Вы находитесь на странице: 1из 2

SISMOS

um movimento brusco da superfcie terrestre, de pequena durao e com consequncias variveis.

Causas: libertao de energia devido formao de falhas ou movimentos ao longo de falhas tectnicas; abatimentos de grutas; movimentao de magma. Hipocentro - Local no interior da Terra, onde um sismo tem origem (onde se liberta a
energia).

Epicentro - Ponto superfcie, situado na vertical do hipocentro, onde o sismo sentidoem


primeiro lugar. Um sismo propaga-se sob a forma de ondas ssmicas. Nota: Terramoto um sismo de grande violncia com epicentro em Terra. Maremoto uma onda gigante (tsunami) provocada por um sismo com epicentro no mar. Os sismos medem-se em aparelhos chamados sismgrafos e os registos chamam-se sismogramas.

Diferena entre escalas de medio de sismos


Os sismos medem-se utilizando escalas. Existem duas escalas de medio: Escala de Richter/ Escala modificada de Mercalli A primeira baseia-se na magnitude (energia libertada) aberta, no varia com a distncia ao epicentro, 0 a 9,5 (at hoje) E a segunda baseia-se na intensidade (estragos provocados e o modo como o sismo foi sentido) fechada (12 graus) ,varia com a distncia ao epicentro I a XII

Isossistas linhas curvas, fechadas, distribudas em torno do epicentro, que unem pontos de
igual intensidade ssmica. As vrias isossistas relativas a um sismo, representadas num mapa constituem uma carta de isossistas. Locais de maior risco ssmico em Portugal: Algarve, Zona litoral a sul da Figueira da Foz, rea metropolitana de Lisboa, Pennsula de Setbal, Arquiplago dos Aores. Locais de maior risco ssmico no planeta: juntos aos limites das placas tectnicas.

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA


Mtodos de estudo da estrutura interna da Terra: Diretos fornecem dados a partir da observao direta das rochas e dos fenmenos geolgicos. Incluem sondagens e vulcanismo.

Indiretos fornecem dados sobre as partes inacessveis da Terra. Incluem o estudo dos meteoritos e das ondas ssmicas. Modelos da estrutura interna da Terra: Crosta, manto e ncleo. Litosfera, astenosfera, mesosfera, endosfera (ncleo externo e ncleo interno) a camada que se segue crusta, estendendo-se at uma profundidade com cerca de 2900 km.

O manto dividido em duas camadas: manto superior manto inferior.

A crusta constituda pela crusta continental (essencialmente de natureza grantica), com cerca de 20 a 70 km de profundidade, e pela crusta ocenica (essencialmente de natureza basltica), com cerca de 5 a 10 km de profundidade. A crusta mais espessa sob os continentes e mais fina sob os oceanos.
O manto superior constitudo, essencialmente, por material slido. Estende-se at a uma profundidade com cerca de 700 km e as ondas ssmicas mostraram que esta camada apresenta valores de rigidez diferentes. A parte superior desta camada forma, com a crusta, a litosfera.

Вам также может понравиться