Вы находитесь на странице: 1из 25

Os Dilemas da frica Contempornea: a persistncia do neocolonialismo e os desafios da autonomia, segurana e desenvolvimento (1960-2008)

Andr Luiz Reis da Silva*


Resumo Este artigo discute a formao da frica contempornea, considerando as dificuldades apresentadas aps a independncia, como o neocolonialismo e a instabilidade poltica interna. Analisa tambm o papel do continente durante a Guerra Fria, para verificar o impacto com o seu fim, nos anos 1990, com a marginalizao e posterior reafirmao do continente. Por fim, problematiza os novos interesses na frica, na ltima dcada, e as possibilidades de autonomia do continente. Palavras-chave: frica Contempornea. Relaes Internacionais. Ps-colonialismo.

Passados cerca de cinqenta anos do processo de independncia, o continente africano ainda parece permanecer com os mesmos problemas e dificuldades da dcada de 1960. Os meios de comunicao de massa mostram a frica como ela se fosse uma srie de acidentes e conflitos, pois apenas nestes momentos ela subitamente lembrada. O esquecimento intermitente da frica at recentemente tambm alcanava a pesquisa acadmica que, com exceo de poucos comprometidos pesquisadores, tambm projetava sobre o continente apenas as imagens do atraso, do exotismo e do pessimismo. Muitas vezes, a lembrana da frica vinha acompanhada da construo, sobre ela, da noo de um paraso perdido na histria, subjugado e vitimizado pelas maquinaes europias, em uma viso que desumanizaria o continente, pois no lhe atribuiria as contradies existentes em qualquer sociedade. Na realidade, dada a incipiente produo de conhecimento sobre a frica no Brasil, pouco sabemos sobre o dinamismo e a criatividade das sociedades africanas, na sua realidade objetiva e na busca de solues para seus problemas. Sem a pretenso de esgotar o tema, este artigo tem como objetivo precisamente problematizar as interpretaes correntes sobre os problemas da frica contempornea e verificar como o ps-Guerra Fria impactou o continente, bem como as recentes mostras de sua reafirmao no sistema mundial, aps uma fase de marginalizao e
Doutor em Cincia Poltica e Mestre em Histria (UFRGS). Professor do Departamento de Histria da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), lecionando Histria da frica Contempornea no Curso de Ps-Graduao. Contato: reisdasilva@hotmail.com.
*

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

125

desinteresse internacional. O objetivo inicial trabalhar a hiptese de que o continente africano no pode ser inteiramente responsabilizado pelos problemas da frica, nas dcadas recentes, pois o passado colonial recente, o neocolonialismo e a dependncia externa continuam afetando a regio. Mesmo no contexto de uma nova disputa pelo continente, verificada na ltima dcada, pode-se afirmar que a frica vem desenvolvendo estratgias para aumentar sua autonomia no sistema internacional, buscando a superao de seus problemas e dificuldades.

A frica independente e a situao neocolonial: primeiras dificuldades


As independncias na frica constituram um importante marco na Histria mundial contempornea. Trouxeram para o sistema mundial mais de 50 pases independentes, que tm procurado influir neste sistema, buscando formas alternativas de desenvolvimento. Juntamente com os pases asiticos, formavam a maior parte do Terceiro Mundo, que tinham a caracterstica comum de sofrerem com o subdesenvolvimento e com o passado colonial recente. Estes Estados foram incorporados ONU, dando um novo perfil Assemblia Geral, introduzindo novos temas e novas demandas de transformao do sistema internacional. Mas os pases afro-asiticos tambm tinham mecanismos prprios de articulao. Em 1955, ocorreu, em Bandung (Indonsia), com a participao total de 29 pases, a primeira Conferncia Afro-Asitica, patrocinada por Indonsia, ndia, Birmnia, Paquisto e Ceilo. Nesta reunio, considerada o marco do terceiro-mundismo e do noalinhamento, foi lanada a Carta de Bandung, um documento de dez pontos reivindicando a autodeterminao dos povos e criticando o racismo e o colonialismo. Inicialmente patrocinado pelos asiticos, esse movimento colaborou para a descolonizao africana, que estava ocorrendo. Em 1961, realizou-se em Belgrado (Iugoslvia), a Primeira Conferncia dos Pases No-alinhados, que convergiam na busca de um caminho prprio nas relaes internacionais. Tendo como principais articuladores Tito (Iugoslvia), Nasser (Egito), Nehru (ndia) e Sukarno (Indonsia), os participantes da reunio elaboraram as bases de sua orientao poltica. Eles rejeitavam a diviso do mundo em dois blocos feita pela guerra fria e postulavam uma Nova Ordem Econmica Internacional mais justa. O Movimento dos No-Alinhados fez reunies sucessivas, aprofundando suas convices polticas (luta contra o imperialismo, colonialismo, neocolonialismo, racismo, bem como a qualquer tipo de agresso ou dominao externa) e debatendo questes econmicas, como o preo das matrias primas, o desenvolvimento e a dvida externa. Diversos pases africanos participaram ativamente destas atividades.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

126

Na frica, a maioria das independncias foi conquistada na dcada de 1960. Somente em 1960, o ano africano, mais de uma dezena de pases tornaram-se independentes. Na frica inglesa, a descolonizao teve um carter em geral mais pacfico (ou menos conflituoso) do que na rea de colonizao da Frana, que tentava retardar o processo atravs de infrutferas mudanas e tentativas de integrao das antigas colnias, como a Conferncia de Brazzaville, da qual nenhum africano participou, mostrando o carter unilateral da negociao francesa. Na frica Austral, persistiram os basties brancos na frica do Sul (sob o regime de segregao racial do Apartheid, desde 1948), na Rodsia do Sul e nas colnias portuguesas de Angola e Moambique. A descolonizao da frica Portuguesa s ocorreria em 1974-1975, aps longo processo de luta armada e da Revoluo dos Cravos em Portugal. As independncias mostraram as fragilidades dos novos pases, como as fronteiras herdadas do perodo colonial, a ausncia de quadros qualificados em nmero suficiente para ocupar postos na economia e na administrao dos Estados Independentes, bem como a situao neocolonial imposta pelas ex-metrpoles. O neocolonialismo caracterizase pela relao de dependncia e pela manuteno da explorao entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, numa relao de troca desigual. Constituem a condio a que a maioria das ex-colnias submeteram-se os tratados e acordos bilaterais com a antiga potncia colonial ou com os EUA, referentes cultura, economia e acordos militares. Aos pases africanos estavam destinadas as atividades econmicas do perodo colonial. Em 1990, dois teros dos 450 milhes de africanos continuavam a viver da terra, num quadro que mescla produo para subsistncia e superexplorao capitalista. Nesse sentido, o presidente de Gana e militante da unificao da frica, Kwame NKrumah, j denunciava, no incio dos anos 1960, a situao neocolonial. Para o lder africano, o neocolonialismo representava o imperialismo em sua fase final e mais perigosa, cuja essncia a de que todo o Estado que est sujeito ao neocolonialismo teoricamente independente e tem todos os adornos exteriores da soberania internacional. Entretanto, seu sistema poltico e econmico dirigido do exterior. Continuando com NKrumah:
O neocolonialismo a pior forma de imperialismo. Para aqueles que o exercem, significa o poder sem a responsabilidade e para aqueles que o sofrem, significa explorao sem alvio. Nos dias do antigo colonialismo, a potncia colonial tinha pelo menos que explicar e justificar, as aes que realizava no exterior. Na colnia, aqueles que serviam potncia imperial dominante podiam pelo menos esperar a sua proteo contra qualquer ao violenta dos seus opositores. Com o neocolonialismo, nenhum dos dois casos acontece.1
1 NKrumah, Kwame. Neocolonialismo: ltimo estgio do imperialismo . Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967, p. 4.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

127

A retirada dos quadros de comando das ex-colnias provocou um vcuo de poder, em que as disputas por sua ocupao ocorriam entre grupos tnico-lingsticos locais e grupos econmicos com interesses especficos. As fronteiras deixadas pelos colonizadores no correspondiam aos recortes tnicos e histricos pr-coloniais. Nesse sentido, o primeiro grande teste da frica independente centrou-se na questo da estabilidade das fronteiras, havia dificuldades para efetivar a concepo pan-africana de Estados Unidos da frica ou para as federaes ou semi-federaes criadas pelas potncias colonizadoras. Na Organizao da Unidade Africana (OUA), criada em 1963, acabou prevalecendo a tese da cooperao e no da integrao entre os pases. As incipientes organizaes regionais, de expresso predominantemente inglesa ou francesa, desenhavam distintos projetos para a cooperao. Conforme Sombra Saraiva:
Para as primeiras, a independncia poltica conduziria naturalmente o continente soberania econmica. Esse era o passo mais seguro em direo cooperao e integrao continentais. Para os pases de expresso francesa, a manuteno de laos com a metrpole associando-se a seus interesses parecia uma boa forma para alcanar a gradual integrao continental.2

