Вы находитесь на странице: 1из 61

TEORIA DO FOGO

1. INTRODUO O fogo conhecido desde a pr-histria e desde aquele tempo tem trazido inmeros benefcios ao homem, foi o marco inicial ao desenvolvimento da humanidade, porem quando foge ao controle do homem recebe o nome de Incndio, e causa inmeros prejuzos para as pessoas e ao meio ambiente.

2. CONCEITOS 2.1 Fogo: uma reao qumica em cadeia, denominada combusto, que uma oxidao rpida entre o material combustvel, slido, lquido ou gasoso e o oxignio do ar, provocada por uma fonte de calor, que gera luz, desprende calor e emite fumaa, gases e outros resduos e que esta sob o controle do homem . 2.2 Incndio: uma reao qumica em cadeia, denominada combusto, que uma oxidao rpida entre o material combustvel, slido, lquido ou gasoso e o oxignio do ar, provocada por uma fonte de calor, que gera luz, desprende calor e emite fumaa, gases e outros resduos e que esta fora do controle do homem. 3. COMBUSTO Para que ocorra o fogo necessria uma reao qumica entre trs elementos: a) Combustvel; b) Comburente (Ex: oxignio); c) Calor. Na combusto, o material combustvel combina-se com o comburente (oxignio) quando ativado por uma fonte de calor, inicia uma transformao qumica que produz mais calor, que propicia o prosseguimento da reao ocasionando uma reao qumica em cadeia. A combusto representada didaticamente atravs do tetraedro do fogo.

Caractersticas dos elementos essenciais ao quadrado do fogo

3.1 Combustvel toda a substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. o elemento que serve de campo de propagao ao fogo. Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos, e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para ento combinar-se com o oxignio. A velocidade da queima de um combustvel depende de sua capacidade de combinar com oxignio sob a ao do calor e da sua fragmentao (rea de contato com o oxignio). 3.1.1 Combustveis slidos A maioria dos combustveis slidos transformam-se em vapores e, ento, reagem com o oxignio. Outros slidos (ferro, parafina, cobre, bronze) primeiro transformam-se em lquidos, e posteriormente em gases, para ento se queimarem. Quanto maior a superfcie exposta, mais rpida ser o aquecimento do material e, conseqentemente, o processo de combusto. Como exemplo: uma barra de ao exigir muito calor para queimar, mas, se transformada em palha de ao, queimar com facilidade. Assim sendo, quanto maior a fragmentao do material, maior ser a velocidade da combusto. 3.1.2 Combustveis lquidos Os lquidos inflamveis tm algumas propriedades fsicas que dificultam a extino do calor. Os lquidos assumem a forma do recipiente que os contem. Se derramados, os lquidos tomam a forma do piso, fluem e se acumulam nas partes mais baixas. Tomando como base o peso da gua, cujo litro pesa um quilograma, classificamos os demais lquidos como mais leves ou mais pesados. importante notar que a maioria dos lquidos inflamveis so mais leves que gua e, portanto, flutuam sobre esta. Outra propriedade a ser considerada a solubilidade do lquido, ou seja, sua capacidade de misturar-se gua. Os lquidos derivados do petrleo (conhecidos como hidrocarbonetos) tm pouca solubilidade (solvente apolar), ao passo que lquidos como lcool, acetona (conhecidos como solventes polares) tm grande solubilidade, isto , podem ser diludos at um ponto em que a mistura (solvente polar + gua) no seja inflamvel.

A volatilidade, que a facilidade com que os lquidos liberam vapores, tambm de grande importncia, porque quanto mais voltil for o lquido, maior a possibilidade de haver fogo, ou mesmo exploso. Chamamos de volteis os lquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20 C. 3.1.3 Combustveis gasosos Os gases no tm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que esto contidos. Se o peso do gs menor que o do ar, o gs tende a subir e dissipar-se. Mas, se o peso do gs maior que o do ar, o gs permanece prximo ao solo e caminha na direo do vento, obedecendo aos contornos do terreno. Para o gs queimar, h necessidade de que esteja em uma mistura ideal com o ar atmosfrico, e, portanto, se estiver numa concentrao fora de determinados limites, no queimar. Cada gs, ou vapor, tem seus limites prprios. Por exemplo, se num ambiente h menos de 1,4% ou mais de 7,6% de vapor de gasolina, no haver combusto, pois a concentrao de vapor de gasolina nesse local est fora do que se chama de mistura ideal, ou limites de explosividade (inflamabilidade); isto , ou a concentrao deste vapor inferior ou superior aos limites de explosividade. Ex: Gasolina Limite Inferior de Explosividade (LIE): 1,4% Limite Superior de Explosividade: LSE): 7,6%

0% ____/________/_____________________ 100% 1,4% 7,6%

Cada material, dependendo da temperatura a que estiver submetido, liberara maior ou menor quantidade de vapores. Para melhor compreenso do fenmeno, definem-se algumas varireis denominadas: a) Ponto de fulgor a temperatura mnima em que um combustvel comea a desprender vapores que, se entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, se incendeiam. S que as chamas no se mantm, no se sustentam, por no existirem vapores suficientes. Se aquecermos pedaos de madeira, dentro de um tubo de vidro de laboratrio, a uma certa temperatura a madeira desprendera vapor de gua. Este vapor no pega fogo. Aumentando-se a temperatura, num certo ponto, comearo a sair gases pela boca do tubo. Aproximando-se um fsforo aceso, esses gases transformar-se-o em chamas. Por ai, nota-se que um combustvel slido (a madeira) numa certa temperatura desprende gases que se misturam ao oxignio (comburente) e que se inflamam em contato com a chama do fsforo aceso.

O fogo no continua porque os gases so insuficientes, formam-se em pequena quantidade. O fenmeno observado nos indica o "Ponto de fulgor" da madeira (combustvel slido), que de 150 C (cento e cinqenta graus centgrados). O ponto de fulgor varia de combustvel a combustvel. Para a gasolina ele de 42 C (menos quarenta e dois graus centgrados), para o asfalto de 204 C (duzentos e quatro graus centgrados).

b) Ponto de combusto Na experincia da madeira, se o aquecimento, prosseguir, os gases continuaro a sair pelo tubo e, entrando em contato com o calor da chama do fsforo aceso, incendiar-se-o e manter-se-o. Agora a queima no para. Foi atingido o "Ponto de combusto", isto , a temperatura mnima em que esse combustvel slido, a madeira, sendo aquecido, desprende gases que em contato com fonte externa de calor se incendeiam, mantendo-se as chamas. No ponto de combusto, portanto, acontece um fato diferente, ou seja, as chamas continuam.

c) Temperatura de ignio Continuando-se o aquecimento da madeira, os gases, naturalmente, continuaro a se desprender. Num certo ponto, ao sarem do tubo, entrando em contato com o oxignio (comburente), eles pegaro fogo sem necessidade da chama do fsforo. Ocorre, ento, um fato novo. No h mais necessidade da fonte externa de calor. Os gases desprendidos do combustvel, s pelo contato com o comburente, pegam fogo e, evidentemente, se mantm em chamas. Foi atingida a "Temperatura de ignio", que a temperatura mnima em que gases desprendidos de um combustvel se inflamam pelo simples contato com o oxignio do ar. O ter atinge sua temperatura de ignio a 180C (cento e oitenta graus centgrados) e o enxofre a 232 C (duzentos e trinta e dois graus centgrados).

Uma substncia s queima quando atinge pelo menos o ponto de combusto. Quando ela alcana a temperatura de ignio bastar que seus gases entrem em contato com o oxignio para pegar fogo, no havendo necessidade de chama ou outra fonte de calor para provocar as chamas. Convm lembrar que, mesmo que o combustvel esteja no ponto de combusto, se no houver chama ou outra fonte de calor, no se verificar o fogo. Grande parte dos materiais slidos orgnicos, lquidos e gases combustveis contm grandes quantidades de carbono, e/ou de hidrognio. Citamos como exemplo o gs Propano, cujas porcentagens em peso so aproximadamente 82% de Carbono e 18% de Hidrognio. O Tetracloreto de Carbono, considerado no combustvel, tem aproximadamente, em peso 8% de carbono e 92% de cloro.

3.2 Calor Provm de fontes naturais ou artificiais. As fontes naturais advm da ao do Sol ou so originadas por fenmenos qumicos e meteorolgicos que podem desencadear-se de maneira surpreendente e indeterminada. As fontes de calor no naturais surgem de fenmenos fsicos, os quais presidem toda a formao de calor, qualquer que seja o local onde este se manifeste: so inumerveis e se multiplicam com os progressos tentaculares da mecnica e da eletricidade, principalmente, aplicadas nas indstrias. O calor, como uma das formas com que se apresenta a energia, varivel conforme as circunstncias. Concentra-se ou se propaga transmitindo-se de um a outro corpo; permanece ou remanesce latente, em condies mais ou menos intensas e duradouras, segundo seja a natureza dos corpos afetados, da sua origem e dos elementos que o entretm. As fontes de calor em um ambiente podem ser as mais variadas: a chama de um fsforo; a brasa de um cigarro aceso; uma lmpada; a chama de um maarico, etc. A prpria temperatura ambiente j pode vaporizar um material combustvel; e o caso da gasolina, cujo ponto de fulgor e aproximadamente de 42C. Considerando-se que o ponto de combusto e superior em apenas alguns graus a uma temperatura ambiente de 20 C j ocorre vaporizao. O calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: conduo, conveco e irradiao. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorver calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro. 3.2.1 Conveco a transferncia de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de lquidos dentro de si prprios.

Quando a gua aquecida num recipiente de vidro, pode-se observar um movimento, dentro do prprio lquido, de baixo para cima. medida que a gua aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos nveis mais baixos. Em incndio de edifcios, essa a principal forma de propagao de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho atravs de escadas, poos de elevadores, etc.

3.2.2 Conduo Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor. Essas molculas vizinhas, por sua vez, passaro adiante a energia calorfica, de modo que o calor ser conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. Na conduo, o calor passa de molcula a molcula, mas nenhuma molcula transportada com o calor. Quando dois ou mais corpos esto em contato, o calor conduzido atravs deles como se fosse um s corpo.

3.2.3 Irradiao

a transmisso de calor por ondas de energia calorfica que se deslocam atravs do espao. As ondas de calor propagam-se em todas as direes, e a intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor. Um corpo mais aquecido emite ondas de energia calorfica para um outro mais frio at que ambos tenham a mesma temperatura.

