Вы находитесь на странице: 1из 8

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

PODERES ADMINISTRATIVOS 1. CONCEITO

So manifestaes do poder de imprio do Estado, necessrias e adequadas ao desempenho da funo administrativa. So poderes instrumentais, diversos dos Poderes polticos, que so estruturais e orgnicos porque compem a estrutura constitucional do Estado. 2. CLASSIFICAO OU ESPCIES

2.1 PODER NORMATIVO OU REGULAMENTAR Como bem diz Jos dos Santos Carvalho Filho, ao editar as leis, o Poder Legislativo nem sempre possibilita que seja elas executadas. Cumpre, ento, Administrao criar os mecanismos de complementao das leis indispensveis a sua efetiva aplicabilidade. Essa a base do poder regulamentar( in Manual de Direito Administrativo, 24 ed. - 2011). , pois, a faculdade conferida ao administrador pblico de poder explicitar a Lei para a sua correta aplicao ou de expedir Decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. possvel chegar a essa concluso tambm a partir da interpretao do art. 84, IV, da CF/88, ao dispor que Compete privativamente ao Presidente da Repblica ... sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. Segundo a Lei 9.784/99, indelegvel a qualquer subordinado. O Poder Regulamentar , via de regra, de natureza derivada (ou secundria), pois somente exercido luz de lei preexistente. Contudo, o STF, ancorando-se sobretudo na redao do art. 84, VI, da CRFB/88, reconheceu a possibilidade de que venha o Chefe do Executivo expedir decreto autnomo - isto , decreto que no regulamente lei alguma - sobre matria de sua competncia que no seja reserva de lei, verbis: Esta Corte, excepcionalmente, tem admitido ao direta de inconstitucionalidade cujo objeto seja decreto, quando este, no todo ou em parte, manifestamente no regulamenta lei, apresentando-se, assim, como decreto autnomo, o que d margem a que ele seja examinado em face diretamente da Constituio no que diz respeito ao princpio da reserva legal.....(STF Pleno: RTJ 142/718 e RT 689/281 in CPC Theotnio Negro, 26 ed. Saraiva). Sobretudo pela possibilidade jurdica desta normatividade autnoma que Maria Sylvia Zanella Di Pietro prefere denominar este poder de PODER NORMATIVO, e no de Poder Regulamentar, pois o primeiro seria mais amplo que o segundo. No apenas por esse aspecto, mas tambm pelo fato de as mais variadas autoridades administrativas terem o poder de expedir atos com contedo normativo que se costuma dizer que o Poder Regulamentar de competncia do Chefe do Executivo e o Poder Normativo das demais autoridades.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

TESTANDO SEU APRENDIZADO: - 103).___ O poder regulamentar a faculdade de que dispem os chefes de Poder Executivo de expedir atos administrativos gerais e abstratos, de efeitos externos, que explicitem o disposto nas leis a fim de garantir a sua fiel execuo. - 104).___ (CESPE/UnB TJ/ES-2011) Um regulamento autorizado pode disciplinar matrias reservadas lei. O estado X editou uma lei que determina nica e exclusivamente s distribuidoras de combustvel a responsabilidade pela instalao de lacres em tanques de combustveis dos postos de revenda, ficando elas sujeitas a multa, em caso de descumprimento da determinao legal. O governador do estado, por meio de decreto estadual, responsabilizou tambm os postos revendedores pela noinstalao dos lacres nos respectivos tanques de combustvel, sob pena de aplicao de multa. Em relao situao hipottica acima, julgue os itens que se seguem. - 105).___ Na situao narrada, o governador extrapolou do poder regulamentar, visto que fixou, por decreto, uma responsabilidade no-prevista na referida lei. - 106).___ A edio do decreto observou fielmente os limites impostos ao Poder Executivo de editar atos normativos. - 107).___ Na hiptese em questo, o decreto um ato primrio do Poder Executivo e tem carter interno.

