Вы находитесь на странице: 1из 37

Centro federal de educao tecnolgica de minas gerais EDUCAO PROFISSIONAL TCNICA DE NVEL MDIO NA FORMA INTEGRADA EM MECATRNICA

Disciplina: MANUTENO MECNICA

Professor: Luiz de Gonzaga Ferreira Jnior Eng. Agrcola UFLA Mestrando Eng. Agrcola Projeto e Avaliao de Mquinas UFLA luizdgfj@gmail.com luizjunior@nepomuceno.cefetmg
2013

INTRODUO MANUTENO Com a globalizao da economia, a busca da qualidade total em servios, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas. O que a manuteno tem a ver com qualidade total? disponibilidade de mquina; aumento da competitividade; aumento da lucratividade; satisfao dos clientes; produtos com defeito zero...

INTRODUO MANUTENO

Vamos comparar: Imagine que eu seja um fabricante de rolamentos e que eu tenha concorrentes no mercado. Pois bem, para que eu venha a manter meus clientes e conquistar outros, precisarei tirar o mximo rendimento de minhas mquinas para oferecer rolamentos com defeito zero e preo competitivo.

INTRODUO MANUTENO

Deverei tambm, estabelecer um rigoroso cronograma de fabricao e de entrega de meus rolamentos. Imagine voc que eu no faa manuteno de minhas mquinas...

INTRODUO MANUTENO
Se eu no tiver um bom programa de manuteno, os prejuzos sero inevitveis, pois mquinas com defeitos ou quebradas, causaro:
diminuio ou interrupo da produo; atrasos nas entregas; perdas financeiras; aumento dos custos; Rolamentos com possibilidades de apresentar defeitos de fabricao; insatisfao dos clientes; perda de mercado.

INTRODUO MANUTENO

Para evitar o colapso de minha empresa devo, obrigatoriamente, definir um programa de manuteno com mtodos preventivos a fim de obter rolamentos nas quantidades previamente estabelecidas e com qualidade. Tambm devo incluir, no programa, as ferramentas a serem utilizadas e a previso da vida til de cada elemento das mquinas.

UM BREVE HISTRICO Sculo XVI na Europa central surgimento do relgio mecnico surgimento dos tcnicos em montagem e assistncia.

UM BREVE HISTRICO
Tomou corpo ao longo da Revoluo Industrial; Firmou-se como necessidade absoluta na Segunda Guerra Mundial; No princpio ps-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itlia e Japo aliceraram seu desempenho industrial nas bases da engenharia e manuteno; Nos ltimos anos, com a intensa concorrncia, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com isso surgiu a motivao para se prevenir contra as falhas de mquinas e equipamentos. Essa motivao deu origem manuteno preventiva.

OBJETIVOS DA MANUTENO

Manter equipamentos e mquinas em condies de pleno funcionamento para garantir a produo normal e a qualidade dos produtos; Prevenir provveis falhas ou quebras dos elementos das mquinas. Alcanar esses objetivos requer manuteno diria em servios de rotina e de reparos peridicos programados.

SERVIOS DE ROTINA E PERIDICOS Servios de rotina: constam de inspeo e verificao das condies tcnicas das unidades das mquinas. Exemplos: Deteco e identificao de pequenos defeitos dos elementos das mquinas; A verificao dos sistemas de lubrificao e a constatao de falhas de ajustes.

SERVIOS DE ROTINA E PERIDICOS


Servios peridicos: consistem de vrios procedimentos que visam manter a mquina e equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Envolvem os seguintes procedimentos: Monitorar as partes das mquinas sujeitas a maiores desgastes; Ajustar ou trocar componentes em peridicos predeterminados; Exame dos componentes antes do trmino de suas garantias; Replanejar, se necessrio, o programa de manuteno; Testar os componentes eltricos, etc.

TIPOS DE MANUTENO

H dois tipos de manuteno: a planejada e a no planejada. A manuteno planejada classifica-se em quatro categorias: 1. Preventiva; 2. Preditiva; 3. TPM; 4. Terotecnologia.

