Вы находитесь на странице: 1из 21

Copa das Confederaes da FIFA Brasil 2013 Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Sumrio

Construo do Campo
Introduo Usando Este Guia Construo do Campo Instalao e Gerenciamento da Irrigao Seleo da Grama Manuteno do Gramado Utilizao dos Campos pag. 3 pag. 3 pag. 8 pag. 13 pag. 15 pag. 15 pag. 21

Seo 1 Construo do Campo

Introduo
O propsito do documento fornecer informaes para auxiliar na tomada de deciso a fim de garantir que os CTS`s (Centro de Treinamento de Selees) e os COT`s (Campos Oficiais de Treinamento) sejam construdos e mantidos de acordo com os padres apropriados. O documento foi desenvolvido principalmente para gerentes e administradores para que eles tenham cincia dos estgios principais do desenvolvimento de campos de futebol e dos recursos de manuteno necessrios manuteno de uma superfcie de jogo de boa qualidade. As principais caractersticas da superfcie de jogo que precisam ser obtidas so: Inclinao adequada e sem poas e cavidades. Boa drenagem. Boa cobertura de grama da espcie de grama indicada. Firmeza e estabilidade para garantir boa performance do jogador. Marcaes apropriadas do campo com uma boa aparncia visual.

Usando Este Guia


Os mtodos usados na construo do campo, na seleo da grama e no gerenciamento dos campos so muito influenciados pela qualidade do campo necessria, pelos recursos disposio e pelo clima da regio em questo. Levando isso em considerao, o documento foi preparado para incluir dois padres de qualidade de campo e cinco de zonas climticas principais. importante ter uma ideia clara do tipo de instalao a ser desenvolvida e das principais restries climticas da regio. Padro de instalao A qualidade do campo depende muito dos recursos disponveis tanto para a construo quanto para a manuteno. Esto includos dois nveis diferentes de superfcie de jogo: Campos com padro intermedirio. So campos com qualidade de boa a intermediria usados principalmente para clubes, jogos recreativos e instalaes de treinamento. Campos de alto padro. Eles so apropriados quando se exige um padro muito elevado de superfcie de jogo principalmente para competies profissionais e internacionais.
3

Nessas circunstncias, importante eliminar os riscos de ms condies de jogo ou de cancelamento, associados especialmente a ms condies climticas; por exemplo, precipitao intensa. Os campos com padro intermedirio costumam ser construdos usando-se o solo existente no local. As principais prioridades costumam ser melhorar a drenagem, nivelar melhor a superfcie e aprimorar os recursos em termos de equipamento, fertilizantes, produtos para a proteo da grama etc., alm de garantir que haja equipe de campo suficiente com as habilidades de controle do gramado adequadas. Os campos de alto padro normalmente tero um perfil de construo completo com uma zona radicular instalada dentro de camada de areia. rea climtica Existem classificaes climticas diferentes no Brasil, devido a metodologias de avaliao distintas. Porm, em uma anlise mais abrangente, podemos estabelecer cinco tipos diferentes de regies climticas e relacion-las s Cidades-sede do evento, conforme a Tabela abaixo:

Equatorial mida (rea de convergncia dos ventos alsios) Tropical (inverno seco e vero mido. Influenciada pela massa de ar tropical continental) mida Tropical ao Nvel do Mar (rea influenciada pela massa ocenica tropical)

Manaus Cuiab, Fortaleza, Braslia, Belo Horizonte Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro

mida Subtropical (rea influenciada pela massa ocenica So Paulo, Curitiba, e pelas massas polares) Porto Alegre Semidesrtica Tropical (tendncia de seca devido a irregularidades na massa de ar) Nenhuma Cidade-sede

O mapa na Figura 1 mostra os locais das zonas climticas principais. Porm, importante observar que fatores adicionais podem influenciar as gramas que devem ser selecionadas, bem como os problemas de construo e gerenciamento. Em especial, o mapa foi simplificado em relao a reas montanhosas onde as temperaturas costumam ser mais baixas e ocorrem mais precipitaes. Assim, talvez seja necessrio observar mais de uma das sees de diretrizes para determinar qual a mais indicada para uma determinada rea.