2.2 PODER VINCULADO OU REGRADO Seu nome nasce em razo do fato de se exigir um agir vinculado lei, que d os elementos, os requisitos essenciais dos atos administrativos. So sempre* vinculados: a competncia, a finalidade e a forma, alm de outros que a lei indique. H uma predominncia das especificaes da lei sobre os elementos deixados livre disposio do administrador.

2.3 PODER DISCRICIONRIO Liberdade do administrador quanto convenincia, oportunidade e contedo. H certa margem de escolha pelo agente pblico na confeco do ato, no que respeita aos requisitos motivo e/ou objeto. Predominncia, nesses aspectos, dos elementos deixados livres sobre os especificados na lei.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

TESTANDO SEU APRENDIZADO: - 108).___ (ESAF-MPU/Analista) - Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto ao contedo. - 109).___ Certos requisitos dos atos administrativos independem da vontade da autoridade administrativa, mesmo se tratando de atos praticados no exerccio de poder discricionrio. - 110).___ Caso exista norma jurdica vlida, prevendo que o atraso no recolhimento de contribuio previdenciria enseja multa de at 5% calculada sobre o valor devido, a aplicao desse dispositivo legal ser definida como atividade discricionria. - 111).___ (FCC-MPU) Poder vinculado ou regrado aquele que a lei confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formao. - 112).___ (FCC-MPU) A discricionariedade sempre relativa e parcial, porque, quanto competncia, forma e finalidade do ato, a autoridade est subordinada ao que a lei dispe, como para qualquer ato vinculado.

2.4 PODER HIERRQUICO Permite Administrao distribuir e escalonar as funes de seus rgos e agentes, alm de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas. 2.5 PODER DISCIPLINAR Usado para a sano de condutas irregulares dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios pblicos. No se confunde com o Jus puniende do Estado e consectrio do Poder hierrquico.

TESTANDO SEU APRENDIZADO: Em razo dos poderes hierrquico e disciplinar existentes no mbito da Administrao Pblica, julgue os itens a seguir: - 113).___ Em virtude do poder hierrquico, a administrao dotada da prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades de seus rgos e agentes no seu mbito interno. - 114).___ O poder disciplinar a faculdade que possui a administrao de punir internamente as infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da administrao. - 115).___ Um servidor do Tribunal Superior Eleitoral determinou a seus subordinados que eles deveriam tomar mais cuidado com o horrio e que atrasos superiores a dez minutos no seriam tolerados. Tal determinao constitui exerccio de poder disciplinar.
3 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

- 116).___ O ato disciplinar vinculado, deixando a lei pequenas margens de discricionariedade administrao, que no pode demitir ou aplicar quaisquer penalidades contrrias lei, ou em desconformidade com suas disposies. - 117).___ O poder hierrquico confunde-se com o poder disciplinar, do qual decorrncia. - 118).___ Uma autoridade pode controlar o mrito e a legalidade dos atos praticados por seus subordinados. - 119).___ Haver hierarquia no Poder Judicirio e no Poder Legislativo quando eles estiverem desempenhando a funo administrativa. - 120).___ Um agente pblico pode deixar de cumprir a ordem de seu superior hierrquico quando constatar que a mesma manifestamente ilegal. - 121).___ (CESPE/UnB TJ/ES-2011) O ato de aplicao de penalidade disciplinar dever ser sempre motivado. Hierarquia, segundo leciona Jos dos Santos Carvalho Filho, o escalonamento em plano vertical dos rgos e agentes da Administrao, que tem como objetivo a organizao da funo administrativa: Do sistema hierrquico decorrem alguns efeitos especficos. Acerca do tema, aprecie as proposies abaixo: - 122).___ Constitui decorrncia da hierarquia o poder de reviso dos atos praticados por agente de nvel hierrquico inferior, havendo o dever de anul-los se maculados por vcio de ilegalidade. - 123).___ Derivam do escalonamento hierrquico a delegao e a avocao, podendo-se definir delegao como a transferncia de atribuies de um rgo a outro no aparelho administrativo. - 124).___ O poder de comando dos agentes hierarquicamente superiores encontra correspondncia no dever de obedincia por parte dos agentes hierarquicamente inferiores, cabendo-lhes executar as tarefas em conformidade com as determinaes recebidas, desde que no sejam manifestamente ilegais. - 125).___ A disciplina funcional resulta do sistema hierrquico, cabendo ao agente hierarquicamente superior, de ofcio e a despeito de prvio processo em que haja contraditrio, a aplicao das sanes legalmente cominadas ao agente que lhe subordinado.

