Вы находитесь на странице: 1из 9

Tubo de ensaio

Mtodo cientfico coisa de criana A metodologia de pesquisa cientfica em sala de aula desde a educao infantil Fbio de Castro

Na segunda metade da dcada de 1990, enquanto fazia o doutorado na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, a engenheira de pesca potiguar Celicina Azevedo surpreendeu-se com a idade precoce com que as crianas daquele pas entravam em contato com o mtodo cientfico de pesquisa. Visitando uma feira de cincias na escola onde seus filhos estudavam, Celicina percebeu um contraste evidente em relao aos eventos similares que j tinha visto no Brasil. Em vez de privilegiar a pirotecnia, ou apresentar pesquisas simples feitas na internet, os experimentos das crianas eram elaborados com a mesma metodologia cientfica de investigao utilizada pelos pesquisadores de nvel superior.

Quando voltou ao Brasil, Celicina, que atualmente leciona na Universidade Federal Rural do Semi-rido (Ufersa), em Mossor (RN), comeou a trabalhar no livro Metodologia cientfica ao alcance de todos (Manole), lanado em 2008. Seu objetivo era mostrar que possvel e desejvel usar nos trabalhos escolares os mesmos procedimentos que garantem o rigor cientfico nos laboratrios de pesquisa de alto nvel. A pesquisadora defende que a apropriao do mtodo cientfico pelas crianas no s as atrai para o universo da cincia, mas contribui para sua formao educacional. As crianas so perfeitamente capazes de observar um fenmeno, fazer experincias e construir seu prprio conhecimento. Assim, elas desenvolvem a capacidade de observar, pensar, argumentar, experimentar e concluir, afirma a professora.

A escola precisa mudarEssas competncias mencionadas pela professora no so desenvolvidas em um sistema de ensino no qual os alunos simplesmente recebem informaes passivamente. O aprendizado mais slido se constri por meio da experincia e da vivncia, diz Celicina.

fundamental deixar que a criatividade da criana aflore, dando liberdade para que ela faa seus questionamentos. S depois o professor interfere, ajudando a reformular a pergunta para que esta seja mais precisa, explica. E tudo isso pode ser feito sem necessidade de grandes investimentos ou infraestrutura. Ter disponveis recursos financeiros s explica em parte a capacidade de produo cientfica dos pases desenvolvidos. O apreo pela cincia nasce de propostas pedaggicas simples, mas introduzidas desde cedo. O estudante brasileiro s tem contato com o mtodo cientfico na universidade, destaca Celicina.

A escassa presena da metodologia cientfica nas salas de aula brasileiras pode estar relacionada ao baixo interesse dos estudantes do pas pela cincia, de acordo com o professor Luiz Caldeira, do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educao da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E o interesse no baixo apenas em comparao com os Estados Unidos. Segundo Caldeira, pases como Coreia do Sul, China, ndia e Colmbia superam o Brasil nesse quesito graas prioridade dada s suas polticas de incentivo ao ensino cientfico. Nos primeiros anos da educao formal, a escola brasileira tem a tendncia de priorizar a lngua portuguesa e a matemtica e dar pouca ateno cincia, diz Caldeira. A pouca nfase no ensino da disciplina, segundo ele, estimulada pelo prprio Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb).

a abordagem utilizada nas salas de aula que contribui de forma decisiva para o desinteresse de crianas e jovens do ensino fundamental. A alfabetizao cientfica pode ser iniciada em idade pr-escolar, por meio de projetos que tenham nfase na dimenso emprica. Mas isso raro no Brasil. A abordagem calcada em nomenclaturas complexas e protocolos fechados acaba limitando a criatividade e o interesse do aluno, avalia Caldeira. Limitadas a essa abordagem, que s faz sentido em uma fase mais madura da vida, as escolas acabam simplesmente postergando o contato da criana com a cincia. No se trata de formar pequenos cientistas, mas de conduzir as crianas a observar, refletir, investigar dados e aprender a raciocinar logicamente, diz Caldeira. A formao do professor de cincias, segundo ele, um dos principais gargalos. Para introduzir a metodologia da pesquisa cientfica na escola, um desafio central instrumentalizar o professor em formao no s com os fundamentos da pedagogia, mas tambm com o arsenal da epistemologia e da crtica da cincia, afirma.