Fig.1 Zonas Climticas Consultoria Especializada Esta diretriz pretende concentrar-se nos problemas mais importantes e que precisam ser avaliados durante o desenvolvimento e a manuteno das instalaes do campo. Porm, a orientao de um consultor ou especialista competente em gramados esportivos costuma ser especialmente importante para: (1) determinar as exigncias de construo, (2) garantir que o trabalho de construo seja realizado segundo os padres apropriados e usando-se os materiais indicados e (3) fornecer um programa de manuteno de qualidade para o campo. Referncias As informaes adicionais sobre a construo do campo so as seguintes: FIFA (2011). Football Stadiums. Technical Recommendations and Requirements (5th Addition). Disponvel em www.FIFA.com FIFA (2012). Natural Grass Pitch Reinforcements. FIFA Guidance notes, 23 pp. Isso tem relevncia especial para a construo e o gerenciamento das instalaes de padro mais elevado.

Glossrio Termo Aerao Grama Bermuda Pulverizadora Escova Argila Altura de corte Cortador helicoidal Descrio Operaes realizadas para melhorar o gramado por meio de mtodos fsicos a fim de melhorar a drenagem e a troca de ar e favorecer um melhor desenvolvimento das razes. Tipo de grama para climas quentes (espcie Cynodon). Mquina com uma linha de bicos nos braos de prolongamento para borrifar produtos qumicos lquidos no gramado. Um equipamento que consiste em cerdas colocadas em uma estrutura apropriada usada para varrer a grama. Partculas de solo inferiores a 0,002 mm de dimetro. Solos ricos em argila normalmente apresentam caractersticas de drenagem insatisfatrias e retm muita gua. A altura acima do nvel do solo na qual o gramado cortado. Um cortador de grama no qual a lmina de corte move-se em um plano vertical e corta devido ao das lminas contra o solo. Uma condio patolgica, normalmente decorrente de uma infeco fngica que costuma estar associada a um estresse ambiental, que afeta a qualidade da grama. Uma esteira em ao flexvel puxada para trabalhar em coberturas, mais especialmente superfcies de gramados ondulados. Uma rede de drenos para remover o excesso de gua de um campo. A porcentagem de nitrognio, fsforo e potssio, alm de outros nutrientes para a grama, encontrados em um fertilizante. Qualquer produto qumico que controle ou destrua o crescimento de um fungo. Qualquer uma das diversas plantas com folhas alongadas caractersticas da famlia botnica GRAMINEAE. Fragmentos de rocha ou pequenos seixos com, normalmente, entre 2 e 10 mm de dimetro. Uma forma de aerao na qual um pino cilndrico usado para remover tubetes de solo.

Doena

Esteira de arrasto Sistema de drenagem Anlise do fertilizante Fungicida Grama Brita Pinos Ocos

Termo

Insetos

Descrio Pequenos animais artrpodes da classe Insecta com um estgio adulto caracterizado por trs pares de pernas e um corpo segmentado em cabea, trax e abdmen e que normalmente tm dois pares de asas. Entre os insetos esto as moscas, os grilos e os besouros. A aplicao controlada de gua ao gramado. Mquina para marcar linhas brancas em um campo. Mquina cortadora de grama. Material que consiste em material orgnico total ou parcialmente decomposto acumulado sob condies de umidade excessiva. Normalmente usado para melhorar a reteno de gua e nutrientes. Espcie de grama para climas frios (Lolium perenne). Insetos, larvas ou outros organismos do solo que podem causar danos grama. Qualquer substncia ou mistura de substncias para evitar ou controlar espcies indesejadas de plantas e animais e que inclui todas as substncias a serem usadas como um regulador de crescimento, esfoliante ou dessecativo. Vala contendo um cano de drenagem aterrado com o brita indicado. Reparo de uma rea de gramado pelo cultivo, renivelamento e replantio, realizados especialmente ao final da temporada de jogos. A parte sob a terra de uma grama que funciona como suporte, retira minerais e gua do solo prximo e, s vezes, armazena nutrientes. Mistura de areia e solo ou areia e matria orgnica usada como meio de crescimento para a planta. Um cortador motorizado que corta o gramado pelo impacto em alta velocidade das lminas giratrias em um plano de corte horizontal. Material mineral granular que varia de 0,05 a 2 mm de dimetro. Mquina que corta verticalmente os estoles e a camada de colcho com uma lmina. A estrutura reprodutiva de uma planta contendo um embrio, os nutrientes e a casca protetora. As sementes so usadas para o plantio da grama.
7

