Вы находитесь на странице: 1из 78

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Ol, prezado aluno!

O primeiro assunto da aula de hoje concordncia. Comearei explicando as regras de concordncia verbal e depois as de concordncia nominal. Em seguida, comentarei questes de provas anteriores. Na segunda parte da aula, abordarei o confronto e

reconhecimento de frases corretas e incorretas.

Concordncia Significa a relao estabelecida, como regra geral, entre o verbo da orao e o sujeito dela; entre o artigo, o adjetivo, o numeral adjetivo, o pronome adjetivo e o substantivo a que se referem. O primeiro tipo de relao mais conhecido nos manuais de gramtica e nas salas de aula como concordncia verbal; o segundo, como concordncia nominal. Existem muitas regras especficas, detalhes, excees envolvendo esse assunto. Aqui, tentarei abordar um nmero suficiente de casos. Comearei pelos que dizem respeito concordncia verbal. Vamos a eles!

Casos Gerais de Concordncia Verbal O verbo e o sujeito de uma orao concordam em nmero e pessoa. "O outono mais estao da alma..." (C. D. A.) "Todas estavam ainda verdes." (C. D. A.) Quando o sujeito composto, isto , possuir mais de um ncleo, verifica-se o seguinte: 1. Representado por pessoas gramaticais diferentes a primeira pessoa

(NS) prevalecer sobre as demais, e a segunda (VS) ter preferncia sobre a terceira (ELES). Eu, tu e os cidados (Ns) samos. Tu e os cidados (Vs) sastes. (norma culta)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 1

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Tu e os cidados (Vocs) saram. (norma popular ocorre que os pronomes TU e VS, no falar do portugus do Brasil, so frequentemente substitudos por VOC e VOCS, o que leva o verbo para a terceira pessoa)

2. Anteposto ao verbo ou gramatical).

o verbo ficar sempre no plural (concordncia rgida

Pai e filho conversaram longamente. As imagens e o som no estavam adequados.

3. Posposto ao verbo

o verbo poder ficar no plural (concordncia rgida ou

gramatical) ou concordar com o ncleo mais prximo (concordncia atrativa).

Caram uma flor e duas folhas. (ou Caiu, para concordar apenas com uma flor)

Saiu o ancio e seus amigos. (ou Saram, para concordar com todos os ncleos)

Saste tu e Pedro. (ou Sastes, para concordar com todos os ncleos; ou Saram, de acordo com a norma popular)

ATENO! Quando h reciprocidade, no entanto, a concordncia deve ser feita no plural. Agrediram-se o deputado e o senador. Ofenderam-se o jogador e o rbitro.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Casos Particulares de Concordncia Verbal 1. Verbos impessoais singular. Choveu muito. Deve nevar muito naquelas regies. Aqui faz veres terrveis. Deve fazer dez anos que eles chegaram. H anos no o vejo. Ia para dez anos que no o via. J passava de dez horas.
Verbo haver com sentido de existir, acontecer, ocorrer. Verbos que indicam tempo decorrido Verbos que indicam fenmenos naturais

no possuem sujeito, ficando na terceira pessoa do

Poder haver alunos reprovados.

2. Verbos unipessoais

so os que possuem sujeito, ficando na terceira

pessoa do singular ou do plural; os principais so acontecer, bastar, caber, constar, convir, faltar, importar, interessar, ocorrer, parecer, restar, urgir, etc. Basta uma reflexo.
sujeito

Faltam apenas quatro linhas.


sujeito

3. Sujeito oracional ficar no singular.

se o sujeito for oracional, o verbo da orao principal

Falta fazer quatro linhas.


sujeito

Urge que tomemos uma atitude radical.


sujeito

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 4. Pronome apassivador e ndice de indeterminao do sujeito D-se aula. (com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, o SE pronome apassivador e o verbo da orao d deve concordar com o sujeito aula)

Do-se aulas. (pluralizando-se o sujeito aulas , o verbo deve flexionar-se tambm no plural Do; e o se continua como pronome apassivador) Precisa-se de professores. (agora, o vocbulo SE acompanha verbo transitivo indireto Precisa e, por isso, denomina-se ndice de indeterminao do sujeito, o que fora o verbo a ficar na terceira pessoa do singular, situao que se repete com verbos intransitivos, de ligao e verbo transitivo direto + SE + preposio)

5. Coletivo

o verbo concordar com o coletivo, estando prximo a ele;

mas, se estiver distante, o verbo poder ficar no singular ou no plural, conforme se queira destacar mais a idia dos indivduos. O povo no revelou nada. O grupo se dividiu; mais adiante, porm, se reuniram (ou reuniu).

6. Expresso partitiva

quando o sujeito formado por uma expresso

partitiva (parte de..., metade de..., o grosso de..., a maioria de..., a maior parte de..., grande nmero de..., etc.) seguida de substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural. A maioria das crianas no mente. (conc. rgida ou gramatical)

A maioria das crianas no mentem. (conc. com a ideia de pluralidade encerrada pelo sujeito)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 4

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 7. Quantidade aproximada quando houver uma quantidade aproximada

(perto de..., cerca de..., coisa de..., mais de..., menos de..., etc) seguida de substantivo, o verbo obrigatoriamente concordar com o

substantivo. Cerca de dois mil candidatos passaram no concurso. (concordncia rgida ou gramatical) ATENO! Com a expresso mais de um, devemos ter mais cuidado. O verbo s vai para o plural quando h ideia de reciprocidade ou quando a expresso surge repetida. Mais de uma mquina estava parada. Mais de um casal se agrediram. Mais de uma flor, mais de uma folha foram arrancadas.

8. Pronome relativo que

se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo

concordar com o antecedente. Fui eu que cheguei por ltimo.

Foste tu que chegaste por ltimo.

9. Pronome relativo quem

o verbo concordar com o antecedente ou

ficar na terceira pessoa do singular. Fui eu quem cheguei por ltimo. Fui eu quem chegou por ltimo.

10.

Um dos que

o verbo da orao adjetiva ficar na terceira pessoa do

singular, concordando com um, ou na terceira pessoa do plural, concordando com os (dos = de + os). Voc um dos que fala/falam menos. O Amazonas um dos rios que corta/cortam a floresta equatorial.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 5

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA ATENO! Quando houver ideia de excluso necessria, o verbo ficar no singular. uma das tragdias de Racine que se apresentar hoje no teatro. Ela uma das candidatas que preencher a vaga.

11.

Pronome indefinido, interrogativo ou demonstrativo + de (dentre) ns, vs ou vocs o verbo concorda com o pronome (sujeito); mas, se

este estiver no plural, o verbo poder concordar com o pronome pessoal. Algum dentre vs sair antes?

Quais de ns sairo (sairemos) antes?

Falo com aqueles dentre vs que trabalham (trabalhais).

12.

Cada um

o verbo ficar no singular.

Cada um de ns estudar para o concurso. Cada um de vocs passar.

13.

Pronome de tratamento

o verbo concordar sempre na terceira

pessoa do singular ou do plural. Vossa Excelncia muito digno. Vossas Senhorias so muito exigentes.

14. Frao

rigorosamente, o verbo concorda com o numerador; havendo

parte inteira, o verbo concordar com ela. Um tero dos alunos foi embora. Dois inteiros e um quarto dos alunos passaram.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA ATENO! possvel ainda usar o verbo no plural quando o nmero fracionrio vier seguido de substantivo no plural. Essa posio sustentada, por exemplo, pelo mestre Cegalla (Novssima gramtica da Lngua Portuguesa, 48 edio, Companhia Editora Nacional, So Paulo, 2008, pgina 470)

Um quinto dos homens eram de cor escura. Recomendo que voc observe atentamente todas as opes apresentadas pelo examinador.

15. Porcentagem

o verbo concorda, a rigor, com o numeral.

Um por cento dos alunos recusou-se a colaborar. Vinte e cinco por cento dos candidatos faltaram. Apenas 1,78% votou nesse candidato. ATENO! Bechara (Moderna gramtica portuguesa 37 edio revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortogrfico Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2009 pgina 566) nos ensina que Nas linguagens modernas em que entram expresses numricas de porcentagem, a tendncia fazer concordar o verbo com o termo preposicionado que especifica a referncia numrica. Trinta por cento do Brasil assistiu transmisso dos jogos da Copa. Trinta por cento dos brasileiros assistiram aos jogos da Copa. Aqui tambm recomendo que voc observe atentamente todas as opes apresentadas pelo examinador, que pode considerar corretas as duas possibilidades de concordncia.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 16. Substantivos gradao sinnimos (ou quase sinnimos) e substantivos em

o verbo concorda gramaticalmente com todos os ncleos

ou atrativamente com o mais prximo.

Medo e temor me assusta/assustam.

Uma

palavra,

um

movimento,

um

simples

gesto

causava/causavam-lhe medo. 17. Aposto resumitivo se o sujeito composto for resumido por um aposto

(pronome indefinido), o verbo concordar com o aposto. Alunos, professores, diretores, ningum chegava a um acordo.
sujeito composto aposto resumitivo

Pel, Garrincha, Didi, todos foram campees mundiais.


sujeito composto aposto resumitivo

18.

Infinitivos antnimos ou determinados

verbo no plural.

Discordar e apoiar so prprios da democracia. O andar e o nadar fazem bem sade. ATENO! Se os infinitivos no forem antnimos ou no estiverem determinados, o verbo ficar no singular. Andar e nadar faz bem a sade. Sujar a roupa de giz e passar a noite corrigindo prova nunca desanimou os professores. 19. Um e outro verbo no singular ou no plural.

Um e outro jogador foi/foram expulsos. ATENO! Havendo ideia de reciprocidade com a expresso um e outro, o plural obrigatrio. Um e outro insultaram-se.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 8

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 20. Um ou outro; nem um nem outro a corrente majoritria indica o

singular; todavia esses casos suscitam divergncias entre consagrados autores: Um ou outro jogador fez gols. Nem um nem outro garoto brigou na rua. a) Cunha e Cintra: As expresses um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronome substantivo ou como pronome adjetivo, exigem normalmente o verbo no singular: Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro. Prosseguem os mestres: No rara, porm, a construo com o verbo no plural quando as expresses se empregam como pronome substantivo: Nem um nem outro desejavam questionar. (Nova gramtica do portugus contemporneo, 5 edio, Rio de Janeiro: Lexikon, 2008, pgina 527); b) Pasquale e Ulisses: Com as expresses um ou outro e nem um nem outro, a concordncia costuma ser feita no singular, embora o plural tambm seja praticado. [...] No h uniformidade no tratamento dado a essas expresses por gramticos e escritores. (Gramtica da lngua portuguesa, So Paulo: Scipione, 1998, pgina 486); c) Bechara: Com nem um nem outro de rigor o singular para o substantivo e verbo: Nem um nem outro livro merece ser lido. (Moderna gramtica portuguesa, 37 edio revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortogrfico, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, pgina 548); d) Cegalla: O sujeito sendo uma dessas expresses [um e outro e nem um nem outro], o verbo concorda, de preferncia, no plural. Exemplos: Nem uma nem outra foto prestavam [ou prestava] (Novssima gramtica da lngua portuguesa, 48a. edio revista, So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, pginas 556 e 557).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA ATENO! Recomendo que voc mantenha certa flexibilidade ao encarar questes desse tipo.

21. Sujeitos ligados por ou ou nem

o verbo ficar, normalmente, no

plural; mas, se houver ideia de excluso obrigatria ou sinonmia, o verbo ficar no singular. Nem Paulo, nem Ana reclamaram do salrio. Pedro ou Paulo sairo mais cedo. Jos ou Pedro casar com ela. (apesar de tudo, uma pessoa s pode casar com outra, e no com outras ao mesmo tempo risos) Dida ou Jlio Csar ser o goleiro titular. (somente um goleiro pode ser titular em um jogo; o outro o reserva) A Lngustica ou Glotologia a cincia que estuda a evoluo da linguagem humana. ATENO! Se houver idia de retificao, o verbo concordar com o mais prximo. O ladro ou os ladres, no sei ao certo, assaltaram o banco. Os ladres ou o ladro, no sei ao certo, assaltou o banco. 22. Sujeitos ligados por com os sujeitos. O professor com o aluno montaram o equipamento. ATENO: Na orao O professor, com o aluno, montou o equipamento, a expresso com o aluno , na verdade, adjunto adverbial de companhia; por isso o verbo fica no singular. o verbo fica no plural, dando nfase a todos

23.

Haja vista

essa expresso, no singular, est sempre certa; porm

pode variar se o seu referente estiver no plural: Haja vista o caso.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 10

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Haja(m) vista os casos. Haja vista dos (aos) casos. (aqui, a preposio impede que a expresso varie)

24.

Ttulos de obras e nomes prprios de lugar

a concordncia feita

levando-se em conta a presena ou a ausncia de artigo. Os Lusadas pertencem a Cames. Os Estados Unidos perderam muitos trofus. Minas gerais ganhou todas as competies.

ATENO! Quando o sujeito for ttulo de obra, o verbo poder concordar com o sujeito ou com o predicativo. Os Lusadas so/ a obra mxima de Cames.

25.