TIPOS DE MANUTENO
Manuteno Preventiva: consiste no conjunto de procedimentos e aes antecipadas que visam manter a mquina em funcionamento. Manuteno Preditiva: um tipo de ao preventiva baseada no conhecimento das condies de cada um dos componentes das mquinas e equipamentos. o Esses dados so obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peas vitais de conjuntos de mquinas e de equipamentos. o Testes peridicos so efetuados para determinar a poca adequada para substituies ou reparos de peas. Exemplos: anlise de vibraes, monitoramento de mancais.

TIPOS DE MANUTENO
TPM (Manuteno Produtiva Total): mtodo desenvolvido no Japo. Utiliza o seguinte conceito: da minha mquina cuido eu Terotecnologia: uma tcnica inglesa que determina a participao de um especialista de manuteno desde a concepo do equipamento at sua instalao e primeiras horas de produo. o H empresas que aplicam o chamado retrofitting, que so reformas de equipamentos com atualizao tecnolgica. Por exemplo: reformar um torno mecnico convencional transformando-o em torno CNC um caso de retrofitting

PLANEJAMENTO, PROGRAMAO E CONTROLE


Nas instalaes industriais, as paradas para manuteno constituem uma preocupao constante para a programao da produo. Se as paradas no forem previstas, ocorrem vrios problemas, tais como: - atrasos no cronograma de fabricao; - indisponibilidade da mquina; - elevao dos custos, etc...

PLANEJAMENTO, PROGRAMAO E CONTROLE

O que significa planejar? - Conhecer os trabalhos, os recursos para execut-los e tomar decises.
O que significa programar? - Determinar pessoal, dia e hora para execuo dos trabalhos.

ORGANIZAO E ADMINISTRAO
Organizao do servio de manuteno: - Maneira como se compem, se ordenam e se estruturam os servios para o alcance dos objetivos visados. Administrao do servio de manuteno: - Objetiva normatizar as atividades, ordenar os fatores de produo, contribuir para a produo e a produtividade com eficincia, sem desperdcios e retrabalho.
O maior risco que a manuteno pode sofrer, especialmente nas grandes empresas, o da perda do seu principal objetivo, por causa, principalmente, da falta de organizao e de uma administrao excessivamente burocratizada.

CLASSIFICAO DA MANUTENO

Manuteno Corretiva: - um tipo de manuteno no planejada. a manuteno de atendimento imediato produo. Baseia-se na seguinte filosofia: equipamento parou, manuteno conserta imediatamente.
Dimensionar manuteno corretiva?

emergncias no ocorrem, so causadas. Elimine a causa e voc no ter novamente a mesma emergncia.

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Aps o conserto e a liberao do equipamento para a produo, o analista da manuteno corretiva dever enviar para o setor de Engenharia da Manuteno um relatrio de avaria. Nesse relatrio o analista pode e deve sugerir alguma providncia ou modificao no projeto da mquina para que o tipo de avaria ocorrida, e solucionada, no venha a se repetir. No relatrio de avaria deve constar: - Unidade / equipamento / conjunto / subconjunto / data / hora / natureza da avaria / causa da avaria / sugesto.

CLASSIFICAO DA MANUTENO

Manuteno Preventiva: - Obedece a um padro previamente esquematizado, que estabelece paradas peridicas com a finalidade de permitir a troca de peas gastas por novas, assegurando assim o funcionamento perfeito da mquina por um perodo predeterminado
um mtodo aprovado e adotado atualmente em todos os setores industriais, pois abrange desde uma simples reviso com paradas que no obedecem a uma rotina at a utilizao de sistemas de alto ndice tcnico.

CLASSIFICAO DA MANUTENO

Manuteno Preventiva: - Abrange cronogramas nos quais so traados planos e revises peridicas completas para todos os tipos de materiais utilizados nas oficinas. Inclui, tambm, levantamentos que visam facilitar sua prpria introduo em futuras ampliaes do corpo da fbrica.

CLASSIFICAO DA MANUTENO

Manuteno Preventiva - APLICAO: - No deve se restringir a setores, mquinas ou equipamentos; - Deve abranger todos os setores da indstria para garantir um perfeito entrosamento entre eles, de modo tal que, ao se constatar uma anomalia, as providncias independam de qualquer outra regra que porventura venha a existir em uma oficina. Essa liberdade, dentro da indstria, fundamental para o bom funcionamento do sistema produtivo.