3.3 Comburente a substncia que tem a propriedade qumica de sustentar a combusto dos outros corpos, mas que no arde, isto , " incapaz de receber a chama que se lhe queira comunicar". O comburente por excelncia o oxignio, corpo gasoso e incombustvel que se encontra na composio do ar atmosfrico na proporo aproximada de 21% em volume, o qual goza daquela propriedade no mais elevado grau. o elemento responsvel na produo do fogo. Por conseguinte, desde que se verifique a concorrncia dos elementos acima: ao calor conveniente que atue num meio compatvel se v juntar o ar (ou o oxignio puro) necessrio, atingindo o grau de fulgor, surgir, fatalmente, fogo. Poder este surgir acidentalmente do seio da Natureza, atravs de reaes muito enrgicas, independente da interveno de qualquer engenho humano, de maneira espontnea; ou ser obtido, normalmente, por meios e processos previstos e aproveitado em trabalho, devendo, pois, ser devidamente controlado e contido nos limites de sua ao. 3.3.1 Composio do ar atmosfrico 78% Nitrognio 21% Oxignio 1% Outros gases

3.3.2 Quantidade de oxignio e a combusto

Chamas: 21 a 13% de oxignio

Brasas: 13 a 8% de oxignio

No ocorre a reao: - 8% de oxignio 3.4 Reao em cadeia: A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

4. FASES DO FOGO Se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que o fogo seja descoberto no incio e a situao resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta e fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. O incndio pode ser melhor entendido se estudarmos seus trs estgios de desenvolvimento. 4.1 Fase inicial Nesta primeira fase, o oxignio contido no ar no est significativamente reduzido e o fogo est produzindo vapor dgua (H2O), dixido de carbono ( CO2), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no aquecimento dos combustveis, e a temperatura do ambiente, neste estgio, est ainda pouco acima do normal. O calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo. 4.2 Queima livre Durante esta fase, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, isto , o ar quente sobe e sai do ambiente. Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente. Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo, foram o ar frio a permanecer junto ao solo; eventualmente, causam a ignio dos combustveis nos nveis mais altos do ambiente. Este ar aquecido uma das razes pelas quais os bombeiros devem se manter abaixados e usar o equipamento de proteo respiratria. Uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar os pulmes. Neste momento, a temperatura nas regies superiores (nvel do teto) pode exceder 900 C. 4.3 Queima lenta Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto. Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las (na faixa de 8% a 0% de oxignio). O fogo normalmente reduzido a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de lufadas, que podem ser observadas em todos os

pontos do ambiente. E esse calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, vapores combustveis. 5. FORMAS DE COMBUSTO As combustes podem ser classificadas conforme a sua velocidade em: completa, incompleta, espontnea e exploso. Dois elementos so preponderantes na velocidade da combusto: o comburente e o combustvel; o calor entra no processo para decompor o combustvel. A velocidade da combusto variar de acordo com a porcentagem do oxignio no ambiente e as caractersticas fsicas e qumicas do combustvel. 5.1 Combusto completa aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxignio. 5.2 Combusto incompleta aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxignio. 5.3 Combusto espontnea o que ocorre, por exemplo, quando do armazenamento de certos vegetais que, pela ao de bactrias, fermentam. A fermentao produz calor e libera gases que podem incendiar. Alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de ignio); outros entram em combusto temperatura ambiente (20 C), como o fsforo branco. Ocorre tambm na mistura de determinadas substncias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases em quantidade suficiente para iniciar combusto. Por exemplo, gua + sdio. 5.4 Exploso a queima de gases (ou partculas slidas), em altssima velocidade, em locais confinados, com grande liberao de energia e deslocamento de ar. Combustveis lquidos, acima da temperatura de fulgor, liberam gases que podem explodir (num ambiente fechado) na presena de uma fonte de calor. 6. MTODOS DE EXTINO DO FOGO Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo. 6.1 Retirada do material a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Mtodo tambm denominado corte ou remoo do suprimento do combustvel. Ex.: fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc. 6.2 Resfriamento o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza.

A reduo da temperatura est ligada quantidade e forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio capaz de produzir. intil o emprego de gua onde queimam combustveis com baixo ponto de combusto (menos de 20C), pois a gua resfria at a temperatura ambiente e o material continuar produzindo gases combustveis. 6.3 Abafamento Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como exceo esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco. Conforme j vimos anteriormente, a diminuio do oxignio em contato com o combustvel vai tornando a combusto mais lenta, at a concentrao de oxignio chegar prxima de 8%, onde no haver mais combusto. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo lcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, so duas experincias prticas que mostram que o fogo se apagar to logo se esgote o oxignio em contato com o combustvel. Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor dgua, espumas, ps, gases especiais etc. 6.4 Quebra da reao em cadeia Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia (extino qumica). Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao s ocorre quando h chamas visveis. http://braatzprevencao.blogspot.com.br/2011/11/teoria-do-fogo.html

EXTINTORES DE INCNDIO
Os extintores de incndio so empregados apenas no combate a princpios de incndio e dividem-se em: - Portteis (com massa total de at 20 Kg); - Sobre rodas (com massa total superior a 20 Kg e limitado a 250 Kg). - De pressurizao direta (pressurizado) ou indireta (a pressurizar).

1. EXTINTORES PORTTEIS 1.1 GUA

Composio: gua comum e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 10 litros Alcance: 10 metros Autonomia: 60 segundos Ao primria: Resfriamento Ao secundria: Abafamento

Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre, retire o pino de segurana e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. gua-gs: Rompa o lacre, abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo. Alguns modelos possuem um gatilho na ponta do mangote ou na ala de suporte do extintor, que deve ser pressionado para que o agente extintor seja expelido. O pressurizado como o da figura acima. O de gua-gs possui uma pequena ampola contendo gs carbnico ou nitrognio. 1.2 ESPUMA

Composio: gua, lquido gerador de espuma e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 9 ou 10 litros Alcance: 5 metros Autonomia: 60 segundos Ao primria: Abafamento Ao secundria: Resfriamento

Modo de usar: Aproxime-se com segurana do lquido em chamas, rompa o lacre, retire o pino de segurana, aperte o gatilho e dirija o jato para um anteparo, de modo que a espuma gerada cubra o lquido como uma manta. A pressurizar: Retire o lacre, abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo. Alguns modelos possuem um gatilho na ponta do mangote ou na ala de suporte do extintor, que deve ser pressionado para que o agente extintor seja expelido. O "a pressurizar" como o da figura acima. O pressurizado igual o da primeira figura "gua pressurizada". 1.3 P QUMICO SECO (PQS) BC

Composio: Bicarbonato de Sdio ou Potssio e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 1, 2, 4, 6, 8 e 12 Kg Alcance: 5 metros Autonomia: 15 a 25 segundos Ao primria: Abafamento

Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre, retire o pino de segurana e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo.A pressurizar: Abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo. Alguns modelos possuem um gatilho na ponta do mangote ou na ala de suporte do extintor, que deve ser pressionado para que o agente extintor seja expelido. O "a pressurizar" como o da figura acima. O pressurizado igual o da primeira figura "gua pressurizada". 1.4 P QUMICO SECO ESPECIAL (PQS) ABC

Composio: Monofosmato de Amnia e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 1, 2, 4, 6, 8 e 12 Kg Alcance: 5 metros Autonomia: 15 a 25 segundos Ao primria: Abafamento (classe A) e reao qumica (classe B e C) Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre, retire o pino de segurana e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo.A pressurizar: Retire o lacre, abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo. Alguns modelos possuem um gatilho na ponta do mangote ou na ala de suporte do extintor, que deve ser pressionado para que o agente extintor seja expelido. 1.5 GS CARBNICO (CO2)

Composio: Gs Carbnico. No possui agente propulsor Capacidade: 2, 4 e 6 Kg Alcance: 2,5 metros Autonomia: 15 a 25 segundos Ao primria: Abafamento Ao secundria: Resfriamento Modo de usar: Rompa o lacre, retire o pino de segurana e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo, formando uma nuvem em cima das chamas. No toque no difusor, poder gelar e "colar" na pele causando leses.

1.6 AGENTES HALOGENADOS

So compostos qumicos formados por elementos halogenados (Flor, Cloro, Bromo e Iodo). Destroem a CAMADA DE OZNIO. Foram banidos em 1994 pelo Protocolo de Montreal. Atualmente existem extintores de incndio que no possuem elementos nocivos camada de oznio, porem possuem as mesmas propriedades extintora. 1.7 EXTINTORES ESPECIAIS PARA A CLASSE D

Composio: Agente a base de sal de Cloreto de Sdio Capacidade: 9 Kg Alcance: 5 metros Autonomia: 20 segundos Ao primria: Abafamento Ao secundria: Resfriamento

Modo de usar: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. 2 EXTINTORES SOBRE RODAS

2.1 GUA

Composio: gua comum e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 75 a 150 litros Alcance: 13 metros Autonomia: 180 segundos (75 l) Ao primria: Resfriamento Ao secundria: Abafamento 2.2 ESPUMA

Composio: gua, lquido gerador de espuma e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 75 a 150 litros Alcance: 7,5 metros Autonomia: 180 segundos (75 l) Ao primria: Abafamento Ao secundria: Resfriamento 2.3 P QUMICO SECO (PQS) ABC/BC

Composio: ABC - Monofosmato de Amnia e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). BC - Bicarbonato de Sdio ou Potssio e agente propulsor (nitrognio ou gs carbnico). Capacidade: 20 a 100 Kg Alcance: 10 metros Autonomia: 120 segundos (20 Kg) Ao primria: ABC - Abafamento (classe A) e reao qumica (classe B e C) BC Abafamento

2.4 GS CARBNICO (CO2)

Composio: Gs Carbnico. No possui agente propulsor Capacidade: 25 a 50 Kg Alcance: 3 metros Autonomia: 60 segundos (30 Kg) Ao primria: Abafamento Ao secundria: Resfriamento

OBSERVAO: O modo de usar dos extintores sobre-rodas o mesmo que dos extintores portteis a pressurizar. Preferencialmente devem ser manusedos por duas pessoas.

3 QUADRO DEMONSTRATIVO DA COMPATIBILIDADE DO AGENTE EXTINTOR E A CLASSE DE INCNDIO:

http://braatzprevencao.blogspot.com.br/2011/11/extintores-de-incendio.html

1. TEORIA DO FOGO
Para prevenir e combater incndios de modo eficiente necessrio entender o funcionamento do incndio. As bases tericas sobre como ocorrem e como se comportam o fogo e o incndio so indispensveis para podermos entender e dominar as tcnicas de combate e preveno. Inicialmente convm diferenciar incndio de fogo. Incndio no sinnimo de fogo, ou ento, em cada churrasqueira, teramos um incndio. Ento qual a diferena? O que difere as chamas em uma churrasqueira das chamas em um incndio o controle sobre elas. Na churrasqueira o fogo est controlado, em um incndio no. Assim, podemos definir incndio como fogo fora de controle. E fogo? Como definir fogo? Sabe-se que h muito o homem faz uso do fogo, no entanto, apenas em tempos mais recentes comeamos a entender a dinmica do fogo, que tambm chamado de combusto. Arquimedes j havia escrito sobre o fogo na Grcia antiga, mas apenas no Sc. XVIII, o cientista francs, Antoine Lawrence Lavoisier, descobriu as bases cientficas do fogo.

A principal experincia que lanou os fundamentos da cincia do fogo consistiu em colocar uma certa quantidade de mercrio (Hg - o nico metal que normalmente j lquido) dentro de um recipiente fechado, aquecendo-o. Quando a temperatura chegou a 300C, ao observar o interior do frasco, Lavoisier encontrou um p vermelho que pesava mais que o lquido original. O cientista notou, ainda, que a quantidade de ar que havia no recipiente havia diminudo em 20%, e que o ar restante no recipiente possua o poder de apagar qualquer chama e matar. Lavoisier concluiu que o mercrio, ao se aquecer, absorveu a parte do ar que nos permite respirar (essa mesma parte que faz um combustvel queimar: o oxignio). Os 80% restantes eram nitrognio (gs que no queima), e o p vermelho era o xido de mercrio. Houve o consumo de oxignio (pela alterao nas propriedades do ar) e a formao de nova substncia (o p vermelho). Lavoisier estudava a conservao de massas em uma reao, mas, de seu experimento foi possvel entender que, com o aquecimento, ocorreu uma reao qumica entre mercrio e ar. Mesmo com os estudos modernos, ainda no se conseguiu elaborar uma definio universal, completa e definitiva do que seja fogo, entretanto mesmo sem conseguir definilo, possvel explic-lo. A combusto (ou fogo) uma reao qumica na qual um material combustvel reage com um oxidante, chamado de comburente e que normalmente o oxignio, produzindo energia na forma de calor e, muitas vezes, luz. Essa reao depende de uma energia de ativao para que se inicie e, aps iniciada, prossegue de forma autossustentvel.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

Da breve explicao, v-se que para iniciar a combusto, so necessrios: Combustvel; Comburente; Energia. A unio desses trs elementos forma o TRINGULO DO FOGO, que uma forma didtica de

representarmos os requisitos da combusto, ou seja, o que necessrio para ela iniciar. Representao do tringulo do fogo fcil entender porque so necessrios combustvel e comburente. A energia de ativao requer uma explanao mais detalhada de porque ela necessria. Na prtica fcil entender que os combustveis no reagem automaticamente com o oxignio, via de regra. Vemos madeira, papel, tecido e at lcool em contato com o ar sem que queimem. Mas se aproximarmos uma chama, a reao pode comear rapidamente. O que ocorre que as molculas dos combustveis esto estveis e no reagiro com o oxignio. necessrio for-las a sair de seu estado. Quando aquecemos um corpo, aumentamos a vibrao das molculas e, com isso, muitas conseguem se desprender deixando sua situao estvel e passando a estar vidas por reagirem para estar novamente estveis e ento reagem com o oxignio comeando a queima. Essas molculas que se desprendem de um combustvel que reagem com o oxignio e no as que permanecem no corpo. Essa quebra do combustvel em partes menores chamada de termlise (quebra pela temperatura) ou pirlise (quebra pelo fogo) e, pelo fato dessa quebra ser necessria que a energia de ativao um requisito para que se inicie a combusto, pois essa energia que produz a quebra para que ocorra a reao. Depois que a combusto se inicia, a fonte inicial de energia pode ser retirada. Depois de acendermos uma fogueira, podemos apagar o fsforo que a acendeu. Por qu? Isso ocorre pelo fato de que, uma vez iniciada, surge a reao em cadeia, ou seja, a queima das molculas que se desprendem gera calor suficiente para quebrar o combustvel e desprender mais molculas em quantidade suficiente para continuar a reagir com o oxignio, gerando mais calor e assim por diante. Da dizer-se que a combusto uma reao autossustentvel, pois ela, uma vez iniciada, produz a energia necessria para que continue ocorrendo. Assim, uma vez iniciada a reao, alm dos trs requisitos do tringulo do fogo, a reao em cadeia deve ser acrescida como elemento da combusto. Disso surge a

representao dos elementos da combusto pelo TETRAEDRO DO FOGO.


CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

TETRAEDRO DO FOGO
O Tetraedro foi escolhido ao invs de um quadriltero pelo fato de que no tetraedro, cada um dos lados (faces) est ligado a todos os outros, assim como os elementos da combusto. Embora na maioria dos manuais em que o tetraedro aparea o tringulo do fogo tenha desaparecido, entendemos que ele ainda til. A teoria do tetraedro no suplanta a tringulo. Enquanto que o Tetraedro representa os elementos da combusto, o Tringulo representa seus requisitos. Resumindo: para que a combusto inicie-se (requisitos) so necessrios 3 componentes: calor, comburente e combustvel (tringulo do fogo). Quando ela surge, podemos constatar a presena de 4 componentes (elementos): os trs anteriores acrescidos da reao em cadeia. Interessante tambm diferenciar combusto, ou fogo, de chama. A combusto libera energia na forma de calor, que retroalimenta a reao, e na forma de luz, que pode ser incandescncia do material (brasas) ou na formao da chama, que nada mais do que a ionizao dos gazes em combusto pelo calor produzido, liberando parte da energia na forma de luz. Passemos agora ao estudo de cada um dos elementos da combusto.
CALOR CARBURENTE

O2
COMBUSTVEL REAO EM CADEIA
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

1.1 CALOR
O calor, antigamente conhecido como agente gneo, o componente energtico do tetraedro do fogo e ser o elemento responsvel pelo incio da combusto. Tradicionalmente o calor apresentado como Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. 1

Diz-se ainda dele que pode ser descrito como uma condio da matria em movimento, isto , movimentao ou vibrao das molculas que compem a matria. As molculas esto constantemente em movimento. Quando um corpo aquecido, a velocidade da vibrao das molculas aumenta e o calor (demonstrado pela variao da temperatura) tambm aumenta. Quanto mais se aquece um corpo, mas as molculas vibram. Calor, tecnicamente falando, energia em trnsito. Quando um sistema troca energia trmica com outro sistema, por exemplo, dois objetos em temperaturas diferentes em contato, o calor se manifesta na transferncia dessa energia. De modo simplificado, trataremos o calor como sinnimo da energia trmica. O calor (energia trmica) , na verdade, energia cintica, haja vista que se trata da energia de movimentao das molculas. Essa energia transferida sempre de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, at existir equilbrio trmico. Unidades de medida: Caloria (Cal), BTU (British Thermal Unit unidade trmica britnica), Joule (J). Por sua vez, temperatura uma grandeza primitiva e, por essa razo, no pode ser definida. Em termos prticos, podemos considerar a Temperatura de um corpo como sendo a medida do grau de agitao de suas molculas. Esse grau de agitao medido nas Escalas: Celsius ( oC), Kelvin (K), Fahrenheit ( oF) e Rankine (R) Calor o elemento que causa a vaporizao do combustvel lquido e a termlise do combustvel slido, sendo responsvel por manter a temperatura da reao, que, durante a combusto, continuar havendo a liberao de mais calor. Como dito anteriormente, na maior parte dos combustveis h uma mudana de estado para o gasoso antes de inflamar-se. Nos combustveis gasosos, isso no ocorre, pois j esto em condies de alcanarem a ignio. Ao receber calor, o combustvel se aquece, ou seja, suas molculas vibram mais. Com isso elas se desprendem mais facilmente e reagem mais facilmente com o Oxignio. Por isso, de extrema importncia o controle da temperatura em ambientes de incndio. O calor gerado pela transformao de outras formas de energia, quais sejam:

energia qumica (a quantidade de calor gerado pelo processo de combusto); energia eltrica (o calor gerado pela passagem de eletricidade atravs de um condutor, como um fio eltrico ou um aparelho eletrodomstico,); energia mecnica (o calor gerado pelo atrito de dois corpos); energia nuclear (o calor gerado pela fisso (quebra) do ncleo de tomo).
1 Assim

encontrado em vrios manuais.

CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

Importante no confundir CALOR com CHAMA. Uma fonte de calor pode ser qualquer elemento que faa com que o combustvel slido ou lquido desprenda gases combustveis e venha a se inflamar. No necessariamente uma chama. Pode ser uma superfcie aquecida, uma fasca (proveniente de atrito), fagulha (pequena sobra de material incandescente), centelha (de arco eltrico) Efeitos Do Calor O calor uma forma de energia que produz efeitos fsicos e qumicos nos corpos e efeitos fisiolgicos nos seres vivos. Em conseqncia do aumento de intensidade do calor, os corpos apresentaro sucessivas modificaes, inicialmente fsicas e depois qumicas. Por exemplo, ao aquecermos um pedao de ferro, este, inicialmente, aumenta sua temperatura e, a seguir, o seu volume. Mantido o processo de aquecimento, o ferro muda de cor, perde a forma, at atingir o seu ponto de fuso, quando se transforma de slido em lquido. Sendo ainda aquecido, gaseifica-se e queima em contato com o oxignio, transformando-se em outra substncia. Elevao da temperatura Este fenmeno se desenvolve com maior rapidez nos corpos considerados bons condutores de calor, como os metais; e, mais vagarosamente, nos corpos tidos como maus condutores de calor, como por exemplo, o amianto. Por ser mau condutor de calor, o amianto era utilizado na confeco de materiais de combate a incndio, como roupas, capas e luvas de proteo ao calor (o amianto vem sendo substitudo por outros materiais, por apresentar caractersticas cancergenas). O conhecimento sobre a condutibilidade de calor dos diversos materiais de grande valia

na preveno de incndio. Aprendemos que materiais combustveis nunca devem permanecer em contato com corpos bons condutores, sujeitos a uma fonte de aquecimento. Aumento de volume Todos os corpos slidos, lquidos ou gasosos se dilatam e se contraem conforme o aumento ou diminuio da temperatura. A atuao do calor no se faz de maneira igual sobre todos os materiais. Alguns problemas podem decorrer dessa diferena. Imaginemos, por exemplo, uma viga de concreto de 10m exposta a uma variao de temperatura de 700 C. A essa variao, o ferro, dentro da viga, aumentar seu comprimento cerca de 84mm, e o concreto, 42mm. Com isso, o ferro tende a deslocar-se no concreto, que perde a capacidade de sustentao, enquanto que a viga empurra toda a estrutura que sustenta em, pelo menos, 42 mm, provocando danos estruturais. Os materiais no resistem a variaes bruscas de temperatura. Por exemplo, ao jogarmos gua em um corpo superaquecido, este se contrai de forma rpida e desigual, o que lhe causa rompimentos e danos. Pode ocorrer um enfraquecimento deste corpo, chegando
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

at a um colapso, isto , h o surgimento de grandes rupturas internas que fazem com que o material no mais se sustente. Mudanas bruscas de temperatura, como as relatadas acima, so causas comuns de desabamentos de estruturas. A dilatao dos lquidos tambm pode produzir situaes perigosas, provocando transbordamento de vasilhas, rupturas de vasos contendo produtos perigosos, etc. A dilatao dos gases provocada por aquecimento acarreta risco de exploses fsicas, pois, ao serem aquecidos at 273 C, os gases duplicam de volume; a 546 C o seu volume triplicado, e assim sucessivamente. Sob a ao de calor, os gases liquefeitos comprimidos aumentam a presso no interior dos vasos que os contm, pois no tm para onde se expandir. Se o aumento de temperatura no cessar, ou se no houver dispositivos de segurana que permitam escape dos gases, pode ocorrer uma exploso, provocada pela ruptura das paredes do

vaso e pela violenta expanso dos gases. Os vapores de lquidos (inflamveis ou no) se comportam como os gases. Mudana no estado fsico Com o aumento do calor, os corpos tendem a mudar seu estado fsico: alguns slidos transformam-se em lquidos (liquefao), lquidos se transformam em gases (gaseificao) e h slidos que se transformam diretamente em gases (sublimao). Isso se deve ao fato de que o calor faz com que haja maior espao entre as molculas e estas, separando-se, mudam o estado fsico da matria. No gelo, as molculas vibram pouco e esto bem juntas; com o calor, elas adquirem velocidade e maior espaamento, transformando um slido (gelo) em um lquido (gua). Mudana no estado qumico Mudana qumica aquela em que ocorre a transformao de uma substncia em outra. A madeira, quando aquecida, no libera molculas de madeira em forma de gases, e sim outros gases, diferentes, em sua composio, das molculas originais de madeira. Essas molculas so menores e mais simples, por isso tm grande capacidade de combinar com outras molculas, as de oxignio, por exemplo. Podem produzir tambm gases venenosos ou exploses. Um exemplo bem simples a desnaturao de protenas que ocorre quando se prepara uma carne. A carne assada ou frita bem diferente da carne crua em termos de textura,
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

odor e sabor. Quimicamente ela diferente da carne crua e as alteraes qumicas que causaram a diferena foram provocadas pelo calor. Efeitos fisiolgicos O calor a causa direta da queima e de outras formas de danos pessoais. Danos causados pelo calor incluem desidratao, intermao, fadiga e problemas para o aparelho respiratrio, alm de queimaduras (1, 2 e 3 graus), que nos casos mais graves podem levar at a morte. O esforo fsico em ambiente de elevada temperatura provoca um desgaste muito grande. O ritmo cardio-respiratrio rapidamente se eleva muito. Ocorre tambm grande perda de lquidos pela transpirao o que gera desidratao e auxilia a causar exausto.

Por vezes o mecanismo corporal de regulao trmica, na tentativa de manter normal a temperatura do organismo, no suporta a sobrecarga e falha. Ento, ocorre algo similar insolao (falha do mecanismo de regulao trmica provocada pela longa exposio ao sol). Ocorre a intermao, que a falha do mecanismo de regulao trmica provocada pela sobrecara do mecanismo de regulao trmica decorrente de longa exposio a altas temperaturas. Com a falha do sistema de arrefecimento corporal, a temperatura do corpo pode subir perigosamente e acarretar na morte da pessoa. As queimaduras de vias areas superiores tambm so letais. Respirar fumaa e gases superaquecidos pode queimar a mucosa das vias areas superiores causando inchao e obstruo, o que causa a morte por asfixia. Transmisso do Calor O calor de objetos com maior temperatura transferido para aqueles com temperatura mais baixa, levando ao equilbrio trmico e causando o surgimento do fogo nos materiais que necessitem de uma quantidade menor de calor, do que aquela que est sendo transferida. A transferncia de calor de um corpo para outro ou entre reas diferentes de um mesmo corpo ser influenciada: Pelo tipo de material combustvel que est sendo aquecido; Pela capacidade do material combustvel de reter calor; e Pela distncia da fonte de calor at o material combustvel. O calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: conduo, conveco e irradiao. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, A energia transferida de objetos com mais energia para aqueles com menos energia. O mais frio de dois objetos absorver calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro, o que no significa uma mdia aritmtica de temperaturas, pois a quantidade de energia considera, alm da temperatura, fatores como capacidade trmica e massa de cada corpo.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

CONDUO Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido, de molcula a molcula.

Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor. Essas molculas vizinhas, por sua vez, passaro adiante a energia calorfica, de modo que o calor ser conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. Na conduo, o calor passa de molcula a molcula, mas nenhuma molcula transportada com o calor. V-se que, para a propagao de calor por conduo, so necessrios: matria e contato. a transmisso de calor que ocorre atravs de molcula para molcula, atravs do movimento vibratrio das molculas, transmitindo energia para todo o corpo. Quando dois ou mais corpos estiverem em contato, o calor transmitido atravs deles como se fosse um s corpo.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

10

CONVECO A conveco a transmisso de calor pelo deslocamento de fludos (gases ou lquidos). O aquecimento de parte de um fludo altera sua densidade que fica menor, pois aumenta o espao entre as molculas. Quando a densidade alterada, a parte menos densa (mais leve) sobe e se afasta da fonte de calor. Isso gera uma baixa presso prximo fonte de calor, assim, mais fludo vai em direo fonte de calor para o espao no ficar vazio e absorve mais calor tambm se deslocando. Quando o fludo se desloca, ele leva com ele o calor propagando-o. Quando a gua aquecida num recipiente de vidro, pode-se observar um movimento, dentro do prprio lquido, de baixo para cima. medida que a gua aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos nveis mais baixos. Em incndios em edifcios, essa a principal forma de propagao de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho atravs de escadas, poos de

elevadores, etc. As massas de ar que se deslocam do local do fogo levam calor suficiente para aumentar a temperatura em outros locais, podendo incendiar corpos combustveis, com os quais entrem em contato. IRRADIAO a transmisso de calor por meio de ondas eletromagnticas e raios que se propagam atravs do espao vazio, no necessitando de continuidade molecular entre a fonte e o corpo que recebe o calor. As ondas de calor propagam-se em todas as direes, e a intensidade com que os corpos
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

11

so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor. Isso deve ao fato de que as molculas do ar absorvem parte do calor irradiado fazendo com que a propagao perca fora com a distncia. Um corpo mais aquecido emite ondas de energia calorfica para outro mais frio at que ambos tenham a mesma temperatura. O bombeiro deve estar atento aos materiais ao redor de uma fonte que irradie calor para proteg-los, a fim de que no ocorram novos incndios. Abaixo, uma figura ilustrativa das diferentes formas de propagao de calor.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

12

1.2 COMBUSTVEL
toda a substncia capaz de queimar e alimentar a combusto, ou seja, capaz de reagir com o oxignio. o elemento que serve de campo de propagao para o fogo. Os materiais combustveis maus condutores de calor, madeira e papel, por exemplo, queimam com mais facilidade que os materiais bons condutores de calor como os metais. Esse fato se deve acumulao de calor em uma pequena zona, no caso dos materiais maus condutores, fazendo com que a temperatura local se eleve mais facilmente, j nos bons condutores, o calor distribudo por todo material, fazendo com que a temperatura se eleve mais lentamente. Quanto ao seu estado fsico, os combustveis classificam-se em: Slido (exemplo: madeira, papel, tecido, carvo, plvora, etc.).

Lquido (exemplo: gasolina, lcool, querosene, leos, tintas, etc.). Gasoso (exemplo: metano, etileno, gs liquefeito de petrleo, etc.). A grande maioria dos combustveis precisa passar pelo estado gasoso para, ento, combinar com o oxignio, uma vez que no so as molculas presas no corpo do material que reagiro com o oxignio, mas sim as que estiverem livres. A inflamabilidade um combustvel depende da facilidade com que libera molculas (vapores), da afinidade dessas molculas para combinarem com oxignio sob a ao do calor e da sua fragmentao (rea de contato com o oxignio). Como os combustveis so o campo de propagao das chamas, a forma como esto dispostos tambm afeta o desenvolvimento e a velocidade com que um incndio se propaga. Outro ponto sobre os combustveis a diferena entre combustvel e inflamvel. Apesar de todo material inflamvel ser combustvel, nem todo combustvel inflamvel. Ser combustvel significa ser capaz de reagir com o oxignio diante de uma quantidade de energia, o que faz com que a maioria dos materiais seja considerada combustvel. Ser inflamvel significa ser capaz, temperatura ambiente (20 o C) liberar vapores em quantidade capaz de sustentar uma combusto, ou seja, so inflamveis os materiais que, temperatura ambiente, esto acima do ponto de combusto (conceito que ser tratado mais adiante). De modo simples, nesse ponto de nosso estudo, podemos dizer que inflamveis so os materiais que pegam fogo facilmente e combustveis so os que conseguem queimar. Em alguns manuais, combustveis so considerados os materiais que queimam abaixo de determinada temperatura (normalmente consideram 1000oC). Isso deixa muitos materiais de fora da lista de combustveis. Esse posicionamento no nos parece o mais paropriada quando estudamos incndios estruturais, haja vista que um incndio urbano comum em um cmodo ordinrio, facilmente atinge mais de 1000oC. Combustveis Slidos Os combustveis slidos, ao contrrio do que pode parecer, via de regra no queimam diretamente no estado slido. Para que possa ocorrer a combusto necessrio que

CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

13

molculas se desprendam e fiquem disponveis para reagir com o oxignio. A energia de ativao, o calor, que quebra o combustvel liberando molculas que se desprendem sob a forma de vapor. Esse processo de queima chamado de pirlise ou termlise. Os slidos so constitudos de molculas grandes e complexas. O calor quebra essas molculas grandes em radicais menores que se libertam. Esses radicais menores libertos so os vapores combustveis que reagem com o oxignio. A maioria dos combustveis slidos transformam-se em vapores e, ento, reagem com o oxignio. Outros slidos (ferro, cobre, bronze) primeiro transformam-se em lquidos, e posteriormente em gases, para ento se queimarem. Em uma anlise considerando o nvel molecular mais fcil entender isso. Quando se percebe que, via de regra, para reagir com o oxignio as molculas do combustvel precisam desprender-se, v-se que o que queima, na verdade, so os vapores combustveis. H, como exceo, os combustveis que queimam diretamente no estado slido e merecem ateno especial como veremos mais frente. Como exemplo destes, podemos citar o enxofre e os metais alcalinos (potssio, magnsio, clcio, etc...). Essa caracterstica dos slidos de liberarem vapores e estes queimarem faz com que neles a combusto envolva uma fase gasosa que forma o que conhecemos como chama. Quanto maior a superfcie exposta, mais rpido ser o aquecimento do material, maior ser a rea para liberao de vapores e maior ser a rea de contato com o oxignio, conseqentemente, mais rpido ser o processo de combusto. Como exemplo: um tronco exigir muito calor para queimar e queimar por horas, mas, se transformado em tbuas, queimar com maior facilidade. Caso as tbuas sejam trituradas em cavacos, menor ser a energia necessria para a

queima e mais rapidamente ela ocorrer. Caso os cavacos sejam triturados at formarem p de serra diminui ainda amais a quantidade de energia necessria para a queima e aumenta a velocidade da combusto. Se o p estiver espalhado em suspenso no ar, uma fagulha pode faz-lo queimar
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

14

instantaneamente, como uma exploso. Assim sendo, quanto maior a fragmentao do material, quanto maior for a relao superfcie/massa, maior ser a velocidade da combusto. Ps de material orgnico e de alguns metais esto sujeitos combusto instantnea ou exploso, quando em suspenso no ar, portanto seu mecanismo no a pirlise. Os ps em suspenso no ar comportam-se praticamente como os gases no que diz respeito combusto. Isso se deve grande relao superfcie massa. (ver figura ao lado) Outra caracterstica dos slidos combustveis que sua estrutura molecular permite a queima no interior do corpo, assim os slidos queimam em superfcie e em profundidade. Alm disso, os slidos podem apresentar um estado de queima no qual no h chamas, mas apenas incandescncia do combustvel em queima (brasas). Observa-se ainda que os slidos, ao queimarem, deixam resduos. Nem toda a matria de um corpo slido est apta a queimar ou consegue queimar. A queima de slidos tambm marcada pelas cinzas que ficam como resduo da queima. Como os slidos tem forma definida, o fogo em um corpo se propagar de acordo com sua forma, preferindo o rumo ascendente, pois as massas de vapores combustveis sobe devido conveco. Isso interfere na velocidade da propagao das chamas. Por exemplo, uma placa de compensado deitada queima mais lentamente do que queimaria se estivesse em p. Quando a placa est deitada, os gases aquecidos se afastam da placa e o fogo progride pela ao direta das chamas. Com a placa em p, o combustvel ainda

no queimado est disposto exatamente no caminho dos gases aquecidos, por isso, o restante da madeira aquece mais depressa, libera vapores combustveis mais depressa e queima mais depressa
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

15

Combustveis slidos especiais Algumas substncias slidas apresentam riscos especiais de incndio, quando em contato com a gua, ou ar, ou pela sua constituio qumica. So elas: Metais reativos com a gua - Necessitam de maior ateno, pois alm de queimarem liberando muita energia, reagem com a gua quebrando -a. A quebra da gua libera oxignio, que reage com o material intensificando a combusto, e hidrognio, que altamente combustvel. quando em contato com a gua, uma vez que a quantidade de calor liberado considervel. Exemplos: sdio, p de alumnio, clcio, hidreto de sdio, soda custica, potssio, etc. Materiais reativos com o ar - Necessitam de maior ateno quando em contato com o ar, pois liberam grande quantidade de calor. Exemplo: carvo vegetal, fsforo branco, fsforo vermelho, etc. Halognios - So materiais que apresentam risco de exploso, quando misturados a outros materiais. Exemplo: flor, cloro, bromo, iodo e astatnio. Combustveis Lquidos Nos lquidos, as molculas no ficam to bem presas umas s outras como no slidos. Por isso os lquidos no tem forma definida. Como as ligaes so mais fracas entre as molculas, elas podem se movimentar dentro do corpo lquido sofrendo, inclusive, a ao da gravidade. Por isso os lquidos escorrem o quanto podem para as partes mais baixas dos recipientes que os contm. As molculas dos lquidos possuem a tendncia de se desprenderem e se dispersarem no ar. o que chamamos de evaporao. Ela ocorre lentamente devido presso atmosfrica, ou seja, o peso da coluna de ar sobre a superfcie do lquido que segura as molculas dificultando que escapem no ar. Quando um lquido aquecido, a movimentao das molculas de lquido aumenta, com isso, aumenta a presso de vapor do lquido, que a fora que o lquido faz para vaporizar. Quando a presso de vapor superar a presso atmosfrica, o lquido libera molculas (vaporiza) muito mais

rapidamente. Diferentemente dos slidos, os combustveis lquidos no sofrem decomposio trmica, mas um fenmeno chamado vaporizao. As molculas dos lquidos esto menos unidas que as dos slidos (ligaes intermoleculares mais fracas), por isso, no precisam ser decompostas para liberar vapores passveis de queima. As prprias molculas do lquido desprendem-se e saem na forma de vapores. Os vapores em contato com o oxignio do ar, formam a mistura inflamvel. Essa mistura na presena de uma fonte de calor (energia de ativao) se inflama. Os combustveis lquidos so na sua maioria derivados de petrleo. So os chamados hidrocarbonetos. As substncias olegenas retiradas de plantas e gorduras animais tm mecanismo semelhante aos derivados de petrleo, na ignio.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

