Вы находитесь на странице: 1из 7

Exonerao de alimentos decorrente da maioridade - automtica ou no?

Este artigo tem a finalidade de esclarecer a dvida quanto a exonerao de alimentos quando o beneficiado atinge a maioridade e se esta ou no automtica.
Em 25 de novembro de 2010 o relator Jos Joaquim dos Santos (Presidente) no Agravo de instrumento n 99010.355201-6, da 6 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, com participao dos Desembargadores Paulo Alcides e Roberto Solimene, deram provimento ao recurso com votao unnime demonstrando novo entendimento a respeito da matria. Para o relator Jos Joaquim dos Santos:
A continuidade da prestao alimentcia a exceo, sendo regra a cessao automtica do dever de alimentar, alcanada a maioridade civil.

Salienta ainda, a necessidade de estipular no acordo de separao a respeito da continuidade do pagamento de penso alimentcia, aps a maioridade da alimentada. Logo, quando no ocorrer a referida ressalva que, cumprindo-se o disposto no artigo 1.635, III do Cdigo Civil, opera-se a extino AUTOMTICA do poder familiar. Art. 1.635. Extingue-se o poder familiar: I - pela morte dos pais ou do filho; II - pela emancipao, nos termos do art. 5, pargrafo nico; III - pela maioridade; IV - pela adoo; V - por deciso judicial, na forma do artigo 1.638 Desta forma aps atingir a maioridade, e no comprovada a necessidade de continuidade, como por exemplo, no caso de estar cursando ensino superior, a alimentada dever entrar com ao de parentesco fundamentada no artigo 1.694 do Cdigo Civil. No referido agravo o relator salienta no desconhecer, a propsito, a smula 358 do STJ, transcrita ad litteram:
O cancelamento da penso alimentcia de filho que atingiu a maioridade est sujeito deciso judicial, mediante contraditrio, ainda que nos prprios autos.

Em suma o relator diz:


A smula 358 do STJ deve ser vista como via de mo dupla: absolve-se a credora da necessidade de promover uma nova ao de alimentos, desde que justifique a nova causa jurdica; dispensa-se o devedor da ao de exonerao, desde que atingida a maioridade, ausente causa que provoque a continuidade da obrigao alimentar

Com esta deciso, fica claro uma nova tendncia nos tribunais de So Paulo. No sendo necessria ao prpria para a exonerao, oposto para a continuidade dos alimentos no qual a alimentada dever comprovar a necessidade da continuidade. No caso em tela o relator julgou sendo extinta a execuo por falta de causa jurdica tento em vista que a alimentada j possua mais de 18 anos e no fazia jus necessidade de continuidade. Sendo assim, se voc est pensando em se separar no se esquea de acrescentar o interesse da continuidade dos alimentos aps a maioridade. Agora, se j ocorreu separao e no houve tal clusula, no se desespere, s entrar com ao autnoma pedindo a continuidade e demonstrando a necessidade. Cabe lembr-los que, a necessidade ocorre em alguns casos, como por exemplo: Cursando Curso Superior.
COMENTRIOS

(5 COMENTRIOS)

Exonerao de penso com tutela antecipada

D SUA NOTA!

Gostaria de saber se tenho alguma possibidade neste caso: Entrei com pedido de exonerao h dois anos a trs, e na poca meu filho no fazia nada(nada mesmo), mas intimado correu logo e se matriculou na facul particular e ingressou num curso superior e com isso conseguiu manter a penso (esse processo levou 1 ano). Passado o processo, depois de um ano no curso superior q ingressou s pressas, ele mundou de curso e curso mais longo que o primeiro. O prmeiro curso, no qual conseguiu a permanencia da penso, terminaria daqui a seis meses, quando tambem faria 24 anos dois meses depois. J com a troca do curso ele terminar quando tiver quase 27 anos. Neste caso eu poderia entrar novamente com a exonerao de penso na poca que seria o termino da primeira faculdade que o ajudou a manter o beneficio e que conscidentemente fica prxima dos 24 anos? Terei eu chance de exonera-lo nestas condies, visto que ele trocou de faculdade por sua conta e risco? O juiz levaria em conta que o alimentado poderia j estar formado seno tivesse interrompido o primeiro curso? O alimentado pode ganhar esta ao mesmo tendo mudado de curso e curso mais longo que ultrapassaria a idede 24 anos? Na sentena consta o nome da primeira graduao q ele entrou. O juiz entender que assim como ele entrou numa faculdade de ultima hora pra manter o beneficio, tambem trocou por um curso mais longo para prolongar o tempo de recebimento da penso alimentcia? Diantes desses fatos, eu poderia entrar um exonerao com tutela antecipada?
Emilio Helio de Minas Gerais - 20/03/2013 16:45:27

Posso pedir exonerao de penso?