CLASSIFICAO DA MANUTENO

Manuteno Preditiva: - aquela que indica as condies reais de funcionamento das mquinas, com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradao. - Trata-se da manuteno que prediz o tempo de vida til dos componentes das mquinas e equipamentos e as condies para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Objetivos da Manuteno Preditiva: - determinar, antecipadamente, a necessidade de servios de manuteno; - eliminar desmontagens desnecessrias para inspeo; - aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; - reduzir o trabalho de emergncia no planejado; - impedir o aumento dos danos; - aproveitar a vida til total dos componentes e de um conjunto. - Aumentar o grau de confiana no desempenho de um equipamento ou linha de produo; - Determinar previamente as interrupes de fabricao para cuidar dos equipamentos que precisam de manuteno

CLASSIFICAO DA MANUTENO Objetivos da Manuteno Preditiva: Resumindo:

Reduo de custos de manuteno e aumento da produtividade

CLASSIFICAO DA MANUTENO Execuo da Manuteno Preditiva: Exige a utilizao de aparelhos adequados, capazes de registrar vrios fenmenos, tais como: Vibraes das mquinas; Presso; Temperatura Desempenho; Acelerao.

CLASSIFICAO DA MANUTENO Manuteno Preditiva:

feito o diagnstico.

CLASSIFICAO DA MANUTENO Manuteno Preditiva:

feita anlise de tendncia de falha.

CLASSIFICAO DA MANUTENO Manuteno Preditiva:

CLASSIFICAO DA MANUTENO Manuteno Preditiva Estudo das Vibraes O princpio de anlise das vibraes baseia-se na ideia de que a estrutura das mquinas excitadas pelos esforos dinmicos (ao de foras) do sinais vibratrios, cuja frequncia igual frequncia dos agentes excitadores.

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Manuteno Preditiva Estudo das Vibraes Por meio da medio e anlise de vibrao de uma mquina em servio normal de produo detecta-se, com antecipao, a presena de falhas que devem ser corrigidas: Rolamentos deteriorados; Engrenagens defeituosas; Acoplamentos desalinhados; Rotores desbalanceados; Eixos deformados; Lubrificao deficiente; Folga excessiva em buchas; Falta de rigidez; Problemas hidrulicos.

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Manuteno Preditiva Anlise dos leos Os objetivos dessa anlise so dois: economizar lubrificantes e sanar os defeitos. A anlise feita por meio de tcnicas laboratoriais que envolvem vidrarias, reagentes, instrumentos como viscosmetro, centrfuga, fotmetro, espectrmetro, microscpios, etc. As principais propriedades dos leos que interessam em um anlise so: ndice de viscosidade; ndice de acidez; ndice de alcalinidade; Ponto de congelamento;

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Manuteno Preditiva Anlise dos leos Em termos de contaminao, interessa saber: Resduos de carbono; Partculas metlicas; gua. a anlise que vai dizer se o leo de uma mquina ou equipamento precisa ou no ser substitudo e quando isso dever ser feito.

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Manuteno Preditiva Anlise do estado da superfcie. A anlise superficial abrange, alm do simples exame visual (com ou sem lupa) vrias tcnicas analticas, tais como: Endoscopia; Holografia; Estroboscopia; Molde e impresso

CLASSIFICAO DA MANUTENO
Manuteno Preditiva Anlise estrutural. por meio dessa anlise que se detecta, por exemplo, a existncia de fissuras, trincas e bolhas nas peas das mquinas e equipamentos. Em unies soldadas, a anlise estrutural de extrema importncia.
As tcnicas utilizadas so: Interferometria hologrfica; Ultra-sonografia; Radiografia (raios X); Gamagrafia (raios gama); Ecografia; Magnetoscopia; Correntes de Foucault; Infiltrao com lquidos penetrantes.

ATIVIDADE EXTRA CLASSE

1. Encontre um noticirio sobre alguma ocorrncia que envolva manuteno e que gerou perda para a empresa e identifique a falha e qual o tipo de manuteno que possa ser aplicvel para evitar a ocorrncia novamente. 2. Discorra sobre T.P.M. (Total Productive Maintenance).

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
REZENDE, A. C., Manuteno Industrial, Curso Tcnico Mecnico, SENAI, 2008, 269p.

Вам также может понравиться