Impactos nas geraesA aquisio precoce do modo de pensar do cientista fundamental para a formao cidad da criana, de acordo com o zologo Gilson Volpato, professor do Instituto de Biocincias de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A cincia mais uma maneira de

abordar e entender o mundo como a filosofia, a religio e a arte. Uma forma de ver o mundo compatvel com a curiosidade natural da criana. Se preservarmos isso, vamos ter uma populao com viso mais crtica e, consequentemente, uma sociedade melhor, analisa o cientista.

H 25 anos Volpato se dedica a orientar cientistas de todas as reas a aprimorar sua capacidade de escrever artigos cientficos. Ao longo desse perodo, escreveu diversos livros sobre o assunto, sistematizando todo o conhecimento acumulado no livro Mtodo lgico para redao cientfica (Best Writing), publicado em 2011. Segundo ele, a redao cientfica deve se pautar pela lgica do prprio mtodo cientfico, e no por costumes acadmicos. E essa lgica deve ser seguida no ensino de cincias. O que tenho observado ao longo dos anos que mesmo os alunos de nvel superior no compreendem a lgica que existe por trs da formulao de uma hiptese. Isso reflete a ausncia do mtodo cientfico no ensino fundamental, diz.

De acordo com Volpato, a base do mtodo cientfico pode ser ensinada s crianas com abordagens pragmticas, como o mtodo de aprendizagem ba-seada na resoluo de problemas, ou PBL (Problem Based Learning). Nesse mtodo, o aluno recebe um problema sem resposta e, a partir da, estimulado a formular suas prprias hipteses, realizar experimentos, controlar variveis, analisar resultados e tirar concluses de maneira ativa. Isso pode ser feito muito cedo. Conforme aumenta a idade, podemos passar a usar abordagens mais formais.

Um curso para o temaNa regio Norte, o Programa Cincia na Escola (PCE), da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), voltado alfabetizao cientfica de estudantes e professores da educao bsica amazonense. H oito anos, o PCE oferece um curso chamado Metodologia da Pesquisa Cientfica Aplicada Educao Bsica. Segundo a coordenadora Maria de Ftima Nowak, embora todos os cursos de licenciatura das universidades brasileiras possuam disciplinas voltadas para a metodologia de pesquisa em pedagogia, nenhum prepara o professor para trabalhar o mtodo cientfico na Educao Bsica. Essas disciplinas so voltadas apenas para o professor e no pensam a metodologia de pesquisa voltada para o olhar de uma criana ou adolescente. Nosso curso procura preencher essa lacuna, declarou. O curso, segundo Maria de Ftima, instrumentaliza o professor para interferir no olhar do estudante e induzi-lo a passar, em suas pesquisas, por todas as etapas metodolgicas pelas quais passam os cientistas profissionais desde a observao e elaborao de hipteses at a redao de projetos de pesquisa e a elaborao de relatrios de prestao de contas. Nosso foco despertar a vocao

cientfica das crianas. Uma parte delas se sentir atrada pela carreira, mas todas as outras so beneficiadas, porque tambm desenvolvem o senso crtico e o raciocnio lgico, que sero fundamentais em todas as dimenses de sua vida, diz Maria de Ftima.

Em todas as etapasUm desafio fundamental na sociedade contempornea ensinar aos estudantes que acessar informao hoje em dia to abundante no significa ter conhecimento, de acordo com Clia Senna, doutora em biologia molecular e coordenadora do Programa Mapa, criado por uma empresa de empreendedorismo social, a Geodinmica, para auxiliar municpios na implantao de polticas pblicas de educao ambiental. Ao contrrio, preciso alfabetizar cientificamente os indivduos de forma que eles incorporem com naturalidade a metodologia cientfica para agir com autonomia e crtica em situaes da vida diria, seja na compreenso de informaes, no julgamento de opinies, na tomada de decises ou na simples interpretao de fatos e fenmenos, diz. Ela afirma que esse tipo de ensino s possvel quando o professor compreende a lgica empregada pelas crianas. Na maioria das vezes, elas aprendem partes desordenadas dos fenmenos. Por meio da mediao do professor e das pesquisas curriculares desenvolvidas em cada rea do conhecimento, essas partes vo se encaixando como peas de um grande mosaico, explica Clia. E quanto mais cedo e com mais intensidade pudermos estimular as crianas a pesquisarem segundo uma metodologia cientfica, mais ferramentas fornecemos a elas para que as peas do mosaico faam sentido, completa a gegrafa Julia Pinheiro Andrade, diretora do Programa MAPA. Ambas esto aprofundando as pesquisas no assunto para levar esses conhecimentos aos professores de ensino fundamental formados pelo programa. As especialistas afirmam que para levar o rigor cientfico para a sala de aula de extrema importncia realizar atividades de pesquisa em laboratrios e em atividades de campo, envolvendo diferentes disciplinas na busca da soluo do problema levantado e em um contexto que faa parte da realidade do aluno.