Concordncia do verbo ser

em muitas situaes, esse verbo deixa de

concordar com o sujeito para concordar com o predicativo; em outras, pode concordar com um ou com outro, de acordo com o termo que se quer enfatizar: a) O termo que indica pessoa tem precedncia sobre coisa/objeto. Maria era as esperanas de todos. O mundo so os homens. b) O pronome pessoal tem precedncia sobre o nome. Os culpados ramos ns. O Estado sou eu.

c)

O pronome pessoal ou nome tm precedncia sobre qualquer outro pronome. Quem s tu? Tudo so flores.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

11

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

ATENO! No segundo caso, quando o sujeito representado pelos pronomes tudo, nada, isto, isso, aquilo, considera-se possvel tambm a

concordncia com o pronome. Tudo flores.

d)

O plural tem precedncia sobre o singular. A casa eram umas folhas. A sua paixo eram filmes de terror.

ATENO! Modernamente, j se aceita a concordncia com o sujeito, quando este representado coisa/objeto. A casa era umas folhas. Aquele amor cacos de um passado.

e)

O verbo SER mantm-se na terceira pessoa do singular nas expresses que indicam preo, valor, medida, peso. Dois quilos pouco. Vinte mil cruzeiros demais. Trs metros mais do que preciso.

f)

Nas indicaes de distncia, horas e datas (decurso de tempo), o verbo SER concordar com estas. Da Tijuca Barra so oito quilmetros. Era uma hora e cinquenta e nove segundos. Hoje so 21 de maio.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

12

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 26. Concordncia com os verbos bater, dar e soar referindo-se s horas,

concordam regularmente com o sujeito, que pode ser hora, badalada, relgio etc. a) b) c) Deram oito horas no relgio da Central. Tinham batido quatro horas no cartrio de tabelio. Soaram dez horas no sino da igreja.

ATENO! s vezes, hora, badalada, relgio etc. passam a objeto: O relgio da Central deu oito horas. O sino da igreja soou dez horas.

27.

O verbo PARECER pode relacionar-se de duas maneiras distintas com o infinitivo: Os dias parecem voar. a forma verbal parecem verbo auxiliar

de voar; Os dias o sujeito da orao. Os dias parece voarem. aqui houve uma inverso da ordem dos

termos: Parece voarem os dias. Neste caso, o verbo parece o verbo da orao principal, cujo sujeito a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo voarem os dias. Se desenvolvermos essa orao, teremos: Parece que os dias voam. ATENO! Quando a construo for feita no singular, as duas anlises so possveis. O dia parece voar. no sabemos se aqui o verbo parece

auxiliar do verbo voar, ficando no singular por concordar com o sujeito O dia, ou se a ordem est invertida: Parece o dia voar, sendo a orao o dia voar sujeito do verbo Parece.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

13

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA A partir de agora, trataremos da concordncia nominal. A FCC e as demais bancas examinadoras privilegiam os casos de concordncia verbal. Por isso o alcance aqui ser menor. Meu intuito no derramar sobre voc uma avalanche de informaes desnecessrias, mas sim orient-lo quanto aos casos mais provveis de tambm serem cobrados na sua prova.

Particpio

Por ser uma das formas nominais do verbo e poder se

comportar como um adjetivo, os verbos no particpio flexionam-se em gnero e nmero para concordar com o substantivo a que se referem. possvel os verbos no particpio surgirem acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando com eles uma locuo verbal. Nesses casos, os verbos auxiliares (ser, estar, haver, ter, fica) flexionam-se em pessoa, nmero, tempo e modo. Exemplos:

Fica autorizado as visitas diurnas s praias desta regio. (inadequado) Ficam autorizadas as visitas diurnas s praias desta regio. (adequado)

...[sujeito: as visitas diurnas] ...[ncleo do sujeito: visitas] ...[visitas: substantivo feminina plural]

Foram corrigidos o valor das moedas locais. (inadequado) Foi corrigido o valor das moedas locais (adequado) ...[sujeito: o valor das moedas locais] ...[ncleo do sujeito: valor] ...[valor: substantivo masculino singular

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

14

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Lembre-se tambm de que, conforme a regra geral de concordncia nominal, o artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero e nmero. O aluno discreto no viu aquela moa com duas alianas.
Art. Adj. Pron. Adj. Num. Adj.

Quando o adjetivo se refere a mais de um substantivo, verifica-se o seguinte:

a)

Substantivos do mesmo gnero

o adjetivo ficar neste gnero e no

plural; poder, ainda, concordar com o ncleo mais prximo. Caderno e livro bons. (ou bom) Casa e cadeira lindas. (ou linda)

b)

Substantivos de gneros diferentes

o adjetivo ficar no masculino e no

plural; poder, ainda, concordar com o ncleo mais prximo. Caderno e casa bons. (ou boa) Gravata e terno lindos. (ou lindo)

c)

Substantivos antepostos

adjetivo no plural ou no singular, conforme

exemplos vistos at agora.

d)

Substantivos pospostos

a concordncia mais notvel ser a atrativa.

Tratava-se de inoportuno momento e lugar. Tratava-se de inoportuna ocasio e lugar. Como seguro morreu de velho, apresento agora algumas expresses que merecem cuidado especial.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

15

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA bom, necessrio, preciso, permitido, proibido quando o

sujeito dessas expresses estiver determinado (por artigos, pronomes ou numerais adjetivos), a concordncia ser feita normalmente; se,

entretanto, no existir determinante, a expresso ficar invarivel. proibida a entrada. proibido entrada. gua bom para a sade. Esta gua boa para a sade.

Todo = totalmente

poder flexionar-se em gnero e nmero para

concordar com o (pronome) substantivo a que se refere. Ele vinha todo de branco. Elas vinham todas de branco. CUIDADO! Eles so todo-poderosos. Elas so todo-poderosas. Essa expresso pode ter seu segundo elemento flexionado, mas no o primeiro.

Ao tratarmos de cores, observaremos o seguinte: a) se a cor representada por adjetivo, varia; sapato branco camisas amarelas b) se a cor representada por substantivo, no varia; sapatos cinza camisas rosa c) se a cor representada por adjetivo + adjetivo, s o ltimo elemento varia; blusas verde-claras
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 16

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA camisas azul-escuras d) se a cor representada por adjetivo + substantivo, o composto fica invarivel. blusas verde-limo calas azul-piscina

1.

(FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente observadas na frase:

a)

Jogar dados com o Universo, segundo Einstein, no estariam nos hbitos e procedimentos de Deus.

b)

Parece no caber aos jovens operadores das bolsas outra coisa seno fazer apostas em riquezas puramente virtuais.

c)

A metafsica dos jovens operadores, diferentemente das antigas religies, no contam com hierarquias e valores tradicionais.

d)

O que movem os jovens semideuses das bolsas de valores so as apostas em arriscadas especulaes financeiras.

e)

Aos que apostam tudo no mercado financeiro caberiam refletir sobre os efeitos sociais de suas operaes.

Comentrio Alternativa A: item errado. Se o sujeito for oracional (Jogar dados com o Universo), o verbo da orao principal ficar no singular (estaria). Veja outros exemplos: Falta fazer quatro linhas.
sujeito

Urge que tomemos uma atitude radical.


sujeito

Alternativa B: item certo. Chamo sua ateno para o verbo parecer, que pode relacionar-se de duas maneiras distintas com o infinitivo: Os dias parecem voar.
Prof. Albert Iglsia

a forma verbal parecem verbo auxiliar


17

de voar; Os dias o sujeito da orao.


www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Os dias parece voarem. aqui, houve uma inverso da ordem dos

termos: Parece voarem os dias. Neste caso, o verbo parece o verbo da orao principal, cujo sujeito a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo voarem os dias. Se desenvolvermos essa orao, teremos: Parece que os dias voam. Alternativa C: item errado. A regra geral de concordncia verbal estabelece que o verbo e o ncleo do sujeito de uma orao concordam em nmero e pessoa: A metafsica dos jovens operadores [...] no conta.... Veja outros exemplos: "O outono mais estao da alma..." (C. D. A.) "Todas estavam ainda verdes." (C. D. A.) Alternativa D: item errado. Se o sujeito for o pronome relativo que (sujeito sinttico), o verbo concordar com o antecedente (sujeito semntico): O que move os jovens.... Veja outros exemplos. Fui eu que cheguei por ltimo.

Foste tu que chegaste por ltimo.

Alternativa E: item errado. Aqui vale a mesma regra da alternativa A, pois mais um caso de sujeito oracional. Experimente reorganizar o perodo na forma direta (primeiro o sujeito, depois o verbo e por ltimo o objeto): Refletir sobre os efeitos sociais de suas operaes caberia aos que apostam tudo no mercado financeiro. Resposta B

2.

(FCC/2011/TRT 23 REGIO (MT)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

18

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) O interesse pelos acontecimentos que envolveram os cangaceiros e seus hbitos peculiares levam sempre a novas interpretaes desse fenmeno do serto brasileiro. b) A roupa com proteo de couro e o chapu de abas viradas, que facilitavam a viso de emboscadas, traziam adereos que buscava resguardar os integrantes do bando. c) Consta que os cangaceiros, num gesto de grandeza, quando pretendia invadir uma determinada fazenda, informava ao dono o dia e a hora desse ataque. d) A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram uma adaptao da roupa dos vaqueiros sertanejos, adequado ao ambiente, com o calor do dia e o frio da noite. e) Para esses guerreiros surgidos com o cangao, os elementos que compunham seu traje criavam uma espcie de blindagem contra os perigos que corriam. Comentrio Alternativa A: errada. A orao principal O interesse pelos acontecimentos levam sempre a novas interpretaes desse fenmeno do serto brasileiro tem como sujeito o termo O interesse pelos

acontecimentos. Como seu ncleo est no singular, o verbo levar deve ser mantido no singular: leva. Alternativa B: errada. H um problema na orao subordinada adjetiva que buscava resguardar os integrantes do bando. Como o sujeito dela o pronome relativo que, a concordncia verbal deve ser feita com o termo substitudo: adereos. Assim, o verbo buscar deve ser flexionado no plural: buscavam. Parece haver ainda um problema na outra orao adjetiva: que facilitavam a viso de emboscadas. Parece que o chapu de abas viradas que facilitava a viso de emboscadas. Portanto a concordncia deve ser feita no singular, com o termo chapu.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

19

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa deveriam ser flexionados C: no errada. plural Os verbos pretender e e informar pois

(pretendiam

informavam),

concordam com o substantivo plural cangaceiros. Alternativa D: errada. A orao A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram... tem ncleo do sujeito no singular: vestimenta, o que faz com que o verbo tambm se mantenha no singular: era. Alternativa E: correta. Nela, no h deslize gramatical algum. Nota-se a concordncia dos verbos compunham e criavam com o substantivo elementos. Resposta E

3.

(FCC/2011/TRE-RN/Analista Judicirio/Biblioteconomia) Embora pudesse estar estampada na primeira pgina de um jornal, a manchete fictcia que traz deslize quanto concordncia verbal :

a)

Economistas afirmam que em 2011 haver ainda mais oportunidades de emprego na indstria e no comrcio do que em 2010.

b)

Os que insistem na minha culpa havero de se arrepender pela injustia cometida, declara o secretrio exonerado.

c)

Expectativas em relao ao aumento da inflao faz bolsas carem ao menor nvel este ano.

d)

Crescem no Brasil a venda e o comrcio de produtos importados ilegalmente.

e)

Ergueram-se mais edifcios nos ltimos dois anos do que nos cinco anos anteriores, constata estudo sobre o mercado imobilirio

Comentrio Em Expectativas em relao ao aumento da inflao faz..., o termo em negrito o ncleo do sujeito e est no plural, o que obriga o verbo fazer a se flexionar tambm no plural: fazem. Resposta C

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

20

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 4. (FCC/2009/TRT 4 REGIO/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) Sem o concurso do poder pblico no se implanta polticas de segurana e no se impede a deteriorao do espao urbano. b) No deixaram de haver experimentos bem sucedidos, apesar de a comunidade acadmica ter acusado falta de comprovao da teoria. c) Logo se verificaram que medidas semelhantes foram tomadas por outros pases, como a Inglaterra, a Holanda e a frica do Sul. d) O que se conclui das experincias relatadas que cabe aos poderes pblicos tomar iniciativas que nos levem a respeitar o espao urbano. e) O fato de haver desordem e sujeira no espao urbano acabam por incitar o cidado a reagir como um contraventor ou pequeno criminoso. Comentrio Alternativa A: item errado. Trata-se de um caso de

concordncia verbal envolvendo voz passiva sinttica (aquela formada por VTD + SE): no se implanta polticas de segurana. Eis a construo correta: no se implantam polticas de segurana. Para facilitar o seu entendimento, sugiro trocar a ordem dos termos e transformar a passiva sinttica em passiva analtica (construda com locuo verbal): polticas de segurana no so implantadas. Alternativa B: item errado. O problema agora a locuo deixaram de haver (o primeiro o auxiliar; o segundo com sentido de existir o principal e determina o tipo de concordncia). Muito cuidado com o uso de verbos impessoais, pois eles no possuem sujeito e ficam na terceira pessoa do singular. Quando constiturem o verbo principal de uma locuo, a impessoalidade deles ser transmitida ao auxiliar, que permanecer na terceira pessoa do singular. Eis a correo da alternativa: No deixou de haver experimentos.... Frise-se que o termo experimentos constitui o objeto direto do verbo haver. Se fosse usado o verbo existir, o mesmo termo exerceria a funo de sujeito, com o qual teria que ser feita a concordncia em nmero e pessoa: No deixaram de existir experimentos...
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 21

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa C: item errado. Voc percebeu a malcia da banca examinadora? A estrutura se verificaram (VTD + SE) indica voz passiva sinttica. Mas agora o sujeito do verbo a orao subsequente que medidas semelhantes foram tomadas.... Repetindo: com sujeito oracional, o verbo da orao principal fica na terceira pessoa do singular. Eis a correo: ...se verificou que medidas semelhantes foram tomadas.... Vou lhe dar uma dica: substitua toda a orao que funciona como sujeito pelo pronome ISSO, assim: ...se verificou ISSO.... No ficou bom? Ento coloque os termos na ordem direta (primeiro o sujeito, depois o verbo): ...ISSO se verificou.... Alternativa E: item errado. Mais uma vez a FCC explorou a concordncia verbal envolvendo sujeito oracional. Voc j sabe que, nesses casos, o verbo da orao principal deve ficar na terceira pessoa do singular. Eis a correo: O fato de haver desordem e sujeira no espao urbano acaba.... Aqui tambm vale a dica anterior: ISSO acaba... Resposta D

5.

