Вы находитесь на странице: 1из 28

Desenvolvimento

Estratgico
do Sebrae-MG 2012-2015

Desenvolvimento Estratgico

Palavra do Presidente
A importncia do Direcionamento Estratgico
Temos a satisfao de apresentar, nesta publicao, o Direcionamento Estratgico do Sebrae-MG para o perodo 2012-2015. Ele compe o Planejamento Estratgico da instituio, um documento essencial para que possamos ter uma viso objetiva e transparente de nossas aes para os prximos anos. Estamos dando sequncia a um trabalho j iniciado na casa, ou seja, esse documento representa a continuidade de uma estratgia vencedora implementada pelo Sebrae-MG nos anos de 2009 e 2010. Definimos novos cenrios e identificamos os desafios, em um esforo de planejamento para garantir o sucesso da gesto em mdio e longo prazos, com foco dentro e fora da instituio. Internamente, o Sebrae-MG precisa ter clara noo dos rumos desse seu direcionamento para que todas as suas aes sejam sinrgicas e voltadas para uma mesma trilha. Para isso, essencial garantir a gesto integrada dos seus processos internos, envolvendo todas as reas e unidades. Cada setor deve ter autonomia de ao, porm, no se pode perder a noo de que o direcionamento nico. Externamente, o Sebrae-MG est direcionando os esforos para aumentar sua presena no interior do estado, melhorar a qualidade do seu atendimento e ampliar as aes para estimular a sustentabilidade dos pequenos negcios.

Lzaro Luiz Gonzaga


Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG

Sistema Sebrae

1. Introduo
2012-2015: Desafios e oportunidades para o Sebrae-MG
Este documento apresenta o Direcionamento Estratgico do Sebrae-MG para o perodo 2012-2015, construdo luz do Planejamento Estratgico do Sebrae Nacional. O Direcionamento foi elaborado sob a orientao da Fundao Dom Cabral, utilizando metodologia participativa que envolveu todo o corpo tcnico e gerencial do Sebrae-MG na construo dos objetivos e indicadores estratgicos - capazes de acompanhar os resultados que consolidam a atuao da instituio como agente de desenvolvimento dos pequenos negcios mineiros. Considerou-se como base o cenrio social e econmico nacional, com nfase no fortalecimento do mercado interno e nas oportunidades de encadeamento produtivo dos grandes investimentos pblicos e privados. Com a crescente evoluo e mobilidade social, especialmente em decorrncia do aumento do poder de consumo das classes B e C, as micro e pequenas empresas mineiras tm uma oportunidade mpar, pois desenvolvem exatamente tais produtos de consumo. E fazem essa produo interiorizando o desenvolvimento, aumentando a produtividade com inovao e sustentabilidade e gerando empregos de qualidade. a hora e a vez das micro e pequenas empresas mineiras. A construo de um estado mais competitivo, sustentvel e mais justo exige a participao dos pequenos negcios, que atuam como poderosos instrumentos de distribuio de renda.

Desenvolvimento Estratgico

2. Princpios e Valores do Sebrae-MG


Como forma de orientar os colaboradores no dia a dia de suas atividades, foram definidos os Princpios e Valores do Sebrae-MG: tica / Integridade: todos os nossos relacionamentos internos e externos devem ser sempre marcados pela tica e integridade. Transparncia: todas as nossas aes devem ser amplamente divulgadas, conhecidas e avaliadas pela sociedade. Responsabilidade: todos os colaboradores do Sebrae-MG devem ser guardies incansveis da correta aplicao dos recursos, destinando-os exclusivamente para a realizao do seu propsito. Ousadia: a coragem e a audcia devem ser as marcas de nossa busca por novas solues para os desafios enfrentados pelos pequenos empreendimentos. Excelncia: a busca da perfeio deve ser nossa meta permanente, nossa diretriz nica em tudo o que fizermos. Incluso: todas as nossas aes devem ser voltadas para os empreendedores e negcios de micro e pequeno porte, sem qualquer tipo de restrio ou excluso. Parceiras: as nossas aes, sempre que possvel, devem ser realizadas por meio de redes de parceiros genuinamente motivados pelo nosso propsito, nossos princpios e valores. Viso do todo: todas as nossas aes devem ser sistmicas e favorecer o nascimento e evoluo dos negcios de pequeno porte. Autodesenvolvimento: todos os colaboradores do Sebrae-MG devem buscar continuamente novos desafios, visando ampliar seus conhecimentos e habilidades e, desta forma, contribuir para a evoluo dos pequenos empreendimentos. Harmonia: o respeito pelas diferenas, a busca pela harmonizao de interesses legtimos e o reconhecimento das diferentes contribuies devem ser traos marcantes do nosso ambiente de trabalho.