Meu filho esta com 20 anos, estuda desde o ensino mdio com (100%) de bolsa de estudo, hoje universitrio na UFMG e la tambm tem bolsa de 100%; sendo que eles tem residencia prpria ele alm da bolsa recebe um apoio financeiro em iniciao cientifica e ,minha ex-companheira tem um bom salrio, mesmo assim sou obrigado a pagar a penso ou posso pedir a exonerao? Se posso o que tenho que fazer para conseguir essa exonerao?
Natalcio Jos Gomes de Bom Despacho - Minas Gerais - 14/03/2013 17:16:18

Exonerao

Ao me ver deveria sim haver a exonerao automtica tendo em vista que muitos pais de hoje tem que trabalhar e estudar para obter um cargo melhor ento entende-se que o alimentado maior tambm pode fazer as duas coisas afinal estudar e trabalhar no d mais estudar e curtir noitadas na farra d, peno tem que ser para menor e incapaz; se votar aos 18 anos obrigatrio ento a exonerao a maioridade tambm deveria ser automtica. Enquanto essa lei no for formulada muitos pais continuaro a se aproveitar da situao, se a lei por formulada pode ter certeza que as mulheres pensaro varias vezes antes de engravidar inconsequentemente. afinal na verdade quem sofre so os filhos. rica
rica s a moura de Praia Grande - 04/01/2013 19:55:43

exonerao de alimentos
No deve ser automtica,por que alguns ,tantos ,pais pensam que pagar a penso dar o dinheiro para as mes.Assim quando o alimentando ,alcana a maior idade e ainda estuda ,mas no consegue se sustentar necessita deste apoio.Visto ,que os jovens sem experincia ,demoram para conseguir trabalho
marcia amancio de porto alegre,rs - 17/02/2012 22:14:47

Exonerao de Penso Alimentcia


Acho um grande absurdo quando o alimentado j tem 23 anos de idade, j trabalha e o alimentanto obrigado a pagar dita penso at que o mesmo conclua o curso Universitrio; neste caso deveria prevalescer o que se der primeiro: ou a maioridade ou o trmino do curso Unibersitrio - Alguns fazem da penso alimentcia enriquecimento ilcito ou aproveitam a ociosidade.

Maioridade civil e exonerao de alimentos no novo Cdigo Civil


Almir Ismael Barbosa
Pgina 1 de 1 Desativar Realce a A

INTRODUO
Com a mudana da maioridade civil trazida pelo novo Cdigo Civil surgiram diversas dvidas em relao ao alcance de tal alterao, sendo que uma delas diz respeito aos efeitos que tal medida ter em virtude da antecipao da extino do poder familiar e conseqente cessao do dever de sustento que gera a obrigao alimentar decorrente do poder familiar. Iniciada a vigncia do novo Cdigo Civil, certamente este tema ser amplamente debatido em nossos Tribunais, posto que a nova lei no trouxe em seu contexto qualquer meno acerca do alcance de tal mudana no que concerne aos alimentados que tm entre 18 e 21 anos na data do incio da vigncia da nova Lei Civil. Destarte, neste trabalho ser rapidamente analisada a diferena entre penso alimentcia decorrente do poder familiar e aquela proveniente da relao de parentesco, para depois ser estudado aquilo que pode mudar em relao exonerao de alimentos pela extino do poder familiar.