(FCC/2011/TRT

23

REGIO

(MT)/Analista

Judicirio

rea

Administrativa) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: a) Havendo quem vos pretendam convencer de que a pena de morte necessria, perguntem onde e quando ela j se provou indiscutivelmente eficaz. b) Entre os cidados de todos os pases nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. c) Destaca-se, entre as qualidades de Voltaire, suas tiradas irnicas e seu humor ferino, armas de que se valia em suas pregaes de homem liberal. d) Embora remontem aos hbitos das sociedades mais violentas do passado, a pena de talio ainda goza de prestgio entre cidados que se dizem civilizados.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 22

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA e) Ope-se s ideias libertrias de Voltaire, um lcido pensador iluminista, a violncia das penas irracionais que se aplicam em nome da justia. Comentrio Alternativa A: errada. Repare: quem vos pretendam. O verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular (pretenda), para concordar com o sujeito, o pronome indefinido quem. Alm disso, a forma verbal perguntem deve ser escrita perguntai, pois A referncia aqui a 2 pessoa do plural do imperativo afirmativo: (vs) perguntai. Alternativa B: errada. A locuo deixaro de haver

impessoal, pois o verbo principal haver com sentido de existir. Por isso o verbo deixar precisa se manter invariavelmente no singular: deixar. Alternativa C: errada. A banca explorou a concordncia verbal em relao voz passiva sinttica: Destaca-se (VTD + SE). O sujeito (composto) a expresso suas tiradas irnicas e seu humor ferino. O verbo deve ficar no plural: Destacam-se. Alternativa D: errada. O sujeito da forma verbal remontem o termo a pena de talio. No plural, o verbo no concorda com o sujeito, que est no singular. Eis a correo: remonte. Alternativa E: certa. Na terceira pessoa do singular, a forma verbal Ope-se concorda com o substantivo violncia, ncleo do sujeito. J a forma verbal se aplicam (voz passiva sinttica) concorda com penas irracionais, antecedente do pronome relativo que, o real sujeito do verbo. Resposta E

6.

(FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase:

a)

So vrios os animais que representam clubes, maneira de totens, como demonstrao das qualidades que inerente a todos os seus membros.

b)

O nome dos clubes de futebol devem ser significativos para a comunidade e costumam homenagear pases, continentes e atividades profissionais.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

23

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA c) O escudo dos clubes, usado na bandeira e na camisa dos jogadores, constitui o sinal de reconhecimento para o grupo social que se estabelece em seu entorno. d) O orgulho de pertencer a um clube se estende a qualquer objetos relacionados a ele, como bandeiras, camisas, bons, que os identifica. e) No braso de um clube ressalta as cores, impressa nos uniformes dos atletas, que vai desempenhar papel central na identidade comunitria. Comentrio Alternativa A: item errado. Voltamos ao caso em que o pronome relativo que sujeito (sinttico) de verbo: ...demonstrao das qualidades que inerente a todos.... Em casos assim, o verbo da orao adjetiva deve concordar com o antecedente dele (sujeito semntico): ...qualidades que so.... Alm disso, h um problema de concordncia nominal. Conforme a regra geral de concordncia nominal, o artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero e nmero. O aluno discreto no viu aquela moa com duas alianas.
Art. Adj. Pron. Adj. Num. Adj.

Portanto, a concordncia correta ...qualidades que so inerentes.... Alternativa B: item errado. Repare como as regras gerais de concordncia verbal e nominal foram transgredidas: O NOME dos clubes de futebol DEVEM ser

SIGNIFICATIVOS. O verbo deixou de concordar com o ncleo do sujeito, que est no singular, e o adjetivo no se manteve no singular, como est o substantivo. Eis a correo: O nome dos clubes de futebol deve ser significativo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 24

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Semelhantemente, a forma verbal costumam tambm

deveria ser conjugada na terceira pessoa do singular: costuma. Alternativa D: item errado. Existem aqui alguns problemas. Vamos por parte. qualquer objetos Lembra-se da regra geral de

concordncia nominal? Pois , o pronome adjetivo deve ir para o plural, porque no plural est o substantivo a que ele se refere: quaisquer objetos. que os identifica O vocbulo que pronome relativo. Sua funo sinttica de sujeito do verbo identificar. Este deve concordar como o sujeito semntico, ou seja, com o termo retomado pelo relativo: objetos. Eis a concordncia verbal correta: que [= objetos] os

identificam. No mesmo segmento aparece outro erro de concordncia, mas agora entre o pronome oblquo os e o substantivo clube, termo retomado pelo processo de coeso anafrica. Eis a correo: que o [= clube] identificam. Em outras palavras, o mesmo que dizer: objetos identificam o clube. Alternativa E: item errado. Mais uma infrao s normas gerais de concordncia verbal. O verbo deve concordar com o ncleo do sujeito em nmero e pessoa, assim: ressaltam as cores (= as cores ressaltam). Creio que houve ainda desrespeito concordncia no uso da locuo verbal vai desempenhar (note o verbo auxiliar no singular). Parece que o pronome relativo que retoma o substantivo atletas ou o substantivo cores. Qualquer que seja o verdadeiro termo substitudo, o verbo deve concordar com o antecedente do pronome relativo. Eis a correo: ...que vo desempenhar papel central.... Alm disso, responda-me: o que est impresso nos uniformes dos atletas? As cores! Logo, o correto [cores] impressas nos uniformes dos atletas. Resposta C

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

25

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 7. (FCC/2009/TJ-SE/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente respeitadas na frase: a) A muitas pessoas costumam convencer a ideia de que as invenes se devem to-somente a um lampejo de genialidade. b) Ocorreram, tanto na antiga Florena como no moderno Vale do Silcio, segundo os termos do texto, uma tradio de inovao. c) Seria melhor se no continuassem a prevalecer, em nossos dias, a anacrnica viso dos romnticos sobre a inovao. d) A identificao de tradies de inovao exemplifica- se, no texto, com os casos de Florena e do Vale do Silcio. e) No se poderiam imaginar que prensas de vinicultura viessem a inspirar, decisivamente, a inveno da imprensa. Comentrio Alternativa A: item errado. A ttica da FCC foi embaralhar as peas do quebra-cabea. Ela fez um arranjo sinttico de modo a disfarar o verdadeiro ncleo do sujeito. Para voc identific-lo corretamente, proponho a seguinte reescritura: A IDEIA de que as invenes se devem to-somente a um lampejo de genialidade COSTUMAM convencer a muitas pessoas. Notou agora a desarmonia entre o ncleo do sujeito e o verbo? Este deve ser flexionado na terceira pessoa do singular: costuma. Alternativa B: item errado. A FCC continua distanciando o verbo do verdadeiro ncleo do sujeito e como se isso no bastasse, a banca ainda inverte a ordem dos termos; tudo para dificultar a sua anlise. Observe: Uma TRADIO de inovao OCORRERAM tanto na antiga Florena como no moderno Vale do Silcio, segundo os termos do texto. O que achou? O verbo ocorrer deve ser utilizado na terceira pessoa do singular: Uma TRADIO de inovao OCORREU. Alternativa C: item errado. Experimente a seguinte

reescritura; Seria melhor se a ANACRNICA viso dos romnticos sobre a inovao no CONTINUASSEM a prevalecer em nossos dias. A identificao do erro foi facilitada? Note que at aqui estamos falando da regra geral de
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 26

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA concordncia entre verbo e sujeito, os quais devem concordar em nmero e pessoa. Alternativa E: item errado. Preste bastante ateno neste comentrio, pois o caso no to simples. Em construes do tipo PODER/DEVER + SE + INFINITIVO, lcito considerar o SE como pronome apassivador e interpretar a construo como voz passiva formada: a) quer com o verbo auxiliar poder (locuo verbal:

poderiam imaginar; sujeito paciente: que prensas de vinicultura viessem = ISSO); b) quer com o verbo principal poder (nesse caso, a

locuo verbal inexiste, e o verbo imaginar integra o sujeito.). isso o que nos ensina, por exemplo, Domingos Paschoal Cegalla (Novssima gramtica da lngua portuguesa 48. ed. rev. So Paulo: Companhia Editora Nacional 2008 pginas 461 e 462. Qualquer que seja o caso considerado, o sujeito oracional, o que obriga o verbo poder a flexionar-se na terceira pessoa do singular: poderia. Resposta D

8.

(FCC/2009/TRT

Regio/Analista

Judicirio)

um

deslize

na

concordncia verbal da seguinte frase: a) Ser que cabe apenas aos governantes tomar medidas que impeam a explorao profissional dos menores? b) Destacam-se, entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, os que defendeu Darcy Ribeiro. c) Aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil resta combater em nome dos ideais de Darcy Ribeiro.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

27

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA d) Sempre haver, por esta ou aquela razo, os que defendem a insero das crianas pobres no mercado de trabalho. e) No se devem abrir s crianas, sejam elas pobres ou no, a opo entre estudar ou trabalhar. Comentrio Alternativa A: item certo. mais um caso de sujeito oracional, em que o verbo da orao principal deve flexionar-se na terceira pessoa do plural. Note: ...TOMAR medidas que impeam a explorao profissional dos menores CABE apenas aos governantes? Alternativa B: item certo. Teve gente que deslizou aqui. Espero que no tenha sido esse o seu caso. A construo Destacam-se (VTD + SE) caracteriza voz passiva sinttica ou pronominal. O verbo destacar concorda com o sujeito-paciente: os (= aqueles, pronome demonstrativo). Sempre que tiver dvidas quanto a passividade de uma construo sinttica, experimente transform-la em analtica: Entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, so destacados os [= aqueles]que.... Melhorou? Creio que sim. Agora volte sua ateno para a forma verbal defendeu. Que termo funciona como sujeito dele? Eis a resposta: Darcy Ribeiro. Aconteceu que a banca empregou o sujeito depois do verbo, s para distra-lo. Leia a mesma informao escrita de forma um pouquinho diferente: Entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, destacam-se os [= aqueles] que Darcy Ribeiro defendeu. Alternativa C: item certo. Perceba que a FCC segue tratando de sujeito oracional e invertendo a ordem dos termos: COMBATER em nome dos ideais de Darcy Ribeiro RESTA aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil. Basta voc se perguntar o que resta aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil. A resposta ser o sujeito. Alternativa D: item certo. Destaque para a utilizao do verbo haver como impessoal, visto que, semanticamente, equivale-se ao verbo existir. Se este fosse empregado pela FCC, a concordncia assim ficaria: Sempre existiro [...] os [= aqueles] que....
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 28

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa E: item errado. Voc ainda se lembra do que eu disse sobre a alternativa E da questo 4 (PODER/DEVER + SE + INFINITIVO)? Compare com este caso e constate a construo passiva. E mais: ou voc considera devem abrir como locuo verbal e opo como ncleo do sujeito simples, ou considera o verbo devem como verbo principal e a orao iniciada pelo verbo abrir como sujeito dele. Nas duas hipteses vlidas, o verbo dever precisa estar no singular quer porque concorda com opo (ncleo do sujeito), quer porque o sujeito oracional. Resposta E

9.