Sistema Sebrae

3. Modelo de Gesto do Sebrae-MG


Traduo da estratgia Planejamento estratgico Indicadores de metas

Aprimoramento contnuo

Capacitao e mobilizao

Gesto Estratgica Sebrae-MG


Monitoramento e anlise Alinhamento de programas, projetos e atividades

Execuo da estratgia. Programas, Projetos e Atividades

O processo de planejamento estratgico do Sebrae-MG, parte integrante deste Direcionamento Estratgico, foi revisitado em 2011 com o apoio da Fundao Dom Cabral, luz do Direcionamento Estratgico do Sebrae-NA (2009-2015), alinhado com os programas de desenvolvimento dos Governos Federal e Estadual e aprovado pelo Conselho Deliberativo Estadual. Durante o processo de Reflexo Estratgica, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual e a Diretoria Executiva dirigem aos colaboradores do Sebrae-MG a Carta de Alphaville anexa , documento que abre os trabalhos de construo do Planejamento Estratgico para o perodo 2012-2015. Esta reflexo ratificou a Misso Institucional, ampliou a Viso de Futuro e consolidou como principal produto do Sebrae-MG a entrega da competitividade sustentvel para as MPEs.

Desenvolvimento Estratgico

O Mapa Estratgico faz a traduo da estratgia em perspectivas, temas e objetivos que explicitam como a organizao pretende atingir sua misso e viso de futuro. Com as orientaes, os Objetivos Estratgicos, Indicadores e Metas foram estabelecidos para mensurar o desempenho dos esforos e dimensionar os desafios. Todos os colaboradores so capacitados e mobilizados de acordo com o Direcionamento Estratgico. Considerando-se os papis e as responsabilidades das diversas reas da organizao, eles tm a prerrogativa de elaborar propostas de projetos capazes de contribuir efetivamente para a execuo da estratgia e o alcance da viso de futuro. Cada proposta percorre um fluxo estruturado e organizado com o intuito de garantir a aderncia (alinhamento) estratgia do Sebrae-MG. Para monitorar o desempenho da estratgia, so realizadas, periodicamente, Reunies Gerenciais com focos especficos: Reunies de monitoramento dos projetos e atividades: so reunies mensais que envolvem a Diretoria Executiva e os gerentes do Sebrae-MG com o objetivo de analisar informaes comparativas entre o planejamento e a execuo de despesas, receitas, alavancagem, metas de atendimento e outros elementos dos projetos e atividades. Reunies de Anlise Estratgica RAE: so reunies trimestrais que apresentam, alm do objetivo da reunio de monitoramento, informaes e anlises do desempenho da estratgia, focando nos indicadores com pontos de melhoria.

A continuidade do ciclo da Gesto Estratgica possibilita instituio refletir sobre o modelo adotado e promover adequaes, para aprimoramento contnuo, que assegurem o alcance de resultados para os clientes. O Sebrae-MG aderiu ao Programa Sebrae de Excelncia em Gesto, do Sebrae-NA, que foi concebido com base no Modelo de Excelncia em Gesto (MEG) da Fundao Nacional da Qualidade (FNQ). Esse modelo sintetiza os elementos de gesto comuns s empresas mundialmente bem-sucedidas, capazes de se adaptar s constantes mudanas do ambiente de negcios e de gerar resultados para os clientes.

Sistema Sebrae

Modelo de Excelncia em Gesto da FNQ

4. Cenrio
As perspectivas para o desempenho econmico mundial vm sendo reduzidas em funo do contexto adverso. Na Europa, h um cenrio de desacelerao e de dificuldades para controlar as finanas. Nos Estados Unidos, verifica-se um baixo ritmo de expanso do PIB e, para o mdio prazo, cogita-se a possibilidade de uma crise da dvida pblica. O Japo tambm pode encontrar dificuldades com as finanas pblicas, sobretudo em funo da necessidade de realizao de investimentos para reconstruo das reas afetadas pelos terremotos e tsunami, ocorridos em 2011. Por sua vez, a economia chinesa dever crescer em torno de 7,5%, contra os 9,2% alcanados em 2011.

