Вы находитесь на странице: 1из 16

Revista Jurdica

A CORPORIFICAO DO DIREITO: REGRAS E PRINCPIOS


THE EMBODIMENT OF LAW: RULES AND PRINCIPLES

Rodrigo Fernando Novelli*

Resumo:. A presente pesquisa tem por objetivo verificar dentro de um conceito de direito, o modo como este apresentado a Sociedade. Quais as formas que o direito posto, e se h hierarquia entre as formas de corporificao do direito colocado a disposio. Buscamos uma anlise do conceito de regra e princpio, como bases de aplicao e interpretao do direito brasileiro, qual prevalece, e qual seria o mais importante. Haveria prevalncia da norma sobre o princpio, ou o princpio fundamenta a norma. Palavras-chave: Direito. Regra. Princpio. Abstract: This research aims to verify within a concept of law, the way it is presented to society. What are the ways that the law is laid, and if it exists hierarchy among the forms of embodiment of the law that is available to people. We seek to analyze the concept of rule and principle as the basis for the application and interpretation of Brazilian law, which prevails, and what type would be the most important. There would be prevalence of rules over principles, or the principles underlying the rules. Keywords: Law. Rule. Principle.

Graduao em Direito Instituio Toledo de Ensino de Bauru SP (2005). Ps-graduao: Especializao em Direito Constitucional IDP Instituto de Direito Pblico de Braslia/DF e UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor de disciplinas de Direito Penal e Processo Penal, desde 2007, junto FURB Universidade Regional de Blumenau e outras instituies. Mestrando em Cincias Jurdicas Universidade do Vale do Itaja UNIVALI. E-mail: rnovelli@hotmail.com

Revista Jurdica CCJ

ISSN 1982-4858

v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012

121

1 INTRODUO A vida em Sociedade sempre tumultuada, vrias pessoas, cada uma com o seu ponto de vista, cada uma com a sua razo. Necessrio existir uma forma de regular a vida em sociedade, pois, ao contrrio, viveramos em uma completa anarquia. Necessrio haver normas que disciplinem os conflitos. Com este artigo pretende-se apresentar uma modesta contribuio a esse debate, atravs, em sntese, como que o direito corporificado em nosso sistema jurdico. A definio do tema partiu dos estudos realizados na disciplina Percepo Jurdica ministrada no Curso de Mestrado em Cincia Jurdica da Universidade do Vale do Itaja UNIVALI. O ponto de partida foi a tentativa de traar um breve panorama dos conceitos operacionais doutrinrios da categoria direito, regra e princpio e, sobre se h hierarquia entre regras e princpios, bem como a existncia de um sistema jurdico pautado em somente uma espcie de norma. Tentamos ao mximo chegar ao que podemos chamar de uma ordenamento jurdico vivel e preferencialmente til ao fim buscado pelo direito. Para alcanar o resultado pretendido foram utilizados o mtodo indutivo e a tcnica da pesquisa bibliogrfica. 2 CONCEITUANDO O DIREITO comum no Direito, haver, para cada ponto estudado, ou conceito apresentado, uma teoria, ou, no mnimo, um questionamento contrrio. Neste ponto, o prprio conceito do Direito, no nico. Inicialmente, para buscarmos um conceito do que vem a ser o Direito, necessitamos buscar um conceito operacional para a categoria conceito: conceito compreende o interior, a essncia de um ser ou de uma coisa; enquanto que definio se trata da exteriorizao desse conceito. De acordo com Nader1, a definio se d pela verbalizao, j o conceito pode ou no se servir de palavras para se expressar.
1

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1994, (p. 247)