(FCC/2010/DNOCS/Agente

Administrativo)

concordncia

verbal

nominal est inteiramente correta na frase: a) Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto. b) A conscientizao dos moradores daquela rea contaminada pelos

resduos txicos acabaram surtindo bons resultados. c) Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram. d) Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas. e) Deveria ser divulgado claramente os princpios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores Comentrio Alternativa A: item errado. Pergunte-se o que chegou ao fim. Resposta: As campanhas.... Pronto! Est identificado o sujeito do verbo chegar, que deve ir para o plural em concordncia com ele: CHEGARAM ao fim as CAMPANHAS.... Alternativa B: item errado. A FCC insiste em distanciar o verdadeiro ncleo do sujeito do verbo correspondente. Repare: A
29

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA CONSCIENTIZAO dos moradores daquela rea contaminada pelos resduos txicos ACABARAM surtindo bons resultados. Assim no possvel! O verbo acabar precisa se manter na terceira pessoa do singular: acabou. Observe que o examinador tratou de colocar ao lado do verbo uma expresso tambm no plural (resduos txicos). Fique atento! Alternativa C: item certo. Est perfeita a concordncia entre verbo e o ncleo do sujeito. Repare: Muitos CONSUMIDORES se MOSTRAM engajados na luta pela sustentabilidade e TRADUZEM seu compromisso em tudo aquilo que COMPRAM. Alternativa D: item errado. Fique de olho na locuo verbal deve trazer. Pergunte-se agora o que deve trazer lucros promissores para as empresas. Eis a resposta: Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza. Est a o sujeito, cujo ncleo o termo plural Atitudes. Logo o verbo auxiliar da locuo apontada deve flexionar-se na terceira pessoa do plural: devem. Chamo a sua ateno para a concordncia nominal entre o substantivo Atitudes (feminino plural) e o adjetivo-particpio voltadas. Por ser uma das formas nominais do verbo e poder se comportar como um adjetivo, o particpio flexiona-se em gnero e nmero para concordar com o substantivo a que se refere. possvel os verbos no particpio surgirem acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando com eles uma locuo verbal. Nesses casos, os verbos auxiliares (ser, estar, haver, ter, ficar) flexionam-se em pessoa, nmero, tempo e modo. Observe: Ficam autorizadas as visitas diurnas s praias desta regio. (adequado) Alternativa E: Depois do que j foi explicado, no difcil perceber que a concordncia correta deve ser assim indicada: DEVERIAM ser DIVULGADOS claramente os PRINCPIOS.... Resposta C

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

30

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 10. (FCC/2011/TRT 4 REGIO (RS)/Tcnico Judicirio Segurana) Quanto s normas de concordncia verbal e nominal, est inteiramente correta a frase: a) Diante daqueles que se sentem inteiramente seguro de si, nosso trao de tmidos parecem-nos ainda mais constrangedores. b) Todas as vendas de veculos que se faz nas concessionrias costumam ser acompanhados de uma proposta de seguro. c) Diante das rgidas normas de segurana a que devem ficar sujeito todos os cidados, ergue-se as reaes mais indignadas. d) Ainda que tomadas muitas providncias na rea da segurana, permanece a sensao de desconfiana, que a todos assalta. e) Certos de que esto fazendo o melhor que podem, as autoridades tem se empenhado muito na rea da segurana. Comentrio Alternativa A: errada. O adjetivo seguro precisa ser flexionado no plural (seguros), pois faz referncia ao pronome demonstrativo aqueles (daqueles). O verbo parecem deve ser flexionado no singular (parece), pois concorda com o termo trao, no singular. O adjetivo constrangedores, no plural, est errado. Sua concordncia com o substantivo trao. Alternativa B: errada. Aqui tambm foi explorada a

concordncia entre o sujeito e o verbo na voz passiva. A forma se faz (passiva sinttica = VTD + SE) deve ser reescrita corretamente no plural: se fazem, pois a concordncia leva em conta o termo Todas as vendas de veculos. Na dvida, sempre raciocine com a voz passiva analtica: Todas as vendas de veculos que so feitas... Existe tambm um problema com respeito concordncia nominal. O particpio acompanhados, por concordar com o substantivo feminino vendas, deve se flexionar no mesmo gnero:

acompanhadas. Alternativa C: errada. Sujeito deve concordar com cidados, por isso precisa assumir a forma plural: sujeitos. Novamente temos um caso de concordncia verbal envolvendo verbo na voz passiva sinttica (VTD + SE):
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 31

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA ergue-se as reaes. Como o sujeito est no plural, no plural tambm deve ficar o verbo: erguem-se as reaes. Alternativa E: errada. O sujeito da forma verbal tem o termo as autoridades, no plural. Ento, faltou o acento circunflexo diferencial para indicar a terceira pessoa do plural: tm. Ateno: o novo Acordo Ortogrfico no aboliu este acento. Resposta D

11. (FCC/2010/TCM-PA/Tcnico

de

Controle

Externo)

As

normas

de

concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) Vejam-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam em sentimento de intolerncia com a diversidade tnica. b) Devem-se rigidez da formao histrica dos Estados Unidos os conflitos dramticos de conscincia dos indivduos. c) Nos Estados Unidos, conferem-se aos grupos e aos indivduos o intolervel arbtrio das discriminaes sociais. d) Corresponde ao duro modelo bblico do povo eleito as brutalidades com que so tratados os estranhos. e) No se permitem juzos e comportamentos mais flexveis quem se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa. Comentrio Como a FCC gosta de explorar a concordncia envolvendo voz passiva sinttica e sujeito oracional! Repare: Alternativa A: Vejam-se (VTD + SE) = voz passiva sinttica. Sujeito-paciente = que os intentos de formao de uma sociedade

monorracial redundam... (= ISSO). Compare: Vejam-se ISSO ou ISSO sejam visto. Notou a falta de harmonia entre sujeito e verbo? Vamos corrigir tudo: Veja-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam... (Veja-se ISSO ou ISSO seja visto).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

32

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa B: item correto: Vamos mudar a voz passiva sinttica para a voz passiva analtica: Os CONFLITOS dramticos de conscincia dos indivduos SO DEVIDOS rigidez da formao histrica dos Estados Unidos. Alternativa C: item errado. Mantenha o mesmo raciocnio para proceder correo: Nos Estados Unidos, o intolervel ARBTRIO das discriminaes sociais CONFERIDO aos grupos e aos indivduos. Alternativa D: item errado. O ncleo do sujeito um termo singular. A FCC o distanciou do verbo correspondente e inverteu a ordem dos termos. Perceba a correo: As BRUTALIDADES com que so tratados os estranhos CORRESPONDEM ao duro modelo bblico do povo eleito. Alternativa E: item errado. Note a perfeita concordncia entre o verdadeiro ncleo do sujeito e o verbo correspondente: QUEM se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa no se PERMITE juzos e

comportamentos mais flexveis. Resposta B

12. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) A sociedade deve reconhecer os princpios e valores que determinam as escolhas dos governantes, para conferir legitimidade a suas decises. b) A confiana dos cidados em seus dirigentes devem ser embasados na percepo dos valores e princpios que regem a prtica poltica. c) Eleies livres e diretas garantia de um verdadeiro regime democrtico, em que se respeita tanto as liberdades individuais quanto as coletivas. d) As instituies fundamentais de um regime democrtico no pode estar subordinado s ordens indiscriminadas de um nico poder central. e) O interesse de todos os cidados esto voltados para o momento eleitoral, que expem as diferentes opinies existentes na sociedade.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 33

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio Alternativa A: item certo. Chamo a sua ateno para a concordncia verbal envolvendo o pronome relativo QUE, sujeito sinttico do verbo determinam. Nesse caso, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo (os princpios e valores). No v confundir esse caso com aquele em que o sujeito o pronome relativo QUEM, situao que faculta a concordncia tanto com o antecedente quanto com o prprio pronome relativo no ltimo caso, o verbo fica na terceira pessoa do plural. Veja alguns exemplos. Fui eu quem cheguei por ltimo.

Fui eu quem chegou por ltimo. Alternativa B: item errado. Por constituir casos j discutidos nesta aula, passarei a indicar diretamente a correo: A CONFIANA dos cidados em seus dirigentes DEVE ser EMBASADA... Alternativa C: item errado. Existem dois problemas aqui. Veja o primeiro: ELEIES livres e diretas garantia.... A concordncia adequada a seguinte: ELEIES livres e diretas SO garantia.... Eis o outro problema: ...em que se RESPEITA tanto as LIBERDADES individuais quanto as [LIBERDADES] coletivas. A voz passiva sinttica (VTD + SE), e o sujeito composto (possui mais de um ncleo) e est posposto ao verbo. Nesse caso, a gramtica possibilita ao verbo concordar com o ncleo do sujeito composto mais prximo. J que ele est no plural, no h sada, o verbo deve mesmo ficar no plural: ...em que se RESPEITAM tanto as LIBERDADES individuais quanto as [LIBERDADES] coletivas. Alternativa D: item errado. Eis a correo: As

INSTITUIES fundamentais de um regime democrtico no PODEM estar SUBORDINADAS....

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

34

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa E: item errado. A concordncia correta a seguinte: O INTERESSE de todos os cidados EST VOLTADO para o MOMENTO eleitoral, que EXPE... Resposta A

13. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: a) ...... (haver) de se dar a conhecer, em algum dia do futuro, crianas semelhantes s de tempos passados? b) Crianas como as de hoje, ao que se sabe, jamais ...... (haver), to absortas e imobilizadas em seus afazeres. c) At quando se ...... (verificar), em relao s nossas crianas, tamanha incongruncia nos valores e nas expectativas educacionais? d) Quase todo prazer que hoje s crianas se ...... (reservar) por longas horas dirias, est associado tecnologia. e) ...... (caber) aos pais e professores, sobretudo, proporcionar s crianas espao e tempo para as necessrias atividades fsicas. Comentrio Quero que voc compare o emprego do verbo haver nas alternativas A e B. No primeiro caso, ele mero auxiliar, integra o encadeamento verbal Ho de se dar a conhecer, no manda em nada, mero coadjuvante; portanto deve se flexionar para concordar com o sujeito crianas. No segundo, ele impessoal, fica na terceira pessoa do singular (haver), j que se equivale ao verbo existir. Alternativa C: temos aqui outro caso de voz passiva sinttica (VTD + SE). O ncleo do sujeito o termo incongruncia (no singular), o que impe ao verbo a flexo em terceira pessoa do singular: verificar.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

35

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa D: leia o perodo escrito na ordem direta (primeiro o sujeito, depois o verbo): Quase todo PRAZER que hoje se RESERVA s crianas por longas horas dirias est associado tecnologia. Alternativa E: faa aquela perguntinha bsica ao verbo: O que cabe aos pais e professores?, e depois responda: proporcionar s crianas espao e tempo.... J percebeu que o sujeito oracional e que o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular? Resposta A

14. (FCC/TRT 14 Regio (RO e AC)/Analista Judicirio - Execuo de Mandados/2011) Esto plenamente observadas as normas de

concordncia verbal na frase: a) Destinam-se aos homens-placa um lugar visvel nas ruas e nas praas, ao passo que lhes suprimida a visibilidade social. b) As duas tbuas em que se comprimem o famigerado homem-placa carregam ditos que soam irnicos, como compro ouro. c) No se compara aos vexames dos homens-placa a exposio pblica a que se submetem os guardadores de carros. d) Ao se revogarem o emprego de carros-placa na propaganda imobiliria, poupou-se a todos uma demonstrao de mau gosto. e) No sensibilizavam aos possveis interessados em apartamentos de luxo a viso grotesca daqueles velhos carros-placa. Comentrio Fique de olho no pronome se que surge junto aos verbos transitivos diretos, indicando voz passiva sinttica. Alternativa A: errada. O verbo destinar est na voz passiva sinttica; o ncleo do sujeito o substantivo singular lugar. Eis a correo: Destina-se aos homens-placa um lugar visvel... Alternativa B: errada. O verbo comprimir est na voz passiva sinttica; o ncleo do sujeito o substantivo singular homem-placa.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 36

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Eis a correo: As duas tbuas em que se comprime o famigerado homem-placa... Alternativa D: errada. Novamente estamos diante de voz passiva sinttica com ncleo do sujeito no singular. Eis a correo: Ao se revogar o emprego de carros-placa na propaganda imobiliria... Alternativa E: errada. Agora a estratgia foi distanciar o verbo do sujeito, intercalando entre eles uma expresso no plural, para induzir o candidato a manter o verbo tambm no plural. Eis a correo: No sensibilizava aos possveis interessados em apartamentos de luxo a viso grotesca... Tambm digno de nota o fato de que nesse tipo de questo normalmente os termos esto desordenados. Primeiro vem o verbo, depois vem um objeto ou adjunto extenso e por ltimo, j distante, aparece o sujeito. Essa estratgia dificulta a anlise do candidato. A dica reordenar a sentena, colocando o sujeito na frente e o verbo depois, bem prximo a ele. Veja um exemplo a partir da letra C, que est correta: A exposio pblica a que se submetem os guardadores de carros no se compara aos vexames dos homens-placa. Resposta C

impressionante como a FCC gosta da concordncia com verbo na voz passiva sinttica e sujeito oracional.

15. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) A frase em que h incorreo quanto concordncia verbal : a) No espantaro as atrocidades do nosso mundo a quem j conhece as crueldades de que um homem capaz. b) Nenhum de ns se obrigar a viver num campo de prisioneiros da Sibria para poder avaliar quo brbaro este nosso mundo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 37

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA c) Costumam chocar os pensamentos correntes todo aquele que esteja interessado em promover sua marca de originalidade. d) Assiste-se a tantos tristes espetculos neste mundo que muitos passam a difundir uma viso inteiramente desesperanada de tudo. e) Interessou ao autor explorar os drsticos contrastes que h entre os que moram em Beverly Hills e os que vivem em Darfur. Comentrio Alternativa A: item certo. Basta reordenar os termos que a anlise fica mais fcil: As ATROCIDADES do nosso mundo no

ESPANTARO a QUEM j CONHECE as crueldades de que um HOMEM capaz. Alternativa B: item certo. Lembre-se disto: Pronome

indefinido, interrogativo ou demonstrativo + de (dentre) ns, vs ou vocs o verbo concorda com o pronome (sujeito); mas, se este estiver

no plural, o verbo poder concordar com o pronome pessoal. Algum dentre vs sair antes?