A questo que as colnias tinham recursos econmicos muito diferentes. As regies com mais recursos no queriam se associar s mais pobres. Um exemplo a Costa do Marfim, com plantaes de cacau, produo de marfim e fcil acesso s rotas martimas. Na frica equatorial, o Gabo (rico em petrleo e minerais) assumiu posio similar. Pouco importava se Nkruma de Gana, Senghor do Senegal ou Modibo Keita do Mali pensassem em unidades maiores. O fracasso das tentativas de consolidar agrupamentos polticos maiores durante os primeiros anos da independncia africana foi, entretanto, compensado por um grau notvel de sucesso na preveno da desintegrao das unidades territoriais bsicas criadas durante o perodo colonial. Assim, embora presenciando diversas guerras separatistas (Congo/Zaire, Nigria, Sudo, etc.), os pases africanos conseguiram, em grande parte, manter suas unidades territoriais. As anlises superficiais sobre os conflitos africanos reforaram o clich de explicar a instabilidade poltica da frica como centralmente oriundas das fronteiras herdadas do colonialismo, que seriam fronteiras artificiais. Em primeiro lugar, o conceito de fronteiras artificiais deve ser problematizado. Em Histria, o conceito de fronteira no-artificial perde sentido, pois todas as fronteiras dos Estados modernos foram historicamente construdas (e, portanto, poderiam ser diferentes), a partir de uma afirmao interna e externa, normalmente com o recurso da
2

SARAIVA, Jos Flvio Sombra. Cooperao e Integrao no Continente africano: dos sonhos pan-africanistas s frustraes do momento. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N. 36 (2), 1993, p. 33.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

128

violncia na sua definio. Entretanto, como a Histria no se repete, os Estados africanos no esto passando por processo equivalente aos europeus na Idade Moderna, j que ocorrem em outro contexto espaotemporal, e podem, exatamente por isso, superar os problemas deixados nos Estados europeus, construindo solues criativas, flexveis e adaptadas, como Estados multinacionais e multiculturais. Em segundo lugar, as fronteiras africanas foram, de fato, em grande parte, herdadas do colonialismo. Mas a implantao das fronteiras coloniais tambm havia sido resultado de acordos com chefes polticos africanos que tinham uma regio sob seu domnio ou da luta colonialista contra os povos de diversas regies que no queriam estabelecer os acordos ou a eles se impunham. Dessa forma, a implantao colonialista europia na frica no conseguiu anular completamente a realidade africana preexistente. Assim, as fronteiras africanas atuais so o resultado de complexas interaes entre as estruturas estatais, tnicas e territoriais africanas preexistentes, das transformaes provocadas pelo imperialismo e das prprias opes tomadas pelos novos governos africanos quando da independncia. Conforme Wolfang Dopkce
Os Estados pr-coloniais tinham, na sua composio e estrutura, as mesmas caractersticas [multido de etnias diferentes]: cortavam atravs de suas fronteiras, grandes regies culturais e lingsticas e no se distinguiam pela homogeneidade tnica. Nesse sentido, a fronteira moderna na frica parece at menos artificial. A multietnicidade e as culturas e etnias politicamente divididas representam uma forte tradio africana desde a poca pr-colonial, sobrevivendo at os dias atuais.3

Nesse sentido, as principais fontes de instabilidade poltica da frica, que resultaram em conflitos, no se originam principalmente na disputa de fronteiras tnicas, mas de interesses geopolticos e geoeconmicos, tanto localizados, como potencializados por interesses estrangeiros. Conforme Samir Amin, os povos da periferia, separados por fronteiras na maioria dos casos arbitrrias e artificiais, no constituem, muitas vezes, nem uma nem vrias naes. Constituem uma ou vrias etnias em momentos diversos de agregao e desenvolvimento, em processo de formao nacional. O problema da fuso de etnias em naes nas sociedades perifricas mostra o carter extrovertido da formao desses pases, no qual a burguesia e suas elites tradicionais, ligadas aos agentes imperialistas externos, formam uma economia desarticulada internamente. A dominao internacional reflete-se na estruturao interna desses pases dependentes e, as lutas de classes manifestam-se freqentemente como lutas tnicas, podendo, pois, ser manipuladas do interior e do exterior por
3

DOPCKE, Wolfgang. A vida longa em linhas retas: cinco mitos sobre as fronteiras na frica Negra. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N 42, vol. 1, 1999, p. 99.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

129

classes reacionrias e foras imperialistas.4 Nesse sentido, a diviso dos pases em unidades menores, cada uma com uma etnia, no resolveria o problema bsico do subdesenvolvimento, da superexplorao do campo, da dependncia externa nos pases africanos e das enormes fraturas sociais nestas localidades. Depois da descolonizao, a frica foi o continente com o maior nmero de conflitos armados. Desde 1955, apenas Tunsia, Costa do Marfim, Benin, Guin Equatorial, Gabo, Botswana, Malaui e Madagascar no vivenciaram conflitos armados, representando um quinto dos pases africanos. Nestes conflitos armados, a maioria resultou em conflitos internos aos pases, principalmente levantes contra o regime no poder. Embora muitos conflitos internos tivessem simpatia e apoio dos pases vizinhos, raramente ocorreu uma guerra aberta entre dois Estados africanos. Das cerca de 30 disputas fronteirias ocorridas da descolonizao at meados dos anos 1990, 25 no envolveram violncia, mas negociaes diplomticas.5 Em pouco tempo, tambm ocorreu uma verdadeira enxurrada de golpes militares (1965-1966), por exemplo, na Nigria, Arglia, Zaire, Gana, Repblica Centro-Africana, Alto Volta e Burundi. Em 1967, a maioria das novas naes africanas no estava mais nas mos de legisladores eleitos, mas de regimes militares ou de governos civis autoritrios. Em muitos casos, ante a latente presso das foras centrfugas nestes jovens pases, o exrcito constitua a nica organizao com base nacional que poderia garantir a preservao da integridade do pas durante o perodo inicial da independncia.

O imperialismo tardio e a descolonizao da frica portuguesa


Os portugueses mantiveram, no continente africano, um colonialismo antigo e prolongado. Foram os primeiros a implantar o domnio europeu na frica, na poca das grandes navegaes, no sculo XV. Foram uns dos ltimos a sair, lutando para prolongar ao mximo o imperialismo colonialista. O colonialismo portugus na frica foi constitudo pelas colnias de Angola, Moambique, Guin-Bissau, Cabo Verde e So Tom e Prncipe. Na realidade, quando da descolonizao, na dcada de 1970, Portugal consistia apenas em um pas perifrico e dependente (embora europeu), procurando manter o que considerava uma de suas ltimas possibilidades de potncia. Nesta poca, restavam apenas as lembranas
4 AMIN, Samir. Classe e nao: na Histria e na crise contempornea. Lisboa: Moraes editores, 1981, p. 149. 5