Segundo Jlia, o ensino da metodologia de pesquisa cientfica deve ser feito da educao infantil ao ensino mdio, com diferenas apenas no aprofundamento dos conceitos, princpios, definies e procedimentos experimentais adotados. um equvoco acreditar que esse tipo de estudo s possa ser iniciado no ensino fundamental II, com o professor de cincias. Quanto mais cedo, mais chances teremos de formar indivduos cientificamente alfabetizados, diz. Para isso, Jlia defende que preciso melhorar a formao dos professores da educao infantil e da primeira etapa do ensino fundamental, para que se sintam aptos a trabalhar as questes relacionadas ao mtodo cientfico. Outro grande equvoco o de acreditar que s possvel trabalhar se dispusermos de laboratrios altamente equipados. Muitas experincias so feitas com materiais simples

e baratos. O que precisa de sofisticao a metodologia cientfica, e no os recursos materiais, conclui. Os procedimentos do mtodo cientfico Uma criana com 4 anos de idade est apta para entrar em um laboratrio e realizar experimentaes de maneira a cumprir os procedimentos adotados pela Metodologia Cientfica. Veja quais so eles:

- Observar um fenmeno; - Fazer levantamento do que sabe sobre o assunto; - Levantar hipteses sobre as razes que teriam levado a tal acontecimento (que possam ser trabalhadas na forma de experimentos cientficos); - Realizar experimentos; - Registrar o ocorrido; - Analisar o resultado comparando com as hipteses iniciais; - Concluir

Quando falamos em pesquisa, principalmente em sala de aula, a primeira opo ainda remete ao material impresso, ou seja, livros e enciclopdias.

Realmente esse o incio. Devemos ensinar as crianas a pesquisarem com o uso desses suportes, contudo devemos entender que a internet uma realidade e, em algum tempo, todos os livros sero digitalizados (o que no exclui a verso impressa dos mesmos).

Alm disso, a importncia da internet e de seu contedo no deve ser menosprezada, pois provvel que, quando essa gerao entrar no mercado de trabalho, precise disso para manter seus empregos assim como de ar para sobreviver.

Levando esse cenrio em considerao, temos que repensar junto aos alunos algumas prticas de pesquisa e redefinir o papel do professor durante esse processo. Para essa reflexo, elaboramos um guia bsico que o ajudar a trabalhar com essa poderosa ferramenta de maneira a ensinar os alunos a buscar, selecionar, compreender e sintetizar as informaes de acordo com o que procuram e tambm a construr seu prprio conhecimento atravs da rede.

A seguir, apresentaremos algumas situaes corriqueiras durante o processo de pesquisa na Internet. Para cada situao, disponibilizamos uma sugesto para ajud-lo a guiar seus alunos para um melhor resultado.

Situao 1 Quando alunos realizam pesquisa escolar com auxlio de uma ferramenta de busca, geralmente param no primeiro resultado que aborda o assunto e utilizam o contedo sem checar a credibilidade da fonte ou do contedo oferecido.

Sugesto Para a maior parte dos professores, sabendo que as crianas lidam com a tecnologia cada vez mais cedo e de forma muito proprietria, parece natural que pesquisar na internet faa parte das habilidades dos nativos digitais. No entanto, da mesma forma que ensinamos a pesquisar com o suporte do material impresso, o mesmo deve ocorrer na Internet. Devemos esclarecer ao aluno alguns fatores que so prprios da rede e que no fazem parte do universo da pesquisa em livros. O primeiro desses fatores a democracia. Qualquer um pode publicar o que quiser na web, diferente dos livros, onde s publicado quem tem credencial. Essa democracia faz com que existam contedos incorretos, incompletos ou completamente questionveis. Outra coisa que deve ser explicada a abordagem dos assuntos segundo o ponto de vista daqueles que os escrevem. Dificilmente existiro contedos imparciais na web. O ponto mais importante ensin-los a comparar os resultados de vrios sites. Todos dizem a mesma coisa? As datas (no caso de uma pesquisa histrica) so as mesmas? Existe um site mais completo que outros ou todos se completam?

Situao 2 Os alunos tendem a achar que sites no comerciais como os .gov ou .org tem informaes mais confiveis, ou seja, checam a credibilidade pela extenso do endereo.