Quais de ns sairo (sairemos) antes?

Alternativa C: item errado. Vamos reescrever a passagem na ordem direta e j com a devida correo: Todo AQUELE que esteja interessado em promover sua marca de originalidade COSTUMA chocar os pensamentos correntes. Alternativa D: item certo. Voc j sabe que VTD + SE indica voz passiva sinttica e que VTI + SE constitui voz ativa com ndice de indeterminao do sujeito e verbo na terceira pessoa do singular. isso o que ocorreu: Assiste-se a tantos tristes espetculos.... O termo tantos tristes espetculo o objeto indireto do verbo assistir, que transitivo indireto no sentido de ver, presenciar. Alternativa E: item certo. Novamente a FCC explorou a concordncia com sujeito oracional: EXPLORAR os drsticos contrastes que
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 38

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA h entre os que moram em Beverly Hills e os que vivem em Darfur INTERESSOU ao autor. Note ainda o emprego do verbo haver com sentido de existir, o que o torna impessoal e o obriga a ficar na terceira pessoa do singular. Por fim, perceba a concordncia dos verbos moram e vivem com o antecedente do pronome relativo que: os (= aqueles). Resposta C

16. (FCC/Nossa Caixa Desenvolvimento/Advogado/2011) Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: a) Sobrevieram tragdia de 11/9 consequncias profundas, como a psicose coletiva a que se renderam muitos cidados novaiorquinos. b) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurana, sentimentos de medo e desconfiana generalizados. c) Uma certa soberba, caracterstica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 no se aplacaram. d) Muitas vezes decorre de uma grande tragdia coletiva, como a de 11/9, sentimentos impotncia. e) Sobrevivem at mesmo depois de grandes tragdias a tendncia dos homens ao prosasmo e ao mau gosto, como no uso da expresso dez de setembro. Comentrio A estratgia de distanciar o verbo do sujeito, intercalando entre eles uma expresso no plural (e s vezes no singular) continua. A FCC tambm insiste em desorganizar os termos. Dificilmente ela apresenta esse tipo de questo com o sujeito na frente do verbo e este bem prximo quele. Tudo isso , como j disse, para ludibriar voc. Alternativa A: correta do ponto de vista da concordncia, embora haja um erro de ortografia (que no invalida a questo). Grafa-se separadamente e sem hfen o nome da cidade de Nova Iorque (como Belo
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 39

confusos,

como

os

da

humilhao,

da

revolta

da

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Horizonte, por exemplo). Mas os nomes que indicam as pessoas naturais de l so escritos com hfen: nova-iorquinos (belo-horizontinos). Alternativa B: errada. Eis a correo: Agregaram-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurana, sentimentos de medo e desconfiana generalizados. Alternativa C: errada. Eis a correo: Uma certa soberba, caracterstica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 no se aplacou. Alternativa D: errada. Muitas vezes decorrem de uma grande tragdia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhao, da revolta e da impotncia. Alternativa E: errada. Sobrevive at mesmo depois de grandes tragdias a tendncia dos homens ao prosasmo e ao mau gosto, como no uso da expresso dez de setembro. Resposta A

Voc j deve estar cansado de casos como esses. Mas isso o que a FCC est explorando atualmente nas suas provas. Eu no inventei nenhuma dessas questes. So todas de provas da prpria banca. Ento, fique de olho bem aberto!

17. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A frase em que a concordncia est em total conformidade com o padro culto escrito : a) Tintas e pincis novos estavam sendo usados pela artista novata, ainda que os ltimos no lhes pertencessem. b) Debateram sobre a utilidade de vrios acessrios e concluram que muitos no eram, de fato, nada acessvel. c) O produto derramado atingiu muitas rvores, mas no as comprometeram de modo irreversvel.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 40

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA d) As mais vultosas doaes para o programa de emergncia j haviam sido feitas, por isso as expectativas de que a arrecadao fosse muito mais alta no tinha fundamento. e) So muitos os aspectos do documento que merecem detida anlise do advogado, mas tudo indica que no haver alteraes significativas. Comentrio Alternativa A: item errado. No segmento ainda que os ltimos no lhes pertencessem, o pronome lhes retoma artista novata, no SINGULAR. Substitua, pois, o lhes por lhe. Alternativa B: o adjetivo acessvel refere-se ao substantivo acessrios, no plural, e com ele deve concordar em nmero: acessveis. Alternativa C: o sujeito da forma verbal comprometeram o termo O produto derramado (= ele), cujo ncleo o substantivo singular produto. Isso deve fazer com que o verbo seja flexionado na terceira pessoa do singular: comprometeu. Alternativa D: o que no tinha fundamento? As expectativas. Logo, o verbo deve tambm ser flexionado no plural: tinham. Resposta E

18. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) Os caboclos da regio, que vivem na floresta e dela retiram seu sustento, sabem que importante res- peitar todas as formas de vida que nela se encontram. b) Existe, na mitologia de vrios povos, duendes com diversos poderes mgicos que encarna, sobretudo, o esprito da floresta. c) sempre relatado s crianas indgenas os feitos valorosos de ilustres guerreiros, como forma de manter as tradies da tribo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

41

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA d) O repositrio de lendas brasileiras de origem indgena variam muito, mas mostram, natureza. e) Quando se tratam de questes de sobrevivncia na mata fechada, necessrio a presena de guias habituados s dificuldades da regio. Comentrio Alternativa B: item errado. O verbo existir pessoal, possui sujeito com o qual deve concordar: Existem [...] duendes.... Alm disso, o sujeito sinttico do verbo encarnar o pronome relativo que, o qual obriga o verbo a concordar com o sujeito semntico: ...que [= duendes] encarnam.... Alternativa C: item errado. J se perguntou o que sempre relatado s crianas? A resposta o sujeito do verbo: os FEITOS valorosos de ilustres guerreiros. O ncleo no plural leva o verbo ser a se flexionar no plural: SO. O particpio deve concordar em gnero e nmero com o substantivo ao qual se refere: RELATADOS. Alternativa D: item errado. Eis a correo: O REPOSITRIO de lendas brasileiras de origem indgena VARIA muito, mas MOSTRA, particularmente, uma explicao para os fenmenos da natureza. Alternativa E: item errado. O verbo tratar-se transitivo indireto. Com o pronome se (VTI + SE) ele forma estrutura de voz ativa com sujeito indeterminado. O verbo deve, pois, ficar na terceira pessoa do singular: Quando se trata.... O termo que lhe segue seu objeto indireto, com o qual no deve haver concordncia. Alm disso, h um problema de concordncia nominal no trecho ... necessrio a presena.... O fato de o sujeito estar determinado pelo artigo feminino a faz com que o adjetivo se flexione no mesmo gnero: ... necessria a presena... Resposta A 19. (FCC/2008/TRT 18 Regio/Analista Judicirio) importante que voc possa contar com minha amizade; confie nela, que eu no o particularmente, uma explicao para os fenmenos da

decepcionarei.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 42

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA A frase acima permanecer correta no caso de substituirmos os elementos sublinhados, respectivamente, por: a) b) c) d) e) tu possas - confies - te Vossa Excelncia podeis - confiei - vos tu possas - confia - te vs possais - confiem - vos Sua Senhoria podeis - confiai - vos

Comentrio Nesse tipo de questo, voc deve manter a uniformidade de tratamento. Se voc decidir usar o tratamento referente terceira pessoa, deve ir at o final. Caso prefira a segunda pessoa, deve, igualmente, mant-la at o final. Alternativa A: item errado. A segunda pessoa (do singular e do plural) do imperativo afirmativo deriva da segunda pessoa do presente do indicativo sem a desinncia S: confias > confia tu; confiais > confiai vs. Descarte tambm a alternativa D. Alternativa B: item errado. Com pronome de tratamento, o verbo concordar sempre na terceira pessoa do singular ou do plural. Vossa Excelncia muito digno. Vossas Senhorias so muito exigentes. Descarte tambm a alternativa E. Resposta C

20. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Dados obtidos pela ONU atesta que cerca de dois teros das pessoas que no dispe de gua de qualidade mnima para suas necessidades vivem com menos de dois dlares por dia.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

43

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio O primeiro erro de concordncia j bem conhecido: DADOS obtidos pela ONU ATESTAM.... O segundo tem a ver com o pronome relativo que em funo de sujeito. Nesse caso, a concordncia leva em considerao o termo antecedente (no nosso caso, o substantivo pessoas): ...cerca de dois teros das pessoas que no dispem de gua Resposta Item errado.

21. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Alguns pases optam por importar alimentos como forma de economizar gua, que vem neles embutidos, j que a agricultura que demandam enormes quantidades desse lquido. Comentrio O quem vem embutido neles (nos alimentos)? gua. Portanto a concordncia correta que vem neles embutida. Eis o outro erro: ...a AGRICULTURA que DEMANDAM.... O verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular: demanda. Resposta Item errado.

22. (FCC/2006/Banco do Brasil/Escriturrio) As normas de concordncia verbal esto plenamente atendidas na frase: Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam. Comentrio Se o sujeito composto for resumido por um aposto (pronome indefinido), o verbo concordar com o aposto resumitivo. Eis a correo: ...NADA disso lhes APETECIA. Resposta Item errado.

23. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) Ao se reconstruir uma frase do texto, houve deslize quanto concordncia verbal em:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 44

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) Sequer foi possvel, na COP-15, estabelecer um financiamento para os pases pobres a quem coubesse adotar polticas de mitigao das emisses. b) Se todos espervamos um bom acordo na COP-15, frustrou-nos o que dela acabou resultando. c) Acabou culminando num final dramtico, naquele 18 de dezembro de 2009, o perodo de duas semanas de acaloradas discusses. d) s naes pobres props-se uma ajuda de US$ 30 bilhes, medida a que no deu aval nenhum dos pases insatisfeitos com as conversas finais. e) Deveram-se s manobras de desconversas, na definio das tarefas dos pases, o impasse final das negociaes entabuladas em Copenhague. Comentrio Quando o assunto concordncia, uma estratgia do examinador pospor o sujeito ao verbo. Aquele normalmente uma expresso longa e com termos no plural. Isso a banca faz tentando desviar sua ateno do verdadeiro ncleo do sujeito. Isso ocorre, por exemplo, nas alternativas A, C, D e E. Alternativa A: o sujeito do verbo foi a orao seguinte, cujo ncleo o termo estabelecer. J comentei aqui este caso: o verbo da orao principal permanece na terceira pessoa do singular quando o sujeito for oracional. Item certo. Alternativa B: entre o sujeito todos (terceira pessoa do plural) e o verbo espervamos (primeira pessoa do plural) houve

concordncia ideolgica (de pessoa). Em sua fala, o locutor indica que se inclui entre os que esperavam o tal acordo. Item certo. Alternativa C: repare que o sujeito da locuo Acabou culminando est no final do perodo e uma expresso longa: o perodo de duas semanas de acaloradas discusses. Como o ncleo dele o termo perodo (substantivo masculino singular), a concordncia est perfeita.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

45

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa D: o sujeito do verbo props-se a expresso uma ajuda de US$ 30 bilhes, cujo ncleo o termo ajuda; por isso o verbo est no singular. Item certo. Alternativa E: o erro caracterizou-se pela flexo do verbo dever no plural, quando na realidade o ncleo do sujeito o termo impasse. Confirma-se, com isso, que voc precisa estar atento aos casos de sujeito posposto ao verbo. Resposta E

24. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) Quaisquer que sejam as tcnicas, no lhes ...... (caber) determinar por si mesmas o sentido que ganhar sua aplicao. b) Muito do que se ...... (prever) nos usos de uma nova tcnica depende, para realizar-se, do que se chama vontade poltica. c) Nenhuma das vantagens que ...... (oferecer) a tecnologia mais ousada capaz de satisfazer as aspiraes humanas. d) Quando no se ...... (reconhecer) nas cincias o bem que elas nos trazem, as sadas msticas surgem como soluo. e) Orson Welles talvez no imaginasse o risco da tragdia que ...... (poder) provocar as dramatizaes de sua transmisso radiofnica. Comentrio Notou que a FCC exige que o verbo se flexione no plural? Pois ento temos que encontrar um sujeito cujo ncleo esteja no plural. Alternativa A: o sujeito do verbo caber oracional

(determinar...). Voc j deve estar cansado de me ouvir dizer que o sujeito oracional impe ao verbo principal a flexo no singular, no mesmo? Alternativa B: o sujeito do verbo prever o pronome relativo que. O verbo em negrito deve, ento, concordar com o antecedente do
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 46

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA relativo. Mas cad esse antecedente? o pronome demonstrativo o (= aquilo), que se contraiu com a preposio de (do = de + o). Como ele est no singular, o verbo em negrito tambm se flexiona no singular. Alternativa C: agora a concordncia do verbo leva em conta a expresso Nenhuma das vantagens. Fica no singular o verbo cujo sujeito formado por pronome indefinido singular + de + pronome ou nome plural (algum de ns, nenhum de ns, cada um de vocs, qual das cidades, algum dentre vocs, nenhum dos candidatos, cada um dos agricultores). Veja outro exemplo: Nenhuma das jogadas do time adversrio levou perigo ao goleiro do Brasil. Alternativa D: quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concordar normalmente com o sujeito: Quando no se reconhece [...] o bem = Quando no reconhecido [...] o bem. Alternativa E: muito cuidado eu j disse com a posposio do sujeito ao verbo. A expresso as dramatizaes de sua transmisso radiofnica o sujeito da locuo podem provocar, a qual concorda com o ncleo dramatizaes. Veja a reescritura na ordem direta: que as dramatizaes de sua transmisso radiofnica podem provocar. Resposta E