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 122

Diante deste conceito operacional, trataremos, primordialmente, com as definies que, por sua vez, encerraro diferentes conceitos de direito. No estudo da palavra direito vemos que sua origem est num vocbulo do latim: directum ou rectum, que significa reto ou aquilo que conforme uma rgua. Esta concepo, ainda, se somou noo positivista, vez que em suas diversas acepes, conforme veremos, consolidou-se o pressuposto de uma regra a determinar o que certo e uma autoridade ou chefe a imp-la.2 Para Kant, o direito pode ser assim conceituado: "Direito o conjunto de condies pelas quais o arbtrio de um pode conciliar-se com o arbtrio do outro, segundo uma lei geral de liberdade".3 Diante deste conceito da categoria direito, para a sua existncia, necessitamos de trs requisitos, quais sejam: arbtrio, lei geral e liberdade. Somente existir direito, se a minha vontade, respeitando a vontade dos demais, conduzir, atravs de uma lei geral vlida a todos, a liberdade. Para o nosso estudo no presente artigo, destacamos o pressuposto que Kant conceitua como lei geral, demonstrando a necessidade de uma norma para regular os arbtrios conflitantes, demonstrando o fim colimado. Ehrlich, assim conceitua: "O direito ordenador e o suporte de qualquer associao humana e, em todos os lugares, encontramos comunidades porque organizadas.4 Atravs deste conceito, h um contraponto do conceito de direito elaborado por Kant, pois Ehrlich transfere a existncia do direito prpria existncia da sociedade, no necessariamente, por meio de uma lei (norma geral). Havendo uma sociedade organizada, ali estaria o direito, corporificado ou no, verbi gracia, a religio, os costumes, e a famlia produziriam o direito, o certo e o errado, no necessariamente atravs de uma norma. Em sentido contrrio h o conceito de direito elaborado por Kelsen,5 que define
2 3

COELHO, Luiz Fernando. Teoria crtica do direito. Porto Alegre: Srgio Fabris, 1991, (p. 176). KANT, Emmanuel. Introduccin a la teora del derecho. Madrid: Instituto de Estudios Polticos, 1954, (p. 80). EHRLICH, Eugen. Fundamentos da sociologia do direito. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1986, (p. 24-25). KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6 ed. Coimbra: Armnio Amado Editora, 1984, (p. 57).

A corporificao do direito: regras e princpios


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 123

direito nos seguintes termos: [...] o direito se constitui primordialmente como um sistema de normas coativas, permeado por uma lgica interna de validade que legitima, a partir de uma norma fundamental, todas as outras normas que lhe integram. Kelsen traz novamente ao conceito de direito a necessidade da norma, mas aqui eleva a hierarquia de normas, havendo necessariamente, que uma norma tenha sua validade subordinada a uma norma fundamental. Essas normas que compem o direito segundo Kelsen estariam interligadas, para assim formar um sistema que seria conceituado como direito. Miguel Reale,6 ao esclarecer o que seria considerado direito, atribui a sua existncia, a obrigatoriedade de trs elementos: fato, valor e norma, aspectos inseparveis e distintos entre si: o axiolgico (que envolve o valor de justia), o ftico (que trata da efetividade social e histrica) e o normativo (que compreende o ordenamento, o dever-ser). Se tentarmos, de alguma forma, isolar esses trs elementos apresentados por Reale, teremos conceitos de direito unilaterais, como os acima tratados (o moralismo de Kant, o sociologismo de Ehrlich e o normativismo de Kelsen). Contudo ao elaborar a Teoria Tridimensional do Direito, Miguel Reale apresenta-os como elementos indispensveis existncia do direito, assim conceituando: "direito a realizao ordenada e garantida do bem comum, numa estrutura tridimensional bilateral atributiva".7 Para Reale, somente haveria direito, se uma norma, que tivesse um bem comum como meta (valor), regulasse um fato que pudesse ser atribudo a dois ou mais indivduos, esclarecendo formas de agir e de ser, possibilitando assim, a convivncia em sociedade. Aqui, mais uma vez, como objetivo deste estudo, aparece a norma como requisito para o direito. Sem querer, de qualquer forma esgotar um estudo sobre o conceito da categoria Direito, mas somente com a inteno de podermos formar, ou adotar, um conceito operacional de Direito, acrescentamos mais uma definio, agora de Norberto Bobbio. Norberto Bobbio o
6

REALE, Miguel. Lies preliminares de direito. So Paulo: Bushatsky-Editora da Universidade de So Paulo, 1973. REALE, Miguel. Lies preliminares de direito. So Paulo: Bushatsky-Editora da Universidade de So Paulo, 1973, (p. 88).