DOPCKE, Wolfgang. Op. cit., p. 100


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

130

do pioneirismo portugus nos mares, nos sculos XV e XVI, montando um gigantesco aparelho colonial e comercial. No contexto europeu da dcada de 1970, o imperialismo colonialista e o fascismo salazarista portugus destoavam das novas tendncias do capitalismo internacional, embora tivesse sentido sua existncia na manuteno dos basties brancos conservadores na frica, representando resistncia ao socialismo africano e ao movimento terceiro-mundista. Desde o fim do trfico de escravos, em meados do sculo XIX, o colonialismo portugus dedicava-se explorao mineral e agrcola de suas colnias, bem como ao fornecimento de mo de obra para as empresas mineradoras na frica Austral. Em seus territrios, os portugueses serviam tambm como intermedirios de investimentos diretos de pases e grupos imperialistas mais desenvolvidos, como alemes, belgas e ingleses, bem como posteriormente de empresas sul-africanas. A administrao colonial portuguesa no procurou criar elites locais, nem desenvolver elementos de autogoverno assimilados. Conforme o historiador africano Joseph KiZerbo escreveria na dcada de 1970, poder-se-ia dizer que a colonizao portuguesa a colonizao francesa sem a inteligncia e a laicidade.6 Embora o governo portugus se proclamasse defensor da democracia racial e utilizasse o discurso do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre, justificando o colonialismo com a idia de que a obra redentoracivilizatria de construo de uma comunidade afro-luso-brasileira ainda no estava completa nas colnias africanas, o colonialismo portugus tambm foi erguido sobre um racismo evidente. Na Lei Colonial de 1930, o governo portugus dividiu a populao em indgenas e noindgenas, estas compreendendo os brancos e os negros assimilados, cerca de 3% da populao. Em 1953, os assimilados receberam cidadania portuguesa, numa estratgia divisionista de cooptao de uma pequena elite educada nos moldes ocidentais. Enquanto, nos anos 1960, rapidamente foram ocorrendo as independncias nas colnias inglesas e francesas (tanto negociadas como atravs de lutas de libertao), Portugal procurava resistir s presses e manter as colnias. neste contexto que surgem os movimentos armados de libertao das colnias portuguesas.7 Portugal vivia, na poca das descolonizaes, a ditadura salazarista do Estado Novo, um regime inspirado no fascismo, institucionalizado, em 1933, por Antonio de Oliveira Salazar. O regime salazarista havia sobrevivido Segunda Guerra Mundial (permaneceu neutro na guerra) e recebido apoio internacional, como uma espcie de bastio anti-comunista, tanto na pennsula ibrica como em suas extenses coloniais. A recusa em conceder as independncias para as colnias africanas fez aumentar a presena militar portuguesa na frica, a partir de 1961, a qual no diminuiu com a ascenso de Marcelo Caetano ao poder portugus, em
6 7

KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra. Lisboa: Europa Amrica, volume 2, p. 272.

LINHARES, Maria Yedda. A luta contra a metrpole: sia e frica. 1945-1975. So Paulo: Brasiliense, 1981, p. 100.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

131

1968. Em 1969, a maior parte do exrcito portugus estava mobilizado na frica, atingia, em 1972, a marca de 140 mil homens e comprometia mais da metade do oramento metropolitano para a rubrica defesa e segurana. Portugal beneficiava-se da OTAN, recebendo da aliana atlntica armamentos modernos que, em princpio, deveriam ser utilizados na defesa do territrio portugus.8 A escalada da guerra colonial, especialmente em Angola, foi um dos principais fatores de desgaste do regime do Estado Novo, levando insurreio armada de 25 de abril de 1974, que deu incio Revoluo dos Cravos e ao processo de descolonizao. Neste momento, oficiais portugueses de mdia patente derrubaram o governo de Caetano, provocando o ressurgimento de diversos grupos que disputavam o poder e mergulharam o pas num clima de agitao revolucionria. Com a Revoluo dos Cravos, foram realizadas as negociaes para oficializar a independncia das colnias africanas, as quais o governo portugus naquele momento pouco controlava. Estava encerrando um dos ltimos remanescentes do fascismo do entre-guerras e do colonialismo imperialista. Em Angola, a colnia mais importante para os portugueses, a descolonizao foi um processo complexo e emblemtico. Em 1956, foi fundado, por Agostinho Neto, o MPLA (Movimento para a Libertao de Angola) de inspirao marxista e que buscava ampla base nacional e popular, embora tivesse mais fora nas zonas urbanas e no centro do pas. Em 1962, foi fundado a FNLA (Frente Nacional de Libertao de Angola), dirigido por Holden Roberto. Baseado no Norte de Angola, tinha bases tnicas e relaes com o Zaire. Em 1966, um dissidente do FNLA, Jonas Savimbi, criou a UNITA (Unio Nacional pela Independncia Total de Angola), com base de atuao no Sul de Angola. Os trs grupos, alm de lutarem contra Portugal, tambm lutavam entre si. Em 1971, a UNITA fechou um acordo secreto de colaborao com o comando portugus da Zona Militar Leste (ZML), a operao madeira, atravs da qual ajudou as foras armadas portuguesas no combate aos outros dois movimentos. Este acordo manteve-se at o incio de 1974, quando recomearam os combates entre a UNITA e as foras portuguesas. Em janeiro de 1975, os Acordos de Alvor formataram um governo de transio em Angola, estabelecendo um ministrio paritrio entre os trs movimentos, bem como a realizao de eleies. O processo eleitoral acabou no ocorrendo, com o reincio dos conflitos entre os trs grupos. A FNLA e a UNITA uniram-se para combater o MPLA, que acabou saindo vitorioso, com Agostinho Neto proclamando a Repblica, em novembro de 1975. A FNLA se desintegraria pouco tempo depois, restando UNITA, apoiada por frica do Sul, China e EUA, o combate ao governo federal, que recebia apoio da URSS, de Cuba e dos demais pases socialistas e de alguns governos africanos. O governo angolano teve de lutar, por quase duas
8

KI-ZERBO, op., cit., p. 279.


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

132

dcadas, at conseguir pacificar o pas, com a morte, em combate, de Jonas Savimbi, em fevereiro de 2002. Os nacionalistas de Guin Bissau e Cabo Verde fundaram, em 1953, um movimento de defesa da descolonizao, o PAIGCV (Partido Africano para a Independncia de Guin Bissau e Cabo Verde), dirigido por Amlcar Cabral que, em 1963, iniciou a luta armada. Atravs de uma guerra popular prolongada, o PAIGCV foi paulatinamente conquistando o territrio, isolando os portugueses. Nem mesmo o assassinato de Amlcar Cabral, no incio de 1973, impediu a declarao de independncia, em setembro do mesmo ano. Em 1974, Portugal reconheceu o novo Estado. As ilhas de Cabo Verde ganharam, em 1975, o status de pas independente de Guin Bissau. Em So Tom e Prncipe, os nacionalistas fundaram, em 1960, o CLSTP (Comit de Libertao de So Tom e Prncipe) que agia na defesa da descolonizao e da reforma agrria. Em 1972, o CLSTP foi transformado em MLSTP (movimento de Libertao de So Tom e Prncipe), que realizou intenso trabalho de conscientizao popular e articulao internacional com os movimentos das outras colnias portuguesas, pelo qual chegaram a constituir a Conferncia das Organizaes Nacionalistas das Colnias Portuguesas (CONCP). O MLSTP foi o movimento que negociou o processo de independncia em So Tom e Prncipe, em 1975, aps a Revoluo dos Cravos. Em Moambique, o movimento de descolonizao criou a Frelimo, em 1962, que reunia diversas tendncias, mas cujo programa defendia uma revoluo popular socialista. Iniciada no norte do pas, a guerrilha foi paulatinamente avanando no territrio, concentrando os portugueses ao sul, os quais sobreviviam graas ajuda militar da OTAN. Em 1975, com a Frelimo j vencedora, foram assinados os Acordos de Lusaka, reconhecendo a independncia. O governo passou para o lder da Frelimo, Samora Machel, que implantou um modelo socialista de desenvolvimento. Alm das dificuldades econmicas, Machel precisou enfrentar as aes da Resistncia Nacional Moambicana, Renamo, um grupo anticomunista apoiado pela frica do Sul. Samora Machel morreu em 1986, num desastre areo, e foi sucedido pelo chanceler Joaquim Chissano. As lutas entre o governo e a Renamo devastaram o pas.9 A descolonizao portuguesa foi um dos fatos de maior importncia na frica negra, nos anos 1970, com significados regionais e internacionais. Em primeiro lugar, tradicionalmente se coloca que a Revoluo dos Cravos foi a causa imediata das independncias das colnias portuguesas. Mas tambm importante refletir que dialeticamente as lutas anticoloniais contriburam para a queda do regime salazarista em Portugal, perpetrada pelo prprio exrcito, desgastado na manuteno de um colonialismo agonizante. Dessa forma, os africanos, atravs de sua luta, contriburam para as mudanas polticas ocorridas na prpria metrpole.10
9 RIBEIRO, Luiz Dario. Descolonizao da sia e da frica. Cincias & Letras, Porto Alegre, n. 33, jan-jul 2003, p. 80. 10

KI-ZERBO, op., cit., p. 280.


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

133

As ex-colnias portuguesas buscaram inspirao no marxismo e aproximaram-se do bloco socialista. Entretanto, estruturalmente no conseguiram fugir inteiramente condio neocolonial na relao com as antigas potncias europias. Embora as jovens naes africanas de expresso portuguesa tivessem como princpio o modelo socialista e procurassem aplicar um programa que envolvia nacionalizao das empresas, reforma agrria, alfabetizao em massa e grandes obras pblicas, as dificuldades eram enormes. Alm de conflitos e dificuldades internas, o neocolonialismo (ou imperialismo sem colonizao) mantevese, na medida em que relegava s jovens e frgeis naes africanas o papel de economias fornecedoras de matrias-primas, numa situao de troca desigual. Entretanto, para a esquerda mundial, tornava-se mais um exemplo da via socialista de busca da autonomia na luta contra o imperialismo. No contexto da Guerra Fria, significava a ampliao da presena sovitica no continente, o que ampliava a margem de manobra dos africanos e o interesse estratgico das grandes potncias.