Irrigao Marcador de linha Cortador

Turfa

Azevm-perene Peste

Pesticida

Dreno tubular Reforma

Razes Camada Arenosa Roadeira Areia Mquina de Corte Vertical Semente

Termo Silte Pino Laminar Solo Pino Slido Semeadura Spyker Pedra Unidade varredora Unidade a vcuo Corte vertical Equipamento de drenos verticais Ervas daninhas

Descrio Partculas finas de tamanho intermedirio entre 0,002 e 0,05 mm de dimetro. Pino em formato de lmina. O meio natural para o crescimento da grama consistindo em partculas minerais misturadas com matria orgnica. Pino usado para criar perfuraes na superfcie do gramado durante o trabalho de aerao. Adio de sementes no solo para produzir nova grama. Mquina usada para criar perfuraes para ventilao no gramado, em formato de lmina. Grandes partculas de matria mineral ou rocha normalmente com mais de 10 mm de dimetro. Mquina normalmente com uma escova giratria e coletor. Equipamento de suco usado principalmente para levantar cortes de grama e outros detritos da superfcie do solo. Uso de mquina com lminas giratrias verticais que cortam o gramado para remover o colcho de grama ou cortar os estoles. Um aerador de gramado propelido por trator que pode romper o solo compactado com o uso de pinos. Gramneas ou plantas de folha redonda no desejveis.

Construo do Campo
Um campo mal construdo reduzir o nmero de jogos e de treinamentos que poderiam ser realizados, podendo ser cara a sua manuteno, alm de afetar a qualidade do jogo. Um campo mal construdo aumentar o risco de falha ou de condies de jogo imprprias em climas adversos. importante que o campo seja construdo segundo um padro apropriado para o nvel de jogo a ser realizado. O nivelamento a laser o nico mtodo garantido de assegurar nveis perfeitos.

Planejamento da construo Entre os aspectos mais importantes do planejamento da construo esto: Determinao das caractersticas do solo tanto do solo arvel quanto das camadas inferiores, muito embora em muitos campos de nvel mais elevado sejam trazidos para o local novos materiais de drenagem e da camada arenosa. As avaliaes so necessrias para determinar se as pedras e as rochas no subsolo podem ser fatores importantes a ponto de influenciar o projeto do campo. Os contornos do local devem ser avaliados para determinar se ser necessrio um ajuste significativo dos nveis da superfcie. Avaliao de uma descarga apropriada para drenagem. Haver necessidade de uma valeta, uma passagem ou um acesso ao sistema de drenagem pblica a ser usado como uma descarga para a drenagem do campo (para o planejamento de novas instalaes, talvez sejam necessrias autorizaes e licenas dos rgos competentes). A presena de instalaes existentes no local precisa ser identificada. Isso incluir fornecimento de eletricidade e abastecimento de gua para irrigao, mas tambm o local dos dutos j existentes que precisar ser evitado durante qualquer trabalho de construo ou drenagem. O layout do campo em relao s caractersticas das cercanias e o alinhamento correto do campo so necessrios para reduzir os problemas de pouca incidncia de sol, especialmente durante o entardecer. Os nveis esperados de uso em termos de horas de utilizao em jogos e treinamentos, alm do padro necessrio da instalao e relao ao tipo de equipe que usa o campo, devem ser compreendidos. O oramento potencial disponvel para a construo do campo. Prazos para o trabalho de construo ou drenagem, determinao do perodo de estabelecimento da grama e tempo provvel antes da disponibilidade para uso. Recursos em termos de equipe e equipamento disponveis para manter a instalao.

Para campos de alta qualidade construdos em grandes estdios, tambm usados como instalaes de treinamento, diversos fatores adicionais precisam ser levados em considerao: Talvez haja outros tipos de uso e o projeto deve ser realizado com pleno conhecimento de todos os usos potenciais do estdio.