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 124

expoente do positivismo jurdico italiano, nascido da orientao filosfica do empirismo lgico e da filosofia analtica, sob a influncia da teoria de Kelsen.8 Frente a essa escola e com um saber peculiar, Bobbio in Pasold, acrescenta ao presente estudo o conceito de direito, como sendo: na sua acepo mais lata, pode ser definido como o conjunto de regras para o ordenamento poltico de um grupo.9 Oliveira Jnior,10 explicando o conceito de direito elaborado por Bobbio, auxilia o presente trabalho: [...] a fonte do pensamento terico-jurdico de Bobbio encontra-se no positivismo jurdico italiano de matriz kelseniana e neoempirista, e que uma forma de pensar o direito, na qual as normas jurdicas so o vrtice do assunto. Os conceitos de Direito at aqui apresentados, com exceo proposital, na sua incluso no presente estudo, de Ehrlich, trazem como requisito de validade e de existncia, uma normatizao, ou seja, o Direito apresentado a todos atravs de uma forma palpvel, imperativa, com objetivo de tutelar a vida em sociedade, obrigatoriamente representado por um sistema que declara o que permitido e recriminando condutas proibidas. Alexy11 deixa claro:
Tanto regras como princpios so normas porque ambos dizem o que deve ser. Ambos podem ser formulados por meio de expresses denticas bsicas do dever, da permisso e da proibio. Princpios so, tanto quanto as regras, razes para juzos concretos de dever-ser, ainda que de espcie muito diferente. A distino entre regras e princpios , portanto, uma distino entre duas espcies de normas.

Do conceito de direito retiramos a necessidade da existncia de uma norma. Norma esta que gnero, da qual deriva suas espcies: regras e princpios.

OLIVEIRA JNIOR, Jos Alcebades de. Bobbio e a filosofia dos juristas. Porto Alegre: Fabris Editora, 1994 (p. 33). BOBBIO, Norberto. O problema da guerra e as vias da paz. Traduo de lvaro Lorencini. So Paulo: Editora UNESP, 2003 in PASOLD, Cesar Luiz. Ensaio sobre a tica de Norberto Bobbio. Florianpolis: Conceito Editorial, 2008 (p. 201). OLIVEIRA JNIOR, Jos Alcebades de. Bobbio e a filosofia dos juristas. Porto Alegre: Fabris Editora, 1994 (p. 77). ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2011, (p. 87).

10

11

A corporificao do direito: regras e princpios


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 125

3 AS REGRAS Segundo verificamos junto ao conceito de direito, analisamos que o mesmo corporificado dentro do sistema jurdico, por duas espcies de normas - regras e princpios. Primeiramente ao conceituarmos regra, e ainda apresentando as suas caractersticas, podemos ver a sua importncia e aplicabilidade junto ao sistema normativo. Regra, segundo vila:12
As regras so normas imediatamente descritivas, primariamente retrospectivas e com pretenso de decidibilidade e abrangncia, para cuja aplicao se exige a avaliao da correspondncia, sempre centrada na finalidade que lhes d suporte ou nos princpio que lhes so axiologicamente sobrejacentes, entre a construo conceitual da descrio normativa e a construo conceitual dos fatos.

Monte,13 comentando os conceitos elaborados por Humberto vila traz pontos que merecem destaque:
Primeiro a dissociao entre as espcies normativas, sobre ser havida como hiptese de trabalho para o processo aplicativo, pode ser laborada em razo do seu significado frontal. Nesse sentido, o significado preliminar dos dispositivos pode experimentar uma dimenso imediatamente comportamental (regra), finalstica (princpio) e/ou metdica (postulado).