A Guerra Fria e crise econmica na frica


Os conflitos africanos foram alimentados pela Guerra Fria, pois a disputa sistmica entre EUA e URSS buscava aliados na frica. Vrios pases (como a Frana) mantiveram bases areas ou navais no Continente, reforando o comrcio internacional de armas. De fato, a mera presena da URSS e de seus aliados foi de grande importncia para os africanos e sua relao com o mundo ocidental, configurando um importante espao de barganha. A presena sovitica na regio estimulava os EUA a apoiarem o regime ditatorial de Mobutu no Zaire, a guerrilha da Unita em Angola e o Apartheid na frica do Sul. A independncia das colnias portuguesas provocaram, na frica Austral, uma reviravolta na geopoltica regional, na dcada de 1970. Aps a descolonizao da frica portuguesa, em 1974/75, formou-se um grupo de pases de orientao progressista, denominado pases da linha de frente (envolvendo Zmbia, Angola, Botsuana, Moambique e Tanznia) cujo objetivo central era a crtica aos regimes racistas da Rodsia e da frica do Sul, que ocupava ainda a Nambia e atravs dela promovia ataques aos outros pases na regio. Com a ascenso de um governo negro na Rodsia (que trocou ento o nome para Zimbabwe), em 1980, a frica do Sul foi ficando mais isolada na regio. Apoiados pela URSS, Cuba e outros pases socialistas, os pases da linha de frente tinham como objetivo a eliminao do Apartheid e da agresso sul-africana, bem como o desenvolvimento das jovens naes africanas de forma independente. Para Cuba, a presena na frica significava poder participar do grande jogo das relaes internacionais no contexto da Guerra Fria.11 De
11

CHALIAND, Gerard. A luta pela frica: estratgia das grandes potncias. So Paulo: Brasiliense, 1982.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

134

fato, os cubanos estiveram presentes na poltica africana. Em 1961, um navio cubano levou armas guerrilha argelina e voltou carregado de feridos e rfos. Depois, tropas cubanas foram Arglia para defender suas fronteiras ameaadas. De 1964 a 1965, o governo cubano enviou tropas para o Congo e o comandante Ernesto Che Guevara participou das operaes, enquanto outro grupo foi enviado ao antigo Congo-Brazzaville. Em 1966, os cubanos prestaram sua ajuda militar, mdica e material s foras antiimperialistas do Partido Africano da Independncia da Guin e Cabo Verde (PAIGC). Os cubanos tambm combateram junto aos revolucionrios de Moambique e da Etipia e ajudaram os nascentes governos independentes a fundarem e treinarem suas foras armadas. De 1975 a 1990, milhares de cubanos lutaram ao lado do governo angolano. No plano inter-regional, ressalte-se a cooperao entre os africanos e os rabes, em especial aps o choque petrolfero de 1973. A solidariedade dos pases africanos chamada questo rabe contra Israel e a participao de nove pases da Organizao da Unidade Africana na Liga rabe contriburam para essa aproximao. Enquanto o Banco rabe para o Desenvolvimento Econmico da frica (BADEA) financiava diversas aes no continente africano, os pases rabes exportadores de petrleo tentavam atenuar o aumento de preos para os consumidores africanos. Em 1977, ocorria a Conferncia de Chefes de Estado da OUA e da Liga rabe no Cairo, cujos princpios elencados eram o no-alinhamento, a solidariedade afro-rabe e a condenao ao sionismo, ao colonialismo e ao apartheid. Entretanto, a cooperao afro-rabe foi muito inferior, em termos de recursos, ao que os pases africanos imaginaram e ainda sofreu as vicissitudes dos conflitos no Oriente Mdio, que paralisaram muitas vezes os projetos de cooperao.12 Se, estrategicamente, o continente africano ganhava espaos e margens de manobra, foi na economia que suas fragilidades mais se ressaltaram. Muitas oscilaes na histria econmica recente da frica ocorreram devido s descobertas sucessivas de petrleo em alguns pases e das flutuaes de seu preo no mercado mundial. Pases como Lbia e Nigria viram suas receitas crescerem enormemente em funo da venda do petrleo. Enquanto as crises do petrleo aumentaram as rendas dos pases exportadores (incluindo tambm Arglia, Gabo, Costa do Marfim, Angola e Congo), para os pases africanos, que dependiam das importaes de petrleo, elas foram um verdadeiro desastre. A crise tambm veio para os pases exportadores, quando o preo baixou, pois no puderam manter seus oramentos. Na Nigria, durante esses anos, a renda per capita recuou a menos de um tero do patamar que havia atingido no comeo do da crise do petrleo. O endividamento externo alcanou enormes cifras. Em 1988, o servio da dvida dos pases africanos tropicais correspondia em mdia a
SARAIVA, Jos Flvio Sombra. Cooperao e Integrao no Continente africano: dos sonhos pan-africanistas s frustraes do momento. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N. 36 (2), 1993, p. 38-39.
12

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

135

47% de suas exportaes. A fonte quase nica de emprstimos eram o FMI e o Banco Mundial, que exigiam o ajuste estrutural nos moldes do neoliberalismo, com privatizaes, diminuio dos gastos do Estado e abertura econmica.13 Ainda em 1981, o Banco Mundial lanou um documento, conhecido como Relatrio Berg. O objetivo deste relatrio era defender a tese de que os problemas econmicos e de desenvolvimento na frica tinham causas internas. Criticava profundamente os governos africanos, em especial aqueles que teriam incentivado a produo industrial em detrimento das polticas de proteo agricultura, bem como o excesso de Estado na economia. Praticamente inocentando as variveis externas, o relatrio conclua que a soluo estava na substituio das ms polticas pelas boas polticas. Seria apenas uma questo de escolha racional. Na mesma poca, os prprios governos africanos questionaram a leitura internalista e estado-minimalista da crise africana. Em 1981, foram publicados os resultados do encontro de chefes de Estado africanos que havia ocorrido em Lagos. O Plano de Ao de Lagos descreveu a crise africana como uma srie de choques externos, em especial a deteriorao dos termos de troca, o pagamento do servio da dvida externa e o protecionismo dos pases desenvolvidos. A soluo no estaria nas polticas de mercado, mas na capacidade de os Estados africanos mobilizarem recursos nacionais para a integrao e a cooperao econmica.14 Os anos seguintes foram, porm, de crise econmica e fome na frica. Em 1985, ocorreu um novo encontro da Organizao da Unidade Africana (OUA) , em Adis Abeba, para discutir o tema, com o objetivo de preparar um plano de ao em conjunto com a ONU. No encontro foi produzido um documento, o Africas Priority Programme for Economic Recovery, 19861990 (APPER), no qual os governantes africanos aceitavam a tese da responsabilidade interna da frica nos problemas do continente e concordavam em implantar as reformas liberais preconizadas pelo Banco Mundial, em troca especialmente da renegociao da dvida externa com a comunidade internacional, bem como a promessa de buscar solues para o problema da deteriorao dos preos das matrias-primas. O neoliberalismo afirmava-se no continente.15 Na realidade, os custos da crise econmica mundial das dcadas de 1970/1980 foram, em grande parte, repassados para o Terceiro Mundo. Os pases ricos conduziram ento uma poltica de reduo das importaes e os pases exportadores de matria primas tiveram seus recursos diminudos em virtude da queda dos preos e do volume das exportaes. Os bancos privados com sede em pases desenvolvidos e as instituies de
13 OLIVER, Roland. A experincia africana: da pr-histria aos nossos dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, p. 278. 14 ARRIGUI, Giovanni. The african crisis: World systemic and regional aspects. New Left Review, n. 15, maio/junho 2002, p. 07-08 15

Ibid., p. 09
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

136

crdito internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, elevaram as taxas de juros, provocando a exploso das dvidas externas. Para pagar o servio da dvida, os pases africanos tiveram de exportar cada vez mais. Como so exportadores basicamente de matrias primas e produtos pouco elaborados, sua oferta aumentou no mercado mundial, desvalorizando com isso seus preos. Deve-se levar em conta tambm a revoluo tecnolgica, com sua tendncia desvalorizao de matrias primas. Neste contexto, a dcada de 1980 representou, do ponto de vista econmico, a dcada perdida para a frica, houve a reduo do PIB do continente e a excluso de regies inteiras do mercado mundial. Nesse contexto, ocorreu a bifurcao do Terceiro Mundo. Enquanto os pases do Leste Asitico (em especial os tigres asiticos) cresciam a taxas elevadas, assistia-se estagnao e ao declnio econmico em amplas reas da Amrica Latina e do continente africano.