Desenvolvimento Estratgico

2012: desacelerao da economia mundial


Crescimento do PIB em 2011 e 2012 (projeo), % a.a.
2,5 2,1 Canad 1,7 2,1 EUA 4,0 3,6 Mxico 2,7 4,0* Brasil 0,7 0,8
Reino Unido

4,3 4,0 1,4 -0,3


Zona / Euro Rssia

7,2 6,9
ndia

9,2 7,5*
China

-0,7 2,0
Japo

2011 2012
8,9 4,2 Argentina

3,1 2,7
frica do Sul

2,0 3,0
Austrlia

* Para o Brasil (2012) e China (2012), previses dos respectivos Governos. Fonte: WEO (FMI) de abril de 2012 | Elaborao: Ministrio da Fazenda

No Brasil, a demanda interna manteve-se aquecida em 2011, contribuindo para que o pas no sentisse (ou sentisse em menor intensidade) os impactos desfavorveis observados no contexto internacional. As projees para a economia brasileira so favorveis, com previso de que o PIB do pas cresa, segundo o Ministrio da Fazenda1, 4,0% em 2012. Em relao ao desempenho de Minas Gerais, dados da Fundao Joo Pinheiro apontam que a economia mineira teve, em 2011, incremento de 2,7%, desempenho equivalente ao do pas. Dentre os fatores que justificam esse comportamento, o setor agropecurio teve evoluo de 0,5%, visto que a bianualidade da cultura do caf teve um impacto mais expressivo em Minas Gerais, por ser a regio mais dependente da cafeicultura do que o restante do pas. Os setores industrial e de servios cresceram 1,9% e 3,7%, respectivamente.

1-

Disponvel em http://www.fazenda.gov.br/portugues/documentos/2012/2012_05_22%20CAE%20SENADO_v12.pdf

Sistema Sebrae

Numa anlise do cenrio de crescimento no perodo 2013-2016, estima-se um crescimento para Minas Gerais tambm acima dos esperados para a regio Sudeste e para o Brasil, em mdia, respectivamente, 4,1%; 3,5% e 3,7%. Para 2012, os empresrios das MPEs mineiras, de maneira geral, tm apresentado expectativas otimistas, tanto para a economia brasileira quanto para os negcios, com previses de incremento do faturamento e do lucro. Regionalmente, h aspectos que podero contribuir para a expanso da economia mineira, como o caso dos frequentes anncios de investimentos. Os principais destaques so:
Regional Centro Jequitinhonha e Mucuri Noroeste Norte Rio Doce Sul Tringulo Zona da Mata Principais Investimentos Anunciados Minerao e servios Minerao e Logstica Extrativismo mineral (extrao de ouro principalmente) Minerao Minerao Energia, mquinas e equipamentos, logstica e telecomunicaes Logstica, cadeia de fertilizantes e setor sucroalcooleiro Cimento, automotivo, metal-mecnico, minerao, siderurgia e logstica

10

Desenvolvimento Estratgico

J numa perspectiva setorial do PIB de Minas Gerais, a Consultoria Tendncias estima que, em 2012 e tambm no perodo 2013-2016, o setor de servios deve ser o destaque, mantendo um crescimento acima do apresentado para a regio Sudeste e para o Brasil. Dentre os desafios identificados pelo Ministrio da Fazenda para 2012, espera-se que o fortalecimento do mercado interno possa ser alcanado por meio da elevao do emprego formal e da expanso contnua da massa salarial.

Fortalecimento do mercado interno por meio da elevao do emprego formal


Variao anual de novos postos de trabalho, em milhes.
3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0
0,1 0,1 0,3 0,4 0,5 1,2 1,0 1,5 0,9 1,9 1,8 1,9 2,5 1,8 1,8 2,9 1,9 1,9

1995

1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

Fonte: RAIS/MTE | Elaborao: Ministrio da Fazenda

Ainda em relao ao mercado interno, o Ministrio da Fazenda relata a alterao da composio das classes sociais brasileiras no perodo de 1998 a 2011, com significativa reduo no percentual de domiclios nas classes D e E, e ascenso s classes B e C. Os dados descrevem a melhoria na distribuio de renda e, especialmente, o aumento no potencial de consumo interno.

*2012

Sistema Sebrae

11

Um pas de classe mdia

Composio das classes sociais brasileiras, em % do total de domiclios

5,0 18,0 31,0 34,0 13,0 Classe A Classe B Classe C Classe D Classe E 4,0 31,0 49,0 15,0 0,8

1998
Fonte: IPC - Marketing | Elaborao: Ministrio da Fazenda

2011

Por outro lado, vale salientar as dificuldades enfrentadas pelo setor industrial. Nesse sentido, esperase que as medidas recentemente anunciadas pelo Governo Federal, de apoio indstria nacional, contribuam para a recuperao deste setor. Tambm importante considerar os eventos internacionais que sero realizados no pas, como o caso da Copa do Mundo de 2014. A esse respeito, cabe o destaque de que, alm da expectativa de atrao de turistas e novos eventos, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpada de 2016 esto promovendo a realizao de investimentos em infraestrutura, o que tende a beneficiar os negcios, por meio do aumento da competitividade. Especificamente em relao ao Sebrae-MG, vislumbra-se um conjunto de possibilidades estratgicas para fortalecer as MPEs. Dessa forma, tomando-se como base os diversos estudos elaborados acerca das regionais de planejamento, possvel sintetizar as oportunidades, de forma genrica, conforme demonstrado a seguir:

12

Desenvolvimento Estratgico

Sntese das principais oportunidades


Adoo de estratgias de incluso das MPEs nas cadeias produtivas Identificao de oportunidades nos segmentos integrados e nos elos entre eles Foco e especializao no atendimento s classes de menor poder aquisitivo Apoio s melhores prticas e questes mercadolgicas Apoio s MPEs atuantes em atividades de alta tecnologia Preparao das MPEs para se inserirem nos segmentos em expanso, como o automotivo Estmulo criatividade e inovao nas MPEs Especializao em logstica Investimento em conhecimento e profissionalizao dos trabalhadores e empreendedores Estmulo ao empreendedorismo e mobilizao das lideranas Apoio ao acesso ao crdito e aos servios financeiros Aproveitamento de sinergias com as polticas pblicas Profissionalizao das atividades agropecurias Busca por novos mercados Aprimoramento do nvel de gesto dos negcios Fortalecimento das aglomeraes produtivas Promoo de iniciativas de aproximao das empresas com as entidades de ensino Valorizao dos casos de sucesso Acompanhamento de indicadores atrelados demanda externa

Somando-se a esses aspectos conjunturais, deve-se considerar o movimento dos agentes econmicos. Assim, o otimismo do empresariado e os anncios de investimentos tendem a impulsionar o ritmo de atividade. Afinal, espera-se que, quanto melhores as expectativas, maior seja a probabilidade de adoo de estratgias para incrementar os negcios.

Sistema Sebrae

13

5. Misso Institucional
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentvel das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

6. Viso de futuro
Ser a instituio referncia em solues de gesto para as MPE, contribuindo para um estado mais competitivo, sustentvel e justo.

7. Mapa Estratgico do Sebrae-MG para o perodo 2012 - 2015


O Mapa Estratgico representa a traduo da estratgia. Sua leitura segue uma lgica vertical de vinculao de objetivos, agrupados conforme o tema estratgico, demonstrando relaes de causa e efeito, e em conformidade com o impacto e a forma de contribuio entre questes abrangidas pelos objetivos. O Mapa Estratgico do Sebrae-MG est dividido em quatro perspectivas: 1. Partes Interessadas: a perspectiva composta por dois temas estratgicos. O tema sociedade demonstra como o Sebrae-MG contribui para o desenvolvimento socioeconmico de Minas Gerais pela atuao junto s MPEs e ao seu ambiente de negcios. J o tema clientes retrata o atendimento direto s MPEs e aos empreendedores. 2. Ambiente de negcios: que identifica os esforos realizados pela instituio para viabilizar o desenvolvimento das MPEs, contribuindo com os resultados da perspectiva partes interessadas. 3. Processos: que foca nos processos internos da instituio, essenciais para oferecer as solues e o suporte para os programas, projetos e atividades. 4. Pessoas e Aprendizado: na qual esto os objetivos estratgicos de desenvolvimento dos colaboradores e do conhecimento.

14

Desenvolvimento Estratgico

Mapa Estratgico do Sebrae-MG para o perodo de 2012 a 2015


Ser a instituio referncia em solues de gesto para as MPEs, contribuindo para um estado mais competitivo, sustentvel e justo

Viso

Sociedade Promover o Desenvolvimento integrado, inclusivo e sustentvel Clientes Promover a Competitividade sustentvel Aumentar o grau de Inovao

Partes interessadas

Promover a orientao estratgica para Mercado

Elevar o nvel de Gesto

Viabilizadores do desenvolvimento das MPEs

Ambiente de negcios

Mobilizar atores e propor Polticas Pblicas Orientar o acesso aos Servios Financeiros

Promover um ambiente que favorea a Cultura Empreendedora Fortalecer lideranas e desenvolver Entidades Representativas

Gesto Organizacional

Processos

Ter excelncia no Desempenho Organizacional

Obter fontes complementares de Recursos

Pessoas e aprendizado

Promover o Desenvolvimento dos Colaboradores

Gerar e disseminar Conhecimentos

Sistema Sebrae

15

7.1. A perspectiva Partes Interessadas Este Direcionamento incorpora, em sua estratgia, a contribuio ao desenvolvimento socioeconmico de Minas Gerais como resultado de sua atuao junto s MPEs e no seu ambiente de negcios, contribuindo para gerao de empregos de qualidade, aumento da produo e da produtividade, agregao de valor aos produtos e servios e justia social.

Objetivo Estratgico do tema Sociedade, na perspectiva Partes Interessadas.