Muitos campos de estdios usados para prtica de futebol profissional precisam ser desenvolvidos dentro do contexto de uma instalao existente, e isso deve ser considerado no trabalho do projeto. Em estdios maiores, talvez se tenha mais sombreamento e pouca ventilao, e ambos os fatores tero implicaes significativas sobre a qualidade da grama. A avaliao dos efeitos ambientais da estrutura do estdio necessria durante o estgio de projeto e isso normalmente incluiria a anlise de padres de sombreamento em momentos diferentes do ano, alm da avaliao do potencial de deslocamento do ar. Em regies nas quais possa ocorrer geada, os efeitos da sombra dentro de um estdio significam que ela se dissipar mais lentamente e a necessidade de aquecimento do subsolo ou da cobertura do campo precisar ser avaliada. A maioria dos eventos no estdio ocorre em perodos fixos para acomodar tanto os espectadores quanto a televiso, e o risco de cancelamento decorrente do clima adverso deve ser levado em considerao. O oramento para a construo do campo e a manuteno subsequente deve ser determinado em relao a esses riscos.

Mtodos Construtivos Em muitos casos, pequenas linhas cruzadas ou uma coroa no campo sero teis para ajudar na remoo do excesso de gua. Isso especialmente importante em reas de muita precipitao. Em muitos locais, os nveis da camada superficial j existente talvez no sejam adequados para campos de futebol de boa qualidade. Ajustes mnimos de at +/- 50 mm podem ser obtidos pelo cultivo e pelo nivelamento usando-se o nivelamento a laser, mas alteraes maiores nos nveis talvez precisem ser resolvidas com a remoo do solo arvel e o renivelamento da base com o corte e o aterramento antes do retorno do solo arvel. essencial que a base seja consolidada da maneira adequada para garantir que questes de instalao futuras no sejam um problema. Vrios mtodos tpicos de construo so debatidos no texto e cortes representativos do terreno so indicados abaixo. O mtodo de construo selecionado deve ser levado em considerao em relao ao clima e aos solos locais, alm dos nveis de uso previstos, da qualidade do campo desejvel e do oramento disponvel. Drenagem bsica com tubos As valas so escavadas normalmente a uma profundidade de aproximadamente 600 mm, mas pode variar de acordo com as circunstncias do local. Um cano colocado na base da vala e aterrado com brita ou outro agregado indicado e, em seguida, coberto com areia e uma mistura para zona radicular indicada.

10

Fig.2 Perfil de um campo com tubulaes de drenagem Drenagem com tubos e valetas de brita A drenagem com valetas pode melhorar o desempenho de um sistema drenado por tubulao. Os espaamentos das valetas so variveis, mas podem ser prximos de a 0,6 a 1 m. A funo das valetas interceptar a gua na superfcie e lev-la at o aterro poroso (brita) das valetas de drenagem passando pela zona radicular do solo, que pode ter baixa permeabilidade. As valetas normalmente so instaladas com cobertura de areia pesada para evitar que sejam cobertas pelo solo.

Fig.3 Perfil de um campo com drenagens por tubulao e valetas


11

Construo com camada de areia Essa forma de campo retm o solo existente, mas as propriedades de drenagem e fsicas das camadas mais superficiais so melhoradas usando-se areia selecionada com cuidado ou um meio de crescimento constitudo de altos percentuais de areia.

Fig.4 Perfil de um campo com camada de areia Drenos em campo formado de solo natural Esse mtodo inclui uma camada base formada por brita ou outro agregado indicado para drenagem, mas usa solo natural como o meio de crescimento. Porm, costuma ser necessrio melhorar as caractersticas da camada do solo com instalao de valetas e melhoramento com areia.

Fig.5 Perfil de um campo com uma zona radicular formada de solo natural sobre uma camada de drenagem com brita
12

Campo com camada arenosa sobre colcho drenante de brita Este modelo de construo costuma ser usado quando uma boa drenagem essencial, embora tambm possa ser til em climas secos porque a gua tende a ficar retida na camada da zona radicular e no descer pelo cascalho, a menos que haja precipitao intensa ou irrigao em excesso. A escolha dos materiais usados nas camadas diferentes fundamental para o sucesso desse tipo de construo.

Fig.6 Perfil de um campo com camada arenosa sobre colcho drenante de brita.