16

A taxa de evaporao dos lquidos diretamente proporcional ao seu aquecimento, sendo uma propriedade intrnseca do lquido, que permite determinar os seus pontos de fulgor e combusto. Outra propriedade a ser considerada a solubilidade do lquido, que a sua capacidade de misturar-se gua. Os lquidos derivados do petrleo (hidrocarbonetos) tm pouca solubilidade, enquanto os lquidos como lcool, acetona (solventes polares) tm grande solubilidade, isto , podem ser diludos at um ponto que a mistura no seja mais inflamvel. Nos combustveis lquidos, quando se avalia seus riscos de incndio, normalmente faz-se uma diviso entre lquidos inflamveis e lquidos combustveis: Lquido inflamvel Incendeiam-se com grande rapidez. Na temperatura ambiente (20-30 C) liberam vapores em quantidade suficiente para sustentar a queima. Ex.: gasolina, lcool (etanol) Lquido combustvel Na temperatura ambiente no so capazes de liberar vapores em quantidade suficiente para sustentar uma chama. Precisam ser aquecidos para queimar. Ex.: leo diesel, graxa. Combustveis Gasosos O combustvel assim considerado quando se apresenta em forma de gs ou vapor2 na

temperatura do ambiente. Esse combustvel em contato com o oxignio do ar forma a mistura inflamvel (ou mistura explosiva), que na presena do calor (energia ativante) se inflama. O aumento de temperatura aumenta a movimentao das molculas dos gases, fazendo com que as ligaes entre elas praticamente deixem de existir, facilitando a combinao do gs com o oxignio, permitindo que os gases (gs inflamvel e oxignio) cheguem concentrao ideal para a formao da mistura inflamvel/explosiva. Exemplos de gases combustveis so os derivados de petrleo: metano, propano, GLP (propano + butano), Gs Natural, Outros gases combustveis mais conhecidos que no derivam do petrleo so: hidrognio, o monxido de carbono, amnia, dissulfeto de carbono. Os gases no tm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que esto contidos. Se o peso do gs menor que o do ar, o gs tende a subir e dissipar-se. Mas, se o peso do gs maior que o do ar, o gs permanece prximo ao solo e caminha na direo do vento, obedecendo aos contornos do terreno.
2 Gs

e vapor possuem definies diferentes. Os vapores se liquefazem ao serem comprimidos e os gases no. Apesar disso, pelo comportamento idntico no que tange combusto, gases e vapores sero tratados como se fossem a mesma coisa e, vez por outra, tomaremos um pelo outro durante o texto.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

17

Os gases no precisam ser decompostos ou liberar molculas que reajam com o oxignio. Como as molculas dos gases esto soltas umas das outras, elas j podem combinar com o oxignio, ou seja, os gases no precisa sofrer transformao, precisando de muito pouco calor para queimar. Como os gases combustveis no precisam liberar vapores, pois suas molculas j se encontram no estado adequado para a reao com o oxignio, por esse motivo, os gases ao queimarem, o fazem quase que instantaneamente. Em fraes de segundo toda a massa (nuvem) de gs queima-se de modo que vulgarmente se considera exploso3 a queima de uma nuvem de gs.

Isso no significa que os gases queimam automaticamente. Para que haja a reao com o oxignio eles precisam estar na concentrao adequada com o oxignio. Precisam estar misturados com o ar em propores adequadas. Para cada gs (ou vapor ou slido/lquido em suspenso) h uma faixa de concentrao com o ar na qual pode ocorrer a queima. AR FFFooonnnttteee gggnnneeeaaa Gs Combustvel Mistura Explosiva Combusto Figura : Mecanismo de ignio do combustvel gasoso . MISTURA INFLAMVEL A mxima proporo de gs ou vapor no ar que torna a mistura explosiva denominada limite superior de explosividade LSE, e a mnima proporo denominada limite inferior de explosividade LIE. Existe uma faixa limitada pelo LIE e LSE na qual ocorre a combusto da mistura inflamvel. S ocorre a queima dos gases/vapores caso estejam em mistura com o ar dentro dessa faixa entre os limites inferior e superior. Veja alguns exemplos de gases e vapores de lquidos, com seus respectivos limites de inflamabilidade.
3 Na

verdade, trata-se de uma pseudoexploso.

CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

18

Tabela : Mistura explosiva de alguns gases e lquidos. importante salientar que esse comportamento de queima dentro da faixa de inflamabilidade conhecida como mistura inflamvel no exclusivo dos combustveis gasosos. Em escala menor isso ocorre tambm com os vapores desprendidos por lquidos e slidos. Da a necessidade de aquec-los para queimarem. Slidos ou lquidos que no queimam na temperatura ambiente no o fazem por no conseguirem liberar vapores combustveis suficientes de modo a formar a concentrao adequada. E mais, quando os combustveis lquidos e slidos encontram-se dispersos em suspenso no ar, na forma de gotculas pulverizadas ou p em suspenso, o comportamento idntico ao dos gases/vapores. A nvoa (gotculas de lquido) e a nuvem de p (pequenas partculas slidas) em suspenso, para queimarem precisam tambm estar na concentrao adequada e, ao queimarem, o fazem de modo violento como a queima de uma nuvem de gs (pseudoexploso).

1.3 COMBURENTE
o elemento que possibilita vida s chamas e intensifica a combusto. O mais comum que o oxignio desempenhe esse papel. A atmosfera composta aproximadamente por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases. Em ambientes com a composio normal do ar, a queima desenvolve-se com velocidade
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

19

e de maneira completa. Notam-se chamas. Contudo, a combusto consome o oxignio do ar num processo contnuo. Quando a porcentagem do oxignio do ar do ambiente passa de 21% para a faixa compreendida entre 14% e 8%, a queima torna-se mais lenta, notamse brasas e no mais chamas. Quando o oxignio contido no ar do ambiente atinge concentrao menor que 4%, no h combusto, exceo de materiais que contenham oxignio em sua frmula e este seja liberado na forma de O2 durante a queima (plvora, por exemplo). Como respiramos oxignio, a intensidade da combusto pode servir de indicativo para sabermos a concentrao deste gs no ambiente de incndio. Ar atmosfrico 21 % Normal Respirao do ser humano 16% Mnimo 14% - 21% => chamas Combusto 07% - 14% => brasas Segundo as informaes acima, o fato de no haver chama em um ambiente confinado, mas to somente brasas, no significa que o ambiente esteja seguro ou que o incndio nele esteja controlado. Bastar a entrada de oxignio para que a combusto se restabelea e isso acontece, por vezes, de forma sbita e violenta. Outra razo para monitorar a concentrao de oxignio em um ambiente que, se houver uma saturao de O2 no ambiente, materiais que no se inflamariam podem vir a faz-lo. Como exemplo disso temos o Nomex4 que no se inflama em condies normais, mas que, em atmosferas com concentrao de O2 igual ou superior a 31%, queima facilmente. Cmodos com essas caractersticas podem ser comumente encontrados em ambientes

sinistrados industriais ou hospitalares. H ainda chance de isso poder ocorrer onde se usa solda de oxi-acetileno ou oxi-GLP ou ainda em ambientes residenciais onde moradores fazem uso clnico de oxignio.
4

No tecido criado pela Dupont que resiste s chamas e base para as capas de bombeiro
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

20

1.4 REAO EM CADEIA


A reao em cadeia como elemento da combusto foi descoberta quando se estudava a alta capacidade de extino do PQS em altssimas temperaturas. Anteriormente acreditava-se que o PQS era bom agente extintor pela presena de CO2 em sua frmula (bicarbonato), entretanto, verificou-se que em temperaturas acima de 1000o C o PQS era mais efetivo que o seu peso em CO2. Analisando o fenmeno percebeu-se que o PQS interferia quimicamente na reao de combusto, ento foi necessrio rever a teoria dos elementos da combusto uma vez que era possvel atuar em mais um deles, a teoria precisava ser expandida. Assim a reao em cadeia nasce como elemento da combusto e o tetraedro do fogo concebido. A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. O fenmeno qumico do fogo uma reao que se processa em cadeia. Aps seu incio, a combusto mantida pelo calor produzido durante o processamento da reao. A reao produz calor e exatamente o que ela precisa para ocorrer. A cadeia de reao formada durante o fogo propicia a formao de produtos intermedirios instveis, principalmente radicais livres, prontos para combinarem com outros elementos, dando origem a novos radicais, ou finalmente a corpos estveis. A estes radicais livres cabe a responsabilidade de transferir a energia necessria transformao da energia qumica em calorfica, decompondo as molculas ainda intactas e, desta vez, provocando a propagao do fogo numa verdadeira cadeia de reao.

Para exemplificar este processo, vamos analisar o processo de combusto do Hidrognio no ar:
1 fase: Duas molculas de hidrognio reagem com uma molcula de oxignio, ativadas por uma fonte de energia trmica, produzindo 4 radicais ativos de hidrognio e 2 radicais ativos de oxignio; 2H2 + O2 + Energia Trmica de Ativao _ 4H (Radical) + 2O (Radical) 2 fase: Cada radical de hidrognio se combina com uma molcula de oxignio, produzindo um radical ativo de hidroxila mais um radical ativo de oxignio; H (Radical) + O2 _ OH (Radical) + O (Radical) 3 fase: Cada radical ativo de oxignio reage com uma molcula de hidrognio, produzindo outro radical ativo de oxidrila mais outro radical ativo de hidrognio; O (Radical) + H2 _ OH (Radical) + H (Radical) 4 fase: Cada radical ativo de oxidrila reage com uma molcula de hidrognio, produzindo o produto final estvel gua e mais um radical ativo de hidrognio. OH (Radical) + H2 _ H2O + H (Radical)
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

21

E assim sucessivamente, se forma a cadeia de combusto, produzindo a sua prpria energia de ativao (calor), enquanto houver suprimento de combustvel (hidrognio).

1.5 PONTOS DE TEMPERATURA


Aps as consideraes acerca dos combustveis, calor, reao em cadeia e mistura inflamvel, podemos tratar de um assunto de grande relevncia para se entender a dinmica do fogo e do incndio: os pontos notveis de temperatura. Os combustveis so transformados pelo calor, e a partir desta transformao, que combinam com o oxignio, resultando na combusto. Essa transformao desenvolve-se em temperaturas diferentes, medida que o material vai sendo aquecido. Quando um material aquecido, suas molculas vibram mais. Vibrando mais, mais delas escapam do material (em se tratando de slidos e lquidos). Essas molculas escapando so vapores combustveis e so elas na verdade que queimam, pois so elas que reagem com o oxignio do ar e no as molculas no corpo do material. Em slidos e lquidos, sempre h a liberao de molculas. Isso comprovado pelo cheiro que sentimos dos materiais, que nada mais do que a captao de molculas em suspenso no ar pelo nosso aparelho olfativo. Ocorre que, medida que um material aquecido, pelo aumento de vibrao, mais molculas se desprendem, ou seja, mais vapores so liberados e o efeito dessa liberao

de vapores diferente a partir de trs temperaturas. Chamamos essas temperaturas de Pontos de Temperatura ou Pontos Notveis de Temperatura. Os pontos notveis so temperaturas mnimas nas quais podemos observar determinados efeitos relacionados aos vapores liberados. Com o aquecimento de um material, chega-se a uma temperatura em que o material liberara vapores em quantidade tal que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor, mas a queima no se mantm se a chama externa for retirada. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor", as chamas no se mantm, devido pequena quantidade de vapores liberados. Esses vapores so capazes apenas de alimentar uma combusto j existente. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que h uma liberao de vapores do material tal que, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combusto, e continuam a queimar mesmo retirada a fonte externa. Esse ponto chamado de Ponto de Combusto. Esse o ponto onde se atinge a reao em cadeia, ou seja, o calor da queima dos
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

22

vapores liberados suficiente para causar a liberao de mais vapor em quantidade capaz de sustentar a combusto. Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual os vapores liberados pelo combustvel esto em quantidade tal que, exposto ao ar, entram em combusto sem que haja fonte externa de calor, tanta a energia que apresentam. Esse ponto chamado de Ponto de Ignio ou ponto de autoignio ou ponto de autoinflamao. Assim, cada ponto notvel a temperatura mnima na qual um material libera vapores em quantidade tal que ocorra um dos efeitos citados.