A frica no ps-Guerra Fria: marginalizao e conflitos micro-centrados


No final da dcada de 1980, os sinais do fim da Guerra Fria comearam a aparecer. Depois da derrota da batalha de Cuito-Cuinavale sofrida pelos Sul-Africanos para as tropas cubano-angolanas em 1988, os EUA e a frica do Sul decidiram negociar a pacificao. Os Estados Unidos propuseram a retirada cubana em troca da independncia da Nambia (que era ocupada pela frica do Sul e utilizada como ponta de lana para atacar Angola). Em 1989, os cubanos retiraram-se de Angola e da Etipia e foi iniciado o processo de independncia da Nambia, concludo em 1990. O fim da Guerra Fria tambm influiu na queda dos regimes de partido nico apoiados pelo Ocidente, enquanto ocorria ou a derrubada dos regimes marxistas ou pelo menos a converso de parte de seus dirigentes ao liberalismo. O governo sul-africano promoveu a libertao do lder negro Nelson Mandela, em 1990, e o fim do Apartheid, em 1991. O fim da Guerra Fria no trouxe, entretanto, a soluo para os conflitos e problemas africanos, pois representou para o continente a perda de importncia estratgica e da capacidade de barganha. Assim, a frica passou a sofrer os efeitos da marginalizao e da desestrategizao do continente por parte das grandes potncias, que diminuram a cooperao e os instrumentos de ajuda. Retirados os esteios que garantiam algum equilbrio regional, ocorreu o desencadeamento de violentos conflitos, em grande parte tribalizados: carregados de forte contedo tnico, com armas menos modernas, com financiamentos privados (empresas multinacionais, senhores da droga, velhas elites oligrquicas) ou governamentais, nacionais e internacionais.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

137

Assim, ocorreu, na dcada de 1990, uma srie de conflitos no continente africano: os conflitos em Ruanda e Burundi, na Somlia, na Libria, Zaire, Serra Leoa e Nigria, entre outros. Com dificuldades, a Organizao da Unidade Africana criou foras de Paz para barrar conflitos como na Libria e em Serra Leoa. Entre as intervenes da ONU, importante ressaltar a na Somlia, em 1992, que tinha como objetivo restaurar a esperana no Chifre da frica atravs da liquidao dos conflitos clnicos que ocorriam no pas, desde a queda de Siad Barre em 1991. A operao, com custo elevado para a ONU e para os EUA, transformou-se em um fracasso, quando tentaram capturar o General Mohammed Aiddid, lder da Aliana Nacional Somali. Aps a morte de vrios capacetes azuis, os EUA e a ONU negociaram, em 1994, sua retirada do pas, em troca de um piloto militar norte-americano que havia sido capturado. A crise na Somlia persiste at os dias de hoje. Na esteira das crises dos anos 1990, foi o conflito entre hutus e tutsis, que envolveu Ruanda, Burundi e o Zaire, o que mais impactou, pelas suas dimenses e conseqncias. O massacre mtuo entre tutsis e hutus (com quase um milho de mortos) parecia um conflito tnico, mas deitava razes na forma da colonizao belga, que havia fomentado a diferena entre as etnias como forma de manter o aparelho colonial. A queda de Mobutu no Zaire, em 1997, teve um significado estratgico, pois privou a Frana de um importante aliado no continente, que apoiava as polticas ocidentais contra os governos progressistas. Em 1997, as tropas da Aliana das Foras Democrticas para a Libertao (AFDL) derrubaram o presidente do Zaire (Mobuto) e proclamaram a Repblica Democrtica do Congo (RDC) com Laurent-Dsir Kabila como presidente. Em agosto de 1998, militares banyamulenge (congoleses tutsis de origem ruandesa) lanaram um movimento de rebelio no Kivu, no conflito conhecido como Segunda Guerra do Congo, que teve a presena de milhares de soldados da ONU na tentativa de debelar o conflito. Em janeiro de 2001, Laurent-Dsir Kabila, assassinado, foi substitudo por seu filho Joseph. De fevereiro de 2002 a abril de 2003, ocorreu o dilogo intercongols em Sun City (frica do Sul) entre o governo, os rebeldes, a sociedade civil e a classe poltica, perodo no qual foram assinados acordos de paz entre a RDC, Ruanda e Angola. Em 2003, ocorreu a formao de um governo de transio chamado de Unio Nacional, composto pelo presidente Joseph Kabila e por quatro vice-presidentes, de diferentes tendncias polticas do pas. Essa Guerra do Congo (1998-2003) tinha, como pano de fundo, o controle de minerais estratgicos, como do Coltan, combinao de duas palavras que correspondem aos minerais columbita e tantalita, dos quais se extraem metais utilizados na fabricao de equipamentos eletrnicos avanados. Estes metais so considerados altamente estratgicos e 80% de suas reservas encontram-se na Repblica Democrtica do Congo.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

138

A Libria, com seus quase trs milhes e meio de habitantes, a repblica mais antiga da frica negra. De 1997 at agosto de 2003, foi dirigida pelo ex-chefe de guerra Charles Taylor, quando foi substitudo pelo vice-presidente, Moses Blah. Este pas j havia mergulhado, de 1989 a 1997, em uma longa guerra civil, liderada por Charles Taylor, ento chefe de um dos bandos armados. O conflito entre diferentes grupos guerrilheiros deixou milhares de mortos e exilados. Desde 1999, o regime de Taylor enfrentava a rebelio dos Liberianos Unidos pela Reconciliao e a Democracia, LURD, quando alcanaram e cercaram a capital Monrvia. Em agosto de 2003, Taylor retirou-se do pas, sob a proteo das tropas da Unio Africana. Neste contexto, importante reiterar que as anlises que explicam os conflitos e a violncia pela mera existncia de diferentes identidades tnicas religiosas e culturais, na realidade obscurecem o carter dinmico e multifactico das identidades tnicas, assim como a capacidade de muitos grupos tnico-culturais de conviver pacificamente em grande parte da frica e do mundo. Alm disso, o discurso essencialmente tnico ou identitrio da crise esconde a atuao e a responsabilidade dos diferentes atores africanos e internacionais que, em sua luta por poder e recursos, instrumentalizaram as identidades tnicas e culturais. Mascara tambm as profundas fraturas sociais herdadas do colonialismo e retroalimentadas no neocolonialismo e pelas disputas das grandes potncias. A privatizao de muitos conflitos tambm deve ser registrada. Como afirma Christopher Clapham, as relaes externas do continente foram privatizadas, no somente atravs da subverso pelos interesses privados dos polticos internos e externos ao continente, mas tambm atravs do deslocamento das relaes tradicionais mantidas pelo Estado, oriundas do processo de globalizao, com a presena e interferncia das agncias e rgos internacionais, organizaes no-governamentais, igrejas, etc. Alm disso, verifica-se que muitos conflitos africanos tm origem ou so alimentados por interesses de empresas estrangeiras em obter ou controlar determinadas concesses para explorao econmica (sobretudo extrativismo mineral e petrolfero).16

O Fim do Apartheid e a nova frica do Sul: o reencontro com o continente


Em abril de 2004, foram realizadas as terceiras eleies federais na frica do Sul desde que a elite branca do pas, depois de 46 anos de regime de Apartheid, negociou sua sada do poder, em 1994, quando foi eleito presidente do pas o lder da resistncia negra, Nelson Mandela. Nesses
16 CLAPHAM, Christopher. Africa and the international system: the politics of state survival. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, p. 256.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