Instalao e gerenciamento da irrigao


Um sistema de irrigao totalmente automtico ir garantir o volume correto de gua no local desejado e atingir os objetivos gerais de crescimento e sade da grama, mas tambm de preparao da superfcie para melhorar o desempenho da superfcie de jogo. O sistema deve ser projetado e especificado por um engenheiro especializado em irrigao e garantir que o projeto permita uma cobertura de gua para evitar qualquer possibilidade de manchas secas localizadas. O engenheiro levar em conta o projeto do campo e as caractersticas de drenagem, alm do clima e da geografia locais, do armazenamento de gua, bem como dos tamanhos da bomba, das exigncias de tubulao e da seleo de aspersores adequados para oferecer o volume necessrio de gua dentro do prazo disponvel.

13

Fig.7 Desenho de projetos de sistemas de irrigao

14

Seleo da Grama
As gramas escolhidas para um campo devem ser adaptadas para a rea na qual o campo construdo, devem formar um gramado resistente e ser capazes de oferecer o desempenho de jogo necessrio e a apresentao para o campo. A seleo da grama depende muito do clima da regio onde ser implantado o campo.. Porm, existem dois grupos principais de gramas que variam consideravelmente em termos de caractersticas biolgicas e adaptao climtica: Gramas para climas quentes so adaptadas para reas tropicais e entre os exemplos esto a grama Bermuda (variedades de Cynodon), estabelecidas por meio de mudas com atestado de estabilidade gentica ou rolos de grama lavados (sem solo). As gramas para climas frios so adaptadas, como o nome sugere, para as regies climticas mais frias e entre os exemplos das usados regularmente em campos de futebol esto o azevm-perene (Lolium perenne) com sementes atestadas.

Cada tipo de grama tem caractersticas particulares que as tornam mais apropriadas a determinadas reas climticas; por exemplo, tolerncia ao calor ou ao frio, resistncia seca ou a doenas. Em algumas partes do mundo nas quais h uma variao relativamente grande de temperaturas existem problemas significativos na seleo da grama. Nessas zonas climticas, as gramas para climas frios tm adaptao insatisfatria a condies de vero com altas temperaturas e muito volume de gua. Por outro lado, as gramas para climas quentes no toleram condies de invernos mais rigorosos, sombras e tendem a ficar marrom e inutilizveis. Nessas circunstncias, costuma ser essencial fazer plantio de sementes de inverno sobre a grama base de clima quente. Esta sobressemeadura deve ser feita no outono.

Manuteno do Gramado
Existem vrias operaes essenciais que precisam ser realizadas em um campo para manter a qualidade da superfcie da grama e garantir que o subsolo ou o material da zona radicular suportem o desenvolvimento da raiz e proporcionem uma superfcie de jogo com boa drenagem e estabilidade. Corte Finalidade: para garantir que a grama esteja a uma altura adequada para jogos e treinamentos, (2) o corte regular melhora a densidade do gramado, (3) as linhas de corte so importantes na apresentao dos campos e (4) cortadores tambm podem ser usados para remover detritos da superfcie.