1 PENSO ALIMENTCIA EM DECORRNCIA DO PODER FAMILIAR


O poder familiar (novo Cdigo Civil, arts. 1630 a 1638) d aos pais diversos direitos para que possam criar seus filhos sob proteo do Estado, mas, por outro lado, faz com que os pais tenham diversos deveres, entre os quais est o dever de sustento. De se notar que o dever de sustento no deve ser confundido com a obrigao alimentar decorrente do parentesco (novo Cdigo Civil, art. 1694), posto que naquele "a precariedade da condio econmica do genitor no tem o condo de exoner-lo dessa obrigao, que subsiste sempre enquanto perdurar o ptrio poder, mesmo que j estando o filho, pela sua idade, apto para o trabalho em face da legislao especfica" 1. Destarte, o dever de sustento no requer uma prestao em dinheiro, mas sim o cumprimento da obrigao genrica de alimentar os filhos, transformando-se em prestao pecuniria somente quando no h possibilidade de ambos os pais conviverem sob o mesmo teto ou, ainda, quando mesmo assim convivendo um se negue a contribuir com o necessrio para a sobrevivncia do filho(a).

Textos relacionados
O casamento 'gay' ato inexistente A moral burguesa como fonte dos "direitos sexuais" e do novo conceito de "famlias" Aspectos processuais da Lei de AlimentosGravdicos O casamento homoafetivo e a Resoluo n 175/2013 do Conselho Nacional de Justia: efetivao dos direitos da pessoa humana Multiparentalidade: a possibilidade de coexistncia da filiao socioafetiva e filiao biolgica.

Em nossa codificao civil anterior (Cdigo Civil de 1916), o dever de sustento decorrente do exerccio do poder familiar (naquele Cdigo denominado ptrio poder) era encontrado na disposio do artigo 231 que trazia entre os deveres de ambos os cnjuges o de "sustento, guarda e educao dos filhos" (inciso IV). No mais, o dever de sustento dos pais em relao aos filhos menores consta expressamente na Constituio Federal (art. 229, 1 parte), bem como no artigo 22 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8069/90) que assim dispe: "Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais" . J o novo Cdigo Civil determina o dever de sustento nos artigos 1566, inciso IV e 1724, sendo o primeiro referente aos deveres dos cnjuges no casamento e o segundo referente aos deveres dos companheiros na Unio Estvel, de tal sorte que a nica diferena que realmente traz a mudana da maioridade civil para 18 anos (novo Cdigo Civil, art. 5), a qual gera como conseqncia a antecipao da extino do poder familiar (novo Cdigo Civil, art. 1635, inc. III), a qual ser logo mais estudada.

2 PENSO ALIMENTCIA EM DECORRNCIA DO PARENTESCO


O Cdigo Civil anterior (de 1916) trazia em seus artigos 396 a 405 regra concernente obrigao de prestao alimentcia decorrente da relao de parentesco, sendo que a penso alimentcia entre cnjuges ou companheiros era tratada em leis extravagantes. Diverso foi o entendimento do legislador ao estabelecer regras referentes penso alimentcia no Cdigo Civil vigente, posto que ao tratar do tema nos artigos 1694 a 1710 estabeleceu no caput do artigo 1694 que "Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender as necessidades de sua educao".

Destarte, deve ser observado que "na sistemtica proposta, em um s subttulo, entre os artigos 1694 a 1710, trata-se promiscuamente dos alimentos, quer tenham eles origem na relao de parentesco, quer sejam conseqentes do rompimento do casamento ou da convivncia"2, de tal modo que subsiste como direito alimentar especial apenas aquele decorrente do poder familiar. No mais, deve ser observado que no so todos os parentes que esto ligados pela obrigao alimentar, mas apenas os "ascendentes, descendentes maiores, ou adultos, irmos germanos ou unilaterais e o ex-cnjuge, sendo que este ltimo, apesar de no ser parente, devedor de alimentos ante o dever legal de assistncia em razo do vnculo matrimonial. Alm disso, dissolvida a unio estvel por resciso, o ex-companheiro, enquanto tiver procedimento digno e no vier a constituir nova unio (CC, art. 1708 e pargrafo nico), sendo o concubinato puro, poder pleitear alimentos ao outro, desde que com ele tenha vivido ou dele tenha prole, provando sua necessidade por no poder prover sua subsistncia".3 Por fim, no podemos olvidar que os alimentos devero sempre ser fixados com observncia do binmio necessidade-possibilidade (novo Cdigo Civil, art. 1694, 1), posto que no se pode onerar o parente obrigado de modo que este no possa suportar o encargo sem prejuzo de sua prpria subsistncia.