139

dez anos, a frica do Sul demonstrou a consolidao de um novo regime ps-Apartheid que, embora no tenha provocado as transformaes esperadas no regime social vigente no pas, tem sinalizado importantes mudanas com efeitos internos e internacionais, que, de certa forma, marcam a transio para uma reafirmao da frica no sistema mundial. Situada na rota comercial para as ndias e habitada por diversos grupos negros, a regio foi colonizada, a partir do sculo XVI, principalmente por imigrantes holandeses (chamados beres ou africnderes), que desenvolveram uma lngua prpria, o africner. Durante o sculo XIX, ocorreu uma srie de conflitos entre os ingleses (que foram ocupando a regio), os negros e os beres. Com os choques, os beres emigram para o nordeste (em 1836), fundando duas repblicas independentes, Transvaal e Estado Livre de Orange. A entrada dos ingleses no Transvaal resultou na Guerra dos Beres, que culminou com a vitria britnica. A partir de 1911, a minoria branca, composta de africnderes e descendentes de britnicos, promulgou uma srie de leis que consolidou seu poder sobre a populao negra. A poltica de segregao racial do Apartheid (separao, em africner) foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Partido Nacional (PN). O Apartheid impedia o acesso dos negros propriedade da terra e participao poltica e os obrigava a viver em zonas residenciais segregadas, proibindo-se inclusive casamentos e relaes entre pessoas de raas diferentes. Na dcada de 1950, a oposio ao Apartheid ganhou fora, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organizao negra criada em 1912, deflagrou uma campanha de desobedincia civil. O Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960, no qual a polcia matou 67 negros que participavam de uma manifestao, provocou protestos no pas e no exterior. O governo declarou o CNA ilegal e prendeu, em 1962, seu principal lder, Nelson Mandela, o condenando priso perptua. Enquanto isso, em maio de 1963, o Parlamento da frica do Sul aprovou um projeto de Lei que previa a tortura para os detidos. Na dcada de 1970, a poltica do Apartheid recrudesceu. Uma srie de leis classificava e separava os negros em grupos tnicos, na tentativa de confin-los em territrios denominados bantustes.17 Com o fim do imprio colonial portugus na frica (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodsia, atual Zimbabwe (1980), o domnio branco na frica do Sul entrou na defensiva. Em 1976, uma nova onda de protestos culminou com o massacre de Soweto. Na dcada de 1980, o fim da Guerra Fria desestrategizou o Apartheid, as presses internas e internacionais aumentaram e obrigaram o governo a iniciar algumas reformas.18 O fim do Apartheid na frica do Sul foi um dos acontecimentos
17 18

KI-ZERBO, op., cit., p. 296-298.

DOPCKE, Wolfgang. Uma nova poltica exterior depois do Apartheid: reflexes sobre as relaes regionais da frica do Sul, 1974-1998. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N 41, vol. 1, 1998, p. 137-138.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

140

de maior impacto na frica Ps-Guerra Fria. A frica do Sul, na dcada de 1980, experimentava o isolamento diplomtico internacional devido sua poltica racista de segregao interna. A crtica interna e internacional ao regime racista foi se intensificando, at que, com a posse de Frederik De Klerk na presidncia, em 1989, ocorreram vrias mudanas no pas. Em 1990, Mandela foi libertado e o CNA recuperou a legalidade. De Klerk revogou as leis raciais e iniciou o dilogo com o CNA. Sua poltica, criticada pela direita, foi legitimada por um plebiscito, em 1992, pelo qual os brancos, os nicos que puderam votar, aprovaram o fim do Apartheid. Inconformados com o avano das reformas, lderes extremistas brancos fundaram, em 1993, a Frente Nacional Africnder (FNA). Mesmo com a resistncia dos extremistas, De Klerk convocou para 1994 as primeiras eleies multirraciais para um governo de transio. Em abril de 1994, Nelson Mandela (que juntamente com De Klerk ganhou o Prmio Nobel da Paz, em 1993) foi eleito presidente da frica do Sul. A aliana do Congresso Nacional Africano (CNA) de Mandela com o Partido Nacional (PN) de De Klerk viabilizou o primeiro governo multirracial do pas. A transio negociada tambm foi criticada por organizaes como o Partido Liberdade Inkatha, organizao zulu, que disputava com o CNA a representao poltica dos negros sul-africanos. O governo de coalizo dirigido por Mandela enfrentou o desafio de restaurar as propriedades das famlias negras atingidas pela lei de 1913, que garantia 87% do territrio sul-africano minoria branca. Por no concordar com os rumos do governo, o Partido Nacional retirou-se, em 1996. A Comisso de Reconciliao e Verdade, criada em 1995 com o objetivo de promover a reconciliao entre os sul-africanos, no conseguiu maiores avanos. Entretanto, leis abrangentes contra discriminao de raa, gnero e deficincia fsica e contra o uso de termos racistas pela mdia foram aprovadas, em janeiro de 2000. Em 1999, o vice-presidente Thabo Mbeki foi eleito para dirigir o pas. As eleies parlamentares de junho de 1999 foram vencidas pelo CNA, que formou uma coalizo com o partido Frente Minoritria, assegurando dois teros das cadeiras da Assemblia Nacional. O Partido Nacional, que governou o pas entre 1948 e 1994, disputou as eleies com o nome de Novo Partido Nacional (NNP). Nesse contexto, Thabo Mbeki assumiu a Presidncia com o desafio de garantir a continuidade do regime democrtico e reduzir as diferenas sociais entre brancos e negros. As mudanas promovidas na frica do Sul tm sido lentas, descontentando a maioria da populao negra, que observa as riquezas do pas ainda concentradas nas mos da minoria brancas. O programa de governo teve como metas uma transio gradualista, respeitando a propriedade privada, as relaes com as multinacionais e os interesses estrangeiros no pas, bem como seguindo algumas das metas do FMI e do Banco Mundial, como liberalizao da economia e limitao de gastos sociais. Como resultado, aumentaram algumas desigualdades sociais. A
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

141

participao dos negros na riqueza tem aumentado, porm beneficiando somente uma elite relativamente pequena (os chamados buppies). O desemprego sul-africano, cujos nmeros oficiais apontam 30%, e a AIDS, com cerca de cinco milhes de soropositivos, tm demandado um esforo adicional do governo na execuo de polticas pblicas de emprego e sade. A concentrao das terras nas mos dos brancos - base fundamental do regime colonial e do Apartheid na frica do Sul ainda permanece. O governo implantou um programa de reforma agrria que, com um oramento limitado, pouco restituiu de terras aos negros. Nesse contexto, os conflitos rurais tm recrudescido, inclusive estimulando a formao, em 2001, do Movimento do Povo Sem-Terra. Mesmo com a persistncia desses problemas, a maioria da populao tem apoiado o governo do CNA. Tal fato foi demonstrado com a reeleio de Thabo Mbeki para a presidncia do pas, em abril de 2004. Nestas terceiras eleies democrticas na frica do Sul, o CNA obteve cerca de 69,6% dos votos, um sucesso para o partido, que havia alcanado 66,4% nas eleies de 1999 e 62,6% nas primeiras eleies multirraciais, em 1994. A frica do Sul tem contribudo para a retomada do desenvolvimento africano e a melhor projeo internacional. A frica do Sul ps-Apartheid representa pea-chave no desenvolvimento africano, seja por sua projeo econmica e poltica, seja pelas expectativas geradas e efetivadas com o fim do Apartheid. O povo negro sul-africano venceu o Apartheid racial, conquistando direitos civis e polticos, mas ainda tem pela frente o enorme desafio de superar o Apartheid social e a pobreza, na luta pela garantia dos direitos sociais.

A nova diplomacia e o renascimento africano na busca da autonomia


A marginalizao e a desestrategizao da frica ocorridas com o fim da Guerra Fria tambm marcaram uma nova etapa nas relaes internacionais e no processo de desenvolvimento do continente. Ao mesmo tempo em que o mundo passa por uma reorganizao internacional no sistema ps-Guerra Fria, a frica vem dando sinais de profundas transformaes e novas tendncias, no sentido de sua reafirmao, busca de solues e construo de sua autonomia. O momentneo desinteresse dos pases desenvolvidos pela frica, nos anos 1990, conferiu uma oportunidade para o continente reorganizar-se em bases mais autnomas. Essa autonomia est baseada no relativo enfraquecimento da influncia direta europia na frica, em especial a francesa e na rearticulao regional africana provocada pela frica do Sul e outros pases-plo no continente.19
19 VIZENTINI, Paulo. frica: relaes Internacionais e construo do Estado-nao. Cincias & Letras, Porto Alegre, n. 33, jun-jul 2003, p. 89-117.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

