Вы находитесь на странице: 1из 4

Igrejas so imunes de impostos sobre doaes, mas pagam diversos encargos.

As igrejas, de qualquer forma, so imunes do recolhimento do Imposto de Renda. Ou seja, elas no tm de pagar Imposto de Renda sobre o valor obtido com doaes, mesmo se envolverem imveis, veculos ou jias. Essa iseno acontece porque os templos religiosos so considerados entidades isentas ou imunes. Apesar dessa imunidade, as igrejas so obrigadas a apresentar anualmente a DIPJ (Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica) para a Receita Federal. "As igrejas tm que ter contabilidade. A diferena que elas so imunes do IR".

Em alguns Estados, (necessrio consultar cada Estado) as igrejas tambm so isentas de alguns tributos estaduais,tais como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores). Nesse caso, preciso requerer a iseno do tributo. No caso de IPTU, algumas cidades tentam cobrar imposto das igrejas, mas a quase totalidade delas contesta e derrota a cobrana na Justia. "A igreja paga taxas de iluminao, esgoto, limpeza pblica, alm de todos os encargos trabalhistas de seus funcionrios". LEGISLAO e IMPOSTOS VEJAMOS AS OBRIGAES LEGAIS DE UMA IGREJA: Trata-se de uma questo extremamente ampla; esgotar o assunto demandaria praticamente muito mais para responder a questo e explanar dentre vrios entendimentos, contudo cito alguns pontos:

As igrejas possuem iseno Tributria; trata-se de garantia constitucional, que expressamente declarado em nossa Carta Magna e custamos a crer que somos imunes totalidade dos impostos (IPTU, ITBI, IPVA, IRPJ, ICMS, IPI, ISS...). Apenas para exemplificar e dimensionar essa iseno que por vezes negligenciamos, ressaltamos que as igrejas possuem iseno quanto ao ICMS, que incide sobre a energia eltrica, o telefone, a gua e produtos em geral adquiridos cotidianamente. Portanto, ressaltamos que todo o patrimnio (imveis, veculos, equipamentos em geral...) e rendas das igrejas, possuem iseno constitucional.

O que, entretanto, no podemos confundir impostos com taxas, j que nestas, devidas pelas igrejas, vigora o princpio da bilateralidade e recebe-se uma contrapartida especfica pelo valor recolhido (ex. taxa de lixo) e naqueles simplesmente alimenta-se os cofres pblicos sem qualquer contrapartida especfica ao contribuinte.

Da mesma forma, nas contribuies de melhoria, j que geram proveito especfico pelas igrejas que, ento, retribuiro mediante recolhimento proporcional ao proveito obtido com a valorizao do imvel. IMPORTANTE RESSALTAR caso tenha auferido notas fiscais de servios os quais tenham sofrido retenes, ou contribuies de PIS/COFINS que no total superam a cifra de 10.000,00 ficar ainda obrigado as entidades imunes e isentas obrigao do EFD/Contribuies. Esse advento foi dado a partir de dez/2012. Comea a valer a partir de janeiro/13 caso em que devero ser entregues em maro/13. _____________________________________________________________________________

Muitos entendem erroneamente que as igrejas, por serem entidades sem fins lucrativos, esto dispensadas das obrigaes que tem as empresas comuns para com a Receita Federal. Uma delas e a Declarao de Imposto de Renda, que no caso das igrejas, feito com a DIPJ ou Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica. As igrejas so consideradas imunes sobre qualquer tipo de imposto que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tenham institudo ou venham a instituir. A imunidade norma negativa de competncia constante do texto constitucional, em outras palavras, qualquer tributo que os entes ( a Unio, os Estados, o Distrito Federal ou os Municpios ) venham a instituir no vo alcanar aqueles que gozam da imunidade, diferentemente daqueles que gozam da iseno que depende da lei especfica que define suas condies, requisitos e abrangncia, melhor dizendo, a iseno um favor do legislador, passvel de ser revogado a qualquer tempo, j a imunidade no pode ser revogada. Mesmo imunes de impostos, as igrejas no esto desobrigadas de cumprir as obrigaes acessrias, quais sejam: reter e recolher imposto de renda, apresentar declaraes, rais, sefip, etc.

Diz o Regulamento do Imposto de Renda RIR 99 (Decreto 3.000, de 26 de Maro de 1999) em seu artigo 167, que as isenes, imunidades ou hipteses de no incidncia no exime as pessoas jurdicas beneficirias das demais obrigaes previstas no referido diploma legal, veja-se: Decreto 3.000 (Regulamento do Imposto de Renda, RIR 99) Art. 167. As imunidades, isenes e no incidncias de que trata este Captulo no eximem as pessoas jurdicas das demais obrigaes previstas neste Decreto, especialmente as relativas reteno e recolhimento de impostos sobre rendimentos pagos ou creditados e prestao de informaes (Lei n 4.506, de 1964, art. 33). O Dirio Oficial do dia 02 de abril do corrente trouxe a publicao da Instruo Normativa RFB n 1.264 que aprova o programa gerador e as instrues para o preenchimento do mesmo, e em seu art. 4 pontifica que todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas devero apresentar a DIPJ-2012, e como a igreja aqui se enquadra, obrigatria a apresentao tambm por estas. J o Pargrafo nico do art. 3 da Instruo Normativa obriga os declarantes a utilizarem a tecnologia de assinatura digital, mediante uso do certificado digital vlido, veja-se: IN REF 1.264 Art. 3 () Pargrafo nico. Para a transmisso da DIPJ 2012, a assinatura digital da declarao, mediante a utilizao de certificado digital vlido, obrigatria. O programa DIPJ-2012 j est disponvel para download no site www.receita.fazendao.gov.br, contudo as declaraes comearo a ser recebidas pela Receita Federal a partir do dia 02/05/2012. O prazo final para envio das declaraes as 23h59m59s, horrio de Braslia, do dia 29 de Junho de 2012. A no entrega desta declarao pode complicar a situao de imunidade da igreja, ocasionando a suspenso do CNPJ e mais adiante at mesmo o seu cancelamento. A entrega fora do prazo legal, ou sua apresentao com incorrees ou omisses sujeita a pessoa jurdica a multas, sendo que o valor mnimo da multa de R$ 500,00 ( quinhentos reais ), reduzindo a metade no caso de apresentao ou correo antes de qualquer procedimento fiscal, ou 75% se houver correo ou apresentao no prazo da intimao. Aps todas estas consideraes, obrigatoriedade, forma e prazo de orientao, vamos falar um pouco dos nossos sistemas. Todos os Programas de Administrao de Igrejas da SN Systems esto preparados para exportar os dados neles digitados para o programa DIPJ da Receita Federal, e no ser diferente com a DIPJ-2012, a sistemtica ser a mesma, os aplicativos vo gerar um arquivo texto que ser importado pelo programa da Receita Federal.

Вам также может понравиться