2.6 PODER DE POLCIA 2.6.1 CONCEITO

Segundo Caio Tcito, , em suma, o conjunto de atribuies concedidas Administrao para disciplinar e restringir, em favor do interesse pblico adequado, direitos e liberdades individuais. 2.6.2 DEFINIO LEGAL

Art. 78 do CTN (Cdigo Tributrio Nacional) - Considera-se poder de polcia a atividade de administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades
4 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. 2.6.3 CICLO DE POLCIA

As atividades que envolvem a consecuo do poder de polcia podem ser sumariamente divididas em quatro grupos, a saber: (i) legislao (ordem), (ii) consentimento, (iii) fiscalizao e (iv) sano (STJ, REsp 817534/MG). 2.6.4 RAZO Interesse pblico. Prevalncia do bem comum sobre o interesse privado. 2.6.5 FUNDAMENTO

Supremacia geral que o Estado exerce em seu territrio sobre todas as pessoas, bens e atividades (domnio eminente). Em razo dessa caracterstica que no se admite a delegao a particulares. 2.6.6 ATRIBUTOS

a) Discricionariedade Livre escolha, pela Administrao, dentre as opes dadas pela lei, da oportunidade e convenincia de exercer o Poder de polcia, bem como, de aplicar as sanes e os meios para atingir o fim colimado, que a proteo de algum interesse pblico. Observe-se que, s vezes, a lei j estabelece, desde o momento at as formas de atuao do poder de polcia, reduzindo a discricionariedade do ato e at mesmo, pela predominncia dos elementos definidos na lei, fazendo dele um ato vinculado. o caso da aplicao de penalidades atravs do auto de infrao. b) Auto-executoriedade a faculdade que tem a Administrao de decidir e executar diretamente a sua deciso, por seus prprios meios, sem interveno do Judicirio. c) Coercibilidade a possibilidade de imposio coativa das medidas adotadas pela Administrao, admitindo-se at o emprego da fora quando da resistncia do administrado. No autoriza a violncia desproporcional resistncia do administrado. 2.6.7 MEIOS NATURAIS DE ATUAO a.1) Edio de normas limitadoras e selecionadoras Exemplo: limita o perodo de pesca; a.2) Expedio da licena ou autorizao (Alvar) Exemplo: autorizao para instalar um carrinho de "pit dog"; licena para construir etc. a.3) Fiscalizao
5 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

a.4) Aplicaes de sanes Multa, interdio de atividade, fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, o embargo administrativo da obra, a destruio de objeto, a inutilizao de gneros, a proibio de fabricao de localizao de indstria e comrcio em determinada zona, e outras medidas em defesa da moral, da sade, da segurana e da ordem pblica, bem como da Segurana Nacional, desde que estabelecidas em Lei. Devem ser proporcionais infrao cometida ou ao dano. 2.6.8 CONDIES DE VALIDADE DOS ATOS PRATICADOS NO EXERCCIO DO PODER DE POLCIA: Competncia; Finalidade; Forma, proporcionalidade e legalidade da sano, e Legalidade dos meios empregados pela Administrao.