142

Assim, no plano das Relaes Internacionais, a frica do Sul tem patrocinado uma importante inflexo, com significados regionais e internacionais. A nova diplomacia ps-Apartheid buscou construir parcerias regionais, ingressando na Organizao da Unidade Africana e no Movimento dos No Alinhados e estabelecendo parcerias em vrios pases, destacando-se China, Brasil, Cuba, Lbia, ndia, entre outros. A frica do Sul est articulada com o bloco econmico da frica Austral (SADC) e tem promovido intensa cooperao econmica no continente. Tambm importante salientar sua recente associao com o Brasil e com a ndia na formao do G-3. A Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral (SADC) remonta ao bloco poltico de luta contra os pases que viviam sob governos racistas (frica do Sul e Rodsia), denominado Pases da Linha de Frente e o bloco econmico equivalente, Conferncia de Coordenao do Desenvolvimento da frica Austral (SADC), fundados em 1980. Os blocos no avanaram devido guerra persistente e ausncia da maior economia da regio, a da frica do Sul. Com o fim do regime do Apartheid, no incio dos anos 1990, a situao mudou completamente, com a adeso da frica do Sul. So membros da SADC atualmente os seguintes pases, cada qual com uma funo: frica do Sul, finanas e investimentos; Angola, energia; Botswana, produo animal e agrria; Lesoto, conservao da gua, do solo e turismo; Malau, florestas e fauna; Maurcio (sem funo especfica); Moambique, transportes, cultura e comunicaes; Nambia, pesca; Suazilndia, recursos humanos; Zmbia, minas; Zimbbue, segurana alimentar. A Tanznia, a Repblica Democrtica do Congo e as Ilhas Seichelles aderiram posteriormente ao bloco. A SADC considerada o maior bloco de toda a regio africana, possuindo atualmente um PIB de quase 200 bilhes de dlares e uma populao total de mais de 200 milhes de pessoas. Em suas exportaes, a SADC arrecada uma mdia de 53,5 bilhes de dlares e gasta em mdia 52,8 bilhes de dlares em importaes. frica do Sul, Nambia, Botswana, Lesoto e Swazilndia formam o ncleo central da SADC, pois constituem a Unio Aduaneira da frica Austral (SACU), uma zona de livre comrcio. Em 2001, foi lanado o NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano), um plano de desenvolvimento do continente africano. Este plano tem como caractersticas o vnculo entre democracia, governabilidade e desenvolvimento econmico, uma abordagem diferenciada do FMI e do Banco Mundial dos problemas africanos, alm de ter sido criado pelos prprios africanos. Propondo uma nova base ideria de insero internacional da frica, o Plano retoma certa ofensiva diplomtica do continente no debate sobre seu desenvolvimento. No campo poltico, foi ratificada por 53 pases do continente, em julho de 2002, a criao da Unio Africana (UA), que substituiu a Organizao da Unidade Africana (OUA). O nico pas que dela no participa o Marrocos, em funo da admisso do Saara Ocidental como
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

143

Estado membro. Com objetivos de aumentar a integrao e cooperao entre os povos africanos, este novo organismo foi dotado de um Conselho de Paz para tratar dos conflitos na regio, ao mesmo tempo em que tentou propor a criao de um bloco econmico para promover o desenvolvimento dos pases da regio. No incio de 2003, a Unio Africana tomou posio contrria ao ataque norte-americano ao Iraque, sem a aprovao do Conselho de Segurana. Em 2004, entrou em funcionamento o Parlamento Africano, com sede na frica do Sul. Dessa forma, vislumbra-se a possibilidade do renascimento africano, atravs do processo de cooperao e da reafirmao no sistema mundial. Embora persistam os conflitos, o neocolonialismo e o subdesenvolvimento, assistimos a recomposio social e poltica no continente africano, atravs do processo de cooperao, reafirmao e procura de solues negociadas, o que tem aberto muitas possibilidades para seu desenvolvimento. Os povos do continente africano tm renovadas as suas possibilidades de reconstruir sua autonomia. Talvez os povos africanos promovam a nova ligao sul-sul, unindo os povos da Amrica Latina, frica e sia na luta por um mundo melhor, superando a bifurcao dos anos 1980 e 1990.

Consideraes finais: entre o renascimento e a nova disputa pela frica


A nova disputa no continente africano, ocorrida nos ltimos anos, retoma e atualiza os antigos interesses imperialistas (minerais, pontos estratgicos, possibilidades de investimentos lucrativos) e modifica o panorama geopoltico africano. Como instrumentos, encontram-se ainda as caractersticas centrais do neocolonialismo, como projeo militar, dependncia financeira e dvida externa, dependncia comercial, diversas formas de ajuda (bilateral e multilateral) associadas a determinados condicionamentos de bom comportamento. Entretanto, Convm ressaltar que h um potencial neocolonialista e no um neocolonialismo automatizado nas relaes entre os pases africanos e os pases imperialistas. Entre os principais agentes atuando na frica, verifica-se a manuteno dos interesses europeus (sobretudo franceses e ingleses) em disputa com atores que esto procurando aumentar sua presena no continente, entre os quais podemos citar Estados Unidos, China (ocupando vazios deixados por outras potncias, como a Rssia), bem como ndia e Brasil, estes dois ltimos nos marcos da cooperao sul-sul. Os Estados Unidos, aps o fracasso da interveno na Somlia (finalizada em maro de 1994), havia diminudo seu interesse no continente, mas, no final da dcada, o interesse foi renovado, como manifestado no encontro com ministros africanos ocorrida em Washington, entre 15 e 18
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

144

de maro de 1999. A estratgia americana, segundo Pierre Abramovici, est assentada em dois eixos: manter acesso ilimitado a mercados importantes (petrleo, minerais) e garantir segurana nas vias de comunicao e de transporte.20 Nesse contexto, o programa Acri, (African Crisis Response Initiative) norte americano de meados dos anos 1990, foi transformado em 2002, em Acota (Africa Contengency Operations Training Assistance), um programa de treinamento militar estendido a diversos pases e padronizado de treinamento ofensivo. Desde ento, os Estados Unidos vem aumentando significativamente sua presena na frica, com a justificativa da luta contra o terrorismo. Nesse sentido, nos dias 23 e 24 de maro de 2004, os chefes de estado-maior de oito pases africanos (Chade, Mali, Mauritnia, Marrocos, Niger, Senegal e Tunsia) participaram, pela primeira vez, de uma discreta reunio na sede do comando europeu do exrcito norte-americano (US-Eucom), em Stuttgart. O Acordo referia-se ao Sahel, entre as zonas petrolferas do norte do continente e as do Golfo da Guin. Significativa tambm a participao indireta de Washington, no ms de maro de 2004, numa operao militar realizada por quatro pases do Sahel (Mali, Chade, Niger e Arglia) contra o Grupo Salafista para a Pregao e o Combate (GSPC).21 Em 2008, o governo norte-americano anunciou a criao da Africom (frica comand), num engajamento militar dos Estados Unidos no continente. Os europeus, sobretudo Frana e Inglaterra, procuram manter suas posies neocoloniais na frica. Este o caso da Frana que detm diversas bases militares e uma forte presena econmica em suas antigas colnias. Nesse contexto, alm dos acordos existentes entre pases da Europa e frica (Cotonou, Francofonia, Commonwealth e CPLP), ocorreu, em 2000, a primeira cpula entre os chefes de Estado dos dois continentes. Em 2007, ocorreu a segunda cpula, cujo objetivo principal era forar os pases africanos a assinar novos tratados comerciais (APE) antes de 31 de dezembro de 2007, em aplicao da Conveno de Cotonou (junho de 2000), que previa o fim dos acordos de Lom (1975, nos quais diversos produtos africanos detinham alguns privilgios alfandegrios na Unio Europia). O acordo, que permitiria que os produtos europeus entrassem na frica de forma privilegiada, no foi concludo e as negociaes terminaram em fracasso, aps a recusa dos governos do Senegal, frica do Sul e Nambia. A China desponta como um dos maiores investidores na frica recente. Para o governo chins, a frica no representa apenas fonte de matrias-primas e fonte de produtos, mas significa tambm um palco poltico importante, em que 45 pases mantm relaes diplomticas com a China. Essa parceria tambm rende dividendos polticos para o governo chins, como ocorreu com o caso de Tiananmen, em 1989, no qual vrios pases africanos manifestaram apoio China (Egito, Mauritnia, Gana,
20 ABRAMOVICI, Pierre. Activisme militaire de Washington en Afrique. Paris: Le Monde Diplomatique. Julliet, 2004. p. 14 15. 21