3 POSSIBILIDADES DE EXONERAO
Em regra, h possibilidade de exonerao do encargo alimentar quando o alimentado deles no mais necessita ou o alimentante no mais os pode prover por alteraes em suas possibilidades supervenientes Sentena que fixou os alimentos. No entanto, quando a penso decorrente do poder familiar, no mais das vezes, a obrigao se extingue com a maioridade civil do alimentado, posto que alcanada esta se extingue automaticamente o poder familiar (novo Cdigo Civil, art. 1635, inc. III). Alis, este o tema central deste trabalho, pois com a entrada em vigor do novo Cdigo Civil a maioridade civil que era alcanada aos 21 anos (Cdigo Civil de 1916, art. 9) passou a ocorrer aos 18 anos (novo Cdigo Civil, art. 5), dando ensejo a diversas discusses acerca do alcance de tal mudana. Neste esteira, deve ser lembrado o que diz a respeito o artigo 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (Decreto-lei n 4.657/42): "A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada" , bem como o artigo 5, inciso XXXVI, da Constituio Federal: "a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada" , assim dever ser observado que entre ns a lei retroativa, sendo respeitados apenas o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada4, de tal sorte que a disposio contida no artigo 5 do novo Cdigo Civil deve ser aplicada imediatamente, possibilitando a exonerao da penso alimentcia do pai ou me que preste alimentos a filho(a) maior de 18 anos, posto que mesmo que a Sentena tenha sido prolatada na vigncia do Cdigo Civil anterior (de 1916) no h que se falar em direito adquirido de receber penso alimentcia at os 21 anos, salvo se da sentena constou expressamente que os alimentos seriam prestados at referida idade. E mais, devemos observar que no se trata propriamente da lei retroagir, posto que a possibilidade de exonerao aps os 18 anos surgiu com o incio da vigncia da nova lei, ou seja, anteriormente a esta o filho(a) menor tinha apenas uma expectativa de direito de receber a penso at os 21 anos e como cedio no mundo jurdico "a expectativa, por mais legtima que possa ser, no tem garantia contra a lei nova" .5 Veja-se o exemplo de Andr Franco Montoro diferenciando direito adquirido de expectativa de direito: "diante de uma lei que exclui da sucesso os colaterais a partir do 4 grau, um parente nessas condies, que j herdou porque a sucesso abriu-se antes da nova lei,

tem um direito adquirido, e a nova lei no o atinge. Enquanto no caso de no ter havido ainda a sucesso, os colaterais do 4 grau tm apenas expectativa de direito; so por isso alcanados pela nova lei e excludos da sucesso." 6 Destarte, o mesmo ocorre com a penso alimentcia decorrente do poder familiar, ou seja, se este se extingue com a maioridade civil, logo, o dever de prestar aquela tambm cessa com a maioridade civil, sendo que qualquer mudana nesta alcanar a todos, independentemente da Sentena ser anterior ou posterior entrada em vigor da lei nova. Por outro lado, h que se observar os casos em que mesmo com o advento da maioridade civil a penso deve ser prestada em virtude do filho continuar a estudar, assim, neste particular o novo Cdigo Civil no traz qualquer alterao, "alis, ao se estabelecer expressamente que a penso deve ser fixada inclusive para atender s necessidades de sua educao (art. 1694), fcil ser sustentar a subsistncia da obrigao mesmo aps alcanada a capacidade civil aos 18 anos, quando destinado o valor para mantena do filho estudante" .7 Deve, no mais, ser observado que o reconhecimento do direito penso alimentcia ao filho estudante maior de 18 anos e menor de 24 anos no decorre do poder familiar, mas sim do parentesco. Acerca do tema oportuno transcrever ementa do acrdo do processo n 000273857-3/00 (1) do Tribunal de Justia de Minas Gerais, datado de 24/10/2002: "EMBARGOS EXECUO. PENSO ALIMENTCIA. MAIORIDADE CIVIL DA ALIMENTADA. ESTUDANTE. VNCULO DE PARENTESCO. Ainda que se reconhea que a obrigao decorrente do ptrio poder tenha se encerrado com a emancipao da filha, por fora do vnculo de parentesco, determinado pelo artigo 397 8, do Cdigo Civil brasileiro, persiste o direito prestao dealimentos, mormente se a alimentada estiver cursando faculdade, e no tiver condies de arcar sozinha com seus custos." Assim, a obrigao alimentar decorrente do poder familiar cessa automaticamente com a maioridade civil do alimentado, salvo se este comprovar que estudante e necessita dos alimentos para adimplir suas despesas escolares, ficando neste caso o alimentante obrigado a prestar alimentos at que o filho complete 24 anos.9 Por fim, h que se observar que a penso devida ao filho estudante aps completar a maioridade civil fica sujeita exonerao caso o pai ou me tenham sua condio econmica diminuda, de modo que impossibilite a prestao alimentcia sem prejuzo de sua prpria subsistncia.