Sociedade Promover o Desenvolvimento integrado, inclusivo e sustentvel

O objetivo de promover o desenvolvimento integrado, inclusivo e sustentvel est estruturado para atender a todas as regies do Estado de Minas Gerais por meio de um conjunto de projetos alinhados, buscando aproveitar as oportunidades e alavancando o desenvolvimento regional. A presena de grandes empresas, importantes parceiros, uma caracterstica relevante para essa abordagem, pois potencializa a atividade econmica, tanto na esfera territorial quanto na cadeia de produo, demandando das MPEs produtos e servios qualificados e de alto valor agregado. No tema Clientes, as iniciativas so representadas pelos projetos de atendimento e operacionais, permitindo a observao dos esforos realizados pelo Sebrae-MG para desenvolver a Competitividade Sustentvel compreendida como a capacidade de uma instituio manter-se competitiva ao longo do tempo em seus mercados de atuao. So clientes do Sebrae-MG as pequenas empresas, as microempresas, os produtores rurais com inscrio rural, os empreendedores individuais e os potenciais empresrios com ou sem negcio prprio. O relacionamento do Sebrae-MG com seus clientes d-se por meio de projetos de atendimento coletivo ou individual. Os projetos de atendimento coletivo so constitudos por um conjunto de aes inovadoras e suficientes para aprimorar a gesto empresarial, direcionando a atuao das MPEs para atender s necessidades do mercado-alvo, por meio de um posicionamento cooperativo e competitivo, e agregando valor aos produtos e servios ofertados.

16

Desenvolvimento Estratgico

Objetivos Estratgicos do tema Clientes, na perspectiva Partes Interessadas.


Clientes Promover a Competitividade sustentvel Aumentar o grau de Inovao Promover a orientao estratgica para Mercado Elevar o nvel de Gesto

Os projetos de atendimento individual atendem MPEs, pequenos empreendedores rurais, empreendedores individuais e potenciais empresrios, preparando-os para os desafios e as oportunidades para a realizao de negcios. 7.2. A perspectiva Ambiente de Negcios Um ambiente favorvel aos negcios rene um conjunto de caractersticas que proporcionam condies favorveis para o empreendedorismo, o aprendizado, a inovao e a ampliao das relaes de parcerias, estimulando o crescimento das MPEs.

Objetivos Estratgicos do tema Viabilizadores do Desenvolvimento das MPEs, na perspectiva Ambiente de Negcios.

Viabilizadores do desenvolvimento das MPEs Mobilizar atores e propor Polticas Pblicas Orientar o acesso aos Servios Financeiros Promover um ambiente que favorea a Cultura Empreendedora Fortalecer lideranas e desenvolver Entidades Representativas

Sistema Sebrae

17

Nesse sentido, a atuao do Sebrae-MG est direcionada para quatro viabilizadores do desenvolvimento das MPEs: Polticas pblicas: gerar solues e atuar junto ao poder pblico de forma a estimular a implementao de polticas pblicas voltadas s MPEs. Cultura empreendedora: desenvolver e disseminar competncias empreendedoras e contribuir para a criao de MPEs. Acesso a servios financeiros: prover as MPEs de informaes sobre os servios financeiros mais adequados s suas necessidades e buscar solues com o objetivo de ampliar o acesso e reduzir os custos dos servios financeiros para os empreendedores e as MPEs. Entidades representativas: contribuir para o desenvolvimento de lideranas e para o aprimoramento da gesto das entidades representativas.

7.3. A perspectiva Processos A perspectiva Processos trata dos temas estratgicos internos do Sebrae-MG. Com o Programa Sebrae de Excelncia em Gesto, o Sebrae-MG assumiu o desafio de construir um modelo de gerenciamento de processos baseado nas melhores prticas existentes no mercado e que promova o reconhecimento da instituio como referncia em solues para a gesto de MPEs.

Objetivos Estratgicos do tema Gesto Organizacional, na perspectiva Processos.


Gesto Organizacional

Ter excelncia no Desempenho Organizacional

Obter fontes complementares de Recursos

18

Desenvolvimento Estratgico

Outra iniciativa relacionada aos processos est focada em obter fontes complementares de recursos que, somados s disponibilidades oramentrias, permitam a ampliao do atendimento e a realizao dos objetivos. Dentre as possibilidades de atingir tal objetivo est a busca de ampliao da comercializao de produtos e servios, aprimorando os canais de comunicao e intensificando o relacionamento com os clientes. 7.4. A perspectiva Pessoas e Aprendizado Na perspectiva Pessoas e Aprendizado esto os objetivos estratgicos de desenvolvimento dos colaboradores do Sebrae-MG, incluindo o desenvolvimento de competncias, a melhoria do ambiente de trabalho e a gerao e disseminao de informaes que permitam executar a estratgia.

Objetivos Estratgicos da perspectiva Pessoas e Aprendizado.

