, de forma que se tenha acesso parte superior da placa-me, localize o conector da memria e afaste as travas, deixando o caminho livre para voc descer com a memria atravs do guia. Em um primeiro momento, encaixe levemente a memria sem forar. Verifique se est bem posicionada, bem encaixada nas guias do conector e com o entalhe posicionado corretamente. Agora aperte com firmeza, mas com fora moderada, para que o pente de memria encaixe no conector at o fim, de modo que as travas se fechem totalmente. Confira-as e as aperte, para que fiquem ajustadas por completo.

3.

4.

Conector do processador

Montagem de uma placa de memria

Conector do processador

Comparao do formato da placa de memria DDR e DDR2.

Conector porta serial


A porta serial foi muito utilizada no passado para conectar mouse, impressora, leitores de cdigo de barras e outros dispositivos de automao, comercial e industrial. Da mesma forma que todas as outras tecnologias de transmisso por cabo, esse dispositivo tem dado lugar s conexes USB e est se tornado obsoleto. Sua velocidade mxima, de 115 kbps, definida pela especificao RS-232 e pode e comunicar com cabos de at 8 metros.

Conector IDE ou PATA


Nas placas-me encontramos dois conectores do tipo IDE, ou PATA, como chamado atualmente, depois da popularizao do formato Serial ATA. Neles podemos ligar at quatro discos rgidos por meio de cabos tipo fitas flat. Cada flat possui dois conectores que se ligam aos drives de disco rgido e pticos. Verifique, quando for instalar, que o conector do cabo flat tem uma ranhura em um dos lados e por isso s se encaixa da forma correta; ou seja, se no encaixar, no force, voc poder estar montando do lado errado.

Conexo de discos rgidos e pticos IDE (PATA).

Conector SATA
Cada conector Serial ATA tem capacidade de ligar somente um disco rgido. A conexo simples: um lado do cabo ligado em qualquer conector SATA da placa (A) e outro no conector do disco rgido (B), como na figura a seguir. A quantidade de portas SATA varia de uma placa-me para outra. O exemplo da figura de placa com dois conectores..

Conexo do HD Serial ATA na placa-me.

Conector floppy-disk (disquete)


O conector de disquete, ou floppy-disk, bem parecido com o conector IDE do disco rgido. A diferena o tamanho, menor, pois seu flat-cable de 24 pinos apenas. Veja isso pela imagem do seu conector na figura abaixo. O drive de disquete est aos poucos sendo substitudo por outras mdias, como CDs e DVDs regravveis e cartes flash ou pen-drives.

Conector de cabo flat do drive de disquete.

Conector de alimentao
A fonte de energia alimenta a placa-me com uma tenso de 12v, por meio de um conector grande, o conector de energia principal, que geralmente tem 20 ou 24 pinos. Mesmo com dois tamanhos diferentes, os conectores so compatveis. Ou seja, cabos de fontes de 24 pinos podem ser conectados em placas-me de 20 pinos, ou vice-versa. As placas com 24 pinos so do tipo ATX12v 2.x, e as com 20 pinos podem ser do tipo ATX12V 1.0 ou ATX.

Conectores de energia da placa-me.

Conector de alimentao

Em algumas placas possvel encontrar um conector adicional de quatro pinos que, segundo manuais de algumas placas-me de fabricantes, como a Intel, serve para alimentar diretamente o processador. Com isso, a CPU tem um canal de energia dedicado somente a ela, portanto estvel. Sem ter que compartilhar essa energia com nenhuma outro dispositivo da placa-me, seu desempenho no ficar comprometido por alimentao insuficiente.

Conector do teclado
O conector rosa, encontrado no painel traseiro da unidade de processamento, o conector do teclado. O teclado um perifrico utilizado para o usurio se comunicar com o computador; um dispositivo de entrada de dados. Ele possui teclas que representam cada uma das letras do alfabeto, nmeros, smbolos e ainda botes especiais que tm funes especficas para determinados programas e sistemas operacionais. Como exemplo de teclas especiais temos o conjunto de teclas de funes F1 a F12, que esto na primeira fileira de teclas do dispositivo. Quando pressionadas, as teclas emitem um sinal eltrico que e enviado a um chip que controla o teclado. O chip identifica qual tecla foi pressionada e envia, por meio do cabo, ou por sinal de rdio (sem fio, wireless), o cdigo da tecla pressionada. Essa operao ir causar uma interrupo no processador, avisando que uma tecla foi pressionada. O padro mais comum em computadores hoje em dia o PS/2, mas tambm podem ser encontrados teclados USB e o modelo DIN, j ultrapassado.