TESTANDO SEU APRENDIZADO: - 126).___ A polcia administrativa, como componente da administrao pblica, estabelece as limitaes administrativas, configuradas nas restries de direitos individuais em favor de direitos coletivos ou pblicos. - 127).___ O poder de polcia no se confunde com a polcia judiciria. A polcia administrativa tem finalidade preventiva e a policia judiciria atua de forma repressiva. - 128).___ Todos os entes estatais so competentes para exercer o poder de polcia sobre as atividades submetidas ao seu controle. - 129).___ (CESPE - TRE/MA - ANALISTA JUDICIRIO) O princpio da proporcionalidade, entendido como a necessidade de adequao entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio coletivo que se tem em vista com a medida, tambm consubstancia um limite inarredvel do poder de polcia administrativo. - 130).___ A licena exemplo de ato administrativo que pode refletir o exerccio do poder de polcia. - 131).___ A Administrao Pblica, em razo do poder de polcia, pode aplicar punies aos particulares que no observam os limites de atuao definidos pelo legislador. - 132).___ Conforme entendimento do STF, o poder de polcia no pode ser delegado a pessoas ou instituies privadas, mesmo que haja lei nesse sentido. - 133).___ (CESPE/UnB TJ/ES-2011) A fiscalizao realizada em locais proibidos para menores retrata o exerccio de polcia administrativa. - 134).___ Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. 1- poder vinculado 2- poder de polcia 3- poder hierrquico 4- poder regulamentar
6 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

5- poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre transporte intermunicipal ( ) alvar para construo de imvel comercial ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor ( ) avocao de competncia por autoridade superior ( ) apreenso de mercadoria ilegal na alfndega a) 3/2/5/4/1 b) 4/1/5/3/2 c) 1/2/3/5/4 d) 2/5/4/1/3 e) 4/1/2/3/5

USO E ABUSO DE PODER

3.1 USO Prerrogativa da autoridade, empregado segundo as normas legais, a moral da instituio, a finalidade do ato e as exigncias do interesse pblico. Ser sempre lcito. 3.2 ABUSO DO PODER Ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas. ato arbitrrio, abusivo e ilegtimo. Visa desarmar o pretenso titular de um direito subjetivo, e encarar, de modo diverso, direitos objetivamente iguais. Cabe mandado de segurana contra qualquer autoridade (art. 5o, LXIX, CF e Lei 12.016/09). 3.2.1 ESPCIES

a) Excesso de poder
Quando a autoridade, embora competente, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. Caracteriza-se pelo descumprimento frontal da lei ou pelo contorno dissimulado de suas limitaes para arrogar-se poderes que no lhe so atribudos legalmente.

b) Desvio de finalidade ou de poder


Violao ideolgica da lei, ou, a violao moral da lei (usa motivos e meio imorais para prtica de um ato administrativo aparentemente legal). A autoridade, embora agindo nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos adjetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. 3.2.2 FORMAS

a) Comissiva
7 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professor Vandr Amorim Direito Administrativo Poderes Administrativos

Atravs de ao da autoridade administrativa.

b) Omissiva
A inrcia da autoridade administrativa, quando devia agir, lesa, quase sempre, um direito subjetivo do administrado. Pode ser dolosa ou culposa. Nesse caso, o Judicirio impe a prtica do ato ou supre seus efeitos, alm de determinar a reparao dos danos causados pela inrcia. O silencio no ato administrativo; conduta omissiva, forma omissiva de abuso do poder.

TESTANDO SEU APRENDIZADO: - 135).___ O excesso de poder, uma das modalidades de abuso de poder, configura-se quando um agente pblico pratica determinado ato alheio sua competncia. - 136).___ (FCCTRE/MS) O abuso de poder ocorre quando a autoridade administrativa, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites das suas atribuies. - 137).___ (FCCTRE/MS) Caracteriza-se como abuso de poder quando a autoridade competente pratica ato por motivos ou com fins diversos dos previstos em lei.

GABARITO Poderes Administrativos 103) C 104) E 105) C 106) E 107) E 108) C 109) C 110) E 111) C 112) C 113) C 114) C 115) E 116) C 117) E 118) C 119) C 120) C 121) C 122) C 123) C 124) C 125) E 126) C 127) C 128) C 129) C 130) C 131) C 132) C 133) C 134) B 135) C 136) C 137)

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Вам также может понравиться