Verifica-se, que a norma detm a caracterstica de generalidade e de imperatividade, pois conforme Eros Grau14, diferentemente dos princpios, no possvel a escolha do seu cumprimento. Para as regras devemos fazer exatamente o que determinado. Eros Grau15, esclarece que a regra no comporta exceo. Caso a regra preveja, ou melhor, autorize uma exceo a regra posta, esta dever ser tratada de forma clara e objetiva. Havendo essa dificuldade de maleabilidade da regras, podemos afirmar que a sua interpretao mais restrita do que a outra forma de corporificao do direito, qual seja, os
12

VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. 13 ed. So Paulo: Malheiros, 2012 (p. 85). MONTE, Eriverton Resende. Princpios e regras. Revista Eletrnica Direito e Poltica, Programa de PsGraduao Stricto Sensu em Cincia Jurdica da UNIVALI, Itaja, v.6, n.3, 3 quadrimestre de 2011. Disponvel em: <www.univali.br/direitoepolitica-ISSN1980-7791> Acesso em: 05 ago. 2012, (p. 1309). GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a Interpretao/Aplicao do Direito. 2005, (p. 182). GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a Interpretao/Aplicao do Direito. (p. 173).

13

14 15

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 126

princpios. O intrprete fica, com relao a regra, mais restrito, decidindo basicamente a aceitao da regra, ou a negativao da regra. Importante verificar tambm que as regras no podem ser conflitantes entre si. Como afirmado acima, ou a regra cumprida ou no, e no possvel a coliso, ou mesmo antagonismos entre regras. Segundo vila16, havendo o conflito entre duas regras, estaremos diante de uma exceo. No sendo o caso de uma exceo, imperiosa a declarao de uma das regras como invlida. vila17, relata que a superao de uma regra s pode ocorrer em duas hipteses:
Primeiro da demonstrao de incompatibilidade entre a hiptese da regra e sua finalidade subjacente. preciso apontar a discrepncia entre aquilo que a hiptese da regra estabelece e o que sua finalidade exige. Segundo, da demonstrao do que o afastamento da regra no provocar expressiva insegurana jurdica.

Alexy18 ainda destaca que as regras tem a funo de corporificar os princpios, visto que positivados atravs das regras. Interessante ao estudo ora proposto uma verificao da diferena entre regras e princpios, para assim ficar mais aclarado o que vem a ser uma regra para o ordenamento jurdico. vila19, traz algumas formas de diferenciarmos das regras dos princpios, tendo em vista algumas diferenas:
[...] as regras possuem uma hiptese e uma consequncia que predeterminam a deciso, sendo aplicadas ao modo se, ento; os princpios apenas indicam o fundamento a ser utilizado pelo aplicador para, futuramente, encontrar a regra aplicvel ao caso concreto.

Uma outra diferena entre as regras e os princpios est consubstanciada no sentido de posicionamento frente a norma do intrprete, que elabora a regra, no Poder Legislativo, bem como o intrprete que trabalha com a norma na sua aplicao, em especial o Poder Judicirio.
16 17 18 19

VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 131) VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 128) ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. (p. 141). VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 40)

A corporificao do direito: regras e princpios


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 127

[...] a distino entre princpios e regras deixa de se constituir em uma distino quer com valor emprico, sustentado pelo prprio objeto da interpretao, quer com valor conclusivo, no permitindo antecipar por completo a significao normativa a seu modo de obteno. Em vez disso, ela se transforma numa distino que privilegia o valor heurstico, na medida em que funciona como modelo ou hiptese provisria de trabalho para uma posterior reconstruo de contedos normativos, sem, no entanto, assegurar qualquer procedimento estritamente dedutivo de fundamentao ou de deciso a respeito desses contedos.20

Com relao a diferena do comportamento prescrito das regras e dos princpios leva-se em considerao o modo como os princpios e as regras prescrevem comportamentos ao indivduo e coletividade. vila21 assim esclarece:
Enquanto as regras so normas imediatamente descritivas, na medida em que estabelecem obrigaes, permisses e proibies mediante a descrio da conduta a ser adotada, os princpios so normas imediatamente finalsticas, j que estabelecem um estado de coisas para cuja realizao necessria a adoo de determinados comportamentos.