Conector do teclado

Conectores de teclado DIN (Esquerda) e PS2 (Direita)

Conector de impressora
A porta paralela foi largamente utilizada para ligar dispositivos a computadores, principalmente impressoras. O modelo foi empregado nos primeiros PCs da IBM como o padro de conexo de impressoras, mas com o tempo vem sendo substitudo por portas USB. A porta paralela tambm muito utilizada para a comunicao entre dispositivos especficos, como scanners e unidades de discos externos, e ainda para coleta de dados e controle de equipamentos de automao industrial e comercial. Os cabos utilizados para ligar impressoras na porta paralela so do tipo DB25..

Conector fmea no padro DB25 para transmisso em paralelo.

Conector de impressora

Cabo DB25 de impressora.

Conector de mouse
Do lado do conector do teclado, e no mesmo formato, com o mesmo padro PS/2, encontramos o conector do mouse, na cor verde. Quanto aos mouses, esto disponveis nos dois formatos de conectores, PS/2 e USB. Normalmente os mouses com interface PS/2 so mais baratos, embora os dois tenham a mesma qualidade. A nica vantagem dos mouses com barramento USB que podem ser ligados em aparelhos sem porta PS/2, como laptops por exemplo, ou no caso de queima da porta de mouse do microcomputador.
Conector de Mouse usb.

Conector de Mouse PS2.

Conector USB
No painel traseiro as placas-me costumam trazer vrias portas USB. Podemos encontrar outras portas desse tipo no painel frontal e s vezes at em outras partes do gabinete, ao lado e em cima. E a tendncia que sejam includas cada vez mais portas USB, porque esse tipo de conexo, amplamente utilizado, tornou-se padro para todos os novos perifricos. Dispositivos que antes tinham o prprio padro de conector, como teclado, mouse, impressoras etc, migraram para o formato USB.

Conector Fireware
A porta Firewire a principal concorrente da USB na padronizao de dispositivos. Pode-se perceber que nessa briga a USB vem ganhando de longe, mas alguns dispositivos, como cmeras digitais, sistemas de udio profissional ou outros que necessitam de transmisso de dados em alta velocidade, j utilizam o barramento firewire, cuja velocidade chega a ser at quase 30 vezes superior alcanada pelo padro USB.

Conectores Fireware.

Conectores de expanso
Uma das caractersticas das placas-me a capacidade de permitir a expanso das funcionalidades do computador, ou at a implantao de funcionalidades mais eficientes em relao s que j integra. Desde os primeiros modelos, os PCs da IBM traziam placas-me com vrios slots de expanso, pois a empresa j supunha que outros fabricantes desenvolveriam mais equipamentos que pudessem se integrar ao computador. Para tornar vivel a integrao, a especificao desses barramentos foi compartilhada e vrios fabricantes puderam criar placas compatveis com os computadores da IBM.

Placa de expanso USB

ISA
O Industry Standard Arquiteture (ou Arquitetura Padro da Indstria), mais conhecido como ISA, foi o padro para conector de expanso utilizado pela IBM em seus primeiros computadores que possibilitou a vrios fabricantes de componentes eletrnicos participarem do bom momento de entrar no mercado de computadores pessoais e desenvolverem outros tipos de equipamentos, como fax-modens, placas de vdeo entre muitos outros. Foi substitudo pelo padro PCI (Peripheral Component Interconnect Componente de Interconexo de Perifricos). Este, inicialmente, tinha capacidade de apenas 8 bits de dados por clock, em ciclos de no mximo 8.33 MHz, e na prtica dificilmente ultrapassava os 5 Mhz. Pouco tempo depois o padro foi reformulado e ganhou mais 8 bits, passando assim a ter capacidade de 16 bits. Mas manteve, ao mesmo tempo, a possibilidade de conectar placas no padro de 8 bits na parte maior do slot, que tem uma diviso para indicar onde se pode encaix-las.

ISA

Placa-me com slots ISA (preto).