15

Equipamentos: Existe uma grande variedade de equipamentos disponveis. As categorias principais baseiam-se no mtodo de corte com: (1) cortadores cilndricos que aparam a grama usando um carretel giratrio de lminas afiadas com corte contra uma lmina inferior fixa (helicoidal), conferindo um corte de qualidade (2) roadeiras que usam uma lmina horizontal giratria, recomendados para limpeza de palha aps jogos. Para os diferentes tipos de cortadores existem verses menores, autopropelidas ou montadas em tratores.. essencial que as lminas de corte estejam bem ajustadas para proporcionar um corte de boa qualidade e que a afiao das lminas seja mantida. Aplicao do fertilizante Finalidade: Fornecer uma gama de nutrientes essenciais para permitir o crescimento, o que garante um gramado forte e resistente, alm de ajudar na recuperao aps usos, (2) melhorar a cor da grama porque ela pode ser um elemento importante da apresentao do campo. Materiais e equipamentos: Existem muitos tipos de fertilizante com os nutrientes mais importantes sendo o nitrognio, o fsforo e o potssio, mas outros elementos e micronutrientes tambm podem ser necessrios. A aplicao precisa e uniforme essencial. Os mtodos principais de aplicao so os materiais pulverizados ou granulares; por exemplo, usando uma espalhadora giratria ou com o produto em forma lquida com um pulverizador. Irrigao Finalidade: Fornecer gua para a grama poder crescer (2) reduzir a dureza ou a firmeza da superfcie (3) melhorar a estabilidade do sistema radicular, que podem ficar muito soltas caso venham a secar (4) influenciar a velocidade da bola sobre a superfcie de jogo (5) irrigar com produtos qumicos e outros materiais aplicados ao campo (6) em regies ridas, a irrigao pode ser necessria para remover o excesso de sais do solo. Equipamentos: Existe uma grande variedade de equipamentos disponveis para irrigar os campos. altamente recomendvel usar uma irrigao com aspersores escamoteveis e totalmente automtica para fornecer os volumes necessrios de gua de maneira uniforme para a superfcie de jogo e manter a capacidade de irrigao pr-uso sem que haja atraso. Aplicao de areia em cobertura Finalidade: Melhorar os nveis da superfcie (2) diluir sais minerais e matrias orgnicas que se acumulariam na superfcie do campo (3) ajudar na drenagem (4) fornecer uma superfcie de jogo mais firme (5) preencher os orifcios feitos pela aerao, estabilizando o solo. Materiais e equipamentos: Em climas mais frios e mais midos, a areia pura costuma ser usada, embora haja exigncias muito especficas. Se for muito fina, a areia tender a reter gua e poder impedir a drenagem; se for muito grossa, poder haver problemas de estabilidade, reclamaes dos jogadores e possveis danos aos cortadores de grama. Em climas mais quentes e mais secos, uma mistura de areia com solo ou matria orgnica costuma ser usada porque pode ajudar na reteno de gua e nutrientes.
16

Quando houver limitao de recursos, a areia e a cobertura devero ser aplicadas usando-se uma mquina alugada para essa finalidade. Entre os equipamentos mais recomendados esto espalhadoras giratrias e por gravidade, porque possibilitaro uma aplicao muito mais uniforme. Escarificao/corte vertical Finalidade: Remover o excesso de matria orgnica do gramado para melhorar o crescimento (2) cortar os estoles e brotaes laterais para conseguir um gramado mais denso e mais forte (3) melhorar a firmeza e a trao da grama (4) abrir a superfcie ou enfraquecer plantas indesejadas antes da semeadura de inverno. Equipamentos: Existe uma grande variedade de equipamentos, de acessrios de ancinho e rastelo at escarificadores cilndricos com lminas giratrias que cortam na superfcie do gramado. Limpeza e remoo dos detritos da superfcie Finalidade: Remover a grama cortada e outros detritos da superfcie de jogo (2) levantar a grama aps o corte vertical, para proporcionar melhores condies de crescimento e reduzir o risco de, por exemplo, formao de algas na superfcie (3) garantir que a grama esteja na vertical, o que possibilita um corte mais uniforme e efetivo, (4) espalhar ou colocar areia e cobertura na superfcie (5) dispersar o orvalho que pode se formar no campo. Equipamentos: Os equipamentos podem variar de escovas de arrasto a unidades de suco motorizadas. As roadeiras tambm costumam ser usadas para levantar detritos da superfcie e deixar a grama mais na vertical. Aerao Finalidade: Criar uma rede de perfuraes na superfcie do campo para melhorar a infiltrao da gua e a troca de ar (2) diminuir a compactao do solo, o que favorece um melhor desenvolvimento da raiz, (3) remover material de partculas finas da camada de superfcie e criar orifcios dentro do campo que possam ser preenchidos por materiais arenosos (4) controlar a formao de excesso de colcho de grama (5) melhorar as caractersticas de firmeza da superfcie de jogo. Equipamentos: Existe uma grande variedade de equipamentos, dependendo da profundidade da penetrao necessria e do tipo de operao exigido. No caso mais simples, podem ser usados garfos, mas tambm existe uma grande variedade de equipamentos motorizados, que vo desde aeradores de tambor, mquinas de perfurao, furadeiras e mquinas que injetam ar comprimido para levantar e fissurar o solo. Algumas das mquinas maiores e mais eficientes possuem uma funcionalidade de hasteamento para levantar o solo e diminuir a compactao. Tambm existem diversos tipos de pinos, mas a diviso principal seria entre (1) pinos slidos, que costumam ser como uma agulha ou do tipo lmina/faca, que fazem perfuraes dentro do solo sem remover nenhum material, e (2) pinos ocos, que removem tubetes de solo e matria orgnica, que so lanados acima da superfcie e, assim, podem ser removidos ou quebrados e reintegrados camada da superfcie.
17