Verifica-se que as regras acabam por descrever condutas, sejam omissivas ou comissivas, em contrapartida os princpios possuem a caracterstica de serem finalista. A norma principiolgica procura conduzir o indivduo e a coletividade a um determinado estado de coisas que permita a prtica dos comportamentos descritos pelas regras. Tendo em vista que no a proposio do presente artigo o completo esgotamento de um tema, e aqui, em especial a diferena entre as regras e os princpios, vamos analisar somente mais uma diferena, sendo possvel j visualizar meios de identificarmos as espcies de normas. Cabe ao judicirio a soluo dos conflitos postos a sua anlise, uma vez o Poder Judicirio ao analisar um litgio, necessrio embasar a sua deciso em questes fticas e jurdicas. Segundo este critrio, as regras e os princpios colaborariam de maneiras distintas, enquanto embasamento racional para as decises proferidas pelo Poder Judicirio. vila22 assim se pronuncia a respeito do papel das regras e dos princpios em uma
20 21 22

VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 68) VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 71) VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 77)

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 128

deciso judicial:
Os princpios possuem, pois, pretenso de complementaridade, na medida em que, sobre abrangerem apenas parte dos aspectos relevantes para uma tomada de deciso, no tm a pretenso de gerar uma soluo especfica, mas de contribuir, ao lado de outras razes, para a tomada de deciso. [...] As regras possuem, em vez disso, pretenso terminativa, na medida em que, sobre pretenderem abranger todos os aspectos relevantes para a tomada de deciso, tm a pretenso de gerar uma soluo especfica para a questo. O preenchimento das condies de aplicabilidade a prpria razo de aplicao das regras.

Conclui-se que os princpios forneceriam razes preliminares e complementares s decises, servindo de coluna de sustentao que, conjuntamente com outras normas, sustentariam a deciso do magistrado em relao ao caso concreto, ou mesmo em abstrato. Em contrariedade a tal perspectiva, as regras teriam o condo de gerar uma soluo especfica para a demanda judicial e seriam, portanto, fundamentos decisivos e abarcantes. Monte23 ao escrever sobre regras e princpios, apresenta um exemplo prtico para que possamos distinguir as regras dos princpios, que para fins de complementao deste estudo com relao s diferenas destas duas espcies de normas.
Norma I: Toda pessoa tem direito a que se respeite sua integridade fsica, psquica e moral. Norma II: Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, s seguintes garantias mnimas: a) direito do acusado de ser assistido por tradutor ou intrprete, se no compreende ou no fala o idioma a lngua do tribunal. Ambas as normas fazem parte da Conveno Americana de Derechos Humanos. Com efeito, a Norma I um princpio e a Norma II uma regras.

Como vimos com relao s regras, estas possuem uma robustez contrria aos princpios, e a sua existncia isolada junto ao ordenamento jurdico no apresenta-se vlida e til para o fim ao qual se presta o direito. Necessrio assim haver a figura dos princpios como veremos.

23

MONTE, Eriverton Resende. Princpios e regras. (p. 1304)