1.6 TIPOS DE COMBUSTO


O fogo geralmente envolve a liberao de luz e calor em quantidades suficientes para ser perceptvel. Mas nem sempre existir luz em uma chama. Um exemplo dessa exceo a

queima do hidrognio, que produz apenas vapor dgua por meio da sua reao qumica com o oxignio. O fogo pode se apresentar fisicamente de duas maneiras diferentes, as quais podem aparecer de forma isolada ou conjunta, sendo como chama ou como brasas. Essas apresentaes fsicas do fogo geralmente so determinadas pelo combustvel. Se for gasoso ou lquido sempre ter a forma de chamas. Se for slido o fogo poder se apresentar em chamas e brasas ou somente em brasa. Os slidos de origem orgnica quando submetidos ao calor, destilam gases que queimam como chamas, restando o carbono que queima como brasa formando o carvo. Alguns slidos como a parafina e as gorduras se liquefazem e se transformam em vapores, queimando unicamente como chamas, outros slidos queimam diretamente apresentando-se incandescentes, como os metais pirofricos. A combusto pode ser classificada, quanto sua velocidade de reao, em viva ou lenta. Quanto formao de produtos da combusto, pode ser classificada como completa ou incompleta. Existe, ainda, a combusto espontnea, que ser abordada em separado, em funo de suas particularidades. Classificao Quanto Liberao de Produtos Combusto Incompleta Todos os produtos instveis (molculas e tomos) provenientes da reao em cadeia caracterizam uma combusto incompleta, que a forma mais comum de combusto. Esses tomos e molculas instveis resultantes da quebra molecular dos combustveis continuaro reagindo com as molculas de oxignio, decompondo-as e formando outras substncias. Durante todo esse processo, haver produo de mais chamas e calor, o que exigir uma interferncia externa para que a reao pare e as chamas sejam extintas. Em incndios estruturais, devido s caractersticas construtivas do ambiente (delimitado por teto e paredes), normalmente, a quantidade de oxignio disponvel para o fogo
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

23

Chama o plasma formado

pelos gases ionizados pela reao com o oxignio que liberam o excesso de energia na forma de luz visvel. limitada e tende a decrescer. Essa condio far com que as chamas sofram uma diminuio e at se apaguem. Entretanto, mesmo com a diminuio destas, a camada gasosa presente na fumaa permanece aquecida e carregada de material capaz de reagir com o oxignio, o que a torna uma massa combustvel, necessitando apenas de ar para fechar o tetraedro do fogo e reiniciar a combusto. Combusto Completa Combusto que produz calor e chamas, ocorrendo em um ambiente rico em oxignio. Em algumas reaes qumicas pode ocorrer uma combusto completa, o que significa dizer que todas as molculas do combustvel reagiram completamente com as molculas de oxignio, tornando seus produtos estveis. Tambm chamada de combusto ideal. importante lembrar que combusto completa no o mesmo que queima total. A queima total a situao na qual todo o material combustvel presente no ambiente j foi atingido pela combusto, enquanto que a combusto completa a combinao perfeita entre o combustvel e o oxignio fazendo com que todo o combustvel reaja. Na verdade, a combusto completa ocorre apenas em situaes especiais ou em laboratrios, no sendo encontrada na prtica de combate a incndio, pois no se atinge um ndice de 100% de queima facilmente e 99% de queima significam combusto incompleta, pois ficou combustvel sem queimar. Exemplos de combusto completa so as chamas do fogo e do maarico. Quando o gs de cozinha est acabando a proporo se altera e sobra combustvel, da o enegrecimento do fundo das panelas que indica que o gs est acabando. Classificao Quanto a sua Velocidade Combusto Viva A combusto viva o fogo caracterizado pela presena de chama. Pela sua influncia na intensidade do incndio e pelo impacto visual e psicolgico que gera, considerada como sendo o tipo mais importante de combusto e, por causa disso, costuma receber quase todas as atenes durante o combate. Vale ressaltar que

s existir uma combusto viva quando houver um gs ou vapor queimando, ainda que proveniente de combustveis slidos ou lquidos.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

24

Combusto Lenta A incandescncia um processo de combusto relativamente lento que ocorre entre o oxignio e um slido combustvel comumente chamado de brasa. As Incandescncias podem ser o incio ou o fim de uma chama, ou seja, de uma combusto viva. Em todos os casos h produo de luz, calor e fumaa. Geralmente, h presena de incandescncia na fase final dos incndios. Ela pode tornar-se uma combusto viva se houver um aumento do fluxo de ar sobre o combustvel, semelhantemente ao efeito que se deseja obter ao acender uma churrasqueira. Por isso, uma ao de ventilao mal realizada por parte dos bombeiros, durante o combate ao incndio ou no rescaldo, poder agravar as condies do sinistro, reignio dos materiais combustveis. Um cigarro sobre uma poltrona ou colcho inicia uma combusto lenta que pode resultar em uma combusto viva e, conseqentemente, em um incndio. A incandescncia geralmente ocorre em: Combustveis slidos porosos, como fumos, carvo, ou, ainda, a espuma ou algodo de colches; Em combinao de combustveis, como a mistura de tecidos com algodo ou polmeros, como o caso de sofs; e Em locais de descarga de combustveis slidos j queimados, como o caso de lixes ou carvoaria. importante no confundir combusto lenta com reao lenta. Em uma reao lenta, ocorrer uma deteriorao gradual e quase imperceptvel do material, como o caso da oxidao, no havendo liberao significativa de calor. Um exemplo clssico de oxidao o ferro em processo de ferrugem. O oxignio da atmosfera combina com as propriedades do ferro e gradualmente, retira as ligaes que mantm os tomos de ferro juntos. Entretanto, no h liberao de calor suficiente para classific-lo como combusto. Combusto Espontnea Em todas as formas de combusto apresentadas at agora, fez-se referncia presena

de uma fonte externa de calor para dar incio a um processo de queima. Entretanto, importante abordar um tipo de combusto, de rara ocorrncia, que foge a essa regra e no necessita de uma fonte externa de calor. o caso da combusto espontnea. A combusto espontnea um processo de combusto que comea, geralmente, com uma lenta oxidao do combustvel exposto ao ar. Pode ocorrer com materiais como o fsforo branco, amontoados de algodo ou em curtumes (tratamentos de peles de animais).
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

25

Nesses dois ltimos, h uma decomposio orgnica do material e a reao qumica relativamente lenta, o que torna difcil sua observao. Pode, em alguns casos, assemelhar-se incandescncia, o que faz com que uma combusto dessa natureza seja percebida apenas quando a situao j grave. A taxa de liberao de energia pela reao qumica compete com a habilidade do combustvel de dissipar calor para o ar ambiente. Isso quer dizer que, se a reao no libera calor suficientemente para o ambiente, sua temperatura ir aumentar e, conseqentemente, a velocidade da reao qumica tambm aumentar. Esse processo tanto pode resultar em uma combusto viva (uma chama), quanto em uma combusto lenta (incandescncia). Todo o processo pode levar horas ou dias e necessita de um conjunto crtico de condies ambientais ou de aquecimento para ser vivel. At a atualidade no h estudos conclusivos sobre como se processa esse tipo de combusto. Alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de ignio); outros entram em combusto temperatura ambiente (20 C), como o fsforo branco. Ocorre tambm na mistura de determinadas substncias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases em quantidade suficiente para iniciar combusto como, por exemplo, a adio de gua e sdio. Exploso Exploso um rpido aumento de volume em um curto espao de tempo que gera uma onda de presso que se

desloca em grande velocidade. A queima de gases, vapores de lquidos inflamveis, e partculas (slidas ou lquidas) em suspenso no ar comportase dessa maneira. importante notar que combusto significa grande aumento de volume em curto espao de tempo e isso no envolve necessariamente queima. Por exemplo, um cilinddro de ar pode explodir devido presso quando ele se rompe e todo o ar dentro dele se expande. No h queima. Trata-se de uma exploso mecnica. A queima de determinados materiais pode, em alguns casos, provocar exploses, So exploses qumicas. So derivadas de uma reao qumica rpida que libera produtos com grande volume rapidamente. Por exemplo, os explosivos, so materiais que queimam instantaneamente liberando um enorme volume de gases. Os gases expandindo-se formam a exploso.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

26

TIPOS DE CHAMA As chamas podem ser de dois tipos, variando conforme o momento em que se d a mistura entre combustvel e comburente. Podem elas ser: 1. Chamas difusas 2. Chamas de pr-mistura As chamas de pr-mistura so aquelas em que o combustvel e o comburente so misturados antes da zona de queima. o caso dos maaricos, equipamentos de oxiacetileno, bicos de bunsen, etc. Nesses casos, a zona de queima no precisa estar envolta em ar, j que a queima ocorre com oxignio fornecido pelo equipamento e no pela atmosfera, da se perceber que os maaricos queimam mesmo embaixo dgua. As chamas de pr-mistura apresentam forte tendncia a manterem seu formato e, quando bem regulada a mistura combustvel-comburente, apresentam uma combusto completa, praticamente sem resto de gases. As chamas difusas, as mais comuns, so as chamas em que os vapores combustveis misturam-se ao comburente, o oxignio do ar, na zona de queima. So as chamas de uma fogueira, uma vela, um fsforo, etc.

Nesse tipo de chama, h diferena na queima ao longo da chama, da a diferena de colorao da chama. O tom amarelado na ponta das chamas deve-se aos tomos de carbono que no conseguiram queimar e que liberam energia excedente na forma de luz amarelada. Nas chamas difusas, a oferta de oxignio melhor na base da chama. Por isso, se a ponta da chama, rica em carbono, for perturbada, o carbono no consegue queimar e, com isso, aparece o surgimento de uma fumaa preta. A colorao preta da fumaa proveniente do carbono que no queimou (fuligem) e o que impregna as paredes e o teto.

1.7 PRODUTOS DA COMBUSTO E SEUS EFEITOS


FUMAA A fumaa um fator de grande influncia na dinmica do incndio, de acordo com as suas caractersticas e seu potencial de dano. Antigamente, qualificava-se a fumaa basicamente como um produto da combusto, que dificultava muito os trabalhos dos bombeiros por ser opaca, atrapalhando a visibilidade, e por ser txica, o que a tornava perigosa quando inalada. A preocupao era, ento, estabelecer meios de orientao por cabo guia e usar equipamento de proteo respiratria para conseguir desenvolver as aes de salvamento e combate a incndio com segurana. Com estudos mais recentes, foram valorizadas outras trs caractersticas da fumaa.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

27

Verifica-se que ela quente, mvel e inflamvel, alm das duas j conhecidas: opaca e txica. Quente A combusto libera calor, transmitindo-o a outras reas que ainda no foram atingidas. Como j tratado na conveco, a fumaa ser a grande responsvel por propagar o calor ao atingir pavimentos superiores quando se desloca (por meio de dutos, fossos e escadas) levando calor a outros locais distantes do foco. A fumaa acumulada tambm propaga calor por radiao.

Opaca Os seus produtos, principalmente a fuligem, permanecem suspensos na massa gasosa, dificultando a visibilidade tanto para bombeiros, quanto para as vtimas, o que exige tcnicas de entrada segura (como orientao e cabo guia) em ambientes que estejam inundados por fumaa. Mvel um fluido que est sofrendo uma conveco constante, movimentando-se em qualquer espao possvel e podendo, como j dito, atingir diferentes ambientes por meio de fossos, dutos, aberturas ou qualquer outro espao que possa ocupar. Da o cuidado que os bombeiros devem ter com elevadores, sistemas de ventilao e escadas. Essa caracterstica da fumaa tambm explica porque ocorrem incndios que atingem pavimentos no consecutivos em um incndio estrutural. Inflamvel Por possuir em seu interior combustveis (provenientes da degradao do combustvel slido do foco e pela decomposio de materiais pelo calor) capazes de reagir com o oxignio, a fumaa combustvel e, como tal, pode queimar e at explodir. No dar a devida ateno fumaa ou procurar combater apenas a fase slida do foco ignorando essa caracterstica um erro ainda muito comum. A fumaa combustvel e queima! Txica Os seus produtos so asfixiantes e irritantes, prejudicando a respirao dos bombeiros e das vtimas. Os Bombeiros do Distrito Federal criaram um mtodo mnemnico, chamado QOMIT, a fim de facilitar a fixao das caractersticas da fumaa. Em ambiente fechado, como um compartimento, a fumaa tende a subir e atingir o teto e espalhar-se horizontalmente at ser limitada pelas paredes, acumulando-se nessa rea. A partir da, a fumaa comear a descer para o piso.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