PCI
A especificao PCI foi desenvolvida pela Intel em 1990 para substituir os barramentos ISA e VESA Local Bus, e continua sendo utilizada em placas de vdeo, rede, udio e fax-modems, por exemplo. O PCI Local Bus trouxe vrias melhorias. A velocidade de transferncia, que na verso inicial era de 32 bits a uma frequncia de 33 Mhz, chegou a 66 Mhz a partir da verso 2.1. A arquitetura tambm possibilitou a conexo de dispositivos menores, pois seu conector era bem menor em comparao aos do ISA e do VESA. E, ainda, proporcionou independncia da velocidade do barramento local, j que o barramento PCI trabalha com a prpria frequncia: nos padres anteriores, sempre que surgiam novos processadores com novas velocidades, a arquitetura do barramento tinha de ser alterada. Alm disso, os perifricos antigos no funcionavam com processadores mais novos. Outra vantagem do padro PCI a autoconfigurao: o sistema operacional passou a reconhecer se o dispositivo est ou no presente, e a alocar os recursos necessrios para o aparelho conectado. Algumas variaes foram desenvolvidas a partir deste padro, como o Mini PCI, utilizado em notebooks, e o PCI-X (X de eXtended), que possibilita aos dispositivos transferirem dados a 64bits e utilizado em placas de rede Gigabit, conectores de clusters, canais de fibra ptica e conectores de discos rgidos SCSI. (Ateno: no confunda PCI-X com PCI Express).

PCI

Placa-me com slots PCI.

AGP
O AGP (Accelerated Graphic Port, ou Porta Grfica Acelerada) para as placas-me baseadas no Pentium II foi desenvolvido pela Intel, no incio de 1997. O objetivo foi oferecer suporte para melhorias de vdeo. O AGP utiliza um barramento dedicado, impedindo a concorrncia de outros dispositivos no acesso ao processador. Para propiciar o barateamento das placas 3D, o AGP recebeu capacidade de acessar diretamente a memria RAM do computador para realizar tarefas complexas com texturas, necessitando trazer menos memria de vdeo na aceleradora 3D. Essa tecnologia chamada de DIME (Direct Memory Execute Execuo de Memria Direta). O AGP trabalhava com 32bits a 66 Mhz, mas tem capacidade de transmitir duas ou mais palavras de 32 bits a cada ciclo de clock. No possvel identificar em qual modo trabalha a AGP de determinada placa, pois isso depende do chipset da motherboard. A forma mais simples de descobrir consultar o manual da placa-me ou o site do fabricante.

CNR e AMR
Esses dois tipos de slots foram desenvolvidos por fabricantes de placasme que traziam udio e modem on-board, mas optaram por deixar de embuti-los. Isso porque esses componentes trabalham com sinais analgicos e podem causar interferncia nos demais circuitos da placa, ou mesmo por questo de espao, no caso de acomodar os conectores de placas de som de seis canais. O AMR um padro aberto, desenvolvido por um consrcio de fabricantes de placas como AMD, Lucent, Motorola, 3Com, Nvidia, Texas Instruments e Via, similar ao CNR. Porm foi utilizado durante pouco tempo, em meados de 2002 e 2003.

Modelo de slot CNR.

PCI Express
O desenvolvimento cada vez mais veloz das tecnologias 3D forou a indstria de informtica a criar barramentos tambm sempre mais rpidos. Para suprir essa necessidade foi criado o slot AGP que transmitia dados a 2.128 MB por segundo no padro AGP 8x. Mas com o passar do tempo se descobriu que a tecnologia no conseguia acompanhar a evoluo das aplicaes, que necessitavam de cada vez mais banda, alm de serem totalmente voltadas para vdeo. No inicio de 2001 a Intel apresentou a necessidade de se criar um novo padro para substituir o PCI, e um consrcio entre AMD, Microsoft e IBM desenvolveu o 3GIO (3 gerao de I/O), que logo seria chamado de PCIExpress. A tecnologia se baseia em ler e escrever 8 bits de dados por vez, atravs de canais seriais que utilizam um meio de comunicao direta com o chipset, eliminando gargalos. O PCI-Express consegue trabalhar com taxas que chegam a 250 MB por segundo no padro 1.0, bem maiores que os 132 do padro PCI. No padro 2.0 alcana at 532 MB por segundo. Os slots podem ser encontrados normalmente nos tamanhos 1x, 4x, 8x e 16x, nmeros que significam a quantidade de canais implementados no slot. O slot 16X da PCI-Express transmite o equivalente a 4.000 MB por segundo.

PCI Express

Slots PCI-Express

Вам также может понравиться