Marcao de linha Finalidade: Uma parte essencial da preparao do campo garantir que as linhas estejam localizadas corretamente de acordo com as especificaes de marcao do campo (2) linhas claras e bem definidas so importantes na apresentao do campo. Materiais e equipamentos: Existe uma grande variedade de compostos disponveis. essencial que eles sejam aprovados para uso em campos por conta dos problemas de segurana do jogador. Os efeitos a longo prazo de qualquer material de marcao na grama tambm devem ser considerados. No Brasil usa-se tinta a base de gua. Quando no houver nenhum outro equipamento disponvel, as linhas podero ser pintadas manualmente usando um pincel ou um rolo. O mais recomendado utilizar marcador de linha, sendo os tipos mais comuns os marcadores com transferncia entre rodas, combinaes de rodas e do tipo esteira ou spray.

Ervas daninhas, doenas e pestes Exigncias de controle: A maioria dos gramados pode estar sujeita invaso de ervas daninhas e a danos por doenas ou pestes. A seleo das gramas corretas e as prticas de manejo recomendadas podem ajudar a minimizar problemas com ervas daninhas, doenas e pestes. A remoo manual das ervas daninhas pode ser usada para retirar alguns tipos de erva daninha, mas no totalmente eficaz, especialmente para aquelas com razes profundas ou tubrculos, que podem voltar a aparecer na grama. Materiais e equipamentos: Quando houver necessidade de controle, ser importante que o problema seja identificado corretamente e um mecanismo de defesa adequado seja usado. essencial observar que existem regulamentaes rgidas a respeito do uso de herbicidas, fungicidas e pesticidas no gramado e que toda a legislao relevante a respeito dos materiais usados e do mtodo de aplicao deve ser seguida sempre. A proporo de aplicao usada muito importante e, por isso, a maioria dos produtos de proteo da grama deve ser aplicada com uma espalhadora calibrada corretamente.

Equipamentos de manuteno para campos padro em geral Uma listagem das principais recomendaes de equipamento e das opes possveis est indicada abaixo. A melhor opo para qualquer local depender de diversos fatores, inclusive do padro exigido do campo, da natureza do campo e de eventuais problemas especficos que precisem ser resolvidos, alm do numero de funcionrios e do oramento disponveis.

18

Cortadores

Equipamentos de aerao

Cortador triplo com lminas helicoidais Roadeiras (so teis para levantar os detritos do campo e ajudar a manter a grama em p aps o uso). Aerador superficial de 100-150 mm Garfo porttil de perfurao (por exemplo, com pinos slidos de 8-10 mm e 15-18 mm e pinos ocos de 12 mm). Aerador de perfurao montado em trator. Aerao profunda Pinos capazes de alcanar profundidades de 200 mm ou mais. Normalmente so equipamentos alugados. Pulverizadora montada em trator ou unidade autnoma para aplicao de fertilizante lquido ou produtos de proteo da grama. Unidade varredora com uma escova e um coletor motorizados. s vezes, usada uma varredora a vcuo ou uma roadeira para coletar os detritos. Trator com pneus para uso em gramado.

Pulverizadora

Varredora

Unidade motorizada para acessrios Unidades de escova e ancinho Espalhadora de fertilizante Semeadeira montada em trator Espalhadora de areia montada em trator Marcador de Linha Ferramentas operatrizes diversas

Escova de arrasto. Escova montada em trator. Ancinho montado em trator. Porttil (com rodas e empurrada manualmente). Unidade montada em trator. Normalmente alugada quando necessrio ou disposio de alguns locais. Normalmente alugada quando necessrio ou disposio de alguns locais. Marcador com transferncia entre rodas (a tinta cai por gravidade). Marcador de linha com jato de alta presso. Garfo, escova de arrasto, ancinhos manuais, instrumentos, copo para enxertos no gramado.