28

Em todo esse processo, qualquer rota de sada pode fazer com que se movimente atravs desta, podendo ser tanto por uma janela, quanto por um duto de ar condicionado,

uma escada, ou mesmo um fosso de elevador. Se no houver uma rota de escape eficiente, o incndio far com que a fumaa desa para o piso, tomando todo o espao e comprimindo o ar no interior do ambiente. GASES TXICOS PRESENTES NOS INCNDIOS A inalao de gases txicos pode ocasionar vrios efeitos danosos ao organismo humano. Alguns dos gases causam danos diretos aos tecidos dos pulmes e s suas funes. Outros gases no provocam efeitos danosos diretamente nos pulmes, mas entram na corrente sangunea e chegam a outras partes do corpo, diminuindo a capacidade das hemcias de transportar oxignio. Os gases nocivos liberados pelo incndio variam conforme quatro fatores: Natureza do combustvel; Calor produzido; Temperatura dos gases liberados; e Concentrao de oxignio. Os principais gases produzidos so o monxido de carbono (CO), dixido de nitrognio (NO2), dixido de carbono (CO2), acrolena, dixido de enxofre (SO2), cido ciandrico (HCN), cido clordrico (HCl), metano (CH4) e amnia (NH3) e sero abordados a seguir. No apenas a toxicidade de um gs pode ser prejudicial, mas a inalao de ar e fumaa aquecidos pode provocar queimaduras nas vias areas superiores, o que se constitui em um ferimento letal. Monxido de Carbono (CO) O monxido de carbono (CO) o produto da combusto que causa mais mortes em incndios. um gs incolor e inodoro presente em todo incndio, mas principalmente naqueles pouco ventilados. Em geral, quanto mais incompleta a combusto, mais monxido de carbono est sendo produzido. O perigo do monxido de carbono reside na sua forte combinao com a hemoglobina, cuja funo levar oxignio s clulas do corpo. O ferro da hemoglobina do sangue se junta com o oxignio numa combinao qumica fraca, chamada de oxihemoglobina. A principal caracterstica do monxido de carbono de combinar-se com o ferro da hemoglobina to rapidamente que o oxignio disponvel no consegue ser transportado. Essa combinao molecular denominada carboxihemoglobina (COHb). A afinidade do

monxido de carbono com a hemoglobina aproximadamente na ordem de 200 a 300 vezes maior que a do oxignio com ela. Se muitas hemcias forem comprometidas pelo CO, o organismo no tem como transportar oxignio pelo sangue e respirar torna-se intil j que o O2 entra no pulmo, mas no absorvido.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

29

A concentrao de monxido de carbono no ar acima de 0,05% (500 partes por milho) pode ser perigosa. Quando a porcentagem passa de 1% (10.000 partes por milho) pode acontecer perda de conscincia, sem que ocorram sintomas anteriores perceptveis, podendo provocar convulses e a morte. Mesmo em baixas concentraes, o bombeiro no deve utilizar sinais e sintomas como indicadores de segurana. Dor de cabea, tontura, nusea, vmito e pele avermelhada podem ocorrer em concentraes variadas, de acordo com fatores individuais. Dixido de Carbono (CO2) um gs incolor e inodoro. No to txico como o CO, mas tambm muito produzido em incndios e a sua inalao, associada ao esforo fsico, provoca um aumento da freqncia e da intensidade da respirao. Concentraes de at 2% do gs aumentam em 50% o ritmo respiratrio do indivduo. Se a concentrao do gs na corrente sangunea chegar a 10%, pode provocar a morte. O gs carbnico tambm forma com a hemoglobina a carboxihemoglobina, contudo, com uma combinao mais fraca que a produzida pelo monxido de carbono. Efeitos danosos ao organismo decorrem da concentrao de carboxihemoglobina no sangue. A alta concentrao de carboxihemoglobina produz privao de oxignio, a qual afeta, principalmente, o corao e o crebro. Contudo, seu principal efeito a asfixia mecnica, uma vez que, ao ser produzido e liberado, ocupar o lugar do ar no ambiente reduzindo a concentrao de O2. Os efeitos danosos ao organismo, predominantemente, decorrem mais da ausncia de oxignio que da presena em si do CO2.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

30

cido Ciandrico (HCN) O HCN produzido a partir da queima de combustveis que contenham nitrognio, como os materiais sintticos (l, seda, nylon, poliuretanos, plsticos e resinas). aproximadamente vinte vezes mais txico que o monxido de carbono. Assim como o CO, tambm age sobre o ferro da hemoglobina do sangue, alm de impedir a produo de enzimas que atuam no processo da respirao, sendo, portanto, definido como o produto mais txico presente na fumaa. Da mesma forma que o CO, pode produzir intoxicaes graves, caracterizadas por distrbios neurolgicos e depresso respiratria, at intoxicaes fulminantes, que provocam inconscincia, convulses e bitos em poucos segundos de exposio. cido Clordrico Forma-se a partir da combusto de materiais que contenham cloro em sua composio, como o PVC. um gs que causa irritaes nos olhos e nas vias areas superiores, podendo produzir distrbios de comportamento, disfunes respiratrias e infeces. Acrolena um irritante pulmonar que se forma a partir da combusto de polietilenos encontrados em tecidos. Pode causar a morte por complicaes pulmonares horas depois da exposio. Amnia um gs irritante e corrosivo, podendo produzir queimaduras graves e necrose na pele. Os sintomas exposio incluem desde nusea e vmitos at danos aos lbios, boca e esfago, sendo encontrado em borracha, seda, nylon, etc. Bombeiros contaminados por amnia devem receber tratamento intensivo, serem transportados com urgncia para um hospital, sem utilizar gua nem oxignio na prestao dos Primeiros Socorros. xidos de Nitrognio Uma grande variedade de xidos, correspondentes aos estados de oxidao do nitrognio, podem ser formados num incndio. As suas formas mais comuns so o monxido de dinitrognio (N2O), xido de nitrognio (NO), dixido de nitrognio (NO2) e tetrxido de dinitrognio (N2O4). O xido de nitrognio no encontrado livre na atmosfera porque muito reativo com o

oxignio, formando o dixido de nitrognio. Esses xidos so produzidos, principalmente, pela queima de nitrato de celulose (filmes e papel fotogrfico) e decomposio dos nitratos orgnicos. So bastante irritantes, podendo em seguida, tornarem-se anestsicos
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

31

e atacam o aparelho respiratrio, onde formam os cidos nitroso e ntrico, quando em contato com a umidade da mucosa.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

32

2. MTODOS DE EXTINO DO FOGO


Diante da teoria j exposta podemos extrair algumas concluses prticas. Sabendo os requisitos da combusto, para prevenir que ela ocorra, basta impedir que os requisitos combinem-se de maneira adequada. Por exemplo, a arrumao adequada dos materiais em um depsito, observando-se distncias de afastamento entre as pilhas no visa mera organizao, mas preveno. Aceiros entre duas propriedades rurais tambm visam prevenir a propagao de um incndio pela interrupo do material combustvel. O correto dimensionamento de instalaes eltricas visa impedir a produo de calor demasiada pelo efeito joule. Uma vez instalada a combusto, conhecendo seus elementos, pode-se extingui-la agindo em um deles. So os mtodos de extino do fogo. Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo (ELEMENTOS DO TETRAEDRO DO FOGO). importante ter os mtodos em mente, pois muito comum que se pense apenas em jogar gua como forma de extinguir o fogo.

2.1 RETIRADA DO MATERIAL


a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Mtodo tambm denominado corte, isolamento ou remoo do combustvel. H outras tcnicas que se encaixam nesse mtodo de atuao, pois h outras formas de atuar no combustvel que no apenas a retirada do que ainda est intacto. Ex.:

fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc. Veja-se o exemplo de um incndio urbano onde uma poltrona est em chamas na sala de uma casa. Se apenas a poltrona est em chamas, retira-la do ambiente e coloc-la ao ar livre, apenas isso, foi a extino do incndio, pois, ao ar livre, o fogo na poltrona est sob controle, no sendo mais caracterizado como incndio.

2.2 RESFRIAMENTO
o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o meio mais usado para resfriamento, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza, alm de outras propriedades que veremos adiante.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

33

A reduo da temperatura do incndio est ligada quantidade e forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio capaz de produzir. intil o emprego de gua onde queimam combustveis com baixo ponto de combusto (menos de 20C), pois a gua resfria at a temperatura ambiente e o material continuar produzindo gases combustveis.

2.3 ABAFAMENTO
Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como exceo esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e a plvora. Conforme j vimos anteriormente, a diminuio do oxignio em contato com o combustvel vai tornando a combusto mais lenta, at a concentrao de oxignio chegar abaixo de 7%, quando no haver mais combusto. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo lcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo

sobre uma vela acesa, so duas experincias prticas que mostram que o fogo se apagar to logo se esgote o oxignio em contato com o combustvel. Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor dgua, espumas, ps, gases especiais etc.

2.4 QUEBRA DA REAO EM CADEIA


Tambm chamada de extino qumica. E consiste no uso de agentes que interferem quimicamente na reao diminuindo a capacidade de reao entre comburente e combustvel. Esses agentes agem interferindo nos radicais livres formados na reao capturando-os antes de se coligarem na prxima etapa da reao. Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia (extin o qumica). Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao s ocorre quando h chamas visveis. Quando se descobriu a possibilidade disso ocorrer (estudando o PQS, como visto no tpico Reao em Cadeia) percebeu-se a existncia de mais um mtodo de atacar a combusto e, consequentemente, foi necessrio inserir mais um entre os elementos na teoria da combusto.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

34

3. AGENTES EXTINTORES
Existem vrios agentes extintores, que atuam de maneira especifica sobre a combusto, extinguindo o incndio atravs de um ou mais mtodos de extino j citados. Os agentes extintores devem ser utilizados de forma criteriosa, observando a sua correta utilizao e o tipo de classe de incndio, tentando-se, sempre que possvel, minimizar os efeitos danosos do prprio agente extintor sobre materiais e equipamentos no atingidos pelo incndio. Dos vrios agentes extintores, os mais utilizados so os que possuem baixo custo e um bom rendimento operacional, os quais passaremos a estudar a seguir:

GUA
A gua atua na combusto principalmente por resfriamento, sendo a sua elevada eficincia de arrefecimento resultante de grande capacidade de absorver calor.

A gua s perde para o Hidrognio e o Hlio em calor especfico e, dentre os lquidos temperatura ambiente, o que apresenta maior calor latente de vaporizao. A gua mais eficaz quando usada sob a forma de chuveiro, dado que as pequenas gotas de gua vaporizam mais facilmente que uma massa de lquido e possuem rea total de contato maior, absorvendo mais rapidamente o calor da combusto. o agente extintor "universal". A sua abundncia e as suas caractersticas de emprego, sob diversas formas, possibilitam a sua aplicao em diversas classes de incndio. Como agente extintor a gua age principalmente por resfriamento e por abafamento, podendo paralelamente a este processo agir por emulsificao e por diluio, segundo a maneira como empregada. Apesar de historicamente, por muitos anos, a gua ter sido aplicada no combate a incndio sob a forma de jato pleno, hoje sabemos que a gua apresenta um resultado melhor quando aplicada de modo pulverizado, pois absorve calor numa velocidade muito maior, diminuindo consideravelmente a temperatura do incndio e, conseqentemente, extingindo-o. Quando se adiciona gua substncias umectantes na proporo de 1% de Gardinol, Maprofix, Duponal, Lissapol ou Arestec, ela aumenta sua eficincia nos combates a incndios da Classe A 5. gua assim tratada damos o nome de "gua molhada". A sua maior eficincia advm do fato do agente umectante reduzir a sua tenso superficial, fazendo com que ela se espalhe mais e adquira maior poder de penetrabilidade, alcanando o interior dos corpos em combusto. extraordinria a eficincia em combate a incndios em fardos de algodo, juta, l, etc., fortemente prensados e outros materiais hidrfobos (materiais que repelem gua Ex.: materiais compostos por fibras prensadas).
5 Usar

LGE 6% na proporo de apenas 1% produz efeito prtico semelhante.

CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

35

O efeito de abafamento obtido em decorrncia da gua, quando transformada de lquido para vapor, ter o seu volume, aumentado cerca de 1700 vezes (esse volume duplica a

450o C). Este grande volume de vapor, desloca, ao se formar, igual volume de ar que envolve o fogo em suas proximidades, portanto reduz o volume de ar (oxignio) necessrio ao sustento da combusto. O efeito de emulsificao obtido por meio de jato chuveiro ou neblinado de alta velocidade. Dependendo do cobustvel, esse efeito s conseguido por meio da adio de produtos agua (aditivos). Pode-se obter, por este mtodo, a extino de incndios em lquidos inflamveis viscosos, pois o efeito de resfriamento que a gua proporcionar na superfcie de tais lquidos, impedir a liberao de seus vapores inflamveis. Normalmente na emulsificao, gotas de lquidos inflamveis ficam envolvidas individualmente por gotas de gua, dando no caso dos leos, aspecto leitoso; com alguns lquidos viscosos a emulsificao apresenta-se na forma de uma espuma que retarda a liberao dos vapores inflamveis. O efeito de diluio obtido quando usamos gua no combate a combustveis nela solveis, tomando o cuidado para no derramar o combustvel do seu reservatrio antes da diluio adequada do mesmo, o que provocaria uma propagao do incndio.

PS QUMICOS
O p qumico o agente extintor mais utilizado em extintores portteis. Os ps qumicos so eficientes e como no se dispersam tanto na atmosfera como um gs, permitem atacar as chamas de modo mais rpido e eficaz. H vrios tipos de ps com composies e caractersticas diferentes. Os ps qumicos so um grupo de agentes extintores de finssimas partculas slidas, e tem como caractersticas no serem abrasivas, no serem txicas, mas que podem provocar asfixia se inalados em excesso. No conduzem corrente eltrica, porm, tem o inconveniente de contaminar o ambiente sujando-o, podendo danificar inclusive equipamentos eletrnicos, assim sendo, deve-se evitar sua utilizao em ambientes que possuam estes equipamentos no seu interior. Ainda apresenta o inconveniente de dificultar a visualizao do ambiente enqunto est em suspenso. Os Ps agem de imediato por abafamento, substituindo o O2 nas imediaes do combustvel, mas tambm principalmente por extino qumica interferindo na reao de

combusto capturando radicais livres. Essa atuao por quebra da reao em cadeia aumenta de eficincia em temperaturas acima de 1000oC. Os ps so classificados conforme a sua correspondncia com as classes de incndio que se destinam a combater. Vejamos: P BC Nesta categoria est o tipo de p mais comum e conhecido o PQS ou P Qumico Seco. Os extintores de PQS para classe B e C utilizam os agentes extintores bicarbonato de sdio, bicarbonato de potssio ou cloreto de potssio, tratados com um estearato a fim de torn-los antihigroscpicos e de fcil descarga.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

36

P ABC composto a base de fosfato de amnio ou fosfatomonoamnico, sendo chamado de polivalente, pois atua nas classes A, B e C. Ao inverso dos outros, o p ABC, apresenta considervel eficincia em fogos de Classe A, pois quando aquecido se transforma em um resduo fundido, aderindo superfcie do combustvel e isolando-o do comburente (abafamento). P D usado especificamente na classe D de incndio, sendo a sua composio variada, pois cada metal pirofrico ter um agente especifico, tendo por base a grafita misturada com cloretos e carbonetos. So tambm denominados de Ps Qumicos Especiais ou PQEs. O p qumico especial normalmente encontrado em instalaes industriais, que utilizam metais pirofricos em seus depsitos, tendo em vista a periculosidade dos diferentes materiais pirofricos (agentes extintores devem ser pesquisados para cada caso).

GASES INERTES
Os gases inertes contm, sobretudo, elementos qumicos como o Argnio, Hlio, Nenio e dixido de carbono. Este tipo de agente extintor no normalmente utilizado em extintores portteis de incndio, mas sim em instalaes fixas, para proteger, por exemplo, salas de computadores e outros riscos semelhantes. A sua eficincia relativamente baixa pelo que geralmente so necessrias grandes quantidades de gs para proteo de espaos relativamente pequenos, que devem ser

estanques para no permitir a disperso do agente extintor para o exterior. Exemplos de agentes extintores constitudos por gases inertes so os produtos conhecidos com os nomes comerciais Inergen e Argonite.

Dixido de Carbono (co2)


O dixido de carbono mais um gs inerte. mais pesado que o ar, atuando sobre a combusto pelo processo de abafamento isto , por substituio do oxignio que alimenta as chamas, e tambm em pequena parte por resfriamento. Como se trata de um gs inerte, tem a grande vantagem de no deixar resduos aps aplicao. O grande inconveniente deste tipo de agente extintor o choque trmico produzido pela sua expanso ao ser libertado para a atmosfera atravs do difusor do extintor (a expanso do gs pode gerar temperaturas da ordem dos 40 C na proximidade do difusor, havendo, portanto, um risco de queimaduras por parte do utilizador). Apesar de no ser txico, o CO2 apresenta ainda outra desvantagem para a segurana das pessoas, sobretudo quando utilizado em extintores de grandes dimenses ou em instalaes fixas para proteo de salas fechadas: existe o risco de asfixia quando a sua concentrao na atmosfera atinge determinados nveis, no pela toxicidade do CO2, mas pela diminuio da concentrao de O2. Por no ser condutor de corrente eltrica geralmente recomenda-se este tipo de agente extintor na proteo de equipamento e quadros eltricos.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

37

Halon
Os halons so hidrocarbonetos halogenados. O halon um agente extintor que teve grande sucesso no combate a incndio dadas as suas propriedades enquanto gs relativamente limpo e eficaz em fogos das classes A, B e C. O halon, contendo elementos qumicos como o bromo, flor, iodo e cloro atuam sobre o processo de combusto inibindo o fenmeno da reao em cadeia. No entanto, apesar da sua comprovada eficincia, este produto encontra-se em com uso proibido por razes de ordem ambiental (afeta a camada de oznio).

Existem hoje em dia gases de extino alternativos, considerados limpos e sem os efeitos adversos do halon sobre a camada de oznio, notadamente os gases inertes e os agentes halogenados, tais como, por exemplo, a Argonite, Inergen, FM200, FE13 etc. No entanto, a utilizao deste tipo de produtos em extintores portteis no se encontra generalizada dado que a maioria deles se destina sobretudo s instalaes de extino fixas em salas fechadas.

ESPUMA
A espuma surgiu da necessidade de encontrar um agente extintor que suprisse as desvantagens encontradas quando da utilizao da gua na extino dos incndios, principalmente naqueles envolvendo lquidos derivados de petrleo. A soluo encontrada foi o emprego de agentes tensoativos na gua, a fim de melhorar sua propriedade extintora. Os agentes tensoativos so aditivos empregados para diminuir a tenso superficial da gua, melhorando a propriedade de espalhamento sobre a superfcie em chamas e a penetrao no material. A espuma um agente extintor polivalente podendo ser usada em extintores portteis, mveis e instalaes fixas de proteo. Existem basicamente dois tipos de espumas: as espumas mecnicas, obtidas por um processo mecnico de mistura de um agente espumfero (LGE lquido gerador de espuma), ar e gua, e as espumas qumicas, obtidas pela reao qumica entre dois produtos que se misturam na altura da sua utilizao. Este ltimo tipo caiu em desuso sobretudo devido sua fraca eficincia e pelos riscos associados ao armazenamento e manuseamento dos produtos qumicos necessrios sua formao. A espuma mecnica adequada para instalaes de proteo fixa de unidades de armazenamento de combustveis, por exemplo, ou outros riscos que envolvem lquidos combustveis e inflamveis. As espumas mecnicas classificam-se basicamente em espumas de baixa, mdia e alta expanso, consoante a respectiva capacidade dos Lquidos Geradores de Espuma de formar volume de espuma aps a aerao da mistura com gua.

A espuma age principalmente por abafamento, pois cria uma camada que isola o combustvel do ar. Age em parte por resfriamento devido gua presente em sua aplicao.
CURSO DE FORMAO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL MDULO PREVENO E COMBATE A INCNDIO CENTRO DE ENSINO E INSTRUO DE BOMBEIROS SEO DE CURSOS DE EXTENSO

38

4. INCNDIO
Como visto, incndio o fogo fora de controle, mas h uma inmera variedade de tipos de incndio e formas de a ele se referir. Se o fogo ocorre em local aberto, com suprimento constante e abundante de oxignio (ao ar livre, por exemplo), o incndio denominado incndio exterior. J se ocorre no interior de uma edificao, ele chamado de incndio interior. Se o incndio ocorre em espaos abertos (ar livre ou edificao de grande porte bem ventilada), os gases produzidos e o ar aquecido acima das chamas deslocamse de maneira ascendente devido conveco. Esse deslocamento produz uma zona de baixa presso junto ao foco que arrasta ar fresco dos arredores. O ar fresco tanto resfria o foco quanto fornece suprimento de oxignio. Isso faz com que incndios exteriores sejam muito diferentes em seu desenvolvimento de incndios interiores. Focaremos os incndios interiores, mormente os incndios em edificao, os quais denominamos tambm incndios estruturais. http://www.cb.es.gov.br/files/meta/9c79332b-f0d2-4891-8f9cb26d981b2258/56b170a6-6d1b-43bd-9f52-c1975beb2971/91.pdf

Preveno e Combate a Incndio - II Extintores

Aps fazer a inspeo visual em todos extintores e ter a certeza que esto desobstruidos, sinalizados ecom a validade em dia o segundo passo fazer um correto reconhecimento dos extintores. Os extintores so classificados de acordo com a classe de fogo que apagam. A NBR-12693 Sistemas de Proteo de extintores de incndio conceitua cada uma dessas classes:

p quimico Fogo classe A: - fogo envolvendo materiais combustveis slidos, tais como madeiras, tecidos, papis, borrachas, plsticos termoestveis e outras fibras orgnicas, que queimam em superfcie e profundidade, deixando resduos; Fogo classe B: - fogo envolvendo lquidos e/ou gases inflamveis ou combustveis, plsticos e graxas que se liquefazem por ao do calor e queimam somente em superfcie; Fogo classe C: - fogo envolvendo equipamentos e instalaes eltricas energizados; Fogo classe D: - fogo em metais combustveis, tais como magnsio, titnio, zircnio, sdio, potssio e ltio. Cada extintor possui impresso no seu cilindro e na sua identificao na parede a classe de fogo a qual

se destina. Procure reconhecer estas classes eos tipos de extintores. A NBR 12693 tambm traz o conceito de extintor: Aparelho de acionamento manual, constitudo de recipiente e acessrios contendo o agente extintor destinado a combater princpios de incndio.

sinalizao classe A Os extintores mais comuns encontrados em predios so os de: agua pressurizada de classe A, os de p quimico seco que tem classe B e C, os de CO2(dioxido de carbono) que term classe B e C e os de p quimico mais modernos que apagam ofogo das classes A-B -C. Devem ser tomados os seguintes cuidados ao utilizar extintores: utilizar o extintor certo para cada tipo de fogo e ter a noo de que o extintor serve para apagar apenas o principio do fogo, aps o fogo j estar estabelecido o ususario deve abandonar o predio e chamar o Corpo de Bombeiros pelo numero 192. Quanto ao pessoal treinado para combater incendios a NBR 12693 traz as seguintes recomendaes:

a) Para os sistemas de proteo de que trata esta Norma, deve ser organizado e mantido um grupo de pessoas treinadas e habilitadas na utilizao dos extintores, para oper-los a qualquer momento. b) Nas edificaes residenciais multifamiliares, devem integrar tal grupo de pessoas os empregados destas edificaes. c) No mnimo uma vez por ano, devem ser levados a efeito treinamentos tericos e prticos para uso dos extintores

d) Recomenda-se que os extintores utilizados para treinamento sejam aqueles que sofrero manuteno, observando-se as normas vigentes, e que apresentem condies de operao. e) A organizao desses grupos mencionados bem como o seu treinamento, de responsabilidade do proprietrio ou possuidor de qualquer ttulo do estabelecimento. Esses dois primeiros capitulos destaserie destinaram se ao conhecimento e a inspeo de extintores, recomendamos que seja realizado um treinamento que envolva pratica para o pessoal escolhido como brigada de incendio da edificao. A NR 23 traz padres ocupacionais de como realizar a proteo contra incendios e este ser o nosso proximo tema a ser abordado por esta srie.

http://segurancanotrabalhors.blogspot.com.br/2010/10/prevencao-e-combate-incendio-ii.html

Вам также может понравиться