A corporificao do direito: regras e princpios


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 129

4 OS PRINCPIOS Ao iniciarmos o estudo sobre os princpios, importante adotarmos um conceito operacional da categoria princpios, interessante nesse momento, mostrar o posicionamento de Nunes quando afirma que os princpios so, dentre outras formulaes denticas de todo sistema tico-jurdico, os mais importantes a ser considerados, no s pelo aplicador do Direito, mas tambm por todos aqueles que, de alguma forma, ao sistema se dirijam, todos, conclui, tm de, em primeiro lugar, levar em considerao os princpios norteadores de todas as demais normas jurdicas existentes.24 Para tratarmos do poder dos princpios, primeiramente necessitamos conceituar o direito e ressaltar do que o mesmo composto. Poderamos adotar qualquer conceito operacional proposto no primeiro captulo do presente artigo, mas com o intuito de colaborar com a cincia, e busca do conhecimento, adotamos nesse momento o conceito operacional de Osvaldo Ferreira de Melo discorre: O Direito, de fato, exerce um forte papel controlador por vrios meios. Um deles pela sua capacidade intrnseca de decidir conflitos [...]. Outra forma habitual de controle pela prescrio de condutas [...].25 O Direito composto por regras e princpios, o Direito aplicado segundo as suas normas, sendo o que, Grau assim preleciona: Norma jurdica gnero que alberga, como espcies, regras e princpios entre estes ltimos includos tanto os princpios explcitos quanto os princpios gerais do direito.26 Poderamos tecer comentrios sobre a distino entre princpios explcitos e implcitos, contudo, vamos nos restringir certeza de que, no importando se expressos, ou decorrentes de uma interpretao teleolgica, os princpios constituem norma jurdica para todos os efeitos. Como vimos, o Direito no composto unicamente por regras, mas tambm por princpios. Estas fontes normativas devem ser utilizadas na operao do Direito, de forma
24 25 26

NUNES, Rizzatto. Manual de Introduo ao Estudo do Direito. 9. ed. So Paulo: Saraiva, 2009, (p. 192). MELO, Osvaldo Ferreira de. Fundamentos da Poltica Jurdica. 1994, p. 94. GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a Interpretao/Aplicao do Direito. 2005, (p. 49).

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 130

harmoniosa, buscando sempre a completude do ordenamento. Como muito bem acentuado na obra de Zagrebelsky27, no se pode mais admitir que as constituies sejam rgidas em seus valores e princpios e, tanto estes quanto aqueles devem conviver em harmonia, visto que no possvel acolher, at mesmo conceitos absolutos. Uns tm que ter vida junto aos outros. Robert Alexy28 ao tratar dos direitos fundamentais, traz o modelo de princpios, como uma forma de atuao do direito.
Entre os princpios relevantes para decises de direito fundamental no se encontram somente princpios que se refiram a direitos individuais, isto , que conferem direitos fundamentais prima facie, mas tambm aqueles que tm como objeto interesses coletivos e que podem ser utilizados, sobretudo como razes contrrias a direitos fundamentais prima facie, embora possam ser tambm utilizados como razes favorveis a eles.

A relevncia constitucional dos princpios tamanha que Eros Grau29 no nos deixa dvidas.
A importncia dos princpios enorme. Tamanha, que da sua insero no plano constitucional resulta a ordenao dos preceitos constitucionais segundo uma estrutura hierarquizada. Isso no sentido de que a interpretao das regras contempladas na Constituio determinada pelos princpios, como veremos mais adiante.

No mesmo norte, Alexy30 exalta que sempre que falarmos em um direito fundamental subjetivo, implicitamente, no mnimo, estaremos diante de um princpio fundamental. Do sistema normativo hoje existente no Brasil, e principalmente no Estado Democrtico de Direito, podemos ressaltar que a Constituio a norma mxima do ordenamento jurdico, devendo todas as demais espcies legislativas submeter-se a esta. Existe aqui uma hierarquia de normas sendo que a Constituio est no pice.31
27 28 29 30 31

ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho ductil. Ley, derechos y justicia.1995. ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2011, (p. 136). GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a Interpretao/Aplicao do Direito. (p. 158). ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2011, (p. 136). KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 1995, (p. 224).

A corporificao do direito: regras e princpios


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 131

Alberto Lima32 esclarece o poder, e ainda a predominncia dos princpios constitucionais sobre as demais regras, seja da constituio seja do sistema legal.
Todavia, entre as normas constitucionais, podemos afirmar, os princpios so as linhas mestras, os ncleos fundamentais da Constituio, havendo uma superioridade deles em face das regras. que o subsistema constitucional estrutura suas normas, hermeneuticamente, de forma escalonada. Mas a hierarquia, aqui, tomada axiologicamente. Por veicularem valores jurdicos mais importantes, os princpios so normas que ocupam posies privilegiadas na Constituio.