Equipamentos de manuteno para campos de alto padro O tipo de equipamento necessrio para campos de qualidade elevada ir variar, e especialmente em estdios com meio ambiente adverso talvez haja mais nfase em equipamentos menores, autopropelidos, para evitar danos que possam ocorrer com equipamento montado em trator quando houver condies de crescimento adversas.

19

Cortadores helicoidais autopropelidos para preparao para o jogo e roadeiras autopropelidas para recolher os detritos. Opo preferida quando forem necessrias superfcies de alta qualidade, especialmente se houver condies adversas de clima.

Cortadores

Equipamentos de aerao

Unidades mutveis oferecero flexibilidade para o corte vertical e aerao de superfcie. Cortador triplo com lminas helicoidais e autopropelido. Poder ser indicada em campos de nvel intermedirio se as reas de giro forem suficientes (se h espao fora do campo para retornar com o equipamento). Aerador superficial de 100-150 mm Garfo porttil de perfurao (por exemplo, com pinos slidos de 8-10 mm e 15-18 mm e pinos ocos de 12 mm). Aerador de perfurao montado em trator. Aerao profunda Pinos capazes de alcanar profundidades de 200 mm ou mais. Normalmente so equipamentos alugados. Pulverizadora montada em trator ou unidade autnoma para aplicao de fertilizante lquido ou produtos de proteo da grama. Porttil (com rodas e empurrada manualmente). Unidade montada em trator. Normalmente alugada quando necessrio ou disposio de alguns locais. Normalmente alugada quando necessrio ou disposio de alguns locais. Marcador com transferncia entre rodas (a tinta cai por gravidade). Marcador de linha com jato de alta presso. Garfo, escova de arrasto, ancinhos manuais, instrumentos, copo para enxertos no gramado. Trator com pneus para gramado.

Pulverizadora Espalhadora de fertilizante Semeadeira montada em trator Espalhadora de areia montada em trator Marcador de Linha Ferramentas operatrizes diversas Unidade motorizada para acessrios Unidades de escova e ancinho

Escova de arrasto. Escova montada em trator. Ancinho montado em trator.

20

Nmero de funcionrios importante que haja um nmero suficiente de funcionrios disposio para manter a instalao e que a equipe tenha o treinamento necessrio para realizar o trabalho de maneira efetiva. O efetivo total ser influenciado pelo valor e pela qualidade dos equipamentos disponveis para a manuteno do campo e tambm se alguns dos servios sero terceirizados. Tambm ir ser influenciado pela natureza do trabalho realizado no local; por exemplo, se a equipe de campo tem responsabilidades de manter vestirios ou a infraestrutura do local.

Utilizao dos Campos


A carga de uso depende muito da qualidade da construo, da espcie de grama usada e do padro de manuteno. A intensidade de uso que um campo pode receber tambm ir variar em momentos diferentes do ano, dependendo das temperaturas, da precipitao e das taxas de crescimento da grama. Os nveis permitidos iro depender muito da qualidade do campo desejada e essencial reconhecer que a carga de uso ir aumentar as demandas de manuteno e reduzir a qualidade da superfcie de jogo. Talvez seja possvel usar traves portteis e minicampos nos ngulos certos na direo normal de jogo para distribuir o desgaste pelo campo e evitar uma concentrao de desgaste nas reas de gol principais. importante que haja uma poltica para determinar quando um jogo poder ocorrer sob condies climticas adversas. Se os treinamentos forem realizadas com as condies do campo insatisfatrias, isso poder ocasionar danos. Durante o planejamento do programa de uso para um campo, importante que haja tempo suficiente disponvel para concluir operaes de manuteno essenciais. Algumas operaes de manuteno so mais bem distribudas entre dois e trs dias, por exemplo, para permitir a recuperao da aerao e da escarificao, para dar tempo do fertilizante ser absorvido aps a aplicao e permitir a recuperao aps a semeadura. Deve haver um espao suficiente no programa de uso para permitir a realizao de operaes de manuteno mais intensivas.

21

Вам также может понравиться