Вы находитесь на странице: 1из 4

Como caavam antigamente os homens

Sem contar com tcnicas de produo agrcola, o homem vivia deslocando-se por diversos territrios. Praticantes do nomadismo, os grupos paleolticos utilizavam dos recursos naturais sua volta. Depois de consumi-los, migravam para regies que apresentavam maior disponibilidade de frutas, caa e pesca. Para fabricar suas armas e utenslios, os homens faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra. Devido a essas caractersticas da cultura material do perodo, tambm costumamos chamar o Paleoltico de Perodo da Pedra Lascada. No Paleoltico, os homens eram essencialmente caadores e coletores, esse homindeo caava animais e comia vegetais, apresentando uma economia de subsistncia, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos.

H 3,5 milhes de anos surgem os primeiros mamferos semelhantes ao homem, e j caminhavam em dois ps; O homem pr-histrico tem suas mos livres para ir em busca de alimento, retirar caracis das conchas, pegar frutos das rvores e lanar-se sobre outros animais mais velozes. - Cria todo tipo de armas, arpes, lanas, redes de pesca, arcos, flechas, armadilhas. - Muda sua alimentao que antes era apenas de vegetais e frutas para uma alimentao baseada na sua caa; passa ento a comer carne. - Essa passagem da alimentao vegetariana para carnvora traz srias consequncias na vida do homem. Ele passa a se organizar em grupos para melhor reunir esforos para atrais suas presas em emboscadas, esfola-las, esquarteja-las, e

depois leva-las at uma rvore, caverna ou gruta onde o grupo estava fixado; para ento com os demais companheiros, devorar a presa. - Viviam nesses locais enquanto houvesse frutas, razes, legumes, peixe ou caa, colhiam gro de trigo e faziam farinha; mas quando a comida se tornava escassa, os grupos saiam em busca de novo local onde oferecesse mais alimento. O homem torna-se desta forma nmade. Com a dieta carnvora, o homem acostumou-se ao sal encontrado na carne e passa a depender dele. Quando abandona o consumo de carne ou reduz a quantidade ingerida, procura outra fonte de sal para compensar. - Aparece ento o canibalismo. Grupos inteiros tornavam-se canibais porque lhes faltavam a protena da carne. - O canibalismo tambm fazia parte de rituais mgicos; os inimigos eram comidos com muito prazer, no pro gulodice ou fome, mas porque acreditavam que ao serem comidos, suas qualidades eram transferidas.

Comunidades recolectores
Modo de vida: nmadas (desloca-se permanente procura de comida) Alimentao: caavam, pescavam e recolhiam os frutos da natureza. Habitao: cavernas ou grutas e cabanas feitas com peles dos animais. Vesturio: feito de pelos de animais. Atividades: caa, pesca e recoleo.

Arte: rupestre( pintavam as paredes de grutas cena de caa para lhes dar sorte na caada) Utenslios: arpes para pescarem; lanas para caarem; agulha, furadores e raspadores para fazerem roupas ( feitas de madeira, ossos e pedra) Fogo: servia para: aquecer, iluminar, afastar os animais ferozes e cozinhar os alimentos. Conceito de recoleo: recolha daquilo que a natureza oferecia(rgos e frutos silvestres: amoras, avelam, blotas, razes, mel, ovos de pssaros e molusco marinho).
Rita Fonseca 5M N21

Вам также может понравиться