25. (FCC/2010/TCM-CE/ACE)

As

normas

de

concordncia

verbal

esto

plenamente observadas na frase: a) Cabem a ns, zelosos fiscais das reparties pblicas, determinar se nossos funcionrios devem ou no produzir literatura? b) No se costumam reconhecer nos funcionrios-escritores talento artstico, quando so pegos a escrever literatura na repartio. c) So injustas as razes pelas quais se maldizem, costumeiramente, a atividade literria de um funcionrio pblico.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

47

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA d) Como a um funcionrio no se oferecem a fome e o fausto, ele se aproveita dessa condio para desenvolver seu imaginrio. e) Do uma bela resposta s obrigaes no escolhidas, de que feito o nosso mundo, o talento dos escritores-funcionrios. Comentrio A essa altura, voc j percebeu que as ltimas questes sobre concordncia verbal vm se repetindo: sujeito posposto ao verbo; verbo na voz passiva; sujeito oracional. Mudam-se as expresses, os perodos; mas mantm-se o mesmo tipo de abordagem. Alternativa A: apresenta sujeito oracional (determinar) e posposto ao verbo Cabem, que deveria se flexionar na terceira pessoa do singular: Cabe. Alternativa B: talento artstico o sujeito da locuo se costumam reconhecer (indicativa de voz passiva sinttica). Como o sujeito est na terceira pessoa do singular, assim deveria ser flexionado o verbo auxiliar: costuma. Veja, agora, a correspondente voz passiva analtica: No costuma ser reconhecido [...] talento artstico. Alternativa C: o ncleo do sujeito do verbo apassivado maldizem o termo atividade, com o qual deve haver concordncia no singular. Veja a correspondente voz passiva analtica: pelas quais maldita [...]a atividade literria de um funcionrio pblico. Alternativa D: a forma verbal oferecem (apassivada por meio do pronome se) est em perfeita concordncia com os ncleos do sujeito composto a fome e o fausto (= luxo, pompa, ostentao, magnificncia). Alternativa E: novamente o sujeito veio posposto ao verbo. O examinador sabe que tal estrutura dificulta a correta identificao do sujeito. Para complicar um pouquinho mais a sua vida, ele ainda utiliza vrias expresses no plural. Cuidado! A dica reescrever a passagem na ordem direta: O talento dos escritores-funcionrios d.... Percebeu a correo? Resposta D

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

48

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 26. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Para cumprimento das normas de concordncia verbal, ser necessrio CORRIGIR a frase: a) Atribui-se aos esquemas de construo das fbulas populares a

capacidade de representarem profundos anseios coletivos. b) Reserva-se a pobres camponeses, nas fbulas populares, a possibilidade de virem a se tornar membros da realeza. c) Aos desejos populares de ascenso social correspondem, em algumas das fbulas analisadas, a transformao de pobres em prncipes. d) Prosperam no fundo do inconsciente coletivo incontveis imagens, pelas quais se traduzem aspiraes de poder e de justia. e) No cabe aos leitores abastados avaliar, em quem pobre, a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas. Comentrio Na terceira alternativa, o termo transformao (ncleo do sujeito simples a transformao de pobres em prncipes) obriga o verbo corresponder a se flexionar na terceira pessoa do singular: corresponde. Resposta C

27. (FCC/2010/Pref. So Paulo/EAOFP) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) No deveriam caber aos jovens estudantes o peso das responsabilidades polticas que o autor a eles pretende atribuir. b) fatal que venham a decepcionar-se com os jovens todo aquele que os v como sujeitos polticos j inteiramente constitudos. c) O embate a que se costumam lanar os jovens estudantes so quase sempre marcados por uma natural imaturidade poltica. d) No se devem confiar a um jovem os atributos polticos que mesmo ao poltico mais experiente costumam faltar. e) Creio que nenhuma referncia a autores como Nelson Rodrigues ou Maquiavel podero trazer alento aos jovens idealistas.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 49

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio Alternativa A: o verbo auxiliar da locuo deveriam caber correto estaria se fosse flexionado na terceira pessoa do singular, para concordar com o termo peso, ncleo do sujeito. Alternativa B: o erro existente aqui se caracteriza pela falta de concordncia entre a forma verbal venham (terceira pessoa do plural) e o sujeito todo aquele (terceira pessoa do singular). Alternativa C: o primeiro erro diz respeito forma verbal costumam. Note que ele est apassivado pelo pronome se e possui como sujeito a orao iniciada pelo verbo lanar. Leia-se: costuma-se lanar os jovens estudantes ao embate. J disse repetidas vezes que o sujeito oracional leva o verbo principal para o singular. O segundo erro: a forma verbal so deve flexionar-se no singular em virtude do termo embate, sua referncia para efeitos de concordncia. Maliciosamente, o examinador o colocou ao lado da expresso plural jovens estudantes. Alm disso, o particpio marcados, no plural, no concorda com o termo embate, que marcado por uma natural imaturidade poltica. Alternativa E: o verbo auxiliar da locuo podero trazer deve concordar no singular com o termo referncia, ncleo do sujeito. Resposta D

28. (FCC/2011/TJ-AP/Titular de Servios de Notas e de Registros/) As normas de concordncia verbal e nominal esto inteiramente respeitadas na frase: a) inegvel a influncia de certos programas de televiso, especialmente no Brasil, mas parece necessrio que se utilize esses recursos como forma de transmisso de teor educativo aos espectadores. b) Aos meios de comunicao, principalmente no que se refere televiso, o que importa so os ndices de audincia medidos por pesquisas de opinio pblica, que se traduzem em lucrativos investimentos de anunciantes.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

50

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA c) Como veculo de alcance pblico que , a televiso oferece meios de atingir enorme contingente da populao, ainda que lhes transmitam contedos nem sempre marcados pelo bom gosto ou pela formao de valores. d) As notcias, por vezes transmitidas sob determinado ponto de vista, assume propores inesperadas, pois passa a ser tomada como verdade absoluta, sem maior preocupao com a fidedignidade aos fatos ocorridos. e) A preservao de valores constitucionais devem prevalecer em toda forma de transmisso de informaes, sejam por meio de noticirios e comentrios por especialistas, sejam em programas voltados para o lazer dos espectadores. Comentrio Alternativa A: errada. Fique de olho no segmento que se utilize esses recursos. Nele, tem-se VTD + SE, ou seja, voz passiva pronominal. O verbo, portanto, deve concordar no plural com o sujeito esses recursos: ...que se utilizem esses recursos... Alternativa C: os erros encontram-se no segmento ainda que lhes transmitam contedos. O pronome oblquo retoma enorme contingente da populao, o que o faz ser usado no singular. O sujeito do verbo transmitir tem como referncia o termo televiso, o que o faz flexionar-se na terceira pessoa do singular. Veja a correo: ...ainda que lhe transmita

contedos... Alternativa D: o primeiro problema est na falta de

concordncia entre o sujeito As notcias e o verbo assume, percebeu? O outro, que tambm tem a ver com o mesmo sujeito, atinge a voz passiva passa a ser tomada, no singular. Eis a correo: As notcias... assumem..., pois passam a ser tomadas... Observe o comportamento do particpio, que deve concordar em gnero e nmero com o substantivo notcias. Alternativa E: o primeiro erro mais fcil de ser notado: A preservao... devem.... Notou a desarmonia entre sujeito e verbo? O segundo mais sutil, pelo menos para alguns. No papel de conjuno
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 51

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA alternativa (o que pode acontecer devido ao processo de formao de palavras conhecido como derivao imprpria), a forma sejam..., sejam deve ser mantida no singular. Vejamos a correo: A preservao de valores constitucionais deve..., seja por meio de noticirios..., seja em programas... Resposta B

Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas) Com relao ao segundo ponto desta aula, preciso fazer alguns esclarecimentos importantes j no incio. No trataremos das modalidades de redao, mais conhecidas como narrao, dissertao e descrio. A FCC no vai mandar voc redigir um texto. Esse tema tambm nada tem a ver com redao oficial. Ento, o que a FCC vai exigir? Nada mais, nada menos do que aquilo que j foi anunciado: confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Em outras palavras, voc dever identificar os erros de construo de frases. Para isso, dever lanar mo de tudo o que ns j estudamos aqui: regras de acentuao, ortografia, pontuao, concordncia, regncia, ocorrncia da crase etc. Essa parte, portanto, no acrescentar quase nada ao que voc j sabe, mas servir como uma espcie de reviso. Por isso no me prolongarei nela.

29. (FCC/2010/DNOCS/Contador) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferena mais patente, segundo a autora, so o suporte, a temporalidade e a privatizao da correspondncia.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

52

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA b) Pretextando a liberdade de acesso da informao, muitos abusam dos e-mails, enviando-os quem deles no pretende saber o teor nem tomar conhecimento. c) H quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsvel por um novo alento para uma forma de correspondncia como a carta. d) Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, desde o rascunho at o envio das mesmas, cuja durao era de dias. e) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicaes se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejvel. Comentrio Neste tipo de questo, qualquer problema de construo de frase suficiente para invalidar o item. Encontrando apenas um deslize, marque-o. Alternativa A: houve omisso da preposio em antes do relativo que: os aspectos em que a diferena mais patente. Isso configura erro de regncia. Alternativa B: item errado. Em liberdade de acesso da informao, o vocbulo da faz do termo informao o agente do acesso ou a origem dele, quando na verdade informao o alvo ou o objeto do acesso. Em outras palavras, a informao no acessa nada, mas acessada. Eis a forma correta: liberdade de acesso informao. Alm disso, no possvel empregar acento grave indicativo de crase antes do relativo quem. Alternativa C: item correto, coerente, coeso. Alternativa D: o deslocamento de cuja durao era de dias para o final do perodo d a entender que o envio das cartas dura dias, o que incoerente. Na verdade, o que demorava dias era a preparao delas. Portanto, a expresso que indiquei deveria ser utilizada imediatamente aps a
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 53

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA vrgula que segue o substantivo cartas: ...na preparao das cartas, cuja durao era de dias,.... Alternativa E: no h concordncia entre o sujeito a rapidez das comunicaes e a forma verbal impuseram. O ncleo do primeiro est no singular, o que obriga o verbo a se flexionar tambm o singular: imps. Resposta C

30. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) (...) as crianas, seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade. Pode-se reconstruir com correo e coerncia a frase acima, comeando por As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade e complementando com a) b) c) d) e) em que pesem os seres naturais, imbudos de energia e de vitalidade. no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. porquanto constituem-se como seres de natural energia e vitalidade. ainda quando seres incutidos de energia e vitalidade em sua natureza. mesmo quando se mostram atreladas a muita energia e fora vital.

Comentrio O segmento entre vrgulas fornece frase a ideia de contraste. Dentre as alternativas, a mesma ideia verificada na alternativa B, por meio do uso da locuo no obstante. Nas demais opes, h alterao na coerncia original da informao. Resposta B

31. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

54

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. b) Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. c) A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. d) No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. e) A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia do seus fiis. Comentrio Alternativa A: a locuo correta deve ser; a preposio de est sobrando. A vrgula tambm separou o sujeito (oracional) que eles venham... do verbo correspondente (Deve ser). Alternativa B: a escrita correta malgrado, preposio que equivale a no obstante, apesar de: Efetuou a compra, malgrado os conselhos em contrrio que recebeu. Alternativa C: no trecho A mesma Fundao em que se abona esto sobrando a preposio em e o pronome se. A vrgula separou o sujeito A mesma fundao que... do verbo correspondente: . Chega, passe para a prxima, pois esta j est faturada! Alternativa E: h um problema de regncia nominal que invalida o enunciado: pesquisas atinentes da Igreja Catlica. O adjetivo atinente (= que diz respeito a; que concerne a) rege preposio a e no de. Resposta D

32. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

55

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) O escritor talo Calvino manifesta uma grande acuidade na leitura das fbulas populares, interpretando-as em suas estruturas profundas. b) Tendo em vista uma leitura mais acurada do texto, se perceber de que as simplrias fbulas populares podem at deixar de s-las. c) No h pessoa pobre em cuja aspirao acabe sendo uma forma de compensar sua condio, imaginando-se um nobre disfarado. d) Esto nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, aonde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais. e) engenhosa a sensao de um direito subtrado, uma vez que assim se pode aspirar a ser reconstitudo, promovendo-se a propalada justia. Comentrio Alternativa B: pronome oblquo tono no deve iniciar orao, como ficou caracterizado no segmento se percebera. Alm disso, o verbo perceber transitivo direto (quem percebe... percebe algo/algum). No h razo para o uso da preposio de. Lembre-se de que qualquer erro invalida a opo. Alternativa C: a preposio em antes do relativo cuja no foi solicitada por nenhum termo regente; Ela est sobrando. Alternativa D: quem o sujeito da forma verbal Esto? O termo toda a argcia das fbulas populares, cujo ncleo est no singular: argcia (= perspiccia; sagacidade; habilidade, sutileza na argumentao). Portanto no houve concordncia entre eles. Alternativa E: texto obscuro, truncado (repare que o

enunciado requer uma redao clara); a tentativa de construir voz passiva sinttica com o verbo aspirar impossvel, por ser ele transitivo indireto no sentido de almejar. Resposta A

33. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 56

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. b) Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar. c) Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo o valor inestimvel. d) to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. e) Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio. Comentrio Alternativa B: o sujeito do verbo caber a orao promover pesquisas, o que obriga o verbo a se flexionar na teceria pessoa do singular: caber. Alternativa C: agrafia do verbo envidar (= aplicar com afinco ou empenho) est errada com i inicial, repare: invidem. Tambm no correto usar artigo imediatamente depois do relativo cujo: cujo o valor inestimvel. Alternativa D: construo confusa, ambgua. Perceba:

acharo nele no autor relatrio ou em Graciliano romancista? Outra: orgulhar-se do mesmo do relatrio ou de Graciliano? Alternativa E: o erro de regncia invalida a opo. Quem admira... admira algo/algum (VTD); mas quem se admira... admira-se com algo/algum (VTI). Resposta A

34. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

57

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) Marcelo Coelho, jornalista, no hesitou a contrapor-se com seus colegas de imprensa, nos quais surpreende uma dose exagerada de pessimismo, com o qual no haveria remisso possvel. b) Provavelmente Marcelo Coelho j se havia sentido alvo de mofa ou de zombaria, por parte de colegas seus, que julgando ele um ingnuo, elegiam-se ao mesmo tempo enquanto mestres do pessimismo. c) O autor do texto promoveu uma espcie de diagnstico, daqueles que, na imprensa, optando na estratgia do pessimismo veem nela a reao saudvel de quem no seja necessariamente ingnuo. d) A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam bombardeadas, no so ingenuidades, para o autor, mas

demonstrao de quem no concorda com a barbrie. e) O autor do texto no hesita em alinhar-se entre aqueles que, embora cientes dos horrores deste mundo, cultivam a expectativa de uma vida melhor, anunciada por fatos promissores. Comentrio Alternativa A: quem se contrape... contrape-se a

algo/algum. Notou a regncia correta? Contrapor-se com caracteriza erro de regncia. Descarte esta opo. Alternativa B: as vrgulas isolam erroneamente a expresso por parte de colega seus, que restringe o alcance semntico de alvo de mofa ou de zombaria. Preciso seguir adiante? Creio que no. Alternativa C: optando na estratgia construo

indevida. A preposio adequada por (pela). Alternativa D: A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam bombardeadas, no so

ingenuidades caracteriza uma quebra brusca da ideia que estava em desenvolvimento, e tambm transgride normas de paralelismo sinttico. Resposta E

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

58

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 35. (FCC/TRT-9 Regio/Tcnico Judicirio/Tecnologia da informao/2010) A afirmativa escrita de modo inteiramente claro e correto : a) Com a navegabilidade do Oceano rtico, vai ficar esposto a quantidade de riquesas que existe nessa regio. b) A opo pela nova rota, conhecida como Passagem Nordeste, que economizou distncias, tambm reduziu o consumo de combustvel. c) Para se fazer com segurana a travessia de mares gelados prescisa haver muito cuidado e precalo contra os perigos que surgem. d) No se deve extranhar a cobissa de alguns pases para explorar os recursos naturais que vo ser encontrados no rtico. e) Para percorrer a rota que feita abitualmente as embarcaes esto sugeitas aos riscos permanentes trazidos por placas de gelo. Comentrio O grande problema nesta questo diz respeito grafia de algumas palavras. Alternativa A: em vez de esposto (com s), escreva exposta com x e no feminino, por concordar com o substantivo quantidade. Em vez de ruquesas, escreva riquezas com z, porque um substantivo abstrato derivado de adjetivo (rico). Alternativa B: no h problema algum aqui. Esta a opo que representa o gabarito. Alternativa C: faltou uma vrgula para separar a orao adverbial antecipada Para se fazer com segurana a travessia de mares gelados. Em vez de prescisa com s , escreva precisa sem s (forma do verbo precisar). Em vez de precalo, escreva precauo com u. Alternativa D: extranhar com x dose pra leo. Escreva corretamente estranhar (com s). Em vez de cobissa (com ss), escreva cobia (com ). Alternativa E: faltou uma vrgula para marcar a antecipao da orao adverbial Para percorrer a rota que feita abitualmente. Mas no
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 59

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA s isso: escreva habitualmente em vez de abitualmente e sujeitas em vez de sugeitas. Resposta B

Estas questes representam muito bem o que a FCC pode cobrar na sua prova. Meu intuito nesta aula no foi derramar sobre voc uma avalanche de informaes desnecessrias, mas sim orient-lo quanto ao deve ser focalizado durante seus estudos. Adiante esto as questes sem os respectivos comentrios, para que voc tenha a oportunidade de revisar o contedo por meio dos exerccios propostos. O gabarito vem logo depois. Fique com Deus e bons estudos!

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

60

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Lista das Questes Comentadas 1. (FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente observadas na frase: a) Jogar dados com o Universo, segundo Einstein, no estariam nos hbitos e procedimentos de Deus. b) Parece no caber aos jovens operadores das bolsas outra coisa seno fazer apostas em riquezas puramente virtuais. c) A metafsica dos jovens operadores, diferentemente das antigas religies, no contam com hierarquias e valores tradicionais. d) O que movem os jovens semideuses das bolsas de valores so as apostas em arriscadas especulaes financeiras. e) Aos que apostam tudo no mercado financeiro caberiam refletir sobre os efeitos sociais de suas operaes.

2.

(FCC/2011/TRT 23 REGIO (MT)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em:

a)

O interesse pelos acontecimentos que envolveram os cangaceiros e seus hbitos peculiares levam sempre a novas interpretaes desse fenmeno do serto brasileiro.

b)

A roupa com proteo de couro e o chapu de abas viradas, que facilitavam a viso de emboscadas, traziam adereos que buscava resguardar os integrantes do bando.

c)

Consta que os cangaceiros, num gesto de grandeza, quando pretendia invadir uma determinada fazenda, informava ao dono o dia e a hora desse ataque.

d)

A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram uma adaptao da roupa dos vaqueiros sertanejos, adequado ao ambiente, com o calor do dia e o frio da noite.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

61

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA e) Para esses guerreiros surgidos com o cangao, os elementos que compunham seu traje criavam uma espcie de blindagem contra os perigos que corriam.

3.

(FCC/2011/TRE-RN/Analista Judicirio/Biblioteconomia) Embora pudesse estar estampada na primeira pgina de um jornal, a manchete fictcia que traz deslize quanto concordncia verbal :

a)

Economistas afirmam que em 2011 haver ainda mais oportunidades de emprego na indstria e no comrcio do que em 2010.

b)

Os que insistem na minha culpa havero de se arrepender pela injustia cometida, declara o secretrio exonerado.

c)

Expectativas em relao ao aumento da inflao faz bolsas carem ao menor nvel este ano.

d)

Crescem no Brasil a venda e o comrcio de produtos importados ilegalmente.

e)

Ergueram-se mais edifcios nos ltimos dois anos do que nos cinco anos anteriores, constata estudo sobre o mercado imobilirio

4.

(FCC/2009/TRT 4 REGIO/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase:

a)

Sem o concurso do poder pblico no se implanta polticas de segurana e no se impede a deteriorao do espao urbano.

b)

No deixaram de haver experimentos bem sucedidos, apesar de a comunidade acadmica ter acusado falta de comprovao da teoria.

c)

Logo se verificaram que medidas semelhantes foram tomadas por outros pases, como a Inglaterra, a Holanda e a frica do Sul.

d)

O que se conclui das experincias relatadas que cabe aos poderes pblicos tomar iniciativas que nos levem a respeitar o espao urbano.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

62

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA e) O fato de haver desordem e sujeira no espao urbano acabam por incitar o cidado a reagir como um contraventor ou pequeno criminoso.

5.

(FCC/2011/TRT

23

REGIO

(MT)/Analista

Judicirio

rea

Administrativa) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: a) Havendo quem vos pretendam convencer de que a pena de morte necessria, perguntem onde e quando ela j se provou indiscutivelmente eficaz. b) Entre os cidados de todos os pases nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. c) Destaca-se, entre as qualidades de Voltaire, suas tiradas irnicas e seu humor ferino, armas de que se valia em suas pregaes de homem liberal. d) Embora remontem aos hbitos das sociedades mais violentas do passado, a pena de talio ainda goza de prestgio entre cidados que se dizem civilizados. e) Ope-se s ideias libertrias de Voltaire, um lcido pensador iluminista, a violncia das penas irracionais que se aplicam em nome da justia.

6.

(FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase:

a)

So vrios os animais que representam clubes, maneira de totens, como demonstrao das qualidades que inerente a todos os seus membros.

b)

O nome dos clubes de futebol devem ser significativos para a comunidade e costumam homenagear pases, continentes e atividades profissionais.

c)

O escudo dos clubes, usado na bandeira e na camisa dos jogadores, constitui o sinal de reconhecimento para o grupo social que se estabelece em seu entorno.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

63

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA d) O orgulho de pertencer a um clube se estende a qualquer objetos relacionados a ele, como bandei ras, camisas, bons, que os identifica. e) No braso de um clube ressalta as cores, impressa nos uniformes dos atletas, que vai desempenhar papel central na identidade comunitria.

7.

(FCC/2009/TJ-SE/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente respeitadas na frase:

a)

A muitas pessoas costumam convencer a ideia de que as invenes se devem to-somente a um lampejo de genialidade.

b)

Ocorreram, tanto na antiga Florena como no moderno Vale do Silcio, segundo os termos do texto, uma tradio de inovao.

c)

Seria melhor se no continuassem a prevalecer, em nossos dias, a anacrnica viso dos romnticos sobre a inovao.

d)

A identificao de tradies de inovao exemplifica- se, no texto, com os casos de Florena e do Vale do Silcio.

e)

No se poderiam imaginar que prensas de vinicultura viessem a inspirar, decisivamente, a inveno da imprensa.

8.

(FCC/2009/TRT

Regio/Analista

Judicirio)

um

deslize

na

concordncia verbal da seguinte frase: a) Ser que cabe apenas aos governantes tomar medidas que impeam a explorao profissional dos menores? b) Destacam-se, entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, os que defendeu Darcy Ribeiro. c) Aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil resta combater em nome dos ideais de Darcy Ribeiro. d) Sempre haver, por esta ou aquela razo, os que defendem a insero das crianas pobres no mercado de trabalho.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 64

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA e) No se devem abrir s crianas, sejam elas pobres ou no, a opo entre estudar ou trabalhar.

9.

(FCC/2010/DNOCS/Agente

Administrativo)

concordncia

verbal

nominal est inteiramente correta na frase: a) Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto. b) A conscientizao dos moradores daquela rea contaminada pelos

resduos txicos acabaram surtindo bons resultados. c) Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram. d) Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas. e) Deveria ser divulgado claramente os princpios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores

10. (FCC/2011/TRT 4 REGIO (RS)/Tcnico Judicirio Segurana) Quanto s normas de concordncia verbal e nominal, est inteiramente correta a frase: a) Diante daqueles que se sentem inteiramente seguro de si, nosso trao de tmidos parecem-nos ainda mais constrangedores. b) Todas as vendas de veculos que se faz nas concessionrias costumam ser acompanhados de uma proposta de seguro. c) Diante das rgidas normas de segurana a que devem ficar sujeito todos os cidados, ergue-se as reaes mais indignadas. d) Ainda que tomadas muitas providncias na rea da segurana, permanece a sensao de desconfiana, que a todos assalta.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 65

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA e) Certos de que esto fazendo o melhor que podem, as autoridades tem se empenhado muito na rea da segurana.

11. (FCC/2010/TCM-PA/Tcnico

de

Controle

Externo)

As

normas

de

concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) Vejam-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam em sentimento de intolerncia com a diversidade tnica. b) Devem-se rigidez da formao histrica dos Estados Unidos os conflitos dramticos de conscincia dos indivduos. c) Nos Estados Unidos, conferem-se aos grupos e aos indivduos o intolervel arbtrio das discriminaes sociais. d) Corresponde ao duro modelo bblico do povo eleito as brutalidades com que so tratados os estranhos. e) No se permitem juzos e comportamentos mais flexveis quem se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa.

12. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) A sociedade deve reconhecer os princpios e valores que determinam as escolhas dos governantes, para conferir legitimidade a suas decises. b) A confiana dos cidados em seus dirigentes devem ser embasados na percepo dos valores e princpios que regem a prtica poltica. c) Eleies livres e diretas garantia de um verdadeiro regime democrtico, em que se respeita tanto as liberdades individuais quanto as coletivas. d) As instituies fundamentais de um regime democrtico no pode estar subordinado s ordens indiscriminadas de um nico poder central. e) O interesse de todos os cidados esto voltados para o momento eleitoral, que expem as diferentes opinies existentes na sociedade.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

66

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 13. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: a) ...... (haver) de se dar a conhecer, em algum dia do futuro, crianas semelhantes s de tempos passados? b) Crianas como as de hoje, ao que se sabe, jamais ...... (haver), to absortas e imobilizadas em seus afazeres. c) At quando se ...... (verificar), em relao s nossas crianas, tamanha incongruncia nos valores e nas expectativas educacionais? d) Quase todo prazer que hoje s crianas se ...... (reservar) por longas horas dirias, est associado tecnologia. e) ...... (caber) aos pais e professores, sobretudo, proporcionar s crianas espao e tempo para as necessrias atividades fsicas.