4 CONCLUSO
Para encetar devemos observar que o principal trao diferencial entre a penso alimentcia decorrente do poder familiar e a decorrente do parentesco que naquela, apesar do alimentante pagar de acordo com suas possibilidades, no se verifica a necessidade do alimentado, ou seja, o pai ou a me tm a obrigao de prestar alimentos independentemente do filho (a) deles necessitar. No que tange ao direito de receber penso at os 21 anos ser direito adquirido para os casos que tiveram sentena proferida antes do incio da vigncia do novo Cdigo Civil, entendo que no o caso, sendo, no mximo, uma expectativa de direito. Seno vejamos: tanto o artigo 229 da Constituio Federal como o artigo 22 do Estatuto da Criana e do Adolescente tratam de "filhos menores", sendo que o artigo 5 do novo Cdigo Civil diz que "a menoridade cessa aos 18 anos completos", e ainda, o inciso III do artigo 1635 do mesmo diploma legal dispe que o poder familiar se extingue "pela maioridade". Assim, considerando-se que o dever de sustento se funda no poder familiar, no h como aceitar que aps a entrada em vigor do novo Cdigo Civil algum com mais de 18 anos continue recebendo penso em virtude do poder familiar.

E mais, mesmo nos casos em que na Sentena constou que a penso seria paga at que o filho(a) completasse 21 anos, conquanto o alimentado(a) tenha direito a receber a penso at referida idade em virtude da coisa julgada, completada a nova maioridade civil (18 anos) a penso deixa de ser decorrente do poder familiar e passa a ser decorrente do parentesco. Da mesma forma, h que se observar que a penso paga ao filho estudante at 24 anos, aps este completar 18 anos decorrente da relao de parentesco e, desta forma, o filho(a) dever provar sua necessidade. Por fim, entendo que, apesar da extino do poder familiar pela maioridade ocorrer independentemente de declarao judicial, aconselhvel que o pai ou me que desejar se ver livre do encargo alimentar aps o filho completar a maioridade civil interponha ao de exonerao de alimentos (Note-se que h quem admita que tal pedido seja feito nos autos do processo em que foram fixados os alimentos), na qual poder ser requerida a tutela antecipada nos termos do artigo 273, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, mesmo que seja apenas parcial para efeito de que as penses sejam depositadas judicialmente at final deciso do processo.

Notas
1 SANTOS NETO, Jos Antonio de Paula. Do Ptrio Poder, So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1994, p. 110. (citando lio do grande mestre Yussef Said Cahali) 2 Extrado do texto de Francisco Jos Cahali in Direito de Famlia e o Novo Cdigo Civil, 2 ed., obra coordenada por Maria Berenice Dias e Rodrigo da Cunha Pereira , Belo Horizonte: Editora Editora Del Rey, 2001, p. 194. 3 DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, v. 5 : direito de famlia, 18 ed. , So Paulo: Saraiva, 2002, p. 469. 4 RODRIGUES, Silvio. Direito Civil, v. 1, 30 ed., So Paulo: Saraiva, 2000, p. 31. 5 NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual de Introduo ao Estudo do Direito, 3 ed. , So Paulo: Saraiva, 2000, p.205. 6 MONTORO, Andr Franco. Introduo Cincia do Direito, 25 ed., So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999, p. 395. 7 Extrado do texto de Francisco Jos Cahali in Direito de Famlia e o Novo Cdigo Civil, 2 ed., obra coordenada por Maria Berenice Dias e Rodrigo da Cunha Pereira , Belo Horizonte: Editora Editora Del Rey, 2001, p. 196/197. 8 No novo Cdigo Civil artigo 1696. 9 DINIZ, Maria Helena. Op. Cit., p. 468/469.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/3846/maioridade-civil-e-exoneracao-de-alimentosno-novo-codigo-civil#ixzz2Ub9EaytR

Вам также может понравиться