Вы находитесь на странице: 1из 2

SOCIEDADE ANNIMA

uma SOCIEDADE EMPRESRIA conforme o art. 982, pargrafo nico do Cdigo Civil, que antes era chamada de Sociedade Comercial ou Mercantil, conforme o art. 2 , pargrafo 1 da Lei 6404 de 1976.

Sua origem foi no Cdigo Comercial de 1850, entre os artigos 295/299, depois passou a ser regulada pelo Decreto 2621/1940; depois Lei 6404/1976 e Lei 10.303/2001. V-SE CLARAMENTE QUE SE TRATA DE UMA SOCIEDADE COM ANNIMOS.

I. Quanto responsabilidade dos acionistas:

No atual Cdigo Civil, essa Sociedade est mencionada apenas em dois artigos do Cdigo Civil: 1088 e 1089, os quais s dizem sobre a responsabilidade dos acionistas e que regida por Lei especial. Na Lei especial, 6404/1976, que predomina at hoje complementada pela Lei 10.3030/2001, art. 1, tambm diz qual a responsabilidade dos scios.

Portanto, os acionistas s respondem LIMITADAMENTE pela integralizao (pagamento) de suas prprias Aes, e mesmo se algum outro scio no integralizar as suas, este primeiro no ter que faz-lo, pois o elemento SOLIDARIEDADE no existe na caracterizao desta Sociedade.

II. Quanto forma de Constituio:

Os passos resumidos do nascimento dessa Sociedade so os seguintes:

1. CAPTAO DE RECUROS OU INVESTIDORES; 2. ASSEMBLIA GERAL DE CONSTITUIO em que dever ser aprovar um ESTATUTO SOCIAL e nomeada a ADMINISTRAO da Sociedade, inclusive o Conselho Fiscal; 3. REGISTRO DA ATA DA ASSEMBLIA DE CONSTITUIO na Junta Comercial, com todas as ocorrncias da Assemblia de Constituio incluindo o ESTATUTO SOCIAL aprovado.

Assim, a partir do momento em que h o REGISTRO na Junta Comercial essa Sociedade adquire PERSONALIDADE JURDICA. Verifica-se que demora para isso, e geralmente ela advm de uma Sociedade Limitada, que est exercendo com sucesso sua atividade econmica, e seus scios resolvem convert-la em Annima.

Enquanto a Sociedade Limitada est realizando sua atividade, est sendo providenciada a organizao da Sociedade em AES. Quando houver a aquisio de PERSONALIDADE JURDICA para a ANNIMA a forma Sociedade Limitada no mais existe.

Muitos realizam essa converso de Entidades Filantrpicas para Annimas, mas isso irregular, uma vez que a natureza de ambas incompatvel. Tem que haver a extino da primeira, para depois CRIAR a segunda. diferente do quando voc tem um a SOCIEDADE LIMITADA que exerce atividade econmica, para ANNIMA, por que ser conseqente e direto. A Limitada neste caso se extingue, pode se dizer, naturalmente. Mas, as Entidades Filantrpicas, tem outro procedimento. As filantrpicas que fizeram direto a converso, atualmente esto recebendo MULTAS pelas irregularidades.

III. Quanto forma de participao:

Essa Sociedade pode ter como SCIOS - Pessoas JURDICAS e/ou Pessoas FSICAS, mas no importa quem sejam essas pessoas, pois o que interessa para esse tipo de Sociedade o CAPITAL, a captao de investidores, de recursos. Pode ser quem for, e o que interessa a integralizao das aes. Se no existe SOLIDARIEDADE no existir problema de lealdade e confiana entre eles.

Com essa natureza, observamos que essa uma SOCIEDADE DE "CAPITAL", pois o que importa o que se recebe ($).

Sendo de CAPITAL, tambm uma Sociedade especfica para PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, uma vez que se necessita de melhora na educao, sade, etc. uma SOCIEDADE INSTITUCIONAL.

Podemos ver nas grandes empresas como Petrobrs, Caixa Econmica Federal, enfim, temos os prprios funcionrios que participam destes projetos e so includos no ativo da empresa como um plus para o desenvolvimento de um pas.

As Sociedades Annimas so aquelas que devem existir num pas, pois proporciona a circulao de riqueza, empregos, em larga escala e atende aos preceitos constitucionais da dignidade humana, os direitos fundamentais e sociais, de uma nao em desenvolvimento.

Вам также может понравиться