Ainda para corroborar todo o apresentado acima, atuando os princpios como fonte normativa, e quando inseridos na Constituio Federal, detm predominncia s normas, Eros Grau33 ao comentar um entendimento de Celso Antnio Bandeira de Mello, aponta:
A respeito deles, observa Celso Antnio Bandeira de Mello [2004:841-842]: Princpio j averbamos alhures , por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico.

Verificado, ento, a posio dos princpios junto ao ordenamento, tidos como fonte normativa, tm a funo de servir como viga mestra do sistema normativo estatal, e, ainda, diante do poder hierrquico dos princpios atuar como legitimador das normas derivadas. vila34, ainda traz uma questo fundamental sobre os princpios, a sua fora normativa:
Uma questo fundamental da Teoria do Direito concerne fora normativa dos princpios. Ela diz respeito a saber se os princpios podem ser definidos como normas carecedoras de ponderao, no sentido restrito de normas que se submetem a um sopesamento diante do caso concreto, por meio do qual podem ser derrotadas por princpios colidentes. Nessa perspectiva, afirma-se que os princpios possuem fora prima facie, no sentido de irradiarem uma fora provisria, dissipvel em razo de princpios contrrios.

32

LIMA, Alberto Jorge Correia de Barros. Direito Penal Constitucional: A imposio dos princpios constitucionais penais. 2012, (p. 53-54). GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a Interpretao/Aplicao do Direito. (p. 158). VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 130)

33 34

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 132

Contudo, da mesma forma com relao s regras, um sistema normativo composto exclusivamente por princpios tambm no se apresenta o mais correto, tendo em vista a maleabilidade caracterstica dessa espcie normativa. Necessrio haver, um ordenamento jurdico, onde as normas, sejam elas, regras e princpios existam em harmonia. 5 CONSIDERAES FINAIS Apresentamos no incio do presente estudo, alguns conceitos da categoria Direito, como tudo na seara jurdica, h entendimentos diversos, e conceitos diferenciados, contudo, apesar da discordncia aparente em relao a uma conceituao nica, fica evidente a necessidade da existncia de uma norma. Na primeira parte do estudo, foi apresentado o conceito de direito de Ehrlich, uma vez que este jurista entende que o direito existe independentemente de uma norma, e a sociedade seria o meio de existncia do direito. Em que pese os seus argumentos, merece melhor guarida os conceitos apresentados pelos demais autores, invocando a necessidade da existncia de uma norma para tratarmos de direito. Ficou demonstrado tambm, que essa norma que garante a realizao do direito pode ser aplicada atravs de regras e princpios. Ambas as espcies de normas detm carter decisrio contudo so apresentadas de formas diferentes, cada qual com suas peculiaridades. Com relao s regras, temos que a sua caracterstica rgida um ponto forte, e, como se no bastasse, frente as regras somente dispomos de duas escolhas: ou a cumprimos ou no. Outra caracterstica marcante das regras a impossibilidade de conflitos entre regras, pois caso houver, h a necessidade de invalidar uma delas, sob pena de causar uma grave situao de insegurana jurdica. Contudo verificamos que as regras, frente a sua rigidez caracterstica, no pode servir ao mundo jurdico como nica fonte normativa, pois o mundo em constante mudana ficaria emperrado por regras imutveis, ou ainda, de possibilidade de alterao demorada. A corporificao do direito: regras e princpios
Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 133