Sugesto Para essa situao importante que saibam que tipo de site melhor para qual tipo de busca. Por exemplo: quero saber quantas pessoas existem em cada regio do Brasil. Para esse tipo de informao devo consultar um site de instituto de pesquisa, tipo IBGE. Se quiser saber quantas pessoas pegaram dengue no Rio de Janeiro no ano passado, posso consultar o site do Ministrio da Sade. ideal para essa situao que voc navegue em sites governamentais, institucionais e prepare uma lista de endereos. Passe essa lista para eles e pea para que assinalem que tipo de informao acharam em cada endereo. Assim eles tero uma idia de onde comear a buscar determinados dados.

Situao 3 Alguns alunos tendem a usar uma ou mais palavras chaves ligadas ao assunto pesquisado, sem levar em considerao o contexto em que querem abordar esse assunto.

Sugesto Ensine-os a selecionar as palavras-chaves. Se quisermos pesquisar o movimento hippie no Brasil, que palavras podemos usar? Hippie+Brasil? Anos 60 + Brasil? Sim, podemos comear assim. Na medida em que forem lendo os contedos da busca, os alunos podem passar a considerar outras palavras chaves dependendo do contexto. Se a pesquisa tem seu enfoque na produo artstica do movimento, o aluno pode alternar a palavra-chave para Tropicalismo. importante que eles aprendam a ver os assuntos pesquisados de diversos ngulos. Para isso voc pode propor um exerccio divertido. Escolha um assunto de interesse da classe e pea para que eles pesquisem. Em vez de retornar um trabalho de pesquisa, eles tero que retornar as palavras-chave que usaram e avaliar os resultados ligados a elas. Quais palavras retornaram resultados melhores para o assunto proposto e em quais contextos? Depois os alunos devem comparar

os resultados, com seu auxlio, e verificar quais palavras-chaves diferentes retornaram dados semelhantes.

Situao 4 Os layouts bonitos e bem desenvolvidos dos sites so levados em conta na hora de avaliar a credibilidade. O mesmo acontece com a pesquisa de imagens. Quais imagens so reais e quais so montadas? Elas se inserem no contexto da pesquisa?

Sugesto A pesquisa de imagens to importante quanto a pesquisa de contedo escrito. Se estou buscando uma foto de imigrantes do sculo passado, no porque uma foto tem efeito de spia (aquele amarelado antigo) que devo acreditar que a foto realmente pertence poca certa. A tecnologia possibilita uma srie de efeitos, e os alunos devem estar conscientes disso. A sugesto para essa situao fica por conta do esclarecimento dessas possibilidades tecnolgicas e da recomendao de procurar a mesma imagem em fontes diferentes para checar se todas acusam a mesma legenda.

Situao 5 Como na pesquisa em materiais impressos onde pode-se usar diversas fontes, o aluno deve aprender a interpretar os dados que est coletando e como aproveitar esses dados. Os alunos podem ter dificuldades de transformar tabelas em texto e vice-versa ou textos em imagens ou vdeos. Tambm podem apresentar dificuldades em sintetizar contedos de vrias fontes em um nico texto.

Sugesto Para essa situao, recomendamos um trabalho online ou offline, ou seja, no precisa ser com o uso do computador. Apresente para a classe notcias que contenham imagens, texto e tabelas. Separe a classe em grupos e pea para que cada grupo reescreva uma matria diferente, sem imagens e sem tabelas. No entanto, a notcia deve estar completa. Os dados da tabela devem constar da notcia reescrita. Aps essa primeira etapa, troque as notcias reescritas entre os grupos. Sem ver a notcia original, os grupos tentaro reescrever a notcia recebida, inserindo grficos e imagems (desenhados a mo e de forma tosca mesmo). Aqui o que vale no a plasticidade, mas a esquematizao do contedo. Ao fim do exerccio, mostre as notcias originais para os grupos e pea para que os alunos auto-avaliem sua produo.

Situao 6 Quando uma pesquisa realizada em diversos livros, o aluno deve aprender a assinalar a bibliografia. Quando pedimos a fonte das

pesquisas realizadas na web, eles completam apenas com a palavra INTERNET na maior parte dos casos.

Sugesto - Apresente aos alunos o conceito de webgrafia e como inseri-la de forma correta em seus trabalhos.

Duvidas ou sugestes, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail contato@clubinhofabercastell.com.br

Вам также может понравиться