Ibid.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

145

Togo, Gabo, Angola, Qunia), afirmando que era um problema interno da China e evitando seu isolamento. Desde 1990, por sete anos consecutivos, a China conseguiu evitar, na ONU, resolues anti-chinesas com o apoio dos pases africanos (que representam mais de 50 votos). Na dcada de 1990, dez dirigentes chineses de alto escalo realizaram cerca de 30 visitas frica. Entre 1989 e 2000, durante 12 anos, os ministros das relaes exteriores visitaram a frica no incio de cada ano. tambm importante recordar que a China continental e Taiwan disputam apoio diplomtico e reconhecimento no continente africano, por isto muitos pases aproveitam para aumentar a capacidade de barganha.22 Nesse sentido, em 2000, a China e os pases africanos estabeleceram a Focac (Frum on China-frica Cooperation). Em 2003, ocorreu um encontro, em Adis Abeba, e, em 2006, outro em Pequim, no qual o Presidente Chins Hu Jintao reuniu-se com Chefes de Estado ou governo de 48 pases africanos.23 O continente africano tambm palco de interesse renovado da poltica externa brasileira. Durante o governo Lula, verifica-se a articulao entre o discurso interno de identidade afro-brasileira (com polticas pblicas) e as relaes destacadas com o continente africano, rompendo com a idia de parcerias seletivas, para pensar a frica de forma global. Dentro da formulao de uma nova poltica externa, o governo Luis Incio Lula da Silva tem procurado nova aproximao com a frica, em especial a frica do Sul, que tem interesses semelhantes no sistema internacional, como a defesa da multipolaridade. Busca tambm estabelecer, no continente africano, parcerias no campo comercial e poltico. Desde que assumiu o governo, em 2003, o Presidente Luis Incio Lula da Silva j realizou oito visitas ao continente e promoveu intensas parcerias. Uma das parcerias estratgicas mais promissoras a que est se estabelecendo entre Brasil e frica do Sul, no apenas em relao a temas regionais, mas tambm mundiais, como o G-3 (frum que integra Brasil, ndia e frica do Sul), o Conselho de Segurana, as questes da paz e do desenvolvimento. Ambos os pases so fortes candidatos a lderes de plos de poder regional na conformao de um sistema mundial multipolar. Em sntese, verifica-se um renovado interesse no continente africano, que mantm e atualiza os antigos interesses imperialistas, mas em outro contexto. O elemento novo a capacidade de resposta que os governos africanos tem colocado nessa relao, na busca pela autonomia e na possibilidade de utilizao seletiva dos investimentos externos. A nova democracia africana tambm tem produzido uma nova elite poltica, mais ousada em termos diplomticos e de busca de autonomia nos projetos de desenvolvimento. Com a diminuio e a resoluo de muitos conflitos
22 MING, Zhang Hong. A poltica chinesa na frica. In. BELLUCCI, Beluce. Abrindo os Olhos para a China. Rio de Janeiro: EDUCAM, 2004, p. 263-265. 23 OLIVEIRA, Amaury Porto. A poltica africana da China. In: frica II Conferncia Nacional de Poltica Externa e Poltica Internacional: o Brasil e o mundo que vem ai. Braslia: Funag, 2008, p. 13.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

146

(comparativamente aos anos 1990), o crescimento econmico e o aumento dos interesses internacionais pelo continente, verifica-se que a frica entrou em uma nova fase que, ainda longe do otimismo renascentista apregoado, tem mostrado avanos concretos, rumo autonomia. Contraditoriamente, porm, os interesses neocolonialistas persistem e rearticulam-se em um novo contexto de disputa pelo continente. Recebido em agosto de 2008. Aprovado em outubro de 2008.
Title: The Dilemmas of Contemporary Africa: the Persistence of Neocolonialism and the Challenges of Autonomy, Security, and Development (1960-2008) Abstract This article discusses the formation of contemporary Africa, considering the difficulties faced by the continent after independence, such as neocolonialism and domestic political instability. This study also analyzes the role of the continent during the Cold War and its ending, in the 1990s in order to verify the impact political confrontation caused in the continent, resulting, first, in marginalization and, later, reassurance. Finally, this article examines the interest in Africa, in the last decade, and the possibilities of the continents autonomy. Key words: Contemporary Africa. International relations. Post-colonialism.

Referncias
ABRAMOVICI, Pierre. Activisme militaire de Washington en Afrique. Paris: Le Monde Diplomatique. Julliet, 2004. p. 14 15. ARRIGUI, Giovanni. The african crisis: World systemic and regional aspects. New Left Review, n. 15, maio/junho 2002, p. 05-36. AMIN, Samir. O desenvolvimento Desigual: ensaio sobre as formaes sociais do capitalismo perifrico. Rio de Janeiro: Editora ForenseUniversitria, 1976. _______. Classe e nao: na Histria e na crise contempornea. Lisboa: Moraes editores, 1981. BARRANZA, Hilda Varela. frica: Crisis del poder poltico. Dictaduras y processos populares. Mxico: Nova Imagem, 1981. BERTEAUX, Pierre. frica: desde la pre historia hasta los estados actuales. Mxico: Siglo XXI, 1978. CADERNOS DO TERCEIRO MUNDO. Rio de Janeiro: Terceiro Mundo. CANEDO, Letcia Bicalho. A descolonizao da sia e da frica. So Paulo: Atual, 1986. CARRERAS, Jos Urbano Martinez. frica subsaariana. 1885-1990 del colonialismo a la descolonizacion. Madrid, Sintesis, 1993.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

147

CHALIAND, Gerard. Mitos revolucionrios do terceiro mundo. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1977. CHALIAND, Gerard. A luta pela frica: estratgia das grandes potncias. So Paulo: Brasiliense, 1982. CLAPHAM, Christopher. Africa and the international system: the politics of state survival. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. COELHO, Pedro e SARAIVA, Jos.(orgs). Frum Brasil-frica: poltica, cooperao e comrcio. Braslia: IBRI, 2004. DOSSI BRASIL-FRICA. Revista da USP, nmero 18, Jun/jul, ago 1993 DOPCKE, Wolfgang. A vida longa em linhas retas: cinco mitos sobre as fronteiras na frica Negra. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N 42, vol. 1, 1999, p. 77-109. DOPCKE, Wolfgang. Uma nova poltica exterior depois do Apartheid: reflexes sobre as relaes regionais da frica do Sul, 1974-1998. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N 41, vol. 1, 1998, p. 132-160. GUIMARES, Samuel. frica do Sul: vises brasileiras. Braslia: Instituto de Pesquisa em Relaes Internacionais, 2000. ILIFFE, John. Os africanos: Histria dum continente. Lisboa: Ed. Terramar, 1999. JONGE, Klaas de. frica do Sul, apartheid e resistncia. So Paulo: Cortez, 1991. KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra. Lisboa:Europa Amrica, 2 volumes. LINHARES, Maria Yedda. A luta contra a metrpole: sia e frica. 19451975. So Paulo: Brasiliense, 1981. MANDEL, Ernest. O capitalismo Tardio. So Paulo: Abril Cultural, 1982. MING, Zhang Hong. A poltica chinesa na frica. In. BELLUCCI, Beluce. Abrindo os Olhos para a China. Rio de Janeiro: EDUCAM, 2004. NKRUMAH, Kwame. Neocolonialismo: ultimo estgio do imperialismo. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 1967. OLIVER, Roland. A experincia africana: da pr-histria aos nossos dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. OLIVEIRA, Amaury Porto. A poltica africana da China. In: frica II Conferncia Nacional de Poltica Externa e Poltica Internacional: o Brasil e o mundo que vem ai. Braslia: Funag, 2008. RIBEIRO, Luiz Dario. Descolonizao da sia e da frica. Cincias & Letras, Porto Alegre, n. 33, jan-jul 2003, p. 53-86. RODNEI, Walter. Como a Europa subdesenvolveu a frica. Lisboa: Seara Nova, 1975.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

148

RODRIGUES, Joo Carlos. Pequena Histria da frica Negra. So Paulo: Globo, 1990. SANTAYANA, Mauro. Dossi da Guerra do Saara. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987. SANTIAGO, Theo.(org) Descolonizao. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. SARAIVA, Jos Flvio Sombra. A formao da frica Contempornea. So Paulo: Atual, 1987. ________. Cooperao e Integrao no Continente africano: dos sonhos pan-africanistas s frustraes do momento. Revista Brasileira de Poltica Internacional. N. 36 (2), 1993, p. 28-45. ________. A frica e o Brasil: encontros e encruzilhadas. Cincias & Letras. Nmeros 21 e 22, p. 115-172, 1998. STARUCHENKO, Gleb. A opo Africana. Lisboa: Editorial Estampa, 1977. TORRES, Adelino. Horizontes do Desenvolvimento Africano: no limiar do Sculo XXI. Lisboa: Editora Veja, 1998. UNESCO. Histria geral da frica. So Paulo: tica, 8 volumes. VIZENTINI, Paulo. frica: relaes Internacionais e construo do Estadonao. Cincias & Letras, Porto Alegre, n. 33, jan-jul 2003, p. 89-117.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 125-149, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

149

Вам также может понравиться