Compondo tambm a norma, temos os princpios. Como vimos, a sua funo importantssima junto ao ordenamento, pois confere uma maior maleabilidade ao sistema. Os princpios alm de servirem ao direito como vetor interpretativo, servem tambm para a soluo de conflitos de finalidade, a ainda detm a funo de suavizar o ordenamento, pela caracterstica tpica de amoldar-se conforme as necessidade, trazendo assim uma legitimao s decises, mas sem prejudicar a segurana jurdica necessria ao sistema. Mas um sistema normativo composto exclusivamente por princpios tambm no se mostra possvel, frente a sua caracterstica, mais marcante, a maleabilidade, poderamos incorrer em uma completa insegurana jurdica, pois tudo poderia ser ou no ser, dependendo da interpretao dada, faltando nesse caso, uma certeza (regra). Chegamos concluso apresentada por vila35:
O modelo ora apresentado demonstra que um sistema no pode ser composto somente de princpios, ou s de regras. Um sistema s de princpios seria demasiado flexvel, pela ausncia de guias claros de comportamento, ocasionando problemas de coordenao, conhecimento, custos e controle de poder. E um sistema s de regras, aplicadas de modo formalista, seria demasiado rgido, pela ausncia de vlvulas de abertura para o amoldamento das solues s particularidades dos casos concretos. Com isso se que apenas dizer, a rigor, no se pode dizer nem que os princpios so mais importantes que as regras, nem que as regras so mais necessrias que os princpios. Cada espcie normativa desempenha funes diferentes e complementares, no se podendo sequer conceber uma sem a outra, ou outra sem a uma.

A melhor forma de exercitarmos e aplicarmos o direito, atravs da normatizao, utilizando conjuntamente no sistema jurdico as regras e os princpios, para assim chegarmos ao fim comum. REFERNCIAS ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Traduo de Virglio Afonso da Silva. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2011. VILA, Humberto.Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. 13 ed. So Paulo: Malheiros, 2012.

35

VILA, Humberto. Teoria dos princpios da definio aplicao dos princpios jurdicos. (p. 128-129)

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 134

BOBBIO, Norberto. O problema da guerra e as vias da paz. Traduo de lvaro Lorencini. So Paulo: Editora UNESP, 2003. Ttulo original: II problema della guerra e Le vie della pace. GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a Interpretao/Aplicao do Direito. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. KANT, Emmanuel. Introduccin a la teora del derecho. Traduo de Felipe Gonzalez Vicn. Madrid: Instituto de Estudios Polticos, 1954. EHRLICH, Eugen. Fundamentos da sociologia do direito. Traduo de Rene Ernani Gertz. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1986. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6 ed. Traduo de Joo Baptista Machado. Coimbra: Armnio Amado Editora, 1984. Titulo original: Reine Rechtslehre. LIMA, Alberto Jorge Correia de Barros. Direito Penal Constitucional: A imposio dos princpios constitucionais penais. So Paulo: Saraiva, 2012 MELO, Osvaldo Ferreira de. Fundamentos da Poltica Jurdica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1994. MONTE, Eriverton Resende. Princpios e regras. Revista Eletrnica Direito e Poltica, Programa de Ps- Graduao Stricto Sensu em Cincia Jurdica da UNIVALI, Itaja, v.6, n.3, 3 quadrimestre de 2011. Disponvel em: <www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791> Acesso em 05 ago. 2012. NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1994. NUNES, Rizzatto. Manual de Introduo ao Estudo do Direito. 9. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. OLIVEIRA JNIOR, Jos Alcebades de. Bobbio e a filosofia dos juristas. Porto Alegre: Fabris Editora, 1994. REALE, Miguel. Lies preliminares de direito. So Paulo: Bushatsky Editora da Universidade de So Paulo, 1973. ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho ductil. Ley, derechos y justicia. Traduo de Marina Gascn. Madrid: Trotta,1995. Titulo original: Il Diritto Mitte. Legge diritti giustizia.

A corporificao do direito: regras e princpios


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 135

Rodrigo Fernando Novelli


Revista Jurdica CCJ ISSN 1982-4858 v. 16, n. 31, p. 121 - 136, jan./jul. 2012 136

Вам также может понравиться