14. (FCC/TRT 14 Regio (RO e AC)/Analista Judicirio - Execuo de Mandados/2011) Esto plenamente observadas as normas de

concordncia verbal na frase: a) Destinam-se aos homens-placa um lugar visvel nas ruas e nas praas, ao passo que lhes suprimida a visibilidade social. b) As duas tbuas em que se comprimem o famigerado homem-placa carregam ditos que soam irnicos, como compro ouro. c) No se compara aos vexames dos homens-placa a exposio pblica a que se submetem os guardadores de carros. d) Ao se revogarem o emprego de carros-placa na propaganda imobiliria, poupou-se a todos uma demonstrao de mau gosto. e) No sensibilizavam aos possveis interessados em apartamentos de luxo a viso grotesca daqueles velhos carros-placa.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

67

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 15. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) A frase em que h incorreo quanto concordncia verbal : a) No espantaro as atrocidades do nosso mundo a quem j conhece as crueldades de que um homem capaz. b) Nenhum de ns se obrigar a viver num campo de prisioneiros da Sibria para poder avaliar quo brbaro este nosso mundo. c) Costumam chocar os pensamentos correntes todo aquele que esteja interessado em promover sua marca de originalidade. d) Assiste-se a tantos tristes espetculos neste mundo que muitos passam a difundir uma viso inteiramente desesperanada de tudo. e) Interessou ao autor explorar os drsticos contrastes que h entre os que moram em Beverly Hills e os que vivem em Darfur.

16. (FCC/Nossa Caixa Desenvolvimento/Advogado/2011) Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: a) Sobrevieram tragdia de 11/9 consequncias profundas, como a psicose coletiva a que se renderam muitos cidados novaiorquinos. b) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurana, sentimentos de medo e desconfiana generalizados. c) Uma certa soberba, caracterstica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 no se aplacaram. d) Muitas vezes decorre de uma grande tragdia coletiva, como a de 11/9, sentimentos impotncia. e) Sobrevivem at mesmo depois de grandes tragdias a tendncia dos homens ao prosasmo e ao mau gosto, como no uso da expresso dez de setembro. confusos, como os da humilhao, da revolta e da

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

68

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 17. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A frase em que a concordncia est em total conformidade com o padro culto escrito : a) Tintas e pincis novos estavam sendo usados pela artista novata, ainda que os ltimos no lhes pertencessem. b) Debateram sobre a utilidade de vrios acessrios e concluram que muitos no eram, de fato, nada acessvel. c) O produto derramado atingiu muitas rvores, mas no as comprometeram de modo irreversvel. d) As mais vultosas doaes para o programa de emergncia j haviam sido feitas, por isso as expectativas de que a arrecadao fosse muito mais alta no tinha fundamento. e) So muitos os aspectos do documento que merecem detida anlise do advogado, mas tudo indica que no haver alteraes significativas.

18. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) Os caboclos da regio, que vivem na floresta e dela retiram seu sustento, sabem que importante res- peitar todas as formas de vida que nela se encontram. b) Existe, na mitologia de vrios povos, duendes com diversos poderes mgicos que encarna, sobretudo, o esprito da floresta. c) sempre relatado s crianas indgenas os feitos valorosos de ilustres guerreiros, como forma de manter as tradies da tribo. d) O repositrio de lendas brasileiras de origem indgena variam muito, mas mostram, natureza. e) Quando se tratam de questes de sobrevivncia na mata fechada, necessrio a presena de guias habituados s dificuldades da regio. particularmente, uma explicao para os fenmenos da

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

69

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 19. (FCC/2008/TRT 18 Regio/Analista Judicirio) importante que voc possa contar com minha amizade; confie nela, que eu no o

decepcionarei. A frase acima permanecer correta no caso de substituirmos os elementos sublinhados, respectivamente, por: a) b) c) d) e) tu possas - confies - te Vossa Excelncia podeis - confiei - vos tu possas - confia - te vs possais - confiem - vos Sua Senhoria podeis - confiai - vos

20. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Dados obtidos pela ONU atesta que cerca de dois teros das pessoas que no dispe de gua de qualidade mnima para suas necessidades vivem com menos de dois dlares por dia.

21. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Alguns pases optam por importar alimentos como forma de economizar gua, que vem neles embutidos, j que a agricultura que demandam enormes quantidades desse lquido.

22. (FCC/2006/Banco do Brasil/Escriturrio) As normas de concordncia verbal esto plenamente atendidas na frase: Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

70

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 23. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) Ao se reconstruir uma frase do texto, houve deslize quanto concordncia verbal em: a) Sequer foi possvel, na COP-15, estabelecer um financiamento para os pases pobres a quem coubesse adotar polticas de mitigao das emisses. b) Se todos espervamos um bom acordo na COP-15, frustrou-nos o que dela acabou resultando. c) Acabou culminando num final dramtico, naquele 18 de dezembro de 2009, o perodo de duas semanas de acaloradas discusses. d) s naes pobres props-se uma ajuda de US$ 30 bilhes, medida a que no deu aval nenhum dos pases insatisfeitos com as conversas finais. e) Deveram-se s manobras de desconversas, na definio das tarefas dos pases, o impasse final das negociaes entabuladas em Copenhague.

24. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) Quaisquer que sejam as tcnicas, no lhes ...... (caber) determinar por si mesmas o sentido que ganhar sua aplicao. b) Muito do que se ...... (prever) nos usos de uma nova tcnica depende, para realizar-se, do que se chama vontade poltica. c) Nenhuma das vantagens que ...... (oferecer) a tecnologia mais ousada capaz de satisfazer as aspiraes humanas. d) Quando no se ...... (reconhecer) nas cincias o bem que elas nos trazem, as sadas msticas surgem como soluo. e) Orson Welles talvez no imaginasse o risco da tragdia que ...... (poder) provocar as dramatizaes de sua transmisso radiofnica.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

71

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 25. (FCC/2010/TCM-CE/ACE) As normas de concordncia verbal esto

plenamente observadas na frase: a) Cabem a ns, zelosos fiscais das reparties pblicas, determinar se nossos funcionrios devem ou no produzir literatura? b) No se costumam reconhecer nos funcionrios-escritores talento artstico, quando so pegos a escrever literatura na repartio. c) So injustas as razes pelas quais se maldizem, costumeiramente, a atividade literria de um funcionrio pblico. d) Como a um funcionrio no se oferecem a fome e o fausto, ele se aproveita dessa condio para desenvolver seu imaginrio. e) Do uma bela resposta s obrigaes no escolhidas, de que feito o nosso mundo, o talento dos escritores-funcionrios.

26. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Para cumprimento das normas de concordncia verbal, ser necessrio CORRIGIR a frase: a) Atribui-se aos esquemas de construo das fbulas populares a

capacidade de representarem profundos anseios coletivos. b) Reserva-se a pobres camponeses, nas fbulas populares, a possibilidade de virem a se tornar membros da realeza. c) Aos desejos populares de ascenso social correspondem, em algumas das fbulas analisadas, a transformao de pobres em prncipes. d) Prosperam no fundo do inconsciente coletivo incontveis imagens, pelas quais se traduzem aspiraes de poder e de justia. e) No cabe aos leitores abastados avaliar, em quem pobre, a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas.

27. (FCC/2010/Pref. So Paulo/EAOFP) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 72

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA a) No deveriam caber aos jovens estudantes o peso das responsabilidades polticas que o autor a eles pretende atribuir. b) fatal que venham a decepcionar-se com os jovens todo aquele que os v como sujeitos polticos j inteiramente constitudos. c) O embate a que se costumam lanar os jovens estudantes so quase sempre marcados por uma natural imaturidade poltica. d) No se devem confiar a um jovem os atributos polticos que mesmo ao poltico mais experiente costumam faltar. e) Creio que nenhuma referncia a autores como Nelson Rodrigues ou Maquiavel podero trazer alento aos jovens idealistas.

28. (FCC/2011/TJ-AP/Titular de Servios de Notas e de Registros/2011) As normas de concordncia verbal e nominal esto inteiramente respeitadas na frase: a) inegvel a influncia de certos programas de televiso, especialmente no Brasil, mas parece necessrio que se utilize esses recursos como forma de transmisso de teor educativo aos espectadores. b) Aos meios de comunicao, principalmente no que se refere televiso, o que importa so os ndices de audincia medidos por pesquisas de opinio pblica, que se traduzem em lucrativos investimentos de anunciantes. c) Como veculo de alcance pblico que , a televiso oferece meios de atingir enorme contingente da populao, ainda que lhes transmitam contedos nem sempre marcados pelo bom gosto ou pela formao de valores. d) As notcias, por vezes transmitidas sob determinado ponto de vista, assume propores inesperadas, pois passa a ser tomada como verdade absoluta, sem maior preocupao com a fidedignidade aos fatos ocorridos. e) A preservao de valores constitucionais devem prevalecer em toda forma de transmisso de informaes, sejam por meio de noticirios e
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 73

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA comentrios por especialistas, sejam em programas voltados para o lazer dos espectadores.

29. (FCC/2010/DNOCS/Contador ) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferena mais patente, segundo a autora, so o suporte, a temporalidade e a privatizao da correspondncia. b) Pretextando a liberdade de acesso da informao, muitos abusam dos e-mails, enviando-os quem deles no pretende saber o teor nem tomar conhecimento. c) H quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsvel por um novo alento para uma forma de correspondncia como a carta. d) Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, desde o rascunho at o envio das mesmas, cuja durao era de dias. e) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicaes se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejvel. 30. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) (...) as crianas, seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade. Pode-se reconstruir com correo e coerncia a frase acima, comeando por As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade e complementando com a) em que pesem os seres naturais, imbudos de energia e de vitalidade.
www.pontodosconcursos.com.br 74

Prof. Albert Iglsia

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA b) c) d) e) no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. porquanto constituem-se como seres de natural energia e vitalidade. ainda quando seres incutidos de energia e vitalidade em sua natureza. mesmo quando se mostram atreladas a muita energia e fora vital.

31. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. a) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. b) Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. c) A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. d) No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. e) A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia do seus fiis.

32. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) O escritor talo Calvino manifesta uma grande acuidade na leitura das fbulas populares, interpretando-as em suas estruturas profundas. b) Tendo em vista uma leitura mais acurada do texto, se perceber de que as simplrias fbulas populares podem at deixar de s-las. c) No h pessoa pobre em cuja aspirao acabe sendo uma forma de compensar sua condio, imaginando-se um nobre disfarado. d) Esto nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, aonde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 75

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA e) engenhosa a sensao de um direito subtrado, uma vez que assim se pode aspirar a ser reconstitudo, promovendo-se a propalada justia.

33. (FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. b) Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar. c) Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo o valor inestimvel. d) to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. e) Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio.

34. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Marcelo Coelho, jornalista, no hesitou a contrapor-se com seus colegas de imprensa, nos quais surpreende uma dose exagerada de pessimismo, com o qual no haveria remisso possvel. b) Provavelmente Marcelo Coelho j se havia sentido alvo de mofa ou de zombaria, por parte de colegas seus, que julgando ele um ingnuo, elegiam-se ao mesmo tempo enquanto mestres do pessimismo. c) O autor do texto promoveu uma espcie de diagnstico, daqueles que, na imprensa, optando na estratgia do pessimismo veem nela a reao saudvel de quem no seja necessariamente ingnuo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

76

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA d) A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam bombardeadas, no so ingenuidades, para o autor, mas

demonstrao de quem no concorda com a barbrie. e) O autor do texto no hesita em alinhar-se entre aqueles que, embora cientes dos horrores deste mundo, cultivam a expectativa de uma vida melhor, anunciada por fatos promissores.

35. (FCC/TRT-9 Regio/Tcnico Judicirio/Tecnologia da informao/2010) A afirmativa escrita de modo inteiramente claro e correto : a) Com a navegabilidade do Oceano rtico, vai ficar esposto a quantidade de riquesas que existe nessa regio. b) A opo pela nova rota, conhecida como Passagem Nordeste, que economizou distncias, tambm reduziu o consumo de combustvel. c) Para se fazer com segurana a travessia de mares gelados prescisa haver muito cuidado e precalo contra os perigos que surgem. d) No se deve extranhar a cobissa de alguns pases para explorar os recursos naturais que vo ser encontrados no rtico. e) Para percorrer a rota que feita abitualmente as embarcaes esto sugeitas aos riscos permanentes trazidos por placas de gelo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

77

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Gabarito das Questes Comentadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. B E C D C E D E C 30. B 31. D 32. A 33. A 34. E 35. B

10. B 11. D 12. A 13. A 14. C 15. C 16. A 17. E 18. A 19. C 20. Item errado 21. Item errado 22. Item errado 23. E 24. E 25. D 26. C 27. D 28. B 29. C
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 78

Вам также может понравиться