Promover o Desenvolvimento dos Colaboradores

Gerar e disseminar Conhecimentos

As condies disponveis proporcionam aos colaboradores um ambiente favorvel para a gesto do conhecimento, base necessria para execuo da estratgia, gerando e compartilhando novos conhecimentos, de alto valor agregado, com parceiros e outros colaboradores, em benefcio das MPEs.

Sistema Sebrae

19

8. Objetivos e Indicadores Estratgicos


Os Objetivos que compem o Mapa Estratgico precisam ser monitorados para medir o desempenho da empresa. Para tal, foram determinados indicadores2, conforme abaixo:
Perspectiva Objetivos
Ser a instituio referncia em solues de gesto para as MPEs, contribuindo para um estado mais competitivo, sustentvel e justo.

Indicadores
- Imagem do Sebrae-MG junto sociedade - Imagem do Sebrae-MG junto s MPEs e empreendedores - Taxa de MPEs atendidas pelo Sebrae-MG - Nmeros de inseres em veculos estratgicos Sociedade

Viso

Promover o desenvolvimento integrado, incluso e sustentvel

- ndice de Competitividade Estadual - Participao das MPE no PIB - Nmero de empregos gerados nas MPEs Clientes

Promover a competitividade sustentvel

- Taxa de sobrevivncia das MPEs atendidas

Partes Interessadas

Aumentar o grau de Inovao

- Percentual das MPEs atendidas que inovam - Nmero de MPEs atendidas com solues especficas de inovao - Aplicao pelas MPEs atendidas, do conhecimento adquirido com as solues especficas de sustentabilidade - Nmero de MPEs atendidas com solues especficas de sustentabilidade

Promover a orientao estratgica para mercado

- Percentual das MPEs atendidas em projetos com orientao para o mercado - Nmero de MPEs atendidas com solues especficas de acesso a mercado

Elevar o nvel de gesto

- Nvel de gesto das MPEs atendidas - Nmero de MPEs atendidas com solues especficas de gesto

Os indicadores tm sua mensurao realizada por pesquisas sob responsabilidade do Sebrae-NA.

20

Desenvolvimento Estratgico

Perspectiva

Objetivos

Indicadores

Viabilizadores do desenvolvimento das MPEs - ndices de contribuio dos produtos de polticas pblicas - Nmero de MPEs atendidas com solues especficas de polticas pblicas

Mobilizar atores e propor polticas pblicas

Ambiente de Negcios

Orientar o acesso aos servios financeiros

- Grau de percepo quanto ao acesso a servios financeiros - Nmero de MPEs atendidas com solues especficas de acesso a Servios Financeiros - Nmero de pessoas atendidas com solues especficas de empreendedorismo - Nmero de pessoas atingidas com solues especficas de empreendedorismo - ndice de contribuio do Sebrae-MG para criao de MPE - Nmero de lideranas capacitadas - Nmero de entidades assistidas Gesto Organizacional

Promover um ambiente que favorea a cultura empreendedora

Fortalecer lideranas e desenvolver as Entidades Representativas

Ter excelncia no desempenho organizacional

Processos
Obter fontes complementares de recursos

- ndices de desempenho dos limites estratgicos - Sebrae-NA - ndice de desempenho dos projetos - ndice de desempenho de processos - Percentual de recursos complementares captados - Percentual de receita com venda de produtos e servios

Promover o desenvolvimento dos colaboradores

- Percentual de colaboradores capacitados - Nmero de horas de capacitao por colaboradores por ano

PEssoas e aprendizados
Gerar e disseminar conhecimentos - Nmero de produtos de conhecimento gerados - Nmero de produtos de conhecimento disseminados

Sistema Sebrae

21

9. Metas Mobilizadoras
As Metas Mobilizadoras so um conjunto de metas que sintetizam os principais resultados do Plano Plurianual proposto para o perodo. Sob coordenao do Sebrae-NA, elas tambm respondem aos resultados institucionais e s prioridades estratgicas nacionais. O Sebrae-MG, considerando a proposta de metas apresentada pelo Sebrae-NA, a estratgia local, a capacidade operacional e o universo de clientes no Estado de Minas Gerais, estabeleceu suas metas para o perodo 2012-2015. As Metas Mobilizadoras compreendem: 1. Ampliao do nmero de empresas atendidas. 2. Contribuio para a formalizao de empreendedores individuais. 3. Ampliao do nmero de empresas atendidas com solues especficas de inovao. 4. Ampliao do nmero de pequenas empresas atendidas. 5. Ampliao do nmero de municpios com a Lei Geral implementada.

