Вы находитесь на странице: 1из 4

SOCIOLOGIA IV: Consideraes Preliminares.

No poucas vezes, tem-se afirmado, nos estudos sociolgicos que a sociologia, uma cincia demasiadamente complexa. Tal complexidade, no entanto resulta mais do objeto estudado - os fenmenos sociais do que propriamente da cincia em si, posto que, seja ela qual for, ter sempre por funo a traduo em dados simples e acessveis ao entendimento humano, qualquer aspecto da Natureza a que sua ateno estiver voltada. Para que o cientista possa trabalhar o seu campo especfico, este campo j se h de estar delimitado - objeto o caminho que a ele pode conduzir j se h de ter desbravado mtodo- e j deve ser possvel, percorrendo tal caminho, descobrir no objeto ou campo cientfico aquelas regularidades que chamamos leis. De todos os reinos da Natureza, mineral, vegetal, animal e social este ltimo, sem sombra de dvida, o mais altamente complexo, que s no sculo atual veio a se instituir como objeto de uma cincia ,a Sociologia. Esta, contudo, no apresenta ainda aquela ordenao lgica das cincias mais velhas, permanecendo em uma situao pouco privilegiada quanto ao rigorismo cientfico que as demais apresentam. Toda dificuldade pois , que cada passo se depara ao estudante de Sociologia, resulta: 1-Da complexidade do objeto estudado.Como pondera Marcel Mauss, os fenmenos sociais so fenmenos totais, isto , em matria social tudo influi sobre tudo.H entre as diversas instituies do grupo social-econmico, poltico, religioso, etc.

A mais estreita solidariedade, tornando-se impossvel em Sociologia as explicaes causais simplistas ao no se poder buscar as causas nem ma economia, nem na base demogrfica, nem no direito, nem na magia, nem na religio , etc e que no pode se decompor. Enquanto em outros domnios cientficos a explicao de um fenmeno cientfico pode ser feita atravs de uma s causa de fcil determinao como exemplo a dilatao dos corpos p causas do calor, em Sociologia uma explicao razovel de qualquer fato implica sempre uma cadeia de causas. O divrcio incide mais sobre famlias sem filhos do que sobre aqueles que os possuem? H um nmero maior de famlias divorciadas nas cidades que nos campos? As cidades que aparecem nas pesquisas so cidades grandes ou pequenas ? Pode-se, pois dizer, segundo a pesquisa que as causas independem de filhos ou no, se a famlia morar no campo ou na cidade, se a cidade for pequena ou grande. Demais, as observaes relativas aos fenmenos da maior parte das outras cincias so simples e podem ser orientadas dentro de um laboratrio, enquanto que a Sociologia requer trabalho de campo, documentos, dados estatsticos e, sobretudo, longo espao de tempo para o seu levantamento. 2-A racionalizao ou tornar reflexivo a realidade social.Uma das grandes dificuldades que a Sociologia ainda enfrenta a impreciso de sua linguagem propiciando em conseqncia, muita controvrsia entre seus estudiosos, que se emaranham em longas discusses acadmicas denotando-lhe, por isso, a falta de conceitos precisos e universais.

bastante verificar o que se passa com os conceitos bsicos como sociedade, comunidade, estrutura social etc, que, consoante o autor, pode assumir um significado diverso. 3 Do fato de o cientista social ser, a um s tempo, ator e observador da realidade social. mais difcil ao estudioso, assumir uma atitude da mais absoluta iseno de nimo do que em qualquer outro setor da Natureza.Em matria social, mais do que em qualquer outra, estamos com maior freqncia, pelo fato de sermos a um s tempo atores e observadores da realidade social, sujeitos a certas tendncias, marcadamente de origem emocional, que nos levam involuntariamente, a destorcer a veracidade ou exatido do fenmeno estudado. No sem grande esforo que conseguimos a mesma indiferena com que assistimos a uma reao qumica, quando tratamos de observar certos fenmenos sociais como os relativos famlia, religio, economia ou a poltica. Acrescentem-se a estas dificuldades, outras de natureza metodolgica , e, assim para maior clareza da Sociologia e mais fcil domnio da mesma, somos levados, como introduo ao seu estudo, a algumas consideraes de ordem filosfica e histrica. Origem da Filosofia: nasceu a Filosofia de duas necessidades: 1- A de compreender o universo; 2- A de racionalizar ( refletir ) a conduta humana. Esta dupla necessidade do esprito humano criou respectivamente, dois problemas que constituam todo o corpo da Filosofia: 1- O problema do conhecimento. 2- O problema da ao ( racionalizao da conduta humana) .

Dentro do primeiro problema desvela-se o esprito humano em explicar todos os fenmenos da natureza e to somente explicar. Nesta tentativa de compreender o universo, limitava-se o filsofo a um saber desinteressado, isto , constatar, a descrever, a dizer, enfim o que o fenmeno estudado. Este pronunciamento sobre a realidade estudada ou observada, este saber desinteressado era sempre o vazado em juzos denominados de realidade. Juzo de realidade aquele que nos diz o que uma coisa e no o que deve ser . Assim quando se afirma todos os metais sob a ao do calor de dilatam, profere-se um juzo de realidade, porque constata-se, simplesmente, um fenmeno, descreve-se, to somente dizendo o que ele . No segundo problema, o da ao, surpreende-se um elemento prtico, uma preocupao em determinar regras ou normas de conduta. Estas regras ou normas de ao j no so traduo ou tentativa de traduo de uma realidade estudada; no dizem o que uma coisa ou uma ao, mas o que deve ser .

Вам также может понравиться