10. Prioridades Estratgicas


O Sebrae-MG estabeleceu prioridades de atuao fundamentadas na Carta de Alphaville, documento que resume o trabalho desenvolvido em conjunto com a Fundao Dom Cabral e que abre os trabalhos de planejamento para o perodo 2012-2015. Alavancar o desenvolvimento regional, considerando suas caractersticas e potencialidades sociais, econmicas, polticas, culturais e ambientais, atuando no ambiente dos negcios e no desenvolvimento da competitividade sustentvel das MPEs, de modo a melhorar os indicadores econmicos e sociais do Estado de Minas Gerais. Promover o fortalecimento das MPEs mineiras nos encadeamentos produtivos, por meio de capacitaes em gesto, inovao e foco no mercado. - Promover o acesso das MPEs s oportunidades geradas por grandes investimentos propulsores, atravs da capacitao em gesto e do fomento ao encadeamento produtivo. - Contribuir para a internacionalizao das MPEs por meio da melhoria nos nveis de gesto e da promoo do acesso a mercados.

22

Desenvolvimento Estratgico

Aprimorar a competitividade das MPEs mineiras por meio de solues em inovao, de gesto organizacional e pela orientao estratgica para mercado. - Contribuir para gerao de produo, produtividade e empregos nas MPEs, por meio de intervenes para capacitao em gesto, inovao e orientao para acesso a mercados. - Aprimorar a eficincia nos servios dos clientes do Sebrae-MG, oferecendo capacitao gerencial, acesso a inovao e a mercados, de modo a permitir a participao das MPEs nas oportunidades de negcios geradas por grandes eventos. - Agregar valor s commodities por meio de melhorias na gesto e inovao nas MPEs.

Contribuir para a criao de novas empresas por meio da disponibilizao de mecanismos de apoio ao seu desenvolvimento, promovendo a incluso produtiva. Consolidar as melhorias no ambiente legal em favor dos nossos clientes, com nfase na implementao efetiva da Lei Geral nos municpios, promoo do empreendedorismo, acesso a servios financeiros e fortalecimento das entidades representativas. Aprimorar o modelo de gerenciamento de processos do negcio (excelncia em gesto) baseado nas melhores prticas existentes no mercado e que promova o reconhecimento do Sebrae-MG como referncia na gesto de recursos pblicos e em solues para a gesto de MPEs.

Sistema Sebrae

23

Anexo: Carta de Alphaville aos colaboradores do Sebrae-MG com imenso orgulho e respeito a cada um de vocs que dirigimos esta carta na abertura dos trabalhos de construo do nosso Plano Plurianual 2012 a 2015. O Sebrae-MG est construindo sua histria com sucesso, cumprindo sua viso de futuro de se consolidar como a instituio referncia em solues de gesto para as micro e pequenas empresas. Solues de gesto que, concebidas com rigor no planejamento, na execuo e na excelncia das parcerias firmadas, vm fazendo o Sebrae-MG ser reconhecido como uma competente e gil agncia de promoo do desenvolvimento. Nosso plano plurianual 2011-2013 elaborado em 2010, em plena atividade, prev para 2011 as seguintes medidas de gesto: Reviso do planejamento estratgico institucional, dos objetivos e das prioridades estratgicas; Otimizao dos processos internos de modo a reduzir o custeio administrativo e incrementar os recursos em projetos finalsticos.

esta vontade e capacidade de se renovar que faz o Sebrae-MG sempre melhor. Assim, iniciamos o ano de 2011 com significativas e importantes decises de aprimoramento j aprovadas pelo Conselho Deliberativo: Ampliamos o escopo de atuao da Gerncia de Inovao que passou a se chamar Gerncia de Inovao e Sustentabilidade; Criamos o Prmio Mineiro de Sustentabilidade das Micro e Pequenas Empresas, com primeira edio j em 2011; Fomos autorizados a operar a nossa ferramenta de Inovao Aberta; Criamos a Gerncia de Territrios; Criamos o Programa Minas de Oportunidades; Criamos o Programa de Fortalecimento das Entidades Mineiras Representativas das Micro e Pequenas Empresas.

24

Desenvolvimento Estratgico

dentro desse esprito de aprimoramento e melhorias, com a orientao do Sebrae Nacional, do Conselho Deliberativo Estadual e com a assessoria da Fundao Dom Cabral, que damos incio aos trabalhos de construo do nosso PPA 2012 a 2015. A etapa inicial, realizada dias 20 e 22 de junho, constou do processo de alinhamento e construo de objetivos da Diretoria Executiva do Sebrae-MG. Esta carta parte dos resultados deste processo. Para a construo de seu PPA 2012 a 2015, o Sebrae-MG pode e deve ser mais ambicioso em obter e saber multiplicar seus resultados e, para isso, convidamos vocs a ousarem conosco. Fazer Minas crescer, melhorando seus indicadores sociais e de sustentabilidade, nossa maior oportunidade de negcios para as micro e pequenas empresas. O apoio s micro e pequenas empresas deve contribuir para que tenhamos um Estado mais competitivo, mais justo e sustentvel na melhor distribuio de suas riquezas. Criar um ambiente favorvel ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas deve ser traduzido em empresas saudveis, com mais pessoas empregadas, com mais produtividade, produzindo mais bens e servios, apoiadas com: capacitao empreendedora e gerencial, orientao e incentivo inovao e sustentabilidade, acesso ao crdito, apoio de polticas pblicas atravs de simplificao de procedimentos e reduo tributria e orientao de acesso ao mercado. Minas, o estado sntese do Brasil, deve desenvolver polticas pblicas e solues de gesto de apoio s micro e pequenas empresas que sirvam de referncia e exemplo. Esta a nossa viso de futuro. O atual cenrio social e econmico de Minas conspira a favor das suas micro e pequenas empresas. Com a crescente evoluo e mobilidade social, especialmente do aumento do poder de consumo da classe mdia, as micro e pequenas empresas mineiras tm uma oportunidade mpar, pois produzem exatamente estes bens e servios. E o produzem interiorizando o desenvolvimento, produzindo mais, com inovao e sustentabilidade, gerando empregos e sem grandes investimentos pblicos e, portanto, sem gerar inflao. a hora e a vez das micro e pequenas empresas no cenrio social e econmico de Minas, pois elas contribuem para a construo de um estado mais competitivo, mais sustentvel e mais justo, participando em todos os segmentos econmicos, distribuindo renda e aumentando a competitividade. Esta a nossa causa, o que nos move e nos motiva. Queremos que Minas seja um solo frtil na construo de solues de gesto que contribuam efetivamente com a reduo da pobreza e sejam reaplicveis em outras unidades da federao. Que os resultados de nossos programas, projetos e atividades, observados os princpios da transparncia, simplicidade e flexibilidade, possam ser medidos em mais empresas saudveis, mais empregos, mais produo de bens e servios com inovao e sustentabilidade e mais produtividade.

Sistema Sebrae

25

A Copa 2014, ao final da nossa gesto, ser o nosso maior indicador de desempenho. A qualidade da prestao de nossos servios deve ser a nossa maior prioridade. Devemos consolidar nossa capilaridade em todo o estado com o conhecimento sistmico e compromisso com os diversos territrios mineiros, atuando em rede com instituies de excelncia capazes de promover o apoio s micro e pequenas empresas. Na elaborao dos nossos programas, projetos e atividades para o prximo PPA devemos ter o compromisso com a melhoria dos indicadores econmicos e sociais de cada microrregio de atuao do Sebrae-MG, assim como de todo o segmento econmico de atuao do projeto. Que cada grupo de empresa diretamente atendida sirva de exemplo e inspirao para as outras empresas do mesmo segmento ou territrio. Para isso, alm do bom planejamento, execuo e medio dos resultados e seus sucessos, dever ser igualmente importante saber contar as solues de gesto adotadas, possibilitando sua reaplicao. Que possam especialmente simbolizar o compromisso com a inovao e a sustentabilidade. Somos uma entidade de apoio s micro e pequenas empresas regida por um Conselho Deliberativo democrtico e representativo das micro e pequenas empresas em todo o estado. Somos a voz das micro e pequenas empresas no atual cenrio poltico das reformas tributria e trabalhista que ganham urgncia e ambincia favorvel no Brasil, garantindo apoio ao segmento que mais gera emprego e o principal veculo da inovao e da competitividade em todo o pas. Devemos otimizar cada vez mais os nossos processos internos de modo a reduzir o custeio e incrementar os recursos em programas, projetos e atividades finalsticas. Devemos ser referncia em qualidade na gesto de recursos pblicos, com transparncia e eficincia. Que a busca de recursos alternativos nossa receita seja equivalente qualidade de nossos projetos e seus resultados. Enfim, para coroar a gesto 2011 a 2014, como a instituio referncia de solues de gesto para as micro e pequenas empresas e, aps o reconhecimento do Sebrae-MG como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no pas pelo Great Place to Work, nosso desafio ser sermos reconhecidos e conquistarmos o Prmio Mineiro da Qualidade em 2012 e o Prmio Nacional da Qualidade em 2014. A cada um de vocs o nosso reconhecimento pela competncia e dedicao. Vamos trabalhar com alegria e orgulho cumprindo nossa misso de apoiar as micro e pequenas empresas. Alphaville, 22 de junho de 2011 Luiz Mrcio Haddad Pereira Santos Elbe Figueiredo Brando Santiago Afonso Maria Rocha Lzaro Luiz Gonzaga

26

Desenvolvimento Estratgico

Sistema Sebrae